Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Entendendo sobre a massoterapia

Mulher recebendo massagem.

A massoterapia é uma prática que se utiliza de um conjunto de várias manobras feitas de forma manual para trazer alívio para dores e também com a finalidade de garantir o bem-estar físico das pessoas de um modo geral. Assim, são usados diversos procedimentos de massagens que contam com finalidades específicas, de acordo com o que a pessoa que irá receber necessita.

Portanto, é importante saber a respeito desta necessidade para buscar as técnicas que serão eficientes para o problema específico, sejam dores no corpo ou então sensações causadas pelo estresse diário da vida.

Com este conhecimento determinado, a massoterapia poderá direcionar as técnicas específicas para cada problema buscando assim resolver estas questões através das massagens adotadas, visando sempre o bem-estar e também a saúde dos pacientes que passam pelo processo.

Confira mais sobre a massoterapia e conheça!

O que é a massoterapia?

Para entender mais sobre a massoterapia, é preciso compreender o que está englobado por este conjunto de técnicas. Neste caso, a prática conta com uma abordagem que visa sempre os cuidados com a saúde de modo geral através de técnicas de massagem direcionadas para cada tipo de problema apresentado pelas pessoas que buscam por este auxílio.

Ela visa para além do bem-estar, trazer para os clientes um equilíbrio quanto a saúde mental, física e emocional através destas técnicas. Assim, são vários estilos adotados dentro da massoterapia, que são escolhidos de acordo com o problema apresentado por cada pessoa.

Origem e história da massoterapia

As práticas adotadas dentro da massoterapia como ela é conhecida em momentos atuais são muito antigas, e os registros mais remotos que se tem a respeito destas técnicas sendo usadas são oriundos de civilizações muito antigas, do oriente. Para se ter uma ideia, estas práticas já eram realizadas cerca de 300 a.C.

Uma das primeiras obras que foram publicadas na história, e a que se tem registro como a mais antiga é O Clássico da massagem, de Qi Bo e o imperador Amarelo. Portanto, estas técnicas passaram por mudanças, aprimoramentos e alguns outros pontos foram adicionados, mas contam com registros muito antigos.

Para que serve a massoterapia?

De modo geral, a massoterapia tem como finalidade aliviar dores do corpo e tensões, em uma visão mais ampla. Mas ela serve para diversas questões, como aliviar estresses causados por problemas, rotinas exaustivas, trabalho e outros tantos motivos.

As técnicas da massoterapia também promovem para as pessoas um relaxamento muscular muito maior, para os que sofrem com problemas desta natureza e tensões. Também existem algumas práticas dentro destas técnicas que promovem liberação de toxinas da corrente sanguínea, ajudam a combater celulites, gordura localizadas e outros pontos desta natureza.

Benefícios da massoterapia

São muitos os benefícios promovidos pela massoterapia, por isso é importante encontrar uma técnica antes de tudo que esteja de acordo com o que você está procurando de fato. Isso, pois ela pode garantir tanto melhorias para o corpo como também para a mente através do relaxamento.

Os benefícios físicos são os mais notáveis, mas a massoterapia também auxilia para melhorias de humor, ameniza sintomas da depressão e traz para pacientes que sofrem de ansiedade uma qualidade de vida muito melhor. Quanto a questões físicas, alivia dores, garante fortalecimento do sistema imunológico e também pode tratar dores musculares intensas.

Como funciona a massoterapia?

O funcionamento da massoterapia irá depender do objetivo para qual ela será designada. Neste caso, é preciso saber primeiramente o tipo de problema enfrentado pelo cliente ao definir o que será feito. Assim, ela funciona de forma direcionada, com técnicas que são desenvolvidas para resolver problemas específicos de cada um.

Mas de modo geral, são feitas massagens, usando de recursos ou não, para trazer alívios a dores, bem-estar e até mesmo com finalidades estéticas, onde podem ser usados também alguns produtos que promovem efeitos melhores. Mas o básico da massoterapia é se utilizar de técnicas de massagem para trazer benefícios à saúde de uma forma ampla.

Tipos e técnicas de massoterapia

Pé recebendo massagem.

Como destacado, a massoterapia reúne vários tipos de práticas distintas, que são destinadas para problemas específicos, como estresse, dores no corpo, sensações ruins e para trazer aqueles que precisam de mais qualidade de vida em seus dias o bem-estar perdido devido a vários fatores da rotina.

Portanto, existem várias técnicas que podem ser adotadas na massoterapia que a difere quanto a sua finalidade e objetivos principais. Para escolher a que melhor se adequa a sua condição, avalie cada uma das técnicas que podem ser encontradas dentro da massoterapia.

Veja a seguir em detalhes!

Massagem terapêutica

Dentro da massoterapia existe a massagem terapêutica, que tem como finalidade eliminar atrofias ou então anomalias. Neste caso, o principal objetivo deste tipo de massagem é atuar para combater dores e tensões no corpo de modo geral, de forma terapêutica, ou seja, constante.

Por isso ela também é indicada de forma preventiva, para tratar e amenizar dores e contusões musculares que podem causar incômodos. Algumas das práticas que podem ser encontradas aqui são as massagens que aliviam tensões e tratam a área cervical, torcicolos e outros problemas mais graves como cervicalgias.

Massagem relaxante

As massagens relaxantes, que também fazem parte do conjunto de técnicas da massoterapia são importantes, pois elas trazem benefícios para o bem-estar de modo geral. Não necessariamente precisam ser usadas para tratar algo específico de fato.

Neste caso, as massagens relaxantes servem, de acordo com o que o próprio nome apontam, para buscar pelo relaxamento diante de rotinas exaustivas e estressantes, por exemplo. Ela promove tanto alívio físico como mental, combatendo assim estresse, insônia e outras condições ligadas a este aspecto.

Massagem estética

Como o próprio nome sugere, a massagem estética tem como finalidade tratar questões que envolvam este aspecto específico. Elas são direcionadas como tratamentos para algumas condições, como gordura localizada, celulite e outros. Assim, com este objetivo as massagens realizadas aqui podem ser feitas em várias regiões do corpo, até mesmo como a face.

Algumas são dedicadas para auxiliar em processo de emagrecimento, para perda de medidas e resultados neste sentido. Assim, o paciente juntamente com o profissional tratam um objetivo a ser seguido, e serão usadas técnicas direcionadas para estas questões.

Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica que está também presente dentro da massoterapia. Ela é usada pelos profissionais da área com alguns objetivos específicos e que também podem ser ligados à questões estéticas por exemplo.

Dentro da drenagem existem algumas práticas objetivas que irão direcionar o tratamento. Mas De modo geral, o objetivo deste tipo de massagem é eliminar os excesso de líquidos que ficam no corpo e também com um objetivo claro de beneficiar a circulação sanguínea para pessoas que sofrem com estes problemas.

Manobras manuais da massoterapia

Mulher recebendo massagem no pescoço.

As manobras manuais fazem parte também da massoterapia, e existem diferentes tipos que são usados de acordo com a prática que está sendo exercida pelo profissional.

Assim, eles precisam definir os objetivos, o tipo de massagem que será feito para que possam escolher também o tipo correto de manobra manual para que assim possam atingir os objetivos e eficiência do processo. Esta definição também dependerá do cliente e de seus desejos.

Confira em detalhes a seguir!

Deslizamento superficial

O deslizamento superficial é um tipo de manobra que faz parte da massoterapia que é considerado como sendo o primeiro contato do profissional com o cliente no momento em que as técnicas serão aplicadas.

Aqui, o profissional deverá adotar uma postura mais suave, lenta e com um ritmo uniforme para executar a massagem. Este procedimento é importante para que possa preparar a área que receberá a massagem completa de com o objetivo final. Portanto, é importante seguir este primeiro passo para garantir assim o sucesso de toda a ação.

Deslizamento profundo

Já o deslizamento profundo possui outros objetivos, neste caso os movimentos serão bem mais rápidos e terão uma pressão maior, pois este processo é necessário para conseguir buscar um efeito maior nos músculos que foram afetados.

A finalidade deste tipo de manobra manual é garantir que o local será aquecido corretamente diante da pressão exercida, para que a área consiga ser massageada atingindo seus objetivos principais. Ela é realizada em direção ao coração, pois tem uma finalidade também de auxiliar no retorno venoso.

Amassamento

O amassamento é um processo também usado nas manobras manuais da massoterapia para gerar uma mobilização maior no tecido que deverá ser tratado pelas massagens. A finalidade deste tipo de prática é para provocar a desobstrução e também para desagregar e forçar que haja a saída de líquidos do corpo.

Assim, esta técnica visa que ao eliminar estes líquidos do corpo do cliente também estão sendo eliminadas toxinas e resíduos que podem causar problemas à saúde e também para o sistema muscular. Portanto, esta é uma técnica que visa eliminar resíduos que não deveriam estar presentes no corpo.

Fricção

A manobra manual chamada fricção conta com um pouco mais de intensidade. Para que tenha os efeitos corretos, ela precisa ser executada de forma muito mais rápida que outras dentro da massagem pois seus efeitos deverão ser profundos e objetivos.

Esta também é uma prática que visa o aquecimento da área para que outras técnicas posteriormente possam surtir mais efeito no local. Portanto, esta é uma manobra de uma intensidade muito maior, que tem objetivos rápidos e claros.

Drenagem

A drenagem, em geral, é usada de forma estética. Ela visa eliminar também resíduos e toxinas do corpo. A forma como é executada exerce uma pressão forte e constante, mas o processo é feito de uma forma mais lenta com o objetivo de forçar que haja assim a saída das toxinas através dos líquidos que serão eliminados totalmente do corpo.

A drenagem exige o uso das duas mãos, para que os líquidos sejam deslocados pelo corpo para serem eliminados. Esta é a finalização de outras manobras que também provocam que os líquidos com toxinas se desloquem, mas aqui eles serão eliminados de vez.

Percussão

A percussão tem como finalidade principal ativar o tônus, o processo é feito na musculatura do cliente de uma forma regular, para exercer esta pressão necessário com o objetivo de ativar este tônus através de uma contração. Assim, o paciente terá através da percussão a conclusão de diversos outros tratamentos que foram feitos anteriormente.

Portanto, é importante se atentar que apesar de diversas técnicas de formas de agir, existem também uma ligação entre as manobras manuais e a diversidade de ações dentro da massoterapia que se encontram em vários momentos.

Outras informações sobre a massoterapia

Homem recebendo massagem nas costas.

A massoterapia conta com muitos benefícios que podem melhorar sua qualidade de vida e bem-estar, mas precisa ser executada da forma correta, com bons profissionais que terão a capacidade de entender o que cada pessoa precisa, suas necessidades completas e quais serão os tratamentos e massagens mais adequados para cada tipo de problema apresentado.

Sendo assim, é importante ter em mente estes pontos para encontrar um local de qualidade para buscar por este auxílio.Entenda a seguir mais alguns detalhes sobre a massoterapia que podem te ajudar!

Quando e para quem é indicada a massoterapia?

A massoterapia e suas técnicas é dedicada para todas as pessoas, não há uma restrição de fato. O único ponto que deve ser levantado a respeito deste aspecto é que existem algumas práticas que são mais indicadas para algumas pessoas enquanto não devem ser feitas por outras devido as formas que o processo é feito, por exemplo.

Por isso é tão importante buscar por um profissional que saiba direcionar cada pessoa ao que ela precisa e busca, tendo em mente quais são as práticas que cada pessoa pode contar, devido a questões de saúde e outros as aspectos.

Qual tipo de massoterapia escolher?

O tipo de massoterapia a ser escolhido é algo muito particular, e vai de acordo com o que o cliente deseja mas também a respeito do que ele precisa. Somente um profissional qualificado poderá responder esta pergunta de forma completa. Mas alguns direcionamentos podem facilitar este entendimento do que fazer.

Neste caso, explique para o profissional as suas dores físicas e os desejos que busca realizar com a prática das técnicas da massoterapia. Este profissional terá a capacidade de entender quais serão as massagens adequadas para o seu tipo de dor ou então necessidade física e estética.

Como fazer uma sessão de massoterapia?

A sessão de massoterapia, de acordo com a técnica adotada, funciona com toques em pontos estratégicos e específicos do corpo. O profissional terá a ciência de quais áreas podem estar causando determinadas dores ou então que estão sendo afetadas pelo estresse e ansiedade do cliente.

Assim, ele saberá o tipo de manobra manual que deverá ser empregado, se com menor pressão ou maior pressão, para aliviar as dores em questão. Sendo assim, a sessão é algo muito particular e bem específico de cada pessoa e suas necessidades. Mas o objetivo é sempre exercer estes toques em locais estratégicos para aliviar as pressões e tensões.

Dicas para fazer uma boa sessão

Para ter uma boa sessão com efeitos notáveis, o paciente além de procurar ajuda de um profissional de qualidade deve estar ciente de que ele também precisa relaxar e aproveitar o momento com a mente livre.

O melhor a se fazer para conseguir conquistar o relaxamento completo durante uma sessão de massagem é livrar a sua mente de pensamentos que podem causar qualquer tipo de irritação ou estresse, pois estes podem prejudicar os resultados da massagem. É preciso ficar com a mente livre de pensamentos ruins e tensos para que todo processo conte com um efeito positivo.

Preço e onde fazer uma sessão

Os preços podem variar muito de acordo com o tipo de massagem usado e também a sua finalidade. Os procedimentos podem ser feitos em geral em casas dedicadas a massoterapia e suas técnicas como também em clínicas de estética, como no caso da drenagem muito comum nestes locais.

Também é possível buscar por estas práticas em SPAs, e locais dedicados ao relaxamento de seus clientes de modo geral. Os valores variam muito, e existem práticas que partem de R$70 até R$180, mas também podem ser encontradas por valores mais altos do que estes. A drenagem por exemplo, pode ser encontrada entre R$40 e R$100.

Pontos negativos e contraindicações da massoterapia

De modo geral, a massoterapia não conta com pontos negativos a serem destacados. Algumas pessoas podem não encontrar o que esperam nas técnicas, de fato, mas elas são destinadas para objetivos específicos que serão cumpridos.

Neste caso, pode ser o caso de buscar por uma ajuda médica profissional para resolver questões como dores que não cessam, por exemplo. Não há nenhum tipo de contraindicação das técnicas da massoterapia, o importante é saber quais tipos de encaixam em seu problema de fato antes de iniciar o processo, mas como destacado, isso será orientado pelo profissional.

A massoterapia é uma técnica de massagem que possui inúmeros benefícios!

Homem recebendo massagem.

Para aproveitar todos os benefícios da massoterapia, se atente aos detalhes que foram descritos, dicas e formas de buscar pelos melhores profissionais que poderão te atender de uma forma completa e ampla.

Preze sempre por profissionais que possuam conhecimento amplo na área, pois estes terão a capacidade de te orientar de forma plena ao longo de todo o processo a respeito de qual técnica mais se encaixa em suas necessidades físicas e mentais.

Assim você poderá adquirir todos os benefícios da massoterapia e suas técnicas distintas, e terá uma qualidade de vida e bem-estar muito maior, sem dores, tensões e que também ajudarão a aliviar sintomas da ansiedade e estresse.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Pontos de acupuntura para ansiedade: pontos de pressão, benefícios e mais!

Pontos de acupuntura para ansiedade: pontos de pressão, benefícios e mais!

Em diferentes partes do corpo, o estímulo da acupuntura permite que a energia vital flua pelo corpo, evitando problemas de saúde. Saiba mais sobre!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.