O que são sentimentos e emoções? Diferenças, emoções primárias e mais!

O que são sentimentos e emoções? Diferenças, emoções primárias e mais!

Sentimentos e emoções são normalmente confundidas pelas pessoas, contudo, entender a sua diferença pode ser um passo ao autoconhecimento. Descubra tocando aqui!


Considerações gerais sobre sentimentos e emoções

Criança sorrindo.

As pessoas normalmente confundem os sentimentos e emoções como se elas fossem a mesma coisa. Apesar de possuírem um significado bem próximos uma da outra, na realidade em nosso organismo elas ocorrem em locais diferentes do cérebro e em tempos diferentes.

E a emoção vem em primeiro lugar, quando comparada com os sentimentos. Tudo isso se explica por conta da nossa evolução como espécie, enquanto emoções são produzidas de maneira a estimular em nós comportamentos.

Conhecer essa diferença vai permitir que você saiba classificar mais corretamente as emoções e sentimentos que sente, além de ampliar sua compreensão acerca de si mesmo. Acompanhe a leitura para saber mais!

Sentimentos, emoções e suas diferenças

Mulher chorando.

Os sentimentos e as emoções são despertados em nós sem a necessidade de compreendermos a sua natureza. Eles existem por um motivo e são capazes de mobilizar comportamentos e pensamentos que se fossem entendidos por nós poderia nos auxiliar a ter uma vida mais plena e equilibrada.

Descubra o que eles são e entenda as suas diferenças para assim ter uma melhor compreensão sobre si mesmo.

O que são sentimentos

As nossas experiências despertam os sentidos e mobilizam as emoções de maneira a impulsionar os nossos comportamentos, agindo através de uma série de reações ocasionados por esses estímulos externos. Essas reações que nos movimentam estariam atuando em nós de forma inconsciente.

Entretanto, existem momentos em que tomamos consciência do nosso estado emocional. É nesse instante que passamos a entender os estímulos e os motivos que levaram o nosso corpo a agir dessa maneira. Então, pode-se dizer que o sentimento é um estado de percepção ativa e parcial das nossas emoções.

Logo, a experiência e o estado consciente de suas emoções são capazes de despertar os sentimentos aos quais estamos tão familiarizados de raiva, medo, alegria, afeto, surpresa, entre outros. O sentimento cria uma imagem consciente do seu estado emocional, o que torna capaz de refletir sobre as emoções que está vivenciando em determinado momento de sua vida.

Estas imagens mentais podem ser estimuladas através da autoconsciência, na medida que você for vivenciando as experiências e refletindo sobre o que está sentindo.

O que são as emoções

As emoções fazem parte de um processo neurológico diferente dos sentimentos, pois elas atuam no nível da inconsciência e surgem a partir dos estímulos dos nossos sentidos. O que os tornam muitas vezes imperceptíveis para nós, pois as nossas emoções estão sempre sendo movimentadas pelos estímulos externos.

Por isso, considera-se que a emoção tenha surgido antes dos sentimentos, pois ela se origina a partir de uma série de acontecimentos que estimulam as nossas emoções desencadeando em nós um tipo de comportamento em resposta a esses estímulos.

Se tornando uma função básica de sobrevivência, pois a partir dessas reações nos tornamos capazes de nos comportar de forma a garantir a nossa segurança, como também a ação para fazermos o que for preciso para preservarmos a nossa existência.

A diferença entre sentimentos e emoções

A primeira diferença mais nítida entre os sentimentos e emoções está no fato de que elas se processam em níveis de consciência diferentes. Enquanto as emoções são processos que operam no inconsciente, os sentimentos estão em um nível de percepção mais consciente dos pensamentos.

Isso explica o fato dos sentimentos serem definidos como um estado de consciência das emoções, enquanto as emoções operam a partir dos estímulos dos nossos sentidos em nosso inconsciente. Toda essa segmentação é explicada através da própria evolução da espécie e da formação dos pensamentos.

Emoções básicas e estados emocionais

Carinha.

Os estímulos sensoriais mobilizam as nossas emoções de maneira a influenciar o nosso comportamento e nossos pensamentos. Ter consciência das emoções básicas que regem o nosso ser e dos estados emocionais irão permitir que você atue sobre os seus sentimentos de maneira a não permitir que você seja controlado por esses impulsos.

Acompanhe a leitura para ter consciência acerca das emoções básicas e estados emocionais aos quais você e todo ser humano possuem.

Como as emoções básicas são geradas

Todo ser vivo possui uma programação de comportamentos que são estimulados a partir da percepção dos sentidos. Assim o seu corpo se torna capaz de responder a situações de perigo despertando reações para que você reaja a uma situação de perigo de maneira a garantir a sua sobrevivência, por exemplo.

As emoções básicas nascem desse processo neurológico, atuando em nosso inconsciente de maneira a despertar essas reações em nosso corpo, mobilizando um comportamento em resposta a esses estímulos.

Entretanto, essas reações podem ser reprogramadas a depender do seu desenvolvimento e das interações que você tem com suas emoções durante a sua vida, principalmente durante a infância.

O estado emocional positivo

O estado emocional positivo está geralmente relacionado aos estímulos que despertam reações de alegria, compaixão, amor e gratidão no indivíduo, impulsionando assim emoções positivas e que são capazes de liberar hormônios como a dopamina, endorfina e serotonina.

O estado emocional negativo

Já o estado emocional negativo despertam em nós emoções e sentimentos como a raiva, o medo, a culpa e a tristeza, trazendo respostas que geralmente instigam a paralisia, a fuga ou ataque. Elas estão relacionadas a produção de substâncias em nosso organismo como o cortisol e a adrenalina.

As emoções primárias, secundárias e emoções de fundo

Mulher sorrindo.

É comum sentirmos emoções e não buscarmos entender o que nos estimulou a tê-los. Entendermos a origem das nossas emoções e dos nossos sentimentos permite que tenhamos uma maior compreensão dos nossos comportamentos e quem somos.

Mas, para isso é preciso entender as emoções e suas classificações. Continue a leitura e descubra na sequência abaixo!

O que são e quais são as emoções primárias

As emoções primárias são aquelas que não são aprendidas por nós, ou seja, elas são inatas do ser humano e comuns a todos os humanos independente dos fatores culturais ou sociais. Sendo assim existem seis emoções que são consideradas universais que são: alegria, medo, tristeza, nojo, raiva e surpresa.

O que são e quais são as emoções secundárias

Em relação às emoções primárias, as emoções secundárias são mais complexas e estão diretamente relacionadas aos fatores socioculturais do indivíduo. Ou seja, elas variam a depender da cultura e da sociedade em que o indivíduo está inserido.

Alguns exemplos dessas emoções são: espanto, indignação, desprezo, gratidão, simpatia, vergonha, inveja, embaraço, admiração, culpa, compaixão e orgulho.

O que são e quais são as emoções de fundo

As emoções de fundo estão relacionadas com os estados emocionais do indivíduo, ela ocorre através de processos mentais e físicos contínuos que despertam uma sensação de longo prazo no indivíduo. Geralmente está associado às sensações de bem estar, mal estar, calma ou tensão.

Além disso, esse tipo de emoção influencia diretamente nos aspectos comportamentais e físicos do indivíduo, como na forma de se comunicar e na postura do corpo. Assume assim um papel importante no organismo pois ele representa estados físicos, emocionais e mentais e estão associados aos estados de tensão, fadiga, ansiedade, relaxamento.

As principais emoções humanas e o que as define

Carinha brava.

As nossas reações são reflexos das nossas emoções e de como lidamos com determinadas situações. A forma como as sentimos e refletimos sobre elas podem ser compreendidas e modificadas a depender do nosso estado de consciência.

Entretanto, você precisa ter noção das principais emoções humanas e como elas ocorrem em nosso organismo para que você possa ter o mínimo de controle sobre os seus sentimentos. Prossiga a leitura e entenda mais sobre elas!

A definição de alegria

Essa é uma emoção universal se encaixando no nível primário das emoções, ela surge a partir de estímulos positivos. A alegria é também considerada uma emoção capaz de contagiar outras pessoas e de expandir o ego, podendo ser vivenciada não apenas sozinho, mas também pelo coletivo.

Senti-la reflete em seu corpo comportamentos que elevam a sua energia e motivam a sua vida, podendo causar uma necessidade ao toque, abraços, sorrisos, gerando assim uma aproximação física entre as pessoas.

A definição de tristeza

A tristeza também se encaixa no grupo de emoções primárias, as sensações capazes de despertá-la são opostas às da alegria, uma vez que ela está associada a solidão, depressão e baixa autoestima. Geralmente, ela é estimulada através da frustração de expectativas, sendo expressa através de gestos como o ato de chorar, ou isolamento social.

Entretanto, essa emoção pode ser ocasionada também por algum distúrbio psicológico como a ansiedade ou depressão. Ao ser indicada a origem do seu problema, ela pode influenciar em seu estado emocional independente dos estímulos externos que estejam ocorrendo, pois são influenciadas diretamente por seu psicológico.

A definição de raiva

Quanto a raiva ela é estimulada em momentos em que o ser humano se sente ameaçado ou precisa de energia para ultrapassar os obstáculos. Assim como as emoções acima, ela está no grupo primário assumindo uma posição instintiva, principalmente em relação ao perigo, despertando reações agressivas.

A definição de medo

O medo também é instintivo, assim como a raiva, ela serve como um mecanismo de proteção dos seres humanos. O medo é uma reação involuntária e através dela somos capazes de evitar o perigo e diminuir possíveis riscos para a nossa vida. Sendo capaz de despertar reações de fuga, ou de alerta.

Além disso, pode ocorrer das pessoas desenvolverem o medo excessivo que são conhecidos pelas fobias. O que torna uma distorção de seu sistema de reações ocasionada por um distúrbio psicológico.

A definição de surpresa

A surpresa é considerada uma emoção reativa, geralmente relacionada a alguma situação inesperada, seja ela positiva ou negativa. Ela está associada a uma descarga de adrenalina no corpo que é capaz de causar uma arritmia cardíaca, sudorese e despertar outras emoções em resposta a situação.

Nesse caso, ela pode estar associada positivamente às emoções de alegria, afeto e confiança quando você é surpreendido por alguém especial que surge em sua vida, ou por algum acontecimento positivo como uma festa de aniversário surpresa.

Em relação às emoções negativas, a surpresa pode estar associada à tristeza, medo ou aversão. Essas emoções podem surgir associadas a acontecimentos inesperados como o falecimento de alguém próximo a você, ou quando você é surpreendido por uma tentativa de assalto, por exemplo.

A definição de afeto

Em relação ao afeto ele se caracteriza como uma emoção positiva e que frequentemente se associa a outras emoções como o carinho e o amor. Ele também está presente nas relações humanas como a amorosa, maternal, filial e a fraternal.

Sendo assim, relacionado com outras emoções positivas, sempre induzindo uma aproximação física e transmitindo um sentimento de pertencimento. Isso ocorre pois as sensações do toque são as melhores formas de demonstrar um afeto e amor em relação às outras pessoas, diferentemente das palavras.

A definição de aversão

O fato da aversão ser gerada por diversas percepções ou emoções a tornam uma emoção secundária. O que a caracteriza como uma emoção que gera repugnância e repulsa, afastando assim algo ou alguém que desperte esses sentimentos. Essa emoção está sempre associada a sentimentos negativos como o nojo, por exemplo.

A definição de confiança

A confiança pode demonstrar diversos níveis de intensidade a depender do indivíduo e de outras emoções envolvidas. Ela está associada ao aspecto positivo, sendo capaz de despertar o sentimento de segurança e determinação, entretanto, ela também pode estar relacionada à presunção.

Essa emoção é fundamental para que você consiga encarar os seus obstáculos sem medo, reconhecendo suas capacidades e mantendo um estado emocional positivo para vencer os seus desafios.

Inteligência emocional, sua importância e como desenvolvê-la

Homem com raiva.

A inteligência emocional é uma capacidade do ser humano que ele possui de identificar e reagir aos sentimentos e emoções que está sentindo. Se tornando uma habilidade fundamental em todos os aspectos de sua vida, pois desenvolve os seus processos de pensamentos e comunicação.

Devido a sua importância, é indispensável que você tenha esse conhecimento. Acompanhe a leitura e aprenda mais sobre a inteligência emocional e como desenvolvê-la!

O que é a inteligência emocional

A Inteligência emocional é o que torna o indivíduo capaz de reconhecer as suas emoções e sentimentos para que assim você compreenda o seu próprio comportamento e consiga facilitar o seus processos de pensamentos. Não permitindo uma interferência direta de suas emoções na sua tomada de decisões.

Qual a importância da inteligência emocional

Esta é uma habilidade que deve ser aprimorada, pois ela irá favorecer a sua comunicação, os seus relacionamentos, além de permitir uma melhor percepção dos seus gatilhos emocionais. O que possibilita que você tenha um maior controle sobre o seus pensamentos, vontades, desejos e principalmente sobre a suas escolhas.

Como desenvolver a inteligência emocional

O fato das emoções serem fruto das nossas percepções e determinarem em muitos aspectos o nosso comportamento. Tornam as emoções uma constante em nosso dia a dia, influenciando em todos os aspectos de nossas vidas.

Nesse caso, desenvolver a inteligência emocional possibilitará que você tenha um maior controle sobre essas sensações, permitindo assim que você consiga manter os seus pensamentos e planejamento em ordem.

Se você deseja desenvolvê-la basta seguir as seguintes recomendações:

- Pratique a autoconsciência;
- Pratique a autocrítica;
- Entenda os seus gatilhos emocionais;
- Aprenda a lidar com as suas emoções negativas;
- Preserve a sua autoconfiança;
- Saiba lidar com a pressão;
- Evite o medo de se expressar;
- Trabalhe a sua empatia;
- Seja resiliente;
- Pense antes de agir;
- Conheça os seus próprios limites.

Embora tratem de coisas diferentes, o que há de comum entre os sentimentos e as emoções?

Balão de carinha.

As emoções foram fundamentais para a nossa sobrevivência como espécie, enquanto vivíamos expostos a um perigo constante na natureza, ou quando precisávamos compreender as relações entre espécies. Hoje não estamos na mesma condição e essas alterações no cotidiano também transformaram a nossa programação das emoções.

Os sentimentos surgem então a partir de nossa percepção das emoções, uma vez que temos de lidar com contextos de experiências diferentes aos dos nossos antepassados pré-históricos. Apesar disso, ela está relacionada ao estado de consciência parcial das emoções ambas estão lidando com os mesmo processos sensoriais do nosso corpo.

As nossas emoções começam nos estímulos dos nossos sentidos, e os nossos sentimentos se iniciam na percepção dessas reações. Logo, o que há em comum entre eles é o gatilho que estimula as nossas emoções e induz o nosso comportamento.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.