Crise de ansiedade: saiba os sintomas, causas, como lidar  e mais!

Crise de ansiedade: saiba os sintomas, causas, como lidar e mais!

Entenda o que é uma crise de ansiedade, quais os sintomas apresentados por quem sofre desse mal, suas causas e como lidar com problema e também como preveni-lo!


O que é crise de ansiedade?

Homem sentado no chão.

Uma crise de ansiedade faz com que as pessoas tenham uma sensação forte de angústia, nervosismo e insegurança. Elas sentem como se algo muito ruim e fora do controle pudesse acontecer a qualquer momento. Normalmente as pessoas entram em uma crise de ansiedade devido a situações de estresse, como uma prova, uma apresentação ou a perda de um ente querido, por exemplo.

Os sintomas sentidos por quem passa por uma crise de ansiedade são: aumento dos batimentos do coração, formigamento no corpo, sensação de leveza na cabeça, entre outros. Uma maneira de tentar minimizar a ansiedade é fazer um momento de respiração lenta, fechando os olhos. Isso ajudará a normalizar os batimentos cardíacos e a acalmar a respiração.

No artigo de hoje você descobrirá algumas informações sobre a crise de ansiedade como, por exemplo, os sintomas que mostram que uma crise de ansiedade está ocorrendo, o que causa a crise, como lidar com ela, dicas de como ajudar alguém que esteja passando pelo problema e algumas maneiras para prevenir as crises.

Sintomas de crise de ansiedade acontecendo

Mulher sentada no chão.

Os sintomas da crise de ansiedade surgem devido a um desequilíbrio do hormônio adrenalina circulando no sangue. Este fato ocorre quando as pessoas passam por alguma situação importante, como uma apresentação, por exemplo, mas quando estes sintomas se tornam frequentes, isso pode ser sinal de transtorno de ansiedade.

Nesta parte do artigo, você entenderá alguns dos sintomas apresentados por quem está passando por uma crise de ansiedade. Estes sintomas são: medo extremo e súbito, coração acelerado, náusea, sensação de desmaio, entre outros.

Medo extremo e súbito

Os sintomas apresentados em uma crise de ansiedade são bastante variados, e algumas vezes as pessoas demoram a perceber que estão passando por uma crise. Um destes sintomas é um medo extremo sem explicação ou motivo aparente.

O medo pode ser criado devido ao local onde a pessoas está, uma situação atual ou uma memória contida internamente. Ele pode ser incontrolável referindo-se a uma ameaça inexistente, durante a crise de ansiedade todos os sentimentos e pensamentos são extrapolados, fazendo com que as pessoas tenham comportamentos diferentes do normal.

Coração acelerado

Outro sintoma que pode ser percebido durante uma crise de ansiedade é uma aceleração do ritmo cardíaco. Este sintoma piora ainda mais o quadro de ansiedade, pois faz com que a pessoa fique preocupada e assustada.

Além disso, as pessoas também podem apresentar dores no peito, o que reforça o medo de um infarto. Assim, com a preocupação de um possível ataque cardíaco, as pessoas ficam ainda mais descontroladas e têm a sensação de medo intensificada. A taquicardia também pode causar dores em outras partes do corpo, piorando assim a crise.

Náusea

Durante uma crise de ansiedade as pessoas podem apresentar também náuseas, inclusive com vontade de vomitar. Normalmente a sensação não chega a se concretizar, mas é uma sensação bastante desagradável e acaba atrapalhando a alimentação das pessoas.

Dependendo da intensidade da náusea durante a crise, apesar de o vômito não se concretizar, isso pode proporcionar um desconforto estomacal. Este sintoma pode durar longos minutos e causar grande mal estar.

Sensação de desmaio

Além do sintoma de náusea, as pessoas que enfrentam uma crise de ansiedade também podem apresentar a sensação de desmaio. Normalmente as pessoas não chegam a desmaiar de fato, mas sentem o desconforto de terem a sensação de perderem o controle do corpo.

Esta sensação é bastante intensa, e além disso, as pessoas podem ter sua visão turva e seus joelhos podem ficar bambos, dificultando que elas se movimentem. Portanto, ao sentir este sintoma, é importante pedir ajuda e procurar um local para se sentar.

Sensação de morte

As pessoas que passam por uma crise de ansiedade podem também apresentar uma sensação de morte, que é um dos sintomas mais assustadores. Esta sensação é bastante cruel, pois causa um medo aterrorizante e sem explicação.

Mesmo não havendo nenhum tipo de ameaça real à vida das pessoas, elas sentem que algo pode acontecer a qualquer momento e tirar suas vidas. Nestas crises estar acompanhado de alguém compreensivo será de grande ajuda.

Dissociação do presente

Outro problema enfrentado por quem passa por crises de ansiedade, é uma dissociação do presente, isso acontece, porque as sensações sentidas são extremamente ruins e podem levar a uma sobrecarga do emocional.

Esta desconexão do presente, está relacionada a um mecanismo de defesa cerebral, usado quanto este não consegue processar uma situação verdadeira e muito ruim. Além desta sensação de estar fora da realidade, após a crise de ansiedade, é possível ter lapsos de memória.

Sente-se observador da crise de alguém

Na crise de ansiedade, as pessoas podem sentir como se observassem a crise de outra pessoa, sem perceber que a crise está ocorrendo com elas. É como se as pessoas estivessem assistindo a uma cena por meio dos olhos de terceiros.

Após a crise de ansiedade, e ao apresentar este sintoma, assim como no caso da dissociação da realidade, as pessoas podem apresentar dificuldade de memória, com relação a acontecimentos ocorridos momentos antes da crise de ansiedade.

Pensamentos desordenados

Pensamentos desordenados é um sintoma bastante complicado, pois pode aumentar o tempo da crise de ansiedade. Isso porque com os pensamentos desorganizados, embaralhados, as pessoas acabam sendo incapazes de pensar de maneira lógica e não conseguem compreender de forma racional o que está acontecendo ao redor.

Com isso, não são capazes de alterar seus pensamentos ruins, que reforçam as sensações de morte ou medo extremo. Por isso a crise de ansiedade fica pior, o que pode ser bastante danoso à saúde mental e corporal das pessoas.

Causas da crise de ansiedade

Mulher se olhando em um vidro.

As causas da crise de ansiedade é diferente para cada indivíduo, mas de maneira geral estão relacionadas ao estresse, abalo emocional devido a algum conflito, entre outros fatores. Portanto, é necessária uma investigação de cada paciente para entender melhor o que intensifica ou causa a crise.

Nesta parte do artigo, falaremos sobre algumas das possíveis causas para a crise de ansiedade como, traumas psicológicos, situação de estresse, fatores genéticos e gatilhos pessoais.

Traumas psicológicos

Traumas psicológicos podem ser os causadores de ansiedade, depressão e até mesmo de uma sensação constante de estar doente. Todas estas sensações e problemas podem ser causados por situações ou eventos que causaram aflições às pessoas em algum momento de suas vidas, são chamados de Estresse Pós Traumático.

Este transtorno psicológico, causa medo excessivo depois de vivenciar uma situação muito chocante, assustadora ou perigosa. A participação em guerras, assaltos ou violência doméstica, por exemplo, são algumas destas situações.

Além disso, estes traumas psicológicos podem ocorrer após alguma mudança inesperada na vida das pessoas, como a morte de alguém próximo, por exemplo. Desta forma, o estresse pós-traumático também pode ser classificado como transtorno de ansiedade causado pela exposição a situações traumáticas.

Situação de estresse

A situação de estresse, além de ser causadora da ansiedade, também é responsável por uma dificuldade na comunicação entre quem está passando pela crise de ansiedade e o outro. Ele pode ocasionar uma comunicação mais violenta, grosseira e mal educada.

E o estresse tanto pode ser causado pela crise de ansiedade, quanto pode ser o responsável pelo surgimento da crise. O estresse também faz com que as pessoas busquem justificativas, desculpas, que impedem a pessoa de enxergar os problemas vividos.

Fatores genéticos

Existem também, fatores genéticos que levam a problemas com crise de ansiedade, desta forma, caso os pais tenham sofrido com transtorno de ansiedade, possivelmente os filhos também terão o mesmo problema. Sendo assim, a vivência de crises de ansiedade podem ser transmitidas para todos os membros de uma família.

Mesmo sabendo que cada pessoa possui um nível diferente de ansiedade, tanto genes, como a forma com que pais e avós se comportam e como criam filhos e netos, influenciam neste quesito também. Acredita-se que a maioria dos transtornos psicológicos, a ansiedade é um deles, possuem causas genéticas e ambientais.

Apesar de ser sabido que o peso da genética é maior, ao olhar de maneira individual, é possível perceber que há uma variação neste possível padrão. Mas de maneira geral, se as pessoas tiverem casos de ansiedade entre seus pais, muito provavelmente também passarão pelo problema.

Gatilhos pessoais

Gatilhos pessoais, ou gatilhos emocionais, funcionam como barreiras que dificultam o esquecimento de acontecimentos ou mesmo de se desvencilhar de crenças, opiniões e valores muito rígidos na vida das pessoas. Assim, aqueles que tiveram situações de sofrimento no passado, fazem o possível para formar novas memórias e criar uma vida mais feliz.

Porém, ao se depararem com uma pessoa, situação, ação ou fala que lembre uma vivência dolorosa do passado, podem ter reações ou atitudes estranhas à sua maneira normal de agir. Assim, as pessoas acabam tomando decisões precipitadas que prejudicam seu bem estar, e que ainda levam ao estresse e cansaço mental.

Como lidar com a crise de ansiedade

Mulher confusa.

Com todos os sintomas e causas relacionadas à crise de ansiedade é possível perceber que esta é uma doença que pode causar problemas à saúde geral das pessoas. Portanto, é importante saber quais as formas possíveis de lidar com o problema.

Abaixo falaremos sobre várias maneiras de lidar com a crise de ansiedade, saiba como fazer o distanciamento da situação causadora da ansiedade, exercícios de respiração, de visualização, aceitação da realidade, relaxamento muscular, o uso dos cinco sentidos e analisar os pensamentos.

Distanciamento da situação

Se distanciar da situação causadora da crise de ansiedade é uma das formas de lidar com a crise, portanto, focar nos sintomas que estão surgindo, apenas ajudará a piorar o problema. Assim, é imprescindível tirar a atenção dos sintomas, e focar em alguma atividade específica, como a respiração, por exemplo.

Claro que não é uma tarefa simples tirar o foco do problema, mas é possível fazer tentativas de realizar respiração profunda. Outro ponto importante é buscar ajuda profissional para encontrar possíveis soluções para as crises de ansiedade.

Respirar fundo

Um dos sintomas sentidos durante uma crise de ansiedade é a respiração rápida que acaba causando uma hiperventilação. Neste momento, é importante buscar fazer uma respiração mais consciente, inspirando e expirando de maneira lenta e profunda. Com essa ação, é possível reduzir o estresse e fornecer maior oxigenação ao cérebro, o que também melhora a concentração.

Com isso, é possível reduzir a sensação de asfixia e dificuldade de respirar, portanto ao notar uma crise de ansiedade se aproximando, tente respirar lentamente. Colocando uma mão sobre a barriga e a outra no peito, procure respirar devagar, através do diafragma. Fazer a Inspiração pelo nariz, segurar o ar por 3 segundos e soltar o ar pela boca lentamente trará calma.

Exercícios de visualização

Como um dos sintomas é a fixação em pensamentos ruins e trágicos, uma maneira de aliviar a crise de ansiedade, é livrar-se deste padrão de pensamento. Exercícios de visualização são uma ótima forma de conseguir melhorar o padrão mental.

Tente pensar em um lugar que transmita paz e relaxamento, pode ser uma paisagem, um riacho ou algum lugar do passado que trazia estas sensações. Coloque todo seu foco nesta visualização e acrescente mais detalhes a cena. Com essa atividade é possível tirar sua mente do padrão negativo, acalmando a respiração e desligando dos sintomas da ansiedade.

Aceitação da realidade

Uma crise de ansiedade, principalmente a primeira, é uma experiência que toma os sentidos das pessoas em um turbilhão. Em crises mais severas é bastante difícil manter o controle da situação, mesmo que a crise se repita, o que é provável que ocorra, não se deve irritar ou lutar contra as sensações.

A aceitação da realidade dos acontecimentos é a melhor atitude, inclusive isso pode ajudar a aliviar momentaneamente a crise. Isso porque a pessoa entende o que está acontecendo, e assim consegue colocar seu foco da melhor forma possível nas práticas para melhorar a crise.

Relaxar a musculatura

Muitas vezes a primeira reação de quem passa por uma crise de ansiedade é a contração dos músculos, que é um mecanismo de defesa do organismo. Porém, isso causará dores e desconfortos maiores, aumentando a sensação de ansiedade.

Portanto, além de fazer exercícios para controlar a respiração, e após esta estar mais normal, procure realizar o relaxamento muscular. Usando ainda a respiração, procure relaxar os músculos iniciando pela cabeça, pescoço e depois os pontos que costumam ficar bastante tensos neste processo como o maxilar, boca, nuca e ombros.

Usar os cinco sentidos

Usar os cinco sentidos também é uma maneira de minimizar os sintomas causados pela crise de ansiedade. Ativar os sentidos fará com que a pessoa se sinta presente no lugar que está, assim como no presente, no aqui e agora.

Para realizar este exercício, procure listar 5 coisas que está vendo, 4 coisas que é possível tocar com suas mãos, 3 sons que está ouvindo no momento, 2 odores que esteja sentindo e 1 sabor que consiga sentir. Essas ações farão com que entre em contato com a realidade e deixe de lado os pensamentos e acontecimentos que levaram a crise de ansiedade.

Analisar os pensamentos

No momento da crise de ansiedade é bastante comum as pessoas serem acometidas por uma avalanche de pensamentos, o que cria uma carga emocional muito alta. Com isso, há uma liberação de adrenalina no organismo, o que leva o sistema nervoso a um estado de alerta. Para reduzir a quantidade e velocidade com que os pensamentos surgem, é possível realizar uma análise deles.

Tente perceber quais são cabíveis, além disso crie distrações externas, se estiver acompanhada, procure iniciar uma conversa e coloque sua atenção somente nesta atividade, caso esteja só tente contar de 1 a 10 inúmeras vezes, cantar uma música ou recitar uma poesia, faça algo que elimine o excesso de pensamentos.

Dicas para ajudar alguém em crise de ansiedade

Homem sentado com a mão na cabeça.

Quando uma pessoa passa por uma crise de ansiedade, ela poderá sentir sensações como medo, angústia e incertezas. Estes sentimentos alimentam um sentimento de pessimismo, que faz a pessoa pensar e esperar somente coisas ruins.

Nesta parte do artigo entenda de que maneira é possível ajudar uma pessoa que esteja passando por uma crise de ansiedade, informações como, confortar a pessoa, ajudar a tirar o foco da dor e agir com gentileza e compaixão.

Confortar a pessoa

Quando estiver junto com alguém que esteja passando por uma crise de ansiedade, é preciso confortar a pessoa. Tentar forçar uma reação da pessoa em crise apenas fará com que piore o problema, neste momento ela precisa de apoio, para que não se sinta desvalorizada.

O apoio que esta pessoa necessita vem da compreensão, dizer coisas como “é preciso enfrentar” ou “isso vai passar”, terá um impacto negativo sobre o problema. A melhor forma de apoiar neste momento é acolhendo a pessoa e ouvindo-a.

Ajudar a tirar o foco da dor

Outra forma de ajudar as pessoas que enfrentam uma crise de ansiedade é ajudá-las a tirar o foco da dor e dos pensamentos negativos. Para isso, uma ideia é falar sobre uma situação positiva que foi vivida, ou sobre algo que já está planejado, como uma viagem, por exemplo.

Mas é importante lembrar que mesmo este apoio é preciso ser feito com cautela, para não parecer que não está dando a importância devida ao momento de ansiedade. Procure mudar o foco com sensibilidade, assim é possível verificar se está funcionando ou se é melhor interromper a estratégia.

Gentileza e compaixão

Gentileza e compaixão são sempre as atitudes mais acertadas para ajudar pessoas que passam por uma crise de ansiedade. Procure manter uma conversa afetuosa, paciente, a crise normalmente tem uma duração de 25 minutos, assim é importante ficar ao seu lado até o final.

É importante demonstrar empatia, mas sem deixar transparecer um excesso de preocupação, pois isso causará um aumento do quadro de ansiedade. Agir de maneira calma e natural é a melhor atitude, para não transformar o episódio em algo pior.

Tem como prevenir a crise de ansiedade?

Mulher tendo uma crise.

Uma crise de ansiedade pode ser minimizada com algumas atitudes, por exemplo, praticar exercícios físicos é comprovadamente benéfico para a saúde de uma forma geral. E é bastante positivo para ajudar a reduzir as crises de ansiedade. Outra atividade que ajuda neste processo é a prática de meditação, que faz com que as pessoas consigam relaxar a mente e o corpo.

Outro ponto importante para a melhora do quadro de ansiedade, é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e com base em cafeína, que são bastante prejudiciais.

O sono também é muito importante, pois ajuda a relaxar a mente e o corpo, praticar algo que seja agradável para a pessoa também é de grande ajuda, pintar, desenhar, bordar, tocar um instrumento, são atividades que ajudam a reduzir as crises de ansiedade.

No artigo de hoje buscamos trazer informações importantes para ajudar pessoas que enfrentam problemas com crises de ansiedade, esperamos que ajude a entender melhor este problema.

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.