Para que serve a aroeira? Benefícios, receitas de chá, banho e mais!

Para que serve a aroeira? Benefícios, receitas de chá, banho e mais!

A aroeira é uma planta que possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Leia e descubra seus benefícios!


Para que serve a aroeira?

Planta Aroeira

Conhecida como aroeira-vermelha, aroeira-da-praia, aroeira mansa ou corneíba, a aroeira é muito utilizada para fins medicinais. Ela ajuda no tratamento de diferentes problemas no organismo, como dores, inflamações, gripes e resfriados, destacando-se por ser muito versátil. O seu consumo pode ser feito como chá ou ser aplicado na pele.

Tudo da planta da aroeira é aproveitado medicinalmente. O fruto tem funções antifúngicas, antibacterianas e até mesmo adstringente. Já suas folhas e troncos podem ser usados tanto para chá quanto para banho de assento.

A aroeira é muito utilizada principalmente para tratar das doenças sexualmente transmissíveis, na cicatrização de ferimentos e muito mais. Neste artigo, você vai conhecer todas as propriedades da aroeira e seus benefícios.

Mais sobre a aroeira

Planta Aroeira

É importante saber a diferença entre a aroeira-vermelha também chamada de aroeira-mansa e a aroeira-brava. A aroeira-brava possui uma seiva que causa urticária, edema e alergias graves na pele das pessoas sensíveis.

Em contrapartida, a aroeira-vermelha ganha cada vez mais espaço no mercado farmacêutico, devido a sua versatilidade, sendo utilizada tanto para chá quanto para a composição de sabonetes íntimos, loção e outros produtos cosméticos e fitoterápicos.

A utilização da aroeira em cada uma de suas versões deve ser usada de acordo com a sua finalidade. Continue lendo e saiba mais sobre a aroeira.

Propriedades da aroeira

O chá da aroeira possui propriedades que proporcionam a cicatrização, por isso ele é utilizado para o tratamento de feridas diversas.

Além de auxiliar na coagulação, esse chá também estimula a vascularização, fazendo com que novos vasos sanguíneos se formem. Com efeito, isso aumenta o plasma e facilita que ele chegue ao local ferido para atuar no processo da cicatrização.

As compressas feitas com o chá da aroeira também são muito benéficas para acelerar o processo de cura de lesões na pele. Além disso, o chá vai agir com mais eficiência nas pessoas que possuem alguma deficiência de vitamina K, por exemplo.

Origem da aroeira

A aroeira é uma espécie nativa da América do Sul, originária da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Conhecida popularmente como aroeira-mansa, aroeira-vermelha ou pimenta-rosa, por causa dos seus frutos, ela é uma espécie arbórea. Ademais, é uma planta de pequeno a médio porte, com frutos e flores.

A aroeira-mansa é uma espécie bastante usada na arborização urbana. Seu porte, bem como sua frutificação ornamental aliados à rusticidade da planta, fazem com que ela seja uma excelente opção para o paisagismo, prestando-se como arvoreta e cerca-viva. Ela também é indicada para reflorestamento de áreas degradadas.

Ademais, seu fruto, a pimenta-rosa, é muito popular na Europa, onde é utilizada na ornamentação e na gastronomia. Seu sabor é levemente picante e adocicado. Por fim, desta planta ainda é possível extrair madeira, própria para moirões e lenha, e óleos essenciais, utilizados em fitoterapia.

Efeitos colaterais

A aroeira pode desencadear uma diarreia muito forte se for utilizada em excesso, isso porque ela tem efeito purgante. Além disso, outro efeito colateral são as lesões que ela pode causar na pele e nas mucosas, além das reações alérgicas.

O uso da aroeira por grávidas também não é indicado, pois ela pode causar algum problema gástrico ou alergia na pele. Além disso, seu uso deve ser evitado por pessoas com problemas dermatológicos e hipersensibilidade na pele.

Contraindicações

É preciso muito cuidado ao consumir a aroeira, isto porque existe possibilidade de problemas alérgicos na pele. Desse modo, pessoas sensíveis com tendência a alergia devem evitar o uso da aroeira.

A aroeira também é contraindicada para as pessoas que têm problemas gastrointestinais. Por exemplo, uma pessoa que já está com os sintomas da diarreia não pode fazer o uso da aroeira. Também não é indicado o seu uso para grávidas e lactantes.

Benefícios da aroeira

Galho da planta Aroeira

Em longo prazo, o consumo do chá de aroeira traz benefícios para o organismo, por causa de suas funções como antisséptica e anti-inflamatória. Além disso, a aroeira estimula a eliminação de toxinas pela a urina, purificando o organismo.

Seus benefícios incluem uma forte ação cicatrizante e oxidante, bem como estão no tratamento da azia, cistite, gastrite, uretrite, problemas urinários, dores ciáticas, ferimentos, doenças sexualmente transmissíveis, problemas respiratórios, entre outras. Veja a seguir os efeitos benéficos que a aroeira proporciona.

Melhora a imunidade

A aroeira, por ser rica em antioxidantes, promove o fortalecimento da imunidade. Além disso, sua ação anti-inflamatória vai impedir que doenças como infecções e inflamações prejudiquem o organismo. Desse modo, para aumentar a imunidade do corpo é necessário consumir uma xícara de chá de aroeira todos os dias.

O banho de aroeira também vai potencializar o aumento da imunidade, bem como proporciona um efeito calmante e de bem estar, melhorando o estresse.

Auxilia no tratamento de problemas respiratórios

A aroeira é uma planta versátil que possui propriedades que ajudam no tratamento de problemas respiratórios. Ademais, a pimenta rosa, que é fruto da aroeira, possui maior concentração de vitamina C que a encontrada na laranja, o que ajuda a prevenir a gripe.

Do caule da aroeira, é extraída uma resina que é utilizada para produzir o óleo da aroeira. Este tem como função aliviar as dores, pode ser usado para massagem peitoral ajudando na respiração, e também como cicatrizante e purgante.

Por fim, o chá da aroeira serve como um ótimo expectorante, estimulando a secreção do muco, melhorando a tosse e ajudando também nos casos de bronquite.

Faz bem para a pele

A aroeira possui efeito antisséptico e anti-inflamatório, além de ser um adstringente natural. O chá usado como tônico ajuda a eliminar o excesso de oleosidade na pele, e ao mesmo tempo atua como um secativo para as acnes. O uso frequente na pele promove o clareamento das manchas.

Por ser rica em antioxidantes, faz bem para a saúde da pele, pois inibe a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Porém, para o tratamento de inflamações e pequenos ferimentos na pele, é preferível usar o chá diretamente na lesão.

Anti-inflamatório

A aroeira é um poderoso anti-inflamatório que ajuda aliviar as dores articulares como distensão dos tendões, artrite e erisipela. O seu uso também serve para o tratamento de doenças inflamatórias do trato digestivo.

Um estudo descobriu que os pacientes que tomaram aroeira por quatro semanas relataram uma diminuição significativa na gravidade dos sintomas inflamatórios relacionados à doença de Chron. Esta é uma forma comum de doença inflamatória intestinal, que causa inflamação no trato digestivo, causando dor, diarreia intensa, perda de peso, anemia e fadiga.

Por fim, o óleo da aroeira também é eficaz no alívio da dor de dente e de outros traumas articulares. Extraído desta planta medicinal, o óleo também auxilia os atletas a se prepararem para o esforço físico.

Diminui a acidez do estômago

A aroeira contém propriedade analgésica, anti-inflamatória, depurativa e antiácida que é eficaz contra gastrite e úlcera por diminuir a acidez estomacal. Assim, o chá da aroeira auxilia no alívio do desconforto no estômago e também auxilia no tratamento contra a azia.

Além disso, ela ajuda a acalmar o intestino e o sistema digestivo, proporcionando o equilíbrio do organismo. Isso acontece porque essa planta possui inúmeros compostos benéficos, como taninos, polifenóis e flavonoides.

Auxilia o tratamento de infecções genitais

O chá de aroeira elimina os fungos e bactérias do organismo. Isso acontece porque ele tem ação bactericida. Além disso, é muito usado para tratar de doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e corrimento vaginal.

Aliás, a forma mais utilizada da aroeira nos tratamentos de infecções genitais é feita através do cozimento das folhas e cascas desta planta para o banho de assento. Essa infusão possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e analgésicas, e portanto, pode amenizar os sintomas das infecções.

Ajuda a diminuir febre

Geralmente, quando o corpo tem alguma infecção ou inflamação, a temperatura corporal aumenta causando a febre. Diante disso, muitas doenças causadas por vírus, fungos e bactérias podem provocar este sintoma.

Nesse sentido, a aroeira atua como antimicrobiana, anti-inflamatória e antibiótica. Por isso o chá da aroeira é utilizado para o controle da febre. Além do chá, podem ser feitas compressas que ajudam a diminuir a temperatura do corpo.

Efeito calmante

O estresse e a ansiedade do dia a dia faz com que muitas pessoas sofram de insônia, desânimo e irritação. Para tratar isso, o chá de aroeira é um ótimo calmante, que ajuda o corpo a ficar relaxado e também induz o sono.

Aliás, você pode potencializar o efeito deste chá com outras ervas como hortelã, camomila e erva-cidreira. Você pode ainda tomar a aroeira com o suco de maracujá, pois além de acalmar também é uma bebida refrescante.

Diurético

A aroeira tem função diurética, ou seja, ela ajuda a estimular e a eliminar as toxinas do corpo através da urina, contribuindo para a purificação do organismo. O seu efeito diurético é bastante eficaz graças pois promove o bom funcionamento e limpeza dos rins.

Com isso, a eliminação de líquidos acumulados através do chá de aroeira ajudará no tratamento de problemas no canal urinário. Esse diurético, além de cuidar do sistema urinário, é muito usado no tratamento de retenção de líquidos, o que também auxilia no processo de emagrecimento.

Bom para diarreia

O chá de aroeira é utilizado para amenizar o quadro de diarreia, todavia, é preciso tomá-lo com moderação. Por ser anti-inflamatório, antidiarreico e antidiurético, ele vai acalmar a flora intestinal e também ajudará no processo digestivo.

Nos primeiros dias de diarreia, o chá de aroeira não pode ser consumido, devido ao mecanismo de proteção e eliminação do agente causador. Também é preciso ter atenção ao consumir o chá de aroeira em caso de diarreia, pois em excesso ele possui efeito laxante, e pode causar problemas como a desidratação.

Chá de aroeira

Mulher segurando uma xícara de chá

O preparo do chá de aroeira vai variar de acordo com o tipo de uso que você pretende fazer da bebida. Existem algumas maneiras de prepará-lo. Para as doenças internas, ele pode ser feito por infusão, já para as doenças externas o preparado se faz através do cozimento das cascas ou folhas para ser usado diretamente ou com uso de compressas.

Outra forma de utilizar a aroeira é em forma banho de assento ou banho energético. A seguir veja como se preparar e qual a função de cada um.

Indicações

O chá de aroeira contém substâncias e propriedades adstringentes, cicatrizantes, laxantes, diuréticas, anti-inflamatórias, entre outras. Para preparar este chá, você pode usar as folhas e as cascas da aroeira.

Em suma, esse chá tem a função de purificar o corpo, aliviando os sintomas de enfermidades e dores. Além disso, pode ser usado como calmante e também como clareador das manchas escuras, cicatrizante das acnes e no tratamento de outros problemas associados à pele.

Ingredientes

A aroeira proporciona muitos benefícios para a saúde, para a maioria das enfermidades o chá precisa ser mais concentrado. Assim, você precisará dos seguintes ingredientes.

- 150 g de folhas de aroeira;
- 4 pedaços de casca de aroeira;
- 1 litro de água.

Como fazer

O modo de preparo desse chá é fácil e simples:

- Em um recipiente aqueça a água;
- Coloque as folhas e as cascas e deixe ferver por cerca de 5 minutos;
- Espere esfriar e coe.

Esse chá pode ser tomado morno ou, se preferir, você pode beber gelado durante o dia, conforme a sua necessidade.

Banho energético de aroeira

Mulher tomando banho em uma banheira, relaxada com os olhos fechados

A aroeira tem uma ação calmante e revigorante, por isso o banho energético com essa planta promove o bem estar e a sensação de relaxamento. Dessa forma, o banho vai atuar na energização do corpo e da sua alma, e também vai proporcionar prevenção de vários problemas de saúde.

Assim, a aroeira é usada tanto para promover o bem estar espiritual quanto físico. Leia mais e saiba como associar a aroeira a outros ingredientes, para que serve esse banho energético e como prepará-lo.

Indicações

O banho de aroeira é indicado para trazer boas energias. Associado a outro ingrediente como o sal grosso, por exemplo, vai potencializar ainda mais esse efeito. Portanto, além de ser usada como uma planta medicinal, ela também auxilia no campo espiritual.

Associado à aroeira, o sal grosso atua na limpeza espiritual completa eliminando as más energias, purificando, afastando as invejas e até mesmo os maus fluídos. A combinação desses dois ingredientes é perfeita para quem busca proteção e uma limpeza completa do corpo e da alma.

Ingredientes

Os ingredientes para esse banho energético são acessíveis. Além disso, é muito prático de fazer. Então, você vai precisar dos seguintes itens:

- 3 colheres de sal grosso;
- 300g de folha de aroeira;
- 2 litros de água.

Como fazer

Para preparar o banho energético, siga o passo a passo abaixo:

- Coloque 2 litros de água em um recipiente;
- Adicione 3 colheres de sal grosso, na água fervente;
- Acrescente 300g das folhas de aroeira;
- Depois de ferver tudo, deixe em repouso por 35 minutos;
- A seguir coe.

O banho deve ser durante o banho de higiene. Basta jogar a água da aroeira com o sal grosso sobre os ombros e mentalizar boas energias durante este ritual.

Banho de assento de aroeira

Mulher tomando banho na banheira, com uma rosa nos cabelos

A aroeira no banho de assento é usada principalmente para tratar doenças sexualmente transmissíveis, inflamações e infecções urinárias. Portanto, esse banho de assento é muito usado pelas mulheres para melhorar a sua saúde genital. Isso porque a planta tem propriedades cicatrizantes e antifúngicas.

Esse banho é feito para entrar em contato com a área inflamada ou infeccionada. Abaixo veja com detalhes como preparar, indicações e mais.

Indicações

Por ser cicatrizante, bactericida e fungicida, a aroeira é muito utilizada em chás medicinais desde a antiguidade. Desse modo, o banho de assento é uma prática milenar, indicado para tratar infecções nas partes íntimas. Esse tipo de banho ajuda a amenizar os sintomas de infecção urinária em homens, porém é mais comum ser feito por mulheres.

Ele ajuda a aliviar os sintomas das doenças causadas pelo vírus da herpes, candidíase e outras. A sua ação promove a limpeza dessa região, minimiza o risco de infecção, ameniza a inflamação, favorece a cicatrização e aumenta a circulação sanguínea nesse local.

Ingredientes

Os ingredientes para o banho de assento de aroeira incluem:

- 50 gramas de casca de aroeira;
- 2 litros de água.

Como fazer

Para fazer o banho de assento é rápido e fácil, confira:

- Em um recipiente coloque 2 litros de água;
- Em seguida acrescente 50 gramas da casca da aroeira;
- Deixe cozinhar por 45 minutos;
- Depois coe e coloque numa bacia.

Depois que você colocar o líquido em uma banheira ou bacia, espere ficar morno. Em seguida, você vai se agachar, pois é preciso que a área genital fique próxima da água para ter efeito eficaz.

Preciso de orientação médica para usar a aroeira?

Árvore de Aroeira

É preciso cautela e orientação médica para fazer uso da aroeira regularmente, pois o excesso pode causar intoxicação e até mesmo reações colaterais. Sendo assim, o seu uso, mesmo sendo uma planta medicinal com substâncias naturais, deve ser feito com moderação, pois exageros podem desencadear reações desastrosas, como alergias, lesões e outros prejuízos ao organismo.

Além disso, a dose apropriada de aroeira depende de vários fatores, como idade do usuário, saúde e várias outras condições. No momento, não há informações científicas suficientes para determinar uma faixa apropriada de doses da planta.

Portanto, lembre-se que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros, e as dosagens excessivas podem ser prejudiciais. Logo, certifique-se de consultar o seu farmacêutico, médico ou outro profissional de saúde antes de usá-la.

Autor deste artigo

Jornalista, cearense, redatora e copywriter apaixonada por cultura geek, filmes e séries, exploração espacial e tecnologias emergentes. Creio em todas as energias positivas que regem o mundo e sou fascinada pelo universo esotérico.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!