Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Índice

Conheça as principais posturas de yoga!

Mulher fazendo Yoga.

A prática do yoga é muito antiga e oferece diversos benefícios para a saúde de um modo geral, tanto da física como também a mental. Alguns dos principais pontos a serem destacados a respeito da prática do yoga no dia a dia é o fato de que este fará com que você obtenha mais força e flexibilidade.

Além de trazer alguns outros efeitos para a sua vida, como equilíbrio, alívio de estresse e também pode beneficiar a cura de várias doenças. Dentro da prática do yoga existem vários métodos que são aplicados, como meditações e exercícios que incentivam o corpo e a mente.

As formas de meditar e se exercitar variam de acordo com os objetivos e as posturas usadas. Para os que estão interessados em inserir esta prática saudável em seus dias, é indicado que comecem conhecendo um pouco mais das posturas mais comuns e simples para os iniciantes para que possam avançar.

Veja mais sobre as posturas do yoga!

Entendendo mais sobre o yoga

Mulher fazendo yoga na montanha.

Antes de começar a praticar o yoga, é válido que se conheça um pouco mais de sua história, objetivos e as mudanças também pela qual a prática passou ao longo dos anos, mas mantendo seus principais focos.

O yoga pode beneficiar vários aspectos da vida, como a saúde física e mental, e funcionará de acordo om a busca do praticante. Os benefícios podem ser sentidos ao longo do processo, como melhorias no aspecto mental, físico e até mesmo espiritual.

Saiba mais sobre os benefícios e práticas do yoga!

Origem e história

A origem do yoga e toda sua filosofia possui registro na Índia, onde a prática cada vez mais se tornou algo presente na cultura da localidade, iniciando há cerca de 5 mil anos atrás.

Nos tempos atuais é conhecido não somente como uma prática que visa melhorias pra a saúde, como também é adotado como um estilo de vida para muitas pessoas que se iniciam no yoga.

O trabalho desenvolvido dentro do yoga liga o corpo e a mente ao mesmo tempo. Não há uma definição clara na história que demonstre com exatidão os criadores e outros detalhes a mais a respeito da prática, mas existem algumas visões a respeito desta, de que teria sido criada por Shiva.

Pra que serve e como funciona?

O Yoga serve para trazer uma qualidade de vida muito maior em vários sentidos, visto que une a mente e o corpo físico de modo geral, até mesmo aspectos espirituais podem ser levados em consideração dento das práticas de yoga.

Serve para trazer um equilíbrio maior para o corpo e para a mente, aliviando dores causadas pelo estresse, adicionando mais flexibilidade ao corpo e também por ser um excelente auxiliar para ajudar em processos de cura de doenças. São feitos alongamentos e posturas distintas que podem beneficiar o corpo de diversas formas.

Benefícios do yoga

Os benefícios do yoga podem ser sentidos logo quando a prática é iniciada, pois tem como objetivo trazer alívios para as dores tanto do corpo como da mente, trabalhando os dois de forma unificada.

Alguns dos pontos a serem destacados em relação a saúde física é o fato de que as práticas do yoga beneficiam os que sofrem de dores nas costas, ansiedade, estresse e outras questões, trazendo um alívio físico e um controle muito maior para as pessoas que possuem rotinas cansativas.

Benefícios mentais e emocionais

No quesito mental e emocional o yoga é altamente indicado para trazer mais controle das ações, aliviando estresses e ansiedades.

As pessoas que sofrem com estes problemas de forma rotineira em suas vidas se beneficiam da prática, pois conseguem assim exercitar algumas ações que podem trazer um sensação de bem-estar muito maior, com técnicas de respiração profunda, para trazer à consciência aspectos que acabam sendo sufocados pela ansiedade e problemas cotidianos.

Benefícios físicos

Em relação a questões físicas, o yoga traz em suas práticas novas formas de transformar o seu corpo com ações que vão evoluindo a medida que o praticante se sentir apto para tal.

Pois as posições e posturas que são usadas no yoga fazem com que este conte com maior flexibilidade a medida que for avançado no processo, controle da respiração e também consciência de suas capacidades corporais para que assim possam conseguir um controle maior na hora de realizar os procedimentos para que sejam de forma equilibrada e segura.

Tipos de posturas de yoga

Mulher fazendo Yoga no mar.

O yoga trabalha vários aspectos do corpo, e portanto existem posturas que podem ser feitas de formas distintas que beneficiarão áreas específicas.

Existem posturas que são feitas em pé, poses de equilíbrio, e outras tantas outras práticas dentro do yoga que podem ser usadas e desenvolvidas a medida do processo de acordo com os objetivos do praticante. Conhecer estas posturas facilita para que o processo seja mais simples e com uma evolução constante.

Veja a seguir!

Posturas em pé

Entre as várias opções de posturas que são usadas no yoga, a prática pode ser feita também com poses que são realizadas em pé.

O objetivo destas é construir mais força e equilíbrio, além de também beneficiar para que o praticante adquira um pouco mais de consciência corporal, a respeito da forma como seu corpo irá agir diante das poses em questão, quais são seus limites e outros aspectos.

Algumas das poses mais importantes do yoga inclusive são feitas em pé, que garantem mais força para a parte inferir do corpo e aumentam a flexibilidade dos quadris.

Poses de equilíbrio

As poses de equilíbrio no yoga, como o próprio nome sugere, elas servem para trazer mais força para o corpo, dando a ele equilíbrio suficiente para que outras atividades sejam exercidas de forma plena.

Estas poses são importantes inclusive para adquirir mais controle dos músculos de modo geral. As poses de equilíbrio também serão importantes para que os praticantes busquem uma maior estabilidade mental também ao longo dos processos que serão desenvolvidos dentro da yoga.

Backbends

A poses chamadas backends são importantes para acessar algumas áreas de grande valor, não somente físicas, mas também mentais. Estas poses trazem grandes benefícios para a questão emocional.

Pois de acordo com que as flexões são realizadas haverá assim uma abertura do tórax capaz de estimular o chakra do coração dando a oportunidade de que sejam liberadas emoções que foram armazenadas, como medo, raiva, frustação, tristeza e outras. Também poderão ser liberadas emoções positivas, como alegria e amor.

Posturas sentadas

As posturas sentadas servirão para dar mais flexibilidade e também serão importantes para os iniciantes logo no processo onde conhecerão mais a fundo as técnicas do yoga.

Isso, pois estas poses são mais simples de serem executadas do que as que são feitas em pé, que necessitam de uma prática maior e estabilidade para que sejam realizadas de fato.

Estas poses ajudam a entender também mais a respeito da musculatura de cada um, e permitem que haja um alongamento destes músculos de forma gradual.

Posturas de repouso ou supino

As poses de repouso como o nome já sugere são importantes para o descanso. Elas podem ser feitas inclusive contando com o apoio de um parceiro que poderá auxiliar no processo e ambos irão se beneficiar dos efeitos.

Desta forma, o repouso também da possibilidade de que o praticante interaja com sua energia e do parceiro trazendo um descanso mais dinâmico ao longo do processo de aprendizagem das demais poses.

Posturas de yoga para iniciantes

Mulher fazendo pose iniciante de Yoga.

Apesar de ser uma prática que traz muitos benefícios para a vida de modo geral, o yoga não é fácil como a maioria das pessoas pode imaginar erroneamente. Algumas poses e técnicas exigirão muito tanto do seu físico como em aspectos mentais, por isso é muito válido que se desenvolva aos poucos, aprendendo técnicas, poses e outros detalhes de forma gradual.

Para os iniciantes algumas poses são mais recomendadas para que aprendam aos poucos e possam se desenvolver positivamente.

Conheça algumas poses para iniciantes!

Shavasana - postura do cadáver

Essa é uma postura muito usada para inserir novos praticantes no yoga pois não exigirá muito destes. Conhecida também como postura do cadáver, apesar de seu nome curioso há um motivo para isso: ela é feita deitada.

Assim, é uma posição muito versátil que dá diversas possiblidades para os praticantes se inserirem no mundo do yoga, pois pode ser feita até mesmo antes de dormir. Um dos objetivos principais desta pose é inclusive para que pensamentos ruins sejam afastados para um boa noite de sono.

Tadasana - postura da montanha

A postura da montanha também é uma excelente forma de praticantes de yoga iniciantes começarem a entender as técnicas contidas nesta prática antiga. Esta é uma pose indicada para ser usada logo pelas manhãs, pois ela traz grandes benefícios para a saúde.

Alguns pontos importantes que ela poderá beneficiar são as mãos, costas e coluna, mas o corpo inteiro poderá ser impactado por esta postura de alguma forma. Ela é recomendada inclusive para pessoas com má postura, pois provoca a correção desta.

Uttanasan - postura da flexão para frente

Uma pose um pouco mais diferenciada das demais, onde os iniciantes poderão aprender um pouco mais do yoga e se esforçarão buscando pela evolução na prática.

Neste caso, a flexão para frente é usada com o objetivo de aliviar os estresses e pode beneficiar as pessoas que sofrem com ansiedade. É uma postura de muito poder, que traz sensações positivas, alívio para os músculos e também para os tecidos conjuntivos, evitando até mesmo dores musculares.

Utkatasana - postura da cadeira

A postura da cadeira por sua vez tem como objetivo auxiliar no alongamento do corpo, mas também auxilia trazendo alívios mentais para os praticantes.

A finalidade desta postura para os iniciantes é garantir que estes poderão ao longo dos processos do yoga contar com maior flexibilidade para que assim possam evoluir e mudar para posturas mais avançadas, Alguns pontos fortalecidos por esta postura são panturrilhas, tornozelos, coxas, joelhos e ombros.

Adho Mukha Svanasana - postura do cachorro olhando para baixo

A postura do cachorro olhando para baixo também é muito recomendada para os iniciantes no yoga, pelo fato de que ela serve como transição de algumas posturas para outras.

Além disso, ela é tida como sendo um bom descanso ao longo destas transições para que os praticantes possam adquirir maior flexibilidade e força em seus membros para que continuem a realizar as demais posturas em seguida. Os benefícios desta postura ajudam a energizar o corpo e a mente de modo geral.

Trikonasana - postura do triângulo

A postura do triângulo tem como objetivo principal fortalecer os músculos. Este é um exercício de yoga muito bom para os iniciantes que possuem ainda pouco conhecimento.

Inclusive, é uma postura altamente indicada para mulheres grávidas, pois ajuda a reduzir a pressão arterial e estresse para que as funções sanguíneas sejam desenvolvidas no corpo de uma forma melhor. Beneficia também o equilíbrio e a concentração do praticante para que este possa continuar os demais exercícios.

Vrksasana - postura da árvore

A pose da árvore é importante para o aspecto físico e mental dos praticantes iniciantes. Isso, pois ela traz muito mais equilíbrio nos dois sentidos. É usada para adicionar estabilidade e energizar os praticantes ao longo do processo.

Este nome vem do fato de que este equilíbrio proporcionado pela postura em questão se assemelha ao efeito de um raiz, dando mais firmeza e estabilidade para os praticantes. Este é um processo importante para que outros exercícios mais difíceis sejam desenvolvidos no futuro.

Baddha Konasana - postura do trono

Esta postura é usada para promover a abertura dos quadris, em geral, o objetivo dela é aliviar dores nesta região como problemas que aparecem no ciático, causando a inflamação neste nervo que pode provocar dores muito intensas.

Assim, esta prática é desenvolvida para trazer um maior alívio para as pessoas que sofrem com dores na região dos quadris, e é feita para trazer alívio também à lombar. Em alguns casos, a prática é feita com o uso de um cinto de yoga para maior abertura do quadril.

Setu Bandha Sarvangasana - postura da ponte

Para poder dificultar um pouco maios para os iniciantes, mas ainda mantendo um ritmo mais tranquilo para que possam assim se desenvolver, a postura da ponte é uma forma de trazer mais fortalecimento para as pernas.

Esta é uma postura indicada para as pessoas que buscam fortalecer o seu equilíbrio de modo geral começando pelas pernas. Ela pode beneficiar alívios nas costas, pernas, pescoço e também para o peito. Esta pose também fornece aos praticantes um poder de balanceamento muito grande.

Paschimottanasana - postura da pinça

A postura de pinça é indiada para os iniciantes pois não é necessário muita desenvoltura ainda para tal. Ela é importante para fornecer o alongamento do corpo todo, da cabeça até os calcanhares.

Desta forma, pode ser usada antes de iniciar exercícios mais avançados para que o corpo fique aquecido para tal. Inclusive, esta é uma postura muito positiva para que as mulheres usem após o parto, pois ela conta com efeitos que podem tonificar os órgão pélvicos.

Matsyendrasana - postura senhor dos peixes

A postura senhor dos peixes é conhecida por melhorar a saúde dos pulmões. Isso, pois a forma como ela é executada aumenta para que haja um suprimento maior de oxigênio para o órgão em questão, e consequentemente poderá beneficiar as pessoas que sofrem com problemas respiratórios.

Além disso, também adiciona muito mais flexibilidade para as funções das vertebras da coluna. Esta postura pode trazer também benefícios para os que sofrem om diabetes, problemas de articulações no quadril.

Posturas de yoga para praticantes intermediários

Homem fazendo pose intermediária de Yoga.

Para os praticantes de yoga que já conhecem algumas posturas e formas de se desenvolver, é possível que avancem para posturas mais complexadas e que irão exigir mais de seus corpos.

Neste caso, as posturas indicadas para os que estão em um nível intermediário contarão com uma dificuldade maior na execução, mas são igualmente importantes e positivas para o bom desenvolvimento das técnicas contidas no yoga.

Confira algumas técnicas para praticantes intermediários!

Kumbhakasana - postura da prancha

A postura de prancha é uma das mais comuns para as pessoas que estão avançando nas ténias do yoga. Ela traz uma preparação a mais para os braços, além de trazer consigo um fortalecimento da força interior de cada um e a busca pelo equilíbrio espiritual também muito presente neste processo.

Uma das finalidades desta postura é garantir que os praticantes poderão ganhar músculos mais fortalecidos na região abdominal. Por fim, ela provoca também um alongamento de corpo inteiro como efeito.

Urdhva Mukha Svanasana - postura do cachorro virado pra cima

A postura do cachorro virado para cima é muito comum, e aprendida logo no início da transição da prática de iniciantes para intermediários na yoga. Ela é muito importante e conta com efeitos e benefícios de fortalecimento para corpo e mente.

Um dos pontos mais trabalhados por esta pose de yoga é o peito, que contará uma abertura e alongamento maior neste processo, portanto, a coluna será muito beneficiada por este tipo de atividade.

Ardha Chandrasana - postura da meia lua

Os benefícios da postura meia lua são buscar pela calma, quietude e concentração dos praticantes de yoga. Este tipo de exercício tem como objetivo central provocar este tipo de sensação de calmaria para que estes possam ir em busca de um equilíbrio maior tanto físico como também mental.

Ela provoca um fortalecimento físico do tornozelos, abdômen, pernas, quadril e também da coluna. Além de alongar áreas como virilha e pernas de modo geral.

Ardha Halasana - postura do meio arado

Esta posição, do meio arado, é muito semelhante a outras mas conta com objetivos bem específicos. Ela promove o fortalecimento da área abdominal do corpo. Estimula também para que órgãos que ficam nesta região sejam beneficiados, como os que podem causar constipação.

Por isso ela é altamente indicada para as pessoas que sofrem com estes problemas intestinais, pois poderá provocar uma movimentação mais intensa desta região para trazer alívio.

Virabhadrasana - postura do guerreiro

A postura do guerreiro é uma das mais comuns do yoga, o seu nome vem claramente da forma como ela é realizada onde há esta ação de como se estivesse em uma defensiva diante de um ataque.

O objetivo da postura é trazer benefícios como flexibilidade para o corpo e fortalecimento das pernas e braços, é positiva para as mulheres grávidas, para que se mantenham ativas neste processo da gestação.

Parsvottanasana - posição de alongamento lateral intenso

Esta é uma pose de alongamento, como seu próprio nome sugere. O que também é destacado pelo seu nome é o fato de este ser executado de uma forma mais intensa, por isso é indicado para os praticantes que se encontram em um nível intermediário.

Isso também pelo fato de que ela exigirá mais equilíbrio destes, para que seja feita da forma correta. Esta pose fornece muitos benefícios energéticos e fortalecimento físico também, para garantir mais equilíbrio para as costas por exemplo.

Ardha Pincha Mayurasana - postura do golfinho

Conhecida como postura do golfinho, esta pose no yoga é importante para aliviar dores que são causadas pela compressão.

Em geral, este é um exercício que beneficia regiões como as vertebras, portanto pessoas que sofrem com dores muito intensas nas costas por passarem muito tempo sentado devido a trabalho e outras atividades, podem se beneficiar deste tipo de exercício para trazer mais alívio. A sensação de descompressão pode ser sentida imediatamente quando o exercício é executado.

Dhanurasana - postura do arco

Para o fortalecimento de tornozelos, coxas e virilha o mais indicado para os praticantes intermediários de yoga é que utilizem da postura do arco. Ela também pode ajudar a aliviar dores abdominais e fortalecer esta região.

Os benefícios desta postura são sentidos também na coluna, trazendo um alívio maior para tensões nesta área. As pessoas que sofrem com problemas em órgãos como rins, fígado, pâncreas e intestino também podem adquirir muitas melhorias com esta prática.

Ushtrasana - postura do camelo

A postura do camelo vem para aliviar dores nas costas e beneficiar para que haja uma circulação sanguínea mais favorável. Também são trazidos benefícios para a mente, que promovem o relaxamento.

Os que lidam com questões envolvendo o sistema respiratório podem se utilizar desta postura também para adquirir melhorias neste sentido, pois ela promoverá uma ação que promove melhorias quanto a respiração. Outro efeito sentido com esta pose é a redução de gorduras no corpo.

Vasisthasana - posição de prancha lateral

A prancha lateral é uma posição mais complicada de ser realizada, por isso é indicada que seja iniciada somente quando se tem um nível maior, no caso no intermediário.

Assim, os praticantes já possuem uma estabilidade maior para que consigam executar o exercício em questão, que exige força dos braços e do tronco. Este exercício traz fortalecimento principalmente para a parte superior do corpo, e é importante para garantir mais equilíbrio também.

Uttanpadasana - pose da perna levantada

A posição conhecida como perna levantada no yoga é benéfica para as pessoas que sofrem com dores nas costas e também de problemas estomacais.

A forma como ela é executada traz um relaxamento maior para as costas, alongando estas da forma correta e garantindo assim um alívio e descompressão da região. Pode ser feita levantando uma perna de cada vez, ou as duas ao mesmo tempo, dependendo dos objetivos do praticante.

Posturas de yoga para praticantes avançados

Mulher fazendo pose avançada de Yoga.

Os praticantes de yoga que se encontram encaminhando para um avanço maior quanto as posturas que serão adotadas em suas práticas, podem conhecer um pouco mais a respeito das poses que são adotadas neste sentido antes que se iniciem, se informando sobre seus benefícios, ações no corpo e outros pontos.

A seguir, veja algumas das principais posturas que podem ser adicionadas em sua rotina de yoga ao chegar ao nível avançado.

Veja em detalhes!

Naukasana - postura do barco

A postura do barco é muito mais intensa do que outras práticas que são vistas nos níveis iniciante e intermediário. Ela exigirá que os praticantes já possuam um pouco mais de fortalecimento dos braços e pernas para que consigam se manter da forma indicada.

Esta postura traz benefícios para o pulmão, fígado e também para o pâncreas. Outro ponto importante a se destacar é que esta é uma postura que promove melhorias na circulação sanguínea.

Uttitha Hasta Padangustana - postura do pé com a mão estendida

Conhecida por esticar ao mesmo tempo várias partes do corpo, a postura do pé com a mão estendida beneficia as pessoas que sofrem com dores em regiões como lombar, quadris, pernas e mãos.

Ela realiza uma verdadeira massagem nestas áreas do corpo a medida que o alongamento é realizado. Portanto, é uma pratica que exigirá um controle maior da postura do corpo, mas que trará benefícios diversos para várias áreas ao mesmo tempo.

Garudasana - postura da águia

A postura da águia é utilizada somente com os praticantes do nível avançado pois estes possuem já a estabilidade e equilíbrio do corpo necessário para que possam se manter desta forma, visto que há uma exigência muito grande das pernas e do tronco para que consigam se manter nesta pose.

Apesar disso, ela promove uma flexibilidade muito grande para a coluna, alivia dores no abdômen e também deixa a região lombar muito mais fortalecida.

Bakasana - postura do corvo

Entre as melhorias que a postura do corvo pode oferecer para o seu corpo e mente, um dos maiores feitos dela é o fato de que garante uma efeito importante e muito positivo no foco.

Esta é uma postura que faz com que os praticantes desenvolvam um foco muito maior a respeito de vários aspectos de seus corpos. A postura do corpo é capaz também de adicionar mais força para a parte superior do corpo, em especial os braços que se tornam muito mais fortalecidos.

Urdhva Dhanurasana - postura da roda

A postura da roda é uma das mais intensas do yoga. Ela exige que os praticantes tenham muito controle e força em seus braços para que seja bem executada. Estimula o sistema energético, nervoso e endócrino de forma muito positiva.

Além disso, também promove uma expansão da caixa torácica e faz com que os músculos se tornem mais elásticos e fortes ao mesmo tempo. Outro benefício desta postura pode ser sentido na coluna, que se tornará muito mais flexível para outros exercícios.

Adho Mukha Vrksasana - posição parada de mão na parede

Esta é uma posição que promove equilíbrio para os calcanhares, e a mão parada faz com que haja mais estabilidade para que esta pose seja mantida por mais tempo.

Os benefícios desta pose podem facilitar a vida de pessoas que sofrem de dores nos ombros, braços e pescoço. Este exercício trabalhará de modo geral os músculos da parte superior do corpo, deixando estes mais fortalecidos, inclusive os pulsos devido a forma como estes são usados para que a posição seja mantida.

Shirshasana - postura invertida sobre a cabeça

A prática da postura invertida sobre a cabeça é indicada para as pessoas que estão em nível mais avançado no yoga pela dificuldade de se manter ereto como o exercício pede sem que corra riscos de acidentes pela falta de prática e equilíbrio.

Assim, os que se encontram neste nível conseguem ter muito mais estabilidade para que possam se desenvolver de modo geral. Esta postura aumenta a circulação sanguínea e também ajuda pessoas que sofrem com dores de cabeça constantes.

Salamba Sarvangasana - suporte de ombro

Como o próprio nome sugere, esta pose da mais suporte para os ombros, desta forma promove um fortalecimento das partes superiores do corpo de modo geral. É uma postura invertida que permite que os praticantes possam alongar mais os músculos da região da coluna e também da parte abdominal do corpo.

A prática traz melhorias importantes para estas regiões, e também pode beneficiar alguns outros pontos, como estimulação da glândula da tireoide.

Outras informações sobre o yoga

Mulher fazendo pose de Yoga.

A prática do yoga é muito antiga e ao longo dos anos tem mudado e trazido novas formas de enxergar os efeitos destes exercícios que não somente beneficiam o corpo, como também faz com que seus praticantes entrem em contanto profundo com suas mentes e espiritualidade.

Estes são alguns pontos que fazem com que o yoga seja um exercício mais completo, pois trata de modo geral o corpo e a mente.

Conheça mais alguns detalhes sobre o yoga a seguir!

Principal diferença entre o yoga e as outras atividades físicas

O diferencial do yoga em relação a outros tipos de exercícios físicos é justamente o fato de que dentro da prática são usados métodos importantes que não somente irão fortalecer o corpo físico como trarão também melhorias direcionadas para o mental e espiritual. Sendo assim, é uma prática para as pessoas que buscam uma forma de unir estes dois aspectos e trazer melhorias para diversos campos distintos de suas vidas.

Qualquer pessoa pode praticar yoga?

A prática do yoga é muito democrática, este é um dos princípios que são destacados pelas pessoas que promovem estes exercícios mentais, físicos e espirituais. Desta forma, todas as pessoas que desejarem podem participar de práticas de yoga desenvolvendo habilidades distintas no processo.

O importante é que ao decidir praticar o yoga esteja ciente de que é algo que irá exigir muita persistência, portanto é indicado para as pessoas que querem viver experiências diferentes e que buscam por uma evolução constante.

Como começar a praticar yoga

Pra começar a prática de yoga é indicado que os iniciantes desenvolvam uma rotina para que os exercícios façam parte de seus dias de modo geral.

Assim, é importante que encontrem ambientes seguros, tranquilos e que promovam a paz necessária para que os exercícios tragam benefícios não somente para o corpo, mas para a mente. É importante ter uma regularidade nos exercícios também, pois é uma evolução constante.

Precauções e contraindicações do yoga

Alguns dos principais cuidados e recomendações que devem ser feitos e reforçados ao iniciar a prática do yoga é de que o tempo de cada um seja respeitado. Como o yoga busca por um crescimento e avanço constante, é importante que não se tenha pressa.

A evolução será gradativa e com cuidado para que não também não existam riscos à saúde física. Os exercícios podem ser intensos em alguns casos, e se mão executados poderão causar malefícios. Desta forma, respeite seu corpo, vá com calma e segurança.

Evolua no yoga e aprenda cada vez mais as posições!

Duas mulheres fazendo Yoga.

O yoga é uma prática transformadora e que pode trazer muitos benefícios para a saúde tanto física como mental, por isso é importante aprender a cada dia desenvolver novas habilidades e adquirir cada vez mais conhecimento a respeito de posturas, exercícios e novas práticas que podem ser adicionadas ao seus dias.

Aprenda posições novas a medida que se sentir preparado, respeitando seu tempo e também a forma com o seu corpo reage a cada exercício. Não esqueça de desenvolver uma boa rotina para que os exercícios conquistem seus objetivos, estabeleça horários regulares e que farão a diferença para o seu cotidiano.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.