Chá de Pata-de-Vaca: propriedades, benefícios, como fazer e mais!

Chá de Pata-de-Vaca: propriedades, benefícios, como fazer e mais!

A pata-de-vaca trás diversos benefícios para a saúde, como a melhora na ação dos rins, da diabetes e de hipertensão. Saiba tudo sobre o chá dessa planta aqui!


Você conhece o chá de Pata-de-Vaca?

Xícaras com chá de pata-de-vaca.

A pata-de-vaca é uma das plantas medicinais mais conhecidas e utilizadas pelos seus diversos benefícios e efeitos positivos para a saúde de um modo geral. Ela é um poderoso medicamento natural, que é capaz de combater e auxiliar na melhora de vários sintomas.

Um dos seus maiores pontos de ação é pelos efeitos causados em pessoas que sofrem com diabetes, pois facilita no controle desta que é uma das doenças mais graves e complicadas que afetam diversas pessoas no mundo.

As propriedades da pata-de-vaca são vastas, pois ela conta com componentes poderosos e de ação comprovada cientificamente. Pode ser utilizada por pessoas que sofrem de hipertensão arterial, anemia, doenças do sistema urinário e outros distúrbios. A forma mais popular de consumir a pata-de-vaca é através de seu chá, que é feito de forma simples e possui efeitos muito positivos para o corpo.

Conheça mais sobre a pata-de-vaca e seus benefícios a seguir!

Entendendo sobre o chá de Pata-de-Vaca

Xícaras com chá de pata-de-vaca e bule.

Uma das principais formas de se utilizar a pata-de-vaca é através de seu chá, que é feito de uma forma bastante simples, mas que conta com uma eficiência comprovada através da ciência em diversos aspectos.

É um remédio natural capaz de auxiliar no combate de doenças graves, como a diabetes. Estudos realizados previamente com animais destacaram um efeito positivo na diminuição da glicemia no sangue destes e mostram um dos efeitos mais importantes da planta. A seguir, veja outros detalhes sobre esta planta medicinal poderosa!

Origem e história da planta Pata-de-Vaca

A pata-de-vaca é uma planta que se popularizou muito no Brasil pelas suas capacidades medicinais. Seu nome vem do formato da folha, que se assemelha, de fato, à pata do animal em questão.

Seu nome científico, Bauhinia forficata foi criado para homenagear os dois irmãos botânicos Gean e Gaspard Bauhin. Nativa da Mata Atlântica, esta planta pode ser encontrada em diversas localidades do Brasil, mas costuma ser mais comum em estados como Bahia, Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Características da Pata-de-Vaca

Considerada como uma espécie caducifólia, que tem como característica principal o fato de suas folhas caírem em determinados momentos, a pata-de-vaca pode crescer cerca de cinco até nove metros de altura, contando com um tronco todo canelado e tortuoso e uma copa bastante aberta.

Suas folhas são bastante distintas, com um formato específico que demonstra o motivo pela qual ela popularmente recebeu este nome. Seus ramos, quando estão jovens, contam com alguns espinhos, que, ao amadurecer, não são notados na planta adulta. Suas flores, quando aparecem em determinados períodos, são brancas e muito vistosas.

Para que serve o chá de Pata-de-Vaca?

O chá de pata-de-vaca oferece vários benefícios para as pessoas que o consomem. Isso porque, devido às propriedades da planta, ele é capaz de auxiliar no combate a algumas doenças graves, como diabetes e distúrbios do coração.

O chá também pode ser consumido por pessoas que enfrentam cálculos na bexiga ou rins e problemas no sistema urinário, por possuir características diuréticas bastante positivas para combater estes problemas.

Há também alguns indicativos de que a pata-de-vaca pode ser auxiliar em processos de emagrecimento, justamente pelas suas características diuréticas, muito importantes para eliminar toxinas do corpo.

Propriedades da planta Pata-de-Vaca

Como parte de suas propriedades principais, a pata-de-vaca conta com ações antioxidantes, analgésicas, diuréticas, laxantes, purgativas e vermífugas. Ela pode ser usada para combater diversos problemas nestas áreas e auxilia nos tratamentos mais complexos de doenças graves.

Garante, assim, mais qualidade de vida para as pessoas que fazem o uso da planta, seja em medicamentos naturais ou através do seu chá. Portanto, ela é indicada como complementar em diversos tipos de tratamentos distintos por possuir estas características medicinais importantes para o bom funcionamento do organismo.

Benefícios do chá de Pata-de-Vaca

Bule com chá de pata-de-vaca.

Consumir o chá de pata-de-vaca em seu dia a dia pode trazer muito mais qualidade de vida e saúde. Isso porque, devido à presença de uma proteína bastante particular, semelhante à encontrada na insulina bovina, ela consegue agir diretamente em problemas ligados à diabetes, por exemplo.

Outros componentes que fazem parte da pata-de-vaca também favorecem para que haja a melhora na saúde, trazendo mais disposição para o dia a dia. Veja mais detalhes a seguir!

Age contra a diabetes

Em relação à diabetes, a pata-de-vaca conta com uma proteína em sua composição que se assemelha muito à insulina encontrada em bovinos, que ajuda em tratamentos para pessoas que enfrentam todos os dias a diabetes e outras doenças ligadas ao excesso de açúcar no sangue.

Devido a este componente, ela é excelente auxiliar para controlar esta quantidade de açúcar e garantir aos usuários mais equilíbrio neste sentido em suas vidas. Por estas características particulares, ela é uma auxiliar importante no processo de controle da diabetes, e seu chá pode garantir isso dia após dia.

Diminui a taxa de triglicérides

O uso da pata-de-vaca, em especial o seu chá, também é benéfico para as pessoas que enfrentam problemas relacionados a taxas altas de triglicérides. Ela conta com uma capacidade metabólica muito positiva, que pode ajudar a controlar e até diminuir estas taxas ao longo dos usos diários.

Isso porque a forma como a planta age é capaz de acelerar o metabolismo para que os carboidratos sejam queimados no corpo, de forma que não se acumulem açucares e outros componentes. Este é um processo importante para que haja o controle do açúcar no sangue e a melhora na qualidade de vida.

Ação antioxidante

Como parte de suas ações, a pata-de-vaca conta com efeitos antioxidantes no corpo. Seus componentes são capazes de aliviar inchaços e eliminar totalmente as toxinas do corpo através da urina.

Portanto, é importante enfatizar que, em relação a este aspecto característico da planta, ele pode favorecer questões como emagrecimento mas também beneficia as pessoas que enfrentam problemas de origem urinária, ou até mesmo nos rins. Por isso, é altamente indicada para os que precisam combater inchaços provenientes de toxinas acumuladas no corpo.

Acelera o metabolismo

Uma característica bastante particular da pata-de-vaca é o fato de que ela é uma excelente aceleradora do metabolismo. Neste sentido, ela será benéfica para vários aspectos distintos do corpo, pois, por contar com esta ação, ela irá favorecer outros pontos, diminuindo o triglicérides causador do colesterol.

Neste caso, esta ação vem do fato de que ela aumenta o metabolismo do corpo para que haja a queima dos carboidratos consumidos que irão se transformar no corpo em açúcares. O excesso destes açúcares podem causar diversos outros problemas, como a própria diabetes.

Possui ação diurética

A ação diurética da pata-de-vaca é importante para as pessoas que possuem problemas relacionados aos rins ou ao sistema urinário. Isso porque, como ela estimula para que haja esta ação diurética no corpo, também faz com que este órgão acabe trabalhando mais.

Este incentivo que é causado pela planta faz com que os problemas de filtragem e outros também sejam amenizados. Por isso, as pessoas que sofrem com problemas de origem urinária podem se beneficiar com o uso deste chá, pois ele trará este estímulo para o bom funcionamento do órgão.

Age contra doenças estomacais

O uso da pata-de-vaca para as pessoas que sofrem com problemas estomacais é altamente indicado, pois ela auxilia nos tratamentos de doenças ligadas a esta área do corpo e traz muito mais qualidade de vida para as pessoas que enfrentam estas questões. O motivo pela qual ela favorece quem sofre com estes problemas é por conter flavonoides, como rutina e kampferol.

Estes dois são responsáveis por estimular que haja a produção do muco responsável por garantir a proteção do estômago diante dos ácidos digestivos. Outro ponto importante é a proteção que esta planta cria no estômago para evitar que sejam causadas úlceras gástricas e outras doenças.

Age contra doenças de coagulação sanguínea

Alguns ativos que estão presentes na composição da pata-de-vaca beneficiam para que haja um controle quanto à coagulação do sangue. Isso porque ela impede que haja a ação do fibrogênio, impedindo que ocorra assim o excesso desta coagulação, que pode vir a causar problemas ainda maiores para a saúde de modo geral.

Portanto, a pata-de-vaca irá também garantir auxílio às pessoas que enfrentam algumas doenças mais graves, como trombose, embolias e até elefantíase, que são causadas pelo surgimento de coágulos em excesso no sangue.

Age contra a hipertensão arterial

Um dos efeitos mais positivos e importantes mostrados pela pata-de-vaca no corpo humano é o controle da hipertensão arterial. Neste caso, a planta age favorecendo para que haja até mesmo uma diminuição quanto a esta pressão.

O motivo pela qual isso acontece é devido ao efeito relaxante que a planta causa nas veias e também nas artérias. Este efeito beneficia as pessoas que sofrem com problemas desta natureza, pois, assim, conseguem evitar problemas mais arriscados e graves em relação ao coração.

Auxilia na gravidez

O chá feito com a pata-de-vaca pode ser um excelente companheiro para as grávidas. Isso porque é comum que as mulheres que se encontram gestando enfrentem questões problemáticas neste período, e uma das situações mais comuns a serem enfrentadas neste período é a diabetes gestacional.

Assim, ao utilizarem do chá desta planta, é possível que contem com um auxílio no controle de açúcar no sangue e consigam passar pelo período da gravidez sem enfrentar esta, que é uma das doenças mais comuns nesta fase. Vale destacar que a diabetes causada na gravidez pode causar muitos problemas, como até anomalias nos bebês.

Auxilia na prevenção de câncer

O poder da pata-de-vaca é tão grande que ela é capaz até de prevenir que alguns cânceres apareçam no corpo humano. Existem diversas pesquisas sendo realizadas neste sentido para avaliar quais são as ações desta planta no corpo.

Mas, ao que se sabe até o momento, devido a uma lectina que é obtida através desta planta, é possível matar células cangerígenas, conhecidas como apoptose, e evitar que estas se proliferem e consigam se aderir aos tecidos do corpo. Ela não somente age para combater estes potenciais tumores, como também evita que haja o crescimento destes.

Receita de chá de Pata-de-Vaca

Mulher tomando chá de pata-de-vaca.

Para adquirir mais saúde e qualidade de vida para o seu dia a dia, são necessários apenas alguns passos simples. O chá de uma das plantas medicinais mais poderosas é muito rápido e fácil de ser feito e leva poucos ingredientes, além de ter um processo que todos podem fazer em casa.

São várias as formas de se usar a pata-de-vaca, mas o chá desta planta é a forma mais comum que a maioria das pessoas usa e consegue inserir no seu dia a dia. Veja como é fácil preparar esta bebida cheia de atributos positivos para a saúde!

Ingredientes

Para preparar o chá de pata-de-vaca, é preciso apenas alguns ingredientes muito simples: são 20 g de folhas da planta para cada 1 litro de água que for usado. A água precisa estar quente para que o processo seja feito. Portanto, primeiro, separe estes ingredientes.

Como fazer

Separe as folhas de pata de vaca de acordo com os ingredientes separados e, em seguida, coloque no fogo para ferver 1 litro de água. Caso seja necessário, faça uma receita dupla de acordo com as suas necessidades e se mais pessoas irão consumir a bebida ao longo do dia.

Após a água ferver, pegue as 20 g de folhas que foram separadas e as coloque dentro da água quente. Deixe que a mistura fique apurando por uns 5 minutos para que todos os componentes se soltem na água. Em seguida, retire todas as folhas, deixe somente o líquido que foi obtido e beba pelo menos 3 vezes ao dia em momentos espaçados.

Outras informações sobre o chá de Pata-de-Vaca

Xícara com chá de pata-de-vaca.

Por se tratar de uma planta que ainda está sendo avaliada e estudada por cientistas e pesquisadores, a pata-de-vaca ainda poderá surpreender muito com seus atributos. Mas, com o que já se sabe desta planta medicinal poderosa, é possível entender que ela é altamente benéfica para vários campos da saúde e pode trazer uma melhora em diversos aspectos da vida.

Portanto, a seguir, conheça uma pouco mais dos benefícios e de outras formas que esta planta pode estar presente em seu dia a dia, trazendo muito mais saúde e qualidade de vida para você. Leia mais!

Outras formas de consumir a Pata-de-Vaca

Além do chá de pata-de-vaca, que é a forma mais comum de se consumir esta planta, ela ainda pode ser encontrada de outras formas em produtos naturais e que também podem ser feitos em casa. Um destes é o extrato seco da planta, que pode ser consumido em até 250 mg ao dia.

Também é possível inserir a pata-de-vaca no seu dia a dia através da tintura, que pode ser usada entre 30 a 40 gotas diárias. É preciso tomar cuidado, pois estas formas de utilizar a planta precisam contar com alguma orientação médica prévia. Caso você note qualquer tipo de efeito colateral, o uso deve ser interrompido imediatamente.

Principais ingredientes que combinam com o chá

Além do chá de pata-de-vaca puro, existem outros ingredientes que podem trazer um sabor mais agradável para a bebida, mas que também contam com suas próprias qualidades medicinais. Neste caso, o limão também pode ser inserido na infusão.

Coloque para ferver juntamente com as folhas da planta um pedaço de casca de limão e, se preferir, ao final, também pode adicionar algumas gotas do limão. Esta ideia deixa seu chá mais saboroso e com maiores benefícios para a saúde, já que o limão também conta com diversas propriedades medicinais muito positivas.

Dicas para fazer o seu chá de Pata-de-Vaca

Uma dica importante para as pessoas que irão inserir o chá de pata-de-vaca no dia a dia é que deem preferência para consumir ele o mais rápido possível. Isso porque os polifenóis que fazem parte da composição da planta podem perder o efeito que teriam, caso a bebida tivesse sido consumida logo após ter sido preparada.

Portanto, mesmo que você pretenda ingerir o chá mais vezes ao dia, o mais indicado é que ele seja feito na hora de beber para evitar este problema. Esta substância é importante em especial para as pessoas que estão se utilizando do chá pelas suas propriedades detox.

O chá de Pata-de-Vaca pode ser tomado com que frequência?

O chá feito com a pata-de-vaca pode ser ingerido por todas as pessoas adultas, mas é preciso que os usuários notem se estão tendo os efeitos esperados ou se algum tipo de reação adversa está sendo sentida.

É indicado que a bebida seja consumida no máximo 3 vezes ao dia, em uma quantidade de cerca de 200 ml. É importante que o uso não seja estendido por longos períodos também. Evite consumir o chá ao longo de meses, sem que haja um intervalo, pois, neste caso, ele pode vir a causar algumas reações inesperadas ou até pode perder o seu efeito total.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do chá

Por mais que seja uma planta e um produto natural, o chá de pata-de-vaca pode vir a causar reações adversas, caso a pessoa tenha algum tipo de alergia aos componentes. Neste caso, ao notar qualquer efeito estranho, é preciso que o uso seja interrompido imediatamente.

Crianças menores de 12 anos, também não podem fazer uso deste chá. Pessoas que possuem hipoglicemia também estão incluídas nesse grupo, já que o chá pode diminuir ainda mais a quantidade de glicose no sangue, causando problemas ainda maiores.

Os efeitos colaterais do uso inadequado da planta podem favorecer problemas como hipotireoidismo e também diarreias crônicas e alteração no funcionamento dos rins.

O chá de Pata-de-Vaca possui diversos benefícios!

Chá de pata-de-vaca sendo servido.

São vários os benefícios que podem ser adquiridos através do uso do chá de pata-de-vaca. Esta é uma das plantas medicinais mais usadas no Brasil e traz diversos efeitos positivos para a saúde das pessoas que enfrentam problemas como diabetes e pressão alta.

Mas é preciso estar atento também aos detalhes. Por mais que esta seja uma planta comum e que tenha vários efeitos positivos, algumas pessoas podem demonstrar efeitos contrários, e é preciso ficar atento a estas questões para que não acabe se prejudicando.

Assim, ao menor sinal de efeito adverso, interrompa o uso do chá. Entretanto, é incomum que se tenha tantos efeitos adversos e, por isso, o chá é indicado para as pessoas adultas que buscam por melhoras na qualidade de vida e para auxiliar em tratamentos mais intensos. Aproveite destas dicas e faça bom uso desta planta medicinal incrível!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números