Para que serve a Castanha da Índia: benefícios, prevenção, o chá e mais!

Para que serve a Castanha da Índia: benefícios, prevenção, o chá e mais!

Apesar de muitas pessoas não conhecerem, a castanha da índia possui propriedades diversas e capazes de tratar diversas doenças. Saiba mais nesse artigo!


Considerações gerais sobre a Castanha da Índia e para que serve

Castanha da índia com casca.

A castanha da índia é uma planta medicinal que possui propriedades capazes de diminuir o tamanho da dilatação das veias, e também funciona como um anti-inflamatório natural. Além disso, essa é uma planta bastante eficaz no combate a má circulação sanguínea, varizes e também hemorroidas.

A castanha da índia é uma planta que pode ser encontrada em diversos locais, como farmácias e algumas lojas de produtos naturais, mais especificamente na forma de folhas secas, que servem para fazer chá, e também em pó, cápsulas, cremes ou hidratantes. Você vai ver ao longo desse artigo, que a castanha da índia possui uma série de propriedades benéficas para o organismo.

Quer saber mais? Não deixe de ler esse artigo até o final!

Castanha da Índia, propriedades medicinais e efeitos colaterais

Castanhas.

A castanha da índia possui uma série de propriedades medicinais e traz diversos benefícios para a saúde das pessoas. Além de possuir substâncias que combatem inflamações, ela também age contra males como a hemorroida. Saiba mais nos tópicos a seguir!

A Castanha da Índia

Apesar de muitas pessoas não conhecerem, a castanha da índia é originada a partir do castanheiro da índia, que é uma árvore que chega a ultrapassar os 20 metros de altura. Diversas partes dessa árvore são utilizadas para fins medicinais. As sementes, casca e folhas, todas essas coisas podem ser utilizadas para fazer remédios.

Essa oleaginosa, geralmente, é amplamente utilizada no tratamento de problemas circulatórios, além de ser usada para tratar hemorroidas e fortalecer o cabelo. Essa castanha vem de uma árvore que se originou na região Sudeste do continente europeu. Suas sementes possuem um sabor amago e o seu extrato é muito usado no tratamento de problemas como a febre e complicações gastrointestinais.

Propriedades medicinais

Entre as propriedades medicinais da castanha da índia, pode-se mencionar o fato de que ela age como um anti-inflamatório, além de combater problemas como a hemorroida. Ela é bastante utilizada no tratamento de várias doenças, além de ser usada em casos de problemas circulatórios, como a insuficiência venosa e as varizes.

Além dos benefícios citados acima, a castanha da índia também é uma rica fonte de vitamina B, C, K e também ácidos graxos. Isso faz com que ela traga diversos benefícios para a saúde, como a melhora no sistema imunológico e também a preservação da saúde da pele.

Precauções e possíveis efeitos colaterais do consumo de Castanha da Índia

É importante sempre ficar atento às contraindicações do consumo de castanha da índia. Quando ela é consumida em excesso, tende a provocar irritações no trato digestivo e também na pele. O consumo desse fruto em grandes quantidades pode ocasionar dor e a sensação de um estômago cheio.

Além disso, a castanha da índia em excesso pode ocasionar a dilatação da pupila, vômitos, diminuição da coordenação, e nos casos mais graves até mesmo uma paralisia. Outro fator a ficar atento é que quando a castanha da índia é utilizada na forma de pomada, pode ocorrer a coceira e a vermelhidão no local da aplicação.

Para que serve a Castanha da Índia e principais benefícios do consumo

Várias castanhas da índia.

Os benefícios trazidos pelo consumo da castanha da índia são muitos. Ela também possui uma série de utilidades medicinais. Possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, vasoconstritoras, entre outras coisas. Confira a seguir as principais utilidades e benefícios!

Alívio de sintomas da insuficiência venosa crônica

Apesar de muitos não conhecerem essa doença, a insuficiência venosa crônica é uma patologia que se caracteriza pelo fluxo insuficiente de sangue para os membros inferiores. Entre os sintomas mais comuns dessa patologia, é possível mencionar a ocorrência de coceiras, inchaços, dor e úlceras.

O extrato da castanha da índia é amplamente utilizado no tratamento de diversas doenças, entre elas, aquelas que estão relacionadas com a má circulação sanguínea, como é o caso da insuficiência venosa crônica. Caso você apresente esses sintomas, procure um profissional de saúde.

Auxílio no tratamento de veias varicosas

As varizes podem ser definidas como a presença de inchaço nas veias. De modo geral, elas aparecem mais frequentemente nos membros inferiores do corpo e podem também ser ocasionadas por um quadro de insuficiência venosa crônica. Contudo, se o indivíduo possui essa doença, ele pode usar a castanha da índia como um tratamento complementar para tratá-la, devido as propriedades que ela possui.

Essa castanha auxilia na melhora do tônus venoso, o que faz com que o fluxo sanguíneo nos membros inferiores melhore consideravelmente. Consequentemente, o inchaço diminui e a dor na região também. Antes de tudo, procure um profissional especializado. Ele te dará as devidas orientações sobre como proceder.

Alívio no desconforto causado por hemorroidas

A castanha da índia possui propriedades anti-inflamatórias, o que faz com que o extrato dela auxilie no alívio dos sintomas das hemorroidas, fazendo com que a inflamação reduza consideravelmente e o inchaço nas veias afetadas pela hemorroida também. As hemorroidas são um quadro de saúde que é caracterizado pela presença de veias inchadas ao redor do ânus e do reto.

Os sintomas são bastante desconfortáveis e podem incluir coceira, irritação, dor e até mesmo sangramentos. Ao apresentar os sintomas da hemorroida, procure um profissional de saúde o quanto antes para iniciar a recuperação.

Combate a inflamações

As inflamações pelo corpo podem acabar acarretando um certo acúmulo de líquidos nos tecidos do organismo. Isso acaba ocasionando um certo inchaço em algumas regiões, além da retenção de uma grande quantidade de líquidos. Isso é mais comum em mulheres. Para resolver esse problema, a castanha da índia surge como uma solução viável, pois possui propriedades anti-inflamatórias.

Muitas pessoas não conhecem, mas a substância que é a causadora das propriedades anti-inflamatórias dessa oleaginosa é a escina. Ela nada mais é do que um composto ativo que possui, além das propriedades anti-inflamatórias, uma ação venotônica. Isso faz com que o tônus das paredes dos vasos sanguíneos aumentem.

Auxílio na cicatrização de feridas

A castanha da índia é uma oleaginosa que auxilia na cicatrização de feridas, devido ao seu amplo potencial anti-inflamatório, que é capaz de diminuir um inchaço no local da ferida. Além disso, essa castanha possui uma propriedade venotônica, que é capaz de aumentar a circulação do sangue, algo que é necessário para a cicatrização da ferida.

Contudo, para que os efeitos da castanha da índia possam atuar de forma correta, é fundamental que você tome outros cuidados, como ter uma alimentação saudável e evitar alguns hábitos prejudiciais à saúde, como o ato de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.

Auxílio na perda de peso

A castanha da índia, até mesmo pelo fato de ser uma oleaginosa, é um excelente alimento no combate ao excesso de peso. Isso se deve ao fato de que ela é rica em fibras, o que dá uma maior sensação de saciedade e diminui consideravelmente o apetite. Consequentemente, o indivíduo tende a comer menos e emagrecer.

Contudo, é importante ressaltar que para que a castanha da índia seja eficaz na perda de peso, é fundamental que ela faça parte de uma alimentação saudável e balanceada, além de ser aliada a prática de exercícios físicos regulares.

Redução do risco de Aterosclerose

Além de todos os benefícios que já foram citados anteriormente nesse artigo, a castanha da índia ainda reduz o risco de uma doença chamada aterosclerose. Isso se deve ao fato de que essa oleaginosa contém gordura monoinsaturada, que é popularmente conhecida como a gordura boa. Ela ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom, o HDL, que é responsável por promover a regulação dos níveis de LDL.

Com isso, a castanha da índia é capaz de prevenir a formação de placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule melhor e consequentemente diminuindo o risco da ocorrência de doenças.

Prevenção da Diabetes de Tipo 2

Pelo fato da castanha da índia ter em sua composição a gordura monoinsaturada, ela ajuda a manter controlados os níveis de açúcar na corrente sanguínea, prevenindo o aumento do nível de açúcar, o que acarreta problemas como a diabetes tipo 2, por exemplo. As fibras que fazem parte da composição da castanha da índia também auxiliam na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Por conta disso, essa oleaginosa é eficaz no combate a problemas como a diabetes tipo 2. Entre os sintomas desse tipo de diabetes estão a constante sensação de sede, fome, formigamento nos pés e nas mãos, vontade de urinar constantemente, entre outros sintomas.

Ação antioxidante

O extrato da castanha da índia possui antioxidantes, que são substâncias capazes de prevenir danos às células, que são ocasionados devido a moléculas instáveis, chamadas de radicais livres. Os flavonóides, como a quercetina por exemplo, que estão presentes no extrato da castanha, agem como antioxidantes poderosos.

Os radicais livres são as moléculas responsáveis pela ocorrência de inflamações, danos celulares e também pelo desenvolvimento de diversas doenças, como o câncer e doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o mal de Parkinson.

Combate à infertilidade masculina

A infertilidade masculina é um problema que acaba afetando boa parte do público masculino. Um dos fatores causadores mais comuns desse quadro é a varicocele, que consiste no inchaço de veias que se localizam próximas ao testículo. A castanha da índia é importante para a reversão desse quadro pois possui propriedades anti-inflamatórias e anti-inchaço.

Entre os principais, é possível mencionar: a diminuição do número de espermatozoides, conforme o homem envelhece, a pouca mobilidade dos espermas também é um fator que contribui para esse quadro. Além disso, fatores como a vasectomia, a dificuldade na relação sexual e as DST´s também são determinantes para esse quadro.

Prevenção do câncer

A escina é uma substância presente em abundância na castanha da índia. Ela é capaz de reduzir significativamente o número de células tumorais, além de retardar o crescimento delas em certos tipos de câncer, como o de fígado, a leucemia e o mieloma múltiplo. Além disso, alguns testes comprovaram que a escina pode causar a morte de células cancerígenas.

Contudo, nesses estudos feitos sobre a escina, foram utilizadas quantidades concentradas da substância. Ainda não há um consenso sobre a quantidade de extrato necessária para obter o mesmo efeito, por isso, alguns estudos precisam ser feitos em humanos para chegar a conclusões sólidas.

Como consumir a Castanha da Índia

Muitas castanhas da índia juntas.

Apesar de todos os benefícios trazidos pela castanha da índia, ela não deve ser consumida de modo desenfreado, caso contrário, ao invés de trazer benefícios, ela pode causar problemas de saúde. Fique atento às formas de consumo a seguir!

Extrato-seco e comprimidos

A castanha da índia pode ser consumida de diversas formas, entre elas, em forma de cápsulas, que devem ser ingeridas de acordo com a prescrição médica, pó ou folhas, que são utilizadas para fazer chás ou infusões, e até mesmo colocadas sob a pele em forma de cremes e sabonetes que contenham a castanha da índia em sua composição.

É importante ficar atento à dose diária que deve ser tomada, por exemplo, o extrato seco só pode ser consumido em uma dose de 200 a 600 mg por dia. Com os comprimidos é um pouco diferente, o indivíduo pode consumir 100 mg de extrato seco da castanha da índia, no caso, 3 comprimidos por dia.

Chá de Castanha da Índia

O chá de castanha da índia é feito com as folhas dela, e é um excelente método para aliviar as hemorroidas, os problemas na pele, a dermatite e também os eczemas, bem como inflamações nas articulações. Para fazer esse chá é muito fácil, você só vai precisar de: 30 g de folhas de castanha da índia e 1 litro de água fervente.

Para preparar esse chá, você só precisa juntar as folhas de castanha à água fervente e deixar repousando por aproximadamente 20 minutos. Depois disso, basta coar e beber de 2 a 3 xícaras de chá diariamente, para tratar hemorroidas e outros problemas de saúde.

Tintura de Castanha da Índia

A tintura de castanha da índia possui uma atividade anti-inflamatória sobre a circulação periférica, antiedematosa e flebotônica. Esse produto é indicado para pessoas que possuem cabelos frágeis, varizes, hemorróidas e edemas, devido a má circulação sanguínea. Além disso, problemas como a insuficiência crônica venosa também são combatidos por esse produto.

Além do que foi mencionado acima, a tintura de castanha da índia também reduz o processo de retenção capilar, pele, peso e dor nas pernas. Contudo, antes de utilizar esse produto, consulte um profissional de saúde e leia atentamente o modo de uso.

O que fazer em casos de superdosagem?

Se o paciente ingerir a castanha da índia em excesso, ele deve suspender imediatamente o uso da medicação e procurar auxílio médico o quanto antes. É recomendável o tratamento de apoio e controle das funções vitais. O consumo em excesso dessa castanha pode ocasionar vômitos, diarreia, contrações musculares, fraqueza, falta de coordenação, entre outros problemas.

Outra coisa para ficar super atento é o fato de que, em casos de reações indesejadas durante o tratamento com a castanha da índia, o médico seja comunicado o quanto antes, a fim de que possa orientar como você deve proceder.

Noz da Índia e Castanha da Índia são a mesma coisa?

Castanhas em cima de uma mesa.

A noz da índia é frequentemente confundida com a castanha da índia por boa parte das pessoas. A verdade é que elas são muito diferentes. Isso se deve ao fato de que a noz da índia é uma semente de um fruto que possui propriedades que auxiliam na perda de peso. Em contrapartida a isso, a castanha da índia é uma oleaginosa que é geralmente utilizada para tratar hemorróidas.

Além disso, a castanha da índia ainda possui diversas propriedades que auxiliam no combate a doenças como a aterosclerose, a diabetes tipo 2, problemas na pele, celulite, entre outras coisas. Fique atento às contraindicações e a dosagem ideal para o consumo dessa castanha e você terá uma qualidade de vida melhor.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Últimos posts


Sonhar com excitação: significado, pessoas, celebridade e mais!

Sonhar com excitação: significado, pessoas, celebridade e mais!

Sonhar com excitação indica mudanças que o sonhador precisa fazer em sua vida. Para saber mais e conhecer todas as revelações, clique aqui!


Sonhar que está subindo: ladeira, escada, barranco, significado e mais!

Sonhar que está subindo: ladeira, escada, barranco, significado e mais!

Sonhar que está subindo é um presságio de melhorias em diversas áreas da sua vida. Confira essa e outras interpretações desse sonho!


Sonhar com coala: cinza, preto, branco, filhote, de pelúcia e mais!

Sonhar com coala: cinza, preto, branco, filhote, de pelúcia e mais!

Sonhar com coala simboliza enfrentamento de dificuldades. Mas não só isso. Veja todos os simbolismos do animal aqui e saiba como agir!


Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

O último dos signos fala sobre sorte, riqueza e gentileza. O nativo é generoso e pode parecer lento, mas é determinado. No artigo, saiba mais sobre o Porco!


Sonhar com estrela-do-mar: viva, morta, pequena, gigante e mais!

Sonhar com estrela-do-mar: viva, morta, pequena, gigante e mais!

Se você sonhou com uma estrela-do-mar e está curioso para saber as interpretações, leia esse artigo e descubra os significados de sonhar com estrela-do-mar!