Longevidade: conheça os hábitos para aumentar, alimentos e mais!

Longevidade: conheça os hábitos para aumentar, alimentos e mais!

Caracterizada pelo prolongamento da vida, a longevidade se resulta em uma idade acima da média. Leia o artigo para saber mais!


O que é longevidade?

Casal de idosos andando na rua.

O processo da longevidade justifica um apanhado de atividades e hábitos alimentares, além de estar atrelado ao envelhecimento natural de uma população. Podendo aplicar questões sociais, a saúde e a previdência também entram neste contexto. Muitas pessoas estão em uma situação abaixo de um nível socioeconômico e precisam de atenção.

Sendo um fator que vai se agravando com o passar do tempo, existe uma necessidade de sobrevivência. Conforme o aumento da população de idosos, exigir algumas políticas para compreender este processo é necessário, além da implantação de medidas para atender este público específico. Saiba mais sobre as questões que estão dentro deste processo, lendo o artigo!

Hábitos para aumentar a longevidade

Mulher idosa tirando foto.

Não tendo exatamente uma fórmula específica, a longevidade pode ser determinante para ter uma postura altamente eficaz e incluindo uma rotina saudável. Ao nível científico alguns especialistas já falaram sobre medidas que podem ser determinantes para este processo, além delas contribuírem para um envelhecimento ativo.

Podendo aumentar os anos de vida de uma pessoa, melhora a saúde dela e com o aproveitamento ao longo do processo. Em 2019 os brasileiros aumentaram três meses na expectativa de vida chegando aos 76,6 anos, segundo o IBGE. Além disso, desde 1940 que a longevidade aumentou em 31 anos. Continue lendo o artigo para compreender os hábitos que contribuem com a longevidade!

Saciedade

A saciedade na ação da longevidade está ligada nas refeições estabelecidas e em medidas certas. Isso inclui não se alimentar de forma exagerada, mas em se satisfazer diante dos alimentos que são necessários. Quando o estômago está 80% cheio ele faz o trabalho de digestão facilmente.

Outra questão que pode ajudar é aquela de mastigar o alimento devagar, além de entender que o cérebro leva cerca de 20 minutos para compreender o nível de saciedade. Evitando também doenças ligadas ao aumento de peso diante de uma ação corporal específica, reduz as calorias.

Vida social

Todas as pessoas precisam manter um círculo de amizades, tendo em vista que a longevidade pode ser nutrida com estas relações sociais. Indo além, todo ser humano necessita de companhia e ele não foi constituído para viver sozinho. A sobrevivência dele vai se construindo ao lado de outras pessoas e com a saúde em dia.

Cultivar relacionamentos familiares e com os amigos faz com que uma pessoa mantenha uma rotina saudável, além dos outros se importarem e cuidarem dela. Ser apoiada faz total diferença, podendo também evitar algumas doenças e reduzindo o risco de alguns sintomas. A memória pode ser estimulada a livrar-se da ansiedade.

Otimismo

Pesquisas foram feitas em junção pela Escola de Saúde Pública Harvard, Escola de Medicina de Boston, pelo Instituto de Cuidados de Saúde Harvard Pilgrim e a Escola de Medicina da Universidade de Harvard. Atrelando a longevidade, eles acreditam numa vida saudável diante do otimismo.

Com as pessoas podendo passar dos 85 anos e não estando conclusivo até então, esse fator pode colaborar com elas. Olhando para o futuro é possível acreditar que esta questão psicológica pode ajudar neste processo. Podendo controlar sentimentos que geram ansiedade, elas podem superar algumas dificuldades com o otimismo.

Tabagismo

Matando muitas pessoas todos os anos, o tabaco leva 8 milhões delas. 7 milhões são aquelas que usam direto o cigarro e 1,2 são as que não ficam expostas ao tabaco passivo, segundo a OMS. Muitos especialistas se ligam aos estudos e em todo o mundo este hábito diminui a longevidade.

Sendo mais que importante evitar este consumo, o tabaco coloca as pessoas em compartilhamento com substâncias não favoráveis, além de ter a nicotina com o monóxido de carbono. Mais do que isso, aqueles que usam também prejudicam os que estão à sua volta. Ligado em muitas doenças, elas são mais de 50. O infarto, câncer, AVC e a bronquite podem se desenvolver.

Cafeína

O café é uma das bebidas mais ingeridas pelas pessoas e ele pode indicar a longevidade. Uma Universidade dos Estados Unidos no Sul da Califórnia, a USC realizou uma pesquisa que mostra que ingerir café pode reduzir o risco de morte, além de estar atrelado ao câncer, derrame e questões respiratórias.

Com o diabete e os problemas do coração, o café conta com uma concentração eficaz. Os antioxidantes estão presentes, fazendo com que alguns efeitos colaborem para o não envelhecimento precoce e protegendo o organismo das pessoas de doenças mais graves.

Vacinação

Se vacinar é um ato de cuidado, além da ligação com as medidas estabelecidas pelo sistema público. A longevidade também se aplica, além da imunização ser determinante para se ter uma vida mais saudável. Entre os períodos de 1940 e 1998, as pessoas conseguiram estabelecer mais 30 anos de vida nas propostas de imunização.

Incluindo não só as crianças, os adolescentes, adultos e idosos podem ser incluídos no sistema de vacinação, além destas questões estarem todas ligadas aos esforços do Sistema Único de Saúde, o SUS. São 19 vacinas e elas contribuem para evitar mais de 20 doenças.

Propósito

Estabelecer um propósito de vida é essencial, tendo em vista que ele colabora para a longevidade. Sendo um motivo pelo qual um indivíduo se levanta diariamente de sua cama, ele serve para viver mais. De acordo com um estudo realizado por especialistas da Universidade College de Londres, Princeton e Stony Brook (EUA), eles incluíram 9.050 pessoas.

Com uma idade média estabelecida em 65 anos, sendo que a pesquisa foi feita em oito anos e meio, eles descobriram que todos aqueles que faziam algo determinante em seus objetivos tinham 30% menos chances de falecer. A média ficou em dois anos a mais que os outros.

Músculos

Os músculos saudáveis são importantes no processo da longevidade, além deles contribuírem para uma vida mais ativa. As pessoas vão perdendo essa massa que se chama sarcopenia, porque esta ação faz parte de uma característica natural quando as pessoas vão se tornando adultas.

A Universidade de São Paulo fez uma pesquisa que indicou a queda da massa corporal, além dela estar ligada com a longevidade. Para manter o movimento e equilíbrio, praticar a musculatura faz com que se regule a glicose no sangue e o temperamento corporal que se resulta nos hormônios.

Estresse

Sendo algo que dificilmente pode ser extinto, o estresse dificulta a longevidade das pessoas. Mais do que isso, a rotina turbulenta, cheia de responsabilidades e compromissos faz com que uma pessoa se desgaste até chegar em seu nível máximo de estresse.

A tensão também entra nesta questão, fazendo com que seja necessário atribuir hábitos para tentar amenizar. Causando inflamações no organismo, dá algumas reações no corpo e mexe com a questão emocional. Doenças psiquiátricas são estimuladas, além de alterar a memória. Portanto, o sono também é prejudicado.

Alimentação

Causando a desnutrição, uma alimentação não adequada pode contribuir para a não longevidade das pessoas. Ingerir um número alto de calorias também prejudica, tendo em vista que uma qualidade de vida saudável precisa ser estabelecida. O equilíbrio precisa ser mantido, além do corpo se acostumar com os novos hábitos.

A Universidade de Harvard fez um estudo voltado para uma dieta e suas mudanças, além de incluir 74 mil pessoas em um período de 12 anos. A conclusão foi estabelecida de acordo com alterações identificadas e que são necessárias para se satisfazer dentro de uma expectativa maior de vida.

Alimentos que auxiliam na longevidade

Mulher idosa na janela.

Não existe nada misterioso para se ter uma vida saudável e dentro das ações da longevidade. Se alimentar com produtos específicos e dentro de uma dieta regulada, pode fazer total diferença. É possível encontrar alimentos que assumem esses papéis e com as pessoas vivendo mais.

Manter o equilíbrio dentro deste processo ajuda a regular muitas coisas, principalmente evitando o estresse A genética também entra em questão, sendo que ela é responsável por 25% da longevidade. O restante só entra neste quesito pela rotina saudável, sendo 75%. Leia os tópicos a seguir para saber mais sobre os alimentos necessários para a longevidade!

Amêndoas

As amêndoas são responsáveis pela diminuição do colesterol e dando muita energia. A longevidade também é estabelecida dando espaço para os esteroides vegetais, auxiliando as pessoas que são diabéticas e diminuindo o açúcar no sangue. Podendo aumentar a testosterona, fortalece os músculos.

Com a vitamina E dentro, dá poder aos defensores que protegem dos raios solares. Sendo antioxidante, esta vitamina deixa as artérias livres e sem problemas que não conseguem se desenvolver. Consumir um nível abaixo daquilo que é considerado aceitável pode fazer com que não se tenha uma memória tão boa, afetando a cognição.

Sementes de linhaça

Cheias de fibras e proteínas, as sementes de linhaça auxiliam no processo de longevidade. Também dando uma carga elevada de ômega-3, repara algumas manchas na pele. Teve um estudo que fez com que algumas pessoas ingerissem meia colher desta vitamina durante seis semanas, tendo um avanço no controle da irritação e vermelhidão.

Hidratando, outra avaliação foi feita em pessoas com colesterol acima de 240 mg, comparando com uma rotina de 20 gramas de linhaça. Depois de 60 dias se alimentando com este produto, todas elas tiveram bons resultados, diferentemente dos que ingeriram estatinas.

Tomate

Os tomates contam com o licopeno antioxidante, sendo que os vermelhos são os melhores, mais saudáveis e ajudam na longevidade. Aqueles que são processados também servem e atingem a mesma ativação dos frescos. O corpo aceita rapidamente e absorve o licopeno, podendo ser atribuído a uma dieta.

Evitando o risco do desenvolvimento de câncer na bexiga, a próstata, pele, os pulmões e estômago ficam saudáveis. Podendo até mesmo evitar uma doença arterial, tira os radicais livres da pele e combate o envelhecimento causado pelo sol. Quando cozido se torna potente, além de dar bons resultados.

Batata-doce

Considerada aquela que é uma das mais saudáveis do planeta terra, a batata-doce ajuda a eliminar os danos que foram causados pelo cigarro, prevenindo o diabete e dando a longevidade que muitos buscam. Com a glutationa presente, é antioxidante e eleva o nível dos nutrientes no metabolismo.

Mais do que isso, ela ajuda a reforçar o sistema imunológico e protege as pessoas que a consomem do Alzheimer. A doença hepática também não evolui, não dando espaço para o Parkinson. O HIV, câncer, ataque cardíaco e a fibrose cística não se desenvolvem.

Espinafres

Os espinafres são verdes e constituídos por folhas, dando poder aos músculos e sendo um alimento que o homem consome constantemente. Existem minerais presentes nele, além do potássio e magnésio. A longevidade é atribuída, sendo que pode ser repleta de fontes de luteína.

Servindo como um antioxidante que combate a obstrução das artérias, suas vitaminas são potentes e os nutrientes ajudam a equilibrar o mineral ósseo. Algumas células que atingem a próstata não conseguem se desenvolver, evitando até mesmo os tumores da pele. O câncer de cólon também não evolui, aumentando o fluxo sanguíneo.

Alecrim

Existe um ácido denominado carnosic que pode ser encontrado para diminuir as chances de um colapso vascular cerebral em 40%, além do alecrim que ajuda nestas questões. A longevidade é estabelecida, dando também espaço para as células que ajudam a combater os radicais livres do cérebro.

O derrame não se constitui e este alimento protege as pessoas das doenças degenerativas. O Alzheimer também não consegue se desenvolver, além dos efeitos positivos que esta planta pode causar e evitando o envelhecimento precoce. Não existem manobras misteriosas para se ter uma vida saudável, sendo que este alimento pode ser consumido.

Vinho tinto

Comportado dentro de uma composição que eleva o HDL, o Vinho tinto conta também com o resveratrol e abaixa o LDL. Aqui a longevidade chama atenção, além desta bebida servir como um salva-vidas. As doenças crônicas não se espalham, prevenindo e com uma pessoa podendo chegar aos 85 anos.

O recomendado é consumir apenas duas doses por dia, sendo que pode aumentar em 97% as chances de uma pessoa chegar em uma idade avançada. Sendo que o indicado é ingerir apenas uma bebida com teor alcoólico por dia, os antioxidantes se mostram presentes e ajudam nos vasos sanguíneos. O coração também fica protegido e sem a chance de ir a óbito por alguma doença cardiovascular.

Abacate

As gorduras presentes no abacate são cheias de monoinsaturadas, além delas combaterem o alto colesterol de uma pessoa. A longevidade é para se comemorar, tendo em vista que este produto é rico de ácido fólico e com a vitamina B que combate a homocisteína.

Podendo ajudar para não barrar o fluxo sanguíneo, o abacate preenche este processo com os vasos. O indicado é que uma pessoa consuma este alimento duas vezes na semana e com ¼ dele para estimular os processos do corpo humano. Não existe necessariamente um impasse, apenas recomendações que devem ser seguidas.

Chá-verde

Esta bebida contém a catequina, que serve como antioxidante e combate às ações anti-inflamatórias. Evitando o câncer de pele, a longevidade é constituída pelo consumo do chá-verde, também podendo eliminar alguns efeitos que o sol causou. Equilibrando e neutralizando essas marcas, oferece a saúde.

Com outro antioxidante presente, o epigalocatequina galato fortalece o sistema cardiovascular e reduz os vários processos do câncer. Com ele podendo se desenvolver em qualquer parte do corpo, o chá-verde consumido de forma regular não dá espaço para a doença e protege de todos os danos que pode causar.

Cereais integrais

Neste sistema de longevidade os Cereais integrais contam com a aveia, cevada, as fibras, o trigo e o arroz integral. Podendo aliviar os tecidos inflamados, deixa o coração fortalecido, o cérebro regado e o cólon em seu nível de saúde máxima. Os hidratos de carbono também são encontrados e com os açúcares desacelerados pelas fibras.

As proteínas constituídas neste alimento servem como fonte de energia e dando o poder necessário para os músculos. É preciso se atentar nos produtos denominados integrais, porque nem todos são verdadeiros. Ler com atenção o rótulo pode fazer com que se previna.

Açafrão

O açafrão é amarelo pelo polifenol presente, sendo que as propriedades são anticancerígenas e contam com o poder anti-inflamatório. Combatendo o acúmulo das placas amiloides, a longevidade é estabelecida diante daquilo que pode causar a doença do Alzheimer.

A planta cultivada na Índia pode comprovar o motivo pelo qual os idosos no país não se entregam ao Alzheimer. Nos Estados Unidos existe uma porcentagem de 13% constituída, sendo que as pessoas não consomem lá e de acordo com um estudo da Alzheimer's Association.

Exercícios físicos e os benefícios na longevidade

Dois idosos sentados em um banco.

Muitas pessoas conseguem atingir um nível elevado em suas idades, sendo que muitas utilizam a medicina e os exercícios funcionais. A longevidade pode ser construída através de uma rotina saudável e cheia de atividades, dando cada vez mais uma vida ativa para elas.

O erro de algumas é o de somente se cuidar em uma idade avançada, sendo que o indicado é cuidar dela desde cedo. Não se adequar ao sedentarismo é importante, porque o bem-estar deve proporcionar aquela alegria de se viver e podendo dar o prazer.

Dê continuidade na leitura do artigo para entender os benefícios dos exercícios físicos para a longevidade!

Melhora a saúde mental

Quando as pessoas estão praticando exercícios físicos elas desenvolvem a endorfina que vai sendo liberada pelo corpo. A longevidade é determinada a partir disso, porque essa substância causa a felicidade e o bem-estar. Mais do que isso, eleva o humor e colabora com o emocional.

A saúde mental é enriquecida, evitando que uma pessoa se deixe levar pelo estresse do dia a dia. A depressão e ansiedade também podem ser evitadas com esta prática, além de manter o nível elevado de saúde interna e externa. Seja qual for, o exercício só proporciona bons estímulos.

Controle de peso corporal

O excesso de peso corporal pode prejudicar uma pessoa, tendo em vista que cada uma precisa de um determinado peso diante de seu porte. A longevidade está atribuída aos exercícios físicos, sendo possível eliminar aquilo que pode prejudicar a saúde.

Aumentar a massa muscular conforme o desenvolvimento corporal é necessário, além de evitar o desenvolvimento de muitas doenças. O metabolismo também é acelerado, sendo mais fácil conseguir chegar no peso ideal. Uma pessoa com a idade elevada pode se constituir através disso e mantendo a sua vida ativa.

Sistema cardiovascular

Na base dos exercícios físicos é possível manter o coração de forma leve e saudável. Mais do que isso, a longevidade é trabalhada de forma ativa, além de ter uma vida constante neste sentido das atividades fortalecedoras. A eficiência é constituída, deixando os vasos sanguíneos e as artérias flexíveis.

Com a possibilidade do sangue fluir normalmente, os tecidos do corpo são fortalecidos evitando o desgaste. Reduzindo as chances de se desenvolver doenças cardiovasculares, edifica e melhora radicalmente a saúde daqueles que se exercitam com essas atividades.

Fortalece a memória

Praticar atividades regularmente faz com que o sistema cognitivo seja estimulado, criando células para as pessoas se manterem no sistema cardiovascular fortalecendo e enriquecendo a longevidade. Ajudando também nos processos do cérebro, mantém todas as habilidades dos pensamentos e preserva de forma eficiente a memória.

O hormônio que é liberado durante a prática dos exercícios melhora essa questão mental, podendo até mesmo diminuir os danos causados pela idade avançada. Perdendo também a memória, um idoso pode chegar a um nível elevado de demência. Existe uma parte específica do cérebro que armazena algumas memórias formuladas através das atividades praticantes, podendo melhorar elas.

Doenças crônicas

As pessoas que se movimentam regularmente se mostram ativas e com melhoras em seus níveis de colesterol. Aqui a longevidade vai sendo estabelecida com o controle do açúcar, evitando a pressão alta e ao nível sanguíneo. Podendo intensificar doenças crônicas com a idade, aqueles que chegaram num determinado avanço precisam amenizar tais sintomas.

O desenvolvimento dessas complicações alavancam questões sérias, sendo necessário praticar atividades físicas com uma certa rotina estabelecida. Os cuidados com a saúde devem começar desde cedo, não deixando apenas para se preocupar aos 60 anos, por exemplo.

Qual é o segredo da longevidade?

Homem idoso sentado em um banco de praça.

Não existe necessariamente um segredo para a longevidade. Ela pode ser estimulada diante de restrições, com cuidados na alimentação e exercícios físicos. As proteínas presentes em alguns alimentos podem intensificar esta questão, além deles contarem com vitaminas específicas e antioxidantes. A diferença será notada, além de apresentar uma vida ativa, será constituída por processos fortalecedores.

As atividades físicas também são exigidas, porque numa determinada idade as pessoas vão perdendo o colágeno presente da pele e com a musculatura enfraquecida. O peso corporal deve ser ressaltado, tendo em vista que cada um precisa alcançar ou manter números específicos. Portanto, se alimentar de forma saudável colabora para a longevidade, além de se vestir confortavelmente para praticar uma atividade física favorita.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.