O que é a psicoterapia? Para que serve, abordagens, benefícios e mais!

O que é a psicoterapia? Para que serve, abordagens, benefícios e mais!

Neste artigo você vai saber o que é psicoterapia, quais seus objetivos, como funciona e quais benefícios essa terapia pode gerar. Confira, lendo o artigo!


Considerações gerais sobre a psicoterapia

Mulher conversando com psicóloga em consulta

Viver em um mundo de excessos e com constantes mudanças pode ser muito desafiador para uma pessoa que não tem o costume de lidar com as próprias emoções e sentimentos. Afinal, um mundo cheio de estímulos é capaz de gerar muitos sentimentos e sensações que a maioria das pessoas não sabem lidar.

O acompanhamento da psicoterapia pode sem dúvidas te ajudar a viver melhor no seu dia a dia. Tudo porque essa terapia tem como objetivo ajudar as pessoas a resolver questões emocionais sentidas ao longo de suas vidas. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a psicoterapia, as diferentes abordagens e os principais benefícios que ela pode gerar na sua vida. Leia a seguir!

A psicoterapia, para que serve, para quem é indicada e outros

Mulher conversando com psicóloga em consulta

Quem busca melhorar os cuidados com seu próprio bem-estar e a forma que se relaciona com a vida e com as pessoas, logo pensa em psicoterapia. Ela é capaz de ajudar você a desenvolver o autoconhecimento, possibilitando estar mais preparado para as nuances da vida. Entenda mais sobre psicoterapia nos próximos tópicos.

O que é a psicoterapia

A psicoterapia é popularmente conhecida como terapia, surgiu a partir dos conceitos da psicologia. Ela é aplicada através de diálogos e conversas sobre aspectos emocionais, tendo como ferramenta várias abordagens, conexões com o subconsciente entre outros.

A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein é curar, ou seja, trata-se de uma terapia que busca tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos, como é o caso da depressão, ansiedade, dificuldades de se relacionar entre outros problemas. Um psicólogo é capaz de te ajudar a lidar melhor com esses problemas.

Para que serve

A psicoterapia tem como objetivo ampliar o campo de percepção do paciente, fazendo o possível para que ele obtenha uma visão de mundo mais abrangente. Ou seja, dar a possibilidade à pessoa de perceber e compreender o que acontece ao seu redor, no seu cotidiano, nas suas relações. Isso é necessário para que a pessoa consiga ressignificar os fatos que estão lhe causando sofrimento.

A motivação da tristeza e desconfortos, regularmente não chegam a ser nada aparente. Esses pequenos ou grandes incômodos acabam afetando o bem-estar de um indivíduo refletindo para o seu cotidiano. São nesses momentos que a psicoterapia atua e pode ajudar a lidar melhor com a fase em que está vivenciando.

Para quem a psicoterapia é indicada

A psicoterapia serve para todas as idades e pode ser indicada para várias situações. Tudo isso porque ela busca compreender vários comportamentos, emoções e sentimentos. Infelizmente de uma maneira equivocada algumas pessoas pensam que a psicoterapia se destina apenas a pessoas que possuem algum tipo de doença mental.

Isso é uma verdadeira mentira, afinal todos nós temos conflitos e emoções internas e a necessidade de compreendê-las para um melhor desenvolvimento. Alguns motivos que levam uma pessoa a procurar a psicoterapia são:

- dificuldades em resolver algum problema;
- dificuldades em desenvolver o autoconhecimento;
- sentimento de tristeza por um longo período;
- problemas em relacionamentos e no trabalho;
- falta de concentração constante;
- crises frequentes de ansiedade;
- ou simplesmente quando possui atitudes que desagradam a si e aos outros.

Questões emocionais tratadas pela psicoterapia

Não existe claro os limites de questões emocionais que a psicoterapia é capaz de tratar. Tudo porque a mente humana é algo complexo e que a cada dia se descobre algo novo sobre ela e outras questões emocionais aparecem. Por isso, a psicoterapia é um tratamento muito poderoso, por levar a individualidade e complexidade do ser humano como sendo um dos fatores de análise.

Porém, existem alguns transtorno e síndromes psicológicas mais comuns que podem ser tratados através da psicoterapia, sendo eles a depressão, ansiedade, compulsão alimentar, estresse, esquizofrenia, autismo, síndrome de Asperger, Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), transtornos de personalidade, como a bipolaridade e Borderline, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Como funciona a psicoterapia

Geralmente um processo de psicoterapia começa através de uma entrevista inicial do psicólogo com o paciente, tendo como objetivo o paciente relatar ao psicólogo suas queixas, ou seja, quais situações, sintomas ou questões que motivaram a busca dele por um psicólogo.

Também é comum que tenha um momento para fazer o fechamento de um contrato, contendo informações sobre o tratamento, como prazos, valores, dias das sessões, entre outras informações. O mais comum é que aconteçam consultas com um tempo de 50 minutos.

Porém, como cada caso é um caso, existe a possibilidade de outros formatos que se moldam com as necessidades de cada indivíduo. Sendo assim, o tempo de duração do tratamento pode variar de acordo com alguns aspectos como, quadro clínico do paciente, comprometimento com o tratamento, queixas retratadas, entre outros.

As diferentes abordagens e tipos de psicoterapia

Criança em terapia

Existem várias abordagens diferentes para a psicoterapia. Cada perspectiva teórica atua como um roteiro para ajudar o psicólogo a entender seus clientes e seus problemas, desenvolvendo assim soluções para eles. Confira nos próximos tópicos algumas dessas abordagens existentes.

Analítico-comportamental

Como o próprio nome já diz, quem utiliza essa abordagem na psicoterapia vai trabalhar diretamente com o comportamento das pessoas. Com isso, o psicólogo irá entender o que o paciente precisa e por meio de técnicas específicas, irá auxiliar na transformação comportamental da pessoa.

Essa terapia se liga ao behaviorismo (conjunto de abordagens que propõe o comportamento publicamente observável como objeto de estudo da psicologia) e tem como objetivo tratar as relações pessoais com o ambiente onde elas estão.

Para que isso aconteça, o reforço positivo é usado para criar mudanças no comportamento de uma pessoa. É uma técnica bastante eficiente para as pessoas que apresentam quadros de ansiedade, pânico, fobia social, depressão, dependência química e problemas de aprendizagem.

Cognitivo-construtivista

Esse tipo de abordagem inclui uma variedade de técnicas destinadas ao processo de mudança do padrão de experiência de uma pessoa. Porém, não se define por uma técnica específica, e sim pela forma como as diferentes técnicas se adaptam a pessoa a ao ritmo do seu desenvolvimento.

Cognitivo-comportamental

Essa abordagem da psicologia é específica e focada no problema atual do paciente. Ela tem como forma de pensamento, o que afeta as pessoas não são os acontecimentos e sim a forma que se interpreta as situações que são apresentadas ao longo da vida.

O terapeuta precisa ajudar o paciente a ter uma visão de mundo diferente e mais adequada para enfrentar os estímulos externos. Contudo, essa abordagem tem como foco modificar pensamentos negativos e destrutivos por meio da compreensão e entendimento das emoções e atitudes de uma pessoa.

A psicoterapia Junguiana

A psicoterapia Junguiana tem como objeto principal de estudo os sonhos e o inconsciente. O terapeuta busca manter a conversa sempre em torno dos problemas que fizeram o paciente chegar até ele. Essa abordagem busca encontrar as respostas daquilo que está incomodando a pessoa.

Para estimular a imaginação, são utilizadas técnicas geralmente ligadas às artes como pinturas, esculturas, desenhos, técnicas de escrita, e a caixa de areia (Sandplay). Sendo assim, a indicação é para quem busca um autoconhecimento mais profundo.

Gestalt Terapia

A terapia Gestalt tem como objetivo focar na maneira como se significa o sentido do mundo e das próprias experiências de uma pessoa. Ela se concentra na percepção das coisas e nos significados que se atribui a elas como uma experiência a ser analisada pela psicoterapia.

É uma terapia que tem o foco no presente, ou seja, ela aproveita não só o que o paciente fala, como também seus gestos, expressões e o meio em qual ele vive. Contudo, essa abordagem não busca as causas para um sintoma, mas sim o seu entendimento sob vários aspectos.

É uma abordagem aberta, não direcionada, fazendo com que o paciente se desenvolva e encontre um jeito positivo de estar no mundo no momento presente.

Psicanálise

Sendo uma das terapias mais conhecidas devido ao sucesso do seu criador, Freud, a psicanálise busca descrever as causas dos transtornos mentais, o desenvolvimento humano, sua personalidade e motivações.

Essa abordagem busca estimular o próprio paciente a ter suas próprias ideias, ou seja, que ele mesmo compreenda o que está acontecendo consigo. Por tanto, para vivenciar o processo dessa terapia, a pessoa cria conexão com o seu subconsciente para achar respostas, ideias sobre ela e o próprio autoconhecimento.

EMDR

O EMDR é uma abordagem terapêutica de Dessensibilização e Reprocessamento de Traumas. Essa terapia pode ajudar pessoas a superar experiências dolorosas do passado, fazendo com que o seu cérebro reprograme, possibilitando à pessoa seguir em frente para encontrar mais qualidade de vida.

Trazendo as simulações de sonhos como uma das técnicas ela ajuda na superação de traumas e memórias ruins. Esse tipo de terapia é indicado para quem sofreu algum tipo de abuso, acidentes, violências e fobias.

Psicoterapia infantil

Até mesmo quem é mais novo passa por situações que acabam gerando traumas e inseguranças durante o seu desenvolvimento, podendo assim atrapalhar o seu cotidiano. Para isso, existe a psicoterapia infantil, que procura criar um espaço seguro para trabalhar as angústias, medos e inseguranças da criança.

Neste caso, a Ludoterapia (psicoterapia voltada para o tratamento psicológico de crianças, utilizando de ferramentas como a brincadeira) é indicada para as crianças pois através de jogos lúdicos acabam atraindo a atenção delas ajudando a lidar com questões mais profundas. Contudo, o objetivo é proporcionar um caminho lúdico e de aprendizagem, melhorando o bem-estar da criança.

O psicodrama

Esse tipo de abordagem é um pouco diferente das outras. Através de encenações ou representações dramáticas em grupo ou individuais busca avaliar as emoções do indivíduo. A terapia de psicodrama, além da linguagem verbal, utiliza o corpo em suas variadas expressões e interações com os outros corpos.

Na encenação a pessoa consegue ver a si mesma e a situação sob outra perspectiva, sendo assim, o processo terapêutico é realizado no aqui e no agora. O foco é enxergar o ser humano como construtor de si mesmo, e de seu mundo, buscando o resgate do lado espontâneo, da criatividade e da intuição de uma pessoa. Com isso, acaba cultivando na pessoa o alcance da liberdade, da sensibilidade e da empatia.

Os principais benefícios da psicoterapia

Adolescente sorrindo em consulta com psicóloga

A cada dia que passa a terapia tem se tornado cada vez mais popular entre as pessoas. Tudo porque doenças que se relacionam com a mente se tornam mais frequentes devido ao aumento de estímulos no cotidiano das pessoas. Nos próximos tópicos listamos os principais benefícios da psicoterapia. Confira!

Autoconhecimento

É normal ao longo da vida as pessoas buscarem refletir sobre suas atitudes e suas próprias emoções. Porém, acompanhado de uma psicoterapia essa reflexão e mudança se torna mais precisa e efetiva. O acompanhamento de um psicólogo vai ajudar a ampliar a visão sobre si, aumentando a possibilidade de recursos internos para lidar com os desafios e vertentes da vida.

Tendo mais efetividade no processo de autoconhecimento, você aumentará as chances de ter mais bem-estar em áreas importantes da vida, como nos relacionamentos, no trabalho, na família e a sua própria relação consigo. Para quem busca melhoria e um autoconhecimento profundo, a psicoterapia serve como um guia em meio a tantos pensamentos e emoções.

Um novo sentido para a vida

No decorrer da vida uma pessoa é capaz de acumular muitos aprendizados e conceitos criados sobre as coisas, as pessoas e o mundo. Acontece que, esses conceitos criados grande parte das vezes acabam limitando a experiência de uma pessoa, seja por preconceitos, medos ou inseguranças.

A psicoterapia contribui para que você busque quebrar certos conceitos internos, aumentando a sua visão sobre a própria vida, permitindo assim se tornar mais aberto para os acontecimentos durante a sua jornada aqui na terra. Para criar um novo sentido para vida, é preciso olhar com carinho para dentro.

O empoderamento pessoal

Tomar a atitude de olhar para dentro de si, pode te ajudar a enxergar recursos internos valiosos, aumentando a percepção sobre você. Com isso, aceitar suas diferenças, suas limitações, seus medos e inseguranças, te darão mais forças para se desenvolver.

Além disso, esse é o resultado do autoconhecimento, dar mais força para que você lide com a sua rotina e seu amor-próprio. Ou seja, a sua autoconfiança tende a aumentar, pois você passa a aceitar suas fraquezas e valorizar as suas qualidades.

A descoberta de habilidades

Ao longo da vida algumas pessoas acabam criando alguns conceitos sobre elas mesmas limitando suas habilidades. Vivenciando um processo de psicoterapia você será capaz de potencializar o seu autoconhecimento e se conectar com algumas habilidades e competências que você nem sabia que existiam.

Problemas como falar em público, não saber lidar com os sentimentos do outros, e outras questões que testam a capacidade de um indivíduo podem ser trabalhados na terapia. Se você deseja quebrar barreiras e fortalecer a sua inteligência emocional, procure a ajuda de um psicólogo.

Contato e compreensão das próprias emoções

Passamos por muitas mudanças e oscilações de humor ao decorrer dos dias. Ter um olhar atento para o desenvolvimento do autoconhecimento aumentará os seus recursos internos para lidar com essas nuances. É muito difícil lidar com as emoções para algumas pessoas, e essa dificuldade acontece por ignorarem as próprias emoções.

Para compreender a si mesmo é preciso tempo e dedicação, sendo assim, a ajuda de um profissional como no caso do psicólogo, pode facilitar essa busca para desenvolver habilidades internas e externas para lidar com o mundo.

O trabalho nas frustrações e dificuldades sociais

Alguns padrões e conceitos comportamentais são impostos pela sociedade e passamos a vivenciá-los sem nem mesmo perceber. É comum encontrar pessoas que vivem uma vida inteira com base na opinião alheia e imposições sociais, fazendo com que se cobre muito.

Geralmente isso acontece por não ter um processo de autoconhecimento desenvolvido, que visa uma melhor aceitação própria. Porém, vivenciando um processo terapêutico, você vai encontrar um espaço seguro e livre de julgamentos, que vai potencializar a busca por quem você quer se tornar.

A mudança de percepção nas relações

Vivenciando um processo de terapia você não é só capaz de melhorar a sua própria conduta, mas também de ampliar a sua visão para as relações. Ao se compreender melhor a cada dia, você vai desenvolvendo uma maturidade que acaba refletindo nas suas relações, seja no trabalho, seja em casa ou com amigos.

A terapia é capaz de contribuir para que você crie uma visão mais empática e ampla sobre as pessoas e as relações que se cria com elas.

Entendo o que é a psicoterapia, quando saber se é a melhor alternativa para o meu caso?

Homem conversando com psicóloga em consulta

Vivenciar um processo de psicoterapia deve ser uma experiência para qualquer pessoa que queira entender e lidar melhor com as suas emoções, possibilitando melhorias na sua qualidade de vida. Porém alguns casos mais graves devem ser tratados o quanto antes.

Alguns sinais como, intensidade nas emoções, pensamentos fixos em traumas, desmotivação com muita frequência, oscilação de humor constante, relacionamento com as pessoas difícil e rendimento profissional abaixo do esperado, podem indicar que você precisa olhar com carinho para suas emoções e buscar a ajuda de um profissional.

Contudo, jamais adie vivenciar um processo terapêutico quando há indícios de que há algo errado com você. Vivenciando um processo de terapia você será capaz de desenvolver suas habilidades, compreender suas fraquezas e aprofundar o entendimento sobre as questões e emoções humanas.

Autor deste artigo

Jornalista e taurina apaixonada por escrita desde aprendeu a escrever. Desde a sua formação, se dedica a escrever textos sobre diversos assuntos, e temas como o autoconhecimento e saúde da mente têm feito parte dos seus trabalhos e pesquisas mais frequentes.

Palavras-chave relacionadas


terapias autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.