Chá para dormir: camomila, lavanda, melissa, erva-cidreira e mais!

Chá para dormir: camomila, lavanda, melissa, erva-cidreira e mais!

Se você está tentando dormir e não consegue, temos a solução para você. Entre aqui e saiba como os chás podem nos auxiliar para uma noite de sono e tranquila!


Qual chá ajuda a dormir melhor?

Xícara de chá.

Com o passar do tempo é comum ver o ser humano cada vez mais irritado, estressado e sem tempo. Principalmente se o ser humano morar em alguma cidade grande. O estresse, a irritabilidade e a pressa acabam fazendo com que a pessoa perca o sono e comece a ter problemas com insônia. Isso é super comum e normal de acontecer.

Ou, em outros casos, a pessoa pode não conseguir dormir e descansar por outros motivos. Dessa forma, procuram por diversos remédios a fim de deitar e "apagar'', mas não é assim que as coisas funcionam. O uso indevido de remédios pode colocar sua saúde em risco e trazer sérios problemas, como dependência, por exemplo.

Pensando em tudo isso e no seu bem-estar, decidimos listar quais chás ajudam a dormir melhor. Assim, não há riscos de nada dar errado. Vamos conferir? Continue a leitura!

Chá de erva-cidreira

Xícara de chá.

O chá de erva-cidreira é um dos mais conhecidos no Brasil. A erva, como planta, sempre foi muito bem utilizada para sedativos e, inclusive, se associou a uma boa noite de sono. A infusão desta planta é extremamente aromática e agrada o paladar de muitas pessoas.

Por isso, além de ser conhecido por todo o Brasil, o chá de erva-cidreira também é muito querido. A erva-cidreira é considerada um antiespasmódico, estomáquico, carminativo, calmante, digestivo, e combate a insônia e a asma. Veja abaixo como preparar um dos chás mais queridos entre os brasileiros:

Ingredientes

Para preparar o chá de erva-cidreira, você irá precisar de:

- uma colher de chá de erva cidreira;
- 200 ml de água.

Modo de preparo

Com os ingredientes em mãos, vamos pôr a mão na massa. A princípio, esquente a água até uma temperatura de 90º e 100º. Depois, desligue o forno, coloque a erva e a deixe lá dentro por uns cinco ou dez minutos. Ao final, é importante que você coe a infusão e, então, sirva-se e beba.

Chá de anis estrelado

Xícara de chá.

O chá de anis estrelado, também conhecido como estrela-de-anis, é extraído da árvore asiática chamada Ilicium verum. Ele é muito conhecido na culinária dos doces, entretanto, não deixa de ser um ótimo aliado na hora de dormir.

Seu efeito é baseado em antisséptico, anti-inflamatório, digestivo e diurético, por isso é um excelente ingrediente para acalmar aqueles que necessitam. Confira a seguir como fazer o chá de anis estrelado.

Ingredientes

Para preparar o chá de anis estrelado, você vai precisar de:

- 2 anis estrelados;
- 200 ml de água.

Observação: o anis pode ser encontrado em qualquer loja que venda produtos naturais.

Modo de preparo

Para preparar este chá, o primeiro passo é ferver o anis por cinco minutos. Depois disso, desligue o forno e deixe em estado de infusão por 3 minutos. Não mais nem menos que isso. Depois, coe o chá, sirva-o e beba.

Chá de macela do campo

Xícara de chá.

Muito conhecida como Macelo do Campo ou Camomila-Nacional, a macela é uma flor muito consumida na região sul do Brasil. Considerada como patrimônio do Rio Grande do Sul, ela é utilizada em muitos casos como um travesseiro para os bebês, já que sua propriedade é considerada como um calmante.

Alguns estudos já comprovaram que as propriedades encontradas nessa flor são digestiva, analgésica, anti-ulcerogênica gástrica, antiespasmódica, antiviral, anti-inflamatória e carminativa e muito mais. Ou seja, além de ser ótima para dormir e relaxar, ela também conta com outros benefícios. Vamos descobrir como preparar o chá de macela do campo? Então vem comigo!

Ingredientes

Para preparar o chá de macela do campo, você irá precisar de:

- 1 colher (chá) de macela do campo seca;
- 200 ml de água.

Para quem não sabe, a macela pode ser comprada em lojas de produtos naturais, lojas especializadas em chás ou em estabelecimentos que possuem plantas medicinais.

Modo de preparo

O modo de preparo do chá de macela não é tão diferente do modo de preparo dos outros chás que, possivelmente, você já está acostumado. Para prepará-lo, basta esquentar a água em uma temperatura 90 a 100 ºC. Após isso, desligue o fogo e insira a macela, deixe-a em fusão por uns cinco ou dez minutos e após isso, coe e sirva.

Chá de camomila

Xícara de chá.

Provavemente você já ouviu falar dos benefícios do chá de camomila. Dentre todos os chás, esse é um dos mais conhecidos e procurados pelos brasileiros. Muito benéfico, ele é bastante utilizado para estimular o sono. Ou seja, é uma boa opção para aqueles que estão em busca de um sono tranquilo e calmo.

A camomila pertence à família Asteraceae. Ela pode ser usada tanto para adultos quanto para crianças, pois suas propriedades não apresentam perigo nenhum. Além de estimular o descanso, a camomila também serve para aliviar as cólicas intestinais e, em alguns casos, pode ser usada para ansiedade. Veja como preparar o chá de camomila abaixo:

Ingredientes

Para o preparo do chá de camomila, você irá precisar de:

- colher (chá) de camomila;
- 200 ml de água.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, esquente a água até atingir uma temperatura entre 90º a 100º, que é quando a água começa a borbulhar e o vapor vai ficando denso. Depois, desligue o fogo, coloque a camomila (seca) no recipiente e deixe-a em infusão por pelo menos dez minutos ou menos. Ao final, coe o chá e se sirva.

Chá de lavanda

Xícara de chá.

Normalmente, a Lavanda é usada para perfumes devido à sua fama em dermocosméticos e em óleos essenciais para aromaterapia. Entretanto, suas propriedades calmantes também são uma arma poderosa quando bem utilizadas em forma de chá.

Essas propriedades são capazes de aliviar a ansiedade, diminuir o estresse e, principalmente, promover uma boa noite de sono tranquila. Abaixo, os ingredientes necessários e o modo de preparo do chá de lavanda. Confira:

Ingredientes

Quando for fazer o chá de lavanda, você vai precisar de:

- uma colher de chá de lavanda seca;
- 200 ml de água.

A lavanda também é conhecida como Alfazema, dessa forma, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e especializadas em ervas ou até mesmo em casas de Umbanda.

Modo de preparo

Para preparar o chá de alfazema (ou lavanda, como preferir), aqueça a água até atingir 90ºC até 100ºC. Após isso, desligue o forno e adicione a lavanda. É necessário deixá-la em infusão por pelo menos cinco ou dez minutos e, então, filtre o chá e, por fim, o sirva.

Chá de valeriana

Xícara de chá.

O chá de valeriana também é um dos indicados e recomendados para aquelas pessoas que querem dormir e, por algum motivo, não conseguem. A Valeriana é composta por propriedades calmantes e sedativas, o que auxilia no combate da ansiedade e no tratamento de distúrbio do sono.

Por esse motivo, essa receita só pode ser consumida por meio de prescrição médica e sem consumo de bebidas alcoólicas. Vejamos como prepará-lo a seguir:

Ingredientes

Para a receita do chá de valeriana, você irá precisar de:

- uma colher (chá) de raiz de valeriana;
- 200 ml de água.

Assim como outras plantas, a valeriana pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Modo de preparo

A priori, aqueça a água entre 80 ºC e 90 ºC. Depois de ter feito isso e atingido a temperatura necessária, desligue o desligue o fogo e adicione a raiz de valeriana. Você deve deixá-la em modo infusão por cinco minutos. Após isso, coe a bebida e tome.

Chá de folha de maracujá

Xícara de chá.

A fruta maracujá sempre foi conhecida devido às suas propriedades calmantes que são capazes de despertar o sono. Em relação ao chá de folha de maracujá, não é muito diferente.

Num geral, o chá de folha de maracujá é indicado para o tratamento de quadros brandos de ansiedade e insônia, além de agitação. Portanto, se você está a fim de fazer algum chá para dormir, esse é um bom aliado. Confira a receita:

Ingredientes

O chá de folha de maracujá vai exigir:

- 5 folhas verdes de maracujá;
- 200 ml de água.

Modo de preparo

Para preparar o chá de maracujá, o primeiro passo é aquecer a água até que as bolhas comecem a surgir na superfície. Quando um vapor denso começar a surgir, é hora de desligar o fogo. Então, adicione as folhas e deixe-as em infusão por pelo menos 7 minutos. Ao final, coe o chá e pode servi-lo.

Chá de erva-doce

Xícara de chá.

Muito conhecida pelos brasileiros, a erva-doce tem origem asiática. Pouco se sabe, entretanto, esta erva ganhou fama no ocidente devido ao fato de ser bastante utilizada pela medicina. Usada para aliviar dores de cabeça, má digestão e até espasmos musculares, o chá de erva-doce também é muito indicado quando o assunto é dormir.

A erva é muito benéfica à saúde. Serve para dispepsia, cólicas gastrointestinais e como um expectorante, além de ser eficaz contra a má digestão, alivia cólicas menstruais, inflamações na garganta e sintomas da gripe, diminui o calor na menopausa e ainda estimula a lactação nas mães. Agora que você está por dentro de todos os benefícios que esse chá oferece, aprenda como fazê-lo:

Ingredientes

Quando for preparar o chá de erva-doce, você vai precisar de:

- uma colher (chá) de erva-doce seca;
- 200 ml de água.

Modo de preparo

Hora de colocar a mão na massa. Deixe a água no fogo até que ela atinja entre 90 ºC e 100 ºC. Após isso, desligue o fogo e adicione a erva. É necessário deixar a erva em estado de infusão por, no mínimo, 5 minutos e, no máximo, 10 minutos. Ao final, coe e, então, já pode servir.

Chá de erva-de-são-joão

Xícara de chá.

O chá de erva-de-são-joão (ou hipericão e hipérico, como preferir), é usado na medicina para tratar sintomas relacionados à ansiedade e tensão muscular. Por ser rica em propriedades calmantes, a erva também é utilizada para tratar depressão enquanto leve ou moderada. Dessa forma, é uma ótima opção para quem quer dormir. Veja como fazer:

Ingredientes

Para o preparo do chá de erva-de-são-joão, tenha em mãos:

- Uma colher (chá) de erva-de-São-João seca;
- 200 ml de água.

Modo de preparo

Siga os passos para preparar o chá de erva-de-são-joão;

- Esquente a água até que bolhas apareçam na superfície da chaleira e um vapor denso suba (entre 90ºC e 100ºC);
- Desligue o fogo;
- Adicione a erva;
- Deixe descansar por cinco a dez minutos;
- Coe e se sirva.

Chá de melissa

Xícara de chá.

O chá de melissa é considerado um chá aromático. Nativo da Europa meridional, a Melissa (ou Melissa officinalis, como preferir), possui propriedades capazes de melhorar o sono, ajudar na digestão, diminuir o estresse e também a ansiedade. Embora seja pouco conhecido entre a maioria das pessoas, é uma boa indicação para os que querem dormir e, por algum motivo, não conseguem.

Ingredientes

Você vai precisar de:

- Uma colher de chá de melissa seca
- 200 ml de água.

A melissa pode ser encontrada em qualquer loja de produtos naturais. Procure pelo nome Melissa Officinalis. Fique atenta ao nome indicado no pacote para evitar confusão, pois muitos chás são nomeados da mesma forma.

Modo de preparo

Abaixo o passo a passo para a preparação do chá:

1) Aqueça a água até que as bolhas subam na chaleira e apresente um vapor denso.
2) Desligue o fogo;
3) Insira a melissa
4) Deixe em infusão por cinco a dez minutos.
5) Coe o chá e sirva.

Chá de mulungu

Xícara de chá.

A mulungu, também conhecida como Erythrina mulungu, é uma planta utilizada para tratar ansiedade, depressão, ataques de pânico e enxaqueca. Isso porque ela contém propriedades calmantes e é ótima para o relaxamento muscular. Ou seja, além de ser uma boa recomendação para dormir, ela é uma grande aliada para aliviar o estresse.

Ingredientes

Para preparar o chá de mulungu, separe:

- Uma colher de chá de mulungu;
- 200 ml de água.

Modo de preparo

A fim de preparar o chá, coloque a água para ferver em uma temperatura entre 90ºC e 100Cº. Quando perceber que a água já ferveu, desligue o fogo. Depois, insira o mulungu e o deixe em infusão entre cinco e dez minutos. Ao final, coe e se sirva.

Chá de capim limão

Xícara de chá.

O chá capim-limão é um dos chás mais aromáticos quando o quesito é chá para dormir. Além disso, ele consegue conquistar as pessoas pelo sabor. O chá capim-limão te ajuda a dormir e ainda traz alguns benefícios a mais para a saúde. Suas propriedades têm efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório.

Ingredientes

Para preparar o chá de capim-limão, você só irá precisar de:

- Uma colher de chá de capim-limão;
- 200 ml de água.

Modo de preparo

Quando for preparar o chá, siga o passo a passo:

1) Esquente a água até a temperatura entre 90 ºC e 100 ºC;
2) Desligue o fogo;
3) Insira o capim-limão;
4) Deixe em infusão entre cinco e dez minutos;
5) Coe e sirva.

Chá para dormir pode ser uma solução definitiva?

Xícara de chá.

Se você está se perguntando se os chás podem ser uma solução definitiva para uma noite de sono melhor, saiba que não. As indicações apresentadas neste post são meramente informativas e servem para te auxiliar quando necessário, isso inclui os dias cansativos, exaustivos e/ou estressantes. Para esses dias, os chás podem ser ótimas opções.

Entretanto, é justo e necessário ressaltar que em caso de persistência, o melhor a se fazer é procurar um profissional. Ele será o responsável por descobrir o que está acontecendo e te indicar o que deve ser feito de acordo com as suas necessidades.

Autor deste artigo

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.