Pedra Quartzo Fumê: origem, propriedades, preço, como usar e mais!

Pedra Quartzo Fumê: origem, propriedades, preço, como usar e mais!

Neste artigo, iremos conhecer as propriedades, os significados e os benefícios da Pedra Quartzo Fumê. Fique por dentro de seus usos, preço, origem e história!


Você conhece as propriedades da pedra Quartzo Fumê?

Cristais de Quartzo Fumê.

O Quartzo Fumê, ou esfumaçado, é um quartzo translúcido com tonalidades que pertencem à gama do cinza acastanhado. A transparência dessa pedra é variável, podendo ser de um tom castanho claro a um escuro opaco, próximo do preto.

Os significados espirituais desse quartzo se concentram na concretização de metas, especialmente as que envolvem transformação interior. Exatamente por isso, ele também diz respeito ao equilíbrio emocional e à libertação de padrões mentais negativos.

O uso dessa pedra traz um senso de realismo que rompe com as ilusões, oferecendo entendimento e maturidade para lidar com crises e conflitos. Para meditações, o Quartzo Fumê contribui rompendo a obscuridade.

Relacionado ao chakra umbilical, é considerado um dos mais poderosos cristais para a limpeza energética. Nesse artigo, você verá tudo sobre a energia e o significado do Quartzo Fumê. Confira!

Informações sobre a pedra Quartzo Fumê

Quartzos fumê.

A seguir, iremos conhecer algumas informações valiosas em relação ao Quartzo Fumê, abordando suas características físicas e espirituais, mas também seus usos e aplicações, bem como curiosidades sobre esse quartzo especial. Acompanhe!

O que é o Quartzo Fumê?

O Quartzo Fumê é uma variedade de quartzo translúcido e encontrado em gradações de castanhos. Dentre os cristais da família do quartzo, este é um dos mais poderosos em relação às propriedades espirituais e energéticas.

É considerado um quartzo com grande capacidade curativa, especialmente no que diz respeito aos problemas psíquicos e espirituais. É o quartzo ideal para quem tem consciência de que precisa colocar os pés no chão.

Por isso, ele ajuda a atrair força interior, foco e energias que envolvem as transformações. Portanto, é uma pedra da concretização, que tem também o potencial de neutralizar as vibrações negativas e conduzir padrões vibracionais mais elevados.

Origem e história

A pedra Quartzo Fumê se origina na exposição à radiação natural. Foi um cristal considerado de grande valor e nobreza na Antiguidade, por várias culturas, como a suméria e a greco-romana, mas também por culturas xamanísticas de outras partes do mundo.

Os sumérios gravaram selos cilíndricos nessa espécie de cristal, e alguns artefatos egípcios também utilizaram o quartzo fumê na confecção, como contas de colares, incrustações em joias variadas e pequenas estatuetas.

Na Roma Antiga, o Quartzo-Fumê era relacionado aos rituais de luto. Na China, ele foi utilizado na produção de frascos e até de óculos de sol. Muitos povos antigos acreditavam que a cor desse quartzo era gerada pela presença de fumaça em seu interior.

Extração

Por ser um tipo de formação natural muito comum e o segundo mineral mais abundante do planeta, os cristais conhecidos como quartzo são encontrados em várias partes do mundo, e sua extração remonta à Antiguidade.

O Quartzo esteve presente especialmente na produção de joias de diversas culturas, sendo conhecido desde a Suméria. O Brasil é, atualmente, o país que mais extrai essa pedra, mas ela também é produzida em outros países, como Rússia, Ucrânia, Escócia e Madagascar.

Após ser extraído das rochas, o Quartzo em estado bruto passa por um processo conhecido como radiação gama, que antecede a lapidação do cristal.

Gema

Uma gema de Quartzo Fumê, ou esfumaçado, possui características próprias dos cristais de dióxido de silício conhecidos como Quartzo. Ela apresenta distinções quanto à sua cor e ao seu grau de transparência.

Na escala de Mohs, o grau de dureza dessa gema é 7, e seu brilho é classificado como vítreo. O Quartzo Fumê se distingue por uma variedade em termos visuais, podendo ser translúcido e com transparência quase completa, até aproximando-se da aparência de um cristal preto ou marrom e apresentando maior opacidade.

A qualidade visual esfumaçada do Quartzo Fumê é proveniente da presença de silício livre, formado a partir de irradiação natural.

Valor

Existe uma expressiva diferença entre o valor de uma pedra bruta e a sua versão manufaturada, isto é, depois que passou por alguns processos a fim de ser comercializada. Assim que extraído das rochas, o Quartzo não tem um valor alto.

O seu valor final chega a custar até 300% mais do que no momento da extração, após os processos conhecidos como radiação gama e lapidação. A radiação gama é um processo que, basicamente, confere à pedra uma qualidade mais cristalina, tornando-a mais atrativa. Isso influencia consideravelmente no valor final, juntamente com o trabalho artesanal envolvido na lapidação.

Variedades

Existem variedades do Quartzo Fumê. O tipo Morion ganhou o seu nome de um texto de Plínio, o Velho, que, na Roma Antiga, catalogou uma série de minerais em uso na época. Esta é uma variedade de tonalidade marrom e qualidade opaca, encontrada em versões muito escuras e aproximando-se do preto. Esse tipo de Quartzo Fumê é comum na Polônia, Alemanha, Dinamarca e Espanha.

Na Escócia, é extraída a variedade Cairngorm, abundante nas montanhas de mesmo nome. Essa versão tem cor marrom-amarelada. No Brasil, temos a variedade chamada de Quartzo Jacaré, que é mais rara e tem esse nome por causa de sua formação escamosa.

Significado e energia

O Quartzo Fumê tem o seu significado baseado na construção e na estabilidade. Esse cristal promove liberação, isto é, limpeza profunda nos canais energéticos.

O seu poder se concentra em repelir energias densas e em atrair positividade para o ambiente ou para aquele que o utiliza. Ele tem potencial para cicatrizar feridas emocionais antigas e proporcionar uma ligação espiritual com a Terra.

Isso faz com que as pessoas conectadas a ele se sintam mais seguras, lúcidas e emocionalmente equilibradas. É um cristal considerado eficaz para estreitar os elos com o espiritual e também com a natureza e suas energias sutis.

Características da pedra Quartzo Fumê

Todas as pessoas podem se beneficiar das energias do Quartzo Fumê. Mas os nascidos sob os signos de Virgem, Escorpião, Capricórnio e Sagitário encontrarão uma conexão muito profunda com essa pedra, recebendo suas emanações e sendo influenciados por ela de maneira genuína.

As energias do elemento Terra, ao qual pertence esse cristal, são abundantes no Quartzo Fumê. Elas fazem com que ele atue no chakra básico, localizado no cóccix. Mas seu fluxo energético se liga também com o chakra cardíaco e com o chakra do umbigo. Quanto às energias planetárias, o Quartzo Fumê está associado aos planetas Plutão e Saturno.

Propriedades químicas e físicas

Como todos os quartzos, o Quartzo Fumê é considerado um composto químico praticamente puro, de propriedades constantes e termicamente estáveis. Apesar disso, existem impurezas de elementos como lítio, sódio, potássio e alumínio presentes, o que traz variações às propriedades físicas desse cristal, como a sua gama diversificada de cores e graus de transparência e opacidade.

Ele é classificado como pedra de dureza 7 na Escala de Mohs, sendo caracterizado por formas maciças, de aspecto compacto, fibroso, granular ou criptocristalino. Seu brilho é variável, indo da translucidez ao fosco. No caso do Quartzo Fumê, sua cor escura e padrão esfumaçado é proveniente da exposição a substâncias radioativas.

Usos e aplicações

Na Antiguidade, era comum que o Quartzo Fumê fosse extraído para a fabricação de joias e outros itens de uso cotidiano, como frascos e estatuetas. Seu uso ornamental e na indústria joalheira ainda é muito popular.

Hoje, porém, esse cristal é aplicado em diversas outras fabricações, especialmente na produção de aparelhos óticos e eletrônicos, como computadores. A produção de fibra ótica também se utiliza do quartzo, devido à sua transparência quase absoluta e seu alto grau de pureza.

Sendo um material abrasivo, duro e brilhante, também é componente de esmaltes e saponáceos. Além disso, é usado como matéria-prima na construção civil, como na fabricação de vidros.

Curiosidades sobre o Quartzo Marrom

Existem diversas curiosidades a respeito do cristal Quartzo Fumê, também conhecido como Quartzo Marrom. Considerado uma pedra de emanações muito positivas e poderosas, ele foi utilizado pelos árabes como pedra da amizade.

Nesse contexto, há relatos de que ele podia mudar de cor conforme as energias do dono. Também lhe foi atribuído o significado da fecundidade, já que essa é uma pedra de conexão com a Terra.

Na Escócia, é tradicionalmente utilizado como decoração em kilts. Já os povos originários da Austrália utilizam o Quartzo Marrom em rituais para conjurar a chuva. Outro uso curioso desse quartzo é em anéis de formatura, sendo popular especialmente nos cursos de Ciências Humanas.

Benefícios da pedra Quartzo Fumê

Quartzo fumê bruto.

A seguir, conheceremos os benefícios da pedra Quartzo Fumê. Vamos ficar por dentro dos seus efeitos, no corpo espiritual, emocional e físico. Confira!

Efeitos no corpo espiritual

O Quartzo Fumê é uma pedra de especial poder para as transformações espirituais mais profundas. Suas energias trazem resolução, confiança e, principalmente, conscientização.

Isso torna o Quartzo Fumê um excelente amuleto para quem busca maior conexão com a própria espiritualidade. Os efeitos dessa pedra no corpo espiritual são de maior foco e determinação, além de alegria e boa vontade para realizar até as tarefas mais difíceis.

Além disso, ele dissipa a energia negativa, protegendo o campo de energia das vibrações mais baixas. A presença do Quartzo Fumê proporciona uma lucidez voltada à prática do bem e à busca por conhecimento.

Efeitos no corpo emocional

As emanações altamente positivas do Quartzo Fumê beneficiam o corpo emocional. Essa pedra libera energias de vivacidade, clareza, força interior e empatia, o que a torna uma aliada poderosa em processos de cura emocional.

Para quem sofre de depressão e ansiedade, a presença do Quartzo Fumê auxilia nos sintomas, trazendo sensação de calma e contribuindo para a compreensão profunda das nossas crises e questões enraizadas.

Além disso, o Quartzo Fumê melhora nas capacidades comunicativas, ou seja, atrai o entendimento e a eloquência, estimulando o diálogo e a intuição. Pessoas que têm a autoestima baixa se sentem instigadas a praticar o autocuidado e a valorização pessoal.

Efeitos no corpo físico

O Quartzo Fumê proporciona benefícios notáveis para o corpo físico. Os seus efeitos são da ordem da neutralização de energias, e o Quartzo Fumê tem o poder de equilibrar os fluxos energéticos Yin e Yang dentro do corpo.

Esta é uma pedra particularmente eficaz para trazer alívio e estimular a cura de doenças do abdômen, dos rins, do pâncreas, dos quadris e das pernas. Sua relação profunda com a Terra se manifesta nos efeitos positivos que exerce sobre o sistema reprodutivo.

O coração é outro órgão que recebe as vibrações de cura do Quartzo Fumê. Da mesma maneira, a pedra estimula a assimilação de minerais.

Como usar a pedra Quartzo Fumê

Quartzos fumês lapidados.

A seguir, conheceremos os principais usos do Quartzo Fumê, que vão desde a decoração até a sua função na meditação. Para saber a quem essa pedra é indicada e ficar por dentro de outras recomendações de uso, acompanhe!

Para quem é indicada a pedra Quartzo Fumê?

A pedra Quartzo Fumê é indicada para quaisquer pessoas que se sentem compelidas ao aprimoramento espiritual ou que buscam o alívio de sintomas emocionais ou físicos. Os nascidos sob os signos de Virgem, Escorpião, Capricórnio e Sagitário são naturalmente atraídos para essa pedra, beneficiando-se das suas propriedades de maneira intensa.

O Quartzo Fumê é um cristal muito apreciado pelos místicos, sendo amplamente utilizado com a finalidade de limpeza energética. Assim, seu poder curativo é descrito como potente.

Além disso, para o alívio de quaisquer tipos de dor, você pode posicionar o Quartzo Fumê sobre o órgão em questão, enquanto se conecta mentalmente com as suas energias de cura.

Principais pedras e cristais para usar em conjunto

A combinação do Quartzo Fumê com outras pedras é uma excelente alternativa, já que o uso em conjunto potencializa os seus efeitos. Ônix, Hematita e Esmeralda são especialmente energéticas quando combinadas com o Quartzo Fumê.

Dentre os efeitos da esmeralda, a restauração do equilíbrio emocional é impulsionada pelo senso de clareza e pertencimento proporcionado pelo Quartzo Fumê. De modo semelhante, Ônix e Hematita são pedras que trabalham o campo comunicacional e trazem autoconfiança.

Dentre os cristais, a Selenita Branca é a opção ideal, já que essa pedra é um excelente amplificador energético, além de servir para a limpeza e ativação de outras pedras.

Como usar a pedra Quartzo Fumê para meditação

Os cristais são especialmente eficazes quando utilizados durante a meditação. A sua presença tem o poder de induzir o estado de relaxamento e proporcionar maior conexão com o seu próprio universo interior, além de promover a purificação energética do ambiente.

Quando for praticar a meditação, basta segurar a pedra e mentalizar o que você deseja, não esquecendo de visualizar bons fluidos e prestar atenção na respiração. A fim de potencializar a ação do Quartzo Fumê, posicione-o sobre um chakra que você precise trabalhar, preferindo aqueles que têm ligação vital com a pedra, como o chakra do umbigo ou o do coração.

Como usar a pedra Quartzo Fumê como decoração de ambientes

Por carregarem e difundirem energias, os cristais são ótimos itens para manter no ambiente doméstico ou de trabalho. O seu uso na decoração de ambientes é, ao mesmo tempo, estético e harmonizador.

A presença do Quartzo Fumê, como de outros cristais, melhora o Chi (energia vital). Porém o Feng Shui não recomenda o uso de muitos cristais num ambiente, sugerindo o uso de até três peças.

O Quartzo Fumê pode ser disposto sobre uma mesa de trabalho para trazer determinação e manter o espaço livre de energias pesadas. No quarto, ele ajuda a equilibrar o emocional e inspira os sonhos.

Como usar a pedra Quartzo Fumê como acessório pessoal

Há várias possibilidades interessantes de usar o Quartzo Fumê como acessório pessoal. Você pode optar por um pingente incrustado com essa pedra e utilizá-lo em um cordão comprido.

Assim, ele ficará próximo ao coração, um dos chakras beneficiados pela energia do Quartzo Fumê. Esse uso como ornamento pessoal se estende para outras joias, como anéis e brincos. Se você preferir, pode guardá-lo dentro da bolsa, como um patuá.

Nesse caso, proteja o cristal com um tecido de origem natural, como o algodão. Os cristais difundem e amplificam a energia pessoal, portanto, ao andar com um cristal, lembre-se de ativá-lo por meio de pensamentos e intenções positivas.

Como cuidar da pedra Quartzo Fumê

Quartzo fumê lapidado.

A seguir, vamos saber sobre como cuidar da pedra Quartzo Fumê, aprendendo a limpá-lo e energizá-lo. Também encontraremos informações sobre preço e onde comprar essa pedra. Além disso, descobriremos como identificar se o cristal é verdadeiro. Acompanhe!

Limpeza e energização do cristal Quartzo Fumê

A limpeza e energização de cristais garantem o funcionamento da pedra, impedindo a estagnação de energias. Para limpar o seu Quartzo Fumê, use uma escova de dentes. Ela é útil para remover poeira, manchas e outros resíduos que podem se acumular no cristal.

Essa remoção pode ser feita a seco, no caso de poeira, ou umedecendo a escova em vinagre branco. O vinagre, aliás, é uma ótima opção para energizar profundamente a pedra. Mergulhe-a de vez em quando em vinagre, por 8 a 12 horas.

Depois disso, basta enxaguar com água morna. Colocar uma Selenita Branca ou Ametista sobre o Quartzo também é um modo de ativá-lo, assim como deixá-lo exposto regularmente à lua cheia.

Preço e onde comprar a pedra Quartzo Enfumaçado

O valor da pedra bruta, isto é, tal como foi extraída da natureza, é consideravelmente menor do que o preço de uma pedra que passou por processos de purificação e lapidação.

Quando incrustada em joias, os preços oscilam, a depender do tamanho da peça, assim como da qualidade do trabalho envolvido, dentre outros fatores. Quem optar por comprar a gema de Quartzo Fumê lapidada, mas não incrustada em joias, depara-se com preços variados.

Estes se baseiam no tamanho da pedra, mas também em aspectos visuais, como transparência, textura e cor. Atualmente, gemas variando de R$ 20,00 a 100,00 são encontradas em lojas de artigos místicos e no comércio de decoração em geral, inclusive online.

Como saber se a pedra Quartzo Fumê é verdadeira?

A comercialização de Quartzo Fumê pode ser controversa. Isso porque existem fornecedores que criam versões artificiais desse cristal, utilizando gemas de Quartzos claros.

Essas gemas são expostas à radiação de raios X, o que faz com que a superfície do cristal adquira manchas de cor marrom e texturas que remetem ao Quartzo Fumê legítimo. Há também falsificação envolvendo peças sintéticas.

Nesses casos, a peça artificial é por demais lisa, não apresentando as imperfeições naturais dos cristais. Veja imagens online do Quartzo Fumê autêntico e observe se o cristal que você vai adquirir tem uma aparência artificial. Além disso, a temperatura do cristal verdadeiro é mais baixa que a do corpo humano. Então, dê preferência a fornecedores regulamentados.

A pedra Quartzo Fumê representa proteção e purificação energética!

Quartzos fumê lapidados.

Os cristais são minerais poderosos no que diz respeito à emanação de energias. Dispostos em ambientes ou utilizados como amuletos, eles auxiliam no equilíbrio vibracional e fluídico do corpo e espírito.

O Quartzo Fumê é uma pedra que representa proteção para o seu portador, por ser uma variedade de cristal muito potente para dissipar energias densas e negativas, assim como para atrair foco e determinação, aumentando a força interior e conduzindo às transformações de ordem espiritual.

Além de promover a purificação energética, o Quartzo Fumê impulsiona a mente para estados de alegria e satisfação, sendo um excelente ativador de magnetismo pessoal. Portanto, é uma ótima pedra para se ter por perto!

Autor deste artigo

Sempre gostei de escrever. Escrevo sobre filmes e sonhos, e aprecio viagens, história e cultura em geral.

Palavras-chave relacionadas


pedras cristais

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!