O que é estabilidade emocional? Em relacionamentos, trabalho e mais!

O que é estabilidade emocional? Em relacionamentos, trabalho e mais!

Estabilidade emocional é a capacidade de manter o controle sobre as próprias emoções. Veja mais sobre o tema aqui!


Considerações gerais sobre estabilidade emocional

Mulher de costas.

A estabilidade emocional é indispensável para os relacionamentos interpessoais e viver consigo mesmo de maneira leve, harmoniosa e feliz. O termo é caracterizado como a habilidade de manter as emoções controladas, não permitindo que elas influenciem nas suas decisões e escolhas na vida.

Sendo uma habilidade, qualquer pessoa pode adquirir essa capacidade de não agir por impulso, tomado pelas emoções, mas pensar com a razão. Quem é estável nos seus sentimentos consegue projetar melhor o seu caminho, indo em direção aos seus planos e objetivos.

Por ser tão essencial na vida do ser humano, separamos, nesse texto, algumas dicas de como desenvolver a estabilidade emocional. Além disso, você vai descobrir o impacto dessa propriedade nos relacionamentos e no trabalho, os principais sintomas do desequilíbrio das emoções, entre outras informações. Continue a leitura e saiba mais!

Equilíbrio emocional e estabilidade emocional

Homem de braços abertos.

Para entender a estabilidade emocional e saber como desenvolvê-la é fundamental destrinchar os conceitos relacionados, como por exemplo, descobrir o significado da palavra “estabilidade”. Por isso, separamos abaixo a definição de conceitos importantes. Confira!

O que é equilíbrio emocional

Equilíbrio emocional é a interação harmoniosa com as emoções. É a capacidade de lidar com os diferentes sentimentos de forma inteligente, impedindo que eles interfiram nas tomadas de decisões. A pessoa sente todas as emoções, tanto as positivas quanto as negativas, mas não permite que elas assumam o domínio das ações.

É importante entender que esse equilíbrio não se adquire do dia para noite, mas sim é conquistado de pouco em pouco, de acordo com cada situação. Além disso, manter as emoções sob controle não significa alcançar um perfeito estado onde nada se abala. Pelo contrário, é sentir tudo, mas de forma moderada.

O conceito de estabilidade

O termo estabilidade vem da palavra em latim stabilitas, de acordo com o dicionário. Entre as diversas definições encontradas para o termo, estão a qualidade do que é estável, aquilo que traz solidez e segurança, o que não se altera, é permanente, durável e ainda, relacionado a estabilidade emocional e familiar.

Na química, o termo é definido como uma composição que não se decompõe. Para a física, a estabilidade é a propriedade de um corpo equilibrado, com capacidade de retomar o seu estado inicial. Já para o sentido jurídico, a palavra se refere às situações que não apresentam riscos, como por exemplo, um funcionário público que não corre o risco de ser demitido.

O conceito de “emocional”

Segundo o dicionário, a palavra emocional se origina no termo francês émotionnel. De acordo com as principais definições, a palavra significa algo com capacidade de produzir emoções, sentimentos contundentes e intensos, o que se emociona com alta facilidade, como por exemplo, uma pessoa emocional.

O termo, ainda se refere como comoção de sentimentos que provocam alterações no corpo, influenciando o comportamento. Essas alterações podem ser respiratórias, circulatórias ou até mesmo choro. Com isso, é possível entender que a estabilidade emocional se relaciona com as emoções, positivas ou negativas, que provocam reações corporais.

O que é a estabilidade emocional

A estabilidade emocional é a capacidade de administrar as emoções independente das circunstâncias da vida. É a habilidade de ter autocontrole sobre as próprias emoções e não perder a razão. Mas é sentir todos os sentimentos, tanto positivos quanto negativos, de forma equilibrada, comedida e sensata.

A emoção é o resultado das reações químicas que ocorrem no cérebro. Após uma sensação de alegria e euforia é natural surgir um intenso sentimento de tristeza e angústia, o que é potencializado pelas situações do dia a dia. A estabilidade emocional surge justamente para administrar essa instabilidade que ocorre naturalmente no cérebro humano.

Estabilidade emocional em relacionamentos, no trabalho e causas do desequilíbrio

Homem de costas.

Em diversas áreas da vida, a estabilidade emocional é indispensável para se ter relações mais harmoniosas e saudáveis. Confira a importância dessa habilidade em relacionamentos, no trabalho e as causas mais comuns do desequilíbrio emocional.

A estabilidade emocional em relacionamentos

Se relacionar com o próximo não é uma tarefa fácil. Afinal, independente do tipo de relação, todos são diferentes, com criações distintas e pontos de vista diferentes, com diversas opiniões. É preciso ter muita paciência para aprender a conviver com o outro e saber lidar com as divergências de ambos os lados.

Nesta difícil missão de construir uma convivência harmoniosa, a estabilidade emocional é indispensável. Com o controle das emoções é possível compreender o lado da outra pessoa e respeitar as diferenças. Além disso, você se torna mais transparente consigo mesmo, entendendo os seus próprios limites, contribuindo, assim, para a saúde do relacionamento.

A estabilidade emocional no trabalho

Geralmente, o trabalho é um dos locais que mais gera estresse e preocupações. Seja qual for o tipo de ocupação, é preciso desenvolver certas habilidades para conseguir atingir as metas na carreira profissional. Somado a isso, é necessário lidar com os diferentes temperamentos dos colegas de trabalho e ter cuidado com a competitividade no ambiente.

Por essas e outras situações que se interpõem no mundo do trabalho, a estabilidade emocional é de extrema importância. Controlar as emoções durante um conflito, por exemplo, te ajuda a pensar com a razão e não prejudicar seu desempenho. Principalmente em locais onde a competitividade é acirrada, se controlar é uma questão de sobrevivência.

As causas mais comuns do desequilíbrio emocional

O desequilíbrio emocional pode apresentar diversas causas. A sobrecarga da profissão, as responsabilidades diárias, necessidades de adaptações, problemas nos relacionamentos amorosos, entre muitas outras situações podem dar espaço para as emoções negativas, impedindo o controle sobre esses sentimentos. É preciso estar atento para resolver o problema na raiz.

Para desenvolver a estabilidade emocional e manter as emoções sob controle, é fundamental identificar a causa de toda a instabilidade. Muitas vezes, quando se revolve o problema, os sentimentos ficam mais estáveis, contribuindo para a paz interior. Por isso, fique atento ao que está acontecendo em sua vida para encontrar estratégias de soluções cabíveis.

Os principais sintomas do desequilíbrio emocional

Mulher segurando canga.

De modo geral, o desequilíbrio emocional é caracterizado como a perda de controle das próprias emoções, fazendo com que a pessoa tenha a sensação de estar “saindo do eixo”. Para sair desse estado e conquistar a estabilidade emocional é preciso saber quais os principais sintomas do desequilíbrio das emoções. Descubra abaixo quais são.

Dificuldade de concentração

Quando a pessoa está passando por um desequilíbrio emocional, a falta de concentração é um dos grandes sinais. Ela não consegue manter o foco em atividades de rotina e, com isso, prejudica todo o seu dia. É como se vivesse em um “mundo paralelo”, sem se atentar ao que está sendo feito no momento.

Além de impedir a aquisição da estabilidade emocional, a dificuldade de concentração ainda prejudica a produtividade, acarretando sérias consequências para a vida do sujeito. Ele não consegue finalizar seus projetos, paralisa seus sonhos, perde prazos e ainda descumpre com os compromissos. É preciso haver uma mudança, o quanto antes.

Aumento da irritabilidade

Pessoas com desequilíbrio nas emoções não conseguem suportar as frustrações da vida. Se algo não sai do próprio jeito, a pessoa se descompensa, se revoltando contra tudo e todos. A raiva toma conta e o sujeito fica altamente irritado com algo que se desvia do que ele planejou.

Além disso, quem não tem estabilidade emocional vive intensamente cada emoção, mas de um jeito desequilibrado. Diante disso, até as relações interpessoais ficam prejudicadas, pois a falta de equilíbrio emocional torna a pessoa intolerante aos erros dos outros. Também, fica difícil lidar com as adversidades da vida de forma serena e tranquila.

Descontrole

O descontrole é um dos principais sintomas do desequilíbrio emocional. Nesse estado, a pessoa perde o controle de suas emoções, agindo com impulsividade. Ela não consegue tomar atitudes pautadas na razão. Pelo contrário, suas escolhas e decisões são feitas com base no que ela estiver sentindo no momento.

Inclusive, o descontrole é um dos grandes empecilhos da estabilidade emocional, pois esta requer o domínio dos próprios sentimentos. Sem o equilíbrio, o sujeito arruma briga por qualquer coisa e com qualquer pessoa. Não consegue viver em paz e, raramente, tem momentos de alegria e bem-estar. É preciso ter cuidado, pois a falta de equilíbrio prejudica a socialização.

Insônia

Quem passa pelo desequilíbrio emocional enfrenta um grande sofrimento. As intensas preocupações e estresses tomam conta dos pensamentos, gerando períodos prolongados de insônia. A pessoa sente sono, o corpo fica cansado, mas a mente não “desliga”. Por falta de estabilidade emocional, a pessoa permite que os sentimentos negativos interrompam o seu sono.

Por consequência, a insônia atrapalha as atividades do sujeito, pois o corpo fica cansado durante o dia. Como é de cunho emocional, o sujeito precisa aprender a separar a preocupação dos problemas. Por mais difícil que esteja, sempre há uma solução para tudo. É preciso se acalmar para pensar com tranquilidade.

Manifestação de dores físicas

Pode parecer inacreditável, mas a manifestação de dores físicas é um dos primeiros sintomas de desequilíbrio emocional. A primeira dor que costuma aparecer se localiza na cabeça, sendo muitas vezes, agravadas para uma enxaqueca. Dores nas pernas, como se fosse um grande cansaço, também é muito comum.

Para resolver esse problema e alcançar a estabilidade emocional, é fundamental que o indivíduo pratique exercícios físicos, cuide da alimentação e separe um tempo de lazer. Entender que a vida não é só trabalho e que o descanso também é essencial, ajuda no alívio das dores causadas pela falta de equilíbrio emocional.

Dicas para obter mais estabilidade emocional

Homem olhando para o céu estrelado.

Há pessoas que são mais racionais e, por isso, conseguem obter um maior nível de estabilidade emocional. Porém, ainda que você tenha muita dificuldade para manter suas emoções estáveis, saiba que é possível se controlar. Veja abaixo 8 dicas para desenvolver a estabilidade emocional.

O autoconhecimento é a base

Se conhecer é a base para adquirir a estabilidade emocional. Quando você conhece quais as situações que te tiram do sério, por exemplo, você consegue evitá-las, preservando a saúde das suas emoções. Por outro lado, ainda que não consiga fugir de tais circunstâncias, será possível controlar as emoções negativas.

Sendo assim, procure, ao máximo, desenvolver o autoconhecimento, descobrindo seus pontos fortes e fracos acerca do seu estado emocional. Tente mudar o que te incomoda, trabalhando nos sentimentos que você tem mais dificuldade de equilibrar. Contudo, tome muito cuidado com a perfeição. Todos têm defeitos e isso é normal. O segredo é o equilíbrio.

Cuide de si

A estabilidade emocional está diretamente relacionada à saúde fisiológica. Tanto que, depois de noites mal dormidas, é natural surgir estados de estresse, ou o surgimento de irritabilidade como consequência de má alimentação. A saúde interfere no estado emocional e, por esse motivo, ela não pode ser negligenciada.

Sendo assim, procure fazer exercícios físicos regularmente e mantenha hábitos alimentares saudáveis. Também, beba bastante água para deixar o seu corpo em plena hidratação. Cuide do seu sono, tentando estabelecer, pelo menos, 8 horas de sono por noite. Não negligencie o cuidado de sua saúde, pois disso depende o desenvolvimento da estabilidade de suas emoções.

Se automotive

Quem se automotiva consegue manter o equilíbrio emocional em diversas situações. Elas têm um motivo para suas ações, um propósito de vida e um objetivo pelo qual lutar. Sabem qual a sua missão nesta terra e em quais lutas pode entrar para vencer. Por esse motivo, a estabilidade emocional é bem presente.

Procure descobrir suas motivações aqui nesta terra. Quais são seus sonhos? Objetivos de vida? Missão? Acredite que nenhuma existência humana é em vão. Todos nascem com algum propósito, procure descobrir o seu. Desta forma, você conseguirá equilibrar suas emoções, pois vai pensar com calma em cada passo durante sua trajetória terrena.

Respeite as diferenças

Quando você entende que cada um reage de forma diferente diante das situações, você se torna capaz de respeitar os outros e a si mesmo. E isso é considerado um pré-requisito para a estabilidade emocional. Você aceita ser diferente dos outros e se permite sentir suas emoções, sem deixar que elas te controlem.

Mas entenda que respeito não se relaciona com concordância. Você pode discordar da reação emocional dos outros, mas pode respeitar tranquilamente. Aceite quem você é, procurando trabalhar suas debilidades, mas sem buscar a perfeição, pois isso não existe. Desta forma, será possível manter as emoções sob controle.

Evite relacionamentos tóxicos

Relacionamentos tóxicos são caracterizados pelo comportamento destrutivo de uma das partes ou de ambas. Nesses tipos de relações é comum ter a presença de competitividade, depreciação do outro, desvalorização da personalidade, entre muitas outras atitudes ruins. Diante desse contexto, é praticamente impossível construir estabilidade emocional.

Viver com uma pessoa tóxica desperta muitas emoções negativas, tais como, raiva, tristeza, irritabilidade e ódio. A instabilidade nos sentimentos é tão grande que perder o autocontrole se torna algo fácil. Se você deseja desenvolver o equilíbrio de seus sentimentos e viver em paz, precisa fugir de relações e pessoas tóxicas. Esteja perto de perto de pessoas boas.

Separe o racional do emocional

Separar o racional do emocional é uma dica de ouro para desenvolver a estabilidade emocional. Em cada circunstância tente pensar com a razão, procurando entender o outro lado da moeda. Geralmente, quando se está tomado pelas emoções há uma tendência de focar em si mesmo, sem espaço para a compreensão do todo.

Porém, entenda que não se trata de negligenciar os seus sentimentos. É legítimo tudo o que você sente. No entanto, em uma situação é preciso ter cuidado para não deixar as emoções influenciarem as decisões, escolhas, julgamentos e visões. Tente se acalmar, em primeiro lugar, e procure agir com a razão.

Busque por uma nova perspectiva

Nada acontece por acaso. Mesmo nas piores situações da vida é possível tirar alguma lição delas. Tudo que se passa nesta terra serve para aprendizados e amadurecimento. Por isso, quando você enfrentar alguma adversidade que mexa com as suas emoções, ao invés de se desesperar, procure compreender o que esse obstáculo quer te ensinar.

Buscando uma nova perspectiva em meio aos problemas, você conseguirá adquirir a estabilidade emocional, controlando as emoções negativas. Até porque, certos problemas podem te ajudar a lapidar aqueles sentimentos que você tem mais dificuldade de lidar. Então, não reclame do que aconteceu na sua vida, mas busque por um aprendizado.

Aprenda a lidar com as emoções negativas

Tenha em mente que as emoções fazem parte do ser humano. Por esse motivo, é impossível não sentir alegria quando alguém te presenteia com algo que você gosta, se irritar quando uma pessoa grita com você ou ficar triste com certas palavras. Todas as emoções, aparentemente negativas, são importantes para a sensibilidade humana.

Mas a grande questão, é saber lidar com essas emoções ruins. Para ter estabilidade emocional, você deve sentir a raiva, por exemplo, mas não deixar que ela domine suas ações. Lembre-se de que os sentimentos podem influenciar o comportamento. Por esse motivo, não tome nenhuma atitude com base nas emoções negativas.

Por que devemos buscar a estabilidade emocional?

Homem em uma praia.

Desenvolver a estabilidade emocional é fundamental para alcançar os objetivos. Quando se tem o controle das emoções é possível lidar com as adversidades que surgem ao longo do caminho e desenvolver estratégias de solução para os problemas.

Além disso, quem consegue manter o controle sobre suas emoções é capaz de aumentar a resiliência diante de circunstâncias difíceis. Tem habilidade para analisar com calma cada situação e, desta forma, fazer as melhores escolhas.

Por isso, não deixe de desenvolver a estabilidade emocional. Neste texto, você obteve várias dicas de como estabilizar suas emoções e viver de forma plena, saudável e feliz. Coloque as dicas em prática hoje mesmo e corra atrás dos seus sonhos e objetivos.

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.