Os melhores chás para insônia: Camomila, valeriana, lavanda e mais!

Os melhores chás para insônia: Camomila, valeriana, lavanda e mais!

Conheça alguns chás que auxiliam com a insônia. Camomila, erva-cidreira e lavanda são algumas das plantas que se destacam. Veja mais!


Considerações gerais sobre os chás para insônia

Tipos diferentes de chá.

A insônia é algo que tem acometido muitas pessoas nos últimos tempos, e cada vez mais. Este distúrbio do sono pode causar muitos problemas para as pessoas que o enfrentam, pois estas acabam perdendo a capacidade de concentração nos seus dias além de se sentirem cansadas com uma frequência muito grande.

Desta forma, alguns chás podem auxiliar neste processo para garantir uma noite de sono mais tranquila para que o indivíduo possa viver a sua rotina de forma mais saudável. São vários os chás que podem ser usados para este processo, pois existem muitas plantas consideradas como calmantes naturais, e assim elas atuam no sistema nervoso central facilitando para que o sono chegue. Veja a seguir um pouco mais sobre a insônia!

A insônia, seus tipos e causas

Xícara de chá.

Um dos distúrbios do sono mais comuns e conhecidos pela maioria das pessoas é a insônia. Ela se caracteriza pela dificuldade em pegar no sono e permanecer desta forma. Também é comum que as pessoas que são afetadas por este distúrbio acabem acordando muito mais rapidamente do que desejariam.

Mas é preciso destacar que a insônia não está ligada apenas a quantidade de tempo que o indivíduo consegue dormir, mas também a qualidade do sono que este tem quando consegue pegar no sono. Leia mais logo abaixo!

O que é insônia

A insônia é caracterizada principalmente pela dificuldade em dormir e se manter neste estado. Pois é comum que as pessoas que enfrentam este problema demorem muitas horas para conseguir pegar no sono, e logo em seguida acabam por acordar ou então ficam em um estado de sono leve.

É necessário que diante dos comportamentos do indivíduo este avalie como está sendo o seu sono ou a falta dele para entender em que tipo de insônia se enquadra. Portanto, as principais características deste distúrbio do sono é a dificuldade de pegar no sono e posteriormente se manter tendo um sono de qualidade.

Tipos de insônia

Existem tipos distintos de insônia, que são mostrados de acordo com as características do sono do indivíduo em questão. Neste caso, existe a insônia curta, que se manifesta em um período menor de tempo.

Em geral, esta primeira acontece em alguns períodos de espaço, devido a estresses, mudanças e outras situações que podem causar preocupação. Mas também existe a insônia crônica, que pode durar mais tempo, ao longo de meses. Ela é caracterizada como sendo crônica se contar com uma duração de pelo menos três noites no espaço de uma semana.

Causas da insônia

A insônia pode ser causada por alguns fatores específicos, a depender da forma como ela se apresenta. Mas o mais comum é que seja causada por situações de estresse, pressão, exaustão física e mental. Todos estes pontos de alguma forma colaboram para que haja uma dificuldade muito grande em pegar no sono.

Também existem outros fatores, como mudança de ambiente, dormir em um local que não é comum em sua rotina e outros aspectos relacionados ao ambiente. Todos estes, e mais vários outros pontos podem prejudicar a qualidade do sono e acabar causando insônia.

Camomila

Xícara de chá.

A camomila é um dos calmantes naturais mais conhecidos de todos. Apesar de suas diversas propriedades, como o fato de que ela também é muito positiva para combater pressão alta e outras doenças do coração, ela é excelente para garantir uma boa noite de sono.

As ações desta planta são relaxantes e sedativas também, e podem auxiliar no combate à insônia. Além destas ações, ela também pode ajudar em processos de cicatrização e até mesmo se mostra poderosa com sua ação anti-inflamatória. Veja mais a seguir sobre a Camomila!

Chá de camomila para insônia

Como a camomila é conhecida por suas ações sedativas, relaxantes e favorece para que se tenha um sono mais tranquilo. O seu chá ao ser consumido pode melhorar a qualidade de vida em vários aspectos, ao mesmo tempo que ajudará com que o indivíduo regule o seu sono.

Alguns detalhes importantes a se destacar a respeito da camomila, é que o seu efeito é tão forte que ele consegue até mesmo controlar a hiperatividade das pessoas. Portanto, é uma excelente ferramenta para combater a insônia.

Os benefícios do chá de camomila

Os benefícios em se consumir o chá de camomila são vários. Para as pessoas que lutam contra a ansiedade, é ideal que consumam diariamente esta planta desta forma. Isso, pois ela traz mais calma para os dias e faz com que os efeitos causados pela ansiedade sejam amenizados.

Além destes benefícios, que são os mais comuns, alguns dos componentes que fazem parte da camomila também agem para estimular a cicatrização, também podem beneficiar outros pontos da saúde, pois possui ação antiespasmódica e antibacteriana.

Ingredientes e preparo do chá de camomila

Para preparar o chá de camomila, são poucos os ingredientes e as flores são encontradas em lojas de produtos naturais. Este chá pode ajudar muito a tratar sintomas como nervosismos, ansiedades e favorecerá os indivíduos com uma ação relaxante antes de dormir.

- 2 colheres de chá de flores secas de camomila
- 1 xícara de água

Ferva a água e coloque em seguida as flores secas de camomila. Deixe a mistura tampada por alguns minutos, pelo menos 10. Em seguida retire as flores. O chá pode ser consumido morno desta maneira. É indicado que se beba pelo menos 3 vezes ao dia.

Valeriana

Xícara de chá.

Uma outra opção para os que sofrem de insônia é se utilizar do chá de valeriana. Esta é uma planta muito estudada, pois também conta ações positivas para tratar insônia e outros distúrbios dessa natureza para garantir assim uma noite de sono melhor para os indivíduos que enfrentam estes problemas.

Existem pesquisas que destacam a respeito das propriedades da valeriana, que mostram que ela é capaz de fornecer este auxílio para os que sofrem de insônia devido a uma substância específica que pode ser encontrada em sua composição. A seguir, conheça mais sobre a valeriana!

Chá de valeriana (ou raiz valeriana) para insônia

A valeriana ainda está sendo muito pesquisada, pois desperta a curiosidade de pesquisadores a respeito de suas ações. O chá que é feito com esta planta pode ajudar os indivíduos que sofrem com insônia garantindo que estes consigam ter uma noite de sono muito melhor.

A ação deste chá é possível devido às substâncias que são liberadas pela valeriana e que fazem com que seja aumentada a quantidade de GABA, um neurotransmissor que inibe o sistema nervoso e provoca a sensação de relaxamento.

Os benefícios do chá de valeriana

São muitos os benefícios que esta planta pode trazer para a sua vida através do seu chá. Isso, pois além de combater a insônia e os distúrbios do sono, ela também auxilia no tratamento de estresse e ansiedade, dando mais qualidade de vida para as pessoas que sofrem com estes problemas.

Outro ponto positivo a respeito dos benefícios da valeriana é que ela age diretamente nos sintomas da TPM, dando muito mais alívio para este que é um dos momentos mais complicados para as mulheres todos os meses.

Ingredientes e preparo do chá de valeriana

Para preparar o chá de valeriana talvez o maior desafio é encontrar esta planta. Entretanto, algumas casas de produtos naturais podem fornecer ela seca para que seja preparado o chá. A seguir, veja os ingredientes e como preparar.

- 1 colher de sopa de raiz de valeriana
- 250 ml de água fervente

Ferva a água e em seguida coloque a raiz de valeriana dentro do recipiente. Depois disso, desligue o fogo e deixe que fique repousando por cerca de 10 a 15 minutos. Passado este tempo, coe a raiz de valeriana e deixe somente o líquido do chá. Deixe amornar e beba. O indicado é que o chá seja ingerido entre 30 minutos e 2h antes de dormir.

Lavanda

Xícara de chá.

A lavanda é uma planta cheia de propriedades medicinais, e que pode ser aplicada em várias áreas da vida também. Isso, pois além de agir beneficiando a saúde também é comum que seja encontrada em outros produtos, devido ao seu perfume incrível.

Produtos de limpeza, de beleza e outros itens utilizam muito desta planta devido ao seu cheiro por ser agradável e duradouro no ambiente. Suas propriedades calmantes são únicas, e com o uso deste chá é possível ter uma noite de sono muito mais duradoura e com qualidade. Confira abaixo!

Chá de lavanda para insônia

O chá de lavanda é preparado através de uma infusão onde são utilizados apenas os botões roxos da planta. Ele beneficia vários aspectos da vida, mas em geral auxilia para garantir uma melhora no humor.

Além disso, também traz sensações de relaxamento para a vida, para que o indivíduo afetado por distúrbios do sono consiga ter mais qualidade nestes momentos, com um sono duradouro e satisfatório. Outros pontos positivos do chá de lavanda são suas ações que trazem mais saúde para a pele, alivia as cólicas menstruais e outros.

Os benefícios do chá de lavanda

Por se tratar de uma planta que favorece para que as pessoas se sintam mais calmas e centradas com o seu uso, ela também é uma excelente opção para as pessoas que sofrem com ansiedade e depressão.

Alguns compostos que fazem parte da lavanda agem diretamente em áreas do cérebro influenciando para que a transmissão dos impulsos entre as células cerebrais sejam realizados com o objetivo de melhorar o humor e trazer mais calma para os indivíduos afetados pela ansiedade e outros problemas, como o estresse.

Ingredientes e preparo do chá de lavanda

Por mais que ainda existam poucas pesquisas que de fato comprovem todos os benefícios da lavanda para o organismo, existem indicações que apontam que o ideal é que se tome pelo menos uma xícara deste chá por dia para garantir os benefícios que ele tem para oferecer.

- 250 ml de água
- ½ colher de chá dos botões de lavanda

Ferva a água, e em seguida coloque os botões de lavanda dentro. Desligue o fogo e deixe que esta mistura fique em infusão por pelo menos uns 10 minutos. Logo após este tempo, retire os botões de lavanda coando o chá e beba no tempo indicado.

Erva-cidreira

Xícara de chá.

A erva-cidreira é uma das plantas mais conhecidas e usadas para fazer chá no Brasil. A sua popularidade se dá pelo fato de que esta é uma planta muito usada na medicina natural, pois conta com benefícios distintos e muito importantes para o organismo. As semelhanças com a camomila são muitas.

E por isso as duas são altamente indicadas para tratar os mesmos sintomas, como excesso de estresse e insônia, além de outros que também são beneficiados pelas propriedades incríveis desta planta. Veja mais sobre a erva-cidreira!

Chá de erva-cidreira para insônia

O chá de erva-cidreira é um dos mais comuns de ser usado para esta finalidade, com o objetivo de garantir uma noite completa e muito mais tranquila. As pessoas que sofrem de insônia podem usar este chá antes da hora de dormir para garantir que não irão sofrer com os efeitos pesados deste distúrbio tão incômodo.

A erva-cidreira também pode ser usada para outras finalidades, mas de fato a que ela mais se destaca é esta, para beneficiar a qualidade do sono, garantindo que o indivíduo ficará mais tempo relaxado e calmo para tal.

Os benefícios do chá de erva-cidreira

Um dos benefícios de se utilizar a erva-cidreira é garantir um sono muito mais completo e saudável para o indivíduo. Estudos apontam que esta planta evita que haja uma degradação da GABA, encontrada no cérebro.

Isso, pois ela potencializa o efeito dos neurotransmissores com o objetivo de relaxar o sistema nervoso e assim o indivíduo terá uma noite de sono mais calma e conseguirá assim dormir horas completas. Outra utilização muito positiva do chá de erva-cidreira é contra a dor de cabeça, ela garante um alívio quase que imediato para os que sofrem constantemente deste mal.

Ingredientes e preparo do chá de erva-cidreira

Para preparar o chá de erva-cidreira é muito fácil, mas vale destacar que é muito mais comum que esta planta seja usada em sua forma seca para esta finalidade, e portanto pode ser encontrada em várias lojas de produtos naturais e até mesmo supermercados.

- 1 colher de folhas secas de erva-cidreira
- 250 ml de água

Coloque as folhas e a água em um recipiente que pode ir ao fogo, deixe que ferva. Assim que atingir este ponto, desligue o fogo e deixe que as folhas fiquem descansando dentro da vasilha em questão por pelo menos 10 minutos. Em seguida, retire as folhas coando o chá e beba. É indicado que o chá seja consumido pelo menos 30 minutos antes de dormir.

Passiflora

Xícara de chá.

A passiflora é base para vários medicamentos naturais que visam melhorar a qualidade do sono e também são usados como calmantes. Esta flor é encontrada no pé de maracujá, por isso ela conta com estas propriedades que são muito comuns desta fruta que é considerada também como um calmante.

Muitos estudos indicam que o uso de passiflora pode melhorar quadros de irritação e promove o relaxamento, por isso ela é tão usada para estas finalidades. O chá feito com esta planta pode ser um auxiliar muito importante no combate à insônia. Veja mais!

Chá de passiflora para insônia

A passiflora é um dos calmantes naturais mais conhecidos do mundo todo. Isso, pois ela promove nas pessoas um efeito relaxante muito positivo.

Esta planta é base para vários medicamentos naturais que visam melhorar não somente a qualidade do sono, mas garantir mais tranquilidade para as pessoas que sofrem de ansiedade e estresse. O consumo do chá feito com esta planta pode trazer muitos benefícios para a vida, mas o mais comum de fato é este, ligado ao sono.

Os benefícios do chá de passiflora

Os benefícios da passiflora em geral estão ligados ao sistema nervoso central. Por isso ela age para vários aspectos que possuem algum tipo de ligação com este setor, como ansiedade, estresse, insônia e outros.

Mas também conta com ações que podem ajudar a controlar os efeitos causados pela menopausa, pois a passiflora também conta com algumas propriedades que auxiliam em processos inflamatórios.

Ingredientes e preparo do chá de passiflora

O preparo do chá de passiflora pode ser feito se utilizando tanto das folhas secas da planta como também das naturais. Isso vai depender do acesso a elas, pois é mais fácil que se encontre as secas em lojas de produtos naturais.

- 1 colher de sopa de folhas secas de passiflora ou 2 colheres de folhas frescas
- 250 ml de água

Primeiro esquente a água que será usada no preparo do chá, quando ela atingir ponto de fervura coloque em uma xícara onde deverão ser inseridas as folhas de passiflora. Deixe que a mistura fique por 5 a 10 minutos desta forma, e retire as folhas. Em seguida, espere o chá amornar um pouco e beba cerca de 30 minutos à 1h antes de dormir.

Casca de magnólia

Xícara de chá.

Esta pode não ser uma das plantas mais comuns para se fazer chás, mas ainda sim é conhecida por muitos pelos seus incríveis benefícios para a saúde. A magnólia também é uma excelente combatente para lidar com os distúrbios do sono como a insônia.

Esta planta conta com algumas substâncias em sua composição que possuem propriedades ansiolíticas, ou seja, ela pode ser também usada para auxiliar pacientes que se encontram enfrentando problemas com ansiedade. A seguir, veja mais sobre a magnólia!

Chá de casca de magnólia para insônia

Por mais que não seja uma das plantas mais comuns para se fazer chá, de fato, a magnólia também é uma excelente opção para as pessoas que possuem insônia. Esta planta é rica em várias vitaminas e conta também com ação antioxidante.

São várias as aplicações desta planta que podem beneficiar a saúde. Não somente nestes aspectos voltados para o sono, estresse e ansiedade, mas ela também é muito utilizada para produção de cosméticos pois possui propriedades que melhoram a pele e auxiliam no envelhecimento precoce.

Benefícios do chá de magnólia

O chá de magnólia traz muitos benefícios para vida, pois esta planta conta com várias propriedades que favorecem o sono e também ajudam a controlar situações de estresse e ansiedade do dia a dia. Uma das substâncias que favorecem neste quesito é a honokiol.

Isso, pois este polifenol conta com algumas ações muito semelhantes aos medicamentos que são usados para tratamentos de ansiedade. Vale destacar que diferente dos medicamentos em questão, neste caso a magnólia não causa nenhum efeito colateral.

Ingredientes e preparo do chá de magnólia

Para preparar o chá de magnólia é necessário que se tenha a folha e a flor da planta. A seguir veja os ingredientes para o preparo.

- Flores e folhas de magnólia (1 colher para cada litro)
- 1 Litro de água

Coloque a água para ferver e após atingir este ponto coloque as folhas dentro do recipiente. Em seguida, deixe que fique desta forma por mais 10 minutos. Depois que o chá estiver morno, retire as folhas e beba antes de dormir.

Alface

Mulher servindo chá.

O alface é uma folha extremamente conhecida e usada na culinária de modo geral. Isso, pois é comum que se encontre em saladas e até mesmo sanduíches. Poucas pessoas sabem, no entanto, que esta folha pode ser usada para chás.

Por mais que possa parecer estranho, o alface conta com propriedades calmantes, e por isso pode ser usado para poder preparar chás que auxiliam no combate da insônia. Veja a seguir!

Chá de alface para insônia

O chá de alface tem sido usado cada vez mais pelas pessoas que possuem dificuldades para dormir e enfrentam os efeitos da insônia. Por mais que ainda seja algo incomum para muitos, os efeitos desta folha são muito positivos e até mesmo relaxantes. Os efeitos são tão bons que podem até mesmo ser usados para bebês, mas é preciso que estes tenham atingido pelo menos 6 meses de idade para tal.

Benefícios do chá de alface

Os benefícios do chá de alface em geral são voltados para estas questões relacionadas ao sono. Também é notável que este chá conta com efeitos sedativos e pode facilitar para que o sono seja mais duradouro e pesado. Como trata-se de uma planta mais leve, o chá de alface beneficia também bebês que estão em fases de maior irritação e também pode ser usado por grávidas.

Ingredientes e preparo do chá de alface

Para preparar o chá de alface é muito simples, basta apenas separar algumas folhas da planta da água.

- 3 folhas de alface picadas
- 1 xícara de água

Coloque as folhas de alface dentro de um recipiente com água e coloque tudo para ferver por cerca de 3 minutos. Depois deste tempo, retire as folhas e deixe que esfrie um pouco. Beba alguns minutos antes de dormir.

Caso os chás para insônia não façam efeito, devo procurar ajuda médica?

Xícara de chá.

Os chás são usados como auxiliares, pois são mais naturais e podem favorecer para que o sono seja mais tranquilo. Entretanto, eles não são um tratamento de fato contra a insônia, e se esta se mostrar recorrente e cada vez mais agravada, o indicado é que se consulte um médico para avaliar os potenciais riscos.

Portanto, não deixe de consultar um especialista caso os chás não te ajudem a dormir mais facilmente e os efeitos continuem persistentes por muito tempo.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.