Chá de Buchinha-do-Norte: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Chá de Buchinha-do-Norte: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

O chá de buchinha-do-norte pode trazer muitos benefícios à saúde, mas é preciso ter cuidado com o seu uso. Veja quais são as principais ações da planta!


Você conhece o chá de Buchinha-do-Norte?

Buchinha-do-norte com casca.

A buchinha-do-norte é uma planta encontrada de forma muito fácil em várias localidades do Brasil, pois é nativa e consegue se adaptar à diversidade de climas. Ela também pode ser encontrada em algumas regiões com o nome de buchinha paulista ou cabacinha.

Existem alguns detalhes a respeito da buchinha-do-norte que devem ser entendidos antes que seja feito o seu uso medicinal. Quando esta planta é usada de forma excessiva, sem que sejam respeitados os limites e as quantidades dela, pode acabar se comportando de forma tóxica e causando mais problemas do que trazendo benefícios à saúde.

O chá desta planta conta com algumas ações específicas, podendo ser usado como expectorante, antisséptico e até adstringente. Conheça mais sobre a buchinha-do-norte e como utilizar o seu chá!

Entendendo mais sobre o chá de Buchinha-do-Norte

Buchinha-do-norte com casca.

O chá feito com a buchinha-do-norte conta com diversas propriedades distintas, mas deve ser usado com cautela, pois seus excessos podem ser tóxicos. Também há a possibilidade de que o chá atue como abortivo.

Mas, respeitando estas questões, o chá feito com esta poderosa planta pode trazer muito benefícios à saúde por possuir qualidades expectorantes, melhorias para problemas respiratórios e uma ação antisséptica. Os benefícios do chá de buchinha-do-norte também podem auxiliar em outros tratamentos, como de herpes e feridas. Veja mais a seguir!

Origem e história da planta Buchinha-do-Norte

A conhecida buchinha-do-norte, que conta com o nome científico Lufta operculata, faz parte da família Curcubitaceae e é nativa da América do Sul. No Brasil, ela é encontrada em diversas regiões e é muito comum, pois se adapta facilmente a vários climas e cenários distintos.

Entretanto, é mais comum que ela seja encontrada em locais como Ceará e Minas Gerais. Além de sua forma natural, que pode ser encontrada em vários locais facilmente, ela também pode ser adquirida em farmácias de manipulação e através de produtos e medicamentos naturais.

Características da Buchinha-do-Norte

O nome buchinha-do-norte que a planta carrega popularmente vem pelo fato de que ela se assemelha à conhecida bucha vegetal usada para diversas finalidades e que é comum de ser encontrada em várias casas, como bucha para tomar banho, por exemplo. Por isso, a planta carrega este nome.

Outros nomes que ela traz consigo em determinadas regiões também expõem um pouco mais das características da planta, que também pode ser chamada de abobrinha-do-norte devido ao seu formato. Além de suas características físicas, ela possui diversas propriedades curativas e benéficas para a saúde.

Para que serve o chá de Buchinha-do-Norte?

O chá que é feito com a buchinha-do-norte deve ser feito levando em consideração as quantidades que podem ser ingeridas e demais detalhes, para que não conte com um efeito negativo. Desta forma, ele serve para auxiliar no tratamento de diversas doenças e problemas de saúde.

Os seus efeitos mais comuns e as aplicações desta planta são para tratar feridas, pois ela possui qualidades antissépticas, sendo excelente para a cicatrização. Mas ela também pode ser usada como expectorante e até como vermífugo. Este primeiro auxilia muito pessoas que sofrem com bronquite, rinite e sinusite.

Propriedades da planta Buchinha-do-Norte

As propriedades da buchinha-do-norte são muito diversas e podem auxiliar em vários tratamentos. O fato de ela ser antisséptica faz com que o seu chá preparado possa ser aplicado em feridas, pois conta com ações cicatrizantes.

Outras propriedades importantes desta planta são mostradas pela sua ação antibacteriana, capaz de eliminar totalmente bactérias causadoras de infecções, principalmente as que favorecem o aparecimento de muco. Além disso, ela conta com ação diurética, muito importante para aliviar sensações de inchaço.

Benefícios do chá de Buchinha-do-Norte

Buchinha-do-norte com casca.

Por ela possuir uma variedade muito grande de benefícios para saúde, é importante entender quais são os principais benefícios oferecidos pela buchinha-do-norte. Assim, você poderá ficar atento ao seu uso, que pode se tornar negativo se não for feito com cuidado.

É sempre importante salientar que mesmo produtos naturais e chás devem ser usados com cuidado e respeitando os limites indicados, pois podem se tornar tóxicos. As ações positivas da buchinha-do-norte, entretanto, combatem várias doenças e sensações ruins. Confira a seguir os principais benefícios do chá de buchinha-do-norte!

Age no tratamento de sinusite e rinite

Pelo fato de a buchinha-do-norte possuir qualidades expectorantes e também antibacterianas, ela é excelente para auxiliar tratamentos de sinusite e rinite, que afetam diversas pessoas no mundo todo. Os efeitos serão de alívio ao utilizar essa planta durante as crises causadas por estas doenças específicas.

Junto com demais tratamentos, ela age diretamente na região afetada, liberando o muco que é formado por doenças que afetam o sistema respiratório de modo geral. Desta forma, as pessoas que sofrem com sinusite e rinite podem se beneficiar dos seus efeitos e utilizar deste chá como um auxiliar ao longo do tratamento.

Combate a herpes

O fato de que a buchinha-do-norte conta com ações antibacterianas faz com que ela seja muito positiva para enfrentar diversas doenças, infecções e inflamações deixadas. A herpes é uma doença muito comum e que afeta milhares de pessoas no mundo todo.

Assim, quando esta se manifesta, são períodos complicados para as pessoas que possuem a doença, pois elas podem apresentar feridas incômodas em vários locais. Ao se utilizar da buchinha-do-norte, esta ajuda a combater a infecção causada pela herpes, cicatrizando as feridas deixadas pela doença.

Auxilia no tratamento de feridas

Mais uma vez, a buchinha-do-norte se destaca pelo fato de possuir ação cicatrizante e que impede que infecções e inflamações sigam adiante e piorem. Ao utilizar deste chá, ela irá combater os agentes que podem causar ou piorar a ferida que foi adquirida por outros motivos.

Assim, deixa o local livre de agentes patógenos que podem vir a causar mais problemas e tornar a ferida uma infecção maior. Devido à sua propriedade cicatrizante, o chá, neste caso, pode ser usado em formato de compressa.

Entretanto, é preciso sempre tomar cuidado ao notar que este pode vir a causar efeitos negativos ao ser aplicado, pois algumas pessoas podem ter alergia a algum componente da planta.

Possui ação antisséptica

As propriedades antissépticas da buchinha-do-norte são mostradas em vários sentidos. Um dos mais comuns é nos tratamentos de rinossinusite, em que ela age eliminando as bactérias que causam a doença. Esta ação traz alívio para as pessoas que sofrem com estas doenças, também devido ao fato de que a planta age como expectorante.

Em geral, as doenças acabam causando o acúmulo de muco nas vias respiratórias e dificultando a respiração de ocorrer da forma como deve. Assim, a ação antisséptica irá agir diretamente para liberar este muco, deixando as vias respiratórias limpas e livres.

Age contra vermes

As ações da buchinha-do-norte são tão vastas que ela pode ser utilizada também para tratamentos para eliminar vermes e parasitas. Ela possui qualidades vermífugas que são capazes de agir diretamente nos parasitas que podem afetar e causar diversas doenças e problemas.

Assim, tal ação faz com que ela seja capaz de combater os vermes totalmente e ajuda que eles sejam eliminados pelas fezes dos pacientes afetados. Mas é importante destacar que as quantidades devem ser respeitadas, para que ela não venha a causar vômitos e diarreias, por exemplo.

Melhora dores de cabeça

Por contar com ações anti-inflamatórias, a buchinha-do-norte também pode ser usada em formato de chá e para tratar dores de cabeça fortes, por exemplo. Ela conta com esta ação positiva, que traz alívio quase que imediato para as pessoas que sofrem muito deste problema, como enxaquecas constantes e que demoram muito para passar.

O jeito de consumir, neste caso, deve levar em consideração a necessidade da pessoa e a forma como a dor se apresenta. Para que a quantidade indicada seja correta, será avaliado o peso e outros detalhes físicos da buchinha-do-noite. Por isso, é preciso tomar cuidado ao usar esta planta.

Possui ação diurética

A ação diurética do chá feito com a buchinha-do-norte pode ser benéfica para diversas finalidades. Para pessoas que passam por processos de emagrecimento, por exemplo, ela será capaz de eliminar o excesso de água do corpo e as toxinas e demais componentes que não fazem bem para a saúde.

Dessa forma, o chá feito com a poderosa planta beneficia as pessoas que sofrem com retenção de líquidos, pois é capaz de agir para que estes sejam liberados através da urina. Assim, pode trazer uma sensação melhor para quem sofre com inchaços constantes e que causam outros problemas, como a má circulação.

Receita de chá de Buchinha-do-Norte

Buchinha-do-norte com casca.

A forma mais comum de usar a buchinha-do-norte é o seu chá. Alguns detalhes são muito importantes para que este seja feito da melhor forma possível e para garantir que ele não causará nenhum mal por conter quantidades excessivas da planta.

O chá pode ser feito de algumas formas e também para diferentes finalidades, mas uma das maneiras mais simples de prepará-lo é com a planta seca e água. A seguir, você pode conferir como é feito o chá mais básico com a planta buchinha-do-norte!

Ingredientes

Para o preparo do seu chá, serão necessários poucos ingredientes. A planta buchinha-do-norte pode ser um pouco difícil de achar em alguns locais, mas casas de produtos naturais, geralmente, contam com este produto disponível. Veja a seguir os ingredientes para o preparo:

- 1 buchinha-do-norte;
- 250 ml de água.

Como fazer

Para começar a preparar seu chá, será necessário que a buchinha-do-norte esteja seca, (ela pode ser encontrada desta forma nas casas de produtos naturais). Assim, em seguida, descasque a planta e coloque para ferver a quantidade de água indicada em um recipiente.

Deixe que ela atinja o ponto de fervura para somente colocar a buchinha dentro da água e liberar suas propriedades. Vale destacar que o chá de buchinha-do-norte não é para ingestão, neste caso. Ao desligar o fogo, ele já pode ser consumido através do seu vapor, que deve ser inalado para tratar doenças como sinusite e rinite, por exemplo.

Outras informações sobre o chá de Buchinha-do-Norte

Xícara de vidro com chá de buchinha-do-norte.

Para fazer bom uso das propriedades da buchinha-do-norte e do seu chá, é preciso estar atento aos efeitos e também aos detalhes das quantidades. É sempre ressaltado, ao falar desta planta, que, ao ser usada de forma incorreta e sem que suas quantidades e detalhes sejam respeitados, ela pode causar muito mal à saúde.

Portanto, é preciso ficar atento às precauções, os efeitos e demais detalhes a respeito desta planta e o que ela pode fornecer, tanto de positivo quanto de negativo, se mal utilizada. Quer saber mais? Confira a seguir outras dicas!

Dicas para fazer o seu chá de Buchinha-do-Norte

O chá que é feito com a buchinha-do-norte não deve, de forma alguma, ser ingerido sem que haja algum auxílio ou indicação médica que será acompanhado. Isso porque é notável que este conta com propriedades tóxicas ao ser usado da forma incorreta e em quantidades que não devem ser ingeridas.

Portanto, a dica principal para preparar o chá desta planta é tomar bastante cuidado com as quantidades que são indicadas, para que a proporção de água esteja de acordo com a planta e para que ela libere suas propriedades na água sem se tornar negativa para a saúde.

Ervas e plantas que combinam com o chá de Buchinha-do-Norte

Como a buchinha-do-norte é usada para inalação e para tratar problemas respiratórios, como bronquites, rinite, sinusite e mais, o chá que é feito desta planta pode ser combinado com outras que também são indicadas para esta finalidade.

Então, experimente usar o eucalipto em algumas das inalações intercaladas com a buchinha-do-norte e notará seus efeitos positivos para a respiração. Ele conta também com estas propriedades que trazem alívio para problemas respiratórios diversos. Não é aconselhável que as duas plantas sejam misturadas, mas elas podem ser intercaladas para trazer mais benefícios à saúde.

Outras formas de usar a Buchinha-do-Norte

Além do chá e de seus benefícios para a saúde, a buchinha-do-norte pode ser usada de outras maneiras. Uma forma que é comum e que também pode ser adaptada para esta planta é a bucha vegetal. São diversas espécies usadas para a fabricação desta, pois ela conta com efeitos muitos positivos para a pele devido à sua forma.

Ao longo dos anos, inclusive, a bucha vegetal se tornou uma fonte de renda para muitas pessoas, como pequenos agricultores, por exemplo. Portanto, também é possível aproveitar da buchinha-do-norte para estas finalidades, pois, em formato de bucha vegetal, ela é capaz de beneficiar até a esfoliação do rosto.

Possíveis efeitos colaterais do chá de Buchinha-do-Norte

Como frisado e destacado, é preciso tomar cuidado com o uso da buchinha-do-norte sem acompanhamento ou indicação correta quanto a sua quantidade e seu uso, pois ela pode causar alguns efeitos colaterais que trazem prejuízos para a saúde. Por possuir qualidades abortivas, a planta deve ser evitada por grávidas.

Além disso, ela pode causar alguns outros efeitos, como diarreia, cólicas intensas, enjoo, vômitos e até hemorragias. Por isso, é muito importante se atentar à forma correta de usar e também às quantidades indicadas para cada paciente de acordo com suas características físicas.

Contraindicações do chá de Buchinha-do-Norte

A buchinha-do-norte não é indicada para crianças, mulheres grávidas e pessoas que podem sofrer de doenças envolvendo o sistema circulatório. Isso porque ela pode acabar causando alguns problemas neste sentido, como hemorragias.

Além disso, pessoas que fazem uso de determinados tipos de medicamentos constantes também devem conversar com o médico antes de fazer uso da planta. Com alguns medicamentos, ela pode acabar causando um efeito adverso muito intenso.

O chá de Buchinha-do-Norte possui diversos benefícios!

Xícara com chá de buchinha-do-norte.

O chá feito com a buchinha-do-norte pode trazer muitos benefícios à saúde de modo geral, mas precisa ser usado de forma correta, respeitando as quantidades indicadas e também as contraindicações.

Apesar de ter muitos benefícios e ações positivas, como sua ação antibacteriana, antisséptica, expectorante e outras, a planta também pode trazer efeitos colaterais desagradáveis e ruins para a saúde. São muitos os seus benefícios e, por isso, vale a pena inserir a buchinha-do-norte em sua vida através do seu chá, que é usado para inalações.

Entretanto, sempre se atente à forma que este deve ser usado para obter apenas seus efeitos positivos para a saúde. Pessoas que possuem alergias a determinados componentes devem estar atentas, mesmo se tratando de uma planta!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de casca de maracujá: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de casca de maracujá: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Já ouviu falar do chá de casca de maracujá? Pois saiba que ele tem muitas propriedades. Confira tudo sobre esse chá neste artigo e saiba como aproveitar!


Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Você sabe se o chá de capim-cidreira pode ser utilizado por qualquer pessoa e tomado à vontade? Tire essas e muitas outras dúvidas sobre essa bebida aqui!


Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

O chá de cana-do-brejo conta com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e que melhoram o funcionamento dos rins. Veja mais!


Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Não há nada pior do que ficar indisposto por causa de uma gripe. Leia o artigo e confira 10 chás infalíveis para se livrar da gripe e recuperar sua energia!


Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

A gastrite causa desconforto e exige tratamento. Mas você sabia que existem chás que auxiliam no alívio dos sintomas? Confira neste artigo 10 receitas de chás!


Últimos posts


Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Estar em situações onde a sequência 0505 é apresentada constantemente vai muito além do acaso. Conheça o anjo 0505 e entenda como ele interage em sua vida!


Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

O Anjo 0606 revela mensagens espirituais, além de ser um sinal para que você fique atento aos inimigos. Descubra neste artigo tudo sobre esse número!


Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Você sabia que as mensagens do anjo 0404 estão ligadas a tomadas de decisões, boas escolhas e coragem para fazê-las? Confira seus detalhes a seguir.


Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Você está curioso para saber o que significa sonhar com dinheiro falso? Veja aqui mais interpretações para esse sonho.


Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Você está curioso sobre o significado de sonhar com bolsa? Descubra neste artigo o que cada cor, situação e outros aspectos querem dizer!