Significado das cores das velas: verde, branco, preto, amarelo e mais!

Significado das cores das velas: verde, branco, preto, amarelo e mais!

Descubra o significado das cores presentes nas velas e as melhores formas de uso esotérico neste artigo:


O que significa as cores das velas?

velas coloridas

As cores influenciam na percepção sobre a realidade, podendo até afetar as emoções sentidas em um determinado momento e isso não é novidade. Mas para além da psicologia das cores, existe um outro viés de observação sobre o impacto das cores: a energia.

Sob a perspectiva esotérica, as cores podem se conectar com determinadas energias e atrair ou repeli-las. Uma das formas de colocar em prática essa teoria é por meio do uso de velas coloridas, seja em rituais elaborados ou em simples meditações, usando a vela da cor que representa o tema com o qual se deseja criar conexão. Entenda melhor no texto a seguir.

Vermelho - significado da vela

velas vermelhas

Vermelho é a cor que instiga os instintos primais e coloca a mente em alerta, mas no universo místico é usada por quem deseja trabalhar energias da paixão, do amor e atrair saúde. A seguir, descubra se o significado da cor é o ideal para o que você busca.

Paixão

Paixão é um dos sentimentos mais intensos e marcantes ao longo da trajetória humana. Essa emoção pode se expressar no âmbito das relações ou mesmo na intensidade com que se leva uma determinada área da vida ou projeto. Por ser uma cor marcante, vermelho se relaciona com a força interna e instiga a paixão pela vida.

O uso de uma vela vermelha pode ganhar o significado de paixão a partir do momento que seja criada a intenção, por meio de meditação ou invocação dos desejos que são almejados. Na prática, a cor é a ideal para quem sente a necessidade de aumentar a paixão existente em si ou criar conexão com alguém especial.

Amor

O significado das velas vermelhas também podem passar a se relacionar com o Amor. Para isso, é necessário criar uma conexão com essa energia, por meio da meditação intencionada ou alguma prática que tenha como foco o amor. No entanto, nesse caso, o amor que se tem em mente é mais ligado à energia passional.

Quem deseja reacender a chama de um amor adormecido em si ou numa relação a dois pode fazer uso da vela vermelha para isso. Para essa, prática podem ser usados também incensos de rosas vermelhas ou de aromas estimulantes e afrodisíacos como Ylang Ylang ou canela.

Saúde

O uso de velas vermelhas também pode se focar num exercício de busca pelo contato com a energia interior. No caso das pessoas que têm a intenção de aumentar a conexão com a saúde, o uso dessas velas também pode passar a receber esse significado, uma vez que vermelho é uma cor relacionada com a energia da força terrena.

É importante ressaltar que a busca por uma vida com saúde se dá a partir de muitas práticas que não devem ser descartadas. Entretanto, uma prática meditativa com o uso de velas vermelhas pode ajudar a conexão energética que esteja em desajuste, sendo um auxílio para acompanhar a rotina de autocuidado.

Chakra básico

O Chakra básico está diretamente relacionado com a energia da Mãe Terra, e uma das suas representações é a cor vermelha. A energia vital e a conexão entre o universo etéreo e a vida material também está presente nesse Chakra, que se conecta fisicamente com as funções linfáticas e os instintos reprodutivos.

O equilíbrio deste Chakra é essencial para uma boa relação com funções básicas da vida, entre elas a nutrição e capacidade de reprodução, além de ligação com a força interior advinda da energia vital. A busca pelo equilíbrio do Chakra básico pode ser feita com o uso de velas vermelhas, que se conectam com o seu significado.

Laranja - significado da vela

velas laranjas

Energia é a palavra que traduz a cor laranja. Seu uso em velas pode ser feito por pessoas que desejam atrair alegria, aumento de entusiasmo, coragem para enfrentar os desafios que se apresentam, ou até para quem busca equilibrar o Chakra umbilical. Descubra o significado da vela laranja nesta seção.

Energia

No âmbito místico as velas laranjas se conectam com o significado de atração ou potencialização de energia, sendo ela aplicada em atividades, projetos ou em si mesmo. Laranja é uma cor que desperta a atenção de quem vê, dificilmente passando despercebida.

Essa cor pode ser relacionada às cores solares, e sua escolha para uma vela colorida resulta numa experiência de conexão com a intensidade e vivacidade interior. O seu uso pode ser aliado a óleos essenciais ou incensos estimulantes com aromas cítricos como laranja doce, capim limão e mandarina.

Coragem

A coragem humana tem sua origem nos instintos primitivos, mas pode ser entendida na vida moderna na necessidade de encarar situações desafiadoras, como uma entrevista de emprego que se deseja muito ou um encontro romântico. Para buscar a coragem interior, podem ser usadas velas de cor laranja.

O significado de coragem está atrelado à cor laranja por estabelecer um contato com a potência presente na energia interior, que pode ser o pontapé inicial para a criação da coragem. As práticas esotéricas que visam incentivar a coragem interior podem envolver o uso de incensos como a canela e o gerânio.

Entusiasmo

Entusiasmo é uma palavra que tem origem no grego enthousiasmos que significa estar possuído pelo Deus interior. O sentido original da palavra traduz a transcendência presente nessa emoção, que transborda energia em uma bomba de empolgação. Entrar em contato com essa potência pode ser uma boa alternativa para quem tem interesse em aumentar sua conexão com a vitalidade.

Podem ser usadas velas laranja para se conectar com a energia do entusiasmo pois a cor tem uma frequência que se relaciona com essa frequência. Pode-se criar uma ambientação adequada com elementos que se associam a essa emoção com alguma imagem ou música que despertem o entusiasmo.

Chakra umbilical

O Chakra umbilical também é chamado de Chakra sexual exatamente porque ele se relaciona com a energia sexual, que pode ser também expressa no poder de criação. O uso de velas de cor laranja vem a ser uma boa alternativa para quem deseja desenvolver maior equilíbrio nesse Chakra e nas energias que se relacionam com ele.

Caso o Chakra umbilical esteja desequilibrado, existe a possibilidade de desenvolvimento de comportamentos prejudiciais, entre eles a baixa autoconfiança, repressão de desejo sexual, perversões e dependência emocional. O uso da vela laranja em meditação se relaciona com o significado deste Chakra, por vibrar na mesma frequência energética.

Amarelo - significado da vela

velas amarelas

A vela amarela pode ter o seu significado relacionado ao aprendizado, à comunicação e à clarividência. Pessoas que desejam entrar em contato com essas questões, seja para melhorar a comunicação, dar um gás nos estudos, ou explorar as possibilidades clarividentes, podem usar velas desta cor. Entenda melhor a seguir.

Aprendizado

O amarelo pode ser a cor mais facilmente ligada a sensação de alegria. Isso acontece porque ela tende a ser associada à luz solar e transmite uma atmosfera calorosa solar. Por ser uma cor que irradia a luz e desperta a atenção, seu significado também se conecta com o aprendizado, podendo ser usada em momentos de estudo.

As velas de cor amarela podem ser uma boa alternativa para quem deseja criar uma ambientação propícia para os estudos e busca despertar uma atenção maior para as questões relativas ao aprendizado. A meditação com vela amarela pode também ser acompanhada de incensos de alecrim e canela, que auxiliam a concentração.

Comunicação

Outro significado atribuído à vela de cor amarela é o de comunicação. Isso acontece porque a vibração desta cor se conecta com a ideia de expansão. Logo, quem visa melhorar as habilidades comunicacionais ou trabalha neste setor pode fazer uso da vela amarela para entrar em contato com a frequência vibratória emanada por ela.

Óleos essenciais de erva doce e cipreste podem ser usados para quem busca equilibrar ou intensificar a potência do chakra relativo à comunicação. Uma sugestão de prática interessante é aliar o óleo essencial em um difusor e a vela amarela acesa no ambiente que necessita a melhora comunicacional.

Clarividência

A vela amarela pode também se relacionar com a potencialização das práticas de clarividência. Isso acontece porque seu significado está ligado à energia vital, que vibra numa frequência mais sutil, relacionada com o espírito. O uso de velas de cor amarela pode ainda ser associado aos óleos essenciais e incensos para quem visa estimular a clarividência.

Para essa prática, podem ser escolhidos os aromas patchouli, benjoim ou papoula em forma de óleo ou de incenso. Na criação de uma ambientação adequada pode-se incluir elementos visuais que façam referência à clarividência, como bola de cristal, copo de água ou um espelho negro.

Chakra do plexo solar

O Chakra do plexo solar tem seu significado relacionado a cor amarela e, por isso, pode ser reequilibrado com práticas esotéricas que incluam o uso de velas desta mesma cor. A representação do chakra que pode também ser chamado de manipura é o amarelo dourado, que se sintoniza com a vibração da comunicação.

O plexo solar é por onde passam as emoções internas que são expressas em relações com o mundo, logo, está diretamente ligado à forma que a comunicação flui entre os indivíduos. As práticas que visam estabelecer o reequilíbrio nessa área podem incluir óleos essenciais ou incensos de mirra, canela ou de cravo, que ajudam na limpeza energética.

Verde - significado da vela

vela verde

A cor verde é associada à natureza e aos seus frutos. Uma boa colheita pode ser também a representação de prosperidade e sorte, temas esses que se conectam ao verde e podem ser sintonizados com velas desta cor. Entenda como usar a vela verde:

Natureza

A conexão com a natureza é uma ótima forma de entrar em contato com as energias superiores e a própria essência, criando uma sensação de calma e amenizando angústias. No entanto, nem sempre é possível migrar para um belo parque ou uma praia, por isso o uso de velas verdes na prática que vise criar essa conexão é uma boa alternativa.

O significado da vela verde relativo a natureza também pode ser encontrado em outros elementos que remetem a esse campo. Um vaso de planta, um quartzo ou mesmo uma imagem que mostre uma paisagem natural são outras formas de estabelecer essa conexão. Para além disso, podem ser usados os óleos essenciais de sálvia e vetiver.

Prosperidade

Nos primórdios da civilização, a maior representação da prosperidade humana era justamente uma colheita frutífera. Por essa razão, o verde vem a simbolizar também a prosperidade, com o significado da mãe terra e toda a fecundidade aliada a ela. A vela verde é uma boa opção para práticas de meditação ou atividades esotéricas que visem atrair a prosperidade.

Outros elementos que podem ser incluídos nessa ritualística são: folha de louro queimada e arroz. Existem diversas simpatias e conjurações que tem como propósito a atração da prosperidade, mas para uma prática de atração mais simplificada pode ser feita uma mentalização com vela amarela e um incenso de canela.

Sorte

Muitas vezes, as pessoas se encontram em situações em que tudo parece dar errado, como se uma maré de azar tivesse tomado conta da vida. Nesses momentos, é essencial buscar se centrar e restabelecer o equilíbrio, em seguida, podem ser feitos rituais para a atração da sorte.

O uso da vela verde se conecta ao significado da sorte, que pode ser visto inclusive no trevo de quatro folhas, um dos símbolos auspiciosos mais conhecidos. A vela verde pode ser usada acompanhada de incensos ou óleos essenciais de alecrim ou canela.

Chakra cardíaco

O Chakra cardíaco é também chamado de Chakra do coração, exatamente por se localizar na altura do coração e reger as emoções ligadas a ele. Caso este chakra esteja em desarmonia, os impactos podem ser sentidos de duas formas diferentes: quando está sobrecarregado, gera sensibilidade excessiva, e quando está recebendo pouca energia, causa dificuldade de expressar emoções.

Velas de cor verde podem se conectar com o significado do Chakra cardíaco por meio de práticas meditativas que tenham como foco o restabelecimento do contato com a positividade interna. Isso acontece porque o Chakra em desequilíbrio também impacta a percepção das emoções positivas.

Rosa - significado da vela

vela rosa

A vela rosa tem seu significado ligado às emoções, a busca pela alegria e a harmonia interna. Além disso, também pode ser usada em práticas meditativas que visam aumentar o amor próprio. Continue a leitura e entenda melhor.

Emoções

Rosa é uma cor relacionada ao amor. Além do amor romântico, essa associação se estende para a expressão das emoções, que podem ser sutis ou tempestuosas, dependendo da forma que são gerenciadas. O uso de velas rosa pode ser uma alternativa para quem busca entrar em contato com as emoções internas.

Para isso, podem ser usadas as velas rosas, aliadas aos óleos essenciais ou incensos de rosa cor de rosa, almíscar, anis, alfazema ou noz-moscada, podendo incluir ainda elementos que transmitam a ideia de equilíbrio emocional, como o quartzo rosa.

Harmonia

Quando se fala das emoções, é quase impossível deixar de lado a necessidade de harmonia. Para quem deseja encontrar a harmonia na vida, as velas cor de rosa podem ter grande utilidade, pois seu significado está ligado a ideia de equilíbrio interno e de plenitude afetiva, lembrando que a essência não é necessariamente romântica.

O uso de vela cor de rosa pode ser ainda mais benéfico para quem busca harmonia se associado a outros elementos que se sintonizam com a mesma vibração energética. Para isso, são indicados os incensos ou óleos essenciais de lavanda, lírio ou rosa branca.

Alegria

Devido ao fato de rosa ser uma cor que transmite emoções leves, é associada a sentimentos inspiradores e passa a ideia de motivação. Por esse motivo, a vela cor de rosa pode se conectar com o significado de alegria, sendo relacionada à leveza presente nos momentos alegres da vida.

A expressão “ver a vida com lentes cor de rosa” se refere a uma pessoa que só enxerga a parte alegre das situações e, muitas vezes, essa habilidade de conexão com a alegria se perde ao longo dos anos. Portanto, para quem deseja reencontrar a alegria interior, o uso de velas cor de rosa é uma boa opção.

Chakra Cardíaco

O significado relacionado às velas rosa também se conecta ao simbolismo por trás do Chakra cardíaco. Esse Chakra aborda as emoções e sua expressão na vida do indivíduo, além da capacidade de ser positivo e de se relacionar. O seu equilíbrio também pode ser buscado por meio de práticas que tenham como foco a frequência vibracional presente na cor rosa.

Para isso, as velas de cor rosa podem ser usadas, ainda que aliadas aos símbolos que se relacionam ao aspecto do indivíduo em que se deseja atrair a energia do equilíbrio emocional. Além disso, o Chakra se conecta com o elemento ar, e fisicamente está ligado ao coração, o sistema linfático e à glândula Timo, responsável pelo equilíbrio imunológico.

Azul - significado da vela

vela azul

Azul, a cor presente no céu e no mar é a mais comumente associada à sensação de tranquilidade e paz interior. Por isso, também é a escolhida para ser usada em velas por quem tem o propósito de meditação. Conheça o significado da vela azul:

Tranquilidade

Inicialmente, a cor azul pode ser associada à ideia de tranquilidade por remeter a aspectos da natureza que causam relaxamento, como um céu límpido ou as águas do mar. Desse modo, pode-se alcançar a frequência energética da tranquilidade por meio do uso de velas que tenham essa cor.

O significado da vela azul pode ser expresso também na ideia de tranquilidade através da busca pela paz interior. Muito usada em práticas relaxantes, a vela azul pode ainda ser associada a elementos imagéticos que remetem à sensação de tranquilidade como imagens da natureza ou mesmo a incensos que causem sensação de paz como o lírio ou lótus.

Lealdade

Azul é também uma cor que transmite a ideia de confiança, por esse motivo é a principal escolhida para as vestimentas das famílias reais em eventos oficiais. Quem deseja explorar a possibilidade de conexão com a lealdade, pode aplicar o conceito no uso de velas azuis.

Por meio de práticas meditativas ou mesmo mentalizações, é possível estabelecer uma conexão com a energia da lealdade e buscar atraí-la para si, podendo ser direcionada para relações de negócios, relacionamentos amorosos ou mesmo à lealdade consigo, buscando a maior fluidez para a conexão com seus próprios princípios e ideais.

Meditação

Velas azuis e a própria cor azul são muito usadas para ambientes e atividades que buscam criar uma atmosfera introspectiva, adequada para a meditação. O significado da vela azul se relaciona com a meditação pois é diretamente associado à introspecção e à busca pela paz interior, habilidades necessárias para a prática meditativa.

Para quem deseja usar uma vela azul para potencializar a meditação, pode ser uma boa ideia incluir na atividade sons que remetem à tranquilidade, como ruído branco ou mesmo o som de água correndo. Além disso, ainda podem ser usados em conjunto com a vela azul os incensos de alfazema, benjoim ou sândalo.

Chakra frontal

O Chakra frontal também recebe o nome de Terceiro olho, por se localizar na parte frontal do rosto, entre os olhos. Sua função se relaciona com a habilidade de pensar, de conexão espiritual e de materialização das ideias. Fisicamente, o Chakra é associado à glândula hipófise, às questões mentais e à visão.

O equilíbrio do Chakra frontal é crucial para o bom funcionamento da mente e da intuição, pois seu desequilíbrio pode desencadear bloqueios criativos, intelectuais e confusão mental. As velas de cor azul podem ter seu significado associado às práticas que visam equilibrar este Chakra, podendo ser usadas em meditações para esta finalidade.

Lilás - significado da vela

vela lilás

A vela lilás pode ser usada para atividades que tenham como propósito a espiritualidade, por ser uma cor diretamente ligada ao simbolismo da transmutação. Além disso, a sabedoria e a dignidade são outros aspectos relacionados que podem ser buscados na vela lilás. Aprenda a usá-la a seguir.

Espiritualidade

Lilás é a cor que resulta da mistura dos opostos: o frio e a introspecção do azul com o calor extrovertido do vermelho. Essa fusão que reflete equilíbrio pode ser usada como uma metáfora para a busca presente na espiritualidade, que vem a ser uma eterna jornada rumo ao equilíbrio interior e, a partir daí, a conexão com o divino.

Com isso, o significado da vela lilás também pode ser interpretado como espiritualidade. Para colocar em prática essa ideia, podem ser usadas velas desta cor em práticas esotéricas, aliadas a elementos que se conectem com o conceito pessoal de espiritualidade segundo a percepção do indivíduo. Aromas que podem auxiliar são: mirra e violeta.

Sabedoria

Por meio do autoconhecimento, é possível não só encontrar a tranquilidade, como também a sabedoria interior. Desta forma, outro atributo relacionado às velas de cor lilás é a sabedoria. Quem deseja se conectar com a sabedoria interna, que pode vezes nem sequer reconhece, pode fazer uso destas velas, aliadas a incensos ou óleos essenciais.

As velas de cor lilás se ligam ao significado de sabedoria e podem ser usadas em práticas meditativas, como a meditação guiada, desde que tenha como foco o contato com a sabedoria interior. Podem ser usados para auxiliar no processo os incensos de benjoim e alfazema.

Dignidade

Em muitos momentos da vida surgem provações ou situações em que o sentimento de ser digno é questionado. Com o tempo, essas situações podem passar a diminuir o valor da dignidade própria e, para restaurar essa sensação, é necessário um trabalho mental visando entender a fonte do problema e buscando aumentar o sentimento dentro de si.

Para isso, podem ser usadas velas de cor lilás, pois o seu significado se conecta com a ideia de dignidade. Por meio da interiorização pode se iniciar o processo de restabelecimento do sentimento e, nos momentos de reflexão, uma vela lilás pode ajudar.

Chakra coronário

O Chakra coronário está relacionado à capacidade de conexão espiritual, mas, neste caso, não se trata de religião, e sim do conceito universal de espiritualidade, que busca entrar em contato e equilíbrio com a energia superior do universo. O seu equilíbrio é importante para manter a sintonia interior com a ideia de ser parte de um todo e para o funcionamento do poder intuitivo.

Ainda sob a perspectiva da espiritualidade, o Chakra em equilíbrio pode auxiliar o indivíduo a encontrar a sensação de felicidade plena, por estar vibrando em uma sintonia superior. Velas lilás podem ser usadas para meditações que visam essa sintonia.

Branco - significado da vela

vela branca

A vela branca é considerada um coringa no uso esotérico. Por ser uma aliada na busca pela paz interior e pela pureza, a vela branca também ganha o significado que for atribuído a ela, dependendo da forma que for usada. Saiba mais nesta seção!

Paz

O branco é associado à ideia de paz historicamente, sendo inclusive usado em bandeiras hasteadas para sinalizar o fim dos períodos de guerra. No entanto, sob a perspectiva mística, o simbolismo da paz se relaciona à ideia de paz interior, que pode inclusive transcender para o ambiente.

Para quem deseja encontrar a paz interior ou, ao menos, experimentar por alguns momentos uma sensação de paz em meio às turbulências da vida moderna, as velas de cor branca podem ser boas aliadas. O seu uso pode ser associado a incensos de lírio ou lótus.

Pureza

A pureza pode ter muitos significados, sendo comumente associada à noção de inocência. Porém, sob o olhar místico, a pureza é expressão da ausência de sentimentos ou energias negativas.

Sua busca pode ser feita por meio de rituais de limpeza energética como banhos com flores e ervas ou até mesmo a boa e velha meditação, que deve ser acompanhada de velas brancas para criar o elo entre a matéria e o éter. Junto às velas de cor branca, podem ser usados incensos de arruda ou de sálvia, que têm a habilidade purificadora energética.

Verdade

O terceiro significado atribuído às velas de cor branca é a verdade. Pode-se entender que sua atribuição esteja relacionada à vela pela capacidade de esclarecimento de situações que estavam ocultas por alguma névoa energética simbólica. Quem busca entrar em conexão com a verdade interior ou encontrar a verdade oculta em determinada situação, pode usar velas brancas.

Para essa prática pode ser interessante o uso de outros elementos de uso místico que se relacionam à ideia de clareza, como o copo com água e a bola de cristal. Também podem auxiliar nessas questões os incensos ou óleos aromáticos de patchuli e sândalo.

Chakra coronário

O sétimo chakra, também chamado de Chakra da coroa, ou coronário, representa a conexão da energia terrena com a sutileza presente na espiritualidade. Seu perfeito funcionamento é necessário para que seja desenvolvida a habilidade de intuição e de equilíbrio interno, assim como o autoconhecimento espiritual.

As velas de cor branca têm seu significado conectado ao Chakra coronário por estarem relacionadas à busca pela paz interior, elemento essencial na jornada espiritual. Quem deseja fazer uma meditação com o propósito que se relacione ao Chakra coronário pode fazer uso de velas brancas e de incensos de mirra ou alfazema.

Preta - significado da vela

vela preta

A vela de cor preta é muito usada em rituais de banimento de energias negativas por conter o significado de proteção, afastando o mal. Na lista a seguir, descubra as diferentes formas de uso para a vela preta.

Absorve negatividade

Preto é a cor que absorve todas as demais do espectro de cores. Sob o ponto de vista esotérico essa ideia também se aplica, pois preto é a cor escolhida para velas quando se deseja fazer alguma prática ou ritual que vise absorver a negatividade de uma pessoa ou de uma determinada situação em que se encontra.

Velas pretas têm o significado de absorção da energia negativa exatamente por estar relacionado com a ideia de banimento do mal. Pode ser usado com a queima de ervas como a arruda, ou até mesmo em rituais mais elaborados, que podem variar dependendo da crença.

Proteção

Seguindo a lógica de banimento, a vela preta também pode ser usada por quem deseja aumentar o seu campo de proteção energética, mantendo o mal e a negatividade afastados. O significado de proteção é associado à vela preta exatamente pelo seu potencial como ferramenta de bloqueio da negatividade.

No entanto, pode ser necessária uma limpeza energética prévia para quem deseja executar um ritual de proteção. Após isso, podem ser feitas práticas com banho de plantas de proteção ou a queima de incensos que podem ser de alecrim ou capim-limão.

Afasta o mal

Velas pretas também são conhecidas por serem usadas em práticas esotéricas que têm como objetivo afastar o mal. Isso acontece porque o seu significado de protetor se relaciona com esta função. As velas desta cor são normalmente escolhidas para rituais de banimento ou de conexão com a magia mais profunda.

São usadas tanto para a absorção quanto o afastamento de energia, que podem ter sua origem na negatividade. Para quem deseja afastar a inveja, o mau olhado e a negatividade, o uso de velas pretas associado a ervas como a “comigo-ninguém-pode” é uma boa alternativa.

Dourado - significado da vela

vela dourada

Dourado é uma cor que remete instantaneamente ao ouro. Essa relação se expressa também nos significados da vela dourada, que podem ser de atração de fortuna, sorte e até fraternidade. Conheça as melhores formas de uso para a vela dourada na sequência.

Fraternidade

O dourado ganha o significado de fraternidade quando usado em rituais que apresentem velas desta cor com o propósito de atrair essa vibração. A cor é relacionada à fraternidade pois vibra na frequência energética que atrai a conexão entre todos os seres integrantes do universo.

A vela de cor dourada pode também ser associada à energia solar, que afasta todo o mal e atrai a fluidez de comunicação.

Fortuna

As velas douradas também podem ser usadas em rituais de prosperidade ou que visam atrair a fortuna. O significado da vela dourada se relaciona diretamente com a energia de fortuna, pois a sua cor está presente no ouro, o metal mais precioso e cobiçado do planeta há séculos.

Quem deseja atrair a Fortuna para sua vida pode usar velas douradas em meditações ou rituais esotéricos. São recomendados incensos de canela, noz-moscada ou louro nessas atividades, para potencializar a frequência da vela dourada.

Sorte

Quem se encontra em uma maré de azar ou deseja apenas dar uma intensificada na própria sorte, pode usar velas douradas. Um dos significados atribuídos às velas desta cor é a sorte e, para alcançá-la, pode ser necessário fazer previamente uma limpeza energética, em seguida pode ser feito o ritual desejado.

Desde as práticas mais simples, como acender uma vela dourada e meditar, até as mais elaboradas, as velas podem - e devem- ser usadas. Quem pretende incrementar a ritualística pode ainda incluir folhas de louro, ramos de alecrim ou incenso dessas ervas no ritual.

Chakra do plexo solar

O Chakra do plexo solar se conecta com a vibração encontrada na cor dourada. Logo, o uso de velas desta tonalidade é uma boa ideia para quem visa restabelecer o equilíbrio nesta área energética. O desequilíbrio no plexo solar pode resultar em dificuldade de comunicação, distúrbios alimentares e problemas digestivos.

A busca pelo equilíbrio deste chakra é essencial para quem pretende alcançar uma estabilidade emocional, pois o processamento energético das emoções internas passa diretamente por ele. Para que esse equilíbrio seja alcançado, é necessário que se estabeleça uma conexão com a energia interna por meio da meditação.

Como as cores influenciam na energia das velas?

velas coloridas acesas

As cores possuem diferentes frequências, que podem ser vistas a olho nu ou sentidas sob a perspectiva energética. Partindo desse princípio, são usadas diferentes cores para estabelecer essa conexão com uma frequência energética específica. Além disso, as velas possuem o simbolismo de conexão da matéria com o éter por meio da queima da sua chama. Por isso, são usadas nas práticas que visam essa ligação.

Portanto, o seu uso pode acontecer por meio de práticas de meditação ou de rituais esotéricos envolvendo incensos, assim, inserindo outro elemento da natureza: o ar. Há ainda os que prefiram criar um momento ritualístico elaborado, com a representação de todos os elementos.

Autor deste artigo

Jornalista cultural apaixonada pela arte de sonhar e pela descoberta dos mistérios da alma.

Palavras-chave relacionadas


energias chakras

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.