Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


Conheça os chakras principais e saiba como alinhá-los!

Mulher em posição de meditação com os chakras identificados no corpo

Os chakras ganharam popularidade recentemente graças ao aumento de práticas como yoga e meditação. Eles são um sistema de energia complexo e antigo que se originou na Índia. O primeiro relato foi nos Vedas, antigos textos sagrados de conhecimento espiritual de 1500 a 1000 a.C.

Com a prática de disciplinas baseadas nos sete chakras principais, é possível entender um pouco mais desses centros de energia que influenciam tanto a nossa rotina e tarefas do dia a dia.

Saiba que um problema de saúde, por exemplo, pode ser provocado pelo desequilíbrio de um ou mais chakras. Aliás, quando alinhamos esses sistemas de energia, muitas enfermidades podem ser amenizadas ou até mesmo eliminadas. Quer descobrir mais? Confira a seguir.

Entendendo mais sobre os chakras

Ilustração de pessoa em posição de lótus meditando

Apesar de estarem ganhando destaque, muita gente ainda não sabe o que são chakras, onde eles estão localizados em nosso corpo e quais sintomas ele pode causar. Essas são as dúvidas mais comuns e todas as respostas estão logo abaixo. Continue a leitura e confira.

O que são os chakras?

Chakra, em sânscrito, significa roda, círculo ou vórtice, e se refere a pontos de energia que temos em nosso corpo. Pode-se dizer que são uma espécie de discos de energia que precisam estar abertos e alinhados para que estejam em perfeito equilíbrio.

Isso porque eles correspondem a nervos, órgãos e áreas energéticas de nosso corpo, influenciando o bem-estar emocional e físico de cada indivíduo. Embora a quantidade de chakras não seja um consenso, acredita-se que existam 114 diferentes, mas apenas 7 são principais, aqueles que percorrem a coluna. Além disso, cada um dos 7 chakras possuem um nome, cor e área específica do corpo governada.

Quais são os chakras principais?

Ao todo, são 7 chakras principais que percorrem a nossa coluna até chegar na cabeça. Cada um deles está ligado a um elemento e faz parte de uma longa história de hierarquia evolutiva das necessidades do ser humano, desde o desenvolvimento do instinto de sobrevivência até a evolução espiritual.

É comum também que eles sejam chamados de Padma, que significa lótus. A propósito, todos eles são representados por uma flor de lótus com pétalas e cores diferentes. Esses discos de energia funcionam como um elo entre a mente, o corpo e o espírito, sendo os principais: Muladhara, Svadhisthana, Manipura, Anahata, Vishuddha, Ajna e Sahasrara.

Existem também chakras secundários?

Para quem não sabe, também existem chakras secundários que são igualmente sistemas de energia em constante movimento no corpo, mas acabam ficando em segundo plano. Eles estão localizados em pontos próximos aos principais e agem em conjunto com eles, influenciando o corpo todo.

Quando os chakras secundários estão bem desenvolvidos, conseguimos ter um olhar mais atento a nossos sentimentos, emoções e sintomas físicos. O equilíbrio desses centros energéticos é fundamental para que a energia vital possa fluir de maneira leve e natural.

Contudo, se estiverem em desequilíbrio, podem mostrar sinais desagradáveis, exigindo tratamentos de reiki, por exemplo, que devolvem o bem-estar e o bom funcionamento do organismo.

Como funcionam os chakras?

Presentes na coluna, os chakras armazenam e redistribuem a energia pelo corpo todo. Eles são centros energéticos importantíssimos para o bom funcionamento do organismo e da mente, podendo ser comparados, a nível físico, aos gânglios nervosos.

Fluindo através dos nadis (milhares de canais por onde flui a energia do corpo, similares aos meridianos da medicina chinesa), a energia (prana) percorre um caminho extenso que acaba na coluna vertebral.

A propósito, são três nadis principais (ida, pingala e sushumna) que levam a energia aos canais de energia por excelência, chegando aos chakras.

É possível ter um chakra na vida real?

Ao contrário do que acontece nos famosos animes japoneses, como Naruto, não é possível ver ou tocar em um chakra na vida real. No entanto, eles têm muitos efeitos que se manifestam de maneira física e podem surgir a qualquer momento quando há um desequilíbrio.

Quando o chakra está equilibrado e aberto, a energia flui livremente nessa área, mas se estiver fechado ou bloqueado, ela fica incapaz de circular. Nesse caso, há sintomas desagradáveis nos campos mental, físico, emocional e comportamental.

Chakra Básico – Muladhara

Ilustração de pessoa meditando com galáxias dentro da pessoa

Considerado o primeiro chakra principal, o Muladhara ou básico está localizado bem na base da coluna, na região do cóccix. Representado pela cor vermelha, está ligado à identidade física, estabilidade e fundamentos de cada ser. Confira muito mais abaixo.

Características do chakra básico

O chakra básico ou Muladhara também é conhecido por outros nomes, como: chakra da terra e primeiro chakra. Veja quais são as suas principais características:

Localização: períneo, cóccix ou base da coluna vertebral;
Elemento: terra;
Função principal: sobrevivência;
Disfunções físicas que pode provocar: problemas nas pernas, artrite, dor ciática, obesidade e hemorroidas;
Glândulas: suprarrenais;
Cor: vermelho;
Sentido: olfato;
Bija mantra: lam;
Partes do corpo regidas: ossos, músculos e intestino grosso.

Causas e sintomas do chakra básico em equilíbrio

Como o chakra básico ou Muladhara está associado à identidade física e fundamentos do ser humano, ele é essencial para trazer uma sensação de estabilidade e constância, no sentido positivo.

Quando este chakra está alinhado e aberto na medida certa, o indivíduo se sente bem ancorado e seguro, tanto em questões físicas quanto emocionais, ficando mais confiante para tomar decisões e agir corretamente.

Com a função de auxiliar na performance dos outros chakras, quando em equilíbrio, é um importantíssimo como elo entre o mundo material e espiritual, trazendo também uma maior consciência da individualidade e da própria essência de cada ser.

Causas e sintomas do chakra básico em desequilíbrio

Responsável pelo fundamento e enraizamento de todos os outros chakras, o Muladhara governa a saúde das pernas, tanto física como figurativamente. Isso porque aquelas pessoas que parecem viver no mundo da lua provavelmente enfrentam um desequilíbrio nesse centro de energia.

Portanto, os indivíduos que têm dificuldade de descobrir o que fazer na vida e ainda não conseguiram encontrar suas raízes possivelmente apresentam alguma perturbação nesse chakra.

Se o Muladhara está muito fechado, há um grande sentimento de insegurança, um medo de perder tudo o que possui, o que diminui a autoconfiança drasticamente. Está ligado ao temor que aparece frente a uma ameaça ou quando a sobrevivência está em jogo.

No entanto, quando está aberto demais, há o risco de apego exagerado aos bens materiais, com direito a ciúmes, possessividade e nenhum tipo de medo. Vale ficar de olho, porque esse comportamento pode trazer muitos conflitos.

Quando se trata de problemas físicos, o bloqueio desse chakra leva a enfermidades como artrite, constipação e distúrbios de bexiga ou cólon. Espiritualmente, ignorar os sintomas faz com que a pessoa perca suas raízes, seu equilíbrio e evolução.

Como alinhar o chakra Muladhara

Como um chakra básico, o Muladhara faz a canalização da energia da terra, te ajudando a ficar mais conectado, seguro e provido. Para buscar o alinhamento dele, vale a pena investir em algumas ásanas (posturas de yoga).

Mas antes, é preciso fazer um exercício respiratório, prestando atenção total ao seu corpo durante a prática. A postura da montanha, tadasana, é ideal para estabelecer uma conexão com a energia da terra. Isso porque os quatro cantos dos pés levam essa energia para cima, nutrindo o corpo como um todo.

Outras ótimas opções são a padmasana (lótus), balasana ou malasana. Além delas, vale buscar a harmonização através das posições uttanasana, virabhadrasana II (guerreiro II), sethubandasana (postura da ponte), anjaneyasana, saudação ao sol e shavasana.

Chakra Sacro – Svadhisthana

Ilustração de mulher com luz no lugar do chakra sacro

Localizado logo abaixo do umbigo e acima do osso púbico, o chakra sacro ou Svadhisthana é representado pela cor laranja. Além disso, ele está intimamente ligado a sexualidade, prazer e criatividade. Veja tudo a seguir.

Características do chakra sacro

Também conhecido como Svadhisthana, chakra da água, chakra sexual e segundo chakra, o chakra sacro tem como elemento a água. E é a partir dele que muitas características desse centro energético surgem, como movimento, mudança e fluxo.

Enquanto o primeiro chakra funciona no intuito de enraizar e formar uma base sólida, o segundo tem como lema deixar fluir. Saiba mais:

Localização: logo abaixo do umbigo e acima do osso púbico;
Elemento: água;
Função principal: procriação, prazer e desejo;
Disfunções físicas que pode provocar: rigidez na região lombar, problemas em geral nas costas, disfunções do útero, problemas renais, frigidez e impotência;
Glândulas: testículos e ovários;
Cor: laranja;
Sentido: paladar;
Bija mantra: vam;
Partes do corpo regidas: circulação sanguínea, produção e eliminação de urina, reprodução e sexualidade. Na área comportamental, governa o prazer, a sexualidade, as emoções e as sensações.

Causas e sintomas do chakra sacro em equilíbrio

O significado do nome Svadhisthana em sânscrito dá uma ótima dica do funcionamento desse chakra, que está ligado ao prazer. Quando está em equilíbrio, alinhado, ele é responsável pela vitalidade, energia sexual e sistema imunológico em dia.

Além disso, está associado à figura feminina e, ainda mais especificamente, à maternidade. Logo, se está trabalhando direitinho, auxilia muito no desempenho e performance dos órgãos reprodutores.

Como gerencia o vigor do corpo como um todo, dá muita força e energia. Ademais, o indivíduo se sente mais preparado para lidar com questões estressantes e até mesmo aterrorizantes.

Causas e sintomas do chakra sacro em desequilíbrio

Em desequilíbrio, o chakra Svadhisthana faz com que o corpo manifeste alguns problemas relacionados aos órgãos regidos por ele. Enfermidades como infecções do sistema urinário, dores na região lombar e impotência são as mais comuns.

No campo emocional, ele governa os sentimentos de autoestima, prazer, sexualidade e criatividade. Logo, quando as energias estão bloqueadas nessa área, há uma enorme frustração com a própria imagem, a briga com o espelho pode se tornar constante.

E isso faz com que os relacionamentos amorosos também sejam prejudicados, pois pode haver frigidez, ciúmes e medo, principalmente na relação íntima. Já quando o chakra sacro está muito aberto, pode provocar uma busca exagerada e até egocêntrica por prazer, e esse prazer não se trata apenas do sexual.

Como alinhar o chakra Svadhisthana

O equilíbrio do chakra Svadhisthana pode ser alcançado através de algumas posturas de yoga. O triângulo, também chamado de trikonasana, é perfeito para essa tarefa, já que estimula os órgãos da região abdominal, fazendo a energia circular.

Além disso, as posturas de yoga são ideais para nos manter focados no presente. Outras opções são a padmasana (lótus), virabhadrasana II (guerreiro II), parsvakonasana (ângulo lateral estendido), parivritta trikonasana (triângulo com rotação de tronco), garudasana (águia) e marjariyasana (gato).

Chakra Umbilical – Manipura

Mulher com mão no peito e no chakra umbilical

O chackra umbilical, também conhecido como Manipura, está localizado no abdômen, perto da região do estômago. Ele tem a cor amarela como sua representante, e está conectado aos sentimentos de autoestima e confiança. Conheça mais esse chakra a seguir.

Características do chakra umbilical

Popularmente conhecido como chakra umbilical, Manipura, chakra do fogo, chakra do plexo solar ou terceiro chakra, ele está na região do plexo solar, perto do umbigo e estômago. Sua energia está associada à vontade e força.

Suas influências físicas são ligadas ao metabolismo, considerando tanto o nível macroscópico, que envolve todos os processos do sistema digestivo, quanto o nível microscópico, que se manifesta nas células.

Localização: plexo solar, perto do umbigo e estômago;
Elemento: fogo;
Função principal: vontade, poder e segurança;
Disfunções físicas que pode provocar: distúrbios digestivos, diabetes e úlceras;
Glândulas: pâncreas e suprarrenais;
Cor: amarelo;
Sentido: visão;
Bija mantra: ram;
Partes do corpo regidas: fígado, estômago e baço.

Causas e sintomas do chakra umbilical em equilíbrio

Quando o chackra umbilical está em equilíbrio, ele funciona quase da mesma maneira que o estômago. Assim como esse órgão é a base para a distribuição harmônica dos nutrientes para o corpo, o plexo solar está encarregado de disseminar a energia para todos os outros centros energéticos.

O Manipura tem grande impacto na forma como a pessoa enxerga a si mesma. Logo, se está alinhado, faz com que o indivíduo se sinta muito mais belo e autoconfiante.

Tendo como finalidade a transformação espiritual através da força de vontade e das intenções, é graças a ele que as pessoas conseguem se libertar de padrões impostos pela sociedade para, enfim, mudar a mentalidade, adotando novos hábitos e levando sua jornada a um rumo totalmente diferente.

Causas e sintomas do chakra umbilical em desequilíbrio

Bloqueios e desequilíbrios no terceiro chakra são muitas vezes experimentados através de problemas digestivos, como úlceras, azia, distúrbios alimentares e indigestão.

Além disso, como é o chakra do poder pessoal, pode causar muitos danos à autoestima e autoconfiança. A força de vontade também diminui dramaticamente, trazendo consigo incertezas e indecisão.

No entanto, se o Manipura estiver muito ativo, o indivíduo passa a buscar o poder a qualquer custo, sem se importar com as consequências. Ele apresenta excesso de autoconfiança e arrogância, tendo dificuldade de ouvir a opinião dos outros.

Como alinhar o chakra Manipura

Como o chakra Manipura se conecta à energia solar para trazer bastante força de vontade, determinação e uma sensação maravilhosa de calor dentro da barriga, uma postura de yoga é excelente para ajudar a ativar o fogo desse centro energético.

A postura do barco, navasana, é a mais recomendada para ativar o seu núcleo e desbloquear ou balancear esse chakra. Outras opções são a parivrtta utkatasana (cadeira com rotação de tronco) e adho mukha svanasana (cachorro olhando para baixo).

Se você quiser variar, também pode apostar na paripurna navasana (postura inteira do barco), parivrtta janu sirsasana (cabeça no joelho com torção) e urdhva dhanurasana (arco voltado para cima).

Chakra Cardíaco – Anahata

Mulher com mãos no coração

Representado pela cor verde, o chakra cardíaco ou Anahata está no centro do peito, logo acima do coração. Desse modo, está muito ligado a sentimentos como amor e compaixão. Descubra mais características dele agora mesmo.

Características do chakra cardíaco

Anahata, o chakra cardíaco, também é chamado de chakra do coração, chakra do ar ou quarto chakra. Ele é tido como o centro de conexão entre os chakras inferiores, que são considerados mais materiais, e os superiores, mais ligados ao lado espiritual.

Apesar de reger o amor, assim como o segundo chakra, o Anahata está mais associado ao sentimento puro, inocente e inconsciente, algo que vem de lá do fundo da alma. Já o amor do Svadhistana é mais sensual, voltado para uma pessoa e conectado com a paixão.

Localização: na altura do coração, no centro do peito;
Elemento: ar;
Função principal: amor e carinho;
Disfunções físicas que pode provocar: distúrbios cardíacos e pulmonares, além de problemas de pressão arterial;
Glândula: timo;
Cor: verde;
Sentido: tato;
Bija mantra: yam;
Partes do corpo regidas: pulmões e coração.

Causas e sintomas do chakra cardíaco em equilíbrio

O chakra Anahata está associado ao perdão, ao altruísmo e aos relacionamentos em geral, sejam eles românticos, fraternais ou paternais. Ele celebra todas as formas de amor. Logo, quando está em equilíbrio, a área de relações interpessoais de sua vida melhora bastante.

Pode-se dizer que o seu corpo se enche de sentimentos extremamente positivos, como gratidão e satisfação. Além disso, a ligação com o lado espiritual se fortalece, gerando uma conexão importantíssima entre o físico e o imaterial.

Causas e sintomas do chakra cardíaco em desequilíbrio

Desequilíbrios, como bloqueios no chakra Anahata se manifestam de forma física por meio de enfermidades cardíacas, asma e problemas com o peso. Entretanto, os bloqueios costumam ser vistos ainda mais frequentemente e claramente por meio das ações das pessoas.

Indivíduos com bloqueios no chakra cardíaco geralmente colocam os outros em primeiro lugar, em seu próprio detrimento. Além disso, quando se encontra fora do alinhamento, traz sentimentos de solidão, insegurança e isolamento social.

Por outro lado, se esse chakra estiver muito aberto, há uma grande chance de você sofrer de forma exagerada pelos outros ou por coisas e situações que não te pertencem.

Como alinhar o chakra Anahata

É muito importante manter o chakra Anahata alinhado, já que ele faz com que sintamos compaixão, generosidade, respeito e empatia na medida certa. Pode-se dizer que ele é a porta de entrada para permitir que o amor chegue em nossas vidas.

Logo, vale a pena aprender posturas de yoga que ajudarão bastante nessa tarefa. A postura da lua crescente, anjaneyasana, é excelente para o coração se abrir e equilibrar a energia.

Outras posturas ótimas são: trikonasana (triângulo), maha sakti asana (grande energia), prasarita padottanasana (ampla flexão para frente), ardha matsyendrásana (meio senhor dos peixes), ustrasana (camelo), dhanurasana (arco) e balasana (criança).

Chakra Laríngeo – Vishuddha

Pessoa passando energias para o chakra laríngeo de mulher

Vishuddha, o chakra laríngeo está localizado exatamente na garganta, sendo representado pela cor azul. Ele está intimamente ligado à comunicação. Descubra tudo sobre esse chakra a seguir.

Características do chakra laríngeo

Chamado de chakra éter, chakra laríngeo, quinto chakra e Visuddha, que significa purificação em sânscrito, ele é o chakra purificador. Ele também está ligado à comunicação, à maneira que nos expressamos e à criatividade.

O poder comunicativo, aliás, vai além dos estados físicos da matéria e está intimamente associado ao éter, seu elemento, ao espaço e às vibrações. Confira outras características:

Localização: garganta;
Elemento: éter, espaço;
Função principal: criatividade e comunicação;
Disfunções físicas que pode causar: dores de garganta frequentes, distúrbios da tireoide, problemas auditivos e pescoço frequentemente dolorido;
Glândulas: tireoide, paratireoide;
Cor: azul;
Sentido: audição;
Bija mantra: ham;
Partes do corpo regidas: garganta, pescoço e ouvidos.

Causas e sintomas do chakra laríngeo em equilíbrio

Quando o chakra laríngeo está alinhado ou em equilíbrio, você é capaz de falar e ouvir os outros com compaixão. Além disso, se sentirá extremamente confiante ao conversar ou discursar, já que sabe que está sendo fiel a si mesmo com suas palavras.

Ligado à tireoide e paratireoide, o Visuddha consegue controlar a produção hormonal do nosso organismo, ajudando a manter tudo em perfeita harmonia. Desse modo, também interfere positivamente nos ciclos menstruais, ajudando a manter o sangue purificado e fluindo naturalmente.

Causas e sintomas do chakra laríngeo em desequilíbrio

Regente da comunicação verbal, o chakra laríngeo em desequilíbrio pode provocar problemas de voz e garganta, bem como quaisquer enfermidades ligadas a essa área. Dentes, gengivas e boca também podem sofrer as consequências de um bloqueio.

Ademais, os desalinhamentos também podem ser vistos quando ficamos dominando conversas, fofocando, falando sem pensar e tendo problemas para falar o que pensamos. Outro contratempo comum é que as pessoas tendem a não nos ouvir, a timidez toma conta e surge o medo de dizer a própria opinião.

A criatividade também se torna escassa. No aspecto físico, gargantas frequentemente doloridas são um sinal de alerta. Contudo, se a atividade é excessiva, o indivíduo fica falante demais e nem percebe o que está sendo dito.

Como alinhar o chakra Vishuddha

Para alinhar o chakra Vishuddha, vale a pena investir em algumas posturas extremamente benéficas de yoga. Tente fazer a rotação de cabeça, bujangasana (cobra), ustrasana (camelo), sarvangasana (vela), halasana (arado), matsyasana (peixe), sethubandasana (ponte) e viparita karani (pernas na parede).

Ademais, entoar mantras é uma ótima alternativa para abrir o chakra laríngeo e se livrar dos problemas causados por seu desequilíbrio.

Chakra Frontal – Ajna

Mulher com o dedo no meio da testa no chakra frontal

Um dos mais importantes, o chakra frontal ou Ajna fica na região da testa, entre os olhos. Sua cor é o índigo e ele governa um lado mais espiritual, de intuição e imaginação. Confira as características e como alinhá-lo a seguir.

Características do chakra frontal

Também chamado de chakra da luz, chakra frontal, chakra do terceiro olho e sexto chakra, o Ajna traz a ideia de comando e percepção. Através desse centro de energia, conseguimos perceber o mundo externo da melhor maneira, além de refletir e pensar na própria realidade. Veja algumas de suas características:

Localização: centro da cabeça;
Elemento: luz;
Função principal: visão e intuição;
Disfunções físicas que pode provocar: problemas de visão, dores de cabeça e distúrbios de sono;
Glândulas: pituitária;
Cor: índigo;
Sentido: visão.
Bija mantra: om;
Partes do corpo regidas: cabeça.

Causas e sintomas do chakra frontal em equilíbrio

Quando o chakra Ajna se encontra em equilíbrio, controla de maneira perfeita e impecável todos os outros centros energéticos do corpo. Logo, é mais do que essencial mantê-lo em harmonia. Ligado ao processamento dos conhecimentos e à imaginação, esse chakra tem papel fundamental no pensamento lógico, aprendizagem e capacidade de formação de ideias.

Uma de suas funções mais apreciadas, a intuição fica ainda mais aflorada quando esse chakra está em equilíbrio. Pode-se dizer que ele se transforma no condutor perfeito para aquela voz da consciência.

Causas e sintomas do chakra frontal em desequilíbrio

Se o chakra frontal estiver desalinhado, os bloqueios podem se manifestar como dores de cabeça, problemas de visão ou concentração, além de problemas de audição. Aliás, aquelas pessoas que têm problemas para ouvir os outros (os famosos “sabe tudo”) provavelmente apresentam um bloqueio nesse chakra.

Ademais, os indivíduos sentem uma grande dificuldade de confiar na intuição, a imaginação fica de lado. Outro ponto negativo é que esses seres tendem a fazer escolhas infelizes, que muitas vezes acabam sendo totalmente equivocadas.

Como alinhar o chakra Ajna

Ao notar qualquer desequilíbrio do chakra Ajna, a dica é apostar nas posturas de yoga para corrigir a situação. A ardha pincha mayurasana (golfinho), por exemplo, otimiza a circulação no rosto e no cérebro, o que estimula e alinha o chakra frontal.

Além disso, é muito importante focar na respiração. Outras posições ideais são natarajasana (senhor da dança), utthita hasta padangusthasana (polegar no pé com a mão estendida), parsvottanasana (alongamento lateral em pé), adho mukha svanasana (cachorro olhando para baixo), asva sancalanasana (cavalo), baddha konasana (borboleta), sarvangasana (vela), matsyasana (peixe) e balasana (criança).

Chakra Coronário – Sahasrara

Mulher deitada com pessoa com mãos sobre o chakra coronário

O sétimo chakra, também conhecido como coronário ou Sahasrara, está no topo de nossa cabeça e é representado pelas cores violeta ou branca. Continue a leitura e saiba mais sobre esse chakra ligado à consciência e inteligência.

Características do chakra coronário

Conhecido também como chakra da coroa, chakra coronário e sétimo chakra, o Sahasrara significa, em sânscrito, lótus de mil folhas, em referência às pétalas da flor de lótus que simbolizam esse centro energético. Veja algumas de suas características:

Localização: topo da cabeça;
Elemento: pensamento;
Função principal: compreensão;
Disfunções físicas que pode provocar: dificuldades de aprendizagem, confusão e depressão;
Glândulas: pineal (epífise);
Cor: violeta ou branco;
Bija mantra: ah;
Partes do corpo regidas: cérebro e sistema nervoso.

Causas e sintomas do chakra coronário em equilíbrio

Sendo o chakra mais importante de todos, o coronário é um grande facilitador da nossa conexão com a sabedoria divina. Ele também está associado à intuição e mediunidade, além de ser responsável pela compreensão da própria existência de cada ser.

Em alinhamento, esse chakra estimula o bom funcionamento cerebral e ainda influencia no processo de produção de hormônios essenciais, como a melatonina e a serotonina, os famosos hormônios da felicidade.

O equilíbrio energético também tem um papel fundamental na qualidade do sono e controle da fome. Desse modo, é preciso buscar sempre mantê-lo em equilíbrio e protegido, para evitar que energias mais densas ou negativas se instalem.

Causas e sintomas do chakra coronário em desequilíbrio

Aqueles que estão com o chakra Sahasrara bloqueado ou em desequilíbrio costumam ter a mente mais fechada, sendo também céticos e teimosos. Além disso, há uma grande chance de que o indivíduo perca a capacidade de sonhar, caindo em um poço de desencanto e desilusão.

Outra consequência negativa é o sentimento de autopiedade e agonia pela falta de entendimento de sua verdadeira essência. No aspecto físico, pode causar inúmeros problemas, como depressão, insônia, distúrbios imunológicos e até mesmo envelhecimento precoce.

Como alinhar o chakra Sahasrara

Como o chakra coronário é o mais alto de todos e está com sua face voltada para cima, pode se beneficiar de algumas posturas diferentes de yoga, sempre acompanhadas de um bom trabalho respiratório.

A postura do sirsasana (invertida sobre a cabeça) é ideal para trazer concentração, paz e equilíbrio para o praticante, alinhando o chakra desequilibrado. Outras opções incluem: halasana (arado), vrschikasana (escorpião), sarvangasana (vela) e matsyasana (peixe).

Tenha os seus chakras em equilíbrio e observe os benefícios na sua vida!

Mulher com a mão no coração

Representando o ser como um todo, os chakras nos regem em todos os sentidos, desde o físico até o espiritual e o emocional. Por isso, eles são capazes de trazer o equilíbrio geral em nossas jornadas.

Pode-se dizer que a consciência de cada ser está espalhada pelos 7 chakras principais e o seu alinhamento promove uma maravilhosa sensação de harmonia, bem-estar e felicidade.

Logo, vale a pena investir um pouco de seu tempo para compreender e equilibrar todos os chakras. Dessa maneira, você conseguirá melhorar cada parte de si mesmo, sempre evoluindo. Para essa tarefa, conte com o yoga e a meditação, eles são ideais.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


chakras

Artigos relacionados


Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Saiba quais são os pontos secundários de energia no corpo, qual a influência deles e como cada chakra impacta a qualidade de vida quando equilibrado!


Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

O cristal de quartzo possui propriedades que eliminam a energia negativa da vida das pessoas. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


O que é o Chakra Sacral? Entenda o segundo chakra e como equilibrar!

O que é o Chakra Sacral? Entenda o segundo chakra e como equilibrar!

O Chakra Sacral é um centro de poder do corpo. Clique e aprenda a equilibrá-lo para despertar a criatividade, aumentar a energia, ter mais felicidade e prazer!


Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Conheça a importância do chakra Esplênico para a fluidez em sua vida, seu mantra para equilibrá-lo e seus benefícios!


Significado das cores das velas: verde, branco, preto, amarelo e mais!

Significado das cores das velas: verde, branco, preto, amarelo e mais!

Descubra o significado das cores presentes nas velas e as melhores formas de uso esotérico neste artigo:


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.