Pontos de acupuntura para ansiedade: pontos de pressão, benefícios e mais!

Pontos de acupuntura para ansiedade: pontos de pressão, benefícios e mais!

Em diferentes partes do corpo, o estímulo da acupuntura permite que a energia vital flua pelo corpo, evitando problemas de saúde. Saiba mais sobre!


Você sabe quais são os pontos de acupuntura para ansiedade?

Mulher com agulhas de acupuntura no rosto.

A acupuntura, técnica milenar chinesa, é uma das terapias atualmente utilizadas por pacientes que fazem tratamento contra ansiedade por meio da medicina tradicional. Também pode tratar outros transtornos que comprometem o bem-estar mental, sendo depressão e dependência química exemplos. O uso das agulhas e sementes ajuda a equilibrar os pontos correspondentes.

Isso não significa que a acupuntura é suficiente como único meio de tratamento para a ansiedade. Por se tratar de uma questão de saúde complexa e ampla, a técnica pode perfeitamente ser usada em complemento às recomendações dos profissionais. Os pontos de pressão se relacionam a órgãos e meridianos que interferem no surgimento de possíveis sintomas de ansiedade.

Desse modo, o indivíduo consegue ter mais qualidade de vida e pode, dependendo do caso, diminuir as dosagens de medicamentos. Continue a leitura e saiba mais sobre a técnica, seus pontos, efeitos e indicações!

Entendendo mais sobre acupuntura e ansiedade

Mulher com agulhas de acupuntura no rosto.

A ansiedade é um transtorno que pode ter diversas causas. Para a medicina chinesa, trata-se de sinais físicos e emocionais que vêm de desequilíbrios energéticos nos meridianos do corpo. Por essa razão, é preciso que o profissional seja habilitado para a prática. Entender mais sobre a técnica e os sintomas da ansiedade ajuda a compreender como essas manifestações podem ser minimizadas. Siga a leitura!

O que é a acupuntura?

A acupuntura é uma forma de terapia alternativa que é utilizada e difundida nos mais diversos lugares do mundo. Segundo seus conceitos, a energia vital que flui pelo corpo, chamada Qi, precisa fluir de forma harmônica para que se tenha saúde. Quando essa energia fica congestionada em meio aos meridianos do organismo, os problemas surgem.

Dependendo da natureza do bloqueio energético, diferentes sintomas e doenças podem ser percebidos pelo indivíduo. De questões físicas a transtornos emocionais, o bem-estar passa a depender de ferramentas que possam reequilibrar o Qi, como a acupuntura.

Por fim, a causa do congestionamento energético pode variar, indo de herança genética ou traumas ao estresse do dia a dia.

Princípios da acupuntura

A terapia acupuntura, devido à sua origem chinesa, tem seus princípios fortemente vinculados às bases da medicina do país. Por isso, um dos princípios dela é a conexão entre doenças e o desequilíbrio energético do corpo. Na prática, isso significa que as manifestações físicas e emocionais que são vivenciadas pelos indivíduos têm origem em algo invisível, que é a energia vital que flui pelo organismo.

Do mesmo modo, a acupuntura funciona a partir do princípio de que cada sentimento está relacionado a um órgão. Desse modo, para tratar e minimizar desequilíbrios emocionais, os pontos de aplicação das agulhas são os das partes do corpo relacionadas à emoção sentida, como, por exemplo, os pulmões para tristeza.

Tal conexão entre órgãos e sentimentos tem origem em um princípio que faz parte da acupuntura, que associa partes do corpo a elementos da natureza. Os rins, por exemplo, relacionam-se à água e, posteriormente, à sensação de medo. A partir da observação de sintomas e do próprio aspecto dos pontos de aplicação, como as orelhas, o terapeuta consegue equilibrar a energia vital do ser.

Benefícios da acupuntura para ansiedade

Você sabia que o tratamento com a acupuntura consegue produzir respostas bioquímicas no organismo? Atuando no sistema nervoso, as agulhas estimulam a produção de hormônios e substâncias que ajudam a reequilibrar o indivíduo. No caso da ansiedade, os sintomas apresentados são o ponto de partida para a escolha dos pontos.

Isso porque a acupuntura, quando usada no combate ao transtorno, envolve a liberação de compostos que promovem mais bem-estar. Estes podem se relacionar à minimização de dores físicas ou trazer estímulo, como nos episódios de ansiedade com sinais de desânimo e depressão. Outro benefício é a promoção de mais calma ao indivíduo.

Principais causas da ansiedade

A ansiedade pode ter causas diversas e, muitas vezes, elas podem ser combinadas como fatores que desencadeiam sintomas e crises do transtorno. O componente genético é uma das possibilidades, aumentando as chances que o indivíduo tem de manifestar a ansiedade. Do mesmo modo, situações traumáticas podem se transformar em gatilhos para a ansiedade.

Desequilíbrios hormonais, traumas, questões físicas e episódios altamente estressantes podem contribuir negativamente para a saúde mental da pessoa. Assim, crises de ansiedade podem surgir.

Sintomas e cuidados com a ansiedade

Os sintomas percebidos por quem enfrenta crises ou episódios ocasionais de ansiedade se dividem em físicos e emocionais. No corpo, pode ocorrer taquicardia, falta de ar, aperto no peito, oscilações intestinais, dor de cabeça ou muscular, insônia, tremores, entre outros sinais.

Emocionalmente, o nervosismo é o principal sintoma da ansiedade. Porém o indivíduo pode vivenciar falta de concentração, agitação, medo, dificuldade de relaxar e preocupação excessiva com o futuro. A irritabilidade também é uma sensação comum.

Praticar exercícios, dormir bem e ter consciência dos próprios gatilhos são formas de cuidado. Em caso de crise, é importante se acolher e procurar um especialista e, caso o paciente faça acompanhamento, é necessário sempre seguir as recomendações profissionais.

Como funciona uma sessão de acupuntura para ansiedade?

As sessões de acupuntura para ansiedade funcionam como as demais, com a aplicação da técnica durante aproximadamente 30 minutos. Além das agulhas, o tratamento pode ser complementado com o uso da moxabustão, conhecida popularmente como moxa, que é como uma acupuntura sem agulhas. Com ela, o calor é aplicado na área a ser tratada, e ela pode ser usada contra sintomas físicos e emocionais.

Para tratar a ansiedade, são costumeiramente usados pontos em diferentes partes do corpo, oferecendo estímulos ao sistema nervoso. As agulhas, segundo a medicina chinesa, têm a função de promover o equilíbrio energético dos meridianos, para que o Qi flua livremente. Já a moxa, aplicada pontualmente, libera fluxos de energia acumulados que se transformam em doenças e problemas de saúde.

Pontos de acupressão para ansiedade

Mulher em sessão de acupuntura.

Os pontos de pressão da acupuntura, que também podem ser usados para acupressão com os dedos, seguem um mapa de correspondência energética. Assim, ao pressionar pontos específicos do tratamento contra a ansiedade, o indivíduo tem a ativação deles e a diminuição ou eliminação dos sintomas. A seguir, conheça alguns desses pontos!

Ponto do Portão Celestial

Na região da orelha, o Portão Celestial é um ponto muito utilizado nas práticas com agulhas. Quando se pensa em auriculoterapia, os diferentes pontos da orelha correspondem a diferentes órgãos, mas o Shen Men é ainda mais abrangente. Ele interfere nos sistemas e nas emoções humanas, o que justifica sua escolha como um dos locais estimulados para combater os sintomas de ansiedade.

Ponto Hegu

O conhecido ponto Hegu fica no topo de cada mão, entre os dedos polegar e indicador. Além da facilidade de realizar a pressão com os dedos, o uso de agulhas na região ajuda a aliviar dores físicas, particularmente na cabeça e no pescoço. Energeticamente, o estímulo ao ponto Hegu dissipa estresse e confusão mental, fazendo uma limpeza no indivíduo. Assim, o ponto ainda revitaliza o fluxo Qi.

Ponto Shen Men

O Shen Men é um ponto que se encontra logo abaixo da linha do punho, na lateral interna do braço, onde uma pequena depressão pode ser sentida. É uma área com diversas indicações, como insônia e palpitações, e combate a ansiedade. Seu estímulo promove o fluxo de energia nos meridianos do corpo e equilibra questões emocionais, além de acalmar.

Ponto do Grande Abismo

Logo abaixo do punho, na lateral do braço próxima ao dedo polegar, está o ponto do Grande Abismo. O ponto fica onde se sente uma pequena depressão, que pode ser massageada em tratamentos com acupressão. A área pode ser ativada com acupuntura, promovendo o alívio de sintomas de ansiedade, como palpitações e dor no peito, além de tratar o transtorno em si, em complemento a outras terapias.

Ponto da Fronteira Interna

O ponto da Fronteira Interna se localiza no braço, aproximadamente três dedos abaixo da linha do punho. Por ser uma área de fácil acesso, é amplamente utilizada em técnicas de acupressão, como o uso dos dedos para criar pressão e aliviar sintomas de ansiedade.

É um ponto que estimula a abertura do peito e permite que a energia flua livremente pelo tórax e também pelo coração, sendo indicado em casos de ansiedade e depressão. É uma região que também promove mais bem-estar, já que alivia dores físicas e minimiza quadros de náusea, por exemplo.

Ponto Shou San Li

O ponto Shou San Li é tradicional e fortemente relacionado à longevidade nos países da Ásia. No entanto, ele tem grande potencial para trazer sensação de relaxamento, sendo uma das áreas trabalhadas contra a ansiedade. A ativação do ponto ainda alivia o estresse, sintoma tipicamente presente em crises de ansiedade.

Sua localização é logo abaixo do joelho, quando coberto com a palma de uma das mãos. O Shou San Li é um ponto que estimula paz interior e tranquilidade.

Ponto dos ombros

A musculatura próxima aos ombros é uma das que mais acumula tensão no dia a dia e em episódios de ansiedade. Dos dois lados do corpo, o ponto se localiza imediatamente após o pescoço, no sentido de cada um dos ombros. Seu uso para acupressão deve ser feito com as pontas dos dedos, massageando a área.

A ativação do ponto do ombro, por liberar tensão e equilibrar a fluidez da energia, é bastante usada para aliviar estresse e dores de cabeça.

Ponto dos pés

Entre o primeiro e o segundo dedo do pé, aproximadamente dois dedos para cima, está o ponto dos pés. Essa é uma área popularmente trabalhada energeticamente, pois alivia dores físicas e melhora a qualidade do sono, aspecto fundamental em quadros de ansiedade. O transtorno, bem como o estresse, podem ser aliviados com o uso do ponto dos pés.

Outros pontos de acupressão para ansiedade

Agulhas de acupuntura em mão.

Um detalhe interessante sobre a acupuntura chinesa é a presença de pontos em diferentes partes do corpo. Embora as pessoas se lembrem costumeiramente das orelhas, existem diversas áreas que podem ser pressionadas para ativar respostas positivas no corpo. Na sequência, conheça outros pontos bastante utilizados contra a ansiedade!

Topo da cabeça

O VG20, ou ponto do topo da cabeça, é aquele que fica no meio do crânio, com a agulha posicionada exatamente na vertical. O estímulo no local por meio da acupuntura promove mais clareza mental, acalma as emoções e ajuda no tratamento dos sintomas de ansiedade. Também ocorre a melhora da concentração e da memória, aspectos importantes para quem sofre com o transtorno.

O ponto localizado no topo da cabeça é considerado o mais Yang de todo o corpo. Isso significa que é um estímulo fundamental para promover mais equilíbrio entre as duas polaridades, pois, quando ocorre o desequilíbrio, há a manifestação de doenças.

Meio da cabeça

Muito conhecido na acupressão e também na acupuntura, o ponto do meio da cabeça é um dos que são utilizados para aliviar quadros de ansiedade e depressão. Há diversos pontos no couro cabeludo que proporcionam resposta positiva a sintomas de desequilíbrio físico e emocional, e o tratamento se dá da mesma forma que em outras áreas.

Quando pressionado, ajuda a calmar a mente e os sentimentos. Fica localizado em quatro pontos próximos ao topo da cabeça, em direção às duas laterais, à frente e à parte de trás.

Meio da testa

O ponto do meio da testa, conhecido como Yintang, fica exatamente entre as sobrancelhas. É uma região muito utilizada no tratamento da ansiedade, já que seu estímulo é muito funcional para acalmar a mente, além de diminuir as dores de cabeça e a tontura, que são sintomas comuns aos pacientes. O meio da testa ainda é um ponto que equilibra o fluxo energético do sono.

Seus benefícios são destacáveis, porque aliviam a ansiedade e combatem sintomas variados de confusão mental, promovendo mais bem-estar e qualidade de vida.

Região do buço

O ponto que fica entre o nariz e o lábio superior é um dos que mais são trabalhados por meio da acupuntura e, ainda, das técnicas de acupressão. Com as agulhas ou pontas dos dedos, é uma região que, quando estimulada, promove mais ânimo e acalma a mente do indivíduo que sofre com crises de ansiedade. Além disso, ajuda a aliviar os sintomas típicos do transtorno.

Ativar o ponto da área do buço ainda estimula o equilíbrio da energia vital, Qi, que passa a fluir de maneira harmônica pela parte central do corpo.

Parte superior do queixo

O rosto não permite apenas a aplicação da acupuntura com finalidades estéticas, embora ela seja bastante lembrada. Na parte superior do queixo, a área a ser trabalhada fica logo abaixo do lábio superior. Esse ponto facilita o fluxo energético do centro do corpo e desobstrui acúmulos de energia que causam sintomas de ansiedade.

O ponto da parte superior do queixo é muito utilizado em práticas como o EFT, que promove liberação energética sem o uso de agulhas. Para casos de ansiedade, é um estímulo que traz bem-estar.

Região inferior da clavícula

Na região inferior da clavícula, bem no centro e antes da primeira costela, fica o ponto que ajuda a reduzir os sintomas da ansiedade. Sua ação é diferente de outros pontos, já que ele energiza o corpo todo e revigora o indivíduo. Trabalhando em conjunto com outras áreas e terapias, é um ponto que traz mais bem-estar.

Meio do peito

A região do meio do peito pode armazenar energia estagnada, o que pode trazer sentimentos de angústia e dificuldade de interação. Entre os mamilos, fica localizado o ponto que pode ser estimulado com acupressão e acupuntura, aliviando estresse e permitindo que a energia Qi flua. Por ser um local relevante para as emoções, é usado como um dos pontos contra a ansiedade e seus sintomas.

Pescoço

No pescoço, existem dois pontos que podem ser estimulados a fim de minimizar sintomas de ansiedade no indivíduo. Eles ficam localizados no início da coluna cervical, um de cada lado, e podem ser ativados com agulhas ou outras técnicas. São pontos que costumam acumular tensão, o que compromete a fluidez energética do corpo e desencadeia problemas de saúde.

Vale destacar que a acupuntura ajuda também a melhorar a circulação de sangue nos locais onde a terapia é conduzida. Na prática, isso significa que há mais relaxamento para o paciente, o que colabora para uma sessão mais eficiente contra a ansiedade.

Região lombar

A aplicação das agulhas de acupuntura na região da coluna lombar promove grande relaxamento em quem realiza a sessão. Trata-se de uma área que costuma ficar enrijecida e pode causar dor a quem apresenta crises de ansiedade, especialmente nos casos de tensão no corpo como um todo. Ao ativar esse ponto, é possível eliminar bloqueios energéticos no local.

Muitas pessoas imaginam que os pontos nas costas funcionam apenas para tratar desconfortos na própria região, o que não é verdade. O importante é desobstruir os pontos onde a energia precisa fluir para trazer mais calma e relaxamento, como na lombar.

Outras informações sobre a acupuntura

Mulher com agulhas de acupuntura no rosto.

Muitas pessoas têm dúvidas antes de começarem o tratamento com a acupuntura. Além do uso de agulhas, as sementes podem ser mantidas nas orelhas por alguns dias, a fim de potencializarem a pressão nos pontos. No entanto, o protocolo da acupuntura depende da necessidade de cada pessoa, sendo uma terapia individual e que pode ser combinada a outras. Saiba mais a seguir!

Para que serve e para quem é indicada a acupuntura?

Entre as principais aplicações da acupuntura, destaca-se o uso das agulhas para combater dores e questões emocionais e para emagrecer. A técnica chinesa é ideal para quem sofre com doenças respiratórias, gástricas e ortopédicas, e até para promover melhoria na qualidade do sono. A acupuntura auxilia processos de cicatrização do corpo e pode também ser usada com finalidades estéticas.

A acupuntura é indicada para qualquer paciente, independentemente de sua faixa etária, gênero ou condição de saúde. Mesmo indivíduos plenamente saudáveis e sem sintomas podem sentir os benefícios da técnica, que promove mais bem-estar.

Quantas sessões são necessárias para o tratamento de ansiedade?

Não é possível determinar a quantidade específica de sessões necessárias para os tratamentos contra ansiedade. A avaliação do paciente é primordial, assim como o levantamento de seu histórico, das causas e da intensidade dos sintomas. De modo geral, a terapia é aplicada uma vez por semana, com duração a critério do profissional responsável.

Porém, para bons resultados, um mínimo de 10 sessões é recomendado.

Dicas para fazer uma boa sessão de acupuntura

Para aproveitar ao máximo a sua sessão de acupuntura, o primeiro passo é relaxar. Procure pensar em situações agradáveis e evite o uso de celulares, bem como falar alto ou conversar sobre temas que possam causar agitação. Energeticamente, também é indicado fazer uma refeição leve e não consumir bebidas alcoólicas, além de não realizar esforço físico excessivo. Use roupas confortáveis.

Preço e onde fazer uma sessão

O tratamento com acupuntura está disponível em todo o Brasil, fazendo parte das terapias que integram o Sistema Único de Saúde (SUS). Logo, ela pode ser feita em diferentes centros de saúde, como hospitais, além de clínicas e espaços dedicados a terapias alternativas. Os profissionais precisam ter habilitação e podem ser especializados em variados segmentos de aplicação, como saúde mental.

Os preços variam dependendo do especialista e do local, indo de R$ 50 até mais de R$ 200 por sessão.

Outras estratégias para controlar a ansiedade

De fato, a acupuntura representa uma ferramenta eficaz contra a ansiedade. Sua capacidade de atingir aspectos profundos do ser atua diretamente nos gatilhos para os sintomas, e abordar outras estratégias torna o tratamento mais funcional.

Assim, recursos como aromaterapia, yoga, meditação e outros, além das terapias tradicionais, são parte do cuidado. Saiba mais a seguir.

A importância da combinação de terapias

Combinar diferentes terapias é uma das formas mais eficientes de combater problemas como a ansiedade. Devido à sua ampla variedade de sintomas e fatores que os desencadeiam, associar variados componentes terapêuticos potencializa a minimização dos sinais apresentados. Além disso, quando bem conduzido, o processo se torna mais abrangente e capaz de proporcionar mais qualidade de vida.

Podem ser combinadas terapias alternativas, como acupuntura, meditação e homeopatia, além da psicoterapia. Tratamentos complementares devem sempre ser realizados com a supervisão de um especialista.

Aproveite os benefícios da acupuntura para ansiedade!

Homem com agulhas de acupuntura na rosto.

As sessões de acupuntura contra a ansiedade se baseiam no equilíbrio da energia que flui pelo corpo. Ao curar os desequilíbrios energéticos do indivíduo, a técnica promove mais saúde e bem-estar. Segundo a medicina chinesa, esse é o ponto de partida para o surgimento de doenças e sintomas, sejam eles físicos, mentais ou emocionais.

A acupuntura é uma terapia amplamente indicada para os mais variados públicos. No caso específico da ansiedade, ela ajuda a controlar os sintomas de quem passa por períodos de manifestações físicas e emocionais do transtorno, além de pacientes em tratamento. Em todos os casos, as recomendações dos especialistas devem ser seguidas, podendo ser aliadas à prática da acupuntura.

Para aproveitar os benefícios, procure um profissional habilitado e faça uma avaliação. A partir dessa etapa, o terapeuta consegue aplicar as agulhas nos pontos onde se percebe o desequilíbrio, promovendo melhoria nos sintomas da ansiedade.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.