10 Chás para baixar a pressão: descubra as melhores receitas caseiras!

10 Chás para baixar a pressão: descubra as melhores receitas caseiras!

Conheça 10 chás que auxiliam no controle da pressão. Erva-cidreira, valeriana e folhas de oliveira são alguns deles. Aprenda como preparar os chás!


Por que tomar chá para baixar a pressão?

Xícara de chá.

Muitas pessoas sofrem com pressão alta, que trata-se de uma alteração na circulação sanguínea conhecida também como hipertensão. Deste problema, podem surgir várias outras doenças cardiovasculares, como aneurismas, AVC e ataques cardíacos.

Para controlar este problema, são usados vários medicamentos com acompanhamento médico que auxiliam neste processo, impedindo que a pressão acabe se descontrolando e venha a causar mais danos. Mas em paralelo aos medicamentos receitados por cardiologistas, existem alguns chás que podem também ajudar neste processo, para controlar a pressão e garantir que tudo ocorra da melhor forma.

Os chás são bebidas muito acessíveis e que não causam mal algum, e pelo contrário, podem beneficiar muito. Conheça alguns chás para o controle da pressão arterial!

Chá para baixar a pressão com folhas de oliveira

Xícara de chá.

Um dos remédios naturais mais positivos para poder controlar a pressão arterial são os feitos a base de folhas de oliveira. Suas propriedades são capazes de conseguir auxiliar neste processo evitando que a pressão acabe se descontrolando e prejudicando ainda mais a saúde dos pacientes hipertensos.

Isso, pois as folhas de oliveira contam com alguns compostos que agem diretamente nestas áreas do organismo, regulando a pressão e garantindo que tudo fique em seu devido lugar. Outras ações destas folhas também contribuem para este processo, pois favorecem que o indivíduo fique mais calmo. Conheça mais sobre este chá a seguir!

Propriedades

As principais propriedades que fazem com que o chá de oliveira seja o ideal para os pacientes que enfrentam os desafios da pressão arterial são provenientes dos polifenóis que se encontram em abundância nesta planta.

Este tipo de composto auxilia na regulação da pressão arterial e faz com que ela abaixe em momentos de pico, portanto, ajuda para que o paciente não venha a enfrentar maiores problemas causados pela hipertensão.

Outro ponto positivo destas folhas de oliveiras é que elas contam com um efeito calmante e relaxante, o que facilita nestes momentos onde a pressão se encontra mais alta, dando uma sensação melhor para o indivíduo, podendo até mesmo ser usado por pessoas com ansiedade.

Indicações

Este chá é indicado para os pacientes que sofrem de hipertensão e ansiedade. Isso, pois ele conta com propriedades que agem diretamente auxiliando para que a pressão seja abaixada em momentos de pico, dando uma sensação de maior tranquilidade para os pacientes que enfrentam esta doença.

Já para os ansiosos, este chá também é indicado pelo fato de que conta com propriedades calmantes e que causam relaxamento. Sendo assim, é indicado que se utilize o chá feito destas folhas em momentos onde os sintomas tanto da pressão arterial aparecem quanto da ansiedade, pois ele garantirá uma sensação melhor.

Contraindicações

Antes de tomar qualquer remédio ou chá, mesmo que natural, é preciso que o paciente tenha alguns cuidados. Isso, pois é possível que este conte com algum tipo de alergia ou sensibilidade aos componentes que fazem parte desta planta.

Portanto, o primeiro cuidado é averiguar se você se encontra neste grupo, caso a resposta seja positiva, este chá não deve de forma alguma ser consumido.

Os efeitos colaterais dos medicamentos naturais são menores, mas além de possíveis sensibilidades é importante ter cuidado com o uso constante, pois ele pode causar alterações no fígado, vesícula biliar e diarreia, se usado em altas doses.

Ingredientes

Para preparar o chá de folhas de oliveira é bastante simples, por isso confira a seguir os ingredientes que devem ser separados para isso.

- 2 colheres de sopa de folhas de oliveira bem picadas;
- 500 ml de água fervente.

Deixe as folhas de oliveira já lavadas e picadas antes de iniciar o processo do chá para não ter muito trabalho posteriormente. Vale destacar que estas folhas devem ser frescas, e não secas.

Como fazer

Para preparar o chá de folhas de oliveira, primeiro coloque a água para ferver em um recipiente. Assim que a água pegar fervura, pegue as folhas de oliveira que já devem estar lavadas e picadas e coloque dentro da água fervente. Deixe que elas fiquem dentro desta água por cerca de 5 a 10 minutos, com o fogo já desligado.

Depois deste tempo, retire todas as folhas de dentro da água e deixe que o chá fique amornando por um tempo antes de consumir de fato. Após isso, o chá já estará pronto para consumir. Vale destacar que o indicado é beber este chá cerca de 3 a 4 vezes ao longo do dia.

Chá para baixar a pressão com chá verde

Xícara de chá.

O chá vede é um dos mais conhecidos e usados no mundo todo, pois conta com propriedades diversas e age contra várias doenças e sensações ruins no organismo. Conhecido por este nome, o chá é feito a partir da planta Camelia sinesis, que também é base para outros preparados.

Por mais que os estudos de remédios naturais sejam mais lentos, algumas pesquisas já indicaram que o uso de chá verde no dia a dia pode ser muito benéfico para diminuir as chances de se desenvolver hipertensão.

Portanto, inserir este chá no seu dia a dia pode trazer muitas melhorias para sua saúde e uma maior qualidade de vida. Leia a seguir um pouco mais sobre o chá verde!

Propriedades

O chá verde, como destacado, é feito a partir das folhas da planta Camelia sinesis, que conta com várias propriedades medicinais incríveis. Os primeiros pontos a serem destacados a respeito desta planta são suas ações antioxidantes.

Além disso, ela também conta em sua composição com uma abundância de flavonoides e catequinas, que auxiliam em vários processos, inclusive para prevenir o envelhecimento precoce, diabetes e câncer.

Quanto à hipertensão, as propriedades do chá verde auxiliam na regulagem dos níveis de colesterol, em especial o considerado ruim conhecido como LDL, devido ao seu poder antioxidante. Desta forma, ele previne que sejam formados coágulos no sangue evitando assim o desenvolvimento de doenças do coração.

Indicações

O chá verde é indicado para prevenir e auxiliar contra várias doenças, pois suas propriedades são vastas e contam com ações distintas. Neste caso, ele pode ser indicado para os pacientes que enfrentam doenças do coração, como a hipertensão, mas também é um excelente auxiliar para outras situações.

O consumo de chá verde no dia a dia pode evitar que os indivíduos venham a desenvolver alguns tipos de câncer, em especial estômago, próstata e pulmão. Também é importante inserir este chá em sua alimentação para prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, as propriedades do chá verde auxiliam na eliminação do excesso de líquido, e é altamente indicado para os processos de emagrecimento.

Contraindicações

Apesar de contar com várias propriedades positivas e que podem auxiliar em várias doenças distintas, é importante também ficar atento aos potenciais problemas que o uso do chá verde pode causar. Não é comum que chás causem muitos distúrbios, pois são remédios naturais e livres de produções sintéticas.

Entretanto, algumas pessoas não poderão consumir este chá devido a problemas pré-existentes, como os que possuem distúrbios na tireoide. Isso, pois a bebida pode alterar o funcionamento da glândula prejudicando ainda mais o paciente. Também não é indicado para pessoas que possuem insônia, pois o chá verde contém cafeína.

Ingredientes

O chá verde pode ser preparado de diversas formas, isso pois muitas pessoas gostam de consumir a bebida fria ou quente, e acompanhada de outros ingredientes, como o limão. Portanto, existem várias formas de se preparar. Entretanto, confira a seguir os ingredientes para este preparo

- 1 xícara de água;
- 1 colher de chá das folhas de chá verde;
- Suco de um limão (opcional).

Como fazer

Para preparar o chá verde, primeiro ferva a xícara de água em um recipiente próprio para ir ao fogo. Em seguida, quando esta atingir o ponto de fervura coloque as folhas de chá verde dentro e desligue o fogo. Deixe o recipiente usado para fazer o chá tampado desta forma, com as folhas dentro.

Este processo deve durar pelo menos 10 minutos para que as propriedades do chá sejam liberadas totalmente na água. Em seguida, retire todas as folhas da água coando e coloque o suco de limão, caso deseje. O chá também pode ser adoçado se assim preferir e puder.

Chá para baixar a pressão com hibisco

Xícara de chá.

São várias as plantas capazes de realizar ações positivas para o organismo humano no controle de doenças graves e que podem se agravar ainda mais caso não sejam adequadamente tratadas. O hibisco é uma planta muito popular atualmente, e se tornou cada vez mais conhecida pelo fato de que auxilia no processo de emagrecimento.

Mas este não é o único efeito positivo desta planta, pois ela também conta com algumas características que fazem toda a diferença para os pacientes que enfrentam doenças do coração, pois ajuda a regular a pressão arterial. Leia mais a seguir!

Propriedades

As propriedades do hibisco são diversas, e esta planta é muito rica em uma substância chamada antocianina, que é responsável por de fato regular a pressão arterial. Destaca-se que quanto mais escuras forem as flores de hibisco, mais desta substância será encontrada nela.

O hibisco também é uma planta rica em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, e por isso pode ser usada para tantas finalidades. A ação do hibisco faz com que sejam produzidas mais enzimas desintoxicantes no organismo, o que age diretamente no fígado, melhorando a saúde do órgão.

Indicações

O chá de hibisco é altamente indicado para pessoas que sofrem de problemas ligados ao coração e fígado, pois devido às suas propriedades que regulam o colesterol do sangue ele pode ser um excelente auxiliar para manter as doenças do coração controladas.

E no caso do fígado, ele age defendendo este órgão de acúmulos de gorduras e outros, pois realiza ações antioxidantes. Outra indicação, que fez com que a bebida ficasse mais comum, é o fato de que ele favorece o emagrecimento pois estimula que o metabolismo do indivíduo seja mais acelerado e consequentemente há mais queima de gordura.

Contraindicações

Apesar de ser um chá proveniente de uma planta tão rica em várias substâncias para o organismo, é preciso também ficar atento aos riscos que podem ser trazidos pelo consumo desta bebida.

Isso porque o chá de hibisco causa uma redução significativa de estrogênio no organismo, e por isso não é indicado para pessoas que realizam terapia de reposição hormonal e também para os que fazem uso de comprimidos anticoncepcionais.

Devido a estas questões, o hibisco também não é indicado para mulheres que buscam engravidar, pois altera a fertilidade, diminuindo a ovulação destas temporariamente.

Ingredientes

Para preparar o chá de hibisco é bastante simples, basta separar os seguintes ingredientes a seguir

- 1 a 2 gramas de cálices de hibisco;
- 1 xícara de água fervente.

Vale destacar que a planta é consumida em geral seca, encontrada em locais que vendem produtos naturais prontos para consumo. É indicado que se utilize a planta desta forma e não saquinhos de chá industrializados, pois assim poderá conseguir mais nutrientes e benefícios.

Como fazer

Para o preparo do chá de hibisco, coloque os cálices secos dentro da xícara com a água fervida, e deixe que eles fiquem por cerca de 5 a 10 minutos. Após este processo, retire todos os cálices coando o chá. É indicado que esta bebida seja consumida cerca de 1 a 2 vezes ao dia, respeitando o intervalo de 8 horas entre uma vez e outra.

Vale destacar que é preciso também tomar cuidado com as contraindicações. Outro ponto importante a ressaltar é que existem estudos buscando entender ainda se é arriscado consumir mais de 6 gramas de hibisco por dia, pois há a possibilidade de que seja tóxico acima quantidade. Entretanto, ainda são estudos preliminares.

Chá para baixar a pressão com camomila

Xícara de chá.

A camomila é uma planta muito conhecida por trazer propriedades incríveis e beneficiar vários aspectos da saúde. Um dos principais efeitos que esta planta provoca nas pessoas e o mais conhecido de todos é o efeito calmante.

Mas não para por aí, pois a camomila conta com várias outras funções importantíssimas, e inclusive facilita para que os pacientes que enfrentam pressão arterial, problemas com colesterol e outros relacionados ao coração se beneficiem dela igualmente.

Como se trata de uma planta comum, e um dos chás mais populares, é acessível a todos e pode ajudar muito no dia a dia. A seguir, veja mais sobre o chá de camomila!

Propriedades

As propriedades mais populares da camomila são as que provocam sensações de relaxamento e calma. Por isso ela é considerada como uma planta sedativa e calmante.

Mas estas não são as únicas propriedades dela, pois ela é capaz de ajudar em outros vários aspectos da saúde, inclusive auxilia durante os períodos do ciclo menstrual diminuindo as dores e espasmos causados pela cólica. A camomila conta com propriedades antibacterianas, anti-espasmódicas, anti-inflamatória, calmante e estimula também para que a cicatrização seja mais rápida.

Indicações

Com tantas propriedades incríveis e variadas, a camomila pode ajudar a combater várias sensações ruins no corpo e também auxilia para que doenças mais graves sejam controladas. Neste caso, é indicado que se faça o uso do chá de camomila as pessoas que se encontram em períodos de estresse, pois ela age como um calmante e diminui a hiperatividade ajudando o indivíduo para que consiga relaxar mais.

Assim como também auxilia no tratamento de ansiedade. É indicada também para auxiliar na digestão, evita cólicas menstruais e enjoos. Por possuir essas propriedades calmantes, é ideal também para os pacientes com hipertensão, pois estes ao enfrentarem situações de estresse podem ser afetados de forma negativa prejudicando a pressão arterial.

Contraindicações

Não existem muitos relatos e comprovações que indiquem que a camomila pode causar algum problema à saúde. Mas mesmo se tratando de uma planta é um ingrediente totalmente natural, é possível que algumas pessoas apresentem hipersensibilidade ou até mesmo alergia.

Neste caso é sempre importante tomar cuidado caso ainda não tenha consumido nenhum produto feito ou então a base desta planta. Outro ponto importante é que os médicos desaconselham que as grávidas utilizem camomila durante a gravidez pois ela pode causar contrações prematuras e prejudicar na gravidez.

Ingredientes

O preparo do chá de camomila é bastante simples e conta com poucos ingredientes. A própria camomila seca é encontrada de forma muito fácil em lojas de produtos naturais e pode ser usada desta forma sem maiores problemas, pois é muito mais comum que seja usada seca do que ao natural para estes preparos.

- 1 xícara de água;
- 2 a 3 colheres de chá de camomila seca.

Como fazer

Para preparar o chá de camomila, primeiramente coloque a água em um recipiente que pode ser levado ao fogo. Em seguida, quando a água estiver fervendo coloque a camomila dentro e desligue o fogo. Deixe que esta mistura fique apurando por pelo menos uns 3 minutos.

Logo após este tempo, coe as flores de camomila da água. Em seguida o chá está pronto para consumo. Se achar necessário, é possível que coloque mel ou então adoce da forma como preferir para que se torne mais palatável.

Chá para baixar a pressão com mangaba

Xícara de chá.

Um pouco menos comum que as demais plantas que são indicadas para combater a hipertensão, a mangaba também conta com propriedades muito positivas para controlar a pressão arterial e auxiliar os portadores de doenças cardiovasculares a viverem com mais qualidade de vida.

Ela também é um excelente remédio caseiro para ajudar nestes processos. Neste caso, tanto a fruta como também a sua casca são importantes, e podem ser consideradas na alimentação do dia a dia para garantir mais saúde para a sua vida. Veja a seguir como preparar o chá e conheça a mangaba!

Propriedades

A mangaba é uma fruta com propriedades muito vastas, mas neste caso é excelente para ajudar aos indivíduos que possuem doenças do coração. Isso porque ela conta com propriedades vasodilatadoras que ajudam a baixar a pressão em momentos de pico.

Por isso é altamente indicada para que seja consumida no cotidiano, pois podem evitar que estas situações aconteçam. Outras ações igualmente positivas causadas pela mangaba no organismo são provenientes de suas propriedades anti-inflamatórias e também podem auxiliar na redução da ansiedade e estresse.

Indicações

As indicações da utilização do chá de mangaba primeiramente se destacam entre os pacientes que possuem doenças ligadas ao coração, como hipertensão, e outras tantas. Pois ela realiza uma ação vasodilatadora que facilita para que estes indivíduos possam vir a sofrer menos com os efeitos da doença.

Também é indicado para os que passam por momentos de estresse muito grande ou que enfrentam diariamente em suas vidas a ansiedade, pois como também age de forma calmante ela pode beneficiar os tratamentos destas outras doenças.

Contraindicações

Alguns detalhes importantes a respeito da mangaba precisam ser respeitados para que ela seja consumida da forma correta e não cause problemas à saúde, fugindo do objetivo de inserir esta fruta em seu dia a dia. Portanto, é preciso salientar que a mangaba não deve de forma alguma ser usada ainda verde.

Ela precisa estar madura ou então ser colhida de forma natural, quando esta cair do pé. Quando esta se encontra verde, ela pode ser muito mais prejudicial para a saúde do que benéfica, pois conta com uma substância de aspecto leitoso que é tóxica e pode causar sérios danos à saúde.

Ingredientes

Para preparar o chá da mangaba é bastante simples, talvez o maior problema neste caso seja encontrar a fruta, pois apesar de contar com diversas propriedades ainda não é muito comum. Entretanto, confira a seguir os ingredientes para o preparo deste poderoso chá.

- 2 colheres de sopa de casca de mangaba;
- 500 ml de água.

Como fazer

Para preparar o chá feito com a casca de mangaba, primeiramente coloque a água que foi separada anteriormente em um recipiente que pode ser levado ao fogo. Em seguida, coloque dentro do recipiente as cascas da mangaba, e deixe que tudo ferva no fogo por alguns minutos.

Depois que a mistura tiver atingido o ponto de fervura, desligue o fogo, tampe e deixe que fique desta forma por mais alguns minutos. Depois que o chá estiver frio, coe para retirar todas as cascas da mangaba de dentro dele. O indicado é que o chá seja consumido de 2 a 3 vezes ao dia.

Chá para baixar a pressão com alho

Xícara de chá.

O alho é popularmente conhecido pelas suas funções na culinária, pois é um alimento muito saboroso e que em geral serve como tempero para diversos pratos e é muito apreciado em culturas distintas. Mas vale destacar que além disso, o alho também conta com propriedades medicinais que o tornam ainda mais importante para o organismo humano.

Além de muito nutritivo, o alho também auxilia em vários processos, como a diminuição da pressão arterial, melhora a imunidade e também ajuda para que os níveis de colesterol sejam controlados. Conheça mais sobre o alho a seguir!

Propriedades

O alho é altamente nutritivo e conta com diversas propriedades que vão além das suas aplicações na culinária, como temperos. As principais características do alho são mostradas através de suas ações positivas para redução da pressão arterial e também por garantir melhorias à imunidade, fortalecendo o sistema imunológico.

Outros pontos positivos do alho são mostrados através da capacidade que este alimento nutritivo tem de garantir uma maior longevidade para os que o consomem constantemente.

Indicações

As indicações para o uso do alho de forma medicinal são para os indivíduos que possuem problemas respiratórios, pois ele também conta com ação expectorante e pode beneficiar os que possuem estas doenças.

Também é indicado que pessoas que possuam doenças do coração façam uso de alho em sua alimentação ou através de chás e medicamentos naturais. Ele pode ser usado para tratar gripes e até mesmo outras doenças mais graves como asma e bronquite. Portanto, o alho é altamente indicado para várias doenças do coração e respiratórias.

Contraindicações

Os ingredientes naturais por mais que sejam livres de substâncias sintéticas também podem apresentar contraindicações, podendo ser devido aos seus componentes de fato ou então considerando que algumas pessoas possuem alergias a determinadas substâncias.

A contraindicação do alho, entretanto, também vem do fato de que o uso excessivo dele pode causar problemas relacionados à digestão, cólicas, diarréias, vomitos, gases e também tontura. Pessoas com problemas estomacais ou históricos de pressão baixa não devem consumir este alimento cru ou como remédio natural.

Ingredientes

Existem algumas formas distintas de preparar o chá de alho, a depender da finalidade e das preferências também de quem está preparando, pois algumas formas são mais palatáveis que outras. Entretanto, os ingredientes são muito acessíveis e simples.

- 1 dente de alho;
- 100 a 200 ml de água.

O indicado é que para cada entre 100 ou 200 ml de água se utilize um dente. Caso seja necessário aumentar a receita para mais pessoas, esta é a proporção que deve ser seguida.

Como fazer

Para preparar o chá de alho primeiramente amasse bem o dente, e deixe ele reservado. Em seguida, coloque a água separada em um recipiente que pode ir ao fogo para que ela ferva. Após a água atingir o ponto de fervura, coloque o alho e deixe que a mistura descanse por cerca de 10 minutos.

Logo após, coe o alho de dentro da água e deixe que o chá esfrie um pouco. Em seguida, pode consumir da forma como preferir, sempre tomando cuidado para não exceder os limites. Algumas pessoas optam por misturar gengibre ou até mesmo limão para melhorar o gosto do chá.

Chá para baixar a pressão com cavalinha

Xícara de chá.

O chá de cavalinha também é muito popular e cheio de propriedades que podem beneficiar as pessoas que enfrentam problemas relacionados à pressão alta. Além disso, também é um excelente diurético natural e por isso auxilia na eliminação de líquidos que podem estar em excesso no organismo.

Mas há uma ressalva a se fazer, o chá de cavalinha não deve ser inserido diariamente na rotina, deverá ser usado apenas de forma pontual. Leia mais sobre a cavalinha a seguir!

Propriedades

A cavalinha é uma planta com diversas propriedades distintas, podendo beneficiar a saúde de maneiras diferentes. Entre suas principais ações, ela demonstra eficiência contra inflamações, agindo também como um excelente cicatrizante natural.

Entre as suas propriedades também é possível se beneficiar com suas ações adstringentes e anti-microbiana, que protegem a saúde garantindo muito mais qualidade de vida. E por fim, a cavalinha é uma aliada importante para os indivíduos que sofrem com problemas relacionados ao coração, em especial hipertensão.

Indicações

É indicado que a cavalinha seja utilizada através do preparo de seu chá para os indivíduos que podem estar se sentindo inchados devido ao acúmulo de líquidos no organismo, pois com a sua ação diurética ela é capaz de controlar e eliminar este excesso de líquidos.

Também é uma aliada importante para combater a pressão arterial que causa diversos problemas de coração, como a hipertensão. A cavalinha também pode ajudar a manter a pele as unhas com um aspecto melhor, evitando fragilidade dos fios e fortalecendo e endurecendo as unhas.

Contraindicações

Alguns cuidados devem ser feitos ao se utilizar da cavalinha, pois algumas pessoas podem ter sensibilidade aos compostos encontrados na planta, e ela neste caso pode vir a causar muito mais malefícios do que benefícios de fato.

Não é recomendado que utilizem o chá de cavalinha, em especial, as grávidas e lactantes. Os componentes podem prejudicar a gravidez e também não é indicado para as que se encontram amamentando pois podem afetar de alguma forma os bebês. Pessoas com insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais também não devem fazer uso deste chá.

Ingredientes

Para preparar o chá de cavalinha é muito simples e são usados poucos ingredientes. A planta seca pode ser encontrada em lojas de produtos naturais facilmente, e é esta que normalmente se usa para o chá, pois não perde suas propriedades neste estado.

- 1 colher de sopa do talo seco de cavalinha;
- 1 xícara de água.

Como fazer

Para preparar o chá de cavalinha primeiramente coloque a água para ferver em um recipiente. E quando ela atingir o ponto de fervura coloque a cavalinha dentro e desligue o fogo. É preciso deixar que este chá fique em infusão por pelo menos 10 minutos para que todas as propriedades da planta saiam na água.

Após este tempo é só coar os talos da cavalinha que estiverem dentro da água e em seguida poderá ser bebido o chá. O indicado é que sejam consumidas apenas 2 xícaras por dia. Preferencialmente o chá deverá ser consumido após as refeições. É importante destacar que este chá não deve ser usado por mais que uma semana.

Chá para baixar a pressão com limão

Xícara de chá.

O limão é uma fruta além de muito apreciada para várias finalidades, seja para sucos como também para temperar alimentos, é rica em muitas propriedades medicinais e pode melhorar a sua saúde de for consumido de várias formas todos os dias.

Rico em vitaminas e nutrientes poderosos, o limão pode ser usado em formato de chá e neste caso beneficia e muito as pessoas que sofrem com doenças do coração e problemas como a hipertensão. Veja mais a seguir!

Propriedades

O limão é rico em vitamina C, uma das substâncias que se encontra em maior abundância na composição dessa fruta. Mas não só isso, pois esta fruta também conta com várias outras ações, pois tem propriedades anti-inflamatórias e também protege os vasos sanguíneos.

Esta última função é muito importante pois pacientes que enfrentam problemas de coração, como a hipertensão, podem se beneficiar de várias formas do uso do limão em seus cotidianos. Vale também destacar que o limão é um excelente cicatrizante.

Indicações

O consumo do limão é altamente indicado para as pessoas com problemas de pressão, pois ele ajuda a controlar esta questão e também favorece para que os vasos sanguíneos estejam protegidos.

Os chás de limão por exemplo, são muito indicados também para pessoas que estão gripadas ou então lidando com resfriados, pois devido a abundância de vitamina C esta fruta pode garantir um fortalecimento da imunidade destas pessoas. Também devido a esta vitamina o limão garante aceleração na cicatrização e combate o envelhecimento precoce.

Contraindicações

Mesmo sendo uma fruta muito comum e usada para diversas finalidades, o uso do limão pode acarretar em alguns problemas caso este esteja sendo utilizado em excesso ou até mesmo da forma errada.

Por ser uma fruta ácida, há a presença do ácido cítrico em abundância na composição do limão, e algumas pessoas possuem uma sensibilidade muito grande a este componente. Os efeitos deste uso são dores de cabeça muito fortes.

Ingredientes

Existem várias formas de fazer um chá de limão, e ele pode ser acompanhado de outros ingredientes que trazem ainda mais benefícios para a saúde. Portanto, veja os ingredientes para preparar o seu chá a seguir.

- 3 colheres de chá de raiz de gengibre fresca e ralada;
- 500 ml de água;
- 2 colheres de sopa de suco de limão;
- 1 colher de sopa de mel.

Como fazer

Para preparar o chá primeiro coloque o gengibre em uma panela e deixe que ele ferva por cerca de 10 minutos. Em seguida, retire todo o gengibre coando o chá e coloque o suco do limão e o mel. Misture tudo e em seguida já pode consumir o chá da forma como achar melhor.

Este chá pode ser bebido ao longo do dia, mas é preciso que se tenha atenção a respeito de qualquer tipo de alteração no seu organismo, pois pode ser indicativo de alguma indisposição ou alergia. Caso note algo de errado ao iniciar o consumo do chá, pare imediatamente.

Chá para baixar a pressão com valeriana

Xícara de chá.

As raízes de valeriana são muito utilizadas pela medicina natural pois contam com propriedades incríveis e muito distintas. Em geral, elas se destacam por possuírem um efeito calmante e relaxante, o que pode ser ideal para as pessoas que enfrentam problemas de pressão.

A atuação da valeriana é tão positiva que ela pode ser usada até mesmo por pessoas que possuem ansiedade para auxiliar nos tratamentos. São várias as suas propriedades, e esta planta é capaz até mesmo de ajudar as pessoas que enfrentam insônias severas. Continue lendo para saber mais sobre a valeriana!

Propriedades

A valeriana pode não ser uma das plantas mais conhecidas, mas suas raízes são poderosas e contam com uma variedade muito grande de propriedades. Rica em ácidos valerênico e isovalérico, esta planta tem ações calmantes, sedativas e relaxantes.

Pode ser usada para diversos problemas de saúde, mas alguns dos que mais se destacam são insônia, ansiedade e estresse. E por este motivo ela também é muito usada por pacientes que possuem hipertensão, pois pode causar este impacto com efeito calmante facilita para que estas pessoas não venham a sofrer os efeitos da doença que podem ser ativados pelo estresse.

Indicações

É indicada para pessoas que sofrem de insônia, pois pode auxiliar no tratamento garantindo que estes consigam ter noites de sono mais regulares e constantes.

Também é altamente indicada para as pessoas que vivem rotinas de muito estresse e acabam por sofrer de ansiedade, pois ela age beneficiando as atividades dos neurotransmissores no cérebro, garantindo uma sensação de relaxamento do corpo e reduzindo os sintomas de ansiedade sentidos pelos indivíduos.

Contraindicações

Por mais que seja uma planta muito positiva para vários aspectos da saúde, alguns cuidados devem ser tomados para se consumir os medicamentos naturais feitos com valeriana ou o seu chá.

Em quantidades excessivas esta planta pode causar efeitos como dores de cabeça, estômago e também uma irritabilidade muito maior. Por isso é muito importante respeitar as doses indicadas nesta planta, pois ela pode causar muito mais problemas do que ajudar caso seja usada da forma errada.

Ingredientes

O chá de valeriana é altamente aconselhado para as pessoas que enfrentam os problemas descritos, mas as quantidades devem ser respeitadas para que não venha a causar problemas maiores. Para o preparo deste chá, somente são usadas as raízes da planta, pois esta é a parte que contém de fato as propriedades mais importantes.

- 1 colher de sopa de raiz de valeriana seca;
- 300 ml de água.

Como fazer

Para preparar o chá de valeriana primeiro ferva a água, quando ela atingir o ponto de fervura as raízes já poderão ser inseridas. Em seguida desligue a panela e deixe que as raízes descansem dentro da água em infusão.

Este passo é muito importante, para garantir que as propriedades da planta sejam todas liberadas na água. Em seguida, retire as raízes de dentro do recipiente. É indicado que o chá seja consumido cerca de 30 a 45 minutos antes de deitar.

Chá para baixar a pressão com erva-cidreira

Xícara de chá.

A erva-cidreira é uma das mais conhecidas entre os medicamentos naturais. Sua popularidade se deve ao fato de que esta é uma planta cheia de propriedades positivas, mas o fato que faz com que ela seja conhecida de fato é devido às suas propriedades calmantes.

Por ter estas ações para controlar o estresse é que ela é altamente indicada para as pessoas que sofrem de pressão alta. Isso, pois estas pessoas podem controlar os níveis de estresse e assim isso não fará com que a pressão acabe se elevando. Leia abaixo mais algumas propriedades da erva-cidreira!

Propriedades

A erva-cidreira é uma das plantas medicinais mais conhecidas e não é à toa. Isso, pois ela carrega consigo uma infinidade de propriedades distintas. É uma excelente auxiliar no combate ao estresse e ansiedade, por contar com substâncias calmantes.

A erva-cidreira é rica em algumas substâncias como flavonoides, que são justamente o que faz com que ela tenha estas ações calmantes, relaxantes e até mesmo analgésicas. Outras propriedades igualmente positivas que esta erva pode trazer favorecem a digestão, ajudando indivíduos que sofrem com problemas desta natureza.

Indicações

Levando em consideração os aspectos a respeito da erva-cidreira, ela é altamente indicada para pessoas que sofrem com distúrbios do sono, pois o seu chá ao ser consumido alguns minutos antes da hora de dormir pode beneficiar muito a qualidade e a regularidade deste sono.

Além disso, também é indicada para as pessoas que estão muito ansiosas e vivem situações de estresse, pois ao regular estas questões favorece também os que possuem problemas como hipertensão, que pode ser engatilhada por estas sensações ruins e pressões externas.

Contraindicações

É importante destacar que a erva-cidreira pode causar alguns problemas, mas em geral todos são ligados ao uso excessivo da planta. Portanto, o indicado é que seja consumida por no máximo 4 meses por adultos e 1 mês para crianças e bebês.

Caso seja usada por um tempo maior que o indicado ou em excesso, a erva-cidreira pode causar vômitos, dores abdominais, náuseas, tonturas e aumento da frequência cardíaca.

Ingredientes

Para preparar o chá de erva-cidreira basta alguns poucos ingredientes. Vale ressaltar que esta receita tem mais sabor que as que utilizam apenas a erva seca. Portanto, se atente aos ingredientes a seguir.

- 1 xícara de café erva-cidreira picada;
- 200 ml de água;
- Suco de 1 limão;
- Gelo;
- Mel para adoçar.

Como fazer

Para o chá gelado com erva-cidreira, basta bater todos os ingredientes listados no liquidificador, coar e adoçar com o mel. Neste caso o indicado é que sejam consumidos apenas dois copos por dia.

Com os mesmos ingredientes citados anteriormente, também é possível fazer o chá quente. Neste caso coloque a água para ferver e despeje a erva-cidreira em seguida. Deixe-a em infusão por 10 minutos, retire a erva e coloque em uma xícara com rodelas de limão para saborizar e adoce com o mel.

Com que frequência posso tomar o chá para baixar a pressão?

Xícara de chá.

Cada uma das ervas, frutas e outros ingredientes que foram citados para o preparo dos chás para baixar a pressão possuem uma quantidade indicada, que também foi destacada. Portanto, é preciso avaliar de acordo com o que é mostrado por cada um dos ingredientes.

Isso, pois alguns podem ser consumidos apenas por alguns dias ou uma semana, por exemplo, enquanto outros como a erva-cidreira possuem efeitos positivos e mais brandos e podem ser consumidos ao longo de alguns meses. O importante é sempre respeitar as indicações, pois caso contrário o chá pode acabar causando impactos negativos à saúde.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!