Acupuntura para ansiedade: benefícios, pontos, sessões e mais!

Acupuntura para ansiedade: benefícios, pontos, sessões e mais!

Você sofre com a ansiedade? Saiba que a acupuntura pode ajudar! Essa prática milenar alivia sintomas da ansiedade e de muitos outros quadros. Confira aqui!


Você sabe quais são os benefícios da acupuntura para ansiedade?

Mulher em sessão de acupuntura.

A acupuntura é um método terapêutico milenar que consiste em um conjunto de técnicas específicas. Muito difundido na medicina alternativa, esse método oriental atua a partir da estimulação de pontos anatômicos com a inserção superficial de agulhas.

Tem sido crescente a popularidade desse método no tratamento da ansiedade. Ele pode ser útil tanto para quem tem um transtorno de ansiedade diagnosticado quanto para quem apenas sofre com sintomas ansiosos, que podem ou não ser pontuais, e gostaria de amenizar isso.

Apesar de sua tradição chinesa, a palavra que usamos para descrever a prática vem do latim e pode ser dividida em duas palavras do idioma: acus, que significa agulha, e punctura, que significa puncionar.

Existem evidências científicas que apontam para a eficácia da acupuntura em diversos tratamentos - inclusive para amenizar sintomas relacionados à ansiedade. Neste artigo, você vai entender melhor a aplicação da acupuntura a esse quadro e a outras situações. Acha que você ou alguém que conhece pode se beneficiar desse tratamento? Continue a leitura!

Entendendo mais sobre acupuntura e ansiedade

Mulher com agulhas de acupuntura no rosto.

A ideia parece assustadora para algumas pessoas. Será que acupuntura dói? A resposta é: depende. Depende do seu limiar de dor, da região do corpo, do profissional e de vários outros fatores.

Na maioria dos casos, há um leve incômodo no momento da inserção da agulha, que é bem mais fina do que as usadas em injeções. Depois, a sessão é tão relaxante que algumas pessoas chegam a dormir.

Quer saber mais sobre esse método? A seguir, você vai descobrir sua história, seus benefícios e suas indicações. Também entenderá melhor o que é ansiedade e como a acupuntura pode ajudar em seu manejo!

Origem e história da acupuntura

A acupuntura surgiu na China há mais de cinco mil anos, e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) chegou ao Brasil com os primeiros imigrantes chineses em 1810, no Rio de Janeiro.

Em 1908, imigrantes do Japão trouxeram sua versão da acupuntura. Eles a praticavam apenas dentro de sua colônia, mas o fisioterapeuta Friedrich Spaeth foi responsável por começar a disseminar a prática na sociedade brasileira na década de 50.

Com a participação de Spaeth, começaram a ser fundados órgãos que oficializaram a prática da acupuntura no Brasil, a exemplo da atual Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).

Mas, de início, o método sofreu muito repúdio por parte da classe médica, o que fez com que fosse marginalizado por um tempo e se desenvolvesse mais através de profissionais de outras áreas.

Mas a medicina passou por um processo de modernização e de abertura a possibilidades menos convencionais e a uma visão mais holística do ser humano. Com o crescimento e o ganho de respaldo por parte da medicina alternativa, a acupuntura se tornou mais aceita e reconhecida.

Atualmente, existem estudos científicos que dão até aos mais céticos motivos para crer que essa prática tem seu valor. Ela já se expandiu até para a área da saúde animal, com a criação da acupuntura veterinária.

Princípios da acupuntura

A acupuntura tem como base a ideia de que o corpo humano é um sistema energético integrado. Por isso, acredita-se que determinados pontos anatômicos têm relação com órgãos e sistema do organismo, e que a estimulação desses pontos pode trazer benefícios aos aspectos aos quais estão relacionados. Essa estimulação é feita com a inserção superficial de agulhas bem finas na pele.

Independentemente de você acreditar ou não numa ideia abstrata de energia ou na relação entre determinados pontos e o alívio de disfunções orgânicas ou psíquicas, é fato que a acupuntura funciona, mesmo que esse funcionamento pareça misterioso. Estudos já demonstraram, inclusive, que ela alivia sintomas de pessoas com ansiedade generalizada, por exemplo.

Sintomas e cuidados com a ansiedade

A ansiedade é um estado psíquico e físico de tensão comum à experiência humana. Caracteriza-se por emoções como apreensão, angústia e medo, além de vir acompanhada de diversas reações fisiológicas, a exemplo de alterações na respiração e nos batimentos cardíacos.

Via de regra, esse estado é provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. Sentir ansiedade em certas situações faz parte da vida e é uma forma do seu corpo se preparar para lutar ou fugir de uma ameaça, que pode ser real ou apenas percebida.

Assim, é um mecanismo útil para nos adaptarmos a situações e termos o impulso de agir. Mas, em excesso, torna-se um problema. Se, mesmo dentro do espectro da normalidade, a ansiedade já é bastante incômoda, quando cruza a linha para o não saudável, ela gera muito sofrimento.

O excesso de ansiedade é um problema muito comum no modelo de sociedade atual, e muitos são os relatos de picos de ansiedade e até de crises de pânico, especialmente nos adolescentes e jovens adultos.

A ansiedade é um problema quando começa a interferir no funcionamento da vida de quem sofre com ela. Existem transtornos de ansiedade reconhecidos por manuais diagnósticos que são referência na psiquiatria e na psicologia.

Por exemplo, constam no DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) o transtorno de ansiedade generalizada e o transtorno do pânico. A ansiedade também pode surgir como sintoma em quadros, como o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de estresse pós-traumático.

Pesquisadores ainda estão tentando entender os efeitos da acupuntura em quadros assim, mas ela já se mostrou eficaz em relação aos sintomas de ansiedade em geral.

Para que serve e para quem é indicada a acupuntura?

A acupuntura tem como objetivo tratar enfermidades, sintomas e outras questões que podem gerar sofrimento e incômodo. Suas possibilidades são muito diversas, e seus benefícios abrangem uma variedade gigantesca de disfunções físicas e psíquicas. Por isso, ela é capaz de trazer alívio para pessoas nas mais diversas situações.

As possibilidades de tratamento oferecidas por essa terapia alternativa abrangem quadros como enxaquecas, problemas digestivos, estresse e ansiedade. Um documento publicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta 41 quadros diferentes em que foram obtidos resultados excelentes com a acupuntura.

Benefícios da acupuntura para ansiedade

Existem indícios de que a acupuntura exerce um efeito positivo sobre a produção de hormônios ligados ao bem-estar, o que a torna uma terapia alternativa interessante para condições psíquicas em geral. Estudos demonstram que a estimulação de certos pontos auxilia na produção e liberação de serotonina e endorfina, por exemplo, que trazem alegria e relaxamento.

A estimulação de pontos estratégicos através da punção também é capaz de reduzir a ação de hormônios como o cortisol, também conhecido como "hormônio do estresse". Isso resulta numa redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Pontos de acupuntura para o tratamento de ansiedade

De acordo com a medicina chinesa, o coração é o órgão que decodifica todas as emoções que estão relacionadas a outros órgãos específicos. Por isso, em qualquer tratamento com acupuntura, é recomendado equilibrar primeiro a energia cardíaca, que está relacionada a muitos pontos anatômicos.

O mais fácil deles é o ponto C7, localizado na dobra entre o punho e a mão, na lateral externa da parte interna do braço. Ele tem a nomenclatura Shenmen, também presente em um ponto na orelha, local cheio de pontos interessantes para o tratamento da ansiedade.

Na auriculoterapia (saber que volta os princípios da acupuntura para as orelhas), os principais pontos recomendados para o tratamento da ansiedade são: Shenmen, Simpático; Subcórtex, Coração; Suprarrenal e o ponto de mesmo nome, Ansiedade, localizado no lóbulo.

Como funciona uma sessão de acupuntura para ansiedade?

Logo de início, o acupunturista deve perguntar sobre o que você deseja tratar e sobre medicamentos que você usa, seu histórico de saúde e outras questões. É um bom momento para tirar quaisquer dúvidas restantes antes do procedimento e expressar suas preocupações.

Durante a sessão, o profissional vai inserir de forma superficial agulhas bem fininhas em pontos específicos, que podem ser na cabeça, no tronco ou nos membros superiores, por exemplo. É comum que, para o tratamento de ansiedade, sejam usados pontos nas orelhas.

A inserção pode levar de 10 a 30 minutos, e pode ser que você sinta dor ou não. Se acontecer, costuma ser perfeitamente suportável, e a maioria das pessoas descreve apenas um suave incômodo.

O acupunturista pode movimentar suavemente ou girar um pouco as agulhas ou utilizar pulsos elétricos na estimulação, e elas permanecem por até 20 minutos antes de serem removidas.

Outras informações sobre a acupuntura

Homem em sessão de acupuntura com agulhas nas costas.

Como você já sabe, a acupuntura é uma terapia alternativa muito antiga que visa a regulação do fluxo energético responsável pelo funcionamento do corpo. Confira a seguir mais informações sobre as sessões de acupuntura, outras formas de lidar com a ansiedade e as possíveis contraindicações do método!

Dicas para fazer uma boa sessão de acupuntura

Vá para a sessão de acupuntura com roupas confortáveis e bem alimentado e hidratado. Antes de iniciar, certifique-se de expressar suas necessidades para o profissional que vai realizar o procedimento, tirar todas as suas dúvidas e expressar quaisquer preocupações que ainda tenha a respeito da sessão.

Durante a sessão, busque relaxar o máximo possível. Entregue-se ao momento e respire de forma profunda e lenta. Se sentir algum incômodo com as agulhas, acolha o que sente, mas não se assuste por isso. Se julgar necessário, expresse isso para o acupunturista.

O profissional pode recomendar o uso de sementes em alguns pontos das orelhas. Essas sementes promovem uma estimulação contínua onde são colocadas. Estratégias que promovem a saúde de modo geral também ajudam a prolongar o bem-estar pós-acupuntura, como alimentar-se bem, praticar atividade física e fazer exercícios de respiração.

Quantas sessões são necessárias para o tratamento?

É provável que você não sinta os efeitos logo na primeira sessão de acupuntura. A maioria dos tratamentos precisam de algumas repetições e, embora algumas pessoas notem mudanças imediatas, os benefícios costumam aparecer gradualmente e com o passar das sessões.

Normalmente, é recomendado que as sessões de acupuntura para ansiedade sejam realizadas semanalmente. Nesse caso, há uma indicação de dez sessões para um resultado satisfatório.

Outras estratégias para controlar a ansiedade

A acupuntura funciona muito bem como um recurso adicional no combate à ansiedade, mas a principal recomendação é a psicoterapia. Um profissional devidamente qualificado para prestar esse serviço pode te ajudar muito a desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e amenizar os impactos dela na sua vida.

Além das habilidades que podem ser desenvolvidas com o auxílio do acompanhamento psicológico, desenvolver e manter hábitos saudáveis promove o bem-estar geral e ajuda muito a reduzir os sintomas ansiosos. Se você quiser saber mais sobre estratégias para o controle da ansiedade, a leitura abaixo pode ajudar.

Como controlar a ansiedade? Dicas, tratamento, crise e mais!

https://sonhoastral.com/articles/3907

A ansiedade afeta todos os aspectos da vida de quem a possui. Quer saber como lidar com ela? Clique e descubra agora como controlar a ansiedade! (Autora: Yara.)

A importância da combinação de terapias

A acupuntura é considerada pelo Conselho Nacional de Medicina como uma especialidade médica e é reconhecida pela OMS como um complemento aos tratamentos convencionais.

Ela funciona muito bem como um recurso adicional no combate à ansiedade, mas o ideal é que não seja a única forma de terapia usada. Ainda no ramo das terapias alternativas, existem opções como a aromaterapia, o uso de florais e a bioenergética.

Mas, para lidar com a ansiedade exacerbada e outros problemas majoritariamente emocionais, a principal recomendação é a psicoterapia. Um psicólogo qualificado pode te ajudar a desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e amenizar os impactos dela na sua vida. Ela pode ou não ser aliada a um acompanhamento psiquiátrico, a depender do caso.

Além das habilidades que podem ser desenvolvidas com o auxílio do acompanhamento psicológico, desenvolver e manter hábitos saudáveis promove o bem-estar geral e ajuda muito a reduzir os sintomas ansiosos. Para saber mais sobre psicoterapia, confira o artigo a seguir após a leitura deste:

O que é a psicoterapia? Para que serve, abordagens, benefícios e mais!

https://sonhoastral.com/articles/3965

Neste artigo você vai saber o que é psicoterapia, quais seus objetivos, como funciona e quais benefícios essa terapia pode gerar. Confira lendo o artigo! (Autora: Carol Teixeira.)

Cuidados e contraindicações da acupuntura para ansiedade

Assim como em qualquer procedimento, é importante buscar um profissional confiável e qualificado para realizar suas sessões. Mas isso pode ser confuso, pois há uma longa discussão entre os profissionais da saúde e do bem-estar sobre quais estariam habilitados para a acupuntura.

Muito profissionais da medicina defendem que ela deve ser praticada apenas por médicos, com exceções específicas para dentistas e veterinários, cada um dentro de sua área. Fora isso, ela seria uma especialização da medicina.

Mas, segundo o Instituto Brasileiro de Acupuntura, técnicos na área (sem nível superior, reconhecidos como acupunturistas tradicionais a partir de cursos) e quaisquer profissionais com graduação na área de saúde e qualificação posterior em acupuntura podem exercer essa profissão.

No fim das contas, cabe a você a escolha de um profissional, levando em consideração os critérios apresentados pelos posicionamentos existentes. O mais importante é que ele tenha uma qualificação confiável nessa terapia alternativa.

Vale também atentar-se às contraindicações. De modo geral, a acupuntura é um procedimento muito seguro e liberado para quase todo mundo. Mas pode ser contraindicada para quem usa marca-passo ou apresenta alguma condição ligada a sangramentos, como a hemofilia ou o uso de anticoagulantes. Se você se encaixa em um desses casos, converse com seu médico.

Preço e onde fazer uma sessão

No Brasil, o preço médio de uma sessão de acupuntura varia de R$ 40 a R$ 250. É possível fechar pacotes de múltiplas sessões, que resultam em um valor menor por sessão em relação ao que seria pago numa sessão isolada. Vale ressaltar que a combinação de técnicas adicionais pode resultar num aumento do valor.

As sessões podem ser realizadas em centros de acupuntura, que, muitas vezes, oferecem vouchers promocionais. Alguns núcleos de enfermagem também oferecem esse serviço. Pesquise as opções disponíveis na sua cidade ou na capital mais próxima e a reputação de cada uma.

Outros benefícios da acupuntura

Homem com agulhas de acupuntura na pele.

Você já sabe que a prática milenar da acupuntura é eficaz como uma terapia complementar no combate à ansiedade excessiva. Mas ela também é eficaz contra inúmeros outros sintomas e quadros que podem gerar incômodo e sofrimento. Confira a seguir mais alguns benefícios da acupuntura!

Além da ansiedade, controla estresse e depressão

A terapia alternativa da acupuntura estimula a produção de hormônios associados ao bem-estar. Ou seja, mexe com a bioquímica cerebral associada ao humor, além de reduzir a presença de hormônios ligados ao estresse, como o cortisol. Com isso, ela é capaz de amenizar sintomas de estresse e de quadros depressivos.

Assim como existem estudos que apontam para a eficácia da acupuntura no combate à ansiedade e ao estresse, há estudos que indicam sua eficiência como uma terapia complementar no tratamento da depressão.

Age no tratamento de insônia

A regulação hormonal estimulada pela acupuntura, a depender dos pontos estimulados, pode envolver uma melhora na produção de melatonina, conhecida como hormônio do sono. Isso resulta em uma melhora de quadros de insônia.

A redução de cortisol e afins proporcionada pelo método também contribui em casos em que a dificuldade para dormir é causada por estresse.

Ajuda a emagrecer e a regular o metabolismo

Segundo a medicina chinesa, o excesso de peso resulta de um desequilíbrio nos órgãos e nas glândulas responsáveis pela fome. Isso se assemelha ao que a medicina ocidental convencional defende, e ambas colocam também que o sobrepeso pode ter relação com os níveis hormonais.

A acupuntura promete reestabelecer esse equilíbrio, tanto dos hormônios quanto de órgãos e glândulas, a partir da estimulação de pontos ligados ao baço, ao fígado, ao pâncreas e à tireoide. Ela também pode auxiliar no tratamento dos rins e do sistema excretor, o que resulta numa melhora na eliminação de líquidos acumulados e toxinas.

Melhora o sistema digestivo

A acupuntura pode ajudar a aliviar alguns problemas ligados ao sistema digestivo. É capaz de reduzir sintomas como má digestão, azia, náuseas e vômitos. Por isso, pode ser uma boa opção para gestantes ou até para pessoas em quimioterapia, tratamento que pode resultar em muito enjoo.

Age no tratamento de enxaquecas e dores de cabeça

A depender dos pontos estimulados, a acupuntura pode ter ação anti-inflamatória e analgésica. Por isso, é uma boa opção de tratamento complementar para a enxaqueca. Ela também tem ação antiestresse e é capaz de relaxar a musculatura, de modo que é eficaz no combate às dores de cabeça de origem tensional.

Alivia dor nas costas e nos joelhos

A acupuntura tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, a depender dos objetivos da sessão. Por isso, é eficaz também no alívio de dor no joelho e nas costas. Para este último sintoma, por exemplo, existem estudos científicos que apontam um percentual de 15% no alívio da dor crônica nas costas, que pode ser causada por fatores como sobrepeso, lesões, estresse e problemas ligados ao sono.

Alivia os sintomas da TPM

A TPM (Tensão Pré-Menstrual) é um quadro comumente vivenciado por pessoas do sexo feminino, logo antes da menstruação. Ela pode envolver diversos sintomas, como irritabilidade, dores de cabeça, dor nos seios e em outras áreas do corpo.

Tanto os sintomas emocionais quanto os físicos podem ser aliviados através da acupuntura. Sua ação anti-stress ajuda muito na redução da irritabilidade, e sua função reguladora de hormônios pode reduzir a sensibilidade exacerbada e as oscilações de humor. Já suas propriedades de combate à dor são capazes de amenizar os sintomas físicos desse período.

Melhora a qualidade de vida

Com tantos sintomas que podem ser aliviados por meio da acupuntura, é fácil entender como ela pode melhorar a qualidade de vida de quem recebe o tratamento. Ao aliviarem dores e outros sintomas e promoverem o relaxamento, suas sessões resultam em bem-estar prolongado e numa melhora na saúde como um todo.

Essa terapia também é capaz de melhorar a qualidade de vida da pessoa com câncer, já que ameniza alguns efeitos colaterais da quimioterapia. Esses efeitos resultam em muita fraqueza e têm grande impacto na qualidade de vida e no bem-estar.

Então, quanto mais estratégias forem usadas para amenizá-lo, melhor. Se você quer saber ainda mais sobre a acupuntura de modo geral, confira o artigo a seguir:

O que é Acupuntura? Princípios, tipos, indicações, benefícios e mais!

https://sonhoastral.com/articles/3553

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa para a cura de várias doenças, sem que haja dor, contraindicação ou efeitos colaterais nocivos ao seu corpo. (Autor: Nonato Vieira.)

Aproveite os benefícios da acupuntura para ansiedade!

Homem com agulhas de acupuntura na pele.

De acordo com o que a Medicina Tradicional Chinesa defende, enfermidades, disfunções psíquicas e sintomas resultam de um desequilíbrio dos canais energéticos do organismo, que interligam pontos anatômicos, órgãos e funções do corpo.

A visão da medicina moderna, em especial da ocidental, é um pouco diferente. Mas, atualmente, mesmo discordando de alguns princípios tradicionais da acupuntura, nossa medicina reconhece a sua eficácia no tratamento de uma variedade enorme de quadros, como já foi indicado por vários estudos.

Essa terapia alternativa funciona muito bem como um recurso complementar no combate à ansiedade. Esse estado psíquico e físico faz parte da experiência humana comum, mas, em muitos casos, está presente em excesso e se torna um fardo para o indivíduo.

Se a ansiedade traz sofrimento para você, é interessante cogitar a acupuntura como uma possibilidade de melhora. Ao aliar esse método à psicoterapia, a estratégias comportamentais e a certos hábitos, você verá uma melhora significativa no quadro e terá muito mais bem-estar e qualidade de vida!

Autor deste artigo

Psicóloga recém-nascida e redatora do Sonho Astral. Católica e noiva.
"Não gosto da vida em banho-maria, gosto de fogo, pimenta, alho, ervas. Por um triz não sou uma bruxa" (Martha Medeiros).

Palavras-chave relacionadas


terapias

Artigos relacionados


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Pontos de acupuntura para ansiedade: pontos de pressão, benefícios e mais!

Pontos de acupuntura para ansiedade: pontos de pressão, benefícios e mais!

Em diferentes partes do corpo, o estímulo da acupuntura permite que a energia vital flua pelo corpo, evitando problemas de saúde. Saiba mais sobre!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!