Turmalina Rosa: origem, benefícios, como usar, como energizar e mais!

Turmalina Rosa: origem, benefícios, como usar, como energizar e mais!

A Turmalina Rosa pode ajudar a apaziguar seu coração. Descubra essas e outras curiosidades sobre essa poderosa pedra nesse artigo!


Você conhece as propriedades da pedra Turmalina Rosa?

Pedra Turmalina Rosa bruta.

A Turmalina Rosa é uma variação da Turmalina, também conhecida como “Rubelita”, encontrada nas tonalidades rosa e vermelha na natureza. Tem como principais jazidas as do Sri Lanka, de Madagascar e do Brasil. Essa pedra está associada ao amor, à tranquilidade, à harmonia e à feminilidade.

Muitos devem acreditar que a Turmalina Rosa possui somente o poder de atrair o amor e a paixão e de conseguir conquistar aquela pessoa que você gosta. Porém essa pedra possui propriedades que vão bem além do amor físico. Ela pode promover o amor ao próximo e a harmonia entre seus familiares e pessoas ao seu redor, além de fazer com que você seja alguém propenso a perdoar os erros dos outros.

Essa é uma pedra que traz muitas coisas boas para nossa vida, tanto no plano espiritual quanto no psíquico e físico. Nesse artigo, nós falaremos com mais detalhes tudo sobre esse poderoso minério, suas propriedades, seus usos e como utilizá-la corretamente!

Características da pedra Turmalina Rosa

Pedra Turmalina Rosa bruta

A Turmalina Rosa possui características bem especificas que fazem com que essa pedra seja única. Nos tópicos seguintes, falaremos com mais detalhes sobre esse mineral, desde sobre sua origem e historia até seus signos, chakras e elementos que correspondem a ela!

Origem e história

A turmalina é originária do Sri-Lanka, e seu nome vem do cingalês “thoramalli” (තෝරමල්ලි) que significa “pedra que atrai a cinza”. Em meados de 1703, os holandeses levaram essa pedra para o continente europeu e, com o passar do tempo, eles foram descobrindo que a pedra se eletrificava assim que entrava em contato com o calor.

Assim, a Turmalina era utilizada para extrair as cinzas de cachimbos. Na época, como ela era uma pedra lapidada, podia ser encontrada em diversas cores, como amarelo, framboesa, marrom, vermelho, incolor, etc. Só mais posteriormente é que a pedra passou a ser lapidada e, então, utilizada para confeccionar acessórios e joias.

No Brasil, esse mineral também pode ser encontrado. Ele foi descoberto no estado da Paraíba, na década de 80, sendo essa uma variação azul esverdeada chamada de ebaítas. Essa coloração se deu devido ao contato do manganês com o cobre, gerando essa variação, sendo ela uma das mais raras do planeta, cujo preço só perde apenas para a vermelha no mercado.

Significado e energia

A pedra Turmalina Rosa está ligada ao amor e à cura emocional. Ela era muito utilizada com fins afrodisíacos, para conseguir conquistar um amor ou fisgar aquela pessoa que tanto amava.

Ela também promove o amor fraternal entre seus familiares e amigos, fazendo com que seus relacionamentos sejam mais harmoniosos e menos conturbados. Suas energias fazem com que você sinta mais paz consigo mesmo, despertando o amor pela vida e às coisas ao seu redor.

Como ela é considerada uma pedra de cura emocional, induz ao relaxamento, à paz de espírito e a pensamentos mais positivos e otimistas. A pedra também está ligada ao seu poderoso poder de atração, que ajudará a fortalecer sua autoconfiança, diminuir a timidez, ser mais tolerante, perdoar erros do passado, esquecer traumas e aumentar e intensificar sua energia sexual.

Dureza e composição química

A dureza da pedra Turmalina é de 7 a 7,5 Mohs. Quanto à sua composição química, esse mineral é composto por silicato de boro e alumínio, sendo que, devido às substituições isomórficas, sua composição pode sempre variar. Contudo, os elementos mais comuns em sua estrutura molecular são: ferro, magnésio, sódio, cálcio e lítio.

Aplicações e utilizações

A Turmalina Rosa pode ser utilizada na confecção de joias e acessórios, em manômetros e em microfones. Na utilização desse cristal em acessórios, ele pode servir como uma proteção ao usuário.

Signos e chakras

A pedra Turmalina ligada aos signos de Áries, Câncer, Leão, Libra e Sagitário. Quanto aos chakras, ela se liga ao do coração, coração superior, umbigo e garganta. Essa pedra possui o poder de trazer energia do plexo solar para o coração, fazendo-o abrir com gentileza, limpando-o e o acalmando.

Justamente por essas propriedades, a Turmalina Rosa é utilizada como um antidepressivo. Assim, elimina do corpo as emoções negativas ligadas a essa e outras doenças caso seja mantida em uma determinada parte do corpo na qual esteja afetada.

Ela também está ligada ao terceiro olho, sendo que, quanto mais profundo for o rosa da sua pedra, mais ela ajudará na conexão com o terceiro olho.

Elementos e planetas

Não se resumindo a um dos quatro elementos, a pedra Turmalina Rosa está ligada à eletricidade e aos planetas Plutão, Marte e Vênus.

Cores e variedades das Turmalinas

Possuindo uma grande variedade, a Turmalina pode aparecer nas variações verde, vermelho, rosa, preto, azul, verde e avermelhado.

Benefícios da pedra Turmalina Rosa

Turmalina Rosa bruta.

A Turmalina possui diversos benefícios, que podem ser tanto espirituais e emocionais quanto físicos. A seguir, falaremos com mais detalhes sobre cada um dos tipos de benfeitorias que esse mineral pode trazer!

Efeitos no corpo espiritual

No corpo espiritual, a Turmalina pode deixar o seu usuário mais receptivo ao amor, seja o amor ao próximo ou o fraterno. Você será menos susceptível a entrar em discussões ou brigas com os outros, pois a pedra trará paz e harmonia ao ambiente que te rodeia.

A Turmalina Rosa trará mais segurança para você expressar seus sentimentos e até partilhar com as pessoas mais próximas e em quem você confia. Além disso, você se sentirá mais confiante em amar alguém, seja seu parceiro ou alguém da sua família, e esse amor te atribuirá mais confiança, tanto a si mesmo quanto na pessoa que você ama.

Você se sentirá mais propenso a perdoar os outros, não guardando rancores ou remorsos pela pessoa que te magoou. Ela também poderá desbloquear os bloqueios psíquicos em sua mente, libertando-te de traumas do passado e aumentando mais a sua autoestima e o cuidado consigo mesmo.

Efeitos no corpo emocional

Quanto ao emocional, a Turmalina Rosa tem o poder de protegê-lo contra possíveis crises de depressão, além de ajudar no tratamento de fobias e outros transtornos mentais. Você se sentirá mais alegre e mais apegado à vida e às coisas que você tanto gosta e ama fazer.

Essa pedra poderá extrair de dentro de si todas as emoções ruins, sejam sentimentos destrutivos, mágoas e remorsos acumulados há muito tempo. Ela ajudará eliminar a ansiedade, libertará você das preocupações do dia a dia e te impulsionará a ter mais amor próprio e autoestima.

A criatividade e a percepção se tornarão mais aguçados dentro de ti, fazendo com que você se sinta mais inspirado, tanto no ambiente de trabalho e dos estudos quanto no dia a dia.

Efeitos no corpo físico

No corpo físico, a Turmalina Rosa pode trazer auxílio no tratamento da artrite, em doenças do sistema digestivo, do coração, dos pulmões, no pâncreas e no aparelho reprodutor. Fortifica e beneficia unhas e pele, deixando-as mais resistentes e saudáveis, e ativa o metabolismo de órgãos, como fígado, baço e intestino.

Por estar ligado ao chakra cardíaco, a Turmalina Rosa auxilia a acalmar o coração, ajustando nos batimentos cardíacos irregulares e fazendo com que aqueles que tenham tido um ataque cardíaco anteriormente possam se recuperar em menos tempo.

Ela pode também ser utilizada para equilibrar os hemisférios direito e esquerdo do cérebro e alinhar os processos mentais com o auxílio em conjunto dos chakras. Pode auxiliar no tratamento de paranoia, dislexia, fobias, e também na coordenação motora e na assimilação de informações, como na tradução e na compreensão de símbolos.

Ainda ajuda a fortalecer as veias e as artérias do corpo, além de trazer menos desconforto às mulheres durante o período menstrual, diminuindo o inchaço e as cólicas. Por fim, também auxilia no equilíbrio hormonal durante a menopausa.

Como usar a pedra Turmalina Rosa

Pedras Turmalina Rosa brutas.

A Turmalina Rosa pode ser utilizada de diversas maneiras diferentes - para a meditação, para um acessório pessoal, para decorar sua casa ou para ambiente na qual você vive. Falaremos com mais detalhe sobre cada um desses diferentes usos nos tópicos seguintes!

Para quem é indicada a pedra Turmalina Rosa?

A Turmalina Rosa é indicada para pessoas que estejam sofrendo de depressão ou que estejam tendo os seus primeiros sintomas. Ela pode ajudar nas quedas em crianças que estejam na fase de dar seus primeiros passos e em pessoas que estejam muito estressadas, ansiosas e preocupadas em demasia.

Pelo seu poder calmante, a Turmalina Rosa também é fortemente indicada para pessoas que tenham sido abusadas ou que estão aterrorizadas com algum outro trauma recente, proporcionando conforto e aconchego.

A Turmalina Rosa transpira o amor e a harmonia. Logo, é uma pedra apropriada para ser utilizada por pessoas que anseiam ter mais tranquilidade e amor ao próximo, seja em seu ambiente de trabalho ou na sua própria casa, envolto à sua família.

Principais pedras e cristais para usar em conjunto

A pedra Turmalina Rosa pode ser utilizada em conjunto com a Turmalina Negra para diminuir o comportamento obsessivo em alguém. Junto com o Quartzo Rosa e o Quartzo Branco, essas três pedras podem trazer o amor e à ternura ao seu coração em um nível mais elevado.

Como usar a pedra Turmalina Rosa para meditação

Quando estiver meditando, insira a Turmalina Rosa em seu chakra do coração e visualize uma luz rosa irradiando de dentro da pedra e envolvendo todo o seu corpo. Ela fará com que todo o seu corpo e sua mente se infundam com muito amor e tranquilidade, trazendo uma sensação de integridade e paz.

Como usar a pedra Turmalina Rosa como decoração de ambientes

O minério da Turmalina Rosa está relacionado à energia quente do fogo, ao entusiasmo, à iluminação, à constante atividade e impulsividade, à paixão e também ao sexo. Está associado à zona sul de uma casa ou um cômodo, relacionando-se com a reputação e a fama da pessoa que ali habita.

Utilize da energia dessa pedra como decoração nessa zona especifica da sua casa para usufruir de sua energia e ter aquele impulso em sua vida. Com ela, você poderá melhorar a sua posição e reputação perante sua família e o local onde você vive no dia a dia.

Como usar a pedra Turmalina Rosa como acessório pessoal

Para se usufruir de todas as propriedades da Turmalina Rosa, você pode utilizá-la na forma de joia ou então de forma terapêutica sobre seu corpo, deitando-se entre 20 a 30 minutos por dia e inserindo a pedra sobre seu quarto chakra, no coração.

Como cuidar da pedra Turmalina Rosa

Pequenas pedras de Turmalina com cores variadas.

A Turmalina Rosa, assim como qualquer pedra e cristal, necessita de diversos cuidados, que vão desde a limpeza até a energização da mesma. Nos tópicos abaixo, falaremos sobre como cuidar bem da sua pedra e também daremos dicas de onde comprar e de como saber distinguir a Turmalina Rosa real da falsa. Confira!

Limpeza e energização da pedra Turmalina Rosa

Para limpar as impurezas da sua pedra, pegue-a e lave em água corrente por alguns minutos, enquanto mentaliza todas as impurezas da sua Turmalina rosa indo embora. Caso o seu cristal esteja em estado bruto, evite molhá-lo, pois ele contém ferro.

Você também pode deixá-la durante 20 minutos dentro da terra e, após esse tempo, retirá-la de dentro e a energizar por 30 minutos na luz do pôr do sol. Para potencializar suas energias, coloque a Turmalina Rosa na luz lunar durante a noite toda.

Preço e onde comprar a pedra Turmalina Rosa

A Turmalina Rosa pode ser encontrada em diversas lojas especializadas em artigos esotéricos, lojas especializadas em pedras e cristais ornamentais, e também por diversas lojas via internet. Os valores dela podem variar, sendo a pedra bruta ou lapidada. Assim, pode custar de R$ 20,00 a R$ 300,00.

Como saber se a Turmalina Rosa é verdadeira?

A Turmalina não é tão rara de ser encontrada, mas podem existir versões falsificadas da mesma. Para descobrir se a sua Turmalina Rosa é verdadeira ou não, observe-a de lado sobre a luz de uma lâmpada, para revelar um tom acastanhado nela. Caso sua pedra não apresente essa pedra diante a luz, ela muito provavelmente é falsificada.

Outra maneira de descobrir se ela é falsa é prestar atenção na textura da sua pedra. Todas as Turmalinas possuem inclusões naturais. Ou seja, se ela parecer muito perfeita, sem nenhuma lasca, ela pode ser uma versão falsa.

As Turmalinas Rosas costumam ter pequenos arranhões e fraturas, fazendo com que sejam facilmente detectáveis versões falsas destas.

A Turmalina Rosa é capaz de atrair e manter um amor verdadeiro!

Pedra bruta Turmalina Rosa.

A Turmalina Rosa é uma pedra associada ao amor, à harmonia, à feminilidade e ao chakra do coração. Essa pedra promete não somente atrair o amor e a paixão para sua vida, mas também o amor com o próximo, harmonizando seu ambiente de trabalho e estudos e sua casa.

Além disso, ela pode te auxiliar a ter uma vida mais ativa, maior animação e disposição com as coisas ao seu redor e com os compromissos do dia-a-dia. Essa pedra é uma boa pedida para aqueles com depressão, fobias e traumas, transmitindo harmonia e tranquilidade para aqueles que a portam e utilizam.

Se você deseja uma vida mais cor de rosa, tente inserir uma Turmalina Rosa na sua rotina, seja como um acessório, como uma decoração na sua casa, ou mesmo como ferramenta nas sessões de meditação. Com esse artigo, você já tem todos os detalhes sobre como usá-la!

Autor deste artigo

Bacharelada na Universidade de São Paulo em Letras, amante da escrita e literatura. Tem grande interesse em cultura geek em geral, tarot e esoterismo.

Palavras-chave relacionadas


pedras cristais

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.