Chá de calêndula: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de calêndula: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de calêndula possui propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e antimicrobianas. Para saber mais sobre seus benefícios, confira nosso artigo!


Você conhece o chá de calêndula?

Chá de Calêndula.

Conhecida também como bem-me-quer, a calêndula é uma planta medicinal utilizada na cultura popular para tratamentos de pele, em especial inflamações e queimaduras. Porém os seus benefícios vão muito além dessas questões.

De acordo com alguns estudos, a calêndula atua na proteção do fígado e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, pode ser uma poderosa aliada no combate à diabetes, já que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue regulados.

A planta pode ser comprada em casas de produtos naturais e, portanto, pode se fazer presente na rotina de todas as pessoas com relativa facilidade. Se você quer saber mais sobre como utilizar a calêndula e aproveitar os seus benefícios, continue a leitura do artigo!

Entendendo mais sobre o chá de calêndula

Flor de Calêndula.

A calêndula é uma planta medicinal usada na forma de chá e de outros compostos, pois está presente na formulação de uma série de produtos naturais. Entretanto, como existem vários tipos de calêndula, é preciso saber qual deles deve ser usado para cada finalidade. Veja mais sobre essas questões a seguir!

Origem e história da planta calêndula

A palavra calêndula possui origem latina e significa “primeiro de cada mês”. Ela pertence à família Astaraceae, que é a mesma de flores como o girassol e a margarida. Trata-se de uma planta nativa da África Central e que foi difundida mundialmente devido à colonização europeia. No Brasil, a sua chegada aconteceu por volta do século XVIII.

Atualmente, existem cerca de 30 tipos diferentes de calêndula ao redor do mundo, e cada um atua de uma maneira distinta no organismo. Além de serem usadas para tratamentos medicinais, essas plantas também são inseticidas poderosos devido ao seu cheiro.

Características da calêndula

Embora existam algumas variações, em geral, as calêndulas são plantas que chegam a 60 cm de altura, o que favorece o seu cultivo em vasos e apartamentos. Assim, são plantas de fácil manejo e que dependem de pouca umidade para sobreviver, já que absorvem os nutrientes do solo, mesmo sem a presença de água.

Quando se fala sobre as suas folhas, vale destacar que elas chegam a possuir 20 cm de comprimento, o que pode ser considerado bastante quando se pensa sobre a altura máxima da calêndula. As flores se agrupam em inflorescências similares às do girassol, e a cor varia entre amarelo e laranja.

Para que serve o chá de calêndula?

O chá de calêndula serve para várias finalidades distintas. Uma das mais populares é a cicatrização da pele, comprovada por estudos. Entretanto, ele também atua na proteção do fígado contra lesões causadas por medicamentos e combate inflamações cutâneas, sendo bastante usado no tratamento de feridas infectadas.

Além disso, é um poderoso aliado contra a diabetes, já que as flores da planta ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Vale citar também a sua atuação no fortalecimento do sistema imunológico devido à presença dos antioxidantes. Alguns estudos indicam que a calêndula é capaz de aumentar a ativação dos linfócitos.

Propriedades da planta calêndula

A calêndula possui propriedades anti-inflamatórias significativas, e o seu principal uso está ligado a esta característica. Entretanto, ela também é um poderoso antifúngico e antiviral, já que atua no sistema imunológico e impede doenças como resfriados. Devido a essas características, ela também é um bom antialérgico natural.

Além disso, a planta possui um efeito calmante que faz com que ela seja ótima para aliviar os sintomas causados pela TPM. Ainda nesse sentido, a calêndula também é capaz de regular o ciclo menstrual.

Benefícios do chá de calêndula

Flor Calêndula.

O chá de calêndula pode ser usado para diversas finalidades e tem benefícios como o combate às infecções e inflamações. Ele também atua no processo de cicatrização, tornando-o mais rápido. Vale citar a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Estes e outros benefícios da bebida serão comentados a seguir. Confira!

Possui ação diurética

Devido à sua ação diurética, a calêndula ajuda no tratamento de infecções urinárias, o que também acontece graças às suas propriedades antimicrobianas, capazes de eliminar as bactérias responsáveis por causar este tipo de condição.

Além do combate às infecções, a calêndula ainda ajuda na limpeza do trato urinário, já que a urina será eliminada com maior regularidade a partir do consumo do chá. Outro ponto positivo é que, devido a este efeito, ela também combate a retenção de líquidos, ajudando a desinchar.

Auxilia na cicatrização

O chá de calêndula possui a capacidade de auxiliar no processo de cicatrização da pele, sendo este o principal motivo para que a planta tenha se tornado conhecida. O efeito em questão foi comprovado por vários estudos distintos, feitos com base em queimaduras, cortes e feridas.

É possível afirmar que a ação anti-inflamatória da calêndula está ligada às suas propriedades calmantes e antimicrobianas, o que evita o desenvolvimento de microrganismos. Além disso, a planta também atua no sentido de diminuir o inchaço no local machucado, proporcionando a sensação de alívio para a dor.

Combate infecções e inflamações

Os benefícios da calêndula para a pele estão entre os mais estudados. Além de estimular o processo de cicatrização, ela também combate infecções e inflamações cutâneas devido à sua ação antimicrobiana, que elimina bactérias, fungos e outros tipos de parasitas.

Portanto, uma forma de usar o chá para obter este tipo de benefícios e aplicá-lo frio sobre a área infectada para fazer uma limpeza. Desse modo, a absorção se torna mais rápida, e outros benefícios, como o efeito calmante da planta, podem ser aproveitados.

Age no tratamento de inflamações das mucosas

O chá de calêndula possui uma ação anti-inflamatória poderosa e, por isso, conta com propriedades que podem diminuir as inflamações das mucosas.

Além disso, ele também assume ações calmantes e cicatrizantes que podem ajudar a amenizar inflamações que aparecem na boca, como as conhecidas afta e gengivite. Ao se tratar de mucosas, a calêndula também é utilizada para problemas estomacais, mas não existem estudos que comprovem este feito.

Fortalece o sistema imunológico

Devido aos seus componentes principais, a calêndula conta com uma forte ação antioxidante, o que faz com que ela seja muito positiva para fortalecer o sistema imunológico e impedir que doenças oportunistas e outras, como gripes e resfriados sejam comuns.

Ela é capaz de eliminar totalmente os radicais livres devido a estas propriedades distintas, garantindo que o sistema imunológico esteja protegido. Outros componentes que agem neste sentido fazem parte da calêndula, como flavonoides e carotenoides, que agem diretamente no fortalecimento do sistema imunológico.

Age na proteção do fígado

A calêndula é uma excelente proteção para o fígado e pode ser muito positiva para as pessoas que sofrem com problemas neste órgão. Alguns estudos sugerem que o uso desta planta, no caso, seu extrato alcoólico, pode proteger as células do fígado diante de lesões que foram causadas anteriormente, principalmente por medicamentos e outras situações.

Portanto, a calêndula também traz propriedades incríveis para amenizar e até prevenir que problemas do fígado sejam recorrentes na vida das pessoas.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

A flores da calêndula são altamente benéficas para a saúde, pois contam com alguns elementos em sua composição que ajudam as pessoas que sofrem de problemas relacionados ao excesso de açúcar no sangue, como a diabetes, que afeta milhares de pessoas no mundo todo.

Neste caso, ela age diretamente na diminuição dos níveis de açúcar no sangue e conta com componentes que parecem aumentar a sensibilidade do organismo à insulina. Assim, os níveis de açúcar podem ser controlados, evitando que as pessoas que já possuem diabetes tenham agravamento da doença ou que acabem desenvolvendo ela.

Protege a saúde do coração

Ao ser consumida em propriedades adequadas e de forma correta, a calêndula pode trazer vários benefícios para a vida de modo geral. Para as pessoas que sofrem de doenças do coração ou que querem evitar que estes sejam problemas comuns em sua vida, o uso do chá e de outros produtos desta planta é altamente indicado em suas quantidades diárias adequadas e respeitando sempre as indicações.

Alguns dos elementos presentes na composição do chá de calêndula contam com ações positivas, que auxiliam no controle do colesterol do organismo e acabam refletindo diretamente na saúde do coração. O consumo desta planta, seja em formato de chá ou outras maneiras, garantirá muito mais saúde para o seu coração.

Alivia os sintomas da TPM

A TPM é um dos momentos mais incômodos para as mulheres e, todos os meses, causa efeitos devastadores, como cólicas e inchaços.

Neste sentido, o chá de calêndula pode dar alívio para as temidas cólicas e auxiliar para que não haja retenção de líquidos em excesso, algo comum de se acontecer nestes períodos do mês. Ele conta com uma capacidade muito alta de eliminar os líquidos que estão em excesso no corpo e que causam esta sensação de inchaço.

Receita de chá de calêndula

Chá de Calêndula.

Preparar o chá de calêndula é muito simples. São necessários poucos ingredientes e um preparo super rápido que pode ser feito por qualquer pessoa. Esta é somente uma das formas que o chá pode ser usado, pois existem outras formas de ingerir a calêndula.

Em geral, as partes mais usadas para estes processos são as folhas e as flores secas da planta. A seguir, veja como é feito o preparo do chá de calêndula!

Ingredientes

Para preparar o chá de calêndula, é necessário poucos ingredientes, que podem ser encontrados em lojas de especiarias ou de chás e outras casas de produtos naturais. A planta, em geral, é encontrada seca. Por isso, é a forma mais comum de fazer o chá.

Confira os ingredientes:

- 2 colheres de sopa de flores de calêndula;
- 1 xícara de água fervente.

Como fazer

Para começar seu chá, ferva a água na quantidade indicada de 1 xícara. Caso deseje mais chá para o dia, aumente de forma proporcional às flores que serão usadas.

Depois de ferver a água, coloque as flores dentro da água quente e deixe que esta mistura fique descansando por cerca de 5 minutos. Este processo é necessário para que as flores soltem todos os seus nutrientes e compostos na água. Após este tempo, retire as flores e consuma o chá ainda quente.

Outras informações sobre o chá de calêndula

Chá de Calêndula em xícara de vidro.

A calêndula pode ser usada de diversas formas, pois existem produtos naturais que contam com esta planta como base. É importante conhecer todas as informações a respeito desta poderosa planta, pois ela pode garantir muito mais qualidade de vida e saúde para os seus dias.

Alguns cuidados também devem ser tomados quanto ao seu consumo, para que ele não acabe se tornando muito mais prejudicial do que benéfico, caso seja feito de forma incorreta. Veja mais algumas dicas de como usar a calêndula em sua vida!

Dicas para fazer o seu chá de calêndula

Para algumas pessoas, o sabor do chá de calêndula pode não ser agradável. Por isso, é possível adicionar alguns outros elementos nele para que se torne mais agradável ao paladar.

Se preferir, utilize de outros ingredientes como limão e especiarias para dar um sabor mais agradável. Também é possível adoçar com mel para que permaneça mais saudável. Se for possível, não utilize o açúcar neste caso. Os adoçantes também podem ser uma boa opção para as pessoas que possuem diabetes.

Ervas e plantas que combinam com o chá de calêndula

A calêndula faz parte da família das margaridas. O seu sabor pode não ser agradável para algumas pessoas a princípio. Portanto, ela pode ser combinada com outras ervas comuns e que são mais agradáveis para a maioria dos paladares.

Neste caso, como ambas possuem propriedades semelhantes, combine o chá de calêndula com um pouco de camomila, e você terá um chá ainda mais poderoso. Outras ervas, como erva-doce, também são indicadas para combinar com a calêndula. O sabor delas é bem semelhante e, além deste fato, contam com algumas propriedades que podem acentuar os efeitos.

O chá de calêndula pode ser tomado com que frequência?

Por mais que seja um produto natural e que traga benefícios para a saúde, é importante ingerir o chá de calêndula respeitando as quantidades diárias para que ele seja positivo para a sua saúde.

O recomendado é que sejam ingeridas somente duas xícaras por dia, uma pela manhã e outra pela noite. Caso note algum efeito negativo, pause o uso do chá de calêndula imediatamente. O uso de maiores quantidades da planta só deve ser feito se houver algum tipo de indicação médica que garanta que este poderá ser feito. Caso contrário, respeite os limites de uso.

Outras formas de consumir a calêndula

Além do chá, a calêndula pode ser usada também de outras formas distintas, já que existem vários produtos naturais que levam esta planta em sua composição.

Uma forma que tem sido também difundida é o cataplasma de calêndula, em que suas folhas e flores são amassadas e usadas em cima de feridas ou de acnes, com o auxílio de um pano limpo ou uma gaze. Também é comum que a calêndula seja usada para gargarejos, com um chá mais ralo e morno.

Possíveis efeitos colaterais do chá de calêndula

Mesmo se tratando de uma planta comum, a calêndula, para algumas pessoas, pode apresentar efeitos adversos e inesperados. Neste caso, é comum que as pessoas apresentem alergias na pele, que assumem a cor vermelha, com inchaço e até mesmo coceira.

Neste caso, o uso da calêndula deve ser interrompido imediatamente, e o local afetado deve ser lavado com água fria para retirar toda a substância usada que pode estar causando a reação alérgica.

Esta é uma medida usada no caso dos emplastos de calêndula, que podem ser usados para acne ou até para poder ajudar ferimentos a serem cicatrizados. No caso dos chás, note se há algum tipo de alteração física também, como diarreias, por exemplo, pois elas podem indicar que o chá não está causando um efeito positivo.

Contraindicações do chá de calêndula

Não existem muitas comprovações de que a calêndula conta com contraindicações específicas. Mas, até o momento, estudos indicam que mulheres grávidas e crianças com menos de 6 anos de idade não devem fazer uso do chá e outros produtos que são originados desta planta. Estes grupos devem usar a planta somente caso haja alguma recomendação médica.

Portanto, sempre que for utilizar de algum produto novo ou chás, observe os efeitos destes e analise se são indicados para o grupo a qual pertence. Também é importante consultar um médico sempre que tiver alguma dúvida a respeito do uso de algo para evitar que problemas ocorram ao longo do processo.

O chá de calêndula possui diversos benefícios!

Chá de Calêndula.

Com tantos benefícios, a calêndula é uma planta que pode trazer muitos efeitos positivos para a sua vida. Após entender todas as suas ações e o que ela pode beneficiar, fica muito mais fácil de perceber sua relevância e importância.

Mas é preciso ressaltar que, caso note algum tipo de efeito incômodo, como alergias ou demais problemas, pare imediatamente de fazer uso da planta. Caso tenha sido uma recomendação médica, procure ajuda do profissional que a indicou.

Em um geral, a calêndula serve como uma ótima aliada para sua vida, principalmente em casos de machucados e acnes. Portanto, considere inserir esta planta nos seus dias através do seu chá e note a diferença em sua saúde após algum tempo de utilização!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.