Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Conheça a importância do chakra Esplênico para a fluidez em sua vida, seu mantra para equilibrá-lo e seus benefícios!


Conheça tudo sobre o Swadhistana, o segundo Chakra!

Símbolo do chakra sacral.

O Chakra Esplênico, também conhecido como Swadhistana ou chakra sacral, é o segundo dos 7 chakras que cada indivíduo possui. Este é o que está ligado à sexualidade das pessoas. O equilíbrio deste chakra faz com que as pessoas sintam que tudo em seu organismo está fluindo de forma livre e natural. Desta forma, os indivíduos conseguem um bem-estar físico e espiritual.

Outro ponto benéfico do equilíbrio do Chakra Esplênico é que ele demonstra maior vivacidade nas pessoas. Isso ajuda a fazer com que estas pessoas sejam mais assertivas em suas escolhas de vida, além de reduzir a possibilidade de terem problemas com a sexualidade.

Além disso, o Chakra Esplênico influencia nos níveis de adrenalina gerados no corpo das pessoas. Nesse texto, você irá encontrar várias informações sobre o Chakra Esplênico. Saiba informações sobre a localização deste chakra, como seu equilíbrio ou desequilíbrio afeta sua vida e quais as práticas que ajudarão a mantê-lo em equilíbrio!

Chakra Esplênico – O Chakra do Baço

Símbolo do chakra Esplênico.

O Chakra Esplênico é conhecido por vários outros nomes ou designações. Ele está relacionado também com o chakra do baço e é muito importante manter o seu equilíbrio e o bem-estar.

Nesta seção, você irá conhecer mais informações sobre o Chakra Esplênico, qual seu mantra e a cor que ajuda a ativá-lo, onde ele está localizado, quais são os órgãos regidos por ele, glândulas e muito mais. Confira!

Mantra e cor

Estudos de cromoterapia revelam que as cores podem trazer benefícios e ajudar em problemas de saúde. Assim, os chakra são afetados pelas cores e, para o Chakra Swadhistana, a cor indicada é o laranja e o amarelo.

Como Esplênico é o chakra básico, é importante manter o seu equilíbrio. Para isso, a meditação é uma das formas que ajudam a manter este equilíbrio e o mantra específico para sua ativação, que é o VAM.

Localização e função

Cada um dos sete chakras possuem uma localização específica, e o Chakra Esplênico está localizado na altura do sacro, que é o osso central do quadril. O elemento que rege este chakra é a água.

As características do Chakra Esplênico são derivados justamente deste elemento. Elas estão associadas ao movimento, às mudanças e ao fluxo da vida. Portanto, ele tem a função de deixar fluir. Além disso, a principal função do chakra básico é a procriação, os órgãos genitais, o prazer e os desejos.

Órgãos regidos

Cada um dos chakras regem alguns órgãos ou partes do corpo humano. O chakra esplênico, do ponto de vista fisiológico, é responsável por regular os processos de fluidez de líquidos no organismo. Portanto, cuida da circulação sanguínea, da produção e eliminação de urina, da reprodução e da sexualidade.

Assim, é importante ter uma alimentação saudável e exercitar o corpo para manter a saúde em dia. Manter os chakras equilibrados beneficia o funcionamento do corpo como um todo.

Glândulas e sentidos

O chakra sacral está relacionado a algumas glândulas e sentidos dos seres humanos. Portanto, ele regula o funcionamento dos testículos e ovários, acompanhando sua função de controlar a sexualidade.

Outro ponto influenciado pelo Chakra Swadhistana é o sentido do paladar, também em concordância com sua função relacionada com os prazeres da vida. Sendo assim, é importante buscar o equilíbrio dos chakras.

Áreas da vida em que atua

Além de trabalhar a área da sexualidade, o Chakra Esplênico também age sobre a criatividade e a vitalidade da vida das pessoas. Também rege os pensamentos abstratos e a necessidade de aproveitar ao máximo a vida.

Outro ponto da vida regido pelo Chakra Swadhistana é a autoestima das pessoas. Além disso, está ligado a pontos energéticos de bem-estar físico, prazer e realização, em que também estão localizadas as mágoas e os sentimentos de medo e culpa.

Aqui, também se encontram o lado extrovertido das pessoas, a autoexpressão, as emoções e o prazer. Este chakra em desequilíbrio pode levar as pessoas tanto à busca descontrolada dos prazeres da vida quanto à dificuldade em manter relações íntimas.

Pedras e cristais

A utilização de pedras e cristais é muito benéfica, tanto como amuletos quanto para revigorar e equilibrar os chakras. Além disso, eles podem ser um excelente estimulante para levar as pessoas à autocura, pois emitem vibrações e interagem de forma eletromagnética.

Nas terapias holísticas, para trabalhar o alinhamento dos chakras, é feito o uso de pedras e cristais. Portanto, é importante ter atenção à cor e ao tipo de cristal relacionado a cada chakra que se deseja trabalhar. No caso do chakra básico, ou Esplênico, os cristais indicados são Topázio Imperial, Pedra do Sol e Cornalina.

Efeitos do equilíbrio do Chakra Esplênico

Chakras.

Quando o Chakra Esplênico está em desequilíbrio, pode causar efeitos diretos na vida das pessoas, e este desequilíbrio pode fazer com que o chakra fique aberto ou fechado. Isso irá interferir na maneira como as energias fluirão nas pessoas.

Neste trecho do artigo, você entenderá alguns aspectos trazidos pelo equilíbrio e pelo desequilíbrio deste chakra, assim como dicas para trabalhar em si e voltar a ter boas energias circulando em sua vida. Confira!

Efeitos positivos do Chakra Esplênico em equilíbrio

Quando o Chakra Esplênico está equilibrado, isso significa que sua abertura está permitindo que o fluxo de energias ocorra de maneira harmônica. Isso mantém as funções mentais, físicas e emocionais funcionando de maneira natural e constante. Por isso, é importante manter este equilíbrio para uma vida mais feliz e fluida.


Abaixo, entenda quais os efeitos positivos trazidos pelo equilíbrio do Chakra Esplênico:


  • As pessoas sentem-se mais dispostas;


  • Têm maior energia para viver;


  • Seu organismo funciona da forma correta;


  • A circulação sanguínea é muito mais fluida;


  • Proporciona um melhor controle da pressão arterial;


  • Ajuda as pessoas a se expressarem e socializarem;


  • As pessoas possuem maior energia de cura.

Efeitos negativos do Chakra Esplênico em desequilíbrio

Se o Chakra Esplênico estiver em desequilíbrio, ele poderá causar efeitos negativos na vida das pessoas. Portanto, elas poderão ter dificuldades em receber e transmitir energia. Além disso, o desequilíbrio deste chakra levará consequências para os outros.


Abaixo, entenda alguns dos efeitos causados pelo desequilíbrio do chakra sacral:


  • As pessoas podem sentir-se sonolentas;


  • Podem ter dificuldades em se expressar;


  • Há a possibilidade de se isolarem;


  • Podem vir a ter problemas como anemia e leucemia;


  • Há possibilidades de problemas em outras partes do organismo por falta de boa circulação sanguínea.

Dicas de como equilibrar o Chakra Esplênico

Símbolo dos chakras.

Devido aos inúmeros efeitos trazidos pelo desequilíbrio do Chakra Esplênico, é de grande importância mantê-lo funcionando de maneira correta. É importante buscar realizar atividades que ajudem a manter o chakra em alinhamento.

A seguir, você entenderá quais atividades podem ajudar a manter o equilíbrio do chakra. Atividades como a meditação, uso das cores, leitura, mantras e mudras, frases afirmativas, aromaterapia e o uso dos cristais serão explicadas. Confira!

Pratique meditação

A prática da meditação é uma excelente ferramenta para ajudar a alinhar os chakras e, assim, trazer maior harmonia para a vida e o organismo das pessoas. Mesmo as pessoas que nunca fizeram meditação podem se beneficiar desta prática.

Para realizar a meditação, existem alguns passos a serem seguidos. É importante encontrar um local calmo, confortável e aconchegante, onde não haja interrupções. Outro ponto que pode tornar o ambiente mais agradável para a prática é utilizar velas e incensos e procurar por vídeos com guias na internet.

Use e abuse da cor amarela e laranja

As cores são muito utilizadas em terapias auxiliares para tratamentos diversos, e cada uma está ligada a uma emoção ou um sentimento diferente. Portanto, utilizar a cor correta poderá ajudar a equilibrar todos os chakras, principalmente o Esplênico.

Assim, as cores amarela e laranja são as mais indicadas para trabalhar o equilíbrio e a harmonia do Chakra Esplênico. Usar essas cores de maneira consciente trará grandes benefícios, influenciando o humor e os sentimentos das pessoas. Isso faz com que elas tenham uma vida mais agradável para si e para quem está ao seu redor.

Corte algum vício que te atrapalha

Os vícios que as pessoas podem carregar consigo podem atrapalhar suas vidas, o que também reflete negativamente sobre o Chakra Esplênico. Desta forma, cortar algum vício é uma boa maneira de começar a trabalhar o equilíbrio dos chakras de maneira geral.

O uso de tabaco e álcool é responsável pela alteração da qualidade da circulação sanguínea, o que pode causar o desequilíbrio da energia vital das pessoas, alterando também os chakras. Portanto, a moderação e a ponderação são pontos importantes para manter seu equilíbrio.

Cuide também da alimentação

Já é sabido por muitas pessoas que manter uma alimentação saudável, com ingestão de alimentos com melhor energia, é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Para o equilíbrio do chakra Esplênico, isso também é muito importante.

Portanto, é necessário manter o controle dos alimentos que se consome, assim como a quantidade ingerida de cada alimento durante o dia. Comidas que contenham carboidrato são importantes para manter e repor as energias perdidas durantes as atividades diárias, mas é preciso escolher os bons carboidratos, como os encontrados em grãos e em frutas e legumes.

Além disso, é sempre importante buscar a ajuda de um profissional de saúde para entender qual a melhor alimentação para cada indivíduo.

Leia um livro

A leitura é uma atividade que pode proporcionar momentos prazerosos para as pessoas e é uma ação que traz relaxamento, além de estimular a capacidade imaginativa do indivíduo. Além disso, pode trazer momentos de alegria e paz.

Portanto, outra maneira de manter o chakra Esplênico em equilíbrio é fazer uso da leitura, mas não somente a leitura útil, feita para o ganho de conhecimento, e sim aquela leitura mais leve, que apenas proporcione uma forma de prazer.

Entoe o seu mantra

O equilíbrio do Chakra Esplênico pode ser conseguido por meio da entoação de mantras. O mantra mais indicado para trabalhar o chakra básico é o OM. Entoar mantras proporciona uma vibração interna nas pessoas, que causa relaxamento e bem-estar.

Além disso, por serem centros energéticos, ao receberem a influência dos sons dos mantras, os chakras reagem de maneira positiva. Desta forma, fazem o acionamento das energias internas das pessoas, levando à reativação do equilíbrio energético delas.

Mudras também ajudam

Antes de falar sobre como os mudras podem ajudar no equilíbrio do Chakra Esplênico, é preciso entender o significado deste termo. A palavra mudra, em Sânscrito, quer dizer gesto das mãos e pode indicar também posições dos olhos e do corpo e técnicas de respiração, que trazem benefícios físicos, mentais e espirituais.

Assim, os mudras têm como principal objetivo unir as energias cósmica, espiritual e atômica nas pessoas. Praticar mudras faz a conexão entre o interior do corpo das pessoas e a energia do universo. Desta forma, estas energias trazem também a harmonia e o equilíbrio aos chakras, beneficiando as pessoas de maneira geral.

Use frases de afirmação

Uma forma de limpar e equilibrar o chakra Esplênico é usando frases afirmativas durante a sua prática de meditação. Estas afirmações são formadas por frases simples, mas que podem levar a uma reprogramação mental, pois ajuda a elevar a vibração dos praticantes.

Tornando a repetição destas frases frequente, as pessoas conseguem eliminar pensamentos negativos e crenças limitantes, e substituí-los por outros mais saudáveis e benéficos. Esta prática também colabora para equilibrar os chakras, pois faz com que as pessoas tenham atitudes mais positivas perante aos acontecimentos do dia a dia.

Pedras e cristais são fundamentais

Uma boa maneira de equilibrar o Chakra Esplênico é usando pedras e cristais. Eles são emissores de energia e vibram em sintonia com cada chakra. Essa vibração é capaz de purificar, alinhar e harmonizar de forma eficaz as energias.

Além disso, utilizar constantemente as pedras e os cristais faz com que aumente a força dos chakras. É possível sentir os efeitos positivos desta prática já nos primeiros dias, como a melhora da disposição física, mental e do humor.

O uso das pedras e cristais pode ser feito diretamente sobre os pontos dos chakras, ou mesmo estando próximas ao corpo. Portanto, o uso de acessórios com pedras específicas diariamente já será de grande ajuda.

Assim, não há limitação de tempo para o uso das pedras, pois elas podem ser usadas da maneira que achar melhor. A cada 30 dias, é bom fazer a limpeza e a energização das pedras, lavando-as em água corrente e deixando-as ao sol por mais ou menos 1 hora e meia.

Aromaterapia e óleos essenciais

A aromaterapia por meio de óleos essenciais é bastante usada em terapias auxiliares nos tratamentos de diversos problemas. Inalar aromas específicos, ligados a cada um dos chakras, é bastante eficaz para trazer bem-estar às pessoas.

Para equilibrar e energizar o Chakra Esplênico, os óleos essenciais indicados são o de gengibre, vetiver, jatamansi e cálamo. Estes são óleos totalmente em consonância com o chakra, que está ligado à criatividade e à sexualidade.

Prática do Reiki

Para entender melhor os benefícios da prática do Reiki para o Chakra Esplênico, é preciso entender um pouco o que ela é. O significado desta palavra é KI - energia vital, REI - direcionada e potencializada pela energia universal. Segundo os praticantes, esta é uma prática de transmissão de energia universal por meio de toques e imposição das mãos.

Assim, a prática de Reiki tem como objetivos a limpeza, o desbloqueio e a ativação dos chakras, equilibrando a energia vital (KI) das pessoas que recebem este tratamento. Desta forma, há a harmonização energética, ativando o sistema de autoequilíbrio e restaurando a saúde.

O Chakra Esplênico é a sede dos nossos objetivos e vitalidade!

Pessoa meditando.

O Chakra Esplênico, ou segundo chakra, é a sede dos objetivos e da vitalidade das pessoas, e é de grande importância no auxílio para a manifestação das alegrias da vida e do carisma. Quando este chakra está desenergizado, é preciso ter atenção, pois pode levar as pessoas a um estado de depressão.

Portanto, é possível afirmar que o chakra está intimamente relacionado com os objetivos de vida, a liberdade, alegria, a criatividade e os relacionamentos interpessoais das pessoas. É nele que são acumuladas as essência vital de cada indivíduo. Quando em harmonia, ele dá força para atingir os objetivos, a capacidade social, o magnetismo, o carisma, a alegria e a vitalidade.

Nesse artigo, procuramos trazer o maior número de informações a respeito do Chakra Esplênico, também conhecido como chakra sacral. Esperamos ter ajudado a entender melhor como funciona a energização destes pontos do corpo!

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Palavras-chave relacionadas


chakras energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.