Chakra cardíaco: significado, como equilibrar esse chakra e mais!

Chakra cardíaco: significado, como equilibrar esse chakra e mais!

O chakra cardíaco é responsável pela área dos relacionamentos afetivos. Continue lendo para aprender mais sobre ele, como equilibrá-lo, sua função e mais!


Significado do chakra cardíaco, ou Anahata chakra

Ilustração dos 7 chakras do corpo humano.

O chakra cardíaco ou Anahara, que é o seu nome original que vem do hindu e significa “câmara secreta do coração”, é responsável por equilibrar as energias de todos os outros chakras do nosso organismo. Se ele se encontrar em desarmonia, todos os outros estarão desalinhados.

É o quarto chakra e está localizado no centro do peito, mais precisamente entre a quarta e a quinta vértebra. É representado pelo símbolo da estrela de seis pontas onde o triângulo que está apontando para cima simboliza a energia masculina de Shiva e o triângulo invertido apontando para baixo representa a deusa Shakti.

Seu elemento é o ar e suas 12 pétalas da flor de lótus simbolizam humildade e amor incondicional. É o chakra mais afetado pelas energias densas, representa a ligação da matéria ao espírito e sua maior evolução acontece dos 21 aos 28 anos de idade.

Tem como função geral controlar a imunidade, pulmões e funções cardíacas. Quando o chakra cardíaco está desequilibrado, é comum termos falta de ar, imunidade baixa, problemas cardíacos, ansiedade, depressão e outros distúrbios que envolvam questões emocionais, por exemplo.

Chakra cardíaco, características

Homem meditando com as mãos no peito.

Cada chakra do nosso corpo possui suas características específicas como mantra, cor, localização, função, áreas da vida em que atua, entre outras. Confira abaixo um pouco mais sobre elas.

Mantra e cor

A cor que representa o chakra cardíaco é o verde. O verde simboliza a cura das emoções, equilibrando e tranquilizando esse chakra. Podemos usar a cor verde para balancear o Anahata chakra de diversas maneiras, as formas mais comuns são a utilização de roupas, pedras e cristais usados próximo ao peito e também a visualização da cor verde.

O mantra responsável pelo chakra cardíaco é o Yam. Pode ser apenas ouvido, mas o ideal é que seja pronunciado várias vezes, em estado de meditação, tomando uma forte respiração pelo nariz e soltando o ar pela boca com o som Yam lentamente.

Localização e função

Conhecido como Chakra do Cristo Pessoal, o chakra cardíaco está localizado na região do tórax, mais precisamente entre a quarta e a quinta vértebra.

Sua função é emanar amor incondicional e equilibrar os chakras superiores (coronário, frontal e laríngeo) e os chakras inferiores (plexo solar, umbilical e básico), atuando como um intermediário entre o espírito e a matéria.

Orgãos que rege

Cada chakra tem como função conduzir órgãos do nosso organismo. O Anahata chakra é responsável por reger o coração, pulmões, braços e mãos. Quando ele está em desequilíbrio, podem aparecer problemas como taquicardia, falta de ar e palpitação.

Cultivar sentimentos de raiva, egoísmo e tristeza fazem com que o chakra cardíaco fique bloqueado, resultando assim em um mau funcionamento dos órgãos correlacionados a ele. É o chakra que fica mais afetado quando não se tem um bom equilíbrio emocional.

Glândulas e sentido

A glândula endócrina que está correlacionada com o chakra cardíaco é o timo. O timo é responsável pelo sistema imunológico, ou seja, ele é chave para a nossa força vital.

Sentimentos como gratidão, amor e generosidade fazem com que a energia circule com facilidade e equilíbrio, evitando assim, o seu acúmulo que, posteriormente, pode vir a resultar em doenças.

Áreas da vida em que atua

Como muitos já sabem, o chakra cardíaco é responsável pela área dos sentimentos. Ele é encarregado da nossa vida amorosa, do amor próprio e autoestima. Quando equilibrado, ele nos ajuda a ter relacionamentos saudáveis, desenvolvemos a compaixão e assumimos responsabilidade perante a nossa família e entes queridos.

Quando o chakra cardíaco está saudável, temos mais facilidade em aceitar as perdas da vida além de desenvolvermos mais disposição para perdoar a si e aos outros.

Chakra cardíaco: funcionamento

Várias pedras equilibradas uma em cima da outra.

É interessante saber como se dá o funcionamento do chakra cardíaco para sabermos se ele está equilibrado. Quando ele se encontra em equilíbrio, atraímos relacionamentos saudáveis e temos mais facilidade em perdoar. Entretanto, se ele está desequilibrado, problemas cardíacos e respiratórios podem aparecer. Confira abaixo algumas explicações mais detalhadas.

Chakra cardíaco em equilíbrio

Quando o chakra cardíaco encontra-se em equilíbrio, nós temos mais simetria na vida espiritual e material, maior confiança em impor nossas decisões, além de contarmos com mais harmonia nos relacionamentos em geral.

Estamos sempre felizes espalhando alegria e amor para todos, temos facilidade em perdoar, maior visão sobre a vida, além de mais disposição, pois o chakra cardíaco estando em equilíbrio fará com que todos os outros fiquem mais alinhados e energizados.

Chakra cardíaco em desequilíbrio

Quando o chakra cardíaco encontra-se em desequilíbrio, vários bloqueios e problemas podem ocorrer em nosso organismo, principalmente com os órgãos que são regidos por ele.

No que diz respeito a doenças físicas, o desequilíbrio do chakra cardíaco pode ocasionar problemas cardíacos, respiratórios, palpitações e até mesmo câncer de mama nas mulheres.

Outras adversidades que podem ocorrer dizem respeito a traumas ligados a relacionamentos afetivos, ciúmes, obsessão e inconstância. Podem se desenvolver sentimentos como egoísmo, baixa autoestima, isolamento, angústias, depressão e ansiedade.

Como equilibrar o chakra cardíaco?

Mulher meditando na praia.

O chakra cardíaco é um dos centros de energia mais importantes do nosso corpo, pois se ele se encontrar em desequilíbrio, todos os outros também estarão instáveis. Existem várias técnicas para equilibrar o chakra cardíaco, entre elas estão a meditação, yoga, terapias energéticas, pedras, cristais e outras. Continue lendo e conheça melhor esses métodos.

Meditação

Muito conhecida, a meditação é um recurso muito simples que podemos utilizar para equilibrar nosso chakra cardíaco. Tal atividade nos deixa em estado de presença e traz ótimos resultados para seus praticantes podendo, inclusive, ser feita junto com outras técnicas.

Vista roupas leves, procure em lugar calmo, de preferência junto à natureza, sente-se em posição de lótus (pernas cruzadas com a sola dos pés voltada para cima), feche os olhos e conecte-se com sua respiração. Silencie seus pensamentos e comece a respirar lentamente, inspirando pelo nariz e soltando levemente pela boca.

Com o intuito de equilibrar o chakra cardíaco, visualize uma bola de luz verde no centro do peito e veja ela expandir a cada respiração. Cada vez que você expira ela cresce um pouco, até envolver todo o seu corpo. Assim que desejar, retorne com a respiração consciente e, lentamente, abra os olhos. Faça isso sempre que sentir necessidade.

Exercícios de respiração

Exercícios de respiração são, sem dúvidas, uma ótima maneira de equilibrar o chakra cardíaco, pois trabalhamos o ar, que é seu elemento, através dos pulmões, além de nos ajudar a voltar ao momento presente.

Para trabalhar a respiração, sente-se com a coluna ereta e feche os olhos. Observe-a e ouça como o seu coração está batendo. Inspire lentamente pelo nariz e solte pela boca quantas vezes achar necessário. É interessante deixar os pulmões com o ar por alguns segundos antes de exalar.

É válido ainda que no processo de respiração sejam acrescentadas visualizações. Por exemplo, você pode imaginar que está inspirando uma luz verde e que, quando ela chega nos seus pulmões, vai limpando e curando qualquer energia estagnada.

Yoga: melhores posturas

O Yoga é uma técnica milenar que tem como objetivo equilibrar nossos centros energéticos, também conhecidos como chakras. Ele é praticado através de posturas que trazem benefícios para o corpo e a mente, envolvendo força física, emocional, peso e flexibilidade.

Entre as inúmeras posturas do yoga, existem as posições que trabalham especificamente cada chakra em separado. O chakra cardíaco pode ser equilibrado através dos posicionamentos conhecidos como Postura da Cobra (Bhujangasana); Lua Crescente (Anjaneyasana); Postura do Triângulo (Trikonasana) e Postura do Camelo (Ustrasana).

Terapias energéticas

Atualmente, as terapias energéticas estão sendo muito procuradas para tratar várias doenças e desequilíbrios, sendo assim, manter todos os chakras alinhados torna-se essencial para um bom funcionamento do nosso organismo.

Podemos equilibrar os chakras sozinhos ou todos juntos. Entre as diversas terapias que trabalham com a energia, podemos destacar o Reiki, a Cromoterapia e a Cristaloterapia.

O Reiki tem como objetivo canalizar a energia cósmica através da imposição das mãos sobre a pessoa. Levando em consideração que todo processo de cura começa pelo coração, aconselha-se energizar os chakras sempre com uma mão no centro do peito.

Muito conhecida, a Cromoterapia trabalha pulsando as cores correspondentes aos centros de energia. Já a Cristaloterapia faz o uso de cristais específicos para cada chakra a fim de realinhá-los e manter o equilíbrio do nosso corpo.

Afirmações

Afirmações são frases poderosas de alta frequência vibratória que ao serem pronunciadas repetidas vezes trazem resultados muito satisfatórios aos seus praticantes. Para cada caso em específico, podem ser elaboradas e ditas sentenças de acordo com a situação que se deseja atrair ou melhorar.

Quando queremos equilibrar o chakra cardíaco, podemos utilizar afirmativas como “eu me aceito e me amo”; “meu chakra cardíaco está aberto e eu estou bem”; “eu me perdoo e perdoo os outros”; “eu atraio relacionamentos saudáveis e harmoniosos para minha vida”; “meu coração é livre de mágoas”; “meu coração está aberto ao Amor Incondicional”, entre outras.

É interessante saber que as frases de afirmações podem ser feitas falando-as ou apenas mentalizando-as várias vezes por no mínimo 21 dias. O melhor horário para fazer é antes de dormir, pois durante o sono o subconsciente vai absorvendo a vibração dessas palavras para posteriormente materializá-las.

Ervas e óleos essenciais

Algumas ervas e óleos essenciais ajudam a equilibrar o chakra cardíaco. Ervas como rosa, lavanda, violeta, manjerona, hibisco, manjericão, chá verde e gengibre podem ser usadas em chás e, até mesmo, plantadas em vasos e deixadas em lugares em que fiquem próximas da pessoa que busca o equilíbrio.

Mais práticos, os óleos essenciais são substâncias destiladas das essências das plantas, sendo totalmente naturais, porém muito mais concentrados e voláteis. Para o Anahata chakra, é recomendado usar os óleos essenciais de gerânio, lavanda, limão, laranja, rosas e jasmim. Lembrando que é muito importante o acompanhamento de um aromaterapeuta para fazer o seu adequado uso.

Pedras e cristais

Uma forma muito comum de equilibrar chakras é através das pedras e cristais. Como todo centro de energia, o chakra cardíaco possui algumas pedras e cristais específicos para harmonizá-los e equilibrá-los.

Geralmente, as pedras para alinhar o Anahata chakra são da cor verde, como a esmeralda, o quartzo, a fluorita e a apatita verde, a jade, a malaquita, a aventurina e a ágata musco. No entanto, outras pedras como a crisocola, o rubi e o olho de gato podem também ser usadas para harmonização.

Após o uso das pedras e cristais, é interessante fazer a limpeza e energização adequada dos mesmos, para que ao serem utilizados novamente, estejam livres de energias densas e possam cumprir sua função normalmente.

Chakra cardíaco: conselhos para o dia a dia

Mulher com os braços levantados como se fosse receber algo.

Alguns conselhos são essenciais para praticarmos no nosso dia a dia e assim, mantermos nosso chakra cardíaco equilibrado. Permitir-se doar, receber, confiar, conectar, perdoar, abandonar o passado e abrir-se para o futuro fazem parte dessas recomendações. Continue lendo para entender cada uma delas.

Permita-se doar

Para manter o chakra cardíaco em equilíbrio, permitir-se doar é sem dúvidas uma prática muito importante, pois tudo o que damos volta para nós. Oferecer amor é a melhor doação que existe, pois sua fonte é inesgotável.

Podemos nos doar de diversas maneiras, fazendo algum trabalho voluntário onde estamos a servir ao próximo, dando um conselho, uma palavra amiga para alguém que esteja passando por um momento difícil ou até mesmo conceder um elogio sincero a alguém.

Permita-se receber

Permitir-se receber é aceitar e ser grato por todos os presentes que o Universo nos dá, é concordar que alguém pague o seu cafezinho, é não se diminuir ao receber um elogio. Precisamos estar abertos para receber, pois só assim conseguiremos ter prosperidade em nossa vida.

Estar aberto para receber faz com que o chakra cardíaco se expanda e nossos desejos se realizem mais rapidamente, pois saber aceitar o que o Universo nos dá é fundamental para materializarmos nossos sonhos.

Permita-se confiar

Se você consegue permitir-se confiar significa que o seu chakra cardíaco está aberto e equilibrado. É fundamental acreditarmos que tudo vai dar certo, nos relacionamentos que estabelecemos, mas acima de tudo, é necessário crer em nós, em nossa capacidade.

Quando confiamos em nós, elevamos a autoestima e nos sentimos mais felizes e capazes, o que faz com que nosso timo esteja equilibrado e, consequentemente, a imunidade aumente nos livrando de várias doenças.

Permita-se conectar

Permita-se conectar com a natureza, principalmente em áreas cercadas de verde, pois é a cor que equilibra o chakra cardíaco e também é o tom da cura. Ande descalço na grama e mentalize toda energia densa saindo do seu corpo pelos seus pés e voltando para a Mãe Terra que irá transmutá-la.

Outra conexão muito importante é com a nossa essência divina. Trabalhar o Anahara chakra com exercícios de meditação, respiração e perdão são os melhores caminhos para acessarmos nosso cerne e cumprirmos nossa missão aqui na Terra.

Permita-se perdoar

É preciso perdoar para se curar. Sabemos que conseguimos perdoar algo ou alguém quando não mantemos mais conexão com a situação e, quando nos lembramos dela e já não nos causa nenhum tipo de emoção ruim.

Permita-se perdoar, pois o perdão é libertador, faz bem para a mente e o espírito e acima de tudo, nos traz paz. Antes de tudo, pratique o autoperdão, pois temos que começar por nós, pois guardar mágoas faz mal e nos adoece.

Permita-se abandonar o passado

Saiba olhar para trás com gratidão, entretanto, permita-se abandonar o passado. Não podemos mudar o que aconteceu, mas é possível aprender com os erros. Ficar muito ligado ao passado nos entristece e nos dificulta viver o momento presente.

Aprenda a desapegar e se abrir para novas experiências, pois amanhã é outro dia e muitas outras oportunidades surgirão para você recomeçar.

Permita-se estar aberto para o futuro

Permita-se estar aberto para o futuro, olhe pra frente com otimismo e abrace todas as oportunidades que chegarem até você e lembre-se que nós não temos o controle de nada.

Aprenda a viver o momento atual sem gerar muitas expectativas para o que está por vir, pois o que temos é apenas o dia de hoje. Não ter controle do dia de amanhã nos gera muita ansiedade, o que acaba adoecendo, então aprenda a soltar e a confiar que tudo vai dar certo.

Equilibrar o chakra cardíaco pode trazer bem-estar e qualidade de vida?

Homem em paisagem.

Estar com todos os chakras alinhados é sem dúvida de fundamental importância para que se tenha uma vida com qualidade e bem-estar. Com o chakra cardíaco não é diferente. Estar com o Anahata chakra equilibrado permite que tenhamos relacionamentos saudáveis, além de evitar várias doenças.

Existem muitas maneiras de equilibrar o chakra cardíaco, desde práticas como exercícios de respiração, meditação, yoga e afirmações, até terapias energéticas e o uso de ervas, óleos essenciais, pedras e cristais.

Quando está em desequilíbrio, o Anahata chakra pode causar problemas no coração e pulmão, depressão, ansiedade e outros desafios como, por exemplo, a dificuldade em perdoar e estabelecer relacionamentos afetivos saudáveis.

Sabendo como equilibrar esse chakra tão importante, é hora de colocar em prática, pois estando alinhado poderemos desfrutar de relações sadias, amor próprio, autoestima elevada e facilidade em perdoar.

Autor deste artigo

Formada em Ciências Contábeis sempre fui encantada pelas palavras e assuntos relacionados à espiritualidade. Já tive um blog sobre assuntos atuais e esotéricos e hoje contribuo com esse site.

Palavras-chave relacionadas


chakras

Artigos relacionados


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Saiba quais são os pontos secundários de energia no corpo, qual a influência deles e como cada chakra impacta a qualidade de vida quando equilibrado!


Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

O cristal de quartzo possui propriedades que eliminam a energia negativa da vida das pessoas. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


O que é o Chakra Sacral? Entenda o segundo chakra e como equilibrar!

O que é o Chakra Sacral? Entenda o segundo chakra e como equilibrar!

O Chakra Sacral é um centro de poder do corpo. Clique e aprenda a equilibrá-lo para despertar a criatividade, aumentar a energia, ter mais felicidade e prazer!


Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Conheça a importância do chakra Esplênico para a fluidez em sua vida, seu mantra para equilibrá-lo e seus benefícios!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.