Como mudar os hábitos: profissionais, de sono, alimentares e mais!

Como mudar os hábitos: profissionais, de sono, alimentares e mais!

Neste artigo, conheceremos dicas para mudar os hábitos profissionais, mas também os hábitos de sono, alimentares e outras transformações pessoais. Confira!


Como mudar os principais hábitos?

Imagem ilustrativa - cérebro

Todas as pessoas, em algum momento de suas vidas, viram-se insatisfeitas consigo mesmas. Essa insatisfação diz respeito aos hábitos, mas também aos padrões de pensamento e ao comportamento.

Quando sabemos que podemos ser melhores ou que não estamos conduzindo a nossa vida de acordo com as nossas expectativas, é hora de considerarmos uma busca por mudanças.

Porém, é preciso compreender que transformações requerem disciplina e, sobretudo, reeducação. Para mudar os principais hábitos, devemos partir do autoconhecimento, da aceitação de si e da vontade genuína.

Além disso, tudo começa por se organizar e delimitar metas, projetos, objetivos. A partir daí, há um longo caminho, mas ele não precisa ser de sofrimento. A chave é experimentar o processo como um aprendizado e valorizar as suas etapas.

Como mudar hábitos cotidianos e profissionais

Homem de costas apreciando a vista da natureza

Mudar hábitos cotidianos e profissionais depende de foco e determinação, mas também de reconhecer as nossas necessidades pessoais e cuidar da mente. Confira algumas dicas valiosas.

Ter um momento de silêncio para si

Em um mundo hiperconectado é vital ter um momento de silêncio para si. Em algum momento do dia é importante que você suspenda todas as atividades e se conecte apenas consigo mesmo.

Escolha um ambiente calmo para estar só por uma hora, se puder, e busque se desligar das pressões cotidianas. Use esse momento para relaxar e para recarregar as energias, trabalhando a respiração e permitindo que o corpo libere quaisquer tensões.

Uma boa dica para aproveitar um momento de silêncio é fazer meditação. Mas você pode simplesmente se permitir contemplar uma paisagem, por exemplo, ou fechar os olhos e se desligar do mundo externo por alguns minutos.

Praticar atividade física

Praticar atividade física é a principal dica dos profissionais de saúde para quem busca melhorar a qualidade de vida. Porém, é uma mudança de hábitos considerada radical por muitas pessoas sedentárias.

É por isso que a mudança de hábitos para uma vida mais focada nos benefícios de um corpo saudável deve ser uma mudança gradativa. Antes de tudo, converse com um profissional da saúde para avaliar a sua situação atual e para encontrar o exercício mais adequado a você.

E comece com calma, buscando adaptar-se e estabelecer uma rotina. As atividades físicas previnem diversos problemas de saúde, trazem maior disposição e renovam a autoestima.

Ler constantemente

A leitura traz diversos benefícios para a mente e para o espírito. No entanto, ler é um hábito cada vez mais negligenciado nesses nossos tempos de redes sociais e grandes cargas horárias de trabalho. Ler constantemente exercita o cérebro e preserva a memória.

É uma prática que amplia o nosso vocabulário, ajudando-nos a expressar melhor as ideias. Ao ler, a imaginação se torna mais fértil, o senso crítico, mais aguçado, e passamos a experimentar um olhar mais aprofundado sobre a vida.

Nesse sentido, a leitura inclusive nos ajuda a atravessar melhor os momentos difíceis e a nos comunicar com mais propriedade.

Estar atualizado

Estar atualizado significa estar consciente do próprio tempo. Além disso, quem está atualizado está mais bem equipado para se aventurar em novas possibilidades porque ganha uma visão ampla e aprofundada sobre as coisas.

Uma pessoa atualizada é aquela que, além de acompanhar as notícias e se inteirar do que está acontecendo no mundo em diversas áreas, também é capaz de transitar por diversos assuntos. Portanto, ler é um hábito ideal para quem deseja se manter atualizado.

A leitura, seja de literatura, de notícias ou de outros temas específicos, faz com que tenhamos imaginação e visão crítica, sempre nos renovando e nos mantendo no presente.

Aprender qualquer coisa sempre

Uma das maiores inimigas da mente humana é a estagnação. Estar estagnado é manter-se desinteressado pelo mundo, enquanto estimular a mente é abrir espaço para novas ideias e experiências.

Aprender qualquer coisa sempre é uma meta ideal para quem deseja transformação e renovação, sejam elas de ordem emocional ou prática. O aprendizado constante, além de tornar uma pessoa mais inteligente, preserva a memória e abre caminhos para mudanças importantes.

Quem quer aprender é mais apto a mudar de profissão, por exemplo, ou a aventurar-se em novas jornadas de vida, além de desenvolver maneiras de lidar melhor com os desafios que surgem no caminho.

Compartilhar

Não existem ganhos e conquistas capazes de trazer plenitude sem a prática da partilha. Compartilhar, nesse sentido, é multiplicar a alegria que sentimos, mas também é dividir as nossas dúvidas e angústias.

Em outras palavras, é algo que nos faz exercitar a empatia e que atrai para perto de nós atitudes semelhantes, de quem também aprendeu que os prazeres da solidão e do egoísmo são passageiros e frágeis.

É o compartilhar que dá sentido às nossas ações e intenções, incentivando-nos em direção ao que almejamos atingir e nos fortalecendo nos momentos de crise. Quem desenvolve o hábito da partilha conhece mais rapidamente a paz de espírito.

Organização

Uma pessoa que aprende a se tornar organizada é uma pessoa equipada para resolver as demandas e os desafios. Isso se aplica não somente às questões profissionais e aos estudos.

A organização pessoal pode se tornar um modo de evitar inclusive conflitos e imprevistos incômodos no âmbito particular. A organização amplia a capacidade de visualizar possibilidades e diferentes abordagens para projetos e metas.

Existem inúmeras dicas para se tornar uma pessoa mais organizada. Uma delas é recorrer às listas, enumerando seus planos, por exemplo. Ter uma agenda ajuda na distribuição das tarefas. O importante, contudo, é ter paciência e se dedicar às etapas de qualquer projeto.

Anotar e listar as coisas

Anotar e listar as coisas que você tem a fazer é um passo importante para se organizar. Com o tempo, esses pequenos métodos se tornam espontâneos e você consegue ter uma visão mais objetiva das etapas de um projeto, por exemplo.

Além disso, você também pode fazer listas dos seus objetivos pessoais, isto é, dos seus sonhos. Colocar as coisas no papel é o primeiro gesto para trazê-las à realidade. Quando escrevemos, estamos registrando uma intenção e isso nos dá determinação e foco. Outro tipo de lista que ajuda a manter a perseverança é elencar o que você já conquistou de positivo.

Ter uma noite agradável de sono

Ter uma noite agradável de sono é essencial para que, durante o dia, tenhamos energia suficiente para executar as tarefas cotidianas da melhor forma possível. Além disso, dormir bem garante que o estresse seja reduzido, o que nos dá maior paciência e atenção para lidar com imprevistos e conflitos.

Uma noite bem dormida melhora o humor e a disposição em geral, além de trazer benefícios também para o cérebro, pois quem não dorme tem o raciocínio prejudicado. Uma noite agradável de sono também auxilia consideravelmente o sistema imunológico, faz bem para a pele e equilibra o organismo, como um todo.

Não esquecer de relaxar

No dia a dia turbulento e lotado de afazeres da maioria das pessoas, é comum que não encontremos tempo para relaxar. Porém, relaxar é importante para o corpo e a mente. Eis um hábito que não deveria ser relegado ao segundo plano.

Se as pessoas soubessem o quanto o hábito de relaxar é vital para o bom funcionamento das nossas capacidades cognitivas, por exemplo, reservariam mais tempo para simplesmente descansar e libertar os pensamentos das atividades práticas.

Uma pessoa que alterna momentos de concentração com pausas para relaxar é mais produtiva em todos os sentidos, e ganha muito em qualidade de vida.

Como mudar hábitos de sono

Despertador ao acordar

Existem várias táticas ou hábitos que nos auxiliam de maneira muito positiva a melhor o nosso sono. Conheceremos os mais importantes. Confira!

Dormir sempre na mesma hora

Quando uma pessoa aprende a dormir sempre na mesma hora, começa rapidamente a perceber os benefícios desse hábito. A regularidade do sono auxilia o relógio biológico no equilíbrio das funções do organismo.

O metabolismo passa a funcionar melhor e as mudanças positivas são observadas também quanto à disposição durante o dia. Além disso, dormir sempre na mesma hora ajuda no emagrecimento, e também controla a ansiedade e o estresse.

Em outras palavras, dormir sempre na mesma hora é um hábito essencial para se ter uma boa noite de sono e traz benefícios inclusive para a memória e para o coração.

Criar um ambiente favorável para o sono

Quem quer transformar os seus hábitos de sono em prol de uma maior qualidade de vida deve levar em consideração uma série de fatores. Um deles é que para dormir bem é necessário criar um ambiente favorável para o sono.

Ainda excitado pelos estímulos do dia, o corpo precisa registrar a atmosfera de tranquilidade para relaxar e entrar em repouso. É importante, para isso, que nos deitemos em um ambiente que inspire serenidade e descanso.

Apagar a luz, em um quarto sem ruídos, não utilizar o celular na cama e mentalizar imagens de paz e tranquilidade são métodos para induzir os hormônios do sono.

Reduzir estimulantes

Um método eficaz para induzir a chegada do sono de forma mais rápida e tranquila é reduzir estimulantes. É preciso assinalar que estimulantes não são apenas as substâncias que ingerimos, como café, álcool, refrigerantes e cigarro, mas também atividades que excitam a nossa mente e demandam nossa atenção.

Dentre elas, estão assistir televisão, mexer no celular e até mesmo pensar nos problemas e pendências da vida cotidiana. O cérebro precisa de uma espécie de esvaziamento, isto é, de espaço para respirar e focar na redução de estímulos e na chegada do sono. Portanto, reserve um tempo antes de dormir para se manter na quietude.

Pare de tomar a pílula

É importante não tomar remédios para dormir por conta própria. Isso deve ser levado em consideração especialmente pelas pessoas portadoras de apneia do sono. As pílulas para ajudar a dormir afetam o sistema nervoso, de forma a induzir o corpo ao relaxamento, porém esse efeito pode bloquear a passagem do ar, causando riscos.

Além disso, esse tipo de medicamento continua a sua ação ao longo do dia, deixando resquícios que comprometem a atenção e os reflexos motores. Outro efeito grave é a dependência. A abstinência, nesse caso, produz ansiedade elevada, além de tolerância, o que faz com que a pessoa queira sempre aumentar a dose.

Comer pelo menos duas horas antes do sono

É muito importante adquirir hábitos alimentares corretos para se ter uma boa noite de sono. Nesse sentido, um hábito essencial é não comer antes de dormir, respeitando o limite de pelo menos duas horas antes do sono.

O ato de se alimentar produz hormônios como a adrenalina, o que vai completamente em oposição aos hormônios do sono, que servem para suspender as energias corporais.

Ou seja, colocamos o corpo em grande estresse porque o metabolismo fica desequilibrado e tem que lidar com absorção de substâncias quando deveria estar em repouso. Outros problemas trazidos pela alimentação à noite são o refluxo gástrico e o aumento de peso.

Escolher a posição adequada

É comum que as pessoas não prestem muita atenção às posições em que costumam dormir. Porém, existe uma posição universalmente adequada para que o corpo receba melhor os benefícios do sono.

Segundo os especialistas do sono, a melhor posição é manter o corpo de lado, de preferência utilizando dois travesseiros, um para a cabeça e outro para colocar entre as pernas.

Isso ajuda a manter a coluna ereta e a não sobrecarregar as articulações, auxiliando também a prevenir o ronco e o aparecimento de refluxo. Ao deitar, você pode elevar os pés com auxílio de um travesseiro por alguns minutos, pois isso ajuda a circulação.

Imaginar o dia seguinte

Um método para quem costuma se sentir angustiado ou ansioso em relação às demandas e obrigações cotidianas é imaginar o dia seguinte. Isso, porém, não significa se perder em pensamentos em torno de problemas e pendências. É uma questão de organização mental.

Imaginar os afazeres do dia seguinte, portanto, implica em focar positivamente em tudo que podemos resolver, listando mentalmente, por exemplo, o que deve ser realizado durante o dia.

Faça essa organização mental antes de se deitar, mas ao se concentrar em descansar e pegar no sono, considere que tudo está encaminhado e entregue à imaginação coisas belas e suaves, como paisagens naturais, por exemplo.

Demonstrações de amor

Demonstrações de amor são importantes para a alma em qualquer momento do dia. E elas ajudam a estabelecer um ambiente confortável em que energias de carinho e consideração envolvem o nosso ser.

Portanto, para quem tem uma pessoa amada dormindo do lado, gestos como abraços e palavras carinhosas são recomendáveis. Para os solteiros, o simples ato de dizer boa noite ou dirigir uma palavra carinhosa para um familiar ou amigo é igualmente válido.

Assim, a pessoa vai dormir preenchida de positividade, o que auxilia a criar uma boa atmosfera para o sono e faz com que o corpo se liberte das tensões.

Como mudar hábitos alimentares

Mulher mostrando uma maçã em uma mão e na outra, um doce.

Mudar hábitos alimentares é uma transformação muito positiva. Essa mudança envolve uma série de cuidados, mas também readequação de postura e disposição ao autoconhecimento. Acompanhe.

Aceitar o próprio corpo

Um primeiro e fundamental passo para mudar efetivamente os hábitos alimentares é aceitar o próprio corpo. Movimentos como o chamado body positive incentivam as pessoas a fazerem as pazes com a própria aparência e a aprenderem práticas cotidianas para a aceitação.

Isso porque uma pessoa que desenvolve a autoaceitação adota uma postura mais leve e positiva na vida. Por consequência, ela passa a buscar hábitos mais saudáveis, que promovem a qualidade de vida, incluindo os alimentares.

Dietas radicais são contraproducentes e muitas vezes são levadas com o intuito de se adequar a padrões estéticos, o que acaba causando frustração e ansiedade.

Cuidar do cérebro

Cuidar do cérebro é um fator que não deve ser negligenciado no processo de conseguir modificar positivamente os hábitos alimentares. E esse cuidado implica em manter o psicológico voltado ao bem-estar pessoal.

Para promover mudanças significativas e duradouras, devemos fugir das imposições e dos extremismos. A privação alimentar, por exemplo, de quem deseja emagrecer a todo custo, acaba por causar grandes níveis de estresse e pode inclusive levar à depressão.

Adquirir autoestima e confiança é um processo e deve ser levado com paciência e carinho para consigo mesmo. A transformação de hábitos alimentares em prol da qualidade de vida anda acompanhada pela busca por equilíbrio emocional.

Saudável e sem pressa

Quando especialistas da área da saúde, como os nutrólogos, falam em reeducação alimentar, estão propondo um processo de adaptação. Reeducar-se é mudar, aos poucos, um hábito. Em outras palavras, a pressa é sempre a inimiga da perfeição.

Isso não significa, no entanto, que a pessoa não deve se empenhar na mudança. O que ela não deve fazer é se deixar levar por promessas de suplementos milagrosos, dietas radicais e super restritivas, do tipo que propõe emagrecimento rápido.

Assim, a pessoa que se dedica à reeducação alimentar deve compreender que esse processo é longo e exige paciência para que o foco seja nas etapas.

Respeitar o apetite

Respeitar o apetite em um processo de reeducação alimentar significa não sentir fome. A proposta da reeducação é de mudar hábitos de alimentação ruins para hábitos saudáveis. Também é preciso compreender que a reeducação alimentar não é dieta.

Portanto, sentir fome não deve ser algo presente no cotidiano de quem está buscando se alimentar de modo mais saudável. Para compreender melhor o próprio organismo, devemos também prestar atenção na nossa saciedade.

Um nutricionista comportamental ajudará você a distinguir a fome biológica da chamada fome emocional, que é aquela que vem como resultado da ansiedade, da tristeza e da falta de perspectivas.

Comer de tudo, não tudo

A transformação positiva de hábitos alimentares não é excludente, isto é, pode-se comer de tudo, mas não se deve comer tudo. Mas, como em todos os hábitos que compõem uma vida saudável física e emocionalmente, o equilíbrio é a palavra-chave aqui.

Existe um meio termo entre contar calorias de tudo o que se come e simplesmente comer apenas aquilo que se gosta sem se preocupar se o alimento é saudável.

Portanto, exclua da sua vida o sentimento de culpa quando, por exemplo, quiser repetir a refeição, ou tiver comido algum alimento mais calórico. Tente substituir a culpa pelo hábito de incluir gradativamente alimentos mais naturais no seu cotidiano.

Alimentar-se de outras energias

Quando as pessoas estão determinadas a promoverem mudanças profundas em suas vidas, muitas vezes elas acabam por focar exclusivamente nesse processo. É comum que, na reeducação alimentar, a pessoa fixe a atenção completamente nesse objetivo.

Mas, o foco excessivo em uma meta pode trazer ansiedade e frustração. Logo, é importante equilibrar os seus interesses e alimentar-se também de outras energias. Não negligencie, durante o seu processo de reeducação alimentar, atividades que trazem alegria e bem-estar.

Reservar um tempo para o lazer ajuda a preencher esse processo com experiências múltiplas e a trazer um senso de tranquilidade que beneficia imensamente a adaptação.

Preparar a própria comida

Uma excelente maneira de tornar mais agradável o processo de adaptação a novos hábitos é se envolver diretamente nas etapas que fazem parte da transformação. Por exemplo, na reeducação alimentar, uma dica importante é que a pessoa aprenda a preparar a própria comida.

Pensar na preparação dos alimentos como um ritual, em que você foca sua energia no momento, traz bem-estar emocional e um senso de satisfação em estar cumprindo uma etapa.

Quem cozinha descobre que essa atividade é capaz de transformar a nossa relação com os alimentos, direcionando-nos para uma maior consciência de fatores como qualidade, sabor, prazer e autoconfiança.

Erros ao mudar de hábitos

Mulher apressada, ilustração de papeis voando

Mudar de hábitos de maneira positiva requer dedicação. Para obter bons resultados, é importante evitar uma série de erros que as pessoas costumam cometer e que comprometem o processo. Confira.

Reduzir um longo processo

Existem diversas práticas e comportamentos que acabam atrapalhando quem quer mudar de hábitos. Um erro bastante cometido por quem busca resultados em um processo de mudança de hábitos é a urgência, isto é, a pressa para alcançar os resultados de forma mais rápida.

Reduzir um longo processo, nesse sentido, é acreditar que os atalhos irão nos conduzir rumo a um objetivo final pulando etapas. É preciso compreender que todos os estágios em uma transformação são importantes e não devem ser deixados de lado.

Qualquer mudança positiva só virá se for um processo de comprometimento emocional também, com paciência e autocuidado.

Crer no fracasso pela falta de vontade

Um dos maiores desafios que encontramos no caminho das transformações positivas é a falta de força de vontade. Esse é um mal que, muitas vezes, absorvemos porque não nos sentimos capazes de vencer depois de experiências de fracasso, ou quando um objetivo parece estar muito distante.

Assim, quando começamos um processo de mudança duvidando de nós mesmos, somos o nosso pior inimigo. A primeira coisa a ser trabalhada é a postura com que vamos encarar qualquer processo de mudança.

Uma atitude positiva e paciente é a mais adequada, pois transformações profundas e reais exigem tempo, paciência, amor-próprio e dedicação.

Não se preparar

Uma etapa crucial para o sucesso de uma transformação pessoal é a preparação. Preparar-se é, antes de tudo, estar atento às próprias demandas, ou seja, partir de um lugar de autoconhecimento. Isso significa que você começará sua transformação tendo refletido sobre as próprias necessidades.

Pondere a respeito do que você pode fazer para começar, por exemplo. Não se preparar é entrar no desconhecido e estar mais vulnerável à ansiedade e às decepções do caminho.

Saiba que elas existirão, mas que você pode estar no controle. Crie uma lista com tudo o que você deseja mudar, como hábitos comportamentais, alimentares etc. Anote suas expectativas e metas.

Tentar mudar muita coisa de uma vez

Um erro bastante comum nos processos de mudanças de hábitos é tentar mudar muita coisa de uma vez. É um erro causado pela ansiedade, mas é preciso compreender que a transformação de hábitos é uma reinvenção de si. Ninguém se transforma ou chega a um lugar obtendo resultados múltiplos e palpáveis em pouco tempo.

Uma pessoa que deseja mudar muitos hábitos e padrões comportamentais com os quais não está satisfeita não pode simplesmente abdicar de tudo do dia para a noite. O mais indicado é encarar as demandas passo a passo, isto é, focando primeiro em um aspecto, depois em outro.

Perfeccionismo

O perfeccionismo é um traço de personalidade que pode tornar as pessoas excessivamente críticas, seja consigo mesmo ou com os outros. Isso porque os perfeccionistas acabam delimitando padrões bastante altos, o que nem sempre se ajusta à realidade possível.

Em outras palavras, ser perfeccionista pode trazer uma série de frustrações quando se tem planos de mudar de hábitos. A pessoa que se coloca metas mirabolantes fica mais ansiosa e tem menos chance de se sentir satisfeita com as etapas.

É importante colocar para si objetivos a curto prazo e, aos poucos, estabelecer novas metas, enquanto se aproveita a satisfação de ter algo realizado.

Não buscar ajuda

Um erro que tem grandes chances de trazer decepção e fracasso é acreditar que se pode vencer tudo sozinho. Logo, não buscar ajuda é se fechar para os benefícios das trocas, ou seja, do que a experiência alheia pode nos ensinar.

Além disso, quando nos aceitamos plenamente, aprendemos a admitir que há coisas na vida para as quais precisaremos de auxílio. Saber pedir ajuda é se abrir para experiências de compartilhamento e empatia, o que é sempre sinônimo de crescimento pessoal.

É normal que, ao adentrar territórios desconhecidos precisemos de uma mão amiga. Lembre-se que grandes mudanças são grandes oportunidades de aprender.

Manter o ambiente cheio de gatilhos

O cérebro precisa ser ensinado a assimilar novos padrões. Os processos de mudança pessoal são gradativos e requerem toda uma reeducação de pensamento.

Manter o ambiente cheio de gatilhos quando se embarcou em um compromisso de mudar a si mesmo é garantia de ter muito mais esforço a fazer, inclusive correndo risco de fracassar.

Por exemplo, para quem faz uma reeducação alimentar, é importante não só mudar os hábitos, como os alimentos que você guarda em casa. Da mesma maneira, quem resolve parar de fumar deve evitar contato com o cigarro, ao menos até se sentir em um estágio de maior autocontrole.

Não recomeçar

Há pessoas que se sentem consumidas pelos pequenos fracassos com que se deparam em processos de mudar hábitos. É comum que, ao empreendermos mudanças em nós mesmos, tenhamos momentos de dúvidas e até mesmo de falhas.

Porém, não se pode deixar que a frustração das expectativas não cumpridas acabe com todo um processo e faça a sua meta desmoronar. É preciso, diante desses momentos, fazer as pazes consigo mesmo e buscar de novo a força de vontade para reiniciar.

Assim, não recomeçar é o mesmo que dar-se por vencido, e o essencial não é ganhar de primeira, mas sim aprender com os erros.

Tem como mudar de hábitos completamente?

Árvore - ilustração - metade está seca e metade está verde

Muitas vezes, sabemos exatamente o que precisamos ou queremos mudar em nós mesmos, mas não sabemos por onde começar. É comum, inclusive, nos perguntarmos se uma pessoa tem como mudar de hábitos completamente.

A resposta exata está dentro de cada um, mas existe uma verdade universal sobre o ser humano: somos capazes de grandes mudanças, até mesmo de transformações impensáveis e surpreendentes. E cada pessoa tem dentro de si a semente para germinar a força de vontade.

Tudo começa pelo autoconhecimento. Disciplina e foco são qualidades que se aprende e o primeiro passo para você ir em busca do seu novo eu é se perguntar o que você realmente quer.

Autor deste artigo

Sempre gostei de escrever. Escrevo sobre filmes e sonhos, e aprecio viagens, história e cultura em geral.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!