Chá de coentro: propriedades, benefícios, como fazer e mais!

Chá de coentro: propriedades, benefícios, como fazer e mais!

Conhecido como tempero, o chá de coentro é uma crescente que traz inúmeros benefícios para a saúde, até mesmo a prevenção de alguns tipos de câncer. Saiba mais!


Você conhece o chá de coentro?

Folhas de coentro.

Talvez você não conheça essa receita desde criança, principalmente porque o coentro é muito usado como tempero devido ao seu gosto e cheiro diferenciado. Porém há uma nova crescente dessa planta tão querida pelos brasileiros também em formato de chá.

O chá de coentro é uma grande pedida quando falamos sobre saúde e cuidado com o próprio corpo, já que auxilia no funcionamento do corpo de forma excepcional, melhorando a saúde cardiovascular e até prevenindo alguns tipos de câncer.

Com efeito diurético, anti-inflamatório e até mesmo com nutrientes importantes para a saúde gastrointestinal, o chá de coentro é simples e fácil de ser feito, trazendo benefícios de curto a longo prazo.

Entendendo mais sobre o chá de coentro

Folhas de coentro.

O chá de coentro está fazendo muito sucesso, já que ele não trabalha como os 'chás milagrosos' para emagrecer, mas sim baseando-se em estudos comprobatórios sobre o coentro e seu poder de cura e para a saúde, de modo geral. Esse chá é um grande aliado no combate de grandes doenças e pode muito bem ser incorporado na grade alimentar. Confira!

Origem e história da planta coentro

A origem do coentro é incerta. O que se sabe é que a hortaliça era usada em rituais egípcios, principalmente por possuir propriedades calmantes e digestivas, sendo usado como uma espécie de elixir do bem-estar. Eles consumiam o coentro entre as refeições e depois faziam repouso. Dessa forma, conseguiam fazer uma melhor digestão sem reter líquidos ou inchaços abdominais.

Como tempero, ele é muito usado na culinária indiana e também na culinária árabe, sendo um dos condimentos favoritos. Ele tem seu protagonismo na Europa também, mais precisamente em Portugal, que tem uma série de pratos, como o Alentejo, que traz o coentro como principal condimento.

Características da coentro

O coentro é muito confundido com a salsinha, já que os dois são praticamente iguais. O que diferencia o coentro em um hortifruti, por exemplo, é o fato de que a planta, para a melhor conservação de seu odor e propriedades, é comercializada com suas raízes.

Outro grande diferencial é seu aroma, já que ele é forte, característico e único. Normalmente, consegue ser sentido em qualquer prato em que está presente e esse, inclusive, é um dos motivos de ele não ser um alimento tão querido no Brasil, embora seja moderadamente consumido.

Para que serve o chá de coentro?

Quando consumimos o coentro em refeições, embora ele já seja benéfico para a saúde, estamos consumindo uma quantidade pequena que, combinada com outros alimentos, pode não ser tão eficaz para o nosso corpo, principalmente porque a porcentagem de coentro em um prato é mínima, já que ele é apenas um dos temperos.

Mas, se o consumo for do chá, o aproveitamento no nosso organismo fica bem maior, já que ele está sendo consumido praticamente puro, apenas com água, que é neutra e possui muitos benefícios. O chá é realmente a melhor opção para que o corpo consiga reter todos os remédios do coentro.

Propriedades da planta coentro

O coentro tem inúmeras propriedades, sendo bem importante no tratamento de uma série de doenças e garantindo uma qualidade de vida muito maior para quem o consome regularmente. Além disso, ele é barato e acessível, o que faz dele um grande aliado.

Entre suas principais funções está a diurética, que ajuda no funcionamento dos rins. Também há seus antioxidantes, que contribuem para a produção dos tecidos, e o controle do envelhecimento, que promove o controle do colesterol e tem uma função importante no processo digestivo.

Benefícios do chá de coentro

Folhas de coentro.

O chá de coentro é benéfico para praticamente todas as partes do corpo, melhorando, e muito, a qualidade de vida de quem o consome com uma regularidade maior. Ele é cientificamente comprovado como um dos chás mais ricos em componentes antioxidantes e diuréticos, fazendo com que seja referência entre as bebidas desse segmento.

Confira agora os principais benefícios do chá de coentro e como ele pode agregar na sua vida!

Previne alguns tipos de câncer

O coentro é composto por três grandes antioxidantes que agem no combate dos radicais livres, que são células instáveis que têm o poder de se espalhar rapidamente ou de matar outras células. Taninos, flavonoides e carotenoides trabalham para impedir que esses radicais livres ganhem proporções maiores.

Como esse descontrole celular é o fator primário de vários tipos de cânceres, o coentro é eficaz sim na prevenção do câncer de pulmão, de mama e também de próstata. É válido dizer que ele não é o tratamento, mas sim um auxílio na prevenção.

Auxilia na saúde da pele

Com sua ação antioxidante, o coentro promove uma série de benefícios para a pele, já que, além de ajudar na regeneração de tecidos lesionados, ainda contribui para o retardo do envelhecimento de todo o corpo. Em casos leves, ele pode ser benéfico em erupções cutâneas leves.

Ele tem eficácia sim, porém, em um dos estudos a que foi submetido, não se mostrou tão eficaz sozinho no combate de assaduras infantis. Mas, junto com outros componentes, ele apresentou um desempenho excelente. De qualquer forma, com o consumo do chá, os efeitos são visíveis em todo o corpo.

Diminui as taxas de colesterol e triglicerídeos

O coentro tem, em sua composição, uma série de ácidos, como o graxo oleico, palmitico e o esteárico, que trabalham na produção de gordura saudável no nosso corpo, fazendo com que a gente elimine parte da gordura ruim.

Dessa forma, fazendo esse controle, ele consegue nivelar os níveis do colesterol e os triglicerídeos no sangue, alinhando-se também com a vitamina C, que é uma vitamina presente no coentro. O nível desses elementos é definido pela quantidade de gordura ruim que circula no sangue.

É importante dizer que a gordura citada não são os lipídeos, que são as gorduras que se acumulam no corpo, mas sim aquelas que são intravenosas, que permitem o ganho de densidade sanguínea. Um sangue com muita gordura ruim acumulada é um sangue denso que não tem uma circulação boa.

Auxilia na digestão

A ação anti-inflamatória do chá de coentro e a capacidade hepatoprotetora, que é cuidar e regenerar o fígado, ajudam no processo digestivo, uma vez que essa proteção do fígado faz toda a diferença no processo.

O fígado é responsável por absorver parte dos nutrientes no processo digestivo. Então, seu bom funcionamento é imprescindível para que você não esteja "comendo em vão". Essa proteção, inclusive, ajuda muitas pessoas que têm o fígado desgastado por álcool ou má alimentação.

Controla a pressão arterial

O controle da pressão arterial através do coentro é feito por duas funções muito importantes do alimento, que são: o controle do colesterol e da gordura do sangue e sua capacidade diurética, que tem efeito direto no nível da pressão.

Com o controle do colesterol, o sangue fica mais 'fluído', tendo uma circulação melhor por todo o corpo, não obstruindo e nem apresentando grandes dificuldades de trânsito. A função diurética entra na retenção de líquidos, que também são somados quando a pressão está elevada.

Previne a diabetes

As sementes do coentro são ricas em um óleo que ajuda a diminuir e controlar o açúcar no sangue, fazendo com que os níveis, com controle, possam auxiliar na qualidade de vida de pessoas que convivem com a diabetes tipo 2.

Vale dizer que ele não deve, em hipótese nenhuma, substituir o medicamento recomendado por um médico para o controle desse tipo de diabetes. Porém, com o auxílio no controle do açúcar, a qualidade de vida de pessoas diabéticas aumenta consideravelmente.

Age na desintoxicação do fígado

Tendo mais de um componente que cuida exclusivamente do fígado, o chá de coentro tem um efeito antioxidante absurdo quando falamos do fígado, reparando grande parte dos anos e, inclusive, eliminando as toxinas acumuladas.

Ele ajuda a reparar obstruções e eliminar toxinas pesadas, como o mercúrio e outros metais tóxicos. A eliminação é feita em todo o corpo, mas principalmente no fígado, que acumula mais esse tipo de carga negativa.

Equilibra a flora intestinal

Como tem o poder de acelerar e condicionar o corpo para fazer uma digestão saudável, o coentro, principalmente sua semente, são responsáveis por equilibrar a flora intestinal como um efeito extra.

O chá faz com que as dores e os inchaços abdominais diminuam, fazendo com que o desconforto desapareça e, dessa forma, criando uma rotina de funcionamento do intestino. Ele ajuda, também, no processo de reter nutrientes que o intestino faz.

Alivia o inchaço e previne a retenção hídrica

Como a função diurética é uma de suas principais funções, o chá de coentro age limpando os excessos de líquidos pelo corpo, que causam inchaço e também a famosa retenção de líquidos, ou retenção hídrica.

Ele faz como se fosse uma espécie de filtragem pelo corpo, e todo o líquido excedente é eliminado através do suor e da urina, o que auxilia também no bom funcionamento dos rins. Porém seu uso em excesso faz com que ele elimine um pouco da irrigação ideal do corpo, o que pode deixá-lo um pouco desidratado.

Assim, o ideal é usá-lo algumas vezes na semana para, dessa forma, manter a hidratação saudável do corpo e também para o bom funcionamento do intestino, que precisa de água para a evacuação.

Auxilia na qualidade do sono

O coentro possui um efeito analgésico que contribui para um relaxamento muscular maior, fazendo com que tarefas que exigem relaxamento, principalmente dormir, fiquem ainda mais proveitosas.

Um corpo relaxado é um corpo que descansa mais, e fazer isso sem o auxílio de drogas farmacêuticas é bem importante para a qualidade de vida. Como ele tem função diurética, não se recomenda seu uso antes de dormir. Porém você pode tomar o chá duas horas antes de ir para a cama.

Receita de chá de coentro

Chá de coentro em xícara de vidro.

O chá de coentro, além de ser acessível e fácil de ser feito, é um grande auxílio na vida de pessoas que convivem com várias desordens que exigem controle. Com o chá, sua qualidade de vida será um bem maior, e os benefícios são muitos. Confira a receita sobre esse grande chá e como ela deve ser consumida!

Ingredientes

Para fazer o chá de Coentro, você precisará juntar os seguintes ingredientes:

- 3 colheres de sopa de folhas de coentro (desidratado);
- 1 colher de sementes de coentro;
- 500 ml de água.

Como fazer

Para começar, pegue os 500 ml de água e coloque no fogo. Quando a água começar a esquentar, sem estar fervendo, você mistura as folhas com as sementes de coentro no líquido.

Deixe no fogo por mais 3 ou 5 minutos. Depois, desligue o fogo e deixe o chá descansar com as folhas e as sementes na água. Espere o chá ficar morno ou gelado, coe no copo que você for beber e aproveite.

O chá pode ser consumido gelado, porém deve ser consumido no mesmo dia que foi feito. Além de ganhar um gosto amargo depois desse prazo, ele perde um pouco das suas propriedades, o que faz com que quase toda a eficácia seja perdida nesse processo.

Outras informações sobre o chá de coentro

Chá de coentro em bule de vidro.

Que o chá de coentro tem inúmeras vantagens para a nossa saúde já sabemos. Porém é importante falar sobre as combinações que podem ser feitas e também sobre os riscos e efeitos colaterais que podem surgir. Confira a seguir informações adicionais sobre esse grande chá e como ele deve ser consumido de forma consciente!

Dicas para fazer o seu chá de coentro

O chá de coentro pode ser feito de duas formas, seja com a água já fervente ou esperando pela fervura com as folhas já na água. A qualidade do chá não muda, o que muda é que, com água já fervente, o cheiro do coentro, que é bem característico e forte, fica menos acentuado.

Além disso, é importante ressaltar que esse tipo de chá deve ser consumido no dia em que foi feito, não podendo ficar guardado em uma geladeira ou em um uma garrafa térmica depois de 24 horas.

Principais ingredientes que combinam com o chá de coentro

Normalmente, esses chás fitoterápicos não devem ser consumidos com açúcar. Porém o coentro tem um gosto forte, o que pode fazer com que ele seja um pouco difícil de beber. Se preferir, beba com poucas gotas de adoçante e gelado, porque o chá sempre perde um pouco do sabor forte quando está em temperaturas frias.

Caso você não queira trabalhar com adoçantes artificiais, pode acrescentar alguma fruta, como maçã ou abacaxi, na água do chá. A fruta vai dar um sabor mais agradável ao seu chá e também vai contribuir com os nutrientes próprios.

O chá de coentro pode ser tomado com que frequência?

Como todo o medicamento, o chá de coentro não pode ser tomado com frequência. O ideal é de duas a três vezes por semana, podendo ser um pouco mais, no caso de recomendação médica.

Porém, caso um médico faça esse tipo de recomendação, ele vai passá-lo juntamente com outro chá, para fazer a manutenção dos pulmões, que ficam fragilizados com o uso excessivo do coentro.

Isso acontece porque o coentro tem propriedades muito fortes e, quando consumimos medicamentos sem uma necessidade prévia, apenas por um controle, o consumo deve ser muito melindroso e moderado.

Possíveis efeitos colaterais do chá de coentro

Tomado em excesso, o chá de coentro pode ser o responsável por uma prisão de ventre e problemas estomacais, fazendo com que o processo de digestão fique mais lento. Isso porque ele tem a função de drenar a água do corpo e, quando isso é feito em excesso, tira parte da hidratação natural dele, inclusive das fezes, que também são compostas por água.

Outros possíveis efeitos são os problemas respiratórios, já que o coentro sensibiliza os pulmões em grandes quantidades. Dessa forma, a pessoa pode ficar mais suscetível a gripes e resfriados, além de desenvolver mais crises respiratórias, como renite e bronquite.

Contraindicações do chá de coentro

O chá de coentro possui uma dosagem de hormônio, que pode fazer uma mudança hormonal principalmente em mulheres. Nos casos mais intensos, ele muda o ciclo menstrual de cada mulher, fazendo com que este fique irregular.

Os efeitos tentem a melhorar no decorrer do uso, mas a sobrecarga hormonal pode fazer mal para a pele e os ossos, sendo motivo de atenção. Assim, por esse mesmo motivo, ele é estritamente proibido para mulheres grávidas, porque esse descontrole de hormônios pode ser fatal para o bebê.

Ele não chega a ser abortivo, porém a alteração hormonal pode contribuir para a falta de nutrientes ou de condições boas para o desenvolvimento do feto.

Outras formas de consumir o coentro

Seguindo os moldes tradicionais, o coentro pode continuar sendo consumido como tempero em pratos indianos e árabes que se popularizaram no Brasil. Porém, caso você queira ter um complemento do coentro em sua alimentação, consuma-o em uma salada leve, com alface, pepino e folhas verdes de sua preferência.

O gosto forte dele vai se dissipar com as outras folhas e seus efeitos também serão sentidos. Outra forma pode ser em suco de coentro, que deve ser com água gelada, um pouco de açúcar e servido na hora.

O suco pode ser coado, porém é importante dizer que ele não tem a mesma força de ação do chá, já que entrar em ebulição é o grande diferencial do chá e da extração das propriedades.

O chá de coentro possui diversos benefícios!

Chá de coentro em copo de vidro.

O chá de coentro é um dos remédios naturais mais acessíveis que temos no Brasil! Sendo muito famoso como tempero, o coentro tem inúmeras propriedades que auxiliam no funcionamento do corpo a médio e a longo prazo.

Com efeito diurético, analgésico, antioxidante e até hepatoprotetor, o coentro é um dos alimentos mais polivalentes que se tem. Com baixo custo, ele pode ser usado em chás, sucos e na alimentação em geral.

Assim, é válido dizer que as sementes do coentro têm nutrientes excedentes das folhas, sendo igualmente importante seu consumo também. Se puder, consuma o coentro nas refeições e suas sementes também em chás e sucos, mas, claro, de forma equilibrada e consciente.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais búzios orações religiões energias