Pedra Rubi: origem, significado, benefícios, valor, como usar e mais!

Pedra Rubi: origem, significado, benefícios, valor, como usar e mais!

Conhecido pela sua beleza, o rubi possui propriedades de cura e motivação. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo.


Você conhece as propriedades da pedra preciosa Rubi?

Rubis em pote de vidro

O rubi é uma pedra bastante conhecida pela sua beleza. Entretanto, vai muito além da aparência e possui uma série de características especiais. Com a sua coloração variando entre o vermelho e o rosa, ele é um símbolo de poder e de imponência.

Dono de uma energia forte e motivadora, o rubi está ligado ao amor e à paixão. Graças à sua raridade, trata-se de uma pedra de grande valor comercial e que atrai riquezas. Porém, o seu poder extrapola essas questões e reflete também em uma capacidade impressionante de preservar a saúde.

A seguir, mais detalhes sobre a história, as funcionalidades e a energia da pedra serão comentados. Se você deseja saber tudo sobre o rubi, continue a leitura do artigo.

Informações sobre a pedra Rubi

Anel prateado com pedra de rubi

O rubi é uma pedra preciosa de cor que varia entre o vermelho e o rosa. As suas origens estão ligadas ao continente africano, mais especificamente ao Sri Lanka. Devido à sua raridade, o rubi é uma pedra de grande valor monetário. Quer saber mais informações sobre esta pedra? Leia a seguir.

O que é o Rubi?

O rubi é uma pedra preciosa com cores que variam entre o vermelho vivo e o rosa. Em geral, é usado na fabricação de joias, sendo uma presença recorrente em anéis. O seu nome é derivado do latim, Ruber, e acredita-se que a pedra possui forte energia motivadora, estando associada também ao amor e à paixão.

Vale ressaltar que encontrar um rubi natural é algo raro, o que faz com que estas pedras possuam um alto valor comercial. Na visão de alguns povos, como os Hindus, o rubi possui o poder de preservar a saúde do corpo e da alma, além de fortalecer os relacionamentos.

Origem e história

De acordo com alguns registros históricos, os primeiros rubis foram extraídos no continente africano, mais precisamente no Sri Lanka, uma região que atualmente pertence ao Myanmar e é responsável pela maior produção de pedras preciosas em todo o mundo. O processo em questão começou há cerca de 2500 anos.

Entretanto, também existem fontes que apontam para a extração de rubi neste mesmo período em locais como a fronteira da Tailândia com o Camboja, local que conta com uma grande reserva desta pedra preciosa e é um ponto de comércio dela.

Extração

Atualmente, a extração de rubis acontece na Tailândia e no Myanmar, duas das regiões do mundo nas quais se encontra esta pedra em maior abundância. Entretanto, existem diferenças entre eles. Enquanto os rubis tailandeses são mais vermelhos e escuros, os de cor menos intensa vêm do Myanmar.

Vale ressaltar que as pedras extraídas na segunda região têm um valor mais alto e são consideradas de melhor qualidade. Isso não significa, porém, que as pedras da Tailândia sejam ruins, apenas que elas possuem um preço mais acessível devido à presença de algumas fissuras que afetam a sua pureza.

Gema

Com uma dureza 9 na escala de Mohs, entre as gemas naturais, o rubi é ultrapassado somente pelo diamante quando se considera esta característica. Além disso, a valorização das pedras depende de outras qualidades, como a cor, o tamanho, o corte e a claridade do rubi.

É importante destacar que todas as pedras naturais possuem pequenas imperfeições. Entretanto, quando se fala sobre as artificiais, estas não podem possuir falhas. Desse modo, alguns rubis fabricados possuem outras substâncias adicionadas à sua composição e determinar a sua origem requer testes gemológicos.

Valor

É possível afirmar que o valor de uma gema depende de quatro fatores: tamanho, cor, pureza e lapidação. Assim, quando se leva em consideração os critérios técnicos adotados para determinar o preço por quilate, o rubi aparece entre as pedras mais valiosas do mundo.

De acordo com o site do Serviço Geológico Científico do Brasil, atualmente o rubi ocupa a terceira posição das gemas mais valiosas do mundo, perdendo apenas para o diamante e a turmalina paraíba. Assim, cada quilate custa, em média, U$12 mil.

Variedades

O rubi tem origem a partir de um mineral chamado coridon, que pode ter várias colorações diferentes. Assim, somente a sua forma avermelhada pode ser considerada como um rubi. Outras cores, como a azul, se referem a pedras preciosas como a safira.

Devido a isso, a cor não interfere nas variedades da pedra em questão. Desse modo, os rubis são classificados de acordo com a sua região de extração e alguns detalhes da sua composição. Sobre este segundo aspecto, vale ressaltar que os rubis que contam com uma alta concentração de titânio, por exemplo, são mais vermelhos.

Significado e energia

Os povos Hindus acreditavam que o rubi possuía o poder de preservar a saúde do corpo e da alma, de modo que as relações interpessoais das pessoas que possuíam esta pedra eram melhoradas. Assim, o seu significado atualmente está muito ligado ao amor e acredita-se que a pedra possui a capacidade de resolver problemas desta natureza.

Outro aspecto que faz com que o rubi seja uma pedra muito valorizada pela sua energia é o fato de que ele auxilia o coração e o sistema circulatório como um todo, sendo capaz de promover a sua limpeza e de livrar o organismo de toxinas, evitando a ocorrência de doenças cardíacas.

Características da pedra Rubi

Quando se fala sobre a associação do rubi com o zodíaco, é possível afirmar que a pedra é recomendada para nativos de Leão, Sagitário e Áries, que são signos de fogo – o elemento do rubi. Entretanto, ela também pode ser usada por Capricórnio devido à sua ligação com as finanças e por Escorpião pela sua forte conexão com o amor.

Em termos de chakras, o rubi está ligado ao Quarto Cardíaco, que se localiza no meio do peito, próximo ao coração, e tem como principal função metabolizar toda a energia ligada ao amor, além de despertar a capacidade de amar nas pessoas.

Propriedades químicas e físicas

Em termos de propriedades químicas e físicas, é possível afirmar que o rubi possui características minerais devido à sua origem natural do coríndon, que também é responsável por pedras como a safira e tem como característica a capacidade de dar origem a cristais em formato hexagonal e aspecto vítreo.

Nos dias de hoje é possível encontrar tanto rubis naturais, produtos de extração, quanto rubis sintéticos, que passaram por processos químicos para ter o seu brilho aumentado, além de atingir uma coloração que atenda às necessidades do mercado de joias.

Usos e aplicações

De acordo com alguns estudos antigos, o rubi é uma pedra importante quando se fala sobre poderes, sendo usada por pessoas de personalidade forte que estão em busca de amor e proteção. Também pode ser usado por aqueles que querem atingir o sucesso.

Como esta pedra possui a capacidade de renovação e ampliação das energias de uma pessoa, ela é usada para renovar a positividade, afastando a raiva e os pensamentos negativos para abrir espaço para o amor e a compaixão na vida de quem usa o rubi. Pode ser usada para a meditação ou diariamente através de joias.

Curiosidades sobre o Rubi

Na cultura hindu, o rubi era considerado o rei de todas as pedras preciosas e a mais valiosa destas. Assim, o Mani Mala descreve a Árvore Kalpa, uma oferenda simbólica aos deuses do hinduísmo, como sendo composta por essa pedra preciosa além de outras de muito valor.

Também é interessante mencionar que em um dos seus cerimoniais, os hindus costumavam deixar rubis em vários templos, especialmente na forma de joias. Eles acreditavam que este tipo de doação direcionada a Krishna traria prosperidade para as suas vidas.

Benefícios da pedra Rubi

Mão feminina com anel dourado com pedra de rubi

O rubi é uma pedra cercada de misticismo e de superstições. Assim, acredita-se que ele possui a capacidade de proteger, de curar e de melhorar os relacionamentos das pessoas que o utilizam. Devido a isso, os seus efeitos no corpo espiritual, emocional e físico serão explorados a seguir. Veja mais sobre isso.

Efeitos no corpo espiritual

De acordo com uma das lendas associadas ao rubi, a pedra possui uma “chama interna” que lhe confere um caráter sagrado em religiões como o hinduísmo. Devido a isso, ele é capaz de aumentar os sonhos positivos e fortalecer as pessoas, garantindo a elas mais autoconfiança e coragem.

Pela sua capacidade de renovação energética, o rubi pode ser usado na meditação com o objetivo de diminuir a raiva e a negatividade, além de manter os pensamentos ruins afastados das pessoas. Ele incentiva sentimentos como o amor e a compaixão.

Efeitos no corpo emocional

No que se refere ao corpo emocional, o rubi é associado diretamente com as questões amorosas. Portanto, ele é conhecido em algumas culturas como a pedra do amor eterno, além de ser responsável por aumentar a coragem e o entusiasmo das pessoas.

Ainda sobre as emoções, vale destacar que o rubi também tem uma ligação muito grande com a motivação, algo que se relaciona com a sua “chama interna”, capaz de garantir que os indivíduos tenham mais controle nos seus momentos de tristeza e melancolia.

Efeitos no corpo físico

No hinduísmo, o rubi é considerado uma pedra capaz de preservar a saúde do corpo e ele é associado ao sistema circulatório. Assim, acredita-se que esta pedra traz benefícios para o coração e para o sistema em questão como um todo, sendo capaz de promover a sua limpeza e evitar doenças.

Além disso, o rubi também atua no sentido de eliminar as toxinas do corpo, tornando-o mais forte e resistente contra eventuais doenças de outra natureza. Essa capacidade de cura seria um dos motivos para que a pedra seja tão desejada.

Como usar a pedra Rubi

Colar com pingente de rubi

Um dos usos mais comuns do rubi é na meditação, visto que esta pedra possui ligação com a limpeza energética. Porém, ele também pode ser usado como parte da decoração do ambiente ou como acessório pessoal. Além disso, o rubi pode se combinar com outras pedras para trazer ainda mais benefícios para as pessoas. Veja mais sobre isso a seguir.

Para quem é indicada a pedra Rubi

Em termos de profissões, é possível afirmar que o rubi é indicado para pessoas que precisam se manter motivadas por possuir rotinas cansativas e trabalhos que demandam muito esforço intelectual. Assim, trata-se de uma pedra ideal para advogados, jornalistas e médicos.

Como o rubi também é capaz de ajudar nos aspectos físicos, militares podem se aproveitar bastante das suas propriedades para se manter estimulados e conseguir visualizar melhor os seus objetivos com um treinamento e rotina tão intensos. Além disso, a pedra estimula os seus usuários a agir de modo honesto em todas as situações.

Principais pedras e cristais para usar em conjunto

Devido à sua cor que chama bastante a atenção, o rubi precisa ser associado com pedras de cores mais neutras, como cristais transparentes, como o quartzo, que possui um brilho leitoso e vítreo. Além disso, como esta pedra também intensifica a energia e visa manter a energia, a associação é muito positiva.

Outro aspecto que torna o quartzo transparente um bom par para o rubi é o fato de que ele também conta com uma energia de cura bastante presente, sendo capaz de absorver energia negativa e equilibrar o plano físico e o mental.

Como usar a pedra Rubi para meditação

Quando se fala sobre o uso do rubi na meditação, vale destacar que a pedra possui a capacidade de renovação energética. Assim, ela torna as energias positivas mais amplas e afasta sentimentos como a raiva. Desse modo, a negatividade deixa de se fazer presente nos pensamentos das pessoas.

É possível afirmar que quando o rubi é usado na meditação ele atua no chakra Quarto Cardíaco, que tem associação direta com o amor e com a forma como este sentimento é processado pelas pessoas. Além disso, também vale citar que o uso do rubi na meditação é indicado para pessoas que sofrem com a depressão.

Como usar a pedra Rubi como decoração de ambientes

Quando se fala sobre a decoração de ambientes, o mais comum é que os cristais apareçam na sua forma mais pura, com aspecto um pouco rústico. Entretanto, como o rubi é bastante raro na natureza o seu uso na decoração não é uma ocorrência comum – algo que também se justifica pelo preço.

Assim, é mais frequente que a cor seja usada em ambientes como forma de atrair a prosperidade presente na pedra. Ela é capaz de quebrar a monotonia de qualquer espaço e, em geral, aparece em detalhes do ambiente e combinada com tons menos chamativos, como o bege e o cinza.

Como usar a pedra Rubi como acessório pessoal

Para quem deseja usar o rubi como acessório pessoal, embora ele seja uma presença mais recorrente em anéis, o indicado é que o cristal seja usado em pingentes. Isso acontece porque o seu efeito positivo é potencializado quando o rubi está próximo do coração.

Desse modo, ele também pode aparecer em itens como broches, que devem ser usados sempre do lado esquerdo do peito para garantir esta proximidade e que os benefícios da pedra realmente serão sentidos na vida de quem a carrega.

Como cuidar da pedra Rubi

Pinça metálica segurando pedra de rubi

Existem alguns cuidados que se deve ter com a pedra rubi para que as suas propriedades sejam preservadas, como a limpeza e a energização correta. Além disso, muitas pessoas têm dúvidas sobre como verificar a veracidade do rubi, o que será esclarecido a seguir. Veja mais sobre isso.

Limpeza e energização do cristal Rubi

Como o rubi é produto de extração, ele está sempre recebendo energias do universo, das pessoas e do ambiente e estas podem não ser positivas o tempo todo. Portanto, a limpeza e a energização são essenciais para a manutenção dos benefícios.

Existem processos simples que podem ser realizados em casa. O primeiro envolve água salgada e é preciso imergir a pedra e lavá-la em seguida com água corrente. A energização, por sua vez, é feita com a incidência de raios solares ou lunares.

Preço e onde comprar a pedra Rubi

O rubi é uma das pedras mais caras e raras do mundo, ocupando o terceiro lugar no ranking de preço. O seu quilate custa, em média, U$12 mil. Devido aos fatos citados, o mais comum é que se encontre rubis em joias, especialmente em anéis de formatura, visto que a pedra é associada ao dom da palavra e benéfica para várias profissões.

Entretanto, aqueles que desejam adquirir a gema em si podem fazer isso através de sites especializados em pedras preciosas, que contam com uma variedade de formatos e tamanhos de rubis. O preço está condicionado a essas questões e varia entre R$270 e R$902,50.

Como saber se a pedra Rubi é verdadeira?

O brilho e a cor podem ajudar a saber se o rubi é verdadeiro. Sobre o primeiro, vale ressaltar que as pedras falsas tendem a ser opacas. Desse modo, elas podem possuir a claridade do rubi, mas não conseguem replicar a intensidade do seu brilho. Além disso, sobre a cor, o mais indicado é procurar por pedras com tonalidade consistente.

Outro ponto que pode ajudar é tentar arranhar o rubi, visto que devido à sua origem mineral ele é bastante duro. Caso você tenha conseguido fazer um arranhão, isso significa que se trata de uma pedra falsa.

A pedra Rubi representa vitória, coragem e sucesso!

Cristais de rubi em diversos formatos

O rubi é uma pedra que possui forte associação com a coragem, o sucesso e a vitória. Devido à sua “chama interna”, ele é visto como capaz de manter as pessoas que o utilizam motivadas, de modo que elas estão sempre dispostas a perseguir os seus objetivos.

Além disso, a pedra também é associada ao “dom da palavra e da escrita”, sendo indicada para profissões como advogado e jornalista. Porém, devido ao seu caráter de motivação, o rubi também pode ser usado por quem segue carreira militar para manter a motivação.

Tenha cuidado ao adquirir um rubi e certifique-se que ele é verdadeiro. Seguindo as dicas desse artigo, principalmente quanto ao uso e as combinações com outras pedras, você poderá usufruir de todos os benefícios!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


pedras

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números