Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Você conhece a Síndrome do pensamento acelerado?

Mulher com pensamento acelerado.

Identificada pelo médico psiquiatra Augusto Cury, a Síndrome do pensamento acelerado, ou SPA, se caracteriza pela aceleração dos pensamentos. O indivíduo tem a sua mente bombardeada por muitos conteúdos ao mesmo tempo, todos em grande quantidade e com temas variados. A sensação é de estar sendo invadido por tantas informações.

Não se trata de ouvir vozes, como em transtornos mentais mais sérios, como esquizofrenia e psicose, por exemplo. Na SPA são pensamentos normais que vem à mente, como se dá com qualquer um, mas os conteúdos da síndrome são extremamente rápidos e em significativa abundância.

Mas como em todas as condições psicológicas, a Síndrome do pensamento acelerado tem tratamento e é possível até mesmo prevenir o seu surgimento. Para saber tudo sobre o quadro clínico e como preveni-lo, continue a leitura do texto.

Entendendo mais sobre a Síndrome do pensamento acelerado

Cérebro com pensamentos acelerados.

Todos estão sujeitos a passar por situações de ansiedade e estresse. Entretanto, algumas pessoas se tornam alvos fáceis para a Síndrome do pensamento acelerado, experimentando uma série de comprometimentos na vida cotidiana. Saiba mais sobre isso e entenda a síndrome nos tópicos a seguir.

O que é a Síndrome do pensamento acelerado – SPA?

A Síndrome do pensamento acelerado, também conhecida pela sigla SPA, é caracterizada pela intrusão de pensamentos repetitivos e persistentes que surgem repentinamente no consciente do indivíduo de forma acelerada. Os pensamentos são tão insistentes que a própria pessoa não consegue controlá-los.

Devido a ocorrência acelerada desses conteúdos mentais, o foco e a concentração são diminuídos, atrapalhando toda a rotina do indivíduo. Além disso, quem sofre com essa síndrome pode ter sua qualidade de sono reduzida, gerando muito cansaço. Por esse motivo, é importante identificar os sinais do quadro clínico para procurar tratamento médico o quanto antes.

Sinais e sintomas da Síndrome do pensamento acelerado

Pessoas com a Síndrome do pensamento acelerado apresentam os seguintes sinais e sintomas:

• Tem a sensação de que os pensamentos estão no controle de suas vidas;
• Os pensamentos chegam rapidamente, com conteúdos diversos e de uma vez só;
• Não conseguem ter foco em outras atividades;
• Tem grande dificuldade de evitar os pensamentos;
• Passam por situações delicadas em decorrência do pensamento e podem criar cenários que não existem.

Além desses sintomas, é importante ressaltar que a SPA pode estar atrelada a outros transtornos psicológicos, como o transtorno de ansiedade e a depressão, por exemplo.

Principais causas da Síndrome do pensamento acelerado

Muitas causas podem originar a Síndrome do pensamento acelerado, mas as principais são: Resposta ao estresse, altos níveis de estresse e hábitos ansiosos. Quando o organismo reconhece uma situação de perigo, automaticamente ele libera hormônios de estresse, como resposta à ameaça. A liberação desses hormônios provoca o aumento de algumas partes cerebrais.

Estudos afirmam que a presença desses hormônios estressores em grande quantidade na corrente sanguínea tende a acelerar os pensamentos, contribuindo para o surgimento da SPA. Além disso, atividades ansiosas no dia a dia, como fazer as coisas rápido e com pressa, por exemplo, também contribuem para o desenvolvimento da síndrome.

Como a Síndrome do pensamento acelerado afeta a saúde e a vida?

Com os pensamentos em ritmo constante, a saúde como um todo sofre um grande impacto. Em primeiro lugar, está o distúrbio no sono, onde o indivíduo demora a dormir por estar pensando em mil coisas ao mesmo tempo. Com poucas horas de sono, a pessoa acorda cansada, mas com a mente em plena atividade.

A Síndrome do pensamento acelerado pode gerar uma sobrecarga de informações, obrigando a pessoa a andar no mesmo ritmo acelerado do trabalho e das grandes cidades. O medo de ficar sem o celular e o acompanhamento exagerado de noticiários, são capazes de desencadear quadros depressivos, além do desenvolvimento do SPA.

Quem possui mais riscos de desenvolver a SPA?

É importante entender que a Síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma de um quadro maior de ansiedade. Portanto, pessoas que estão submetidas a constantes avaliações ou que possuem um ritmo acelerado de trabalho, sem oportunidade de parar um minuto, são mais propensas a desenvolver a SPA.

Alguns profissionais também correm o risco de terem seus pensamentos acelerados, tais como: professores, jornalistas, executivos, profissionais de saúde, dentre outros. Nestes casos, é de suma importância que o profissional coloque um limite entre seu trabalho e sua vida privada, cuidando sempre de suas emoções e saúde mental.

Relação da Síndrome do pensamento acelerado com outros transtornos

Cabeça com muitos pensamentos.

Em alguns casos, a Síndrome do pensamento acelerado pode estar ligada a outros transtornos. Saiba mais sobre isso nos tópicos abaixo e descubra a relação da SPA com outras condições clínicas.

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH

O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição clínica caracterizada pela falta de atenção e uma grande agitação no comportamento. A pessoa não consegue se concentrar em nada e, geralmente, leva a fama de indivíduo irresponsável e impulsivo. Quando criança, o transtorno pode ser confundido com indisciplina ou rebeldia.

Devido ao comprometimento na atenção, a pessoa pode apresentar a Síndrome do pensamento acelerado como um sintoma do TDAH. Os pensamentos se tornam rápidos demais, o que acarreta a perda de foco em muitas atividades. Diante disso, o tratamento medicamentoso pode ser solicitado para amenizar os sintomas de ambas as condições.

Transtorno obsessivo compulsivo – TOC

A Síndrome do pensamento acelerado pode estar atrelada ao Transtorno obsessivo compulsivo, mais comumente conhecido pela sua sigla TOC. Nesta condição, a pessoa apresenta uma compulsão muito forte e difícil de controlar. Ela pode, por exemplo, lavar as mãos frequentemente, sem que haja a necessidade para isso.

Em meio ao quadro clínico, a SPA pode se manifestar como um sinal do TOC. Ou seja, o portador do transtorno apresentaria uma obsessão e compulsão pelos pensamentos, sem o controle sobre o que vem em sua mente. A pessoa pode ter pensamentos acelerados sobre assaltos em sua casa e, com isso, verificar diversas vezes se fechou corretamente a porta.

É uma condição que traz muita angústia para o indivíduo e para todos os que convivem com ele.

Transtorno de personalidade bipolar

Muito abordada no cenário cinematográfico e em textos sobre assuntos comportamentais, o Transtorno de personalidade bipolar se manifesta na oscilação entre estados de grande euforia, conhecida como mania, e estados de intensa depressão. A pessoa oscila nos dois períodos, vivendo sérios prejuízos em sua rotina e vida, como um todo.

A Síndrome do pensamento acelerado costuma surgir no estado de mania. O indivíduo fica tão eufórico, que os seus pensamentos não param. Sua mente é invadida por conteúdos variados e, com isso, ele pode cometer sérios erros. A aceleração nos pensamentos pode levar a pessoa a cometer atos compulsivos, como comprar uma série de coisas que não precisa, por exemplo.

Transtorno de ansiedade generalizada

O Transtorno de ansiedade generalizada tem sido cada vez mais identificado na população brasileira. Como o próprio nome sugere, a condição psicológica é marcada por estados de grande ansiedade, nos quais o indivíduo pode apresentar sintomas físicos, como dores no peito, cansaço, falta de ar, e outros.

A síndrome do pensamento acelerado, neste caso, se apresenta como um sintoma do transtorno. Na maioria das vezes, os pensamentos acelerados surgem durante uma crise de ansiedade. Mas eles podem aparecer todos os dias, comprometendo o equilíbrio emocional da pessoa. Em alguns casos, somente a psicoterapia pode eliminar as duas condições clínicas.

Depressão agitada

Pouco conhecida, a depressão agitada se manifesta de uma forma diferente da depressão comum. A pessoa com depressão agitada é mais reativa do que outras, se sente muito raivosa, inquieta e agitada. Por consequência, ela pode apresentar a Síndrome do pensamento acelerado e não conseguir descansar corretamente.

Ao invés de dormir mais, como no estado depressivo mais conhecido, na condição mais agitada, o indivíduo não consegue dormir direito e fica horas e horas pensando em mil coisas. Algumas vezes, ele pode até fazer uso de remédios para conseguir dormir e eliminar a insônia. Mas é indispensável a orientação do médico para todos os sintomas manifestados.

Outras informações sobre a Síndrome do pensamento acelerado

Homem com vários pensamentos.

A Síndrome do pensamento acelerado conta com tratamento e possibilidades de prevenção. Para saber mais sobre essas e outras informações, incluindo como identificar a presença da síndrome e qual médico procurar, por exemplo, confira os tópicos abaixo.

Como saber se você tem a Síndrome do pensamento acelerado

Para saber se você tem a Síndrome do pensamento acelerado, basta prestar atenção aos sinais. O que marca a presença da síndrome é a aceleração dos pensamentos. Mas caso você já tenha algum outro tipo de transtorno psicológico é indispensável a orientação do seu médico para realizar um diagnóstico mais preciso.

Se a SPA estiver em sua vida, você pode sentir tontura, com sensação de cabeça girando. Sua mente fica tão acelerada, que um novo pensamento se inicia sem que antes o outro tenha terminado. Todos os conteúdos chegam em grande quantidade dentro de pouco tempo.

Além de tudo isso, os pensamentos acelerados podem ocorrer todos os dias ou em situações específicas. Podem surgir antes de um ataque de pânico, de uma crise de ansiedade ou antes de dormir. Logo, se perceber esses alertas, não deixe de procurar ajuda profissional.

Como a SPA é avaliada e diagnosticada?

O diagnóstico de Síndrome do pensamento acelerado é feito por um psicólogo, psicanalista ou psiquiatra. A avaliação se dá com o relato dos sintomas pelo paciente e a análise de toda a história do sujeito. Com a confirmação da síndrome, o profissional orienta a pessoa no método de tratamento de acordo com a gravidade de sua condição.

Um questionário também pode ser utilizado para acelerar o processo de avaliação. Nele, o diagnóstico é mais rápido. Basta que o indivíduo responda a perguntas previamente selecionadas e, com as respostas, é confirmada ou não a presença da síndrome. Mas lembre-se de que somente o profissional pode realizar a avaliação precisa.

Qual profissional procurar para o tratamento da SPA?

Se você perceber os sintomas da Síndrome do pensamento acelerado, procure um médico especializado. Nesse caso, são os psicólogos, psicanalistas e psiquiatras que cuidam do quadro clínico. Dependendo da gravidade, apenas o processo com terapias é suficiente no tratamento. Em outros, a utilização de medicamentos pode se fazer necessária.

De todo modo, tanto o psicólogo e psicanalista quanto o psiquiatra vão orientar o melhor caminho a seguir. Mas você também pode tirar todas as suas dúvidas e questionar qual o tratamento mais indicado para o seu caso. Lembre-se de relatar tudo o que sente, pois o detalhamento dos sintomas é fundamental para a escolha das intervenções terapêuticas.

Tratamentos para a Síndrome do pensamento acelerado

Os tratamentos para a Síndrome do pensamento acelerado consistem basicamente em psicoterapias e remédios. As medicações agem no sentido de minimizar os sintomas e controlar possíveis efeitos da síndrome, como insônia, por exemplo. Já as psicoterapias auxiliam na organização do pensamento e no desenvolvimento do autocontrole.

Mas além desses dois métodos tradicionais, existem também os tratamentos naturais, que são as técnicas envolvendo yoga, meditação, atividades físicas, entre outras. A mudança de hábitos também é fundamental para se livrar da SPA. Saiba mais sobre todas essas intervenções terapêuticas nos tópicos abaixo e veja como aderir aos cuidados.

Psicoterapia

O tipo de tratamento mais comum para cuidar da Síndrome do pensamento acelerado é a psicoterapia. Existem diversas modalidades terapêuticas, as mais utilizadas para tratar a SPA são a Terapia Cognitiva Comportamental, ou TCC, e a Psicanálise.

Na TCC, o indivíduo aprende a organizar a sua mente, substituindo os pensamentos negativos por pensamentos positivos, de forma que o comportamento ansioso venha a diminuir. Na psicanálise, a pessoa passa por um processo de autoconhecimento, descobrindo a causa da aceleração de seus pensamentos.

Com a técnica psicanalítica, além de identificar a causa do problema, o paciente desenvolve métodos mais saudáveis de lidar com as suas próprias questões e, desta forma, se extingue o quadro clínico.

Remédios

A intervenção terapêutica para tratar a Síndrome do pensamento acelerado também pode envolver o uso de remédios. Eles vão agir no Sistema Nervoso Central, equilibrando a atividade cerebral para diminuir a aceleração dos pensamentos. Essas medicações só podem ser receitadas pelo médico psiquiatra.

Os mais utilizados são os antidepressivos e os ansiolíticos, que são utilizados em casos de depressão e estados de grande ansiedade, respectivamente. O psiquiatra vai avaliar o caso de cada paciente e receitar a dosagem exata de acordo com a situação. São remédios que alteram o padrão de funcionamento de células cerebrais, portanto, não podem ser adquiridos por conta própria.

Tratamentos naturais e mudança de hábitos

Você pode fazer uso de métodos naturais para tratar a Síndrome do pensamento acelerado. Esses métodos são técnicas que trabalham a mente e o corpo a fim de promover relaxamento. As principais são a yoga, meditação, massoterapia, fitoterapia, entre outros. A prática de exercícios físicos também se enquadra no tratamento natural.

Além disso, a mudança de hábitos também é muito importante para eliminar a SPA. A vida e a mente precisam estar devidamente organizadas. Ou seja, se preocupe apenas com o que importa. Tente treinar a sua mente para focar em situações que são de sua responsabilidade resolver. Proteja suas emoções, procure se alimentar de forma saudável e tenha momentos de lazer.

Como prevenir a Síndrome do pensamento acelerado

Embora algumas pessoas sejam mais propensas a desenvolver a Síndrome do pensamento acelerado, existem algumas dicas que você pode seguir para evitar o surgimento dessa condição. São elas:

• Se possível, coloque uma música calma para trabalhar e estudar, pois canções relaxantes trazem a sensação de paz e serenidade;
• Não passe muito tempo nas redes sociais para evitar o excesso de informações. Reserve até 3 momentos do seu dia para olhar suas redes;
• Em conversas pessoais com amigos, compartilhe seus sentimentos, vitórias e derrotas, pois isso humaniza as relações;
• Não se cobre tanto em suas atividades. Tenha a consciência de que você deu o seu melhor, mas não faça nada além de suas forças;
• Tire sempre um momento de descanso e lazer, entendendo que esses momentos são importantes para renovar suas energias.

Fique atento à Síndrome do pensamento acelerado e procure um médico se necessário!

Homem com muitos pensamentos.

A Síndrome do pensamento acelerado reduz a capacidade criativa, a reflexão e a inovação. Também, afeta a qualidade do sono, produz mais cansaço no corpo e pode desencadear vários outros quadros psicológicos. Por causar grandes impactos à vida da pessoa, não deixe de procurar ajuda profissional assim que identificar os primeiros sinais da SPA.

Não se esqueça de que existe tratamento para a síndrome e não confunda esse sintoma ansioso com produtividade. Um profissional eficiente conhece os seus limites e produz na medida certa e com qualidade. Parar para se cuidar também é um ato de profissionalismo e responsabilidade. Afinal, a sua produção depende de sua boa saúde.

Portanto, não negligencie o seu bem-estar. Por maiores que sejam a sua dedicação e ambição financeira, tenha em mente que é a sua saúde que está em jogo. Então, calma, respire fundo e dê um passo de cada vez. Conte com o auxílio médico para te ajudar e viva com mais leveza e tranquilidade.

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

O estilo de vida sedentário vem se tornando um problema de saúde global, trazendo consigo uma série de doenças crônicas. Saiba como acabar com o sedentarismo!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!