Qual o significado do beija-flor no espiritismo? Confira este e mais!

Qual o significado do beija-flor no espiritismo? Confira este e mais!

O pássaro mais lindo do mundo tem muito significados nas religiões. Descubra quais e inspire-se para uma vida melhor.


Conheça o que representa o animal beija-flor!

Beija-flor.

Um dos pássaros mais lindos do mundo, se não o único, o beija flor é sinônimo de alegria, paz e admiração. Colorido e com qualidades únicas para um voador, o bichinho tem o hábito de coletar o néctar de plantas e flores, e, em um balé com suas asas, voa em todas as direções, inclusive para trás.

Com penas que remetem a um colorido único, o beija flor tem significados em muitos aspectos. Alguns acreditam que, ao vê-lo, é sinônimo de abundância, prosperidade ou riqueza. Outras pessoas não veem qualquer significado, além de sua beleza e agilidade. Mas, há quem acredite que ele possa trazer mudanças na vida.

Por isso, preparamos este artigo, para explicar o que o Beija Flor representa no espiritismo e como os significados podem ajudar em muitas circunstâncias e trazer benefício à vida. Prossiga com a leitura e descubra informações incríveis que vão te surpreender. Vamos conferir?

Principais significados do beija-flor

Beija-flor.

O beija-flor é um pássaro que, segundo tradições, traz objetividade e clareza para quem o vê. De todos os pássaros, é o que mais chama atenção. Presente em vários lugares e cidades grandes, o animal tem muitas representações no universo religioso. Seja no espiritismo, xamanismo ou em outras culturas, ele indica equilíbrio, sabedoria e outras curiosidades. Continue a leitura e saiba mais a seguir.

Beija-flor no espiritismo

O significado do beija-flor no espiritismo é altamente positivo. Quando, do nada, ele surge pelas ruas em seu caminho ou entra em sua casa, representa que boas coisas vão surgir e há possibilidades de alguém especial surgir.

Como sinal espiritual, o beija flor neste aspecto indica que existe muita influência positiva para você e que o futuro guarda mensagens e excelentes acontecimentos. Seus próximos dias serão leves e fáceis, sem haver problemas. As oportunidades estarão em alta e qualquer coisa que esteja acontecendo de pesado, será rapidamente colocado em pratos limpos. Aproveite a ocasião, se encontre com o bichinho.

Beija-flor no xamanismo

No xamanismo, que é a medicina espiritual, o beija flor representa a pureza, amor, afeto e cumplicidade. Nas características da medicina popular, o animal tem o poder da cura, sorte e renascimento. Visto como o animal do poder, o beija flor concede clareza e objetividade para resolver maiores problemas.

A cura atribuída ao significado xamã, é para as doenças emocionais. Em outras palavras, o pássaro na religião tem o objetivo de abrir caminhos para a pessoa que o tem no xamanismo. Com influências de seu poder, ele pode transformar a humanidade para ciclos com mais sabedoria.

Beija-flor na cultura popular

Na cultura popular, o beija-flor representa alegria, amor e altas energias positivas. É visto como um pássaro “que rouba um beijo e parte”. Na cultura popular, é observado por suas qualidades e por ser a única ave que fica parada no ar em pleno voo.

Praticamente impossível de ser capturado, é um pássaro que significa liberdade. Abre os corações, restabelece o amor e enaltece a renovação. Como o animal mais belo do planeta, sua vida, apesar de não muito longa, é benéfica à natureza e à vegetação.

Beija-flor para os astecas

Para os astecas, povos antigos da América Norte, o beija-flor seria a reencarnação de guerreiros mortos em combates. Esses guerreiros usavam os pássaros mortos em seus pescoços como símbolos de sorte e para conquistas amorosas.

Com isso, esses povos acreditavam que a ave era o símbolo do progresso e sua presença constante representava vitórias, sucesso em áreas da vida e principalmente a cura para doenças físicas e emocionais. À espiritualidade, acredita-se no poder de que a cura física ocorre de acordo com o estado do espírito da pessoa.

Beija-flor na cultura indígena brasileira

Aos índios, em especial aos guaranis, há um aspecto curioso. As tribos acreditavam que se a ave circulasse voasse próximo a um jovem casal, representaria uma possível gravidez. À tribo Caraíba, os integrantes viam o pássaro como um elemento simbólico à vida e o chamavam de “Colibri”, que indica, para eles, "brilhantismo”.

A ave, dentro dos costumes populares, é vista com tanta benevolência, que diversas culturas tem no animal a oportunidade de refazer tradições, com base nas crenças que o pequeno animal pode representar além de seu belo romantismo que agrega às pessoas.

Beija-flor na umbanda

Na umbanda, o beija-flor é visto como o animal que salva a humanidade. Considerado sagrado como guerreiro combatente capaz de trazer o equilíbrio espiritual, a pequena ave intervinha no renascimento e crescimento espiritual.

Ainda sobre a religião, o beija-flor é sinônimo de virilidade e redenção. Como se envolve e copula com as flores em busca de néctar, para a humanidade ele busca incentivar a alegria e boa convivência humana. É trazer constante desobstrução no caminho pessoal.

Beija-flor para os ameríndios

Para esta tribo, o beija-flor é alegria, beleza, força e verdade. Estes índios veem o beija flor é visto como um herói e mensageiro dos deuses. Acreditavam que o passarinho distribuía energia, uma vez que batia suas asas com incrível velocidade e possuía o pequeno coração com altíssima frequência.

Como é observado com veracidade e muitas crenças, o pequeno pássaro é observado como um ser que tem a missão de ordenar o que pode estar fora dos eixos. Assim, é visto em horas primordiais.

Beija-flor para os índios hopis

Aos índios hopis, o passarinho é o símbolo da germinação, fertilidade, nascimento e regeneração. Como um mensageiro que chega com a missão de fazer crescer e renovar a vida, o animal, para esta tribo, foi visto como elemento da limpeza e purificação espiritual.

Por mais que acreditasse que a cura que o beija flor pudesse mudar completamente aspectos da saúde, o voador foi símbolo constante de que, a representação do órgão genital masculino é o principal condutor da germinação aos olhares da tribo.

Beija-flor para os índios tukanos

Para esta tribo colombiana, o beija-flor é símbolo do nascimento e criação. Os indígenas acreditavam no poder da germinação e toda vez que o pássaro aparecia em suas aldeias era sinal de comemoração. E quando a ave se aproximava de casais jovens, era a certeza de que novas gerações seriam formadas em breve.

Como o animal que representa a vida e sua maior simbologia, o beija flor era nitidamente observado como um mensageiro da renovação. Por ser uma ave enérgica, suas características eram nítidas na formação humana.

Significado de sonhar com beija-flor

Se teve a bela experiência de sonhar com esta linda e incrível ave, terá ótimas ocasiões em sua vida. Da mesma forma que ver o pássaro significa leveza e alegria, para os sonhos valem os mesmos significados. Pode estar relacionado às riquezas, prosperidades, facilidades e louvor.

Porém, para ter melhor interpretação, é necessário analisar os demais elementos vistos no sonho. As cores dos animais, formas e ações do pássaro, devem ser observados para obter melhores resultados nas respostas.

Significado da tatuagem de beija-flor

Assim como na vida real, ter uma tatuagem de beija-flor é benéfico. Tanto para homens ou mulheres, o desenho significa prosperidade, alegria, sorte, superação em problemas e é indicador de liberdade. Para quem tatua a imagem da ave, é visto como alguém romântico, libertador e que preza pela natureza.

Em outra observação, ter a imagem do bichinho no corpo, remete ao alto astral. Como as tatuagens definem bastante as cores do pássaro, a simbologia traz mais expectativas sobre o que o beija flor representa.

Mensagens espirituais do beija-flor

Beija-flor.

O beija-flor tem significados exorbitantes. Visto como um pássaro que lembra romantismo, leveza e bem estar, ele indica outros elementos que são fundamentais para a vida, desde sua clareza sobre amor, leveza, paz de espírito e sem contar da alegria em poder observá-lo em seu clássico balé voador. Continue a leitura e entenda mais.

Leveza

Mesmo sendo um animal delicado, leve e ágil, o beija-flor tem a incrível missão de espalhar a vida. Germinando as flores e obtendo o néctar natural, o pássaro possui a proeza de bailar e parar no ar em sua incrível velocidade de bater suas asas.

Leve em suas plumas, firme em suas decisões de voo e astuto em seus costumes naturais, o beija flor é visto e questionado pelas pessoas, sobre como um ser da natureza pode ser tão habilidoso e natural? Lindo em suas características, ele gera conforto por suas aparições consideradas especiais.

Adaptabilidade

Menores pássaros do mundo, o bichinho cresce até cinco centímetros e pesa em torno de 200 gramas. O pequeno tamanho e pouco peso permitem que voem sem dificuldades e possam fazer os incríveis malabarismos no ar. São capazes de voar para qualquer lado e velocidade variada.

Toda essa versatilidade que o beija-flor possui é um aviso para que as pessoas sigam os mesmos propósitos de adaptação. É importante saber recuar e escolher novos caminhos, se necessário for. Em outras palavras, é não desistir e optar por outras escolhas quando for demandado.

Persistência

O animalzinho é incansável. Voa para todos os lados em busca de seu alimento, o néctar das flores. De flor em flor, ele extrai o melhor da natureza sem desistir. Em outras palavras, simboliza que a humanidade não deve desistir do que procura e que mantenha sua insistência na busca por seus ideais.

Como outro significado, o beija-flor vai atrás da doçura. Seja nas plantas ou naqueles bebedouros doces que muitas pessoas colocam do lado de fora de suas casas, o ser humano deve buscar o mesmo sentido. É procurar o lado doce que a vida oferece. Sem se conformar com os amargores que podem existir.

Infinidade

Por serem pássaros que representam a liberdade, os beija-flores parecem saber a direção do infinito. Isso significa que, para o homem, o infinito é uma ilusão sobre o tempo. O tempo é complexo e seu prazo pode ser infinito.

Com isso, o passado fica para trás, o futuro deve ser imaginário e o presente é o foco principal que a humanidade possui. Portanto, é necessário viver o presente, sem deixar que fatos marcantes tomem proporções e almejem o futuro na busca de objetivos.

Profundidade

Esta característica é curiosa. Os beija-flores possuem longos bicos para chegarem à doçura das flores. As plantas possuem um lado amargo e o beija-flor é o único capaz de ultrapassar esta barreira para atingir seu objetivo.

Assim, de forma clara, significa que é necessário enfrentar as barreiras para se atingir a maturidade dos fatos e conseguir os melhores resultados. Para tanto, é preciso desprezar a superficialidade das coisas, e tentar enxergar o que está além das primeiras impressões ou aparências. É quando as pessoas tentam se livrar de possíveis amarguras e chegar ao doce.

Alegria

O beija-flor é liberto e muito feliz. Seguem seus propósitos, voam atrás de objetivos, extraem o doce das flores e são perspicazes. A ave mostra que, com fatores positivos ou negativos, ela segue firme e não desiste de seus objetivos.

O recado é claro. A humanidade precisa manter a alegria de viver e estabelecer seus padrões de sobrevivência. Mesmo que haja problemas ou dificuldades, a vida não merece ser desprezada. Siga em constante alegria e firmeza para a vida.

Identidade

O beija-flor é único em sua existência. A começar por sua incrível habilidade de voar. É a espécie que mais bate asas por segundo e suas características de voo são impressionantes. O zumbido de seu bater de asas é diferente. Na simbologia, representa a cura. Enérgica, a ave transmite a qualidade que propõe ao ser humano em ser fiel a quem é. Ou seja, é manter a identidade.

E a identidade de ser quem as pessoas devem ser é primordial para o crescimento humano. O beija flor pede, ao ser visto, para que as pessoas o recebam de braços abertos. Eles mandam energias e inspiram sabedoria pelo o que são. Portanto, aproveite a visão.

Mais informações sobre o significado do beija-flor no xamanismo

Beija-flor.

Até aqui, você entendeu o que o beija flor representa nas mais diferentes culturas, linguagens e no imaginário popular. Dentre as culturas, o xamanismo, que é a cura espiritual, tem vasto poder que determina a existência do beija flor e como sua presença simboliza o poder da cura e renascimento. Para saber mais, continue a leitura.

O que é um animal espiritual?

Animais espirituais são aqueles que protegem, curam e influenciam a positividade no ser humano. Cada pessoa possui o seu e pode usufruir de características que beneficiam a vida em todas áreas. Chamados de totem ou animais protetores, eles caminham ao lado das pessoas e as afastam de qualquer possibilidade complicada.

Porém, é preciso que o ser humano desperte o animal que existe em si. Por isso, identificadas as possibilidades e condições que o animal representa, é possível usufruir de possibilidades e qualidades que as identificações contribuirão.

Beija-flor como animal espiritual

No xamanismo, o beija flor é visto como o animal do poder. Suas condições que estabelecem energia e força são considerados elementos que eram acreditados quando se via o pássaro. O beijo flor é, em culturas populares e antigas, visto como o animal que envolve o espírito.

Para a saúde, ele representa a cura. Ao amor, inspira a união. Características espirituais, estes elementos são fortemente considerados essenciais e a energia do pássaro só proporciona condições melhores à vida. Sendo espiritual, o beija flor pode ser visto como um médico natural, que influencia no emocional das pessoas.

O que é um animal totem?

Totem é um símbolo de poder e veneração. O animal totem é o guia espiritual que caminha e orienta as pessoas. Para uma tribo, o totem é único, como um deus, e tem significado constante na vida plena. Os animais totens são representativos do símbolo da proteção, sorte, criação, combates ou lutas.

Beija-flor como animal totem

Como animal totem, o beija-flor é sinônimo de vários elementos. Cura, nascimento, regeneração, saúde e alegria representam o pássaro em sua imagem. Para isso, o beija flor influencia naturalmente a mente e o coração humano, trazendo mais expectativas ao ser humano de enxergar a vida como possibilidade de agregar doçura em seus momentos.

Devo me preocupar quando um beija-flor entra na minha casa?

Beija-flor.

Diferente da crença de muitas pessoas, o beija-flor é sinônimo de prosperidade e alegria. Ele não representa perigo e não remete mensagens ruins como perdas ou morte. O beija-flor é o pássaro enérgico da natureza e sua visita deve ser recebida de braços abertos.

Caso um deles entre em sua casa, não tenha medo. Ele veio trazer mensagens espirituais e quer que você fique bem e seja feliz. Caso receba o amiguinho em casa, não feche portas ou janelas, e deixe-o à vontade até ele ir embora. Não o enxote, pelo contrário. Aproveite suas energias e vibre com a linda presença do bichinho.

Agradeça a Deus pela presença do beija-flor ao seu lado. Representa que o universo está ao seu favor e prepara melhores condições para que sua vida tome um novo rumo e proporções que estabeleçam novas metas. No mais, seja feliz, tenha plenitude e aproveite sua existência. Viva como um beija-flor.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.