O que é o Exu Marabô? História, falange, características e mais!

O que é o Exu Marabô? História, falange, características e mais!

O Exú Marabô é uma entidade que possui diversas características singulares, além de afastar espíritos obsessores e energias negativas. Confira a seguir!


Qual o significado da figura do Exu Marabô

Candomblé.

Antes de compreender o significado da figura do Exu Marabô, é importante que você tenha em mente o que é um Exu. Os Exus, de modo geral, são entidades que trabalham em prol dos homens a fim de orientá-los e ajudá-los durante a jornada nessa terra. Para aqueles que permitem a atuação dos Exus, eles podem se tornar grandes guias e professores, auxiliando a alcançar a luz e realizar o propósito de vida das pessoas.

Os Exus são entidades que também atuam de forma a inibir as energias negativas que pairam sobre determinadas pessoas e são trazidas por espíritos obsessores. Um dos Exus mais relevantes é o senhor Marabô, que se apresenta como um homem ereto e elegante, além de comandar todas as encruzilhadas de trens.

Saiba mais sobre a importância do Exu Marabô neste artigo. Confira!

História, características, oração, pontos e cantigas a Exu Marabô

Livro contando uma história.

Apesar de muitas pessoas não o conhecerem, o Exú Marabô é uma entidade que faz parte das religiões de matriz africana, como a Umbanda, por exemplo. A história dessa entidade conta que quando ele estava no plano terreno, recebeu o título de Feiticeiro Senhor da Tribo, há muitos séculos atrás. Saiba mais a seguir!

A história do Exu Marabô

Conta a história que o Exú Marabô se destacou bastante como feiticeiro, e que possuía um vasto conhecimento sobre magia e também bruxaria, que estava presente nas 7 cabaças que ele carregava. Certo dia, ele conseguiu derrubar uma manada inteira de búfalos enormes com suas artes mágicas, isso fez com que ele recebesse do Rei o título de Feiticeiro Senhor da Tribo.

Por conta do seu amplo conhecimento sobre magia e feitiçaria, ele conseguiu inclusive quebrar os limites do tempo e da própria existência, o que faz com que hoje ele seja capaz de incorporar diversos médiuns. Existem diversas pessoas que conseguem incorporar essa entidade, que também recebe o nome de Exú Marabô das Almas e faz parte da hierarquia da Cabala.

Suas características

As características físicas dos Exus Marabôs são bastante peculiares. Essa entidade se mostra como um homem repleto de nobreza e educação, um verdadeiro apreciador de bebidas finas e também dos melhores e mais caros charutos. A forma de falar dele também chama bastante a atenção, pois ele se comunica de forma pausada e repleta de delicadeza. A forma como ele se porta também é bastante chamativa, pois anda sempre ereto e elegante.

Essa entidade também é capaz de assumir a forma de um grande e poderoso bruxo. Exú Marabô tem como uma de suas funções afastar espíritos obsessores e repelir completamente todo e qualquer tipo de magia negra ou energia negativa que possa vir a afetar alguém. Essa entidade é uma grande aliada das pessoas no sentido de que ela é plenamente capaz de inibir a atuação dos espíritos obsessores, trazendo novamente o equilíbrio para a vida do indivíduo.

Oração a Exu Marabô para abrir caminhos

Se você está em busca de proteção e procurando abrir caminhos, deveria experimentar fazer uma oração ao Exu Marabô. Essa oração fará com que você fique protegido contra todas as energias negativas que estão ao seu redor e de quebra te ajudará para que somente coisas boas possam acontecer na sua vida.

“Salvo estou
Salvo estarei
Meu guardião encontrei
Nos caminhos que andei

Marabô é rei
Marabô é senhor
Rezo uma Ave Maria para Senhora
Rezo um Pai Nosso para o Senhor

Nos cruzeiros, nos caminhos e nas matas
Onde sua falange trabalha
Sobre a espada de meu guia
Meus inimigos corta como navalha.

Fechado na frente
Fechado atrás
Fechado na esquerda
Fechado na direita

Fechado o caminho errado
Aberto o caminho correto
Meu inimigo fechado
Nas portas do cemitério

Nas matas saí
Nas matas entrei
Nas matas me encontro
Com meu guardião e rei

Na força de oxóssi
Na linha de umbanda
Senhor Marabô
Vence toda e qualquer demanda.

Com luz me benzo
Com fogo me faço
Pra quem me amarrou
Eu desfaço esse laço

Fechado estou
Meu corpo se cerrou
Pra quem me quer mal
Marabô acabou

Salva senhor,
Salve meu povo
Com fé em Oxalá
Meu caminho abro de novo.”

Prece a Exu Marabô

“Exu Marabô, meu amigo e companheiro. Senhor forte e guerreiro, pajé, feiticeiro e mago, sei que pelos caminhos que passo e lugares aonde vou, tenho sempre a tua proteção. Neste momento de aflição e fragilidade, coloco minhas mãos no chão e firmo meu pensamento em ti, na certeza de que serei atendido na minha necessidade (fazer o pedido).
Confio em sua força e sei que sua capa cobre tudo, só não cobre a falsidade, o orgulho e a maldade. Senhor Marabô, Exu dono da minha porteira, senhor dos meus caminhos, esteio da minha fé, com a confiança que tenho, jamais estarei sozinho, pois tu me guias e acompanha nas lidas e dificuldades. Conto contigo senhor!”

Pontos

“Marabô iê
Marabô ia
Cadê Marabô – 2x
Cadê Marabô bara
CONGO”.

“Oh lua grande
Oh lua bonita
Sou Marabô de Bará
Exú Lonã
CONGO”.

“Ventou no canavial
Um trovão lá do céu ecoou
Salve Iansã, Xangô, Salve a coroa de Exú Marabô (2x)
CONGO”

“O luar O luar O luar
Todos são filhos da rua
Saravá as Pombo Giras
Seu Marabô e Tranca Rua
CONGO REPICADO”.

Cantigas

"Capa e cartola preta, anel de ouro no dedo.
Charuto, fumaça clara, conhaque de casca rara.
É ele Seu Marabô.
Trabalha com mano e mana, pisa certo iao,
não brinca com Marabô.
Pisa certo iao, não brinca com Marabô.
Pisa certo iao, não brinca com Marabô.

Marabô, futuro e presente.
Marabô, presente e passado.
Marabô, a vida da gente, em cada búzio jogado.
Marabô, futuro e presente.
Marabô, presente e passado.
Marabô, a vida da gente, em cada búzio jogado.

Ah ha há. Ele trabalha é protetor.
Ah ha há. Capa e bengala é Marabô.
Ah ha há. Ele trabalha é protetor.
Ah ha há. Capa e bengala é Marabô.”

De que gosta, como trabalha, oferendas para fins espirituais e materiais

Oferenda.

O Exu Marabô, como já foi dito anteriormente nesse artigo, é uma entidade que se apresenta como um homem extremamente refinado e que se porta de maneira digna. Uma de suas funções é afastar as energias negativas e os espíritos obsessores. Saiba mais como ele age a seguir!

Oferendas a Exu Marabô

Existem algumas maneiras específicas de se oferecer uma oferenda a Exu Marabô. Colocar velas pares dentro de um triângulo riscado no chão, acesas em forma de leque, lumes para fora. Pôr flores de trombeta e folhas de comigo ninguém-pode, em torno de sua oferenda, entre outras práticas, são formas de oferecer uma oferenda a Exu Marabô.

Se você está sofrendo com a influência dos espíritos obsessores devido a algum outro tipo de ritual, você pode fazer uma oferenda a Exu Marabô, a fim de que ele atenda as suas preces e te ajude a se livrar dessa entidade maligna que vem te atormentando.

Do que gosta o Exu Marabô

É importante que as pessoas que estão pensando em recorrer ao auxílio de Exu Marabô saibam do que essa entidade gosta. Os Exus Marabôs gostam de estar felizes ao lado das pessoas que amam e fazem de tudo por uma pessoa quando percebem que esse amor é mesmo verdadeiro.

O fato de amar as pessoas intensamente é uma característica marcante do Exu Marabô, e de todos os que são seus filhos. Se eles possuem essa característica, esse é um forte indício de seu paradeiro. Além disso, essas entidades também gostam muito de se divertir, ou seja, elas são um misto de alegria e amor.

Como trabalha

A legião dos Exus Marabôs trabalha na corte da Magia Negra e também na corte de trabalhos ou correntes negativas, mais especificamente em pessoas que se sentem perturbadas por espíritos obsessores, quiumbas, que promovem descargas em pessoas atingidas no despeito e repercussão emocional, entre outras coisas.

A verdade é que as pessoas que estão passando por problemas financeiros, como a saída de uma posição relevante na empresa ou até mesmo o desemprego, podem contar com o auxílio de Exú Marabô. Além disso, pessoas que estão sofrendo com a influência maligna de espíritos obsessores também podem contar com essa entidade.

Melhores dias, horários, locais e materiais para oferendas espirituais

O melhor dia e horário para oferecer uma oferenda a Exú Marabô é na sexta-feira entre às 21h00 e 0h00. Existem alguns locais específicos que são mais apropriados para fazer esse ritual, tais como encruzilhadas de campos, capoeiras e matas. Deve-se evitar as encruzilhadas das ruas.

Entre os materiais que podem ser utilizados na oferenda estão: álcool, aguardente, flores, folhas de comigo-ninguém-pode, copos e pratos de barro, um pano de cor cinza claro e de formato triangular, velas em um número ímpar e charutos. Depois de receber as devidas instruções e reunir todos os materiais, é necessário saber como organizar o ritual. Consulte um especialista.

Melhores dias, horários, locais e materiais para oferendas materiais

O melhor dia para fazer uma oferenda com fins materiais para Exú Marabô é a sexta-feira, ou o quarto sábado do mês. O horário mais apropriado é entre as 21h00 e 0h00. Assim como a outra, essa oferenda só deve ser realizada em encruzilhadas de campos, capoeiras e matas. Os ingredientes que podem ser utilizados são: álcool ou aguardente, flores e folhas de comigo-ninguém-pode, copos e pratos de barro, um número par de velas, charutos e um pano cinza.

Para fazer esse ritual, basicamente você precisará cortar o pano em formato de triângulo, riscar um triângulo, colocar as velas dentro dele, pôr o álcool e a aguardente, entre outras coisas. Para realizar esse ritual, é importante consultar um especialista.

Características dos filhos de Exú Marabô

Pessoas fazendo estrela com a mão.

Exú Marabô é uma entidade que preza pelo amor e a alegria, essas são duas das características mais marcantes dessa entidade. Contudo, os filhos de Exú Marabô também possuem suas particularidades. Eles possuem características de personalidade bastante marcantes. Confira a seguir quais são elas!

Desconfiados

Existe um aspecto bastante marcante nos filhos dessa entidade, que é o fato de que eles são bastante desconfiados, não apenas no amor, mas em diversos outros aspectos. Os filhos de Exú Marabô alimentam dentro de si a desconfiança com basicamente todo mundo. As únicas pessoas os quais eles expressam plena confiança são aquelas que realmente são dignas de crédito.

Os filhos de Exú Marabô não se deixam enganar facilmente, essa é uma característica marcante deles, e é uma consequência dessa desconfiança que eles possuem. A prole de Exú Marabô desconfia de gestos de gentileza, das pessoas, de atitudes que são aparentemente boas mas que carregam em si uma motivação ruim, entre outras coisas.

Teimosos

A teimosia é uma característica marcante dos filhos de Exú Marabô. Essa peculiaridade é tão evidente que pode ser vista por qualquer pessoa. Eles são muito teimosos, e isso com relação a praticamente tudo o que envolve a sua vida, mesmo que isso não seja propriamente mau.

Quando os filhos de Exú Marabô querem conseguir alguma coisa, eles simplesmente não desistem, a teimosia deles os leva adiante e por fim, eles conseguem o que querem. Em outros momentos, as coisas não acontecem como deveriam, pois como é do conhecimento de todos, a teimosia não deve ser alimentada em todos os aspectos da vida.

Não toleram injustiças

Essa é uma das melhores características que alguém pode ter. Os filhos de Exú Marabô detestam injustiças. Eles simplesmente não gostam de ver pessoas sendo injustiçadas sem terem culpa alguma de determinado fato. Eles sempre tentam intervir e fazer algo visando reverter essa situação onde alguém está sofrendo com uma determinada injustiça.

Os filhos e Exú Marabô sempre agem em prol de quem verdadeiramente precisa de ajuda e não viram as costas para os amigos fiéis. Quando as injustiças acontecem, eles olham, refletem e tentam com todas as forças ajudar. Essa é uma qualidade extremamente nobre e que faz parte das características deles.

Não aceitam traições

Toda pessoa quer descobrir como são os filhos de uma entidade específica no amor. A boa notícia é que essa é uma das qualidades de Exú Marabô. Os filhos dele são bastante amorosos e meigos com a pessoa que amam. Quando eles gostam de alguém, procuram fazer de tudo para ver essa pessoa feliz, custe o que custar.

Os filhos de Exú Marabô sempre tentam ver a pessoa amada sorrindo e feliz, contudo, a partir do momento em que são traídos, eles simplesmente não perdoam. Os filhos dessa entidade detestam traições com todas as forças, principalmente as de longa data. Quando isso acontece, é como se a pessoa amada automaticamente morresse.

Falange de Exú Marabô e as linhas dos Exús

Espírito na mata.

O Exu Marabô é o chefe de falange que pode trabalhar para Oxóssi e Ogum. Quem incorpora em seu nome são os falangeiros, ou espíritos que afins daquela energia e vibração. Saiba um pouco mais sobre esse tema nos tópicos a seguir!

A Falange de Exú Marabô

Na Umbanda, falange é o nome que descreve uma grande quantidade de entidades de várias linhas de trabalho. Outro exemplo importante para definir o que é uma falange são os diversos nomes de Ogum. Ainda de acordo com a crença da Umbanda, a falange está diretamente relacionada com os espíritos que se apresentam sob um certo arquétipo.

Com isso, por exemplo, um caboclo não necessariamente já foi encarnado como um indígena, mas é apenas um retrato espiritual sob o qual o espírito escolhe se manifestar para transmitir determinados ensinamentos e realizar alguns trabalhos.

Os sete Exus

Nas religiões de matriz africana, existem alguns tipos de Exus, entre eles, é possível citar: Exus Sete Encruzilhadas, que servem diretamente a Orixalá; Exus Tranca-Rua, serventia direta de Ogum; Exus Marabô, que servem diretamente a Oxóssi; Exus Gira Mundo, que servem a Xangô.

Além desses, existem os Exus Pinga Fogo, que servem a Yorimá; os Exus Tiriri, que são servos de Yori, e também as Pombas Giras, que servem diretamente a Iemanjá. Essas são as classes de Exus das religiões de matriz africana.

As linhas dos Exus

As linhas dos Exus são: Exu Quebra Galho; Exu 7 Cruzes; Exu Gira Mundo; Exu dos Cemitérios; Exu da Capa Preta; Exu Curador; Exu Ganga Pomba Gira; Pomba Gira Maria Padilha; Linha de Xangô; Linha de Mossorubi; Chefe; Kaminaloá, os espíritos que fazem parte dessa linha são especialistas em manipular a mente das pessoas.

Essas linhas nada mais são do que divisões que definem melhor como essas entidades trabalham. Cada uma dessas linhas possui uma característica própria que ajuda a diferenciar as entidades e a forma de atuação delas.

O que significa sonhar com Exu Marabô?

Sonho psicodélico.

Para muitas pessoas isso não faz o menor sentido, mas a verdade é que os sonhos revelam muita coisa sobre as pessoas, além de mostrar o que elas devem fazer de agora em diante. Ter um sonho com o Exú Marabô é um sinal de que o ritmo da sua vida vai diminuir e melhorar consideravelmente seu humor, além de reduzir o cansaço proveniente da sua rotina frenética.

Outro significado atribuído a esse sonho é que você precisa chegar a um estado de paz de espírito, antes de iniciar qualquer novo empreendimento ou projeto relacionado a sua vida financeira. Além disso, você é uma pessoa que sabe se impor, além de ter a sabedoria necessária para não fazer isso e ser deselegante. Ter clareza de ideias faz com que você se sinta bem.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.