Seres elementais: quem são, onde vivem, como invocá-los e mais!

Seres elementais: quem são, onde vivem, como invocá-los e mais!

Os elementais são seres ligados à essência dos 4 elementos. Eles fazem parte de diversas culturas e podem ser contatados com dicas simples. Clique para saber!


Afinal, quem são os seres elementais?

Os 4 elementos: terra, ar, água e fogo - ilustração

Os seres elementais são seres míticos presentes em diversas tradições ocultas e alquímicas, principalmente no lado ocidental do planeta. Por estarem associados aos quatro elementos, terra, Fogo, Ar e Água, cada ser elemental ajuda a compor o próprio elemento, alimentando-os energeticamente.

Por isso, acredita-se que cada um desses seres são, na verdade, uma forma de incorporar as energias dos elementos se, assim, se apresentarem aos humanos como patê de sua força criadora.

Os elementais são seres antigos, associados a diferentes mitologias e populares em muitos livros e romances de fantasia, que acrescentam novos traços a estes seres presentes na cultura popular deste os primórdios do tempo.

Como mostraremos a seguir, os elementais são organizados em quatro grandes categorias e fazem parte do sistema espiritual de diversas religiões.

Além de apresentá-los, mostraremos também outros aspectos importantes como sua história, sua presença na cultura popular e maneiras de estabelecer contato com estes seres que se confundem com a energia dos próprios elementos. Confira!

Entendendo mais sobre os seres elementais

Duas sereias nas rochas no fundo de um oceano tempestuoso e as ondas furiosas - ilustração

Para entender a natureza mística dos seres elementais, iniciaremos com a sua história. Além disso, apresentaremos seus fundamentos e daremos respostas para as principais perguntas que envolvem este tem relacionadas ao local onde vivem, o que fazem e qual a sua relação com a Mãe Terra. Confira.

Origem e história

Os primeiros registros históricos sistemáticos sobre os seres elementais são originários do Renascimento europeu. A obra mais significativa dele é de Paracelso, surgida no século 16.

De acordo com Paracelso, há 4 categorias principais de elementais chamados de gnomos (os seres elementais da Terra), ondinas (os seres elementais da Água), silfos (os seres elementais do Ar) e salamandras (os seres elementais do Fogo).

Com base em Paracelso, muitas doutrinas ocultas e outras religiões com bases na natureza passaram a utilizar os conceitos dos elementais em parte de suas crenças ou rituais religiosos.

Fundamentos

Os conceitos de elementais de Paracelso são fundamentados em muitas tradições antigas presentes em mitologias e religiões diversas. Como principais inspirações, é possível citar o folclore, o animismo e até mesmo o antropomorfismo.

Algumas criaturas como os gnomos foram baseados nos conceitos dos pigmeus, oriundos da mitologia grega. Além disso, a noção de seres elementais é baseada no sistema dos quatro elementos presentes na Antiguidade Clássica, os quais são os blocos constituidores de todo o universo.

Apesar de se basear nestas diferentes cosmologias, os conceitos de seres elementais de Paracelso é um sistema único e particular, a partir do qual muito do que se sabe sobre estes seres pôde ser descoberto.

Onde vivem os seres elementais?

Os seres elementais vivem onde os próprios elementos se encontram, pois eles são parte do elemento, agindo como seus constituintes. Por isso, existem 4 grandes moradas, de acordo com cada um dos quatro elementos.

As Ondinas, os seres elementais da Água, residem em locais em que a água pode ser naturalmente encontrada como lagos, rios, mares e cachoeiras. Os elementais do Fogo, as salamandras, habitam as regiões mais áridas e quente do planeta, como é o caso de vulcões, mas elas podem ser percebidas nas chamas de velas e fogueiras.

Já os Silfos, os seres elementais do Ar, habitam lugares altos e estão presente no vento que corta locais na natureza. Finalmente, os Gnomos, por serem seres elementais da Terra, habitam a própria Terra, especialmente nas regiões virgens e com pouca intervenção humana.

O que fazem os elementais da natureza?

Os elementais da natureza auxiliam a produção e manutenção dos elementos. Além disso, eles governam os reinos naturais e estão associados às caraterísticas dos próprios elementos. Em rituais, os seres elementais estabelecem conexão entre os praticantes e o elemento, além de servirem como guardiões ou trazendo a sua própria presença e energia para a execução dos rituais.

Uma vez que tudo o que existe no planeta é constituído da interação dos quatro elementos, os seres elementais também ajuda no processo de criação da materialidade que nos cerca. No entanto, da mesma maneira que podem construir, sua energia também pode ser destrutiva.

Relação entre os seres elementais e a Mãe Terra

A relação entre os seres elementais e a Mãe Terra é muito simples: eles servem como guardiões e protetores das forças naturais, garantindo que o planeta seja nutrido e garantido que a vida continue a existir.

Por serem pura energia dos elementos, os elementais podem se mover através de seus próprios elementos. É justamente através desta caminhada que eles podem exercer a sua função protetora e atuar como uma sentinela das forças naturais que operam no mundo.

Seres elementais em diferentes culturas

Sereia no fundo do mar

Os seres elementais estão presentes em diferentes culturas e religiões no mundo. Por serem seres místicos, eles figuram em história infantis, folclóricas ou até mesmo fazem parte do sistema de crenças de religiões e formas de espiritualidade voltadas à conexão com a natureza, como é o caso da Wicca. Entenda mais a seguir.

Seres elementais na Wicca

Na Wicca, em especial em sua forma eclética, os seres elementais podem fazer parte do ritual de lançamento do círculo mágico, um espaço ritual demarcado em formato de círculo que servirá de templo para as práticas de rituais. Cada ser elemental pode ser invocado de acordo com os seguintes princípios:

1) O quadrante norte é governado pelo elemento terra, logo é o local de contato com os seres elementais que constituem este elemento;

2) O quadrante leste é regido pelo elemento ar. Por isso, esta é a direção em que os seres do ar podem ser contatados;

3) O quadrante sul é regido pelo elemento fogo. Consequentemente, os seres elementais do fogo estão presentes neste ponto;

4) O quadrante oeste é governado pelo elemento água. Portanto, ele pode ser usado como elo de conexão com os seres elementais deste elemento.

Seres elementais no Xamanismo

No Xamanismo, os seres elementais são vistos como os espíritos da própria natureza. A partir do culto à natureza, o xamã pode entrar em contato com os espíritos ancestrais, bem como ter acesso aos espíritos da própria natureza.

Por isso, é possível falar em espíritos do ar, espíritos da água e assim sucessivamente. Dificilmente você verá um xamã usando o termo ‘seres elementais’ para se referir às entidades presentes nos elementos.

Seres elementais na cultura celta

Os seres elementais mais populares da mitologia celta são, sem dúvida, as sereias, os elfos e as fadas. De acordo com a mitologia celta, existe um mundo paralelo dotado de criaturas mágicas conhecidas como o povo das fadas.

Este povo pode passear entre os vivos e, em muitas situações, podem pregar peças ou até mesmo raptar bebês, trocando-os por uma cópia. As fadas são seres predominantemente ligados ao elemento ar. No entanto, existem fadas que governam cada um dos outros três elementos remanescentes como fadas do fogo, fadas da água e fadas da terra.

Seres elementais na mitologia grega

A mitologia grega é uma das bases fundamentais para compreender os conceitos mais básicos dos elementais que inspiraram a sistematização de Paracelso. Nela, é possível encontrar os seguintes seres ligados aos elementos:

1) Sereias: seres encantados ligados ao elemento água;

2) Ninfas: seres divinos, ligados a locais na natureza como bosques, rios e montanhas;

3) Dríades: ninfas que habitavam as árvores e que são ligadas ao elemento terra.

Embora a mitologia grega não use o termo elemental para se referir a estes seres, é possível associá-los aos elementos sob uma interpretação moderna.

Seres elementais no hinduísmo

De acordo com a literatura védica, existem seres sobrenaturais e divinos conhecidos como Devas. Com a chegada do movimento New Age, o conceito de devas foi expandido, sendo considerados qualquer entidade espiritual por detrás das forças e manifestações da natureza.

Com base neste ponto de vista, os devas são muito semelhantes aos seres elementais. Ademais, de acordo com o teosofista Geoffrey Hodson, existem milhões de devas espalhados pelo planeta que desempenham diversas funções ligadas à ecologia e o seu funcionamento.

Para observá-los, é preciso trabalhar com o chakra do terceiro olho, pois é somente través de sua ativação que eles podem ser observados.

Seres elementais em outras culturas

Os seres elementais também estão presentes em muitas outras culturas e tradições do mundo. No Ocidente, a Alta Magia inclui rituais de comunicação ou domínio dos gênios dos elementos e a Kabbalah também inclui as crenças em seres elementais.

Outras correntes como o Hermetismo e o Rosacrucianismo, em algumas de suas vertentes, também revelam que é possível enxergar os seres elementais, uma vez que certos requisitos são feitos. Além disso, a doutrina do Jainismo, no Oriente, também reconhece superficialmente a existência de seres parecidos com os elementais.

Os seres elementais da natureza

Elfo

Os seres elementais estão presentes em toda a natureza e distribuídos em quatro grandes grupos, de acordo com o elemento. Por isso, descrevemos os seres elementais logo abaixo considerando o seu elemento regente. Confira.

Elementais da Água

Os seres elementais da Água são conhecidos por Ondinas. De acordo com os testemunhos de pessoas que conseguem enxergar estes seres, as Ondinas são figuras que lembram as sereias. Elas possuem cores que se estendem desde tons aquáticos até o prateado e seu habitat natural são os corpos d’água, em especial os rios e os mares.

De acordo com a sabedoria popular, as ondinas estão presentes nas ondas e na correnteza, podendo ser observadas cavalgando-as.

Elementais do Fogo

Os elementos do Fogo se chamam Salamandras. Esse nome é facilmente justificado devido à aparência dos seres do fogo, que se assemelha muito a lagartos dessa espécie. Além disso, as salamandras assumem as formas de labaredas, dançando nas chamas e no fogo, o local onde habitam. Elas provocam estalos no fogo enquanto se movem por ele.

Elementais da Terra

Gnomos é o nome dado às criaturas pequeninas que compõem o grupo dos seres elementais da Terra. Sua aparência é muito semelhante àquela descrita em contos de fadas: pessoas pequenas, com chapéu pontudo e roupas que lembram àquelas dos duendes do folclore irlandês.

Estes seres habitam a natureza e costumam se esconder em abrigos de animais ou embaixo de troncos abandonados nas florestas.

Elementais do Ar

Os Silfos são os seres elementais do Ar. Eles constituem os ventos e podem voar, assim como as fadas, que também são ligadas a este elemento. No caso dos silfos, é possível sentir sua presença a cada sopro dos ventos, especialmente quando ele surge repentinamente.

Por estarem ligados ao ar, eles habitam todos os lugares, mas são comumente percebidos em lugares altos na natureza como pontos de luz branca na visão periférica.

Como invocar os seres elementais

Estrada de fantasia verde para floresta mágica

É muito comum que pessoas interessadas nos seres elementais despertem a curiosidade de contatá-los ou invocá-los. Se você se encontra nesse grupo de pessoas, você saberá, a seguir, breves rituais em que é possível invocar a presença dos seres elementais da terra, água, ar e fogo. Confira.

Invocando os Gnomos e seres elementais da Terra

Se você deseja invocar os Gnomos, os seres elementais da Terra, siga as seguintes dicas. Inicialmente, é importante que você possua plantas na sua casa (pode ser num jardim ou até mesmo dentro de sua casa).

Então, você deverá escolher uma maçã bonita e deixar como oferenda para eles, convidando-os para o seu lar. A maçã deve ser deixada numa área verde criada especialmente para eles. Faça uma pequena oração ou recite um encantamento simples invocando a sua presença.

No entanto, após fazer isso, tenha cuidado de manter o local dedicado a eles bem cuidado. Caso contrário, eles podem assombrar a sua casa, agindo como Poltergeister (se você lembrar desse filme, entenderá melhor que não é algo bom, realmente).

Invocando as Ondinas e seres elementais da Água

Você pode invocar as Ondinas e outros seres elementais da água para a sua casa, construindo um pequeno lago ornamental ou tendo uma fonte pequena dedicada para elas. Ao deixá-las em casa, lembre-se de manter sua fonte sempre em funcionamento e faça a manutenção dela periodicamente, trocando a água.

Ao deixar a sua fonte para as ondinas, você sentirá a sua presença por meio de intuições e poderes psíquicos mais desenvolvidos. Lembre-se que é preciso que você tome conta deste espaço sagrado, ou você terá pensamentos confusos e dispersos e possíveis crises emocionais se você for relapso com esses seres aquáticos.

Invocando os Silfos e seres elementais do Ar

Para invocar os silfos e seres elementais do ar para a sua casa, experimente ter um sino dos ventos (também conhecido por mensageiro dos ventos) num local em que exista um fluxo frequente de correntes de ar. Quando você observar que o seu sino dos ventos tocou sem haver a presença do vento, esteja atento, pois você tem companhia.

Os silfos trarão inspiração para a sua vida e mais racionalidade. Além disso, eles inspiram mais leveza e são aliados da criatividade. Outra maneira eficaz de invocar estes elementais é acendendo incenso com uma certa frequência na sua casa, enquanto chama por eles.

Você notará sua presença quando a fumaça do incenso espiralar livremente. Problemas com os silfos são notados com bloqueios criativos e falta de inspiração.

Invocando as Salamandras e seres elementais do Fogo

Para invocar as salamandras e os seres elementais do fogo, é preciso que você traga o fogo para o seu lar. Você pode trazê-lo acendendo uma vela num local seguro como um altar, e dedicar uma parte dele para estes seres do fogo. Lembre-se que é importante manter um chama acesa com frequência para que as salamandras se façam presentes na sua vida.

O contato com as salamandras traz mais energias e proteção para o seu lar, purificando-o de energias negativas. Caso o seu contato seja interrompido, você sentirá falta de energia e a proteção do seu lar será diminuída.

Outras informações sobre os seres elementais

Imagem abstrata e mágica de glitter de fadas voando na floresta à noite.

Você já se perguntou se existem seres de outros elementos da natureza? Talvez tenha se perguntado também se os seres elementais já estiveram encarnados na Terra.

Além das repostas para estas perguntas, damos, a seguir, outras informações sobre os seres elementais, tais como sua presença nas artes e no entretenimento, finalizando com recomendações de livros sobre elementais em geral. Confira.

Existem ainda seres de outros elementos da natureza?

Não. Embora você possa encontrar referências sobre seres de outros elementos como o metal e a madeira da tradição chinesa, ou até mesmo do éter, o elemento que origina todos os 4 elementos da tradição clássica, estes seres elementais de elementos “extras” são originários de obras de ficção, como romances e histórias em quadrinhos.

Existem, de acordo com o que se acredita na tradição ocidental, apenas seres elementais da Terra, Água, Fogo e Ar.

Os elementais já estiveram encarnados na Terra?

A resposta para esta pregunta é complexa. Se você quer saber se os seres elementais eram seres humanos ou outros animais que chegaram a um estágio evolutivo mais elevado e se tornaram os próprios elementais, a resposta é não.

No entanto, se você quer saber se estes seres podem se materializar como seres encarnados, a resposta é sim e isto é relatado em diversas fontes mitológicas e folclóricas, como é o caso das crianças trocadas que se acredita que sejam filhos de fadas que foram trocados por crianças humanas.

Seres elementais nas artes e entretenimento

A arte e o entretenimento têm se apropriado bastante de o tema seres elementais. Obras-primas da fantasia mundial como O Senhor dos Anéis e Witcher apresentam um mundo baseado na existência de elfos, por exemplo, considerados seres do mundo das fadas.

Além disso, até mesmo a DC Comics possuiu uma série de super-heróis baseada nos seres elementais, conhecida como Os Elementais. Os personagens principais dessa série se chamavam Ondina, Gnomo, Salamandra e Sílfide.

Obras do poeta inglês John Dryden também apresentam os conceitos de elementais de Paracelso. Outra obra bastante marcante com o uso dos elementais é o jogo de RPG ‘Dungeons & Dragons’.

Recomendações de livros sobre os seres elementais

Se você deseja se aprofundar sobre o universo fascinante dos seres elementais, você pode recorrer aos seguintes livros da nossa lista:

• ‘Os Elementais. Sua Natureza e Diversas Categorias, Grupos, Gêneros e Classes’ de Franz Hartmann: trata de um compêndio geral sobre os espíritos da natureza;

• ‘Os Espíritos da Natureza’ de C.w. Leadbeater: dá uma visão geral sobre o tema, mas foca nas fadas;

• ‘A Magia dos Elementais, Wicca Livro 12’ de Eddie van Feu: apesar do nome Wicca, Eddie van Feu trata de sua visão pessoal da espiritualidade conhecida como ‘salada mística da Eddie’, que inclui bruxaria e magia em geral. É uma introdução boa que oferece um panorama geral sobre elementais em diferentes culturas, incluindo experiências pessoais da própria autora e casos históricos.

Além disso, ela ensina rituais para estabelecer comunicação com os elementais. A autora é brasileira.

Os elementais são uma construção religiosa e mística da humanidade!

Menina com lanterna brilhante na mão caminhando na floresta de elfos, flor de rosa fantasma desabrochando trancada em garrafa e raios de lua, misterioso pinheiro e cogumelos mágicos élficos.

Devido às suas raízes históricas e presença em diversas culturas e religiões do mundo, os elementais são considerados uma construção religiosa e mística da humanidade. E justamente por ser uma construção religiosa, para se contatar e se beneficiar da energia destes seres constituintes dos elementos, é preciso que você exerça a sua fé e acredite neles.

Embora, para muitas pessoas, a crença em seres místicos possa parecer infantil ou fantasioso, tudo se trata de acreditar e estar aberto para as energias da natureza. Os anjos, por exemplo, são seres nos quais muitas pessoas acreditam, mas eles podem ser vistos como igualmente fantasiosos por alguém que está fora do circuito de fé do cristianismo, por exemplo.

No entanto, não é porque alguém não acredita que os seres elementais vão deixar de existir, especialmente porque eles figuram em diversas áreas da nossa vida fora do eixo religioso, como é o caso das artes e do entretenimento.

Se você acredita nos seres elementais, entre em contato com eles, pois eles são mais acessíveis do que parecem. Sua vida com certeza ganhará um novo sentido e significado com a presença destes seres tão poderosos.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Os arquétipos animais ou animais do poder são grandes aliados no desenvolvimento espiritual. Veja aqui como descobrir o seu.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza