Quais os benefícios do yoga? Para que serve, malefícios, como fazer e mais!

Quais os benefícios do yoga? Para que serve, malefícios, como fazer e mais!

O yoga traz uma série de benefícios para o corpo e para a mente, ajudando em questões como o autoconhecimento. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo.


Você conhece os benefícios do yoga?

Mulher desenrolando tapete de yoga

Com o passar dos anos, o yoga tem se popularizado em vários países ocidentais, inclusive no Brasil. Assim, essa atividade tem sido buscada como forma de exercício físico, alongamento e relaxamento.

Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem se se trata de uma ciência bastante antiga cujo princípio é promover a união entre corpo, mente e espírito. Através dessa comunhão entre os três, o yoga visa proporcionar aos praticantes mais conhecimento sobre a sua essência.

Portanto, caso você tenha ouvido falar da prática, mas ainda não saiba muito a respeito, o nosso artigo pode te ajudar a descobrir mais sobre a história e os benefícios do yoga. Continue a leitura para conhecer melhor esta ciência!

Entendendo mais sobre o yoga

Aula de yoga

O yoga surgiu na Índia há cerca de 5 mil anos e foi criada por Shiva ou Natarajá, o Rei dos Bailarinos. A prática se difundiu bastante no ocidente recentemente e hoje em dia possui alguns tipos distintos, além de ter passado por algumas evoluções. A seguir, mais detalhes sobre estes e outros aspectos serão comentados. Continue a leitura.

Origem e história

Em termos de história, é possível afirmar que o yoga surgiu na Índia há mais de 5 mil anos como uma filosofia de vida criada por Shiva ou Natarajá, o Rei dos Bailarinos. Ela surgiu de forma espontânea e através de alguns movimentos bastante complexos feitos pelo seu criador.

Posteriormente, Shiva preparou alguns discípulos para perpetuar o yoga, que foi passada de geração em geração até os dias de hoje, nos quais se tornou popular para além do seu país de origem e passou por algumas evoluções, que permitiram o surgimento de outros tipos.

Pra que serve e como funciona

O termo yoga possui origem sânscrita, língua presente na Índia e ligada à religião hinduísta. Trata-se de um conceito filosófico que significa controlar e unir, ou seja, representa uma prática que trabalha o corpo e a mente de forma simultânea.

Desde as suas origens o yoga está ligada à ideia de relaxamento e calma. Assim, proporciona maior lucidez para os seus praticantes, garantindo que estes entrem em contato com o seu interior. Porém, ao mesmo tempo, a prática contribui para trazer melhorias para o seu corpo físico, garantindo mais flexibilidade e vigor.

Relação entre o yoga e os chakras

O yoga se relaciona com os chakras na medida em que permite a sua ativação e alinhamento. Eles são centros de energia distribuídos pelo corpo humano e garantem a manutenção da estabilidade, tanto do ponto de vista físico quanto do emocional.

Através das posturas do yoga e dos seus exercícios de respiração, conhecidos como parayamas, é possível conseguir este alinhamento, de modo que os praticantes conseguem se sentir em paz e manter uma boa saúde física. O alinhamento através do yoga deve ser feito sempre que alguém sente a necessidade.

Tipos de yoga

Atualmente, existem vários tipos de yoga. Alguns são voltados para práticas mais relaxantes, com o objetivo de fortalecer a mente e o espírito, e outros se voltam mais para o corpo físico. Logo, a escolha do mais adequado é individual e não existe um yoga que seja melhor do que a outra, mas sim a que se adequa às necessidades de cada um.

Entre os tipos existentes é possível destacar o ashtanga yoga, que é uma das linhas mais tradicionais. Ela é conhecida pela sua intensidade, visto que desafia bastante o físico dos praticantes. Entretanto, existem tipos como o babyoga, o hatha yoga, o iyengar yoga, o kundalini yoga, o vinyasa yoga e o yoga restaurativa que se voltam para outros aspectos.

Posições

As posições de yoga vão depender do estilo adotado e também à escolha de praticar sozinho ou em dupla. Entretanto, existem algumas que podem ser executadas em casa com segurança para quem está pensando em iniciar o yoga dessa forma antes de procurar por um estúdio.

Entre estas, é possível destacar a padmasana, também conhecida como posição de lótus. O indivíduo permanece sentado e com as pernas cruzadas de forma que os pés estejam em oposição às coxas. Essa prática é usada para meditação.

Também vale citar a chatuspadsana, ou cão invertido, que consiste em apoiar as mãos no chão, distribuindo de forma uniforme o peso do corpo; e a sarvangasana, na qual as mãos são colocadas ao lado dos quadris e as pernas são elevadas.

Evolução na prática

O yoga é uma prática na qual não existe certo ou errado, mas sim várias linguagens. Entretanto, existem algumas formas de mensurar a evolução dos praticantes. O primeiro deles é procurar estruturar as posturas, sempre tomando cuidado com as bases para fazer a posições de forma correta.

Além disso, o alinhamento deve ser um ponto de atenção, visto que ele ajuda na otimização da posição tanto quanto a respiração, uma peça fundamental para que o corpo consiga manter a atenção na prática.

Benefícios físicos do Yoga

Mulher deitada em tapete fazendo yoga

Como o yoga trabalha o corpo e a mente de forma simultânea, ela traz alguns benefícios físicos, como o fortalecimento da musculatura e a melhoria na flexibilidade. Além disso, as suas posições são capazes de ajudar em melhoras de postura e favorecem uma série de questões, como a qualidade do sono. Veja a seguir mais detalhes sobre isso.

Auxilia na perda de peso

Uma das maiores contribuições que o yoga pode dar para o organismo é ajudar na perda de peso. Isso acontece devido à capacidade da prática de acelerar o metabolismo. Entretanto, como o yoga também trabalha aspectos mentais, ela atua no combate à ansiedade, que está ligada a alguns casos de compulsão alimentar.

Além disso, vale ressaltar que o yoga promove o controle dos níveis de açúcar no sangue. Atualmente, existem casos documentados de pessoas que perderam muito peso graças ao yoga, como Jared Molenkopf, que emagreceu 133kg graças à prática.

Fortalece a musculatura

O fortalecimento da musculatura é algo com o qual os praticantes de yoga podem contar. Isso acontece de forma alinhada com as melhorias da flexibilidade e, portanto, não é um processo repentino. Logo, quem opta pelo yoga como forma de fortalecer os músculos precisa ter isso em mente.

Melhorar a musculatura é algo muito importante para todas as pessoas, visto que ela está associada a dores nas costas e também a doenças como a artrite. Logo, o yoga pode ajudar os idosos a prevenir quedas, visto que eles se tornarão mais fortes.

Melhora a flexibilidade

A melhoria da flexibilidade é um dos principais benefícios do yoga. Entretanto, é preciso ressaltar que isso acontece em longo prazo e é natural que iniciantes sintam dificuldades para fazer as posições. Porém, eventualmente elas se tornarão mais fáceis.

Quando os praticantes atinge este estágio, começam a perceber que algumas dores corporais vão desaparecer. Isso acontece graças à melhoria da flexibilidade e à conexão que o yoga estabelece entre mente e corpo, fazendo com que todo o organismo trabalhe de forma coordenada.

Algumas partes do corpo beneficiadas pela prática são os joelhos, as coxas e os ligamentos de forma geral.

Auxilia na correção de problemas de postura

Devido ao trabalho do yoga na consciência corporal, ele reflete em melhorias de postura no dia-a-dia. Desse modo, ajuda a combater a tensão nos músculos, que é capaz de causar algumas dores e provocar a sensação de cansaço.

Logo, a correção dos problemas de postura pode ajudar os praticantes a se sentir ainda mais dispostos. Afinal, os seus corpos estarão mais relaxados porque os músculos não serão tensionados devido à postura incorreta, visto que as posições ajudam no alinhamento entre a cabeça e a coluna vertebral.

Ajuda a desintoxicar o organismo

O yoga ajuda a desintoxicar o organismo de várias formas diferentes. Um cenário inusitado no qual a prática pode fazer toda a diferença é a ressaca. De acordo com a professora Linda McGrath, o yoga ajuda a desintoxicar o organismo por aumentar o metabolismo.

Desse modo, o trabalho da tireoide e a circulação sanguínea passam por melhoras e ajudam a curar a ressaca mais rapidamente do que apenas se hidratar e repousar. Portanto, McGrath destaca que ainda que exercícios físicos sejam a última coisa que se passa na cabeça de alguém que está de ressaca, o yoga é exatamente o que deveria ser feito.

Controla a pressão e os batimentos cardíacos

A prática de yoga é recomendada para pessoas que têm pressão alta visto que ela ajuda no controle dessa condição de saúde. De acordo com estudos publicados na revista The Lancet, as pessoas hipertensas que fizeram a posição savasana apresentaram quedas no grupo da pressão diastólica e sistólica.

Além disso, os batimentos cardíacos também se tornam mais controlados graças ao yoga, visto que a prática beneficia o coração e os pulmões como um tom devido à sua capacidade de regular o sistema nervoso e melhorar a circulação sanguínea.

Tudo isso garante que os níveis de hormônios ligados ao estresse, como a adrenalina e o cortisol, estejam sob controle.

Favorece a atividade sexual

A atividade sexual é outro aspecto da vida humana que passa por melhorias após a prática do yoga. Isso acontece porque os casais passam a ter mais consciência corporal e sensibilidade durante este tipo de contato. Além disso, a sua capacidade de relaxar e de se conectar com parceiro também aumenta.

Outros aspectos do yoga que contribuem para melhorias na atividade sexual são a capacidade de concentração e o alívio da ansiedade, fatores que são frequentemente associados às experiências negativas dessa natureza.

Melhora o sistema respiratório

A ashtanga yoga é uma das linhas mais desafiadoras devido à necessidade de conectar a respiração com o movimento. Assim, ela exige dos seus praticantes muita concentração, visto que o ritmo pode ser facilmente perdido com um leve desvio de foco. Entretanto, favorece bastante o sistema respiratório.

Isso acontece porque o yoga estimula que a inspiração seja feita pelo nariz, de modo que melhora a qualidade do ar que é enviado aos pulmões, visto que ele chega filtrado e aquecido, algo que não acontece quando se respira pela boca.

Melhora a qualidade do sono

A melhoria na qualidade do sono é frequentemente associada à hatha yoga, conhecida como yoga clássica. Como as aulas deste estilo são compostas por técnicas de respiração e exercícios de limpeza, elas estimulam a energia presente no corpo. Além disso, a manutenção das posturas ajuda na concentração e na consciência corporal.

Logo, a hatha yoga também é capaz de atuar na diminuição da ansiedade e, por consequência, traz melhorias para a qualidade do sono graças ao relaxamento proporcionado pelo controle da respiração. De acordo com especialistas, o yoga clássica pode ser praticada por todos.

Benefícios mentais e emocionais do Yoga

Mulher fazendo yoga

Além dos benefícios físicos, o yoga pode trazer uma série de benefícios mentais e emocionais para os praticantes. Ela melhora a contração, ajuda no relaxamento e é capaz de auxiliar no combate à a ansiedade. Devido aos fatores destacados e ao seu foco no autoconhecimento, o yoga ainda ajuda na melhoria da autoestima. Veja mais sobre isso a seguir.

Melhora a concentração

Um das premissas do yoga é o foco no presente. Desse modo, existem alguns estudos indicando que a prática é capaz de ajudar na memória, na resposta a estímulos e até mesmo provocar um aumento de QI. Isso está mais associado à meditação feita durante o yoga.

Ela sem te mostrado uma excelente solução para pessoas com problemas de concentração. As pesquisas indicam que o yoga é capaz de melhorar a retenção de informações, evitando que as pessoas se distraiam com facilidade das suas tarefas importantes.

Ajuda no relaxamento

A respiração no yoga ajuda na sensação de relaxamento. Além disso, como a prática propõe o foco no presente e auxilia no controle do sistema nervoso parassimpático, ela garante a sensação de tranquilidade.

Logo, de acordo com o médico Herbert Benson, responsável por descobrir essa resposta do organismo ao yoga, isso acontece porque ela diminui a hipertensão e melhora a circulação sanguínea no intestino e em vários outros órgãos do corpo humano, garantindo relaxamento aos seus praticantes assíduos.

Alivia a ansiedade e o estresse

Existem vários estudos conectando a prática de yoga a bons resultados no tratamento de doenças mentais, como os transtornos de ansiedade e a depressão. Isso acontece porque ela é capaz de elevar os níveis de serotonina ao mesmo tempo em, que diminui os de cortisol, hormônio associado ao estresse.

Segundo Richard Davidson, um professor da Universidade de Wisconsin, o yoga aumenta a atividade do córtex pré-frontal, que está diretamente ligado à sensação de felicidade. Portanto, além de ser recomendada pelos seus benefícios à saúde do corpo o yoga é indicada para auxiliar na saúde mental.

Melhora a autoestima

Os problemas de autoestima têm se tornado cada vez mais comuns no mundo atual e são bastante difíceis de lidar. Embora algumas pessoas possam considera-los menores, na verdade, precisam ser olhados com cuidado porque podem levar as pessoas a uma série de padrões de comportamento que prejudicam a sua saúde física e mental.

Logo, o yoga atua no sentido de melhorar a autoestima por propor que os praticantes se concentrem no presente, no que permite que eles tenham uma visão mais ampla deste problema e das suas causas. Assim se torna mais fácil encontrar uma solução para estes impasses.

Favorece a autoaceitação e o autoconhecimento

O yoga é algo que oferece autoconhecimento e autoaceitação na medida em que propõe o alinhamento entre mente e corpo. Assim, à medida que os seus praticantes vão ganhando maior consciência corporal devido aos benefícios físicos da prática, eles conseguem se conhecer melhor.

Desse modo, vale ressaltar que o yoga garante uma mudança de perspectiva na forma de ver a vida. Logo, as pessoas se tornam mais aptas a fazer mudanças importantes porque conhecem mais os seus limites e as suas capacidades.

Promove o bem-estar

Devido a todos os benefícios físicos e mentais trazidos pelo yoga, é seguro afirmar que ela promove o bem-estar de forma geral. O conhecimento do corpo e dos caminhos que a mente de uma determinada pessoa faz abre possibilidades de desconstruir problemas que antes pareciam bem mais graves.

Além disso, o yoga favorece para que sentimentos negativos se mantenham afastados das pessoas, visto que incentiva a positividade e aumenta a capacidade das pessoas de autocompaixão, de modo que elas se tornam menos dura consigo mesmas.

Outras informações sobre o yoga

Mulher fazendo posição de yoga

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais são os cuidados que se deve tomar com a prática do yoga, bem como sobre qual é o perfil adequado para se tornar um adepto. Assim, estes e outros aspectos relativos ao yoga serão esclarecidos na próxima seção do artigo para ajudar quem está pensando em começar. Veja a seguir.

Principal diferença entre o yoga e as outras atividades físicas

A principal diferença entre o yoga e outras atividades físicas é que ela não visa trabalhar somente o corpo. Embora ele seja usado para as movimentações envolvidas na prática, desde as suas origens o yoga visa a comunhão entre o interno e o externo. Ou seja, entre corpo e mente.

Assim, são trabalhadas uma série de questões internas dos praticantes, visto que estes têm maior contato com os seus anseios devido ao foco do yoga na meditação e na ideia de viver o tempo presente. Desse modo, é uma ótima prática para quem busca o autoconhecimento.

Qualquer pessoa pode praticar yoga?

Atualmente, existem tipos específicos de yoga voltados para idosos e para grávidas. Isso serve como indicativo de que qualquer pessoa pode se tornar um praticante independente das dificuldades e limitações físicas que acredita ter. Basta ter disciplina e buscar compreender os próprios limites.

Logo, os progressos podem ser mais lentos em alguns casos, mas o importante é respeitar o próprio tempo e não tentar forçar para avançar exatamente como pessoas que possuem condições diferentes das suas.

Cuidados e malefícios do yoga

Desde que o praticante respeite o próprio tempo e não tente forçar os limites do seu corpo para conseguir fazer as posições mais rapidamente, não e existem malefícios associados à prática do yoga. Entretanto, vale ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados.

O primeiro deles é escolher um método que atenda às suas expectativas. Além disso, deve-se estabelecer um horário e um local adequados para a prática e usar roupas confortáveis, que possibilitem a movimentação do corpo. Outro ponto importante é a alimentação, que deve ser equilibrada, optando sempre por alimentos naturais.

Como começar a fazer yoga

Se você está pensando em começar a fazer yoga em casa, existem algumas dicas importantes que precisam ser respeitadas para obter o sucesso com a prática. Embora não existam grandes exigências de espaço ou equipamentos, é preciso escolher um local da casa que permita a realização dos movimentos.

Além disso, é indicado que você esteja sozinho no horário, visto que o yoga demanda foco e concentração. Outro aspecto muito importante é escolher posturas fáceis para começar e ir aumentando o nível de dificuldade conforme sentir que já domina tais posturas.

Aproveite todos os benefícios do yoga!

Mulheres fazendo posição de yoga

O yoga é uma prática com mais de 5 mil anos que visa aliar corpo e mente, trazendo vários benefícios para ambos. Portanto, além de ajudar na melhoria da musculatura e da respiração, ela ainda favorece questões como a concentração e o autoconhecimento.

Não existem restrições etárias ou de qualquer outra natureza para a prática desde que os limites do próprio corpo sejam respeitados. Então, é muito importante não se pautar pelos avanços alheios e considerar o seu próprio tempo para conseguir obter os benefícios do yoga.

Também vale mencionar que assim como em qualquer outra atividade física eles serão sentidos em longo prazo e persistir é essencial para ter bons resultados independente do que você está buscando. Então, tenha paciência e foco para conseguir se beneficiar do yoga.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.