Qual o significado da Pedra do Sol? Origem, para que serve, como usar e mais!

Qual o significado da Pedra do Sol? Origem, para que serve, como usar e mais!

A Pedra do Sol é uma das mais poderosas pedras, atrai felicidade e auxilia no tratamento da depressão. Veja a seguir todas suas características e como usar!


Você conhece o significado da Pedra do Sol?

Pedra do Sol rolada.

Segundo a mitologia grega, a Pedra do Sol é considerada a mais poderosa do planeta, simplesmente por atrair felicidade. Ela foi dedicada ao Deus Hélio que, segundo os gregos, é a personificação do sol. Parece simples, não é verdade? Mas, se formos parar para pensar, felicidade é um estado de espírito bastante complexo.

Não é à toa que a Pedra do Sol é venerada por gerações em todas as partes do mundo. Acreditava-se que seus poderes místicos eram capazes de manter o planeta em equilíbrio em relação ao sol, protegendo a Terra de possíveis catástrofes.

Além disso, a Pedra do Sol é utilizada também em tratamentos da mente e do corpo, atuando desde o alívio de cólicas menstruais até o aumento da libido. A Pedra do Sol tem, ainda, poderes analgésicos. Quer saber mais? Continue lendo e descubra como usar a Pedra do Sol ao seu favor!

Características da Pedra do Sol

Pedra do Sol bruta.

A cor laranja é uma das principais características físicas da Pedra do Sol. Também pode ser encontrada nas cores castanho e vermelho, com efeitos brilhosos e cintilantes. Dotada de uma energia poderosa, a vital, a Pedra do Sol é capaz, inclusive, de equilibrar os chakras. Quer saber mais? Continue lendo!

Origem e história

Não se sabe ao certo a origem da Pedra do Sol. Os primeiros registros foram encontrados na Islândia e datam dos séculos XIII e XIV. Também foram encontradas por pesquisadores várias menções sobre a Pedra do Sol em registros de inúmeras igrejas ao redor do mundo e em um mosteiro islandês dos séculos XIV e XV.

Há quem diga que a Pedra do Sol é fabricada até hoje por monges italianos, que guardam em segredo, ao longo dos séculos, a composição do poderoso artefato. Outros afirmam que a pedra pode ser extraída em diversas partes do mundo.

Significado e energia

Fonte de energia vital e poder pessoal, a Pedra do Sol, ao longo da história da humanidade, tem sido associada a Deuses, à boa sorte e à fortuna. A Pedra Sagrada tem poderes de proporcionar profunda conexão com a luz universal, trazendo felicidade e boas energias.

A Pedra do Sol também é indicada para minimizar a drenagem da energia vital e emitir ondas energizantes e purificadoras. Para diversas civilizações, a Pedra do Sol significa vida. O fato é que a energia da pedra, segundo os antigos, consegue curar doenças que atingem o corpo físico, a mente e a alma.

Dureza e composição química

Hoje em dia, a Pedra do Sol pode ser encontrada no mercado de duas formas: sintética ou natural. A natural é um cristal de feldspato, composto por minerais avermelhados que auxiliam na refração da luz. Na escala Mohs, seu grau de dureza está entre os níveis 6 e 6,5.

O cristal é encontrado também nas cores dourado, vermelho e marrom. A pedra bruta é mais comumente encontrada em países como Noruega, Suécia, EUA, Índia e Madagascar. Conhecida como Feldspato Aventurino ou Goldstone, Pedra do Sol verdadeira é um cristal alaranjado que reúne pontos brilhantes e pontos pretos, que geram reflexos.

Aplicações e utilizações

Indicada especialmente para restabelecer a energia vital, a Pedra do Sol pode ser utilizada ao nível físico para aliviar a depressão. Também é excelente para a aceleração do metabolismo e ajuda no tratamento de lesões musculares e desconforto nas articulações.

Seus poderes de cura ainda tratam problemas relacionados aos órgãos sexuais masculinos e femininos, melhorando a libido. Energética e emocionalmente, a Pedra do Sol é bastante aplicada no combate a fobias, ansiedade, pesadelos e insônia.

Também impulsiona o desapego e o corte de relações tóxicas. O cristal ajuda a eliminar mágoas, tristezas e cansaço, melhorando a autoestima e incentivando a autoconfiança.

Signos e chakras

De polaridade masculina, a Pedra do Sol está ligada ao signo de Leão, que tem como características a vitalidade, a energia e a facilidade em liderar. A Pedra do Sol também está relacionada ao terceiro chakra, o Manipura, que se localiza na zona do Plexo Solar.

No entanto, pela vibração da sua cor, este cristal também influi sobre o segundo chakra, o chakra Svadihsthana. Vale lembrar que o terceiro chakra está diretamente ligado ao sistema digestivo, enquanto o segundo, conhecido também como chakra umbilical, rege aos órgãos sexuais.

Elementos e planetas

Segundo o Feng Shui, o elemento essencial da Pedra do Sol é o fogo, e seu planeta é o sol. O elemento fogo simboliza energia, intuição, saúde espiritual, dons mediúnicos e transcendência da alma. Já o sol, que é o centro gerador de vida, simboliza o poder da criação.

Sua luz representa a expansão da consciência e a clareza espiritual. No misticismo, o sol é representado por um círculo com um ponto no meio. O círculo é o símbolo universal do Infinito, e o ponto simboliza o princípio da criação, a origem e o Divino.

Curiosidades sobre o Pedra do Sol

Você sabia que a Pedra do Sol se relaciona intimamente com determinadas profissões e signos? Segundo especialistas, a pedra sagrada pode potencializar as habilidades de barbeiros(as), banqueiros(as) e executivos(as), sendo associada a essas profissões.

Quanto aos signos, além do signo de Leão, a Pedra do Sol pode estar ligada aos signos da terra (Touro, Virgem e Capricórnio) e, obviamente, àqueles pertencentes ao elemento fogo (Áries e Sagitário).

Benefícios da Pedra do Sol

Pedra do Sol rolada.

Como vimos anteriormente neste artigo, a Pedra do Sol pode trazer benefícios para o corpo, a mente e o espírito. Além disso, o artefato é capaz de equilibrar energias físicas e psíquicas, além de restabelecer a energia vital. Veja com mais detalhes os benefícios da Pedra do Sol para os corpos espiritual, emocional e físico!

Efeitos no corpo espiritual

Dotada da energia solar, a Pedra do Sol restabelece a energia vital, equilibrando os chakras, e possibilita a transmutação energética, trazendo forcas positivas, otimismo e felicidade. Além disso, a Pedra do Sol também é responsável por estabelecer uma conexão profunda com a alma, permitindo o autoconhecimento.

A Pedra do Sol também traz libertação e proteção, eliminando mágoas, cansaço, tristezas, rancores e fobias. O cristal é conhecido, ainda, por purificar e revitalizar o corpo espiritual, rompendo amarras do passado e trazendo sucesso, fortuna e felicidade.

Efeitos no corpo emocional

Para quem sofre de depressão ou baixa autoestima, a Pedra do Sol pode ser a alternativa certa. A pedra incentiva o enfrentamento de medos, extinguindo a tristeza e a melancolia, sintomas comuns desta doença.

Ela também é muito utilizada para o tratamento de problemas de saúde mental como o transtorno de humor, já que uma das suas propriedades é o equilíbrio. Fora isso, a pedra possibilita o aumento da autoestima e da confiança pessoal e ajuda ainda na concentração e recuperação da cognição.

Efeitos no corpo físico

Os efeitos terapêuticos da Pedra do Sol agem na cura de problemas gastrointestinais, doenças no sistema urinário e órgãos reprodutores. Ela também é conhecida por atuar contra a insônia, a depressão e a ansiedade.

A Pedra do Sol é analgésica e atua em cólicas menstruais, aliviando as dores em geral. Ela estimula o sistema imunológico, acelera o metabolismo e ajuda a reduzir o desconforto muscular e nas articulações. Para que sofre com doenças do sistema nervoso, a Pedra do Sol é uma ótima alternativa, pois tem efeitos relaxantes e aumenta a disposição.

Para que serve a Pedra do Sol

Pedra do Sol rolada.

Como vimos, a Pedra do Sol pode ajudar a melhorar a qualidade de vida do corpo físico, enquanto atua nos corpos emocional e espiritual, trazendo paz, tranquilidade e felicidade. Mas o cristal também tem outros usos. Veja a seguir como utilizar a pedra em ambientes para a meditação e como objeto pessoal!

Para quem é indicada a Pedra do Sol?

Se você precisa aumentar a sua energia vital, equilibrar seu chakras e eliminar de vez as energias negativas, a Pedra do Sol é uma excelente opção. Seu uso é indicado para quem quer alcançar sucesso e prosperidade.

Se seu caso for cansaço mental, a Pedra do Sol também pode ajudar. Agora, se pretende limpar as forças negativas da sua vida e da sua casa, a Pedra do Sol é um excelente “repelente” natural e pode, inclusive, ser utilizada na decoração.

Principais pedras e cristais para usar em conjunto

Os poderes da Pedra do Sol podem ser potencializados com o uso conjunto de outras pedras e cristais. Se você quer ampliar as energias de autocura, por exemplo, o indicado é usar também a Pedra da Lua.

Mas, se você precisa aumentar a vibração positiva, acrescente a Pedra da Estrela. Já para aqueles que querem ampliar a positividade, o indicado é a Cornalina, o Citrino ou a Selenita. Mas, para quem quer mais poder pessoal, o indicado é a labradorita ou outras pedras mais místicas.

Como usar a Pedra do Sol para meditação

São duas as maneiras ideais de utilizar a Pedra do Sol na meditação. Você pode simplesmente colocá-la no ambiente onde pretende meditar ou segurar entre as mãos. No entanto, a escolha de um ou outro vai depender do objetivo pretendido.

Se você estiver buscando o equilíbrio, a energização pessoal, a paz interior, o autoconhecimento e a elevação espiritual, o recomendado é que segure a pedra entre as mãos enquanto estiver meditando. Agora, se pretende descobrir o que anda incomodando ultimamente, coloque a pedra no seu ambiente de meditação.

Como usar a Pedra do Sol como acessório pessoal

A Pedra do Sol, em função da sua consistência, pode ser modelada para o uso em brincos, colares, pulseiras e anéis. O uso da pedra como assessoria pessoal é indicado, principalmente, para quem precisa restabelecer relacionamentos e eliminar a co-dependência, estimulando a posse do poder pessoal.

Como amuleto íntimo, a Pedra do Sol elimina inibições e apelos e aumenta a autovalorização e a autoconfiança. A Pedra do Sol usada como acessório pessoal ainda evita a depressão causada pelas épocas frias do ano, como o inverno, e compensa o calor energético do sol.

Como usar a Pedra do Sol como decoração de ambientes

A Pedra do Sol, segundo o Feng Shui, é ideal para iluminar cantos sombrios da sua casa ou escritório, onde se acumulam as forças negativas. Isso porque a pedra consegue “absorver” e transmutar estas forças, transformando-as em otimismo, leveza e purificação do ambiente.

A Pedra do Sol também serve para centralizar a energia espiritual e trazer clareza. Assim, se colocada em seu local de trabalho, ela inventiva a criatividade e o foco e ilumina o caminho na busca de soluções para suas atividades profissionais.

Como cuidar da Pedra do Sol

Pedras do Sol brutas.

Se você quer usufruir de todos os benefícios que a pedra sagrada pode trazer para você, sua família, sua casa e seu local de trabalho, é preciso ter um certo cuidado com o cristal. Primeiramente, a Pedra do Sol deve ser respeitada e colocada em um local limpo, energizado e que, de preferência, tenha luz solar.

Fora isso, é necessário recarregar as baterias da pedra pelo menos uma vez ao mês. A transmutação energética e a energização da pedra fazem parte de um ciclo que precisa de um certo tempo para se completar. Confira os detalhes dessas informações a seguir!

Limpeza e energização da Pedra do Sol

Sempre é bom limpar o seu cristal, uma vez que ele deve ter sido manipulado por diversas pessoas, antes de chegar às suas mãos. Assim, o jeito mais simples e conhecido é colocar a pedra de molho na água com sal durante 24 horas.

Agora, se quiser potencializar a limpeza, coloque a Pedra do Sol em um saco branco limpo e virgem junto com outros cristais de limpeza energética, como Selenita, Turmalina negra, Halita e Cianita negra. Depois de 4 horas, a Pedra do Sol estará pronta para uso. Para aumentar a energização da pedra, escolha a exposição à luz solar ou a energia da terra.

Preço e onde comprar a Pedra do Sol

A Pedra do Sol pode ser facilmente encontrada em casas especializadas em pedras e cristais, e lojas de artigos místicos. Também pode ser adquirida em sites confiáveis. Os valores dependem do peso, do formato e do tipo de pedra que você quer adquirir.

Por exemplo, a Pedra do Sol pode ser encontrada na forma bruta, em gema, esfera, pirâmide e até em formato de torres. Também está presente em joias, pêndulos e pulseiras energéticas. Os preços variam de R$ 9,90 a cerca de R$ 500,00. Se for importante, os valores podem ser ainda mais altos.

Como saber se a Pedra do Sol é verdadeira?

Uma das formas mais simples de diferenciar a Pedra do Sol verdadeira da falsa é a partir da observação de suas cores. Elas vão de tons alaranjados vivos até nuances de marrons e vermelhos, com pontos cintilantes.

Pode ser que a pedra apresente pontos pretos, próprios da hematita ou goetita, presentes na sua composição. Outra dica é observar a sua temperatura. Os cristais e as pedras naturais têm uma temperatura fria ao tocar a pele.

A Pedra do Sol possui uma energia vibrante e inspiradora!

Pedras do Sol brutas.

Sendo um dos cristais mais poderosos produzidos por nosso planeta, a Pedra do Sol e sua intensa energia atuam estimulando a autoestima e os cuidados pessoais. Sua energia vibrante e inspiradora carrega o poder regenerativo do sol.

Além disso, como vimos, ela proporciona a autocura através do autoconhecimento e do equilíbrio dos chakras. A Pedra do Sol é, ainda, um importante amuleto contra as energias negativas, o baixo astral e a depressão.

Agora que você já leu o artigo e viu todas as dicas importantes para usar a Pedra do Sol a seu favor, não deixe de adquirir a sua. E lembre-se: com a Pedra do Sol, com certeza, seus caminhos estarão abertos para alcançar a plena felicidade!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


pedras

Artigos relacionados


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Trazendo muitos benefícios, o topázio azul é uma pedra com várias propriedades e utilidades. Confira aqui tudo sobre essa pedra e saiba como usar!


Tipos de pedras: nomes, gemas, cores e mais sobre pedras preciosas!

Tipos de pedras: nomes, gemas, cores e mais sobre pedras preciosas!

Você conhece todos os tipos de pedras e cristais? Descubra mais sobre as utilidades de cada uma e sua preciosa magia!


Últimos posts


Terapeuta holístico: função, benefícios da terapia holística e mais!

Terapeuta holístico: função, benefícios da terapia holística e mais!

O terapeuta holístico usa métodos que podem tratar alguns problemas de saúde, mas com uma visão ampla sobre os princípios do ser humano. Saiba mais!


O que significa sonhar com coentro? Verde, no pé, fresco, seco e mais!

O que significa sonhar com coentro? Verde, no pé, fresco, seco e mais!

Sonhar com coentro fala sobre pessoas introspectivas e com problemas de autoconfiança. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Simpatia da lua cheia: para o amor, ganhar dinheiro, proteção e mais!

Simpatia da lua cheia: para o amor, ganhar dinheiro, proteção e mais!

A lua cheia é um poderoso momento para praticar magias, já que a energia do satélite da terra chega ao seu ápice. Aprenda aqui a utilizá-la a seu favor!


O que significa ser passivo-agressivo? Comportamento, causas e mais!

O que significa ser passivo-agressivo? Comportamento, causas e mais!

Retratado através de uma oposição velada, o passivo-agressivo inclui atitudes voltadas para a vitimização, ressentimento e teimosia. Clique para entender!


Para que serve o chá de pitanga? Benefícios, folhas, a fruta e mais!

Para que serve o chá de pitanga? Benefícios, folhas, a fruta e mais!

Rico em uma série de anti-inflamatórios e vitaminas, o chá de pitanga é uma opção deliciosa para controlar várias doenças. Clique e saiba como consumir!