O que é o Chakra Sacral? Entenda o segundo chakra e como equilibrar!

O que é o Chakra Sacral? Entenda o segundo chakra e como equilibrar!

O Chakra Sacral é um centro de poder do corpo. Clique e aprenda a equilibrá-lo para despertar a criatividade, aumentar a energia, ter mais felicidade e prazer!


Significado do Chakra Sacral, Umbilical ou Svadhishthana

Svadhishthana, símbolo do chacra sacral. Mandala laranja.

O Chakra Sacral, também é o segundo chakra primário da tradição védica. Também conhecido por chakra sacro ou chakra umbilical, ele é chamado de Svadhishthana em sânscrito, cujo significado é ‘o local de estabilização do ser’ ou ‘assento do meu próprio eu’.

A energia deste chakra está ligada aos relacionamentos, ao desejo sexual e a criatividade e, por isso, ele é comumente visto como a fonte da vida e da criação. Quando ele está funcionando corretamente, você terá um fluxo energético contínuo por todo o seu corpo, além de aprender lições ligadas aos laços afetivos e uma vida sexual mais saudável e prazerosa.

Tal é a importância deste ponto de poder na vida, que decidimos escrever um artigo especialmente dedicado a ele, para que você possa entender temas como seu funcionamento e, consequentemente, pode aplicar os seus conhecimentos para viver uma vida com mais harmonia e equilíbrio.

Neste artigo, apresentaremos também dicas de como identificar seu desequilíbrio e maneiras eficazes de equilibrá-lo. Já pensou em ter uma vida com mais prazer e energia? Descubra como a seguir.

Características do Chakra Sacral

Silhueta de posição de Yoga em contraste ao sol, chacra sacral

O Chakra Sacral é um dos 3 chakras inferiores. Como mostraremos, ele possui características marcantes como um mantra e cor específica. Nesta seção, além de apresentar estas características, apresentamos também sua relação com cristais, com partes do corpo e com os sentidos. Confira.

Mantra e cor

O mantra do chakra sacral possui uma vibração sutil ligada ao elemento água: o Bija Mantra ‘Vam’. Para entoá-lo, pronuncie a palavra ‘Vam’, repetindo-a frequentemente e se concentrando tanto na articulação quanto na percepção dos sons deste mantra. Assim, você poderá despertar a sua energia.

Se preferir, você pode visualizar a cor deste chakra, o laranja, enquanto entoa o seu mantra de poder. A cor laranja está associada às energias típicas deste chakra como o entusiasmo e a felicidade. Além disso, é uma cor de atração, ligada ao sentimento de prazer e sexualidade.

Localização e função

O Chakra Sacral está localizado na região inferior do abdômen, próximo a região do períneo. Para identificá-lo em seu corpo, encontre o conjunto de vértebras sacrais, localizadas bem próximas à base da coluna vertebral, na parte posterior entre os ossos do quadril.

Devido à sua localização, ele está ligado às funções como a reprodução e o desenvolvimento pessoal. Além disso, suas principais funções estão a habilidade de demonstrar seus sentimentos, bem como na determinação de como você interage com outras pessoas e seres.

Finalmente, por ser um dos grandes centros emocionais do corpo, o Chakra Sacral está relacionado ao sexo, à criatividade e a diferentes processos de criação e poder.

Órgãos que rege

Devido à sua localização, o Chakra Sacral está ligado aos órgãos genitais femininos e à porção final do aparelho digestivo, incluindo o intestino grosso e o ânus.

Além dessas estruturas, esse chakra rege as porções mais internas do aparelho reprodutor feminino, a bexiga e os rins. Portanto, esteja atento para problemas nestas regiões pois podem indicar desequilíbrio do Chakra Sacral.

Glândulas e sentido

O Chakra Sacral governa as glândulas adrenais, que são responsáveis pela produção de hormônios auxiliadores dos processos regulatórios da pressão sanguínea, do metabolismo e até mesmo do sistema imunológico.

Esse chakra também está associado à regulação de hormônios como o cortisol, o hormônio do estresse e, por isso, ele está intimamente ligado à saúde emocional. De acordo com seu símbolo, uma flor de lótus de 6 pétalas de cor laranja, o chakra sacral está associado ao sentido do paladar, já que a boca também faz parte do aparelho digestivo, uma de suas áreas de atuação.

Áreas da vida em que atua

Dentre as áreas em que o Chakra Sacral atua, pode-se apontar o desenvolvimento pessoal e a prosperidade. Por isso, seu poder de atuação se estende desde a campos como o bem-estar, até mesmo o desenvolvimento de um negócio ou carreira.

Por estar ligado aos processos de criação e ao encontro com o prazer, o Chakra Sacral também se alinha com a energia do sexo e do desejo.

Pedras e cristais

Uma vez que o Chakra sacral está relacionado às cores laranja e, de acordo com algumas tradições, aos tons amarelos-dourados, pedras ligadas a esse chakra possuem essa coloração. Como exemplos, confira a seguinte lista. Incluímos também as áreas relacionadas a este chakras, na qual cada uma delas atua:

1) Cornalina: a pedra da coragem. Desenvolve a criatividade, motivação, liderança, coragem e resistência;

2) Olho de tigre: a pedra da mente. Ele estabelece um aterramento energético e fortalece o seu poder individual. Isso é excelente para liberar o medo, que costuma afetar este chakra;

3) Âmbar: a pedra da decisão. Dá suporte e limpa energias que bloqueiam este chakra. Pode ser substituído por copal;

4) Calcita laranja: a pedra da criatividade. Alivia ansiedade e estresse, além de aprimorar a autoconfiança.

Outras pedras essenciais para este chakra são: pedra do sol (de cor laranja), goldstone (chamada popularmente de pedra do sol, mas é de origem artificial) e aragonita. Para saber como utilizá-las, leia a seção correspondente mais adiante neste artigo.

Chakra Sacral: funcionamento

Ilustração colorida de meditação, com o contorno do desenho de uma pessoa meditando conectada ao universo.

O bom funcionamento do Chakra Sacral é fácil de ser percebido. Por estar associado a energias como o prazer e felicidade, esteja atento aos seguintes sintomas para diagnosticar e o seu chakra está funcionando corretamente.

Chakra Sacral em equilíbrio

Quando o Chakra Sacral está equilibrado, você sentirá sensações de prazer e terá mais abundância, criatividade, felicidade, além de ser preenchido por um sentimento de realização e bem-estar.

Pessoas que possuem este chakra em equilíbrio são essencialmente confiantes, generosas e irradiam uma energia poderosa de entusiasmo e vivacidade. Além disso, outros sinais de equilíbrio são:

1) Mudança no modo em que você interage com animais, pessoas, alimentos, natureza e espiritualidade;
2) Desenvolvimento de intuição, equilíbrio emocional, aumento da criatividade, melhora da saúde emocional e maior intimidade sexual.

Chakra Sacral em desequilíbrio

Quando está desequilibrado, você sentirá insegurança, incerteza e terá a tendência de possuir dificuldades de lidar com as mudanças da vida, o que pode afetar diretamente a sua mente e corpo.

Além disso, sintomas físicos como falência renal, dor na parte inferior das costas, espasmos musculares, constipação, resfriado, infecções reais e urinárias, cistos ginecológicos, infertilidade, artrite, menstruação desregulada, impotência sexual, febre e até mesmo infertilidade são sintomas associados ao desequilíbrio do chakra sacral.

Outros sintomas psicológicos e emocionais incluem: depressão, baixa autoestima, desapego, ciúmes, inveja, medo e frigidez.

Como equilibrar o Chakra Sacral?

Vela Laranja com Pedras do Chacra Sacral

Se você apresenta algum dos sintomas apontados na seção sobre desequilíbrio do Chakra Sacral, você deve estar preocupado. Mas calma, estamos aqui justamente para te ajudar. Mostramos logo abaixo uma série de dicas, com técnicas eficazes, para reestabelecer a energia do seu Chakra. Preparado? Então respire fundo e vamos lá.

Atividades ligadas à água

O elemento do chakra Svadghishthana é a água. Por isso, já que esse chakra controla o líquido no corpo, é muito importante que você pratique atividades ligadas ou próximas ao elemento água para que você restabeleça a energia nesse ponto de poder.

Por isso, invista na natação, canoagem, no surfe ou, quando precisar, dê um mergulho num rio, praia, tome um banho de cachoeira ou simplesmente medite à beira de um lago. Se preferir, você pode estar mais em contato com esse elemento, seja numa piscina ou, até mesmo, possuindo uma fonte dentro de casa.

Meditação

A meditação é, sem dúvida, umas melhores formas de restabelecer o seu equilíbrio e se alinhar com a energia dos chakras. Para meditar com este chakra, tenha uma cornalina e deixe-a perto dele, na região próxima ao períneo.

Então, imagine uma luz de cor alaranjada saindo do seu cristal e envolvendo a área do chakra sacral, como se fosse uma roda poderosa que gira em torno do seu corpo. Então, imagine seu chakra se abrindo. Se preferir, você pode visualizar o seu símbolo, a flor de lótus de pétalas laranjas, desabrochando na medida em que medita. Realize esta meditação uma vez ao dia, por pelo menos 11 minutos.

Exercícios de respiração

Exercícios de respiração são altamente indicados para restaurar as energias do seu Chakra Sacral. Para praticar a respiração consciente, sente-se numa posição confortável e inspire pelo nariz contando até 4. Então, segure a respiração contando até 2 para então, finalmente, expirar pela boca contando até 4.

Ao puxar o ar, imagine o ar fluindo até região do seu chakra, com a cor laranja. Ao expirar, imagine uma fumaça cinzenta se originando da região do seu chakra e saindo do seu corpo pela boca. Pratique este exercício sempre que precisar.

Yoga: melhores posturas

Se desejar, você pode praticar as seguintes posturas de Yoga para melhorar o equilíbrio do seu Chakra e restaurar suas energias. A Postura da Deusa (Utkata Konasana) é excelente para alinhá-lo. Para praticá-la, fique de pé, com os pés afastando e apontando para os lados. Dobre seus joelhos, deixando suas coxas paralelas ao chão e alinhe seus joelhos com os ombros.

Finalmente, agache-se e faça a posição Anjali Mudra, unindo as mãos em frente do seu coração. Outras posturas essenciais para o Chakra Sacral são:

1) Postura do Guerreiro Invertido (Viparita Virabhadrasana);
2) Postura de alongamento intenso com os pés afastados (Prasarita Padottanasana C)
3) Postura da Pinça (Paschimottanasana)
4) Postura da deusa reclinada (Supta Baddha Konasana).

Uso da cor laranja

Uma vez que cada Chakra é associada a uma cor, você pode utilizar a cor do Chakra Sacral, o laranja, para alinhá-lo.

Para isso, esteja em contato visual com esta cor ao longo do dia. Vista-se com ela, ou, se preferir, inclua, na sua rotina, acessórios desta cor como pulseiras, relógios e, melhor ainda, cintos, já que ele se encontra próximo a região do seu chakra. Cristais laranjas como a cornalina também podem ser utilizados.

Se preferir, você pode decorar elementos da sua casa com esta cor. Finalmente, visualizar a cor laranja em suas meditações ou ao longo do dia ajudará neste processo de harmonização.

Entoação do mantra

Outra maneira eficaz de equilibrar o seu Chakra Sacral é através da entoação de seu mantra, ‘Vam’. Entoe-o constantemente para abrir o seu chakra e, assim, você possuir mais prazer, gosto pelas coisas e assumir o controle da sua vida.

Mudras

O principal mudra associado ao Chakra sacral é o Mudra Shakti. Este mudra possui energia essencialmente feminina e trabalha a energia sexual, a criatividade e a sensualidade. Para fazê-lo, ponha as palmas de suas mãos na frente do seu peito.

Então, pressione seus dedos mindinhos e anelares, um contra o outro, dobrando seus dedos polegares para dentro de sua palma. Finalmente, pressione as falanges dos dedos indicadores e médios, posicionando-os sobre os seus dedos polegares dobrados. Se desejar, você pode posicionar este mudra próximo a região do seu chakra, para energizá-lo.

Terapias energéticas

Você pode energizar os seu chakra por meio de terapias energéticas como o Reiki, a Geoterapia, Aromaterapia, e a Radiestesia. Geralmente, o Reiki e a terapia com cristais são as mais utilizadas para equilibrar os chakras.

Se você não conhece o Reiki, ele é uma terapia milenar originária do Japão. A partir dela, é possível promover cura através do restabelecimento natural da energia vital dos seres, chamada de ‘Ki’ nesta tradição.

O Reiki, opera como um tipo de aplicação energética, que ‘massageia’ o seu corpo acessando o seu Ki e contribuindo para o seu fluxo. Como consequência, você se sentirá renovado energeticamente.

Afirmações

Use as seguintes afirmações para equilibrar o seu Chakra Sacral, sempre que precisar:

1) Eu vivo uma vida prazerosa.
2) Eu sou grato pela alegria de ser eu mesmo.
3) Eu confio nos meus sentimentos e os dou a possibilidade de serem demonstrados.
4) Eu abraço e celebro a minha sexualidade.
5) Eu me sinto completo, preenchido por paz interior.
6) Eu permito que a criatividade flua livremente dentro de mim.
7) É meu direito inato receber prazer e suprir todas as minhas necessidades.
8) Eu honro meu corpo e o trato com respeito.
9) Meu corpo é meu templo e minha sexualidade é sagrada.
10) Sou radiante, criativo e dotado com uma vida de prazer e paixão.
11) Eu atraio pessoas com energias semelhantes, que me amam e me apoiam do jeito que sou.

Ervas e óleos essenciais

Você pode utilizar a Aromaterapia para alinhar seu chakra. Para isso, utilize os óleos essenciais da seguinte lista:

1) Ylang ylang (Cananga odorata)
2) Rosa (Rosa damascena)
3) Tangerina (Citrus reticulata)
4) Laranja doce (Citrus sinensis)
5) Imortelle (Helichrysum italicum)
6) Patchuli (Pogostemon cablin)

A Fitoterapia também é excelente aliada. Você pode, então, utilizar as seguintes ervas: hortelã, camomila e framboesa.

Pedras e cristais

Para os amantes dos cristais, você pode utilizar as seguintes pedras: cornalina, olho de tigre, topázio imperial, olho de tigre, ágata de fogo, âmbar (ou copal), calcita laranja, pedra do sol e aragonita. Lembre-se que, para utilizá-las, é necessário limpá-las energeticamente.

Para isso, use um incenso de ervas como arruda, sândalo, alecrim e olíbano e deixe o cristal sob sua fumaça. Imagine uma luz laranja iluminando seus cristais e deixe-os em contato com a fumaça por no mínimo 1 minuto. Em seguida, energize-os, deixando-os num local em que eles entrem em contato com os raios do sol e da lua por no mínimo 3h.

Então, use-os em sua meditação ou junto ao corpo. E caso você tenha dúvida se pode usá-los ao mesmo tempo, a resposta é: pode sim, não tem problema.

Chakra Sacral: conselhos para o dia a dia

Mulher senta-se em uma pose de meio lótus praticando meditação de Yoga, mar e céu azul de verão, chakra brilhante, olhos fechados, calma.

Uma vez que os chakras são partes integrais do corpo energético, é importante que você se sintonize com suas energias diariamente. Para isso, separamos uma lista de conselhos para que você possa incorporar a sua prática ao seu dia a dia. Confira.

Permita-se sentir as emoções

Nossas fraquezas, erros e pontos de nossa vulnerabilidade se encontram neste chakra. Além disso, ele também auxilia no controle das emoções, mas é importante não as reprimir.

No processo de ativação desse chakra, uma lição é importante é de sentir suas emoções. Nesse processo, abrace-as e se permita senti-las até que você possa compreendê-las e, assim, transcendê-las.

Permita-se criar

O Chakra Sacral está relacionado à energia da criação, como já falamos. Por isso, permitir que o fluxo criativo encontre o seu caminho até você é uma excelente maneira de ativá-lo. Participe de atividades que estimulem a sua criatividade ou incorpore-as na sua vida.

O processo de criação pode ser a prática de alguma forma de expressão artística, uma habilidade manual ou prática da culinária, por exemplo. Ao exercer a criação, seu chakra será ativado e estará harmonizado.

Permita-se imaginar

Estimular a sua imaginação é outra maneira de se alinhar com a energia deste chakra. Por isso, permita-se utilizar a sua tela mental e imagine um mundo melhor.

Uma vez que a imaginação é parte de um processo criativo, você pode, se desejar, associá-la ao momento em que você está criando, mas os simples atos e conceber uma vida melhor ou vislumbrar soluções para questões ligadas ao mundo que o cerca já são mais que suficientes.

Permita-se expressar a sexualidade

Expressar a sua sexualidade é outro componente bastante importante para incluir a harmonização do Chakra Sacral no seu dia. Embora muitas a grande maioria das pessoas cresçam associando o sexo e o prazer como algo sujo ou desprovido de espiritualidade, essa visão está incorreta, já que o sexo faz parte do desenvolvimento de todos os seres sexuados.

Devido a esta versão deturpada do sexo, muitas pessoas acabam possuindo diversos desequilíbrios no Chakra responsável por esta função. Por isso, tente expressar a sexualidade e não tenha medo de sentir prazer ou do que as pessoas pensarão sobre você.

Equilibrar o Chakra Sacral pode trazer bem-estar e qualidade de vida?

Mulher meditando na posição de lótus na sala de Yoga com sete símbolos de chakra destacados de acordo com cada cor representada

Sim. Uma vez que o Chakra Sacral regula a criatividade, a fertilidade, sexualidade e as emoções, estar com este ponto de poder equilibrado trará uma melhor qualidade de vida para você, especialmente por estar ligado ao bem-estar energético e emocional do corpo.

Ao equilibrar o Chakra Sacral, você estará mais aberto para o mundo e poderá descobrir os prazeres no seu corpo através do sexo, bem como nas pequenas coisas do dia a dia. Além disso, você será preenchido com uma energia de alta vibração, capaz de provocar as melhores das sensações no seu corpo, equilibrando suas emoções e contribuindo para a sua saúde.

Consequentemente, sentimentos como insegurança, culpa, baixa autoestima, frigidez e até mesmo gatilhos ou situações agravantes de estados de depressão serão afastados, para que você viva de maneira mais leve, centrada e equilibrada.

Dessa maneira, você conseguirá se sentir mais vivo e preparado para uma vida mais abundante, criativa e melhor.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


chakras

Artigos relacionados


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Saiba quais são os pontos secundários de energia no corpo, qual a influência deles e como cada chakra impacta a qualidade de vida quando equilibrado!


Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

O cristal de quartzo possui propriedades que eliminam a energia negativa da vida das pessoas. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Conheça a importância do chakra Esplênico para a fluidez em sua vida, seu mantra para equilibrá-lo e seus benefícios!


Significado das cores das velas: verde, branco, preto, amarelo e mais!

Significado das cores das velas: verde, branco, preto, amarelo e mais!

Descubra o significado das cores presentes nas velas e as melhores formas de uso esotérico neste artigo:


Últimos posts


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!


Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Neste artigo nós desvendamos as interpretações de 19 tipos de sonhos com ar condicionado. São bons e maus presságios, além de alertas e conselhos. Confira!


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!