Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

O cristal de quartzo possui propriedades que eliminam a energia negativa da vida das pessoas. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Você conhece as propriedades do cristal de Quartzo?

cristal de quartzo

Conhecido também como quartzo transparente, o cristal de quartzo é um mineral originado a partir de átomos de silício e oxigênio. Dono de um brilho vítreo, ele faz parte do sistema de cristais trigonal e, junto com o quartzo azul, o quartzo leitoso e o quartzo rosa, representa uma das variedades mais comuns da pedra.

De coloração branca bem clara, o cristal de quartzo pode ser considerado um dos mais importantes da cristalterapia e é usado para alinhar os chakras, bem como para amplificar o prana. Assim, possui significados ligados à harmonia e a cura. Quer saber mais sobre as características e usos do cristal de Quartzo? Continue a leitura e descubra!

Características do cristal de Quartzo

cristal de quartzo

Com um significado ligado à energia, à cura e à clarividência, o cristal de quartzo é conhecido como “curandeiro mestre”. Assim, ele é capaz de amplificar o pensamento e também de absorver energia, atuando no sentido de liberação e regulação desta.

É capaz de extrair a negatividade e neutralizar a radiação, promovendo a revitalização do corpo e da mente. Quer saber mais sobre o cristal de quartzo e as suas características gerais? Veja a próxima seção do artigo!

Origem e história

O nome quartzo surgiu a partir da palavra grega krystalos, que significa gelo. Ele foi atribuído à pedra, porque os gregos acreditavam que se parecia com um gelo tão frio que havia se tornado duro. Além disso, a sua transparência transmitia a sensação de pureza e de refrescância.

Portanto, diante dessa história, não é de se admirar que a pedra atualmente seja associada às montanhas cristalinas ou mesmo às águas congeladas. Vale citar também que o quartzo pode ser considerado um mineral claro e que é encontrado em locais muito distantes da terra, de Madagascar ao Brasil.

Significado

Em termos de significados, é possível destacar que o cristal de quartzo representa a energia e a capacidade de se livrar da negatividade. Diante disso, a pedra também está ligada à harmonia, à cura e à calma. Por conseguir absorver e armazenar grandes quantidades de energia, o cristal de quartzo neutraliza a radiação de fundo.

Outro significado atribuído a esta pedra é a ideia de desbloqueio da memória. Portanto, ajuda em questões como a concentração, que pode ser uma dificuldade bastante presente na vida de várias pessoas, devido à sua capacidade de aumentar as habilidades psíquicas.

Características do Quartzo Transparente

O quartzo transparente é um mineral que faz parte do sistema de cristal trigonal. Ele possui um brilho similar ao do vidro e pode ser considerado a forma mais conhecida do quartzo atualmente. Possui uma coloração branca bastante suave, puxada para o transparente, e também pode ser encontrado com o nome de cristal rocha, além de cristal quartzo.

Vale citar ainda que ele é bastante importante para a cristalterapia, visto que é usado em momentos como o alinhamento dos chakras. Também tem associação com a amplificação do prana.

Outros tipos de Quartzo

O quartzo é uma pedra que conta com muitas varações. Em geral, isso está ligado tanto à cor quanto à funcionalidade. Assim, além do cristal quartzo é possível encontrar também a ametista (o quartzo roxo), o quartzo rosa, o quartzo esfumado e vários outros. Também é interessante destacar as suas variedades criptocristalinas, como a Cornalina, o sardo, o crisoprásio, a ágata e o ônix.

Dureza e composição química

Do ponto de vista químico, o cristal de quartzo é um mineral. Ele é feito a partir de átomos de oxigênio e de silício, sendo a presença do oxigênio a mais proeminente, responsável por 53,3% da composição da pedra. Pode ser considerado um composto quase puro, mas alguns estudos recentes revelaram a presença de lítio, sódio e alumínio na sua formação, ainda que em pequena escala.

Vale ressaltar que o cristal de quartzo pode ser considerado o sétimo na escola de Mohs, o que significa que ele é bastante duro. Esses fatores também influenciam no seu brilho vítreo.

Aplicações e utilizações

O cristal de quartzo pode ser usado em vários momentos diferentes, tanto para beneficiar o corpo espiritual quanto o corpo físico. Assim, ele se faz presente na meditação, na decoração de ambientes e também como assessório pessoal, de modo que as pessoas podem sempre carregar os seus benefícios.

Em geral, essa pedra é utilizada para garantir calma e limpeza energética, visto que ela tem a capacidade de armazenar e liberar energia conforme o necessário. Além disso, também consegue limpar a negatividade de um ambiente.

Signos e chakras

Em termos de signos, o cristal de quartzo pode ser considerado excelente para as pessoas regidas pelo elemento água, ou seja, para os nativos de Peixes, Câncer e Escorpião. Entretanto, também podem ser bons para os nativos de fogo, como Leão, Áries e Sagitário.

Quando se fala sobre os chakras, o quartzo transparente está diretamente associado ao coronal, que se localiza acima da cabeça. Também tem uma conexão forte com o terceiro olho, que fica entre as sobrancelhas.

Elementos e planetas

Os elementos fogo e água são os regentes do cristal de quartzo. O fogo é um elemento de emoções impulsivas e a água, por sua vez se volta para mais a intuição. Portanto, essa combinação de polos opostos demanda equilíbrio, algo que deve ser buscado individualmente.

Já no que se refere aos planetas, o cristal de quartzo é regido pelo Sol e a Lua, o que faz com que ele seja uma pedra voltada para o equilíbrio por conciliar a sinergia dos polos opostos feminino e masculino.

Benefícios do cristal de Quartzo

cristal de quartzo

O cristal de quartzo é capaz de trazer benefícios significativos para o corpo espiritual e físico, além de agir também no corpo emocional. Nesse sentido, ele promove a limpeza energética, desenvolve a clarividência e a intuição, de modo que as energias são amplificadas para atingir o equilíbrio.

Além disso, ajuda em tratamentos de questões como a ansiedade e o estresse. Quer saber mais sobre os benefícios do cristal de quartzo? Veja na próxima seção do artigo.

Efeitos no corpo espiritual

No que se refere ao corpo espiritual, o quartzo transparente é capaz de promover uma limpeza energética significativa. Além disso, ele permite que as pessoas desenvolvam a clarividência e uma intuição mais aguçada, o que é justificado pela regência da Lua.

Diante disso, as pessoas que usam esse cristal nos seus rituais ou mesmo como acessórios conseguem atingir um estado de equilíbrio emocional. Além disso, o cristal de quartzo também possui vibrações positivas que combatem a negatividade de pessoas e ambientes tóxicos.

Efeitos no corpo emocional

O quartzo transparente também é capaz de ter efeitos positivos no corpo emocional. Portanto, sempre que alguém se sente abalado ou mesmo cansado, pode usar essa pedra para restaurar o seu equilíbrio. Isso acontece porque o cristal de quartzo atua diretamente nas causas do desequilíbrio emocional.

Logo, basta seguir algum tipo de meditação guiada com o cristal para conseguir esses efeitos. Durante o processo é importante pedir para que a energia do cristal de quartzo te livre de todas as negatividades e das cargas emocionais pesadas, reestabelecendo o equilíbrio na sua vida.

Efeitos no corpo físico

É possível afirmar que o cristal de quartzo beneficia o corpo físico de várias formas distintas. Assim, ele é ótimo para auxiliar no tratamento de doenças psicossomáticas, como a ansiedade e o estresse. Porém, também age melhorando as funções cardíacas e circulatórias.

Além dos fatos destacados, o cristal de quartzo também é ótimo para tratamentos renais. Entretanto, é importante ter atenção a essa questão visto que ele não substitui a alopatia, mas deve ser usado de forma complementar a ela.

Como usar o cristal de Quartzo

cristal de quartzo

O cristal de quartzo pode ser usado em vários contextos, como na meditação e na decoração de ambiente. Assim, é importante conhecer mais detalhes desses usos para que seja possível fazer bom proveito dos benefícios trazidos pela pedra.

Logo, eles serão comentados em maiores detalhes a seguir como forma de fornecer essa orientação. Para saber mais sobre as formas de usar o cristal de quartzo, continue a leitura do artigo.

Principais pedras e cristais para usar em conjunto

O cristal de quartzo pode ser usado junto com o quartzo leitoso, o quartzo rosa e o quartzo azul. Quando se fala sobre o quartzo rosa, por exemplo, ele serve para potencializar o amor na vida de quem usa. A versão azul da pedra, por sua vez, tem como objetivo promover a cura emocional, o que dialoga com a ideia do cristal de quartzo.

Por fim, quando se fala a respeito do quartzo leitoso, que pode ser encontrado nas raízes do cristal de quartzo, é possível afirmar que ele serve para acentuar as energias protetoras e para trazer harmonia para a saúde.

Como usar o cristal de Quartzo para meditação

Para usar o cristal de quartzo na meditação existem duas formas distintas. Na primeira delas, a pessoa deve estar em contato com a pedra de forma direta. Portanto, em geral, ela é colocada acima da sua roupa ou diretamente repousada na pele.

Entretanto, existe a possibilidade de usar sem este tipo de contato. Nesse caso, é preciso que os cristais sejam colocados em uma área ao redor do corpo e em círculos. Além disso, é interessante que a forma bruta da pedra beneficia mais a meditação.

Como usar o cristal de Quartzo como decoração de ambientes

Quando o uso do cristal de quartzo é ligado à decoração de um ambiente, é preciso escolher o formato adequado. Portanto, existem alguns aspectos a se pensar. Geralmente, o formato mais indicado é a drusa, que possui uma aglomeração natural de pontas de cristal.

Ela deve ser posicionada no centro da casa para que a energia consiga combater a negatividade em todos os cômodos. Além disso, é interessante que a pedra tenha contato com o sol para espalhar a luz por todo o ambiente.

Como usar o cristal de Quartzo como acessório pessoal

Como acessório pessoal, o uso mais indicado do cristal de quartzo é na forma de pingente. Porém, existem algumas dicas para que você consiga realmente comprar uma pedra que te traga benefícios. A primeira delas está ligada às manchas no cristal, que devem ser evitadas. Além disso, o formato também é um ponto a se observar, visto que muitas pessoas costumam vender imitações.

Por fim, é preciso determinar a finalidade do pingente. Caso você esteja pensando em usar o cristal de quartzo como uma ponta de cristal, que direciona essas questões.

Como cuidar do cristal de Quartzo

cristal de quartzo

Existem alguns cuidados com o cristal de quartzo para que ele possa continuar cumprindo a sua função. Nesse sentido, é preciso promover a limpeza e a higienização das pedras em alguns momentos. Além disso, outra coisa que gera bastante dúvida nas pessoas é a forma de identificação de um cristal de quartzo verdadeiro, visto que muitas pessoas atualmente vendem imitações.

A seguir, esses pontos serão devidamente esclarecidos. Para saber mais a respeito disso, basta continuar a leitura do artigo.

Limpeza e energização do Quartzo Transparente

Quando a limpeza do cristal de quartzo se faz necessária, é preciso colocar a pedra delicadamente sobre as mãos, que devem estar dispostas em formato de concha. Então, elas devem ser levadas à agua corrente, que pode ser da torneira de casa.

Durante esse processo, feche os olhos e imagine uma luz poderosa saindo da pedra e iluminando os seus entornos. Então, faça uma oração para a água e peça que ela limpe qualquer impureza da pedra. Posteriormente, é o momento de energizar a pedra, que deve ser deixada em um vaso de plantas ou em uma janela para receber a luz solar.

Preço e onde comprar o cristal de Quartzo

Devido à sua popularidade, encontrar o cristal de quartzo não é algo muito complicado. Trata-se de um artigo que está presente nas principais lojas esotéricas, inclusive online. Além disso, também pode ser adquirido em feiras de artesanato ou em lojas especializadas em pedras e minerais.

Em termos de preço, é possível destacar que o cristal de quartzo pode ser encontrado por preços variáveis a depender do formato. Por exemplo, a drusa de cristal de quartzo custa, em média, R$54. Enquanto isso, a ponta de cristal possui preço médio de R$82.

Como saber se o seu Quartzo Transparente é verdadeiro?

Para saber se o cristal de quartzo é verdadeiro é preciso observar alguns detalhes da sua aparência. Primeiramente, a sua superfície deve ser translúcida e emitir um brilho similar ao do vidro. Portanto, quando for comprar, caso note a presença de manchas, desconfie da procedência da pedra, visto que muitas pessoas atualmente vendem imitações.

Além disso, outra forma de perceber a autenticidade é observar os reflexos da luz, visto que devido à sua coloração, o cristal de quartzo precisa refleti-la.

O quartzo transparente é conhecido como o "curandeiro mestre"!

cristal de quartzo

Devido à sua capacidade de promover a cura em vários âmbitos diferentes, o cristal de quartzo é popularmente conhecido como curandeiro mestre. A sua ação acontece no sentido de eliminar a negatividade da vida das pessoas, o que beneficia o corpo espiritual, físico e emocional.

Diante disso, é possível afirmar que os benefícios se fazem notar desde o tratamento de questões de cunho emocional, como o estresse e ansiedade, quanto em aspectos como a restauração do equilíbrio emocional. Portanto, trata-se de uma pedra poderosa e bastante interessante para se ter por perto.

Além disso, como exige poucos cuidados, pode ser adquirida mesmo por pessoas que não têm muita experiência no manejo de cristais.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


energias chakras

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!