Quartzo azul: origem, benefícios, como usar, como energizar e mais!

Quartzo azul: origem, benefícios, como usar, como energizar e mais!

O Quartzo azul é a pedra da harmonia e do reino da mente. Além de possuir poderes curativos intensos, ele acalma a mente e traz mais paz interior. Saiba mais!


Você conhece as propriedades da pedra Quartzo azul?

Quartzo azul rolado.

O Quartzo é um dos cristais mais poderosos utilizados com fins curativos, energéticos e espirituais. Além de estar ligado à intuição, ele possui uma energia feminina, cuja vibração acalma os corações aflitos e as mentes mais barulhentas.

Quando usado de maneira adequada, o quartzo azul pode ser um excelente cristal. De maneira geral, ele atua como amplificador energético, trazendo harmonia e instaurando dentro de nosso ser a sensação de calmaria, proteção e acolhimento que tanto precisamos.

Ligado ao plano da mente, este cristal também possui relação com o mundo dos sonhos e, por isso, é comumente utilizado para combater insônia. Tal é a sua versatilidade que ele é o tema de nosso artigo!

Aqui, você encontrará todas as informações necessárias para que possa se beneficiar das energias do quartzo azul, atraindo o que você deseja nos campos físicos e espirituais. Descubra sua história, seus benefícios, suas características e como utilizá-lo a seguir!

Características do Quartzo azul

Pedras roladas de quartzo azul.

O Quartzo azul, como o nome sugere, é uma versão de cor azulada de quartzo. Esta pedra é caracterizada por um efeito que lembra o glitter quando exposto em certos ângulos à luz, conhecido por translucidez. Por isso, você poderá perceber que existem em sua superfície alguns pontinhos brilhantes.

Continue lendo e descubra se o Quartzo azul é ideal para o seu signo e para as suas necessidades espirituais!

Origem e história

Do ponto de vista histórico, o Quartzo azul é um cristal usado há muito tempo pela humanidade devido os seus poderes de cura e espiritualidade. Esta forma de quartzo é encontrada em grande parte do planeta, mas ele é comumente extraído de países como Estados Unidos, Chile, Brasil, Espanha, Rússia e Índia.

Por isso, é facilmente encontrado em nosso país, especialmente devido à sua popularidade. Com relação à sua origem, o Quartzo azul se forma a partir de um sistema cristalino hexagonal.

Ele é, na verdade, uma variedade translúcida de quartzito ou Quartzo, com pequenas placas ou flocos, conhecidas pelo nome de inclusões. Muitas vezes, estas inclusões de cores em tom branco, são, na verdade, formações de mica, outro mineral bastante comum.

Significado

O significado do Quartzo azul está ligado principalmente à mente, à calma, à intuição e ao sono. Além disso, ele é amplamente utilizado como amplificador energético e favorece a harmonia de ambientes, desenvolvendo a autoestima e o amor-próprio.

Ele também pode ser usado para afastar pesadelos e para trazer coragem para enfrentar as dificuldades que surgem na vida. Por isso, ele é recomendado para pessoas tímidas que precisam desenvolver a autoconfiança. Se você precisa confiar mais nas pessoas, este é o cristal mais indicado para você.

Por estar ligado ao plano mental e às emoções, ele ajuda a diminuir ataques de pânico, agindo no sistema nervoso central. É excelente para regular os hormônios e reduzir os desconfortos do período menstrual.

Cores e variedades

As cores do Quartzo azul são compostas basicamente de tons azulados, que variam de acordo com seu grau de pureza. É muito fácil encontrar quartzos azuis nos tons mais claros, mas tons como azul escuro também são encontrados em quartzos de maior valor no mercado, devido ao seu grau de pureza.

Muitos quartzos azuis também possuem manchas brancas em sua superfície, e é possível, inclusive, encontrar Quartzos azuis com mais de um tom de azul. Você pode encontrá-lo em suas variedades brutas ou roladas. Muitas vezes, eles são encontrados em cabochões de joias ou em artigos de decoração.

Dureza e composição química

O Quartzo azul, como todo o tipo de Quartzo, é um cristal duro: na escala de Mohs, usada por estudiosos dos minerais para estabelecer o grau de dureza das pedras, o quartzo azul marca o índice de dureza 7.0, o mesmo de todos os outros membros da família do quartzo.

Em outras palavras, devido à sua dureza, o Quartzo azul possui uma excelente resistência à água, podendo, consequentemente, ser molhado. No entanto, sua cor pode desbotar se exposto à luz e a altas temperaturas.

No que diz respeito à sua composição química, este cristal é feito de sílica, um nome comum do dióxido de silício, o componente químico da areia. Sua fórmula química é SiO2.

Benefícios

Os benefícios do Quartzo azul podem ser divididos em dois grandes grupos: benefícios espirituais e benefícios físicos. No campo espiritual, o quartzo azul age diretamente na psique. Por isso, ele está associado a noções como harmonia, calmaria, intuição, sono e o reino dos sonhos.

Já no campo físico, o Quartzo azul trata de temas relacionados à comunicação e às emoções. Por isso, ele é empregado para ajudar como terapia complementar contra ansiedade, distúrbios do sono, problemas hormonais e psicossomáticos.

Signos e chakras

O Quartzo azul está ligado aos signos de Câncer, Escorpião e Peixes. Quando usado por cancerianos, o Quartzo azul trará o conforto emocional necessário. Já se você é escorpiano, ele te auxiliará a lidar com a sua impulsividade emocional. Piscianos se beneficiarão deste cristal equilibrando a sua natureza sensível e intuitiva.

Quando tratamos de Chakras, o Quartzo azul está intimamente ligado ao chakra laríngeo, localizado na região próxima à garganta, entre os ossos das clavículas. Essa associação é decorrente da cor azul do cristal, que está na comunicação e na cura nos níveis físico, emocional e espiritual.

Elementos e planetas

A cor azulada faz com que o Quartzo azul possua forte influência do elemento água. Por isso, você pode utilizá-lo quando desejar se conectar com as qualidades deste elemento, bem como entrar em contato com os seres elementais que o governam, conhecidos como Ondinas.

Além disso, o elemento secundário do Quartzo azul é o Ar, devido ao seu regente planetário. O planeta astrológico que rege o Quartzo azul é Mercúrio, o planeta que leva nome em homenagem ao deus romano da comunicação.

Mercúrio também está associado a viagens, notícias, intelectualidade e mente. Por isso, o Quartzo azul é comumente usado para estimular estas energias na vida de seus portadores.

Efeitos do Quartzo azul no corpo espiritual

Pedra bruta quartzo azul.

Os efeitos do Quartzo azul no corpo espiritual abrangem temas como a amplificação energética, a harmonização da mente, o desenvolvimento da autodisciplina, o cultivo do amor-próprio e o despertar da coragem e da confiança. Entenda como utilizar estas energias a seguir!

Amplificador energético

Por ser um tipo de Quartzo, um cristal extremamente ligado à amplificação de energias, o Quartzo azul tem o poder de atuar como um potencializador de energias. Por isso, se você desejar aumentar uma energia ou vibração específica no seu lar ou na sua vida, você deve ter consigo sempre um Quartzo azul.

O ideal, se você deseja aumentar uma energia específica, é deixar que o Quartzo azul esteja na área de origem da energia. Por exemplo, se o seu quarto é um ambiente de paz, você pode deixar lá para que essa paz se prolongue por mais tempo.

Favorece a harmonização da mente

Hoje em dia, é muito comum que as pessoas estejam cada vez mais ansiosas e preocupadas devido à constante exposição a informações e ao corre-corre da vida cotidiana. Por este motivo, o Quartzo azul é um excelente companheiro daqueles que precisam aquietar a mente, especialmente nos momentos em que se precisa de mais concentração ou quando se tenta dormir.

Para se beneficiar desta calma e harmonização mental, deixe um quartzo azul em contato com a sua pele, preferivelmente como pingente. Outra alternativa é meditar com o Quartzo azul sobre a sua cabeça.

Desenvolve a autodisciplina

Se você precisa de mais foco e concentração nas suas atividades, o Quartzo azul é a opção certa para você. Seus poderes estimulam estas habilidades para que você desenvolva a autodisciplina, fazendo com que consiga persistir e alcançar os seus objetivos, sem desistir no caminho.

Para isso, tenha um Quartzo azul dentro do seu bolso esquerdo (se for destro. Caso seja canhoto, ponha no lado direito), para que você receba essa energia. Sempre que pensar em desistir, passe a mão no bolso e sinta a vibração desse cristal poderoso, que te estimulará ainda mais a conseguir o que deseja.

Ajuda com o amor próprio

Quando desejar desenvolver e nutrir o amor próprio, use um cristal de Quartzo azul próximo ao seu coração. Sua energia azulada criará um campo energético ao seu redor, que fará com que você se sinta cada mais ciente de suas habilidades e passará a descobrir coisas em si mesmo pelas quais você irá se apaixonar.

Se desejar, você pode deixá-lo atrás de um porta-retratos com a sua foto, para que você receba a energia deste cristal com mais intensidade e constância.

Desperta coragem e confiança

Nos dias em que você se sentir desestimulado para enfrentar as demandas diárias, experimente esfregar um cristal de Quartzo azul no seu corpo. Não somente você se sentirá mais revigorado energeticamente, como também terá mais coragem e confiança para enfrentar os desafios do seu dia a dia.

Você pode, se desejar, ter um cristal de quartzo sobre o seu local de trabalho (como um peso de papel, por exemplo) ou deixar um cristal de Quartzo azul sempre em contato direto com o seu corpo, para que você receba as suas energias diretamente.

Efeitos do Quartzo azul no corpo físico

Quartzo azul bruto.

Como a grande maioria dos cristais, o Quartzo azul pode ser utilizado como uma pedra de cura do corpo físico. Quando utilizada para propósitos de cura física, seus efeitos ajudam na diminuição de ataques de pânico.

Além disso, ele age diretamente no sistema nervoso central, ajuda a regular os hormônios, reduz o desconforto em período menstrual e estimula também o sistema imunológico. Entenda como a seguir!

Ajuda na diminuição de ataques de pânico

Um dos grandes males da atualidade é a sensação de ansiedade que causa pânico. Por isso, se você se sente desesperado ou possui crises de pânico com frequência, pode utilizar o Quartzo azul para bloquear as energias negativas que podem estar causando estes efeitos negativos em você.

Para isso, utilize um Quartzo azul sempre em contato com o seu coração. Se preferir, você também pode utilizar brincos de Quartzo azul, para que sua energia seja enviada diretamente para a sua mente, desanuviando-a e acalmando-a.

Age diretamente no sistema nervoso central

As energias azuladas do Quartzo possuem um efeito calmante no sistema nervoso central. Para se beneficiar desta propriedade, você precisa usar este cristal em contato direto com algum dos seguintes sentidos:

• Tato: deixe o seu cristal sempre em contato físico com a sua pele, para que você receba sua dosagem energética constantemente. Use para isso pingentes ou outros acessórios.

• Visão: deixe o seu cristal num local em que você sempre o terá em vista. Se desejar, pode espalhar mais de um Quartzo azul nos ambientes que você frequenta.

Ajuda a regular os hormônios

Devido à sua relação com o chakra da garganta, o Quartzo azul é comumente utilizado para ajudar a regular os hormônios. Seu efeito é principalmente percebido quando se trata da tireoide.

Se você possui problemas com esta glândula, use o Quartzo azul na região da garganta para que ele auxilie, como tratamento complementar ao tradicional, a sua tireoide a produzir os hormônios de forma equilibrada, restaurando o seu equilíbrio hormonal.

Reduz o desconforto em período menstrual

Se você sofre de cólicas constantes ou muito desconforto durante o período menstrual, o Quartzo azul pode te auxiliar a melhorar esta condição. Para isso, deixe um quartzo azul na área afetada e medite com ele.

Quando meditar, imagine que seu cristal está lançando uma luz brilhante azul clara de cura, capaz de agir diretamente na raiz do problema, neutralizando-o.

Estimula também o sistema imunológico

Uma vez que uma mente equilibrada é essencial para manter a saúde do corpo como um todo, o Quartzo azul pode te auxiliar a melhorar sua qualidade de vida e, além disso, estimular o seu sistema imunológico.

Como pedra de cura de males físicos, o Quartzo azul age diretamente na mente, atuando no sistema nervoso central para que o seu corpo volte a funcionar de maneira saudável após o seu uso. Para melhor se beneficiar desta propriedade, utilize um elixir de cristal, que pode ser feito através do método indireto.

Como usar o Quartzo azul?

Pedras e Quartzos espalhados.

Após você ter lido sobre os efeitos do Quartzo azul nos corpos físico e espiritual, chegou a hora de aprender a utilizá-lo para meditar.

Nas seções abaixo, incluímos também técnicas comprovadas para que você possa aproveitar as energias do Quartzo azul na decoração de ambientes. Finalmente, mostramos que é possível usar esta poderosa pedra como acessórios. Confira!

Como usar a Quartzo azul para meditação

O Quartzo azul pode ser usado durante a meditação em duas técnicas principais. Na primeira, o cristal precisa estar em contato direto com a pessoa, preferivelmente deixado logo em cima de sua roupa ou em contato com a pele dela.

A outra maneira faz uso do contato indireto. Para utilizá-la, é importante que os quartzos azuis sejam colocados numa área delimitada ao redor de seu usuário, preferivelmente fazendo a figura de uma forma geométrica, como um círculo.

Além disso, é também possível deixá-los em pontos estratégicos do ambiente, como os pontos de encontro entre as paredes. Ao meditar, é importante ativar o chakra laríngeo, o regente deste cristal. Para que seja ativado, visualize este ponto de poder e os cristais que você está usando, emitindo numa energia de cor azul.

Como usar a Quartzo azul como decoração de ambientes

Para utilizar o Quartzo azul como decoração de ambientes, você pode simplesmente espalhar quartzos azuis no ambiente desejado. Assim, você irá melhorar o astral e provocar a transmutação das energias dele. Outra possibilidade é deixá-lo próximo a janelas e portas de entrada e saída da sua casa, pois, assim, energias negativas serão bloqueadas.

Se deseja melhorar a comunicação entre as pessoas com quem convive em casa, coloque um quartzo azul no local mais agitado da casa. O Quartzo azul é extremamente indicado para áreas como banheiro e quarto de dormir.

Outra possibilidade é adquirir objetos decorativos feitos com esta pedra e usá-los para adornar o ambiente. Isto não somente o deixará mais belo, como também melhorará as energias do local.

Como usar a Quartzo azul como acessório pessoal

Você pode usar o Quartzo azul como acessório pessoal de diversas maneiras. Se preferir usá-lo como pulseira, escolha pulseiras com contas feita de cristais maiores, por terem mais energia.

Para receber energias de seu cristal, a pulseira deve ser usada no pulso oposto ao pulso da mão com a qual você escreve melhor (se escreve melhor com a mão direita, use-a na mão esquerda, por exemplo). Se usar no pulso da mão com a qual você escrever melhor, você irá enviar as energias do quartzo para o ambiente.

Ao usá-lo como pingente, se você quiser mais calma, é importante que ele esteja em contato com a sua pele. Desta maneira, os pingentes entrarão em sintonia com o centro do seu corpo, atraindo as energias que deseja. Deixe-o à mostra sempre que possível.

Como cuidar do Quartzo azul?

Quartzos de diferentes cores em caixa de madeira.

Cuidar de um Quartzo azul é uma tarefa muito simples em comparação a muitos tipos de cristais que são mais delicados. Devido à sua dureza, você pode, inclusive, limpá-lo com água. No entanto, nunca utilize produtos químicos de limpeza sobre ele, pois isso irá reduzir suas energias e comprometer seus benefícios.

Antes de utilizá-lo, como toda pedra utilizada para fins místicos e curativos, é preciso limpá-lo e energizá-lo. Confira a seguir!

Limpeza e energização da Quartzo azul

Para fazer a limpeza de seu Quartzo azul, deixe-o sobre as suas mãos, fazendo um formato de concha com elas. Então, ponha-o em contato com água corrente (pode ser a torneira da sua casa), enquanto o segura. A seguir, feche os olhos e imagine uma luz azul clara radiante emanando de seu Quartzo azul e iluminando todo o seu ser. Então, recite:

“Com o poder e pureza do elemento água, eu te limpo de toda e qualquer energia. Que assim seja”.

Então, é chegada a hora de energizar seu Quartzo azul. Para isso, deixe-o num vaso de plantas ou numa janela para que receba a luz do sol e da lua por no mínimo três horas. Depois disso, ele estará preparado para o uso.

Preço e onde comprar a pedra Quartzo azul

O Quartzo azul é bastante popular e fácil de ser encontrado. Busque por ele em lojas de artigos religiosos, lojas esotéricas, feiras de artesanato ou em lojas especializadas em pedras, cristais e minerais. Ao adquirir o seu cristal, procure um exemplar de cor azul mais intensa.

Seu preço é baixo. É possível encontrar exemplares que custam a partir de R$5,00. Lembre-se de que é seguro utilizá-lo tanto em sua forma bruta quanto em sua forma rolada. Utilize seu Quartzo azul como pingente, pulseira, chaveiro, brincos etc.

A pedra Quartzo azul possui grande poder de cura!

Agata de Quartzo azul aberta.

O Quartzo azul é uma das pedras mais poderosas de cura. Sua energia calmante atua diretamente na mente, enviando, através de sentidos como tato e visão, vibrações curativas capazes de influenciar o funcionamento do sistema nervoso e regular a produção de hormônios.

Um dos grandes motivos para este grande poder de cura diz respeito à sua energia feminina que reconforta, acalanta e traz o acolhimento necessário para que você possa restaurar a sua saúde. Desta maneira, você estará mais centrado energeticamente, de maneira que o seu corpo encontrará a maneira mais apropriada de você se regenerar.

O tom azul do Quartzo também remete aos planos celestiais e às águas, cujo reino é paz, tranquilidade e harmonia. Por isso, sempre que precisar acalmar o seu coração e melhorar suas condições de saúde física e psíquica, você pode recorrer ao Quartzo azul.

Desta maneira, você encontrará um companheiro que iluminará o seu caminho e trará o conforto que você tanto deseja!

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


pedras cristais

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!