Deusa Nut: A Deusa do céu! Origem, história, símbolos, mitos e mais!

Deusa Nut: A Deusa do céu! Origem, história, símbolos, mitos e mais!

A Deusa Nut é uma deusa primordial, sendo considerada uma das origens do universo na concepção egípcia, na chamada Enéade. Clique e confira seus mitos!


Quem é a Deusa Nut?

Ilustração da Deusa Nut

A Deusa Nut está em um classificação chamada de deuses primordiais, que são responsáveis pela criação do universo. Dessa forma, Nut é a deusa responsável por ser a criadora dos seus céus, cosmos e estrelas, a mãe da astronomia. Como sua forma é de uma mulher, ela é a concepção da mãe, da imagem inicial do que ser mãe significa.

Sendo a Deusa dos Céus, seu nome inspirou a palavra que determina o anoitecer em vários idiomas. Nuit, do francês, que é noite. Night, no inglês. Além disso, a Deusa é a responsável pela acolhida dos mortos em seu império celestial. Ela é o céu e tudo que implica sua grandiosidade.

Conhecendo mais sobre a Deusa Nut

Mulher em frente a uma constelação

Para entender sobre a Deusa Nut, é necessário fazer um apanhado sobre sua origem, sobre sua árvore genealógica e, principalmente, sobre a sua simbologia no campo astral, já que a deusa é responsável por várias entregas dentro da concepção de mundo dos egípcios.

Confira agora um pouco mais sobre essa grande Deusa e como sua influência é entendida em vários campos!

Origem

Nut está presente no mito da criação de Heliópolis, que embora seja considerado egípcio, tem suas origens gregas, fazendo a fusão das mitologias. Na lenda, Heliópolis, cidade que hoje faz parte do Cairo, foi criada por Átis, como presente ao seu filho. Nut.

Juntamente com seus pais, Shu e Tefnut, formaram a cidade, provendo condições para isso, já que Tefnut é a umidade e Shu, o ar. O símbolo sagrado que é Nut, dentro da concepção religiosa, é uma passagem usada por Osíris, o deus dos mortos e seu filho, para que ele consiga acessar os campos celestiais.

Essa ‘passagem’ é uma espécie de escada, chamada de maget, que era colocada nos caixões dos mortos para que tivessem a assistência dela para a passagem tortuosa para o outro mundo.

História da Deusa Nut

Nut foi punida pelo Deus do Sol, Rá, e, segundo ele, ela não daria à luz a mais nenhum dia do ano. Indignada, a Deusa foi pedir conselhos para Thoth, Deus da Sabedoria, que a aconselhou a procurar Khonsu, Deus da Lua, para aliar-se a ele, já que Khonsu não gostava de Rá.

Nut propôs um jogo com Khonsu e, cada vez que ele perdesse, deveria dar um pouco de luz da lua para ela. Até aquele momento, o ano tinha apenas 360 dias e, com toda a energia roubada de Khonsu, ela deu à luz aos outros cinco dias que completam um ano.

Porém, como simbolizam algo cósmico, ela pôde ter seus filhos também, que são Osíris, o Deus dos Mortos, Hórus, Deus da Guerra, Seth, Deus do Caos, Ísis, Deusa da Magia e Nephthys, Deusa da Água.

Nut, que era casada com Geb, Deus da Terra, recebeu como punição de Rá sua separação dele. E seu pai, Shu, ficou responsável por mantê-los separados. Porém, a Deusa não se arrependeu de sua decisão em nenhum momento, como afirmam os livros.

Imagem e representação

Quando falava-se sobre a deusa Nut, para muitos sua imagem é de uma vaca. Já para outros, é uma mulher com as costas arqueadas, fazendo com que ela cubra todo o mundo com sua barriga, que é forrada de estrelas e astros. Ela, de maneira indireta, envolveria a Terra com seu ventre.

Seu corpo é coberto por estrelas e seus braços e pernas são pilares e, da forma como ficam dispostos, eles ficam cada um em uma direção, sendo assim a orientação de norte, sul, leste e oeste que temos. Ela arcada sobre o mundo também é um sinal de proteção que a deusa tem com o mundo.

Família

Vinda de uma linhagem de sucesso, Nut é neta de Atum, o Deus Solar, filha de Téfnis, a Deusa da Umidade, e de Shu, o Deus do Ar Seco. Esses ‘cargos’ podem parecer bem específicos e até mesmo engraçados, mas a umidade e o ar são fundamentais para a sobrevida de qualquer animal ou ser em um solo fértil.

Junto com seu irmão, Geb, que também é seu esposo e Deus da Terra, ela deu à luz aos seus cinco filhos: Osíris, o Deus dos Mortos, Hórus, Deus da Guerra, Seth, Deus do Caos, Ísis, Deusa da Magia e Nephthys, Deusa da Água. que desempenham funções alinhados com a mãe.

Mitos sobre a Deusa do céu

Muitas histórias se especulam ao redor da Deusa Nut, já que ela tem várias funções primordiais na construção da sociedade que conhecemos hoje, segundo os egípcios. Os livros contam, por exemplo, que ela teve, inicialmente, apenas quatro filhos, tendo Hórus adicionado apenas nos contos greco-egípcios.

Nut é, na verdade, a Deusa do Céu Noturno, porém, no decorrer dos anos, foi entendido que o céu noturno é o céu, fazendo com que seu título fosse apenas de ‘Deusa do Céu’, mesmo que sua representação seja cheia de estrelas e que o mito a mostre alinhando-se ao Deus da Noite. Ela é uma das mais velhas figuras que habitam o panteão egípcio e é muito respeitada por isso.

Características da Deusa Nut

Ao longo do tempo e dentro da mitologia egípcia, a Deusa Nut foi ganhando uma série de adjetivos e títulos, que alinham-se aos seus poderes e funções dentro da estrutura em que se encontra. “Cobertor de Estrelas” talvez seja o mais famoso, já que na passagem em questão, a deusa diz que é um cobertor que toca todos os lugares em diferentes pontos.

“Aquela que protege” foi o nome que recebeu por proteger seu povo de Rá e sua ira. Além desse título, também é conhecida por ser “Aquela de desagradou os Deuses”, já que conseguiu desagradar Rá e Khonsu de uma só vez.

Para os egípcios, Nut e Geb, que é a Terra, estavam sempre um sobre o outro, Nut ficando na parte de cima, o que simbolizava o sexo constante que praticavam.

Atribuições à Deusa Nut

Mulher em frente a uma constelação

Nut é responsável por uma série de funções dentro dos mitos e lendas egípcios e grego-egípcios, ela é conhecida como Deusa do Céu, mas essa é apenas uma de suas funções e representações dentro desse universo expandido.

Seu nome faz alusão a uma série de coisas, fazendo com que o céu seja visto de uma forma mais abrangente. Confira agora as principais atribuições da Deusa Nut e como elas dialogam com o princípio central de sua figura celestial”

Nut como Deusa do céu

Indiscutivelmente, a Deusa Nut, desde os primórdios da mitologia egípcia, é a Deusa do Céu. No início, era a Deusa do Céu Noturno, mas com o passar do tempo, seu título tornou-se apenas Deusa do Céu, já que o céu ao anoitecer é o mesmo céu do amanhecer. Dentro dessa concepção, trovões são os risos de Nut e a chuva são suas lágrimas.

Quando o sol se põe, ele está dentro da boca de Nut, que o deixa lá para que faça uma viagem por dentro de seu corpo e volte a brilhar em seu ventre, iluminando assim o outro extremo da Terra. Sua barriga é coberta por estrelas e corpos celestes, o que faz a visão noturna ser tão linda, já que ela está arqueada sobre o mundo.

Nut como Deusa da morte

Exceto ter uma função intrínseca dentro do culto aos mortos, já que é a mãe do Deus dos Mortos, Osíris, a Deusa Nut é foi muito importante para a construção da identidade do que significa a morte.

Seu papel é mais voltado ao entendimento da vida após a morte e, de uma forma mais lúdica, sobre a ressurreição ou, de forma mais ocidentalizada, reencarnação. No culto egípcio, eles acreditavam que Nut tinha o poder de trazer as pessoas de volta à vida em forma de estrelas, fazendo com que sempre fizessem parte de seu corpo e que sempre pudessem ser vistos por seus familiares e amigos.

De maneira extremamente simbólica, os entes queridos em forma de estrela dizem que eles iluminam a vida dos que ficaram, deixando a morte mais fácil de ser entendida.

Deusa Nut e a astronomia

No início do século passado, alguns egiptólogos, que são estudiosos que dedicam-se a entender a cultura, língua e história do Egito, afirmavam que a Deusa Nut tem uma relação direta com a Via Láctea, segundo a cultura milenar do Egito.

Esse estudo, que foi defendido por Kurt Sethe, Arielle Kozloff e Ronald Wells analisa o chamado “Livro dos Mortos”, que mostra uma relação entre Nut e a, então citada, ‘faixa de estrelas’. Porém, anos mais tarde, Harco Willems, Rolf Krauss e Arno Egberts refutaram a tese, dizendo que a faixa citada se trata do horizonte.

Deusa Nut e a representação com uma vaca

Não se sabe ao certo o porquê, já que os escritos dessa época chegaram em fragmentos nas mãos dos estudiosos, mas, em alguns espaços, a Deusa Nut é vista como uma Vaca Curandeira.

Nesses espaços, ela, com seu leite, conseguem curar as enfermidades do mundo e das pessoas. Há, na verdade, várias representações de Nut em formas ‘não-oficiais’, como, por exemplo, uma mulher nua, com uma coloração mais azulada.

Essa grande vaca, que tem seu corpo coberto por estrelas e cobria o mundo; uma grande árvore de sicômoro e uma porca gigante, que amamenta seus leitões e depois os devora. Essa última representação, embora pareça bizarra, é de grande respeito dentro da cultura.

Deusa Nut e o túmulo de Tutancâmon

A tumba de Tutancâmon ainda é um dos grandes mistérios dentro da cultura egípcia, já que muito mistério circula dentro do santuário com pouco mais de 15 metros quadrados. Há muitas lendas, medos e coisas que ainda depois de séculos de descoberta, ainda não foram esclarecidos completamente.

E um deles é, claro, o fato de haver, no teto da cripta, uma grande imagem da Deusa Nut abraçada em suas próprias asas. A imagem é grande e chamou bastante a atenção dos estudiosos. Acredita-se que, assim como a tradição diz que Nut tem o poder de ajudar os mortos na passagem, junto com seu filho, essa seria sua função ali.

Há ainda quem afirme que, como Nut tem como uma de suas funções 'transformar os mortos em estrelas’, sua imagem ali simboliza a passagem de faraó menino para o outro mundo, com os bons votos de que ele deve ser eternizado no ventre de Nut, como uma grande estrela brilhante.

Símbolos da Deusa Nut

Livro com o símbolo Ankh

Para identificá-la e, principalmente, identificar suas funções primordiais, a Deusa Nut tem uma série de símbolos usados em seus cultos e também como forma de proteção e até mesmo em uma espécie de ‘conjuração’ em seu nome.

Esses símbolos são importantes e falam muito sobre a história da Deusa e como ela se manifesta em diferentes situações. Confira os principais símbolos da Deusa Nut e como eles se encaixam dentro de sua história e de suas funções de proteção e cuidados com a Terra!

Pote de água

Na construção de seu nome, em hieróglifo, há um pote de água, que representa a vida, já que a água é o princípio possível de toda forma de vida, sejam animais ou não. Nut é conhecida como a mãe do universo e do tempo, dando a luz aos dias do ano e à deuses cruciais para a existência da humanidade.

O pote de água também representa seu útero, já que, além de ser a passagem direta para a vida, também fica cheio de água quando está gerando um novo ser. Tudo passa pela água para viver e essa é a mensagem passada por Nut com o pote de água.

Escadas de Osíris

Como a Deusa Nut é entendida como uma grande mulher que cobre todo o céu com seu corpo estrelado, a passagem para o mundo dos mortos também é feita por ela, juntamente com seu filho, Osíris, o Deus dos Mortos.

E, para essa passagem, Nut torna-se uma espécie de escada, que recebe o nome de maqet, que esse caminho que, para que seja mais bonito para os mortos, é todo adornado com astros e estrelas, que deixam os falecidos mais calmos para passar o pós-vida.

Estrelas

As estrelas fazem parte do corpo de Nut, deixando-a ainda mais bonita e chamativa para compor o que chamamos de céu. As estrelas estão por todo seu corpo, sendo a característica primária de quando falamos sobre a Deusa do Céu.

Além disso, as estrelas são, segundo a crença do povo egípcio, os mortos que estão observando seus entes queridos lá do paraíso, o que deixa tudo ainda mais simbólico, já que todos nós, um dia, faremos parte de Nut.

Ankh

O Ankh é um símbolo egípcio que faz parte de vários rituais e crenças, sendo entendido de várias formas, mas, principalmente, pela imortalidade. Essa imortalidade está ligada de forma direta à Deusa Nut, já que ela, além de ser primordial e imortal, provém uma certa imortalidade aos falecidos.

O Ankh entra como sendo parte da crença onde Nut provém a imortalidade através das estrelas. Ela faz com que todos sejam eternizados como seres cósmicos e esse poder é representado pelo Ankh.

Sistro

Sistro é um instrumento de origem egípcia que tem sua execução feita a partir do chocalho. Ele é bastante usado em ritos e até mesmo dentro da cultura musical do país, sendo bem presente até hoje dentro das canções entendidas como típicas.

Nos Odes feitos para a Deusa Nut, que são uma espécie de poesia cantada, o instrumento era base, fazendo parte dos rituais dedicados ao seu culto e também, já que muitos desses Odes eram parte dos ritos.

Chifres

Como uma de suas representações mais populares é sendo uma vaca, os chifres são algo bem característico da sua construção imagética e, principalmente por ser a parte de Hathor dentro de Nut, que leva o olho de Rá entre seus chifres.

Hathor é a deusa solar e também do céu, que teve seus poderes, de maneira informal, divididos com Nut. Dessa forma, Nut traz alguns de seus ‘adereços’ e paramentos, além de terem suas histórias bem parecidas e funções equânimes, mas não engane-se, já que são deusas diferentes.

Outras informações sobre a Deusa Nut

Céu estrelado

A Deusa Nut tem sua influência refletida em várias esferas, além de ter seu nome citado em trechos importantes dentro da cultura egípcia, fazendo-se fundamental para todo o entendimento mitológico da civilização do Egito e Grécia em seus primórdios.

Confira agora mais informações sobre a Deusa Nut e como elas influenciam o mundo até nos dias atuais!

Livro de Noz

O ‘Livro de Noz’, que antigamente era chamado de ‘Os fundamentos do curso das estrelas’, é uma coletânea de livros astronômicos milenares, que remontam a mitologia egípcia, desde, pelo menos, 2.000 a.C. e traz os mais diversos personagens e a concepção de mundo que os egípcios tinham naquele dado momento histórico.

Nut, como uma deusa primordial, é uma das principais figuras no mundo, principalmente porque quase toda explicação que o livro traz é baseada na astrologia, o que é puramente a representação de Nut e seus astros celestes.

Culto à Deusa Nut

Pelo fato de Nut ser uma espécie de guardiã da vida, já que representa a fertilidade e o nascimento do tempo, e da morte, pois ajuda com que a travessia para o mundo dos mortos seja mais fácil e doce, seus cultos eram feitos mais nesses momentos.

De modo geral, eram quase em caráter funerário, sempre encaminhando muito bem os mortos para que tivessem um espaço entre as estrelas e que Nut, como deusa guardiã da noite de vida, os encaminhasse para esse grande ‘panteão’ de mortos.

Ervas, pedras e cores

Além da maternidade e do cuidado que a Deusa Nut emana, ela também é conhecida pela sensualidade e desejo, já que toda a sua história é baseada nesse poder de sedução, nessa força vital que a faz ser desejada e também cultuada. Dessa forma, os elementos usados em sua homenagem são, de modo geral, um reflexo disso.

Flores como cravos, hortênsias, jasmins, lírios, rosas das mais diversas cores, sândalo, crisântemos e mirra são suas favoritas. Todas com um perfume forte e agradável, que se acentua ao anoitecer. Suas cores são azul em vários tons, prata e dourado, assim como os astros e estrelas.

Alimentos e bebidas

Algumas bebidas são oferecidas para a Deusa Nut também. Elas são mais leves e parecem saídos de um grande chá das cinco. Essa doçura e leveza faz referência ao comportamento de Nut, que é poderosa e gentil, sendo uma grande mãe e protetora generosa.

Entre eles, estão a água, base de sua crença; o leite, que faz menção a vaca; chá de camomila, bolos, principalmente os mais simples, doces assados, coco, pães, figos e chocolate branco, que pode acompanhar todos os itens anteriores.

Oração à Deusa Nut

Nut tem algumas orações em sua homenagem. As mais conhecidas, pedem proteção, harmonia e prosperidade. Confira!

Grande Deusa, Tu que te tornaste céu,
Tu és poderosa e forte, bela e bondosa e a própria Terra se prosterna aos Teus pés.
Tu abranges toda a criação nos Teus reluzentes braços e recebes as almas, tornando-as estrelas que embelezam a vastidão do Teu corpo.

Nut, minha Senhora, me guarde
Nut, minha senhora, me guia
Nut, me mantenha segura em sua companhia.

Nut, mãe das estrelas
Nut, senhora do céu
Protege-me nesta noite escura
E me envolva com o teu véu.

Ritual à Deusa Nut

Diferente do que pode parecer, o ritual para a Deusa Nut não é tão elaborado e cheio de métodos. Pelo contrário, a ideia dentro desse ritual é criar um ambiente de conexão entre você e ela, onde você possa pedir, principalmente, fertilidade. De maneira simples, recomenda-se que você tenha uma estátua de Nut.

Como elas são difíceis de conseguir, você pode pegar uma estátua feminina, pintá-la de azul escuro e fazer alguns pontos prateados, como se fossem suas estrelas. Você vai dançar com a estátua, beber algo, cantar, e sentir-se próximo de Nut. Aos poucos, você vai começar a sentir sua presença e você pode, inclusive, pegar no sono.

Não tenha medo, caso isso aconteça. Talvez você comece a ouvir barulhos, mas é apenas a manifestação dela. Apenas relaxe. Continue de forma fluída, descontraída. Converse com ela, Nut está ouvindo o que você diz. Abra seu coração.

Faça esse ritual à noite e, de preferência, use um véu preto. No final, agradeça pela companhia e pela graça que quer. Agradeça também ao luar e ao céu. Depois disso, espere. Normalmente, seu pedido é atendido na semana seguinte.

Nut é a divindade egípcia que representa a imensidão do céu!

Mulher dançando em noite estrelada

Nut é uma deusa magnífica, com uma culturalidade e representatividade muito grande. Ela é o céu que nos envolve e o útero que nos embriona em uma possibilidade infinita de coisas. Nut nos acolhe em seu ventre e isso é entendido por toda sua história e também em suas orações.

Ela é o poder das estrelas e dos astros. Por isso, quando sentir-se triste, converse com o céu e com as estrelas. Fale com Nut, porque como estamos envoltos em seu corpo, ela sempre pode nos ouvir!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.