Os benefícios da couve: Para o colesterol, prevenção de doenças e mais!

Os benefícios da couve: Para o colesterol, prevenção de doenças e mais!

A couve auxilia em várias funções vitais devido à sua composição nutricional rica. Quer saber tudo sobre seus benefícios? Confira nosso artigo!


Considerações gerais sobre os benefícios da couve

Folhas de couve.

A couve é uma hortaliça bastante conhecida e consumida no Brasil. Ela pode ser encontrada em diversas versões, sendo a mais popular delas a couve-manteiga. Com folhas lisas e ligeiramente onduladas, tal variação possui coloração verde e pode ser incluída em pratos diversificados.

Devido à sua riqueza nutricional, a couve é um vegetal que traz diversos benefícios para a saúde. Desse modo, o seu consumo é capaz de atuar na prevenção de doenças e é recomendado para dietas que visam o controle de peso pelo baixo teor calórico.

A seguir, mais detalhes sobre os benefícios da couve serão comentados. Se você quer saber mais sobre isso e conhecer formas de consumir o vegetal, continue a leitura!

O perfil nutricional da couve

Couves espalhadas.

Rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, a couve traz diversos benefícios para saúde, sendo capaz de atuar desde o fortalecimento do sistema imunológico até o controle do colesterol ruim. A seguir, veja mais sobre o perfil nutricional da hortaliça para saber o que você estará consumindo ao incluir a couve na sua dieta!

Vitaminas

A couve possui as vitaminas C, do complexo B, A e K. Entre essas, a presença mais expressiva é a da vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e aumenta as defesas do organismo. Somente 100 g de couve crua possuem cerca de 96,6 mg deste nutriente, algo superior à recomendação diária para adultos.

Quando se fala sobre as vitaminas do complexo B, destaca-se na couve a presença da B6, que também atua no fortalecimento da imunidade, ajudando a evitar infecções e também resfriados comuns.

Minerais

Um dos minerais mais presentes na couve é o potássio, que é importante para a regulação da pressão arterial e da manutenção da saúde cardíaca, reduzindo o risco de AVCs e outras doenças dessa natureza. Além disso, o cálcio também se faz presente na composição nutricional da hortaliça e ajuda na manutenção da saúde dos ossos e dos dentes.

Outro mineral que está presente na couve é o ferro, grande aliado no combate à anemia, uma doença causada pela deficiência deste mineral no organismo e capaz de causar sintomas como fraqueza e cansaço.

Fibras

As fibras são responsáveis por retardar o esvaziamento gástrico, o que justifica a presença da couve em dietas com foco na manutenção de peso. Essa característica faz com que a hortaliça seja capaz de prolongar a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer.

É possível afirmar que isto acontece porque as fibras presentes na couve são solúveis e estimulam a produção do hormônio GLP-1, que garante justamente a saciedade. Entre as principais fibras presentes no alimento, é possível destacar a pectina.

Os antioxidantes presentes na couve

Os antioxidantes estão presentes na couve e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Um dos mais expressivos na composição nutricional da hortaliça é a vitamina C, responsável por ajudar na proteção da pele contra a ação dos radicais livres.

Além disso, os carotenoides e flavonoides também são antioxidantes poderosos presentes na hortaliça. Ambos atuam para garantir a prevenção do envelhecimento, mas também combatem outros tipos de doença, como o câncer, especialmente o de esôfago, pulmão, fígado, mama e pele.

Os fatos em questão foram comprovados por algumas pesquisas, mas estas ainda estão em andamento e precisam de mais testes com seres humanos.

O ácido fólico

O ácido fólico é importante para várias funções do corpo humano, como a reparação do DNA e a sua síntese. Ele também atua na divisão e no crescimento celular, bem como na produção de hemácias e de proteínas. Portanto, é importante para o sistema vascular e nervoso.

Além disso, este composto é essencial para as gestantes por ser um tipo de vitamina B capaz de prevenir defeitos congênitos nos fetos. Em geral, recomenda-se que as grávidas consumam até 400 mcg por dia do nutriente, e a couve possui 37 mcg a cada xícara de chá.

Os benefícios da couve para a saúde

Couves espalhadas.

A couve ajuda na manutenção de diversas funções do corpo humano, como o combate ao colesterol ruim e a manutenção do peso. Além disso, ajuda em tratamentos de anemia e promove melhorias significativas no funcionamento do intestino. A seguir, mais detalhes sobre os benefícios da hortaliça para a saúde serão comentados. Continue a leitura para saber mais sobre isso!

Atua no controle do colesterol ruim

Devido à presença das fibras na composição nutricional da couve, ela é capaz de atuar no controle do colesterol ruim, o LDL. Isso acontece porque o nutriente em questão absorve uma porcentagem da gordura presente nas refeições, de modo que impede que ela entre na corrente sanguínea.

Desse modo, a gordura é direcionada para outras áreas do corpo, como o intestino, e posteriormente é eliminada através das fezes. De acordo com um estudo, o suco de couve é uma excelente forma de aproveitar este benefício.

Promove melhorias no humor

A vitamina B6 é uma grande aliada para a promoção de melhorias de humor. Ela está diretamente ligada à síntese de hormônios que têm o poder de influenciar nessa questão, como a serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Logo, uma deficiência de vitamina B6 pode causar alterações bruscas neste sentido. Então, as pessoas que aumentam o seu consumo de couve tendem a se sentir menos tristes. O aumento deste nutriente na corrente sanguínea também tem o poder de amenizar os sintomas da ansiedade.

Aumenta a saciedade devido a presença de fibras

Um bom ponto no qual as fibras presentes na couve ajudam é o aumento da saciedade. Elas são capazes de retardar o esvaziamento do estômago devido à sua característica solúvel. Como produzem quantidades significativas de ácidos graxos de cadeia curta, estimulam a produção de GLP-1, hormônio ligado à saciedade.

Entretanto, vale ressaltar que, como as fibras presentes na couve são solúveis, é preciso aumentar também o consumo de água para que os benefícios do consumo sejam realmente sentidos no que se refere à saciedade. Por fim, vale citar que o baixo teor calórico da couve faz com que ela possa ser consumida em grande quantidade.

Contribui para mineralização óssea e saúde dos ossos

A presença do potássio na composição nutricional da couve faz com que ela seja uma ótima hortaliça para ajudar na mineralização e na manutenção da saúde dos ossos e dos dentes. Além disso, ela também é capaz de prevenir algumas doenças.

Nesse sentido, destaca-se a osteoporose, que é causada pela deficiência de cálcio, um dos principais minerais presentes na couve. A título de ilustração, vale citar que apenas 100 g de couve crua possuem 131 mcg de cálcio. Este valor representa, em média, 10% da necessidade diária de uma pessoa adulta.

É benéfica ao desenvolvimento do bebê e para gestantes

A couve é altamente indicada para gestantes por ser benéfica para o desenvolvimento dos bebês. Isso acontece devido à presença do ácido fólico e do ferro, nutrientes que ajudam nessa questão. Porém os minerais e as vitaminas são extremamente importantes para as mulheres neste período.

É válido pontuar que o ácido fólico ainda é capaz de prevenir alguns dos principais defeitos congênitos em fetos. O recomendado é que as grávidas consumam 400 mcg por dia. Assim, cerca de 37 mcg podem ser encontrados em uma xícara de couve crua.

Promove melhorias no funcionamento intestinal

Quem sofre com prisão de ventre e está procurando uma forma natural de contornar o problema vai encontrá-la na couve. Devido à presença das fibras, ela ajuda a diminuir consideravelmente este problema. Os nutrientes em questão atuam diretamente na movimentação do intestino.

Assim, eles incentivam os movimentos peristálticos, que são responsáveis pela evacuação. Outro ponto no qual a couve ajuda é no aumento do volume fecal, além de favorecer a consistência das fezes, tornando a sua eliminação mais fácil para quem possui este tipo de problema.

Fortalece o sistema imunológico

Um dos benefícios mais significativos da couve é o fortalecimento do sistema imunológico, o que acontece graças à presença da vitamina C. Ela atua no sentido de fortalecer a imunidade e de ajudar nas defesas do corpo humano de forma geral.

Entretanto, a vitamina C não é a única na composição da couve a fortalecer a imunidade. Nesse sentido, vale destacar a vitamina B6, que ajuda a evitar infecções e também resfriados comuns. A recomendação média de consumo da couve para esta finalidade é de 75 a 90 mg por dia.

Reduz a retenção de líquidos

A couve ajuda a reduzir os problemas de retenção de líquido no organismo devido à presença da vitamina A, que ajuda na redução de processos inflamatórios, capazes de causar dores musculares. Isso também está ligado devido à quantidade de água presente na sua composição.

Outro fator que contribui para que a couve seja capaz de reduzir a retenção de líquido é a presença dos antioxidantes, como a vitamina C. Ela atua no sentido de ajudar o excesso de líquido a sair do corpo, diminuindo a sensação de inchaço.

Protege o fígado

O fígado é o órgão do corpo humano responsável por produzir a bile e eliminar as toxinas do corpo humano. Além disso, é essencial para a digestão das gorduras. Portanto, é fácil perceber como o consumo de couve ajuda a proteger este órgão.

As fibras presentes no alimento ajudam na eliminação de gordura, fazendo com que o fígado não fique sobrecarregado. Além disso, os antioxidantes de vitaminas presentes na hortaliça ajudam a eliminar as toxinas do corpo, facilitando o trabalho do fígado.

É benéfica no tratamento contra a anemia

Dois nutrientes essenciais para o combate à anemia são o ferro e a vitamina C, ambos encontrados em quantidades expressivas na composição nutricional da couve. Além disso, a hortaliça ajuda a melhorar a absorção de ferro presente em outras fontes, o que faz com que ela seja benéfica para o tratamento da anemia.

Isso também faz com que ela seja indicada para gestantes. Durante a gravidez, é bastante comum que algumas mulheres passem por quadros dessa natureza devido à maior necessidade nutricional para que o feto se desenvolva de modo saudável.

Formas de consumir a couve e contraindicações

Couves espalhadas.

Existem várias formas de consumo da couve. Desse modo, mesmo as pessoas que não gostam tanto de hortaliças e sentem dificuldades para inclui-las nas suas dietas podem aproveitar os benefícios através de sucos, por exemplo. Entretanto, é preciso ter atenção aos cenários nos quais a couve é contraindicada. Veja mais sobre isso a seguir!

Crua

Quando ingerida crua, a couve traz ainda mais benefícios para a saúde, porque preserva os seus nutrientes. Nesse caso, existem algumas opções de consumo para a hortaliça, que pode ser ingerida picada em saladas ou em sucos.

No caso das saladas, é muito comum que a couve apareça acompanhada de tomates e cebola, já que ambos ajudam a ressaltar o seu sabor. Nos sucos, por sua vez, a hortaliça acompanha alguma fruta, como o limão ou a laranja, que tornam o sabor mais palatável.

Refogada

Uma forma de consumo bastante comum da couve é refogada. Nesse caso, ela aparece como acompanhamento para vários pratos, como é o caso da feijoada. Em geral, usa-se alho, cebola e óleo para refogar. Entretanto, os temperos podem variar de acordo com o gosto de cada um.

Além disso, também é possível fazer uso da couve refogada em algumas receitas, como é o caso das omeletes e dos charutos. O importante é investir na criatividade para tornar o consumo mais diverso e aproveitar o benefícios oferecidos pela hortaliça.

Em sopas e caldos

A couve também é uma presença frequente em caldos e sopas. Um dos mais populares no Brasil é o tradicional caldo verde, feito a partir de batata, couve e carne. Porém a hortaliça também aparece acompanhando outros tipos de prato dessa natureza e pode ser incluída em sopas.

No caso das sopas, o mais indicado é que a couve seja refogada e misturada a elas, depois que os demais legumes estiverem cozidos. Também é possível servi-la crua como acompanhamento para a sopa.

Em sucos

Um dos fatores que fazem com que as pessoas consumam menos couve é o seu sabor, que alguns consideram amargo. Portanto, os sucos são uma excelente forma de contornar essa questão, já que as frutas podem acompanhar a hortaliça nesse preparo e tornar o seu gosto mais palatável.

Porém vale ressaltar que, para que os benefícios sejam realmente aproveitados, o mais indicado é somente acrescentar o suco ou a polpa da fruta e a água, sem fazer uso de qualquer tipo de adoçante. Além disso, coar o suco também não é indicado, já que se perde parte dos nutrientes.

Contraindicações no consumo da couve

Em geral, não existem grandes contraindicações quanto ao consumo da couve. Entretanto, vale ressaltar que o seu excesso pode provocar gases. Além disso, também é interessante observar que as pessoas que realizam tratamentos de saúde baseados em anticoagulantes precisam consumir a hortaliça moderadamente.

Isso acontece devido à presença da vitamina K, que atua diretamente na coagulação do sangue. Em casos como este, o mais recomendado é consultar um médico para que ele possa indicar as quantidades seguras de couve na dieta e destacar os riscos da interação com a medicação.

Adicione a hortaliça em sua alimentação e desfrute de todos os benefícios da couve!

Couves plantadas.

A couve é uma hortaliça extremamente rica em nutrientes e capaz de atuar em várias frentes diferentes, garantindo a saúde e o bem-estar de quem a inclui na sua deita. Nesse sentido, a hortaliça beneficia o sistema imunológico e aumenta as defesas do corpo, além de melhorar o funcionamento do intestino.

Devido à sua capacidade de provocar a sensação de saciedade, bem como ao baixo teor calórico, a couve é um alimento altamente recomendado para as pessoas que estão fazendo dietas de manutenção do peso. Além disso, ela também é indicada para gestantes devido à sua capacidade de prevenir problemas congênitos nos fetos.

Como existem várias formas de consumo distintas, a couve pode ser parte da rotina de qualquer pessoa. O modo mais indicado é consumi-la crua, já que, assim, a hortaliça preserva todos os seus nutrientes.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!