Desilusão: como superar, quais sintomas, estágios e mais!

Desilusão: como superar, quais sintomas, estágios e mais!

A desilusão é um sofrimento que se assemelha a dor do luto. A frustração é forte e precisa ser superada. Confira mais informações aqui!


Como superar uma desilusão?

Mulher triste

A desilusão é um sentimento que ninguém gostaria de sentir, mas é fundamental na vida de todo ser humano. Ao se desiludir, o indivíduo entra em contato com a realidade e ganha consciência do que exatamente está acontecendo ao seu redor.

Porém, se deparar com o insucesso nos relacionamentos ou em qualquer área da vida nem sempre é algo fácil de lidar. Perceber que tudo aquilo que um dia você sonhou e projetou para o futuro foi de ralo a baixo pode ser extremamente angustiante e desesperador. Por isso, é essencial saber como superar uma frustração para viver de forma saudável.

Para te ajudar a vencer uma desilusão, separamos, neste texto, dicas essenciais para encarar o processo. Mas já adiantamos que para superar esse tipo de frustração é necessário ter paciência e disposição para dar a volta por cima. Além disso, não se culpar por nada que aconteceu, mas aprender com os erros. Continue a leitura e saiba mais!

Mais sobre a desilusão

Amiga consolando outra desiludida

A frustração ou desilusão faz parte da vida de todo ser humano. Afinal, não temos controle sobre o comportamento do outro e muito menos temos a certeza do dia de amanhã. Mas saiba, nos próximos tópicos, o que a ciência diz sobre isso e veja o perigo do excesso de expectativas.

A desilusão segundo a ciência

A ciência afirma que a desilusão é semelhante à dor do luto. Quando alguém rompe o relacionamento com uma pessoa amada, o desiludido é capaz de entrar em um profundo estado de depressão, paralisando completamente a sua própria vida. O sofrimento é verdadeiro e precisa ser acolhido e legitimado por quem está ao redor.

Psicólogos entendem a desilusão como uma dor que pode incapacitar o indivíduo a viver de forma plena ou potencializar as experiências pessoais a fim de beneficiar o amadurecimento emocional. É fundamental vivenciar o sofrimento da perda para que, assim, seja possível ressignificar o luto e aprender a conviver com a ausência do outro.

Alimentação de expectativas

Quando se inicia um novo relacionamento é natural criar expectativas e desejar o sucesso da parceria. No entanto, o excesso delas é altamente prejudicial e intensifica o processo de desilusão. É fundamental não alimentar muitas expectativas, pois além de gerar frustração, você pode sofrer as seguintes consequências:

• Não identificar um potencial relacionamento abusivo;
• Idealizar o parceiro e se decepcionar quando o comportamento dele se diferencia do seu ideal;
• Dedicação exclusiva para o relacionamento em detrimento dos próprios projetos de vida;
• Tentativa de moldar o parceiro às suas idealizações;
• Pular estágios do relacionamento e não aproveitar o momento atual.

Como superar uma desilusão?

Mulher olhando com tristeza

A dor da perda é um sofrimento que parece não ter fim. Conviver com a ausência da pessoa amada, por exemplo, é algo difícil de suportar. Afinal não é só a pessoa que se vai. Com ela, se perde as conversas, os planos, os passeios, risadas, o convívio em geral. Para te ajudar a seguir em frente, veja abaixo dicas de como superar uma desilusão.

Dê tempo ao tempo

Independente do que tenha acontecido, a desilusão é um sofrimento que não acaba de um dia para o outro. Você deve entender que está passando por um corte na sua vida e é necessário ter paciência para esperar o corte se fechar. Há uma ferida no seu coração e, como todo machucado, ela precisa de tempo para sarar.

Por isso, não se apresse no seu processo de superação. Mas viva cada dia de uma vez. Se permita sofrer, chorar, sentir saudades, pois assim você vai conseguir ressignificar toda a dor e restaurar a sua paz para um novo relacionamento. Caso contrário, tamponar a tristeza só vai servir para você transferi-la para outra pessoa.

Um passo de cada vez

Na tentativa de vencer uma desilusão, principalmente na área amorosa, muitos cometem o erro de tentar se curar com um outro relacionamento. Porém, o que a grande maioria dos desiludidos não entende é que, disfarçar a dor e levá-la para outra relação, só faz piorar a situação e aumentar o sentimento de insatisfação.

Não tente “provar” para o seu ex que você está bem e seguindo a vida, até porque é a sua saúde emocional que está em jogo. Em vez disso, dê pequenos passos e confortáveis. Em um final de semana saia com os seus amigos, em outro visite sua família, em mais um cuide de você, e assim por diante. O importante é caminhar de forma leve e tranquila.

Pratique o perdão e aceite seus erros

Geralmente, a desilusão ocorre pelo excesso de idealização da pessoa amada ou de si mesma. Em alguns casos, o indivíduo se culpa pelo fracasso da relação. Ainda que você tenha tido uma parcela de responsabilidade no fim do relacionamento, entenda que erros acontecem. Ninguém nessa vida é perfeito e, por isso, todos merecem o perdão, inclusive você.

Por outro lado, busque perdoar a outra parte também caso tenha te prejudicado. Isso não significa que você vai esquecer o que ela te fez, mas o perdão pode aliviar a dor do seu coração. Todos estão passíveis de errar e é de falhas em falhas que o desenvolvimento pessoal vai acontecendo.

Tire aprendizado disso

Todas as experiências, sejam elas boas ou ruins, contribuem para o próprio amadurecimento. Por isso, sempre há um lado bom nas adversidades que surgem ao longo do caminho. Por mais difícil que seja, acredite que há um lado positivo na desilusão. Existe uma lição valiosa que você pode tirar do meio do sofrimento, basta estar atento.

Procurar pelo aprendizado no processo de frustração, além de te ajudar a superar a desilusão, vai te tornar uma pessoa melhor no futuro. Por meio de reflexões, você entenderá os motivos que levaram ao insucesso da relação e terá a capacidade de mudar sua visão acerca de muitos pontos. Sendo assim, abra espaço para o aprendizado através da dor.

Se valorize e foque em você

Após uma desilusão amorosa costuma ocorrer uma baixa na autoestima, com alto potencial de levar a pessoa a estados depressivos. Nestes momentos, é fundamental não abandonar o autocuidado. Agora, mais do que nunca, você precisa se cuidar e se amar com todas as suas forças, não para mostrar ao ex que está tudo bem, mas sim para você se reerguer.

Sendo assim, procure se valorizar, exaltando suas qualidades e atributos de quem tem orgulho. Não pense em embarcar em uma nova relação agora, cuide de você primeiro, investindo tempo no seu desenvolvimento pessoal. Faça cursos, experimente adquirir novos hábitos saudáveis, realize uma mudança de visual, procure se atentar mais para si.

Fique com pessoas alegres e de boas energias

Nada melhor do que bons amigos para ajudar a superar uma desilusão. No processo de cura de uma frustração, é preciso ter muito cuidado com certas pessoas. Existem aquelas que adoram ver o sofrimento alheio e outras que fazem de tudo para alegrar a vida de quem está ao lado.

Procure estar perto de pessoas alegres, com boas energias e que amam viver intensamente. As boas vibrações vão te ajudar a jogar fora todo o peso de sentimentos negativos, te fazendo enxergar que a vida é bela demais para viver no sofrimento. Se permita ser invadido com a alegria de quem está ao seu redor.

Desapegue-se do passado e priorize o futuro

Já diz o ditado popular: “Quem vive de passado é museu”. Tente não ficar remoendo o que se passou, pois você não vai conseguir mudar absolutamente nada do passado. O jeito é se adaptar à nova realidade e seguir em frente. Olhe para trás e considere as situações que você viveu como experiências que moldaram o seu eu interior.

Foque sua atenção no que está por vir, alimentando um sentimento de gratidão por todo o aprendizado que teve. Descubra novas possibilidades para o seu futuro, aproveite as oportunidades, veja as novas portas que se abrirão. Para superar a desilusão é necessário se desapegar do passado e agarrar com todas as forças as experiências que estão a caminho.

5 fases do luto e a desilusão

Mulher tentando secar as lágrimas ao chorar

O luto é caracterizado como um processo de dor pela perda de alguém. Neste sentido, a pessoa que passa por uma desilusão também sofre a dor da perda de algo, seja de uma pessoa, do convívio, de sonhos ou planos. Abaixo, você vai descobrir as 5 fases do luto e entender como elas se relacionam com a desilusão. Veja!

Negação

Na fase da negação ocorre, como o próprio nome sugere, uma negação do fato real. Ou seja, a pessoa se recusa a acreditar que perdeu o ente querido, que foi demitido, que a parceria amorosa chegou ao fim. Isso ocorre como uma tentativa de proteção contra o sofrimento da perda. A dor é tão forte que o sujeito deseja negar o incontestável, negar que vive uma desilusão.

Geralmente, a negação é a primeira fase que o indivíduo entra. Pode durar poucos dias ou até meses a depender do estado emocional. É preciso cuidar desse estado, pois em casos graves, a pessoa desiludida pode até mesmo criar uma realidade paralela para sustentar o mundo de ilusões que ela viveu.

Raiva

Perceber que todo o tempo investido no relacionamento foi praticamente perdido pode acarretar sentimentos de desespero, medo, raiva, culpa, entre outros. A raiva pode ser direcionada para si mesmo ou para o que foi perdido culpando terceiros. Neste cenário, é comum aparecer atitudes agressivas e comportamentos autodestrutivos como formas de manifestação da raiva.

Todos esses sentimentos são naturais após uma desilusão e característicos da fase de raiva no processo de luto. No entanto, é necessário saber lidar com eles para não gerar consequências negativas. Quem está passando por esta fase pode focar os pensamentos em atividades prazerosas até chegar na fase da aceitação para entender tudo o que aconteceu.

Barganha

A fase da barganha ou negociação é definida como uma tentativa desesperada de negociação para reverter a situação. Ou seja, a pessoa enlutada, desiludida com o rompimento da relação, faz promessas e solicitações para reatar o compromisso novamente. Ela faz de tudo para que as coisas voltem a ser como eram antes.

É importante entender que a fase da barganha é, na verdade, uma tentativa de aliviar o sofrimento. Para alguns indivíduos, a dor da desilusão é altamente insuportável. Por isso, eles se dispõem a fazer qualquer coisa e aceitar todo tipo de condição para viver a sua fantasia. Em certos casos, a ilusão é menos dolorosa do que a realidade.

Depressão

Entre todas as fases do luto, a depressão costuma ser a mais intensa, principalmente quando se tem a presença de desilusões. Nessa fase, o enlutado entra em um profundo estado de sofrimento, com sucessivos momentos de choro. Costuma se isolar e a dor da perda acaba alimentando ainda mais o estado depressivo.

É fundamental passar por essa fase de depressão, só assim é possível vivenciar a dor da perda e ressignificar a desilusão. Por outro lado, amigos e familiares precisam estar próximos desta pessoa para ajudá-la a sair desse período. O tempo de permanência na fase varia de indivíduo para indivíduo, mas é importante ter atenção para a vida do enlutado não paralisar.

Aceitação

Na fase da aceitação, o sujeito chega ao entendimento dos motivos que levaram à perda da pessoa. O enlutado restaura a sua paz, aprendendo a conviver com a ausência de quem amava. É claro que a lembrança de quem se foi jamais é apagada, restam as memórias boas e os aprendizados que surgiram com a partida.

Superar uma desilusão implica atravessar essa fase de aceitação para conseguir seguir em frente e viver novos relacionamentos. A saudade pode aparecer em determinadas fases da vida, mas o desespero não surge mais. Além disso, a aceitação da perda pode sofrer alterações ao longo da vida, pois as 5 fases do luto não ocorrem de forma linear.

Como prevenir uma desilusão?

Homem decepcionado

Para se desiludir, basta estar vivo. É impossível evitar que uma frustração aconteça, pois não temos o controle sobre o outro, mas é plenamente viável tomar alguns cuidados para se prevenir contra uma desilusão. Confira abaixo o que você deve fazer.

Não pule os estágios do relacionamento

Quando se trata de relacionamentos, é fundamental ter em mente que não existe uma regra específica. Há pessoas que se apaixonam em semanas, vão morar juntas em meses e constroem uma relação de parceria durante anos. Enquanto outras passam pelo namoro e noivado com muita paciência, mas o casamento não dura nem meses.

O ponto central para se prevenir contra uma desilusão é não pular estágios do relacionamento traindo seus próprios sentimentos. Se você sente que não é a hora de dar um passo a mais na relação, então não faça isso. Não queira apressar as coisas com o intuito de viver o futuro, mas aproveite cada momento da relação. Viva o hoje e deixe o tempo cuidar de tudo.

Não tenha expectativas muito altas

Entrar em uma relação amorosa com expectativas muito altas é um prato cheio para a desilusão. Você pode sonhar, planejar, desenvolver objetivos, mas tudo isso deve estar baseado na realidade e em total concordância com a outra parte. Muitas vezes, a frustração surge na vida de uma pessoa como consequência de um ideal que ela mesma criou.

Entenda que você não está sozinho na relação e o outro não é perfeito. Cuidado com as fantasias que aparecem na mente quando tudo está bem e saudável. Desentendimentos acontecem, todos têm defeitos e mudanças sempre podem acontecer. Sendo assim, vá com calma e veja a realidade das coisas.

Seja realista

Um ponto primordial para a prevenção contra a desilusão é estar com a cabeça no lugar e pés no chão. Seja o mais realista possível e não tente tapar o sol com a peneira. Isto é, não tente disfarçar o que está bem claro. Se você perceber que algo está mudando na relação, encare o fato assumindo a postura necessária.

A desilusão ocorre justamente pela falta do senso de realidade. É claro que não é fácil reconhecer certas verdades, até porque viver no mundo de ilusão, onde tudo é perfeito e maravilhoso, é mais confortável do que encarar a verdade. Mas acredite, lidar com o real das situações vai preservar sua saúde emocional, além de te tornar uma pessoa mais forte.

Posso procurar ajuda psicológica após uma desilusão?

Ilustração - emoji de tristeza desenhado no café

A desilusão é uma dor tão forte que é comparada ao luto. Por ser um sofrimento intenso, muitos não conseguem lidar com a situação sozinhos e precisam de alguém por perto. Nesses casos, a ajuda psicológica se constitui como ponto seguro de sustentação para o indivíduo.

O psicólogo, por meio de técnicas, irá acolher o sujeito em sofrimento, auxiliando-o a encontrar novos caminhos após uma frustração. É importante estar aberto para o tratamento, entendendo que a ajuda profissional é indispensável para a cura da alma.

Neste artigo você obteve algumas dicas de como superar uma desilusão, o que fazer para prevenir que uma aconteça, além de outras informações relevantes sobre o tema. Aproveite tudo o que você aprendeu e faça bom uso desse conhecimento. Não negligencie o cuidado psicológico e entenda que você deve vir sempre em primeiro lugar. Se ame!

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.