Óleo de argan: benefícios, como usar na pele, cabelo e mais!

Óleo de argan: benefícios, como usar na pele, cabelo e mais!

O óleo de argan é um produto natural que proporciona diversos benefícios para os cabelos e para a pele. Confira aqui tudo sobre ele!


O que é óleo de argan?

Folhas e semente de argan

O óleo de argan é uma substância que apresenta inúmeros benefícios para pele e cabelo. É extraída dos frutos de uma planta chamada Argania Spinosa, que só é encontrada exclusivamente no sul do Marrocos. Todo o processo de extração e produção é feito de forma manual e, por isso, acabou se tornando uma tradição passada de mãe para filha.

Atualmente, o óleo vegetal ganhou o coração de diversas pessoas ao redor do mundo que desejam ter um cabelo mais hidratado e pele renovada. Como é rico em nutrientes e vitaminas, o óleo marroquino pode ser usado em vários tipos de cabelos, sejam crespos, cacheados, ondulados ou lisos.

Nesse texto, você vai conhecer os benefícios do óleo de argan, saber como usá-lo e ainda descobrir alguns aspectos interessantes do produto. Para usufruir de todas as vantagens que o óleo oferece, lembre-se de avaliar a necessidade de seu cabelo ou de sua pele.

Aspectos do óleo de argan

Pote com óleo de argan, escova e sabonete

Muito utilizado no tratamento da pele e cuidados com os cabelos, o óleo de argan apresenta aspectos interessantes acerca de sua origem e propriedades. Saiba mais sobre esse óleo nos tópicos abaixo e confira se há alguma contraindicação para utilizá-lo ou não.

Origem do óleo de argan

Encontrado somente na região do Marrocos, o óleo de argan é uma substância extraída das sementes da planta Argania Spinosa. O processo de extração do óleo é feito manualmente.

Primeiro é preciso colocar as sementes ao sol para secar e em seguida prensá-las em uma espécie de moinho de pedra e, então, tostar todas as sementes até extrair o óleo.

Apesar de parecer ser fácil em um primeiro momento, a aquisição do óleo é bem difícil, pois ele só é produzido pela planta Argania Spinosa, encontrada exclusivamente no Marrocos. Além disso, é necessária uma grande quantidade de sementes para produzir a substância, cerca de 30 kg de sementes para 1 litro de óleo.

Propriedades do óleo de argan

Dentre os diversos elementos contidos no óleo de argan, os principais são: vitaminas A, D e E, ácidos graxos, ômega 6 e 9, fitoesteróis e polifenois. Além disso, estudos comprovam que, em relação aos outros óleos vegetais, o de argan apresenta em sua composição 3 vezes mais vitamina E.

Todas essas propriedades em conjunto fazem com que o óleo apresente ação antioxidante e anti-inflamatória. Ou seja, auxilia na prevenção do precoce envelhecimento das células e ainda ajuda em diversos tratamentos da pele. Por esse motivo, o óleo de origem marroquina é ideal para ser usado principalmente na pele e cabelos.

Possui contraindicações?

Embora seja um produto natural, o óleo de argan é uma substância que se deve ter bastante cuidado ao utilizar. Não é recomendado, por exemplo, aplicar o óleo diretamente na raiz do cabelo porque ele pode causar o entupimento dos folículos.

Além disso, para cabelos muito oleosos é indicado utilizar o argan como composição de algum produto e não em sua forma pura. Para a pele, a recomendação é semelhante: se for muito oleosa e acneica, não aplicar sobre a pele.

O ideal é procurar a orientação de um dermatologista para cada caso. Lembre-se de que o óleo de argan possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que, se utilizadas em excesso, podem prejudicar o funcionamento do organismo.

Benefícios do óleo de argan

Pessoa aplicando óleo de argan no cabelo com conta gotas

O óleo de argan oferece diversos benefícios tanto para o cabelo quanto para a pele. Como não é possível apresentar todos eles aqui, separamos abaixo uma lista com os 15 principais benefícios do óleo para você. Veja!

Hidrata a pele

Como o óleo de argan é rico em vitaminas, ele é ótimo para hidratar a pele, tanto do rosto quanto do corpo inteiro. O ideal é adicionar algumas gotas do produto em um creme de hidratação de sua preferência e deixar agir após o banho. Você pode usá-lo para hidratar sua pele a cada dois ou três dias.

Quem tem a pele muito ressecada já consegue ver os resultados logo nas primeiras semanas. Além de deixar a pele com mais brilho, viçosa e com aspecto de saúde, o óleo ainda proporciona um toque aveludado e macio na pele de todo o corpo.

Restaura o pH natural

O pH é um valor que indica o nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade do corpo. Para cada parte do organismo há um pH saudável e específico. Quando esse valor está elevado ou muito abaixo do indicado para determinada região, indica necessidade de cuidados.

O óleo de argan é um produto vegetal que restaura o pH natural tanto do cabelo quanto da pele. Diante disso, os outros produtos que você for fazer uso serão bem absorvidos pelo seu corpo, pois o pH estará equilibrado. Você pode fazer uso do óleo em sua forma pura, com apenas algumas gotas. Assim, você já verá o resultado.

Controla a oleosidade

Se você tem a pele ou cabelos secos, pode contar com o óleo de argan. Devido às propriedades do óleo, ele fornece a quantidade exata de oleosidade que a pele e o cabelo precisam. Além disso, o produto consegue controlar o nível de oleosidade reduzindo-a se tiver em excesso.

No entanto, é importante ressaltar que o aumento da oleosidade tanto da pele quanto do cabelo pode ter inúmeras causas, como alteração hormonal ou consumo de algum remédio, por exemplo. Nesses casos, é indicado procurar tratar a raiz do problema. Caso contrário, se sua pele e cabelo forem oleosos naturalmente, você pode utilizar o óleo de argan para controlar.

Combate a acne

A acne é um dos grandes problemas de pele que, geralmente, incomoda as pessoas que passam por isso. Dependendo da gravidade, o óleo de argan auxilia no combate desses elementos, pois ele equilibra a oleosidade da pele e fecha os poros que estão abertos, causas que são as principais da acne.

Entretanto, se a pele for extremamente acneica é recomendável procurar um médico dermatologista para tratar a questão. Além disso, se a pele for muito oleosa, não é recomendável utilizar o produto em sua forma pura, pois ele pode aumentar ainda mais a oleosidade da pele. Caso contrário, você pode utilizar algumas gotas do óleo em até 3 dias na semana para usufruir dos benefícios.

Diminui as rugas

As rugas podem ser causadas por vários fatores, tais como exposição ao sol sem o uso do protetor solar, fumo, alterações hormonais, excesso de consumo de bebida alcoólica, entre outros. Mas cedo ou tarde, as rugas aparecem como um processo natural da pele ocasionado pelo envelhecimento cutâneo devido a perda da tonicidade e elasticidade da pele.

O óleo de argan age na pele como um poderoso produto para diminuir as rugas. Como elas são um fenômeno natural da pele, não é possível eliminá-las por completo, mas o óleo vegetal é capaz de minimizar as rugas pois ele atua restaurando a camada hidrolipídica da pele, deixando-a mais elástica e firme.

Renova as células

Com o objetivo de fornecer resistência aos cabelos, o óleo de argan é um dos primeiros produtos naturais que vem à mente para ser utilizado para essa finalidade. Porém, o óleo vegetal conta com muitos elementos, como por exemplo, ácidos graxos, fitoesteróis, ômega 6 e vitaminas que oferecem benefícios para além dos capilares.

Uma das vantagens que o óleo proporciona é a renovação celular, que, por consequência, auxilia no tratamento de muitos problemas de pele, como sinais de envelhecimento, por exemplo. Linhas de expressão e rugas são minimizadas com a atuação do óleo de argan no organismo.

Ajuda a absorver os nutrientes

Devido a propriedade hidratante do óleo de argan, ele consegue absorver mais facilmente os nutrientes e levá-los diretamente para as fibras dos cabelos. Por esse motivo, ele é muito indicado nos processos de umectação, por exemplo, que é um tipo de tratamento destinado a aplicação de nutrientes nos fios capilares.

Além disso, quando o óleo é adicionado em máscaras capilares, ele potencializa a ação das máscaras, fazendo com que o cabelo fique muito mais hidratado. O mesmo princípio vale para a pele, que quando aplicado juntamente com outros produtos de hidratação, os ajuda a levar mais nutrientes para todo o corpo.

Anti-inflamatório

Mais um dos muitos benefícios do óleo de argan está a sua capacidade anti-inflamatória, que vem combinada com sua função cicatrizante. Por isso, o óleo vegetal costuma ser utilizado como um remédio fitoterápico, ou seja, medicamentos que são retirados de plantas medicinais. Para isso, ele precisa ser aplicado na pele em sua forma pura.

Como é um remédio natural, ele pode ser utilizado até mesmo na comida, na preparação de alimentos. Na Itália, por exemplo, vários cidadãos usam o óleo de argan como substituto do azeite e do famoso óleo de cozinha. Diante disso, caso você queira fazer uso do óleo de argan na cozinha, não se esqueça de consumi-lo na forma 100% pura.

Cicatrizante

O óleo de argan tem ação cicatrizante, pois auxilia no processo de regeneração celular. Diante disso, ele é indicado para passar na pele quando ela estiver lesionada. Ferimentos simples e queimaduras de panela, por exemplo, costumam ser solucionadas com a aplicação de algumas gotas do óleo vegetal.

Entretanto, dependendo da gravidade do corte, o mais recomendado é que você procure um médico. Tenha em mente que, por ser um óleo vegetal, o produto marroquino acaba funcionando como um remédio natural. Porém, dependendo do caso, uma intervenção medicamentosa mais profunda se faz necessária. Sendo assim, utilize o óleo de argan com consciência.

Protege os cabelos dos raios UV

Os raios UV costumam danificar os cabelos, causando ressecamento extremo. Com as propriedades contidas no óleo de argan, os fios capilares ganham uma espécie de capa de proteção que impede a atuação desses raios nas fibras. Diante disso, você pode sair de casa sem medo de ser feliz com suas madeixas.

Para uma boa proteção, é importante você fazer uso do óleo em sua forma pura. Utilize apenas duas ou três gotas nas pontas principalmente. Com o resto que sobrar na palma das mãos, espalhe pelo comprimento do cabelo. Além disso, você pode utilizar o óleo como finalizador, isto é, no final de todo o processo de lavagem e creme de pentear.

Estimula o crescimento capilar

Para quem deseja acelerar o crescimento das madeixas de forma saudável e equilibrada, pode contar com o óleo de argan. Como ele traz nutrição, restauração, reparação e hidratação, o cabelo fica livre de danos que atrapalham o crescimento dos fios, como ressecamento, pontas duplas e elasticidade, por exemplo.

Por isso, o cabelo tem maior facilidade para crescer com muito mais saúde. Mas é importante ter em mente que o tempo de crescimento capilar varia de pessoa para pessoa e que também depende de vários outros fatores. Portanto, respeite o tempo do seu cabelo e continue com os seus cuidados com o óleo de argan.

Diminui a elasticidade dos fios

Fio elástico é um claro indicativo de cabelo fraco. Geralmente, esse fenômeno é causado pela falta de nutrientes. Logo, uma umectação aliada à hidratação deve ser feita urgentemente. Afinal, a elasticidade capilar é o ponto de partida para a quebra dos fios. Nesse cenário, o óleo de argan surge para diminuir o efeito de fio elástico.

O óleo vegetal extraído da planta Argania Spinosa é rico em ácidos graxos e ômega 3 e 6 que conferem maior restauração da fibra capilar, tornando o fio mais firme e resistente. Adicionar o óleo em máscaras capilares na etapa de nutrição e hidratação é fundamental para devolver a saúde do seu cabelo.

Reduz as pontas duplas

Além do frizz, outro grande temor, principalmente das mulheres, são as terríveis pontas duplas, que aparecem como um sinal de fraqueza capilar. Pelo excesso de procedimentos químicos ou até mesmo a exposição a eventos naturais, como sol e vento, as cutículas dos fios se abrem, desgastando as fibras, ocasionando o efeito de ponta dupla.

Como o óleo de argan é rico em vitaminas e propriedades hidratantes, ele repõe os nutrientes dos cabelos, reparando os danos causados por esses fatores externos. Em consequência, as cutículas capilares se fecham, trazendo a saúde e vida dos cabelos novamente.

Protetor térmico

Chapinha e secadores são procedimentos que agridem muito a fibra capilar. Por esse motivo, é importante proteger os fios antes, durante e depois desses processos. É aí que entra o óleo de argan que consegue oferecer uma placa de proteção contra os danos causados pela quentura desses aparelhos.

Você pode utilizar o óleo antes do secador ou da chapinha, aplicando algumas gotas nas pontas e comprimento dos cabelos. Esse processo vai garantir a proteção do fio contra quebras e ressecamentos. Se preferir, também é possível fazer uso do óleo vegetal após os procedimentos, pois o produto vai reparar as fibras capilares, regenerando as cutículas.

Combate o frizz

Um dos grandes benefícios do óleo de argan para os cabelos é o controle de frizz. Devido às propriedades do óleo, o produto age na fibra capilar, levando nutrientes e domando aqueles fios rebeldes que ficam arrepiados. Seja em cabelos crespos, cacheados ou lisos, o produto hidrata as madeixas, deixando-as mais fortes e resistentes.

A principal causa do frizz é o excesso de ressecamento. Cabelos que apresentam esse fenômeno frequentemente tem dificuldade de preservar os elementos hidratantes nos fios.

Diante disso, ocorre uma dilatação das cutículas do fio, permitindo a entrada excessiva de água, ocasionando assim o temido frizz. O óleo de argan leva hidratação fechando as cutículas.

Como usar o óleo de argan

Pessoa colocando óleo de argan na mão

Para pele e cabelo, o óleo de argan tem utilização semelhante à de outros óleos vegetais. Entretanto, é importante você saber a forma correta de uso para cada objetivo a fim de usufruir por completo todos os benefícios que o óleo oferece.

Umectação com óleo de argan

Umectação é o processo capilar que tem como objetivo fornecer mais nutrientes para o cabelo. O tratamento é feito com óleos vegetais e consiste em, basicamente, banhar todos os fios com o óleo e deixar o produto agir durante algumas horas antes da hidratação ou durante a noite enquanto dorme.

O óleo de argan é ideal para umectar o cabelo, pois além de fornecer nutrientes, que é o foco do tratamento, ainda hidrata os fios, tornando-os mais saudáveis. Para cabelos muito ressecados é importante fazer a umectação noturna até duas vezes na semana e retirar o óleo pela manhã com shampoo e condicionador.

Óleo de argan na máscara capilar

Na máscara capilar, o óleo de argan também pode ser utilizado, pois ele vai potencializar os efeitos do tratamento. Para isso, basta pingar até cinco gotas do óleo no produto e deixar o tempo da máscara agir. Como é vegetal, ele é compatível com qualquer tipo de máscara capilar.

No entanto, não é indicado utilizar o óleo em máscaras que contenham o óleo de argan em sua composição, pois isso pode gerar sobrecarga de substância e ao invés de hidratar, vai ressecar ainda mais o cabelo. Além disso, faça esse tipo de utilização com o óleo e máscara apenas uma vez por semana.

Óleo de argan como reparador de pontas

Para pontas duplas, o óleo de argan é excelente como reparador de pontas. Você só precisa despejar algumas gotas do óleo na palma da mão e aplicar bem nas pontas do cabelo. Com a sobra do produto nas mãos, aplique no comprimento dos fios até a metade do cabelo, sem chegar à raiz.

Como é um ótimo protetor térmico, o óleo de argan pode ser aplicado nas pontas após a utilização de pranchas e secadores. Mas tome cuidado com a quantidade do produto, vá controlando conforme você for passando, pois o uso excessivo do produto tem o potencial de deixar o cabelo oleoso e com um aspecto pesado.

Óleo de argan na pele

Na pele, o óleo de argan precisa de certos cuidados. Se você for passar no rosto, precisa verificar se sua pele está muito oleosa e com muitos cravos. Em caso afirmativo, não é recomendado passar o óleo puro e é necessário procurar um médico dermatologista para avaliar a situação acneica e o excesso de oleosidade.

Caso contrário, você pode misturar o óleo junto com outros produtos hidratantes e aplicar no rosto ou no corpo inteiro a cada dois ou três dias após o banho. Esse ritual fornecerá mais hidratação à sua pele, deixando-a mais lisa, macia e com aquele aspecto saudável.

Com que frequência posso usar o óleo de argan?

óleo de argan em pote de vidro

A frequência do uso do óleo de argan vai variar de acordo com a finalidade. Na sua forma pura, se você for utilizar o óleo nos cabelos, pode pingar de três a cinco gotas no cabelo a cada dois ou três dias, sempre começando nas pontas e espalhando pelo comprimento do cabelo. Caso você utilize na pele, pode pingar algumas gotas do óleo a cada dois ou três dias.

Apesar de ser natural, não use o óleo de argan em excesso em sua forma 100% pura, pois ele pode fazer o efeito contrário e trazer prejuízos ao organismo. Mas se o óleo for parte da composição de algum produto, como shampoos e hidratantes corporais, por exemplo, você pode fazer uso de acordo com as recomendações do produto.

De qualquer forma, o óleo de argan é um elemento da natureza que proporciona vários benefícios para a pele e os cabelos. Com uso adequado, você pode usufruir de todas as vantagens que o produto oferece sem medo de ser feliz.

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.