O que é Acupuntura? Princípios, tipos, indicações, benefícios e mais!

O que é Acupuntura? Princípios, tipos, indicações, benefícios e mais!

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa para a cura de várias doenças, sem que haja dor, contraindicação ou efeitos colaterais nocivos ao seu corpo.


Considerações gerais sobre a acupuntura

Mulher fazendo acupuntura.

A acupuntura é um conjunto de técnicas que tiveram origem na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) há cerca de cinco mil anos. É um processo de intervenção que se baseia no entendimento milenar chinês, que afirma ser o corpo humano um sistema energético integrado, que os orientais chamam de energia vital (Qi).

Em 1810 os primeiros imigrantes chineses começaram a praticar as técnicas, mas somente entre eles. Apenas em 1958 um fisioterapeuta de nome Friedrich Spaeth, começou a utilizar e ensinar a acupuntura no Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje a técnica já é reconhecida no Brasil como um método alternativo de medicina.

A acupuntura conta com milhões de adeptos pelo mundo e os seus resultados não são mais passíveis de contestações, pois são largamente comprovados. Você vai ficar sabendo tudo sobre a acupuntura incluindo os fundamentos, aplicação e indicação de tratamento, ao concluir a leitura deste artigo.

Princípios da Acupuntura, Teoria dos 5 movimentos e aplicação

Mulher fazendo acupuntura.

Quem ouve sobre acupuntura hoje nem imagina o quanto os médicos lutaram para que ela fosse proibida no Brasil. Os chineses a desenvolveram com base em conceitos da MTC, que incluí também os cinco elementos. Neste texto estão as informações sobre esses fundamentos, bem como de suas aplicações.

Os princípios da Acupuntura

A técnica segue os princípios chineses de QI, (energia vital) e yin-yang (os opostos), que considera que todo o conjunto de coisas existentes são tipos de energia, e as doenças são energias em desequilíbrio. Os chineses mapearam o corpo humano e localizaram os meridianos, por onde a energia circula do mesmo modo que o sangue circula nas veias e artérias.

O sistema de tratamento consiste, então, em movimentar essas energias aumentando ou diminuindo o fluxo nos pontos que se encontram fora do padrão energético. A técnica é indolor, com a introdução de agulhas em pontos estratégicos para cada tipo de desequilíbrio.

Acupuntura e bem-estar

O bem-estar para merecer esse nome implica em uma situação onde tudo está funcionando bem, tanto o corpo quanto a mente. Para a MTC tudo é interligado, e muitas vezes o mau funcionamento de um órgão físico tem origem em uma tristeza, por exemplo.

A acupuntura segue essa linha de ação, procurando tratar o homem de forma holística, de modo a restabelecer a falta ou retirar o excesso de energia, pois ambos os fatores indicam um desequilíbrio. Um dos objetivos é facilitar um estado de relaxamento, com o respectivo alívio de tensões musculares ou nervosas.

Teoria dos 5 movimentos e a relação entre corpo e mente

A relação entre o corpo e a mente é estabelecida por uma ligação de um órgão do corpo com uma determinada emoção ou sentimento. Nesse sentido, qualquer alteração emocional vai ocasionar um distúrbio no órgão que se corresponde com essa emoção, ocorrendo o mesmo em sentido contrário.

Tudo acontece seguindo a teoria dos cinco movimentos, que na verdade é uma consequência dos cinco elementos primordiais da MTC que são o fogo, a água, o metal, a terra e a madeira. Logo, um órgão se liga com um elemento que se liga com uma emoção, e harmonia vem do equilíbrio de energias.

Importância da observação das próprias emoções

Como tudo segue em uma interdependência, esse conhecimento faz com que uma pessoa sabendo qual emoção se liga com certo órgão, possa identificar onde está o seu desequilíbrio energético, e é esse o princípio que pode facilitar tanto o diagnóstico quanto a forma de tratamento.

Assim, a colocação das agulhas ou do laser, será feita seguindo o meridiano que corresponda ao órgão que foi indicado na emoção. Certamente que existem os casos mais físicos, onde o próprio órgão emite os sinais quando ocorre uma desestabilização das energias que lhe correspondem.

A aplicação da Acupuntura

A terapia convencional de acupuntura requer um diagnóstico preciso, pois uma aplicação errada pode causar uma variação de energia, ao invés de corrigir. Por isso, ela é considerada uma prática alternativa em que o tratamento por outros meios se mostrou ineficaz ou muito doloroso, por exemplo.

Assim, na maioria dos casos o paciente já traz informações que ajudam a compor o mapa de colocação das agulhas. O procedimento tem como base colocar agulhas de comprimentos e espessuras distintas nos meridianos que correspondem aos órgãos em desequilíbrio.

Quem pode realizar o tratamento

O tratamento por meio da acupuntura não faz nenhuma distinção de público, nem representa qualquer tipo de perigo quando feito por um profissional competente e especializado. Assim, todas as pessoas podem usufruir dessa técnica, inclusive crianças.

Além disso, você não precisa estar necessariamente doente para se submeter ao tratamento, que pode ter finalidade apenas relaxante. Uma sessão de acupuntura pode acalmar as emoções e tranquilizar a mente.

Os tipos de Acupuntura

Mulher fazendo acupuntura.

A técnica milenar da acupuntura já é um tratamento reconhecido oficialmente pela Organização Mundial de Saúde. No ocidente passou por modificações para se adaptar aos costumes, e assim surgiram variações que a seguir você poderá conhecer. Veja, então, mais três tipos específicos.

Acupuntura Auricular

A acupuntura auricular é também chamada de auriculoterapia, que considera a orelha como um grande centro de encontro dos meridianos. No ocidente foi o médico francês Paul Nogier quem primeiro estudou sobre os terminais nervosos contidos na orelha, sendo o pioneiro em curas por esse método.

Assim, já foram identificadas mais de uma centena de pontos de ligação da orelha com outras partes do corpo, de modo que o organismo inteiro pode ser estimulado por meio da orelha. O tratamento alcança doenças tanto físicas quanto emocionais, e alguns profissionais utilizam sementes de mostarda ou pequenas esferas ao invés de agulhas.

Acupuntura Estética

Entre as variedades de nomes que a acupuntura ganhou no ocidente encontra-se a acupuntura estética, que na realidade muda o nome e segue o mesmo princípio geral da acupuntura tradicional, ou seja, a estimulação de pontos de energia no corpo humano.

Para que funcione com finalidade estética o profissional aplica a técnica em pontos de estimulação da corrente sanguínea, promovendo a melhora da circulação. Além disso, os estímulos elétricos podem ajudar no combate das gorduras localizadas fazendo uma retirada dos líquidos que estão em excesso.

Acupuntura para emagrecer

O acúmulo de peso é uma grande preocupação no mundo ocidental, onde as pessoas têm dificuldade para adotar métodos de alimentação mais saudáveis, bem como de praticar exercícios físicos. Um dos fatores é a propaganda massiva e contínua que bloqueia o raciocínio.

Como ansiedade e depressão são fatores de obesidade, a acupuntura ajuda no emagrecimento quando combate esses distúrbios psicológicos. Ademais, a técnica também reduz as toxinas e faz a drenagem de líquidos e de gorduras, podendo ser um poderoso aliado no ato de emagrecer.

Indicações da Acupuntura

Mulher fazendo acupuntura.

O uso da acupuntura se aplica para uma grande variedade de sintomas nas mais diversas patologias. O tratamento atende um grande número de doenças tanto no campo físico quanto emocional, como você vai ver na continuação da leitura.

Quando a Acupuntura é indicada

A aplicação de acupuntura tem efeitos comprovados no tratamento principal ou auxiliar em diversas doenças, mas a sua indicação deve ser feita por um profissional devidamente qualificado. É ele que irá determinar os locais de aplicação das agulhas, bem como o número de sessões.

A técnica pode ajudar no tratamento de problemas respiratórios, dores musculares, ósseas e ainda em casos de ansiedade e depressão. Além disso, a acupuntura também é indicada como auxiliar na cura de casos de inflamações, e tratamento de alguns problemas de pele.

Acupuntura para dores e processos inflamatórios

A inflamação é um efeito que o organismo provoca ao combater as infecções na restauração de tecidos lesionados. Nesse processo pode ocorrer dor, vermelhidão, inchaço e aumento do fluxo de sangue na área infectada.

Os efeitos da acupuntura se mostram positivos para esses tratamentos, uma vez que a técnica estimula a produção pelo organismo de substâncias anestésicas e relaxantes que aliviam as dores, enquanto a inflamação é controlada.

Acupuntura para doenças respiratórias

Doenças do sistema respiratório são aquelas que atingem os pulmões, laringe, boca e os demais órgãos do sistema. Elas podem ser crônicas ou agudas e vão desde uma simples gripe ou resfriado, até uma pneumonia. Os casos costumam aumentar em casos de mudanças de temperatura ou estações do ano.

A acupuntura trabalha no fortalecimento do sistema imunológico, o que aumenta a resistência do organismo contra vírus, fungos e bactérias, que são os principais causadores dessas doenças. Além disso, os primeiros resultados aparecem muito rápido diminuindo a necessidade do uso de alopáticos.

Acupuntura para sintomas de distúrbios emocionais ou psicológicos

Os distúrbios emocionais são causados por estresse em sua maioria, mas também podem ser consequências de outras doenças mais graves. O tratamento com medicação alopática para esses problemas provoca muitos efeitos colaterais nocivos à saúde.

A acupuntura ao estimular o sistema nervoso induz a liberação de substâncias químicas neurais, que por sua vez influenciam os processos de defesa do organismo, proporcionando relaxamento e sensação de alívio contra os efeitos negativos da medicação tradicional.

Benefícios da Acupuntura para a saúde

Mulher fazendo acupuntura.

O primeiro grande benefício é que você vai diminuir ou parar o uso de medicamentos químicos e os seus efeitos danosos à saúde. Além disso, você pode obter muitos outros benefícios, e o tratamento pode ser bem relaxante. Veja nos próximos blocos algumas dessas vantagens.

Tratamento complementar às doenças

De acordo com a MTC as doenças aparecem por conta de desequilíbrios energéticos no organismo, que entre outros efeitos pode baixar a imunidade e alterar a circulação sanguínea. Somente esses dois fatores podem permitir a entrada de muitas doenças como gripes e resfriados, gastrite, e úlceras, apenas para citar alguns exemplos.

A realização de uma sessão de acupuntura com o foco na regularização da corrente sanguínea, bem como no fortalecimento do sistema imunológico, pode reduzir bastante a possibilidade alguém contrair essas e muitas outras doenças.

Redução de estresse e ansiedade

Problemas de estresse e de ansiedade podem ser gerados por um modo de vida agitado, traumas psicológicos fortes ou ainda por algumas disfunções neurológicas. Normalmente exigem medicamentos de forte composição química, que provocam efeitos colaterais intensos.

Com o tratamento sendo feito junto com a acupuntura os sintomas, tanto das doenças quanto dos efeitos colaterais, podem ser reduzidos de forma rápida e eficiente. O equilíbrio das energias provoca uma sensação de calma e bem-estar, e essa é uma das aplicações da acupuntura.

Diminuição de dores crônicas

Uma dor se caracteriza como dor crônica quando permanece incomodando por muito tempo, em função de doenças como câncer e artrite, por exemplo. Muitas vezes uma lesão de tecido também pode gerar dores crônicas.

A acupuntura é muito utilizada no tratamento das dores crônicas que a fibromialgia provoca, mas também é eficaz para dores nas costas, lombares e enxaquecas. A aplicação das agulhas nos lugares corretos provoca a liberação de substâncias como a endorfina, que causam sensações de bem-estar e relaxamento.

Alívio da alergia

Uma alergia ocorre como consequência de uma tentativa do organismo de combater determinadas substâncias que foram consideradas nocivas pelo sistema imunológico. A alergia é um excesso na resposta do organismo, o que acaba originando efeitos desagradáveis, mas também perigosos.

Para a MTC, o que causa a alergia é um acúmulo de energias que a ação das células de defesa faz surgir nos locais onde estão atuando. A acupuntura libera a passagem das energias que estavam presas e controla sistema imunológico, eliminando os sintomas da alergia e reduzindo a criação de novos pontos de acúmulos dessas energias.

Rejuvenescimento da pele

O efeito de envelhecimento da pele é causado na maioria das vezes por deficiência hormonal e queda na produção de colágenos pelo organismo. Assim, a existência dessas condições causa a flacidez de músculos e pele, provocando rugas e sulcos profundos na pele.

Nesse sentido, a acupuntura será aplicada com finalidade estética nas regiões mais sensíveis a esses efeitos, como o pescoço e o rosto. A técnica irá estimular a produção de colágeno, melhorar a elasticidade e a textura dos tecidos da pele, além disso, vai melhorar o sistema de sustentação muscular.

No combate ao cigarro, álcool e as drogas

O conhecimento dos meridianos da região da cabeça, assim como das terminações nervosas da orelha, pode ser usado no combate de muitos vícios destruidores como alcoolismo e tabagismo. Para isso é preciso uma atuação específica nessa finalidade, e a aplicação irá reduzir a dependência e a vontade de ceder aos vícios.

Entretanto, nesses casos de vícios o tratamento apenas auxilia no equilíbrio das energias, pois não é possível eliminar um vício sem uma vontade forte e determinada da parte do paciente.

Dúvidas comuns sobre a Acupuntura

Mulher fazendo acupuntura.

Embora o tratamento por meio da acupuntura não seja mais uma novidade, ele ainda é desconhecido para muita gente. Essa ignorância gera muitas dúvidas quanto aos procedimentos em uma sessão de acupuntura. Veja em seguida as três dúvidas mais conhecidas.

As agulhas podem transmitir doenças?

A transmissão de doenças por meio das agulhas que o acupunturista usa não pode ocorrer, senão por um descuido ou falha na higienização e esterilização dessas agulhas, que são também descartáveis. Por isso, é muito importante o cuidado na hora da escolha do profissional que irá fazer o tratamento.

Assim, a fim de evitar qualquer tipo de risco, faça uma pesquisa ou procure um profissional que tenha referências em sua área de atuação. Além disso, observe bem o local de atendimento e dos procedimentos para comprovar se é adequado, limpo e organizado.

A Acupuntura dói?

Uma agulha para acupuntura é muito mais fina do que uma para injeção, e sua perfuração na pele não causa nenhuma dor. Caso o local da aplicação esteja internamente dolorido o paciente pode ter uma sensação de dor mais psicológica do que física.

Logo, o tratamento por acupuntura é indolor em sua quase totalidade dos casos. Somente no primeiro dia pode ocorrer uma sensação bem leve de uma corrente elétrica passando no local da aplicação.

Como é uma sessão de Acupuntura?

Uma sessão clássica de acupuntura inicialmente acontece com uma consulta em que o médico seleciona os pontos de inserção das agulhas, sempre de acordo com os sintomas relatados pelo paciente. O paciente deve ser atendido em uma sala com temperatura controlada, e o tratamento ocorre de modo individual.

O procedimento requer uma limpeza de pele nos locais onde serão inseridas as agulhas, que penetram entre 0,5 e 3 cm de profundidade. Além disso, é necessário que o paciente permaneça imóvel ou sem movimentos bruscos durante a aplicação, bem como no período em que as agulhas permanecerem no corpo. As agulhas são retiradas cerca de trinta minutos após a aplicação.

Existem contraindicações para a realização da Acupuntura?

Mulher fazendo acupuntura.

Não é recomendável o tratamento por acupuntura em pessoas com infecções agudas de pele ou em ferimentos e raladuras. Mulheres grávidas exigem atenção especial, mas a aplicação só não pode ser feita quando o parto já está muito próximo, pois a acupuntura pode adiantar o momento do parto.

Assim, qualquer pessoa pode se submeter a um tratamento, independente de idade ou sexo. Embora seja um tratamento invasivo, a aplicação não requer anestésicos, o que diminui os riscos de complicações. Também não há perigo de interações com nenhum medicamento que o paciente esteja tomando.

Desse modo, a acupuntura se apresenta como uma técnica segura e eficaz contra uma série de doenças, tanto físicas quanto emocionais. Por fim, é uma opção diferente que deve ser considerada, e que está sendo muito procurada por quem deseja fugir de tratamentos convencionais, muitas vezes caros, dolorosos e ineficientes.

Autor deste artigo

Escritor, cordelista, redator freelancer. Meu trabalho é escrever, mas meu passatempo é ler. Leio principalmente sobre temas ligados ao transcendental. Ufologia, espiritualidade, filosofia, misticismo, astronomia. Apesar de 24 horas acabar logo, às vezes consigo jogar uma partida de xadrez, ou assistir um bom filme.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.