Chá de alecrim serve para que? Benefícios, quem não pode, como fazer e mais!

Chá de alecrim serve para que? Benefícios, quem não pode, como fazer e mais!

O chá de alecrim é indicado para diversas doenças, como auxiliar de tratamentos por possuir ação anti-inflamatória, antibiótica e outras. Veja mais!


Você conhece o chá de alecrim?

Ramos de alecrim

O alecrim é uma planta medicinal com diversas aplicações: pode ser usado tanto para combater doenças, em forma de chá e outros produtos naturais, como também como tempero, para dar mais sabor para alguns pratos, visto que é uma erva muito aromática e conta com um sabor único.

Entretanto, o seu chá é um dos maiores destaques, pois além do aroma e do sabor que possui, ele conta com benefícios importantes para a manutenção do bem-estar e saúde. Alguns dos principais efeitos do consumo de chá de alecrim são a melhora da digestão e também pode facilitar o crescimento dos cabelos, que se tornarão mais fortes e saudáveis.

O alecrim conta com muitos componentes importantes para a saúde, como antioxidantes além de possuir ações diuréticas, antibióticas e antiespasmódicas. A seguir, confira mais detalhes sobre o alecrim e seu chá!

Entendendo mais sobre o chá de alecrim

Ramo de alecrim em superfície branca

O chá de alecrim ao ser consumido todos os dias, respeitando as indicações de quantidades, pode trazer muitos benefícios para a saúde, evitando doenças e auxiliando em outras já existentes para que haja um controle maior destas.

Ele pode ser usado durante o tratamento de várias doenças distintas, para ajudar os pacientes a enfrentarem os sintomas e efeitos destes. Devido as suas características e componentes, o alecrim conta com uma infinidade de propriedades, e pode ser encontrado em diversos locais distintos. Conheça mais sobre o alecrim!

Origem e história da planta alecrim

O alecrim é uma planta muito comum no Brasil, e usada para diversas finalidades, entretanto, ele é originário da costa do Mar Mediterrâneo. Ele também pode ser conhecido e encontrado em alguns locais pelo nome de Rosmarinus.

Alguns detalhes de sua história mostram o poder que esta planta tem e o reconhecido que vem de muitos séculos. Para os romanos, ela era símbolo do amor e da morte, e por isso era comum que fossem plantadas em locais como a soleira das portas de casa.

Características do alecrim

Esta planta se apresenta em formato de arbusto, bastante rústico e que pode chegar a no máximo 2 metros de altura. Devido a facilidade com que a esta planta nasce, é comum ver em jardins e em pequenos vasos em casa, pois além do seu chá ela também é muito usada como tempero para carnes e legumes.

É notável que o alecrim também é um arbusto bastante aromático, e seu perfume pode ser sentido de longe. Quando suas flores aparecem, elas também são bastante aromáticas e agradáveis, mas não são tão levadas em consideração quanto as pequenas e poderosas folhas do alecrim.

Para que serve o chá de alecrim?

O chá de alecrim pode beneficiar vários aspectos da saúde distintos, desde as melhorias que ele pode trazer para a digestão como também outras ações mais poderosas, como o fato de que ele é um excelente antibiótico natural.

Devido as suas propriedades, o chá de alecrim também é utilizado pelas pessoas que sofrem com retenção de líquidos, pois possui uma ação diurética poderosa. São vários os motivos para se consumir o chá de alecrim no dia a dia, e ele pode modificar e muito a sua qualidade de vida.

Propriedades da planta alecrim

As propriedades e ações do alecrim são diversas, e isso deve-se ao fato de que esta planta conta com componentes poderosos. Entre os itens que fazem parte de sua composição, o alecrim conta com flavonoides, ácidos fenólicos, antioxidantes e outros.

Além é claro de possuir ações como antibiótico, antisséptico e também depurativo. O alecrim pode trazer melhorias em vários setores e áreas do corpo, pelo fato de possuir ação anti-inflamatória ele pode aliviar dores de problemas graves de saúde como artrite e outros como dores de cabeça, dor de dente e gota.

Benefícios do chá de alecrim

Chá de alecrim em xícara branca visto de cima

Adicionar o chá de alecrim no seu dia a dia pode transformar totalmente a sua vida, pois trará muito mais qualidade e melhorias em aspectos distintos. A diversidade de ações deste chá trazem ações benéficas para a digestão, sistema urinário, ajuda a combater o cansaço mental e outros vários aspectos.

Portanto, vale a pena conhecer todas ações do alecrim para aproveitar o que esta planta poderosa pode oferecer para a sua saúde. A seguir, veja alguns dos benefícios que podem ser adquiridos ao consumir o chá de alecrim!

Possui ação anti-inflamatória

Uma das ações mais positivas do alecrim para o corpo humano é a anti-inflamatória. Ele é capaz de auxiliar em diversas doenças distintas, desde as mais simples ou como apoio para tratamentos de doenças mais graves intensas.

O uso do chá de alecrim diariamente pode trazer melhorias com inflamações e alívio de dores em diversas regiões do corpo. Por isso ele pode ajudar a combater problemas no joelho, tendinite e até mesmo gastrite, que trata-se também de uma inflamação que acontece no estômago. Outras doenças inflamatórias como artrites também serão muito beneficiadas pelo uso deste chá.

Funciona como antibiótico natural

As propriedades medicinais do alecrim são tão vastas que esta erva pode agir até mesmo como um antibiótico natural poderoso. Ele possui esta ação antibiótica que é capaz de ir contra bactérias comuns mas que podem causar um grande estrago à saúde de modo geral, como a E.coli, Salmonella e outras.

Ele possui uma ação ativa para aliviar infecções urinárias e também auxilia sintomas como vômitos e diarreias. É importante destacar que o alecrim possui esta ação antibiótica que pode auxiliar nos tratamentos, mas não deve substituir medicamentos indicados pelos médicos.

Auxilia na digestão

A ingestão do chá de alecrim diária pode trazer muitas melhorias também para a digestão. Por isso, é recomendado até mesmo que ele seja consumido em especial após o almoço ou jantar, para que ajude na digestão auxiliando em todo o processo digestivo.

Além disso, ele também ajuda a amenizar a acidez do estômago que é um problema muito comum para diversas pessoas. Outro ponto interessante a se destacar é que o alecrim conta com propriedades que também ajudam a amenizar os gases causados por alguns tipos de alimentação, diminuindo assim a distensão abdominal que pode causar falta de apetite.

Possui ação diurética

A ação diurética do alecrim é notável, e muitas pessoas se utilizam do chá feito com esta planta até mesmo em processos de emagrecimento e durante dietas. Isso deve-se ao fato de que por possuir esta ação diurética, ele é recomendado para combater inchados causados pelo acúmulo de líquidos no corpo.

Muitas pessoas que sofrem de retenção de líquidos em excesso podem optar por inserir este chá no dia a dia, e logo notarão a diferença. O fato é que o alecrim conta com esta ação pois ele aumenta a produção de urina, o que automaticamente irá estipular para que o organismo queira eliminar estes líquidos e junto com eles as toxinas acumuladas;

Melhora a circulação sanguínea

Devido ao seu efeito antiplaquetário, o alecrim também possui ações positivas para a circulação sanguínea. Neste caso, é altamente indicado que as pessoas que sofram com problemas circulatórios passem a ingerir o chá desta planta diariamente para que haja uma melhora neste sentido.

A ação do chá de alecrim fará com que a circulação ocorra da forma esperada, para que sejam evitados problemas mais graves, como trombos, por exemplo, que contam com consequências ruins, como a obstrução da circulação. Por isso é até mesmo recomendado consumir o chá após cirurgias.

Melhora o funcionamento cerebral

Além de questões voltadas para o físico, o chá de alecrim também pode beneficiar a mente de modo geral. Alguns estudos já sugerem que esta planta é importante para o cérebro pois auxilia em diversos processos, e até mesmo alivia o cansaço mental.

Por isso, é indicado que o chá seja consumido em períodos de grande estresse e que causam cansaço mental extremo. As propriedades contidas no alecrim podem agir de forma calmante, trazendo maior alívio nestes momentos de tensão. Outras propriedades do alecrim também são muito positivas para a memória.

Protege a saúde do fígado

A utilização do chá de alecrim diariamente pode trazer muitos benefícios também para o fígado. Isso, pois ele é capaz de trazer uma ação positiva após o consumo excessivo de comida ou então alimentos pesados com um teor de gordura.

Também é importante destacar que o chá de alecrim pode beneficiar após a ingestão de bebidas alcoólicas, pois protege o fígado e impede que este sofra efeitos muito negativos do uso deste tipo de bebida, aliviando até mesmo as dores de cabeça que podem ser deixadas por este consumo excessivo de bebidas que contenham álcool.

Combate ao câncer

Com tantos benefícios positivos para a saúde, o alecrim também pode ser visto como um agente combatente de doenças graves como o câncer. Alguns estudos sugerem que esta erva tem a capacidade de auxiliar na diminuição das células tumorais. Isso deve-se ao fato de que a planta conta com uma ação antioxidante muito forte.

Entretanto, ainda são estudos preliminares que devem ser avançados ao longo dos anos para comprovação mais clara dos efeitos. Mas ao que tudo indica, esta planta ainda poderá ser usada em medicamentos que combatem os diverso tipos de câncer existentes.

Age no controle da diabetes

O controle de açúcar no sangue é um grande problema para a população e pode causar a diabetes, uma doença muito comum. Para manter a doença controlada, são usados alguns medicamentos, mas o chá de alecrim pode ser ainda um complemento neste tratamento, pois ele conta com propriedades que são capazes de aliviar os sintomas da diabetes, regulando a presença da glicose no sangue e aumentando a insulina.

O consumo deste chá, vale destacar, não deve de forma alguma substituir a medicação, mas pode auxiliar ao longo do processo de tratamento.

Melhora a saúde do cabelo e da pele

Além de todas suas propriedades medicinais únicas, o alecrim também é uma erva capaz de melhorar a saúde dos cabelos. Ele conta com ações que fazem com que os fios cresçam mais fortes e saudáveis. Neste caso, o chá deve ser feito para o uso nos cabelos, sem açúcar ou qualquer outro tipo de elemento, pois serão usados para a lavagem dos fios.

Uma outra ação desta chá nos cabelos é o fato de que ele auxilia no controle de oleosidade, ou seja, as pessoas que sofrem com este problema incômodo podem inserir este chá no seu dia a dia no tratamento de seus fios para trazer mais beleza e brilho para eles.

Receita de chá de alecrim

Chá de alecrim em xícara branca sobre superfície de madeira

Após aprender um pouco mais a respeito das propriedades do alecrim e quanto o seu chá é benéfico para vários aspectos da saúde, é hora de aprender como preparar a esta bebida que pode ser inserida no seu dia a dia em vários horários. O chá de alecrim é muito fácil de ser preparado, e pode ser feito todos os dias.

As folhas são encontradas de forma muito comum em vários locais do país, pois esta é uma planta que se adapta facilmente e diversas regiões. Portanto, não haverá problemas para encontrar suas folhas para o preparo deste poderoso chá. A seguir, você verá uma receita simples e rápida do chá de alecrim para preparar na sua casa.

Ingredientes

Para preparar o chá de alecrim são poucos ingredientes, e eles são encontrados tanto em lojas de produtos naturais como a própria planta pode ser cultivada em casa em um vaso de forma muito simples.

Para o chá, em sua versão mais simples, será apenas necessário uma porção de folhas da planta e água quente. Mas é importante ressaltar que o alecrim pode ser combinado com outras ervas e ingredientes para trazer mais sabor, a depender de sua finalidade e preferência, pois esta é uma receita básica para este chá.

- 5 g de folhas frescas ou secas de alecrim;
- 250 ml de água.

Como fazer

Para preparar o chá de alecrim, separe primeiramente 5 gramas das folhas, podendo elas serem frescas ou então as secas encontradas em lojas de produtos naturais e até mesmo empórios. Em seguida, coloque para ferver em um recipiente 250 ml de água.

No momento em que a água atingir ponto de fervura, coloque dentro do recipiente também as folhas de alecrim, e deixe que tudo fique repousando por cerca de 5 a 10 minutos. Após este processo, retire as folhas da água e tome sem adoçar. O indicado é que seja ingerido cerca de 3 a 4 vezes ao dia.

Outras informações sobre o chá de alecrim

Chá de alecrim em xícara de vidro sobre superfície de madeira

O chá de alecrim é saboroso e muito aromático, e pode ser ingerido todos os dias, respeitando sempre os limites e também tomando cuidado caso qualquer efeito adverso seja notado. Algumas dicas podem fazer com que o seu chá seja melhor aproveitado.

Alguns tempos e também limites precisam ser respeitados para que o chá tenha de fato o efeito esperado. Portanto, a seguir confira algumas dicas para aproveitar o alecrim da melhor forma e todos os benefícios que este chá podem garantir para a sua vida.

Dicas para fazer o seu chá de alecrim

Algumas dicas podem fazer com que seu chá se torne mais poderoso e com muita mais eficiência para combater as diversas doenças que o alecrim pode combater. O melhor neste caso é que sejam usadas folhas frescas, visto que elas possuem um potencial terapêutico mais acentuado.

Mas as folhas secas também podem ser usadas caso não tenha como obter as frescas. Mas para garantir um efeito mais eficiente e positivo, o mais indicado é que o alecrim seja usado em sua forma fresca de fato. Sempre que der, priorize a planta desta forma, pois será possível retirar ainda mais nutrientes e elementos positivos para a saúde.

Ervas e plantas que combinam com o chá de alecrim

Outras ervas podem ser usadas para o preparo do alecrim, assim como especiarias que podem saborizar e trazer com elas mais benefícios para a sua saúde de um modo geral. Desta forma, uma boa maneira de transformar o seu chá saboroso e aromático é adicionando outros elementos, como a canela, que é uma especiaria cheia de propriedades positivas para a saúde e também muito saborosa.

O limão também é uma fruta que é muito usada em chás, que pode trazer sabor e conta também com alguns benefícios importantes para a saúde.

O chá de alecrim deve ser tomado com que frequência?

É importante salientar que mesmo que o alecrim seja algo natural e que conte com benefícios importantes para a saúde, é preciso ter cuidado com a forma de consumir, e os excessos. O indicado é que o chá seja consumido somente por no máximo 3 meses seguidos.

As doses que devem ser usadas neste período vão de 3 a 4 por dia, de cerca de 250 ml por vez. Portanto, tome cuidado com os excessos, pois eles podem acabar causando mais problemas do que ajudando a manter a sua saúde em dia. Respeite as doses indicadas e também ao menor sinal de algum efeito colateral, pare imediatamente com o uso.

Outras formas de consumir a alecrim

Além de ser muito usado para o preparo de chás, o alecrim é uma erva saborosa e cheia de perfume, que pode ser combinada com vários alimentos. Por isso, ele pode ser usado como tempero, para adicionar sabor e aroma as comidas.

Em geral ele é combinado com carnes e até mesmo batatas assadas. Experimente inserir em sua alimentação esta poderosa erva além do seu chá, e aproveite também as propriedades dela como tempero.

Possíveis efeitos colaterais do chá de alecrim

Por mais que seja uma planta cheia de atributos positivos, o alecrim pode causar alguns efeitos adversos em algumas pessoas. Neste caso, o excesso dele pode vir a causar vômitos, diarreias e até mesmo náuseas. Por isso, é muito importante se atentar as quantidades e respeitar os limites de utilização da planta.

Em outros casos, também é importante notar deste o primeiro uso se o alecrim causou algum tipo de efeito que pode ser considerado adverso, pois neste caso é importante que seja paraliso o seu uso imediatamente. Pessoas que sofrem de pressão alta também não devem ingerir o chá de alecrim, pois ele pode acabar causando hipertensão nestas.

Contraindicações do chá de alecrim

O chá de alecrim é contraindicado para as mulheres grávidas, pois pode causar problemas durante este período. Também não devem ingerir as que estiverem em período de amamentação, pois crianças menores de cinco anos não podem consumir ainda o alecrim.

Outro ponto importante a se destacar é que pessoas que possuem problemas no fígado também devem evitar a ingestão, pois ele pode acabar acarretando em uma piora nestes problemas. O alecrim não é indicado para pessoas que fazem uso de medicamentos como anticoagulantes, pois ao serem associados podem causar efeitos muito negativos à saúde.

O chá de alecrim possui diversos benefícios!

Ramo de alecrim amarrado com um barbante

Após conhecer um pouco mais do alecrim e os benefícios de consumir o chá desta planta, considere inserir ele em sua dieta diária, pois o efeitos serão notados rapidamente. São muitos os efeitos positivos causados por esta erva em sua saúde, pois ela conta com efeitos anti-inflamatórios, é um excelente antibiótico natural e capaz de amenizar várias doenças e auxiliar em tratamentos de outras graves.

Além do fato de que é uma erva aromática muito saborosa e que pode ser adicionada no seu dia a dia também através dos alimentos, como tempero de carnes e outros. Portanto, aproveite dos benefícios que o alecrim pode te oferecer, e respeite sempre os limites indicados de utilização deste.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!