Como controlar a ansiedade? Dicas, tratamento, crise e mais!

Como controlar a ansiedade? Dicas, tratamento, crise e mais!

A ansiedade afeta todos os aspectos da vida de quem a possui. Quer saber como lidar com ela? Clique e descubra agora como controlar a ansiedade!


Considerações gerais sobre como controlar a ansiedade

Homem com ansiedade

A ansiedade e os transtornos de ansiedade afetam o emocional, comportamental e o cognitivo de quem sofre diariamente com eles. Por isso, é importante aprender alguns exercícios e métodos para conseguir lidar com as emoções, sensações e pensamentos gerados por ela.

Conforme um estudo feito pela OMS, quase 10% da população brasileira lida com ansiedade ou transtorno de ansiedade, fazendo com que o Brasil seja o líder no ranking mundial. Viver com essa sensação pode ser uma tarefa difícil, quando não se conhece as suas causas e formas de controlar esse quadro de saúde mental em momentos de crise.

Com as oscilações econômicas e a pandemia de 2020/2021, que influenciaram as questões de saúde pública dos últimos anos, percebeu-se que o número de pessoas que precisam aprender a controlar a ansiedade e os transtornos só aumenta.

Para conseguir lidar com os sintomas, será preciso adotar novos hábitos, definir uma rotina e escolher um processo terapêutico que auxilie o entendimento das questões que a geram e o sentimento de preocupação constante. Desse modo, listamos as principais causas da ansiedade e como você pode controlá-la, aprendendo a lidar com as crises. Veja aqui!

O que é ansiedade e quais são os seus sintomas

Ilustração - pessoa com ansiedade

Antes de aprender a controlar a ansiedade é preciso saber mais informações sobre ela, como ela se manifesta e outros sintomas. Leia agora tudo o que você precisa saber sobre ansiedade.

O que é ansiedade

A ansiedade é um termo utilizado para uma emoção que prepara o sujeito para enfrentar situações de estresse ou perigo e outros cenários que criam uma grande expectativa. Todas as pessoas passam por situações de ansiedade que geram medo, preocupação, angústia e nervosismo.

Aprender a gerenciar o sentimento de ansiedade é um processo que demanda autoconhecimento e métodos para enfrentar a vida cotidiana. Os distúrbios psíquicos, como ansiedade, depressão, ataque de pânico prejudicam diretamente a produtividade e o enfrentamento de situações da vida, afetando o humor, o comportamento e o raciocínio de uma pessoa.

Qualquer transtorno precisa ser identificado e tratado adequadamente. Contudo, para além da ansiedade enfrentada por todos, existem os transtornos de ansiedade, que causam angústia e uma sensação de preocupação, medo excessivo e apreensão no indivíduo.

Transtorno de ansiedade

O transtorno de ansiedade é um quadro de saúde mental que produz um estado emocional, no qual a pessoa se sente continuamente preocupada, angustiada ou estressada, fazendo com que ela não consiga realizar atividades cotidianas. Os transtornos de ansiedade são causados por diversas situações e, normalmente, estão associados às experiências traumáticas ou situações estressantes.

Os tipos mais comuns de ansiedade são: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Fobia Social e outras fobias. Quando esses distúrbios não são observados e tratados, começam a interferir em situações comuns de ansiedade, afetando todas as atividades do indivíduo e podem se tornar crises recorrentes.

Os sintomas do transtorno de ansiedade variam de pessoa para pessoa, mas eles se manifestam tanto mentalmente quanto fisicamente. Desse modo, é necessário acompanhamento profissional para identificar os sintomas e o tratamento adequado, que pode envolver psicoterapia e, se necessário, tratamento com medicamentos.

Sentimento de ansiedade

O sentimento de ansiedade está relacionado ao medo e preocupação intensa diante de uma situação desconhecida. Todas as pessoas convivem com essa sensação e é necessário um processo terapêutico para que compreenda quais situações geram medo intenso, tornando possível enfrentá-lo, uma vez que é importante não se deixar paralisar pelo sentimento de ansiedade.

O primeiro passo para compreender qual o transtorno de saúde mental está interferindo no enfrentamento das situações cotidianas é observar os sintomas e os pensamentos que geram esse sentimento.

As diferenças entre transtorno de ansiedade e sentimento de ansiedade

Apesar da nomenclatura e das manifestações física e mental serem similares, o transtorno de ansiedade e o sentimento de ansiedade são duas questões diferentes. O sentimento de ansiedade é sentido por todas as pessoas, quando elas se encontram em situações que geram nervosismo, medo e preocupação.

É uma reação natural do corpo, mas pode se tornar um distúrbio que irá atrapalhar a realização das atividades de rotina e a interação social da pessoa. Já o transtorno de ansiedade é uma questão de saúde mental que merece atenção, cuidados preventivos e tratamento, principalmente em momentos de crise, para não causar prejuízos à vida.

O transtorno de ansiedade se manifesta de diversas formas, mas alguns sintomas são mais comuns, como falta de ar, tremor, dores no peito, insônia e desequilíbrio de pensamentos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 200 milhões de pessoas relatam que sofrem de ansiedade ao redor do mundo e o número só aumenta anualmente, devido à intensificação da jornada de trabalho e das dinâmicas sociais dentro e fora das redes sociais.

Portanto, a ansiedade e o transtorno de ansiedade são diferentes, mas ambos apresentam sensações que podem ser enfrentadas com a adoção de alguns hábitos saudáveis, como exercícios físicos, e com acompanhamento de profissionais da saúde.

Os sintomas da crise de ansiedade

Os principais sintomas da ansiedade se manifestam nos campos físico e psíquico, gerando uma perturbação comportamental, emocional e cognitiva. Apesar de a ansiedade se manifestar de maneira diferente de pessoa para pessoa, é muito comum o relato de problemas na respiração e dificuldade de interação social.

Outros sintomas podem ser: preocupação excessiva, angústia, sensação de desequilíbrio, confusão mental, pensamentos negativos, dificuldade de concentração, procrastinação, falta de ar, tremores no corpo, insônia, formigamento e agitação.

Quando os sintomas não são tratados, o quadro clínico da pessoa ansiosa se agrava, levando a uma crise de ansiedade. Durante uma crise de ansiedade, é necessário buscar ajuda profissional para o controle imediato dos sintomas, além disso, você pode controlar os sintomas de ansiedade com algumas práticas diárias.

Dicas para controlar a ansiedade

Ilustração - ansiedade e os pensamentos desorganizados

Se você sofre com os sintomas da ansiedade, é importante aprender a controlá-la em sua rotina e em momentos de crise. Assim, separamos algumas práticas e hábitos saudáveis que ajudam a controlar a ansiedade no seu dia a dia.

Organize a sua rotina diariamente

A desorganização e a procrastinação são efeitos da ansiedade que afetam todas as áreas da vida. Desse modo, manter uma rotina é muito importante para conseguir realizar tarefas sociais e de trabalho. Comece aos poucos, determinando as principais atividades que precisam ser realizadas no dia e não se cobre se não conseguir realizar tudo o que foi proposto, você pode continuar no dia seguinte.

Depois, determine as atividades de trabalho e os momentos exclusivos para o lazer, para que você possa se distrair e relaxar ao longo do seu dia. A organização da rotina pode ser feita com anotações num caderno ou planner, até mesmo na agenda do seu smartphone. O importante é encontrar o método de organização que mais funciona para você.

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é reconhecer o que te afeta e como enfrentar as situações positivas e estressantes da nossa vivência. Assim, num contexto de ansiedade é necessário saber quais situações te afetam profundamente e quais práticas podem ser adotadas por você para administrar os sintomas da ansiedade.

Na busca do autoconhecimento, você encontrará o que te faz bem e aquilo que pode ser mudado em suas atitudes, promovendo efeitos positivos para o controle da ansiedade.

Entenda seus sentimentos e pensamentos

Uma pessoa ansiosa tende a pensar muito sobre os problemas que está vivenciando e as situações que ainda não aconteceram, gerando uma preocupação excessiva que influencia a vida. Além disso, sentimentos de culpa e vergonha são recorrentes na ansiedade, assim como o medo em excesso e a preocupação com o que os outros estão pensando.

Refletir sobre a origem desses sentimentos e pensamentos é um caminho para lidar com o transtorno de ansiedade. Identifique quais são suas angústias e os sentimentos que transbordam em decorrência da ansiedade, se possível, faça psicoterapia para que um psicólogo possa auxiliar no reconhecimento dessas emoções e dos pensamentos constantes.

Aprenda a controlar a sua respiração

Desenvolva o hábito de respirar corretamente ao longo do dia. Respire fundo e se concentre nesse exercício, utilizando o momento para acalmar seus pensamentos e para ter um instante só seu na sua rotina.

Falta de ar e dificuldade de respiração são sintomas comuns de uma crise de ansiedade, faça uma pausa para controlar a sua respiração antes de realizar qualquer atividade. Começar com uma atividade de respiração de poucos minutos já é uma forma de executar esse exercício pela manhã.

Questione pensamentos negativos

Os pensamentos negativos e o pessimismo também são efeitos nocivos da ansiedade, que paralisam as ações e fazem com que a pessoa ansiosa não tenha autoconfiança.

Os seus pensamentos negativos e a ideia de que algo ruim vai acontecer não podem te impedir de continuar, contudo, fugir desses pensamentos também não é o melhor caminho. O ideal é reconhecer quais pensamentos te preocupam e questionar a veracidade deles, determinando quais ações você pode tomar para que o seu objetivo não seja prejudicado pela ansiedade.

Não seja tão exigente com você mesmo

Conviver com ansiedade é querer realizar qualquer atividade sem erro, exigindo de si mesmo uma perfeição inalcançável na rotina. Você não precisa dar conta de tudo e algumas ações não dependem só de você, divida as obrigações.

Portanto, não se cobre tanto e não se culpe quando as coisas não acontecerem como você previamente idealizou. Lembre-se das suas realizações até aqui, assim como de outras coisas boas que você faz diariamente.

Um bom caminho para atingir as suas metas diárias ou os objetivos de vida é criar um planejamento de pequenas ações que irão auxiliar na caminhada em busca do que você deseja finalizar ou alcançar. Desse modo, você vai se organizar melhor e terá uma sensação de tarefa concluída ao realizar as pequenas tarefas predeterminadas.

Atenção à alimentação

Cuidar da alimentação é um hábito que precisa ser adquirido por quem sofre de ansiedade, porque alguns alimentos são prejudiciais e podem intensificar os sintomas da ansiedade, como café, açúcar, alimentos processados e bebidas alcoólicas.

Já uma alimentação balanceada e alguns alimentos, como peixe, frutas cítricas e banana podem trazer uma sensação de bem-estar, favorecendo o corpo e a mente da pessoa ansiosa. Não é preciso abandonar os alimentos que você mais gosta, mas o equilíbrio precisa existir na alimentação, conciliando alimentos ricos em vitaminas e nutrientes.

A prática de atividades físicas

Colocar na rotina uma atividade física será extremamente benéfico para o controle da ansiedade. São comprovados cientificamente os benefícios da prática de atividades físicas para o corpo e a mente, portanto, seja na academia ou numa caminhada pelas ruas, exercitar o corpo será uma forma de relaxar e inserir mais produtividade no seu cotidiano.

Você pode aproveitar para explorar diversos tipos de exercícios e esportes até encontrar aquele que mais agrada. Caminhada, corrida, natação ou uma luta são boas opções. Movimente-se!

Hobbies e atividades prazerosas

Encontrar um hobby ou uma atividade muito prazerosa é um caminho para se priorizar e se divertir ao mesmo tempo. Ter um momento para se distrair é tão importante quanto ter a responsabilidade no trabalho e em outras obrigações.

Seja uma dança ou uma atividade manual, encontrar aquilo que te faz bem é exercitar o controle da ansiedade. Priorize-se e descubra qual tarefa pode ser um caminho para o prazer no seu cotidiano.

Afaste-se de situações e atividades que gerem ansiedade

O processo de reconhecimento e aceitação do transtorno de ansiedade exige que você tome algumas decisões para se afastar daquilo que piora os seus sintomas de ansiedade, colocando o seu bem-estar em primeiro lugar.

Portanto, mesmo que seja uma atitude difícil, é necessário mudar alguns hábitos na vida e adotar medidas para enfrentar aquelas situações que não podem ser evitadas nos momentos de ansiedade, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Mindfulness

Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática de concentração que prioriza o presente, mantendo os pensamentos no agora. Por esse motivo, o mindfulness é uma técnica indicada para pessoas que lidam com ansiedade, uma vez que a prática tira a atenção do passado e do futuro, garantindo a atenção plena no momento presente.

A prática garante benefícios físicos e psicológicos, como uma melhora na qualidade do sono, redução dos pensamentos em excesso e estresse das tarefas cotidianas.

Valorize afetos e afaste-se de quem faz mal

Pessoas também podem influenciar os sintomas de ansiedade, desse modo, é essencial perceber quais podem ser um auxílio em todos os momentos e quais pessoas acabam influenciando negativamente a sua vida neste período ansioso.

Afastar-se de pessoas que não nos fazem bem pode ser uma escolha difícil, mas este é o momento de priorizar o seu bem-estar, aprendendo a manter vínculos saudáveis. Mantenha distância, mesmo que seja só por um tempo, se você reconhecer que alguém não é uma boa influência para o controle da sua ansiedade.

É muito importante que você valorize os afetos, estando ao lado de quem te faz bem e que, realmente, pode ser uma influência positiva.

Atenção ao álcool, tabaco e a maconha

Ter ansiedade e fazer uso de algumas substâncias como álcool, tabaco, maconha, entre outras, pode intensificar os sintomas de ansiedade, provocando mais momentos de crise e dificuldade para controlá-la.

Qualquer uso em excesso pode ser prejudicial, por isso, é importante ter atenção ao consumo dessas substâncias, uma vez que o uso contínuo pode provocar uma necessidade recorrente de escape, gerando danos físicos e levando à dependência.

Meditação

A meditação também é uma prática que trabalha a respiração e a concentração do indivíduo, oferecendo um momento de calma e reflexão. Definir um momento do dia ou da semana para esta atividade milenar é um hábito que trará equilíbrio.

Escolha um ambiente tranquilo. Se for preciso, use uma música relaxante e dedique alguns minutos para afastar os pensamentos e estar consigo mesmo.

Não negligencie o sono

Melhorar a qualidade do sono é um dos pontos mais importantes para controlar a ansiedade. A pessoa que lida com os transtornos da ansiedade acaba sofrendo de insônia e privação do sono, gerando dificuldade de concentração e oscilação de humor durante o dia.

Dormir mal agrava os sintomas de ansiedade, desse modo, defina os horários para ir dormir, deixe o celular de lado e ajuste o seu tempo de sono.

Tratamento, controle e apoio profissional para ansiedade

Paciente fazendo terapia

Além de inserir novos hábitos em sua rotina, o apoio profissional e o tratamento podem ajudar a controlar a ansiedade. Assim, separamos mais informações importantes que podem ajudar uma pessoa ansiosa.

É possível controlar a ansiedade?

Sim, é possível controlar a ansiedade. Em primeiro lugar, a ansiedade faz parte da vida humana, ela nos prepara para enfrentar e ter atenção em situações desconhecidas ou de ameaça e perigo. Você pode aprender a controlar a ansiedade e os transtornos de ansiedade com práticas diárias que exercitam o corpo e buscam o autoconhecimento, além da ajuda de profissionais da área da saúde.

Alternativas de tratamento para a ansiedade

Além das práticas citadas neste artigo e do auxílio de psicólogos e psiquiatras, o controle da ansiedade também pode ser realizado com outras técnicas, como: Acupuntura, Tratamento com florais, Fitoterapia, Reflexologia e outras práticas da medicina alternativa.

Testar uma técnica alternativa que diminua o estresse e o sentimento de ansiedade pode ser benéfico para o tratamento. Portanto, converse com seu médico ou psicólogo e pesquise bons profissionais para iniciar um tratamento alternativo.

A busca de apoio profissional através de psicólogos ou psiquiatras

Fazer terapia ou acompanhamento psiquiátrico é muito importante para a pessoa que sofre com os transtornos de ansiedade. A terapia tem várias abordagens, como psicanálise, cognitivo-comportamental, fenomenologia, entre outras abordagens da Psicologia.

Então, busque um psicólogo e/ou um psiquiatra que saiba escutar e conduzir o atendimento, construindo uma conexão com você. O importante é sempre procurar ajuda profissional que saiba indicar o melhor tratamento para a sua situação.

Após aprender como controlar a ansiedade, posso abandonar o tratamento psiquiátrico?

Mulher sorrindo em terapia

Não, nenhum tratamento médico deve ser interrompido por conta própria, você pode conversar com seu médico ao longo do tratamento para que vocês encontrem a melhor forma para finalizar o uso do medicamento.

O uso de medicação controlada deve ser feito com responsabilidade, seguindo as dosagens e horários indicados. Além disso, é preciso manter o acompanhamento médico, feito por um profissional especializado.

Sendo assim, buscar ajuda para tratar a ansiedade e os transtornos de ansiedade é normal, e um passo muito importante para aprender a controlar os sintomas que afetam a rotina e interação social. Lembre-se que você não precisa enfrentar esse problema sozinho.

Ao conciliar tratamento, processos terapêuticos e novos hábitos você conseguirá administrar seus pensamentos e terá a disposição necessária para enfrentar a vida.

Autor deste artigo

Redatora que adora escrever sobre astrologia, numerologia e livros. A palavra guia e organiza os movimentos da vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.