Remédio natural para ansiedade: chá, vitamina, práticas e mais!

Remédio natural para ansiedade: chá, vitamina, práticas e mais!

Quando a ansiedade é o problema, remédio natural pode ser a solução. Através de chás, ervas, vitaminas e práticas, saiba como aliviar essa dor contemporânea.


Quais opções existem de remédio natural para ansiedade?

Ervas.

É comum ouvir as pessoas dizendo que tudo o que precisamos está na natureza. E de fato está. Desde a antiguidade ouvimos histórias de personagens que viveram uma vida longeva, saudável e feliz. Algo de períodos em que a ciência e a medicina não tinham os recursos e o acesso de hoje.

Com isso, é fácil concluir que quem cumpriu o papel de prolongar essas vidas com qualidade, foi a natureza. Não apenas na pureza do ar e da água de uma era pré-poluição, mas também no que a terra oferecia.

Folhas, frutas, raízes e galhos sempre foram responsáveis por alimentar e curar. Afinal, estes eram os recursos disponíveis. Todavia, com o desenvolvimento científico e tecnológico, passamos a ignorar o que não tem embalagem ou marca. Assim, uma indústria da cura se formou, e um império farmacêutico se firmou.

O fato é que nem sempre o dinheiro e a expectativa que se investe nesse sistema vale à pena. Principalmente, se falando de algo tão intenso quanto a ansiedade. Já que problemas financeiros e excesso de expectativa, podem ser agravantes.

Camomila, cidreira, alface e banana são apenas alguns dos remédios naturais presentes neste artigo. Aqui você ainda encontrará práticas que podem causar alívio na mente e no bolso.

Remédios naturais para ansiedade

Ervas naturais.

Não é à toa que a natureza é chamada por muitos de mãe. Basta recorrer a ela na busca de remédios naturais para constatarmos tal virtude. Recursos que sempre estiveram disponíveis, e têm o poder de nos ajudar. Mesmo em conflitos considerados tão atuais quanto estresse e ansiedade.

Alguns ingredientes estão em nossas refeições, outros chamamos de vitamina sem saber seu real benefício. Se por um lado o café é conhecido por estimular, quando falamos em relaxar os chás são os favoritos. Encontre abaixo os remédios naturais mais poderosos contra a ansiedade. Pode ser que o que você precisa está na simplicidade de um chá.

Chá de brócolis e alface

Se tem uma fusão ótima no controle da ansiedade ela está no chá de brócolis com alface. Ambos ingredientes têm propriedades calmantes naturais. Elas diminuem o estresse, a irritação e a excitabilidade do sistema nervoso central. Altamente eficaz no tratamento da ansiedade.

Você precisa de 1 litro de água, 1 pé de alface e 350g de brócolis. Para preparar ferva a água e adicione a alface e o brócolis picados. Tape a panela e deixe descansar por aproximadamente 20 minutos. E enfim, você deve coar e beber no lugar da água por cinco dias.

Erva-de-são-joão

A erva-de-são-joão é um remédio natural poderoso no tratamento da ansiedade. Conhecida também como hipericão, é usada pela medicina tradicional para tratar depressão leve. Ela ainda auxilia a combater a tensão muscular, sintomas do deficit de atenção e efeitos da TPM.

Pode ser consumida em cápsulas e chá. Para o preparo da bebida é necessário: uma colher de chá de folhas secas da erva, e 250ml de água fervente. Depois coloque a erva-de-são-joão na água, e deixe repousar entre 5 e 10 minutos. Então é só coar, amornar e beber até 3 vezes ao dia.

Vitamina de banana

Rica em vitaminas do complexo B, a vitamina de banana é ideal para tratar a ansiedade. Os cereais presentes nela ajudam no cuidado da saúde mental, combatendo o estresse e a ansiedade.

Os ingredientes para a vitamina de banana são: 1 copinho de iogurte natural, 1 banana, 1 colher de cereais integrais. Você só precisa bater tudo no liquidificador, servir e tomar. O recomendado é beber todos os dias pela manhã.

Alfazema

A alfazema, ou lavanda, atua como calmante, relaxante e antidepressivo natural. Além de combater a ansiedade, ainda funciona muito bem contra a insônia. Ela é responsável por normalizar a pressão arterial e os batimentos cardíacos, e reduzir o estresse.

Pode ser consumida como chá. Você só precisa de uma colher de sopa das flores da alfazema e uma xícara de água fervente. Então basta colocar as flores na xícara com a água fervente e deixar descansar entre 5 e 10 minutos. Depois, coar e tomar quando a temperatura estiver adequada. O ideal é beber o chá 3 vezes por dia.

Valeriana

A valeriana tem propriedades calmantes que podem atuar contra o pânico e a ansiedade. Seu chá tem efeito ligeiramente sedativo, ajuda a acalmar e proporciona um sono tranquilo. É contraindicado para gestantes e crianças de até 3 anos de idade. É recomendado também não beber mais de 2 xícaras por dia, pois pode causar efeito contrário causando agitação.

Os ingredientes para o chá são 10g de raiz de valeriana e 500ml de água. Para o preparo deve juntar tudo em uma panela e deixar ferver por 10 minutos. Depois, basta deixar por 5 minutos em repouso, coar e consumir até 2 vezes por dia.

Melissa ou cidreira

As propriedades sedativas, calmantes e relaxantes da melissa são ideais para a ansiedade. Além de acalmar, ela é perfeita para melhorar o foco e a qualidade do sono. Todos esses benefícios estão agrupados nas folhas. Secas ou frescas, elas é que são usadas no chá.

Para fazer a bebida utilize 1 colher de sopa de folha de melissa, e 1 xícara de água. Quando a água estiver fervente, acrescente as folhas, e tampando deixe em repouso por 5 minutos. Depois é só coar e tomar de 3 a 4 vezes por dia.

Tília

A tília é uma poderosa planta medicinal usada para combater desde ansiedade até a má digestão. O fato é que ela diminui a atuação do sistema nervoso central. Isso faz com que os nervos se acalmem, aliviando os níveis de ansiedade. Ou seja, o mesmo efeito de medicamentos de farmácia prescritos para ansiedade e estresse.

Para preparar o chá acrescente 1,5g de flores e folhas secas de tília em 150ml de água fervente. Em seguida, deixe tampado repousando de 5 a 10 minutos. Depois, basta coar e beber de 2 a 4 vezes ao dia.

Práticas para aliviar ansiedade

Pessoa fazendo Yoga.

Algumas práticas são tão poderosas contra a ansiedade, que acabam entrando na prescrição médica. Espaço que geralmente é ocupado por medicamentos encontrados apenas na farmácia. Assim, pode-se dizer que tais práticas atuam como remédios naturais.

Desde o mais básico para se estar vivo, como a respiração, até o considerado fútil, como escolher roupas. Abaixo listamos algumas dessas práticas que fazem parte do cotidiano da maioria, ou seja, acessíveis. No entanto, um dos efeitos da ansiedade é tirar o foco do mais básico e essencial para se viver.

Por isso, fique atenta aos próximos parágrafos. E saiba o quão perto estão de você a paz e a qualidade de vida.

Evite o álcool

O álcool é algo que deve ser evitado quando se trata de ansiedade. Tudo que você não precisa é de uma dependência numa situação dessas. Claro que beber ajuda a relaxar, mas seu efeito é breve e logo você precisa de mais uma dose. E assim, de cálice em cálice, de copo em copo, um vício se estabelece.

Algumas das soluções de efeito mais imediato, cobram os preços mais altos. Tanto financeira, quanto física e moralmente. E é óbvio que o quadro da ansiedade exige imediatismo. No entanto, evitar alimentá-lo sempre é uma forma de administrar a condição.

Mantenha-se ativo ou ativa

Manter-se ativo ou ativa fisicamente é de total eficácia no alívio da ansiedade. Um dos fatores que colaboram para esse resultado é a produção de serotonina. Conhecida como o hormônio da felicidade, ela é responsável por regular desde o ritmo cardíaco até o humor. Ela ainda cuida do sono, do apetite, da temperatura do corpo e da memória.

Além disso, a atividade física funciona como um remédio natural para o corpo e para mente. Perceba que uma recomendação médica recorrente é a prática de exercícios. Seja para combater, ou para evitar doenças, manter o corpo em plena atividade é altamente benéfico.

Mantenha uma alimentação saudável

Algumas substâncias presentes nos alimentos, nos causam alteração de humor. Comida processada ou industrializada, pode ter um efeito muito negativo em diferentes pessoas. Se você sofre de alguma condição psíquica, esse efeito pode afetar diretamente seu estado emocional.

É importante perceber muito além das consequências físicas da sua alimentação. Inclusive, é válido reparar como a ansiedade te faz se relacionar com a comida. Há pessoas, por exemplo, que comem de maneira nociva quando estão sob os sintomas da ansiedade.

Busque uma dieta mais natural possível, dentro do que te faz bem e de dá prazer. E faça da alimentação sua aliada, não mais uma arma da sua ansiedade contra você.

Meditação

A meditação é uma das principais técnicas no combate ao estresse e à ansiedade. Não apenas contra males, ela também é fundamental para o autoconhecimento. A busca pelo silêncio interno, e o controle sobre os pensamentos a colocam em oposição à ansiedade.

Para um efeito contínuo e profundo, o ideal é investir 30 minutos do seu dia, na prática. Como a atividade física, a constância é importante para se notar o resultado. Então inclua a meditação na sua rotina de sono ou de despertar, e encontre em si a paz que merece.

Respire fundo

Você, provavelmente, já ouviu alguém recomendar “respire fundo” em uma situação de tensão. Isso não é apenas um clichê, é uma recomendação que funciona. O fato é que momentos de estresse e ansiedade tornam a respiração rápida e superficial. Tem pessoas que, inclusive, ficam sem respirar até perceber que precisam de oxigênio.

A prática da respiração profunda te coloca presente nesse gesto automático, mas vital. Fazê-la lentamente é ideal para regular o padrão respiratório e reduzir a ansiedade. Então atenção aos momentos em que pensamentos ansiosos atacam, e respire fundo.

Saia mais cedo

Quando você tem um compromisso, o ideal é sair mais cedo. Essa questão envolve organização. Já sabendo que numa determinada hora você deverá estar em outro lugar, separe o tempo para isso. Tenha em mente o período que precisa se preparar e gastar no percurso.

Sair com antecedência evita correria, suor, e que sua respiração acelere. E também te dá a tranquilidade de saber que tudo está em ordem e que ficará bem. Essa sensação te dá mais autoconfiança e impede que a ansiedade se aproxime.

Escolha suas roupas com antecedência

Saber que está usando as roupas adequadas para uma ocasião, é uma preocupação a menos. Para algumas pessoas, estar com o visual que a faz se sentir, faz toda a diferença. E não se trata de superficialidade. É uma questão de autocuidado, confiança e estima.

Portanto, considere o tempo que reserva para definir o que vai vestir, um tempo para si. Onde estará se dedicando a cuidar de uma parte importante de quem você é. Afinal, trata-se de como você se vê e como quer que te vejam. Além de evitar atrasos e improvisos desconfortáveis.

Distraia-se no caminho

O caminho é basicamente um entre-lugares. Assim, muitas vezes o vazio torna-se um obstáculo para quem sofre de ansiedade. O fato é que esse vazio acaba sendo preenchido por pensamentos ansiosos e preocupados.

Por isso, é importante ocupar essa lacuna com coisas que guiem sua mente para outros destinos. Livros, audiolivros, podcasts, jogos e músicas do seu agrado, são ótimas alternativas. Além de se distrair, você ainda consome conteúdos que lhe acrescentem positivamente.

Use um cobertor pesado

O uso de cobertor pesado causa uma pressão benéfica sobre o corpo. Acontece que essa pressão reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse. E o estresse é um dos principais combustíveis para a ansiedade.

Cobertores entre 13 e 14 Kg, ajudam a regular o cortisol que é secretado durante o sono. E além de atuar contra a ansiedade, a pressão sobre o corpo auxilia contra insônia.

Respire

Além de ser a atividade que nos mantém vivos, a respiração ainda pode ajudar no controle da ansiedade. Para isso é necessário executá-la de maneira consciente. Exercício que pode ser feito em qualquer posição desde que esteja confortável.

Primeiramente, feche os olhos e preste atenção em como respira. Em seguida, inspire contando de 1 a 4. Depois expire com a mesma contagem. Enquanto faz e repete, mantenha atenção ao preencher e esvaziar dos pulmões. Ainda é possível aumentar a contagem desde que mantenha igual à inspiração e expiração.

Algum remédio natural pode curar a ansiedade?

Remédios naturais.

Ainda hoje, não foi encontrada uma cura definitiva para a ansiedade. Mesmo o tratamento médico tradicional, não pode afirmar a extinção completa dessa condição. De qualquer forma, há pessoas que vivem uma vida tranquila controlando seus sintomas. Outras, precisam lidar com quadros mais instáveis com episódios de crises.

O fato é que os remédios naturais são ideais se você quer estar no primeiro grupo. E ainda economizar e não ter uma preocupação a mais no fim do mês. Não precisa incluir de uma vez todas as soluções na sua rotina. Comece escolhendo as mais acessíveis, podendo ser uma por vez, ou alternando.

O ideal é identificar os resultados sem a expectativa de uma cura milagrosa e definitiva. É possível ter uma vida plena e feliz com a ansiedade na sua bagagem. Na verdade, viver com ela e ainda conseguir se manter bem, intensifica ainda mais a sua conquista.

Autor deste artigo

Formado em Artes Cênicas, comecei minha paixão pela escrita no teatro. Desde 2017 escrevo para a web artigos, roteiros, ficção, crônicas e poesia. Além de participar de um podcast de autoconhecimento, ainda me aventuro pelos caminhos do yoga, esoterismo, da alma e da mente humana.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado chás

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.