Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Saiba quais são os pontos secundários de energia no corpo, qual a influência deles e como cada chakra impacta a qualidade de vida quando equilibrado!


Você conhece os chakras secundários?

Ilustração - os chakras

Os chakras secundários, como o nome sugere, são vórtices de energia em constante movimento no corpo, menos conhecidos pelas pessoas. Eles se localizam em pontos próximos aos chakras principais, e atuam em conjunto com os mesmos, impactando o organismo como um todo. Assim como outros chakras, estes manifestam no corpo sintomas de seu desequilíbrio.

Chakras secundários bem desenvolvidos envolvem um olhar atento a possíveis sintomas e oscilações do corpo e das emoções. Os tratamentos de reiki, por exemplo, também devolvem bem-estar aos chakras menos conhecidos, já que estes são parte fundamental do pleno funcionamento de cada uma das funções vitais do organismo.

Manter o equilíbrio de cada centro energético do corpo é um passo importante para que a energia vital possa fluir em cada parte do ser. Ao longo do artigo, saiba mais sobre o tema e descubra quais são os chakras secundários, e como mantê-los alinhados.

Entendendo mais sobre os chakras

Mulher meditando em frente ao mar - ilustração dos chakras flutuando

Você já ouviu falar sobre a relação entre os chakras, energia e cores? Além de serem pontos energéticos vitais para uma vida mais plena, os chakras interferem diretamente nos níveis emocionais e no relacionamento do ser consigo mesmo e com os demais.

Na sequência, entenda o que são chakras, como alinhá-los e sinais de que você precisa dar atenção à sua energia.

O que são os chakras?

Os chakras são vórtices de energia posicionados em diferentes partes do corpo. Cada um deles se relaciona a um aspecto físico, mental ou emocional do ser. Ao mantê-los equilibrados, o indivíduo tem mais qualidade de vida e mais conexão até mesmo com os elementos da natureza.

O fundamental é compreender o fluxo de energia que percorre todo o corpo e impacta a saúde além do corpo físico. O conhecimento que se tem a respeito dos chakras vem de livros sagrados para a religião hindu, e datam de muito tempo atrás.

A importância dos centros energéticos para o âmbito espiritual também é outro ponto de destaque sobre o tema. Enquanto os chakras principais seguem uma linha reta no dorso do corpo, os secundários envolvem articulações e órgãos fundamentais para uma boa saúde.

Quais são os chakras principais?

Os principais chakras do corpo são os 7 amplamente conhecidos pelas pessoas. Eles se localizam do topo da cabeça à base da coluna vertebral, fazendo fluir a energia vital, ou prana. O chakra básico (cor vermelha) é justamente o que se localiza na base da coluna, e corresponde à relação com o que é material.

O chakra umbilical (cor laranja) fica abaixo do umbigo e se conecta à energia sexual. O plexo solar (cor amarela) é o chakra que remete à energia emocional e sistema digestivo, localizado próximo ao diafragma.

O chakra cardíaco (cor verde) fica perto do coração e cuida das emoções. Na garganta, o chakra laríngeo (cor azul) tem a ver com a expressão verbal e a comunicação. O chakra frontal, ou terceiro olho, integra o ser a aspectos intuitivos e mentais (cor índigo).

Por fim, o chakra coronário (cor violeta) é o vórtice energético que conecta o indivíduo ao universo, sendo um dos mais importantes e relacionado a tudo o que é do mundo superior.

Sintomas dos chakras em equilíbrio

No dia a dia, existem sinais que indicam o equilíbrio dos chakras. Quando a energia universal flui livremente pelo corpo, o indivíduo experimenta sentimentos de confiança, prazer e segurança.

Também se percebe generosidade, conexão e autenticidade em sua forma de se expressar, reforçada por uma intuição apurada. Os chakras principais equilibrados ainda favorecem compreensão e expansão.

Sintomas dos chakras em desequilíbrio

Quando os chakras se desequilibram, um ou vários deles, as oscilações que acontecem acabam por comprometer a saúde física do ser. Entre os sintomas que merecem atenção, estão sentimentos de medo, apego, indecisão, ceticismo e solidão. A falta de compaixão e a dificuldade de se abrir também aparecem. No corpo, são comuns problemas pulmonares, digestivos, de tireoide e transtornos do sono.

Como alinhar os chakras?

As melhores formas de manter os chakras alinhados podem ser praticadas no cotidiano. Posturas de yoga, bem como a realização regular das aulas, são um meio eficaz de fazer o prana circular por todo o corpo de forma harmônica. Logo, asanas específicos têm relação com partes do corpo e seu vínculo com emoções e sentimentos.

A repetição de mantras e o uso de mudras, que são gestos conectados ao fluxo respiratório, também contribuem para o alinhamento de cada um dos chakras. Pensamentos conscientes, pedras e a escolha de cores são outras ferramentas para quem procura alinhar os chakras.

Quais são os chakras secundários?

Ilustração do chakra das mãos

Os sentimentos negativos e insatisfações percebidos no dia a dia podem ser reflexo de desequilíbrios nos chakras secundários. Apesar de não serem tão conhecidos, trata-se de centros energéticos vitais para quem busca mais saúde e bem-estar. O primeiro passo é conhecer cada um deles e seus desdobramentos nos corpos físico e emocional. Siga a leitura e saiba mais.

Chakra do timo

Entre os chakras menos conhecidos, o centro energético do timo tem forte relação com o aspecto espiritual. Por essa razão, esse é um dos chakras mais importantes de todos, pois envolve o potencial do ser quanto à sua ascensão.

Sua localização é entre dois chakras principais, o cardíaco e o laríngeo, ou seja, entre o coração e a garganta. Sentimentos negativos são a principal dificuldade enfrentada por esse chakra, cuja força pode diminuir e causar bloqueio ao indivíduo.

Chakra das mãos

O chakra das mãos fica no centro das palmas das mãos, e tem tudo a ver com ações e mentalizações conscientes. Logo, ao ativá-lo e mantê-lo equilibrado, o canal de energia se estabelece, e a mesma pode ser utilizada pelo próprio ser ou enviada a outras pessoas. Para isso, basta conectar esse chakra à energia cósmica universal.

Ao sentir o calor proveniente da conexão energética, o indivíduo está pronto para usar a força do chakra das mãos com finalidade de promover mais bem-estar. Um detalhe é a possibilidade do aprimoramento do chakra das mãos para que o ser sinta as energias e auras.

Chakra dos pés

Se você já ouviu falar sobre aterramento, essa é uma das principais temáticas relacionadas ao chakra dos pés. Posicionado nas solas dos pés, são vórtices de energia que ajudam a eliminar o excesso energético que fica acumulado ao longo do dia.

Do mesmo modo, quando equilibrado, é um chakra que absorve a energia de aterramento. O chakra dos pés estimula a sensação de pertencimento e segurança, o que promove bases mais sólidas no dia a dia.

Chakra dos joelhos

A palavra-chave do chakra dos joelhos é flexibilidade. Assim, ele atua promovendo um controle da energia que entra no corpo e flui, e dá ao ser mais capacidade de lidar com maiores volumes energéticos.

A maneira como se encara a flexibilidade, em todos os sentidos, tem relação com a conexão do indivíduo com outras pessoas. Além disso, o chakra dos joelhos envolve a própria percepção sobre flexibilidade e abertura a transformações.

Chakra dos cotovelos

O chakra dos cotovelos envolve diretamente a mobilidade de cada indivíduo. Na prática, seu equilíbrio ou desequilíbrio interfere nos relacionamentos interpessoais. Os cotovelos se destacam, ainda, pela capacidade de promoverem mais alegria e sentimentos positivos ao ser. Quando desenvolvido, incentiva engajamento e habilidades de interação.

Chakra dos tornozelos

O chakra dos tornozelos, próximo ao centro energético posicionado nos joelhos, recebe e faz fluir a energia que diz respeito à sutil capacidade de adaptação de cada ser. Quando bem desenvolvido, é um chakra que estimula o potencial de negociação e jogo de cintura, fundamentais para uma vida mais plena e com mais equilíbrio.

A flexibilidade relacionada ao chakra dos tornozelos deve ser entendida de forma abrangente, remetendo às mais variadas situações.

Chakras Yin/Yang - dos ombros

Os chakras dos ombros, como o nome Yin/Yang sugere, se posicionam dos dois lados do corpo e possuem energias que se complementam. Assim como o conceito de Yin/Yang, são energias diferentes, que funcionam juntas de forma harmônica.

Se destacam aqui o acúmulo de substâncias e seu processamento pelo organismo. Sua localização é: Yin no ombro esquerdo, Yang no ombro direito. Integrados, permitem que a energia flua livremente pelo corpo.

Entendendo mais sobre os chakras secundários

Os Chakras - ilustração

Localizados em pontos como mãos, pés, joelhos e cotovelos, os chakras secundários se conectam a cada um dos 7 principais. Atuando em conjunto, eles são parte do trajeto pelo qual o prana flui no corpo, distribuindo vitalidade e equilíbrio. A seguir, saiba mais sobre os chakras secundários e seu alinhamento, além de sua relação com a terapia de reiki.

Origem dos chakras secundários

Do mesmo modo que os chakras principais, os secundários fazem parte dos conhecimentos disseminados a partir dos textos sagrados hindus. Logo, segundo tais escrituras, os chakras principais são como pontos centrais e, deles, partem ramificações, os chakras secundários. Juntos, todos os vórtices criam uma rede de fluxo energético que nutre todo o organismo.

Importância desses chakras menos conhecidos

Embora sejam menos conhecidos do que os chakras principais, os secundários também impactam o bem-estar e a qualidade de vida. Quando um centro energético principal se encontra em desequilíbrio, os secundários a ele relacionados apresentarão igual desalinhamento, trazendo ainda mais prejuízos ao âmbitos físico e emocional do indivíduo.

Chakras secundários e o Reiki

O Reiki é uma prática milenar que promove equilíbrio energético no corpo todo, de modo que atua em cada um dos chakras. Quando se pensa nesses vórtices energéticos, os pontos principais e os secundários funcionam se maneira conjunta, ou seja, o desequilíbrio energético proveniente de um pode afetar o outro.

Além de garantir a harmonização dos chakras, o Reiki trabalha restaurando a energia dos pontos que apresentarem níveis baixos ou insuficientes da mesma.

Como manter os chakras secundários alinhados?

O alinhamento dos chakras secundários, em um primeiro momento, depende do equilíbrio do ponto principal com o qual se relacionam. Assim, práticas meditativas, de yoga e mantras são aliadas do bem-estar. Mais especificamente, o chakra das mãos, por exemplo, pode ser equilibrado ao esfregá-las uma na outra, produzido calor.

O chakra do timo se potencializa com a repetição de palavras e pensamentos positivos. Já nos pés, os centros energéticos se equilibram com a caminhada sem sapatos na terra ou na grama. Para o chakra dos joelhos, o alongamento é uma ferramenta poderosa de equilíbrio.

O alinhamento do chakra dos tornozelos também envolve alongamento, além do senso de equilíbrio propriamente dito. Ações que demandam movimento e fluidez auxiliam no equilíbrio do chakra dos ombros, promovendo mais adaptabilidade. No caso dos cotovelos, relacionados à mobilidade, movimento e foco em sentimentos como alegria são a melhor forma de alinhá-lo.

Os chakras secundários também possuem a sua importância?

Meditação - ilustração

Embora sejam menos conhecidos do que os 7 chakras principais, os secundários exercem funções importantes quando se pensa no equilíbrio do organismo. Localizados em pontos estratégicos próximos aos chakras mais famosos, eles têm relação com aspectos como mobilidade, espiritualidade e o fluxo de energia que flui pelo corpo.

Portanto, são diversos os centros energéticos no corpo humano, ou vórtices, como são conhecidos. Ao equilibrá-los, a pessoa sente mais bem-estar e auxilia a recuperação de incômodos físicos e emocionais. Não é à toa que os chakras secundários são parte fundamental dos tratamentos de Reiki, por exemplo, na busca pela cura do organismo.

Para compreender a real importância dos chakras menos conhecidos, é preciso visualizar o corpo como um todo, já que desequilíbrios, mesmo pequenos, afetam a qualidade de vida. Para que tudo funcione da maneira correta, cada detalhe importa e, com os centros de energia secundários, não é diferente.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


chakras

Artigos relacionados


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

O cristal de quartzo possui propriedades que eliminam a energia negativa da vida das pessoas. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


O que é o Chakra Sacral? Entenda o segundo chakra e como equilibrar!

O que é o Chakra Sacral? Entenda o segundo chakra e como equilibrar!

O Chakra Sacral é um centro de poder do corpo. Clique e aprenda a equilibrá-lo para despertar a criatividade, aumentar a energia, ter mais felicidade e prazer!


Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Conheça a importância do chakra Esplênico para a fluidez em sua vida, seu mantra para equilibrá-lo e seus benefícios!


Significado das cores das velas: verde, branco, preto, amarelo e mais!

Significado das cores das velas: verde, branco, preto, amarelo e mais!

Descubra o significado das cores presentes nas velas e as melhores formas de uso esotérico neste artigo:


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza