13 Chás Diuréticos naturais para acabar com a retenção de líquido!

13 Chás Diuréticos naturais para acabar com a retenção de líquido!

Conheça os benefícios dos chás diuréticos e como eles podem ajudar. Quando combinados com outros ingredientes, trazem muito sabor e saúde à sua vida.


Por que tomar Chá Diurético?

Foto de chá diurético

As infusões conhecidas como chás podem ser preparadas para consumo a partir de ervas, especiarias, folhas, raízes ou frutas. De acordo com os elementos utilizados para o preparo, a bebida pode conter propriedades diuréticas que poderão contribuir para a saúde do corpo e trazer benefícios ao organismo melhorando suas funções.

O termo “diurético” é usado para interpretar toda e qualquer substância que ajude no funcionamento dos rins e do fígado, contribuindo para as atividades de filtro e absorção de água e dos sais minerais consumidos e expelidos pelo corpo. Por esse motivo, ingerir chás diuréticos ajuda a diminuir o acúmulo de sódio, um dos principais ofensores da retenção de líquido, principalmente, ao público feminino.

O consumo de infusões diuréticas também é comumente recomendado por especialistas e nutricionistas em dietas para a redução de peso, uma vez que auxiliam na desintoxicação do organismo e a desinchar o corpo, além de promover mais disposição. O emagrecimento deve sempre estar atrelado às atividades físicas, por isso, a disposição e energia oferecida pelas infusões também é benéfica.

Quanto a ação diurética, trata-se de um processo que conduz as toxinas filtradas pelos rins para o caminho de expulsão através da urina. Conheça algumas receitas de chás diuréticos que separamos para você e, mais sobre a influência dos elementos destes nas atividades do seu corpo, a seguir!

Chá Diurético com salsinha

Chá de salsinha em três xícaras transparentes

Muitos não sabem, mas a salsa é uma planta usada também para fins medicinais, além de sua aplicação na culinária como tempero, que é mais conhecida. Com um sabor marcante, seu uso medicinal é, dentre outros, recomendado para as necessidades de aliviar a digestão e garantir o acumulo de índices menores de ácido úrico no corpo.

Mesmo quem não gosta do aroma da planta, pode utilizar a versão em chá para potencializar as funções do corpo. Continue lendo e conheça mais sobre as indicações, propriedades, contraindicações e tenha acesso a uma sugestão de receita para um delicioso chá com a presença da salsinha. Confira!

Propriedades

Antes de mais nada, vale lembrar que a salsa é também conhecida como salsinha, cheiro-verde, ou ainda, como perrexil em algumas regiões e estados do Brasil. É muito popular e pode ser encontrada facilmente em feiras livres ou ainda, cultivada em pequenas hortas e canteiros em casa, a partir de mudas facilmente extraídas de seus galhos principais.

É uma planta com grandes propriedades diuréticas, pois estimula a produção de urina contribuindo a partir dessa ação para o processo de eliminar os líquidos do corpo, condutores de toxinas.

Indicações

O uso de infusões que contenham a salsinha como elemento principal é indicado para promover a diminuição do acúmulo de líquidos, sobretudo, na região das pernas. Se você estiver com a sensação de peso e cansaço nas pernas, faça uso dessa preparação e aproveite para relaxar, colocando as pernas em modo mais elevado do que o resto do corpo. Aproveite e descanse-as.

Além do chá, a salsinha pode ser aproveitada em sucos com o intuito de melhorar a saúde da pele. Por sua propriedade antioxidante, quando adicionada ao suco verde, que contém outras plantas e ervas de igual valor, a salsinha é indicada para potencializar as propriedades dos demais elementos. Insira-a também nestas receitas.

Contraindicações

A planta salsa deve ser evitada, em qualquer forma ou aplicação, por pessoas que tem severos problemas renais ou já passaram por quadros específicos de doenças com os rins (tais como nefrite, cistos renais, etc.). Já o chá de salsinha, especificamente, deve ser evitado apenas por mulheres que estejam em estado de gravidez ou aplicando a amamentação.

Ingredientes

Para fazer um delicioso chá de salsinha, você precisa separar os seguintes ingredientes: 1 galho farto de salsinha, de preferência fresca e que ainda contenha os talos (para referência: 25 gramas da planta); 1 medida (copo) de água) e meia xícara de suco de 1 limão. Dica: procure não cortar a planta com faca, se possível quebre-a com as mãos, essa ação ajuda a manter todas as propriedades intactas.

Como fazer

Higienize a salsinha, lavando-a com água em abundância. Adicione a salsinha já picada em uma panela com a água e leve ao forno para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e tampe o recipiente. Deixe a infusão agir por cerca de 5 a 10 minutos. Ao final, coe para retirar a planta, adicione o limão e beba ainda morno.

Chá Diurético com erva doce e salsinha para grávidas

Chá de erva doce e salsinha em uma xícara branca

Para as grávidas, somente os chás que contribuem para manter o sistema nervoso calmo e tranquilo são recomendados. Embora o chá de salsa não seja um deles, se combinado com a ação da erva doce, trazem excelentes propriedades diuréticas para as gestantes e auxiliam na melhoria da circulação.

Além de saboroso, este chá traz conforto ao organismo e pode ser consumido antes do descanso da tarde ou à noite, antes de dormir. Continue lendo e conheça uma sugestão do chá de erva doce com uma pequena quantidade de salsa para gestantes, além de suas propriedades, indicações e contraindicações. Confira!

Propriedades

A erva doce, além do efeito tranquilizador, tem propriedades boas e que são capazes de auxiliar na melhoria de cenários de má digestão e ou de incômodos abdominais, tais como cólicas menstruais e sensação de inchaço na região do abdômen após consumo de algum alimento que não foi bem digerido.

Isso acontece porque a erva tem uma grande concentração de potássio como nutriente e de vitaminas A e C. Quando a erva doce é combinada à salsa, há uma potencialização de suas propriedades fazendo com que se apresentem ações diuréticas além de analgésicas e anti-inflamatórias.

Indicações

O chá de erva doce combinado com a salsa tem indicação diurética e pode ser usado para o controle do acúmulo de líquidos para grávidas, mas também pode ser usado por mulheres não gestantes com o intuito de amenizar os sintomas de cólicas menstruais.

Se já estiver no ciclo menstrual, ao fazer uso dessa infusão, a mulher sentirá mais alivio na região abdominal e na circulação, principalmente do fluxo sanguíneo nas pernas.

Em mulheres que ainda não estão em processo gestacional, a erva doce combinada com a salsa é indicada para auxiliar a amenizar as cólicas do período menstrual. Como possuem características analgésicas e anti-inflamatórias, essas plantas são capazes de controlar as tensões dos músculos e regular a dores abdominais.

Contraindicações

A salsa é contraindicada em grandes quantidades para gestantes. Já a erva doce, de acordo com alguns estudos, está vinculada à fertilidade e, por isso, não é recomendada por alguns especialistas para mulheres que estão em tratamento de câncer de mama. Em todo caso, se você tem dúvidas se pode consumir, busque sempre avaliação médica e orientação de especialistas.

Ingredientes

Para fazer o chá de erva doce e usar a salsinha, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 medida (colher de sopa) de erva doce; 1 medida (colher de chá) de salsinha e, aproximadamente, 250 ml de água quente. Perceba que não será necessário temperar com açúcar, mel ou similar, pois a erva doce tem aroma adocicado ajudando a controlar o sabor.

Como fazer

O chá de erva doce com a adição de salsinha é feito a partir da infusão sem fervura das duas plantas. Por isso, você vai precisar que a água esteja bem quente. Coloque, em uma xícara a medida de erva doce e também a de salsinha. Insira a agua fervente e tampe a xícara na sequência. Aguarde alguns minutos e consuma a bebida morna.

Chá Diurético com dente-de-leão

Duas xícaras de chá com pires branco. Uma delas tem a flor dente-de-leão da cor amarela para decoração.

Por ser uma planta nutritiva, o dente-de-leão, quando empregado no formato de chá, tem ações diuréticas e ajuda a desinchar o corpo.

Além dos benefícios diuréticos, o dente-de-leão é usado para contribuir com tratamentos e alívio de enfermidades como o reumatismo ou a gota, já que tem propriedades anti-inflamatórias, algo que ajuda a desinchar pernas, pés, braços e mãos, beneficiando as articulações.

Diferente do que se pensa, não são as belíssimas flores dente-de-leão, de tons de amarelo, que são usadas para a infusão, mas sim a raiz da planta. É ela que carrega grandes quantidades de antioxidante e também de compostos reconhecidos como medicinais. Leia a seguir conheça mais sobre as indicações, propriedades, contraindicações e como fazer uma receita para um aromático chá com dente-de-leão.

Propriedades

Além de promover ação diurética, a infusão de dente-de-leão tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidante, ou seja, contribui para a saúde da pele e também dos cabelos. Sua composição também auxilia na digestão de proteínas de origem animal, por isso pode ser usado também após refeições, na parte da tarde, melhorando a digestão.

Também contém vitamina C, vitamina B6 e minerais. Logo, é sugerido por nutricionistas e especialistas em dietas para auxílio na perda de peso e eliminação de gordura do corpo. Ao mesmo tempo que desintoxica e promove a eliminação de toxinas, é capaz de trazer nutrientes que contribuem para a saúde do organismo.

Indicações

Essa infusão é totalmente indicada para adultos e crianças. Ela será responsável por propiciar o aumento da geração de urina no organismo. O aumento da produção de urina irá ajudar na eliminação de líquidos, caso a pessoa tenha tendência a retenção de líquidos. Assim, os rins também serão beneficiados, pois as presenças de minerais, como o potássio e fósforo, ajudarão na filtragem e produção de urina.

Em sua aplicação diversa, também é indicado para tratar problemas do sistema digestivo, a falta de apetite em crianças, transtornos biliares, hemorroidas e diminuir a presença do colesterol ruim no organismo. A raiz da planta também apresenta um efeito laxativo brando. Doenças como reumatismo e doenças hepáticas podem ser também amenizadas com o consumo de dente-de-leão.

Contraindicações

Apenas a raiz da planta dente-de-leão é contraindicada em algumas situações. Pessoas que possuem enfermidades relacionadas com os rins (como nefrite, cálculo renal, entre outros) devem evitar a infusão. Problemas graves estomacais (como gastrite e úlcera) também devem ser observados, caso tenha estes problemas, evite o consumo. Para as gestantes, essa infusão também não é recomendada.

Ingredientes

Tenha em mãos os seguintes ingredientes para fazer o chá de dente-de-leão: 15 gramas de folhas e raízes de dente-de-leão. Note que não há a inclusão das flores. Separe também 250 ml de água bem quente. O ideal é que as folhas e a raiz da planta estejam frescas, então deixe para colher ou comprar quando realmente for fazer a infusão.

Como fazer

Para fazer a infusão, adicione a água bem quente em um recipiente que tenha tampa. Coloque as folhas e as raízes para descansar dentro da água e feche bem. Deixe dessa forma por 10 minutos. Após coe e beba na sequência. Atente-se que o consumo desse chá deve ser praticado de 2 a 3 vezes por dia, apenas.

Chá Diurético com cabelo de milho

Chá com cabelo de milho

Parte integrante das espigas de milho, o cabelo de milho pode não parecer, mas é uma planta. Além de contribuir para a fecundação e concepção da espiga, o cabelo de milho também é utilizado para fins medicinais. O consumo de infusões com base nesta planta é comumente utilizado para aliviar o inchaço e auxiliar na eliminação de líquidos retidos.

Na composição do cabelo de milho estão presentes substâncias (proteínas, nutrientes e carboidratos) que auxiliam na melhoria do organismo. É um produto totalmente natural e que possui efeito diurético. Pode ser consumido em sua forma natural e fresca ou como extrato seco. Entenda mais sobre essa planta e faça um saboroso chá contendo cabelo de milho.

Propriedades

Estão presentes na planta cabelo de milho vitaminas, proteínas, potássio, magnésio, sódio e também carboidratos. Todos estes ativos são considerados ótimos condutores de energias para combater o desgaste das células do corpo. Já na parte diurética, a planta auxilia no afrouxamento da parede da bexiga contribuindo para eliminar os líquidos presentes.

Indicações

A infusão do cabelo de milho é muito indicada por médicos e especialistas diante da necessidade de tratamento para patologias relacionadas aos rins e, como consequência, o tratamento de pressão alta. É usada como um complemento às atividades de controle destas doenças com o intuito principal de desinchar e melhorar as vias de eliminação de líquidos.

Para as mulheres, também é um excelente chá a ser utilizado no período menstrual para diminuir as tensões. Sua ingestão pode ser empregada para ajudar a aliviar as cólicas, possíveis dores de cabeça, desconfortos de dores pelo corpo, ansiedade e estresse potencializados neste período.

Com suas propriedades alcalinas, o cabelo de milho também ajuda a diminuir os níveis de ácidos do organismo com o um todo e isso equilibra as reações anti-inflamatórias ajudando no combate a dores musculares e dores específicas das articulações.

Contraindicações

Embora não apresente sérias contraindicações, o consumo da infusão deve ser realizado com prudência por pessoas em tratamento de próstata, uma vez que a planta possui propriedades diuréticas e, com o aumento da produção de urina, pode causar complicações, como dores e desconforto ao urinar. Para gestantes, o consumo não é recomendado.

Ingredientes

Para fazer o chá, colete o cabelo de milho fresco a partir de uma ou duas espigas de milho (2 colheres). Você pode ainda utilizar o extrato seco, nessa versão, utilize também duas colheres. Separe duas xícaras de água em temperatura ambiente. Diferente de outras infusões, esta será diretamente fervida já com a planta submersa.

Como fazer

Opte por realizar o preparo do chá de cabelo de milho exatamente próximo ao momento em que irá consumir a bebida. Por ter um aroma marcante, isso ajudará a permitir um consumo mais aromático. Coloque todos os ingredientes juntos em uma panela e deixe até ferver. Desligue o fogo e deixe descansar brevemente, coe e consuma ainda morno.

Chá Diurético com cavalinha

Chá diurético com cavalinha em uma xícara transparente, rodeada dessa erva.

A cavalinha é reconhecida como erva diurética, e muito utilizada em diversas dietas de emagrecimento porque auxilia o corpo a eliminar toxinas e melhora as condições de eliminação de líquidos retidos. Toda a água excedente do corpo pode ser trabalhada, essencialmente purificada e expelida com o uso de infusões com base na cavalinha.

Sua ação direta na filtragem de minerais que são essências para o funcionamento do organismo, fazem com que a erva seja uma das melhores indicadas para atuação como diurética. Alguns especialistas chegam a nomear a erva capaz de realizar uma drenagem de linfos de maneira natural. Continue lendo e conheça as indicações e contraindicações para o consumo do chá de cavalinha. Confira!

Propriedades

Dentre todas as suas propriedades, as que mais se destacam são as de ação anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo, principalmente e, diretamente, para a eliminação de toxinas e saúde da juventude das células. Além disso, ajuda a conduzir a eliminação de sódio do organismo e na expulsão de bactérias.

Indicações

Esse chá é altamente indicado para pessoas que possuem desconforto ou inchaço na região do abdômen, seja por consumo de alimentos impactantes ou ainda por conta de alimentação em excesso. Também deve ser consumido por quem está com problemas no sistema urinário, já que auxilia na eliminação e purificação dos líquidos.

O uso da cavalinha também ajuda a manter a disposição dos ossos do corpo. Isso acontece devido a presença de minerais (como o cálcio e o fósforo) que contribuem para o fortalecimento e aumento da resistência do corpo. Em modo externo, é indicado para melhorar o aspecto de unhas, tornando-as mais fortes e pele, entregando aspecto saudável.

Contraindicações

O consumo prolongado de infusões que contenham cavalinha não é aconselhado, pois como propicia a eliminação de toxinas, e isso inclui minerais que não foram absorvidos pelo corpo, pode causar a retirada destes também em excesso. A regra é manter a parcimônia no consumo e não tornar um hábito. Deve ser intercalado com outras infusões de igual valor nutricional.

É indicado para todas as pessoas que fazem uso do chá ficarem atentas ao consumo de água, inclusive aumentando, uma vez que a cavalinha possui grande concentração de potássio (o que pode ser um risco para pessoas com problemas cardíacos).

Ingredientes

É um chá simples e rápido de ser preparado. Tem um gosto marcante mais para o amargo, mas totalmente consumível sem adição de açucares. Seus ingredientes são apenas uma boa medida da erva de cavalinha (1 colher de chá) e meio litro de agua fervente. Você pode utilizar a erva já seca que é facilmente encontrada em comércios especializados em ervas medicinais.

Como fazer

Disponha a porção de cavalinha em uma xícara. Adicione a água bem quente sobre a erva e tampe a xícara com um pires. É necessário deixar descansar por 10 minutos. O chá é preparado através do processo de imersão da planta. Após este período, coe retirando os resíduos da cavalinha e consuma. Pode ser feito em maior quantidade e armazenado para consumo frio ou gelado.

Chá Diurético com gengibre

Chá de gengibre em uma xícara branca. Em volta delas há pedaços de gengibre para decoração.

A raiz gengibre é usada em muitas infusões e também combinada com diversos outros ingredientes para potencializar seu sabor e o aroma de bebidas e de pratos requintados.

Muitos não sabem, mas o gengibre é um facilitador das funções diuréticas do corpo por ser termogênico. Também é competente usado para realizar a desobstrução das vias áreas, irritações de garganta e até, na diminuição de calafrios ligados a baixa imunidade.

O gengibre tem um gosto marcante, e por vezes, picante na boca. Muito usado em infusões orientais por japoneses e chineses, o aroma do gengibre é inconfundível quando presente em infusões, mesmo que estas estejam acompanhadas de outros elementos. Quer saber mais sobre os benefícios do chá de gengibre? Confira a seguir!

Propriedades

O chá de gengibre é uma infusão que carrega propriedades antioxidantes e antibacterianas, além de ser termogênico. Essa característica auxilia na ativação do metabolismo fazendo com que produza mais energia e, como consequência, elimine mais toxinas. Contribui também para a retirada do ácido úrico do organismo, o que ajuda a normalizar as atividades do intestino.

Indicações

Para a proteção da saúde do fígado, o chá preparado com gengibre é indicado por suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes.

Pode ser ingerido para ajudar na eliminação de moléculas conhecidas como radicais livres, que agem como toxinas no fígado e devem ser removidas com o intuito de garantir o correto funcionamento. Além disso, é indicado para tratamentos relacionado a enfermidades das vias aéreas (gripe, resfriado, dor de garganta).

Por conter compostos ativos, o gengibre é capaz de promover o relaxamento de toda a musculatura do intestino e diminuir as taxas de acidez do estômago. Por isso, esta infusão é capaz de auxiliar na prevenção de azia e de gazes gerados pelo intestino.

Contraindicações

Para pessoas que tem histórico de doenças relacionadas ao intestino e ao sistema gástrico, o consumo de gengibre não é recomendado, em todas as suas formas. Nas dietas em que o chá de gengibre é usado para auxiliar na perda de peso, a orientação é que não haja o consumo maior que 3 xícaras ao dia.

Especialmente sobre o gengibre, naturalmente o consumo de alimentos termogênicos não é recomendado para pessoas que tem quadro de hipertireoidismo, já que o metabolismo desta está em processo acelerado.

O consumo excessivo aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, pessoas com cardiopatias, enxaqueca crônicas, problemas gástricos e alergias não devem consumir alimentos termogênicos em excesso, pois eles levam ao aumento da pressão das artérias, hipoglicemia, stress, insônia e taquicardia.

Ingredientes

Fazer o chá de gengibre é muito fácil. Você vai precisar de: 3 medidas (colheres de chá) de gengibre em raiz. O ideal é que você utilize a raiz fresca e, de preferência, ralada. Meio litro de água filtrada; 2 medidas (colheres de sopa) de suco de 1 limão; 1 medida (colher de sopa) de mel ao seu gosto.

Como fazer

Procure executar a preparação apenas próximo do momento em que irá consumir. Ferva o gengibre em uma panela tampada por 10 minutos. Após, retire a casca, que deverá estar solta e bem fácil de ser removida, coe e adicione o suco de 1 limão. Por último, coloque o mel. Consuma imediatamente, ainda quente.

Chá Diurético com gengibre, canela e limão

 Chá Diurético com gengibre, canela e limão

A união de mais de um ingrediente com potencial diurético é um artifício que visa agilizar o processo de absorção do organismo e contribuir para resultados mais rápidos. O gengibre e a canela possuem ações termogênicas que, aliadas ao limão, auxiliam na melhoria das funções que contribuem para a liberação de líquidos que podem estar retidos no corpo.

A infusão dos três ingredientes em conjunto, além de saborosa e com teor refrescante, auxilia no fortalecimento do metabolismo melhorando o sistema imunológico e evitando enfermidades como resfriados e constipações. Conheça mais sobre os benefícios destes ingredientes e deste chá para a sua saúde!

Propriedades

O gengibre, a canela e o limão possuem propriedades antioxidantes e antibacterianas. A canela, em específico, está fortemente empregada para o combate de bactérias e fungos no organismo. Além disso, todos os três possuem substâncias que regulam as funções dos rins, garantindo uma melhoria constante no sistema de expulsão de líquidos do corpo.

Indicações

A infusão de gengibre, canela e limão é indicada para aliviar gases do intestino e melhorar o inchaço abdominal. Como é uma bebida também aterogênica, age aumentando o processo metabólico gerando eliminação de líquidos através da transpiração e da urina. É indicado por especialistas e nutricionistas para dietas de baixa caloria e de desempenho físico.

Contraindicações

Todos os três elementos desta infusão (canela, limão e gengibre), devem ser consumidos com parcimônia, observando indicações nutricionais.

Sobretudo para a canela, as contraindicações estão vinculadas a não se fazer uso desta especiaria em conjunto com medicações sintéticas que, eventualmente, estejam sendo consumidas, pois há na canela a presença de ativos que podem anular a ação de componentes de outras medicações. Fique atento!

Ingredientes

O chá de gengibre, limão e canela é muito aromático e deve ser preparado próximo ao momento de consumo, principalmente por possuir o limão como ingrediente que, quando armazenado ou adicionado a qualquer alimento, pode acelerar o processo de amargor. Para fazer o chá, você vai precisar de 300 ml de água, 10 gramas de raiz de gengibre, meio limão exprimido e canela em pau.

Como fazer

Para fazer o chá, execute os seguintes passos: deposite em uma xícara, a porção do gengibre ralado em seguida coloque a água fervendo. Adicione a pau da canela e deixe agir por, aproximadamente, 5 minutos. Por último, tempere com o suco do meio limão e sirva. Deve ser consumido ainda morno. Se quiser armazenar, faça sem a adição do limão e o insira somente no momento do consumo.

Chá Diurético com hibisco

Chá de hibisco, vermelho, em um copo com gelo e uma xícara transparente com pétalas de flor vermelhas em volta

Muito conhecida pelo uso de suas flores em chás, o hibisco é uma planta e tem propriedades medicinais. Possui ação diurética quando consumida em certa quantidade e ajuda a combater os desconfortos no estômago e a retenção de líquidos. A flor tem uma cor marcante, com tons avermelhados e acaba transferindo esta característica para a infusão.

A flor do hibisco também pode ser vista com utilização em algumas receitas de pratos diversos, como bolos, tortas (doces e salgadas) e, até em geleias. Mas é no chá que os benefícios para a saúde podem ser potencializados. Confira todos os detalhes sobre essa planta e prepare um delicioso chá de hibisco!

Propriedades

A infusão não contém calorias e mantém as propriedades termogênicas da planta. Assim, o hibisco é uma fonte de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias ajudando a desobstruir os caminhos de eliminação de líquidos do corpo. Além disso, é uma planta que possui grande concentração de minerais e vitaminas que ajudam a aliviar as tensões e o sistema nervoso.

Indicações

Se consumido sob o acompanhamento de médicos e especialistas, o chá de hibisco é indicado para compor dietas de emagrecimento por suas ações diuréticas. Também é sugerido em dietas de melhoria da pressão das artérias e de redução do colesterol ruim do organismo. Produz também a limpeza da gordura do fígado. Por suas propriedades antioxidantes é fonte de prevenção para o desgaste das células.

Para a redução dos níveis de colesterol ruim do organismo, o hibisco também é um facilitador. Em enfermidades como diabetes e em doenças relacionadas ao excesso de peso, o hibisco é capaz de oferecer um aumento do colesterol bom, aumentando a saúde e propiciando o início de tratamentos mais profundos, com medicação sintética.

Contraindicações

Por seu sabor próximo ao azedo, mas ainda assim adocicado, o chá de hibisco é de fácil consumo, porém, se utilizado em excesso, pode afetar o funcionamento do intestino causando diarreias e pequenas intoxicações.

Por contribuir com a produção de urina, também pode conduzir a perda constante de potássio e sódio, por isso a necessidade de uso com parcimônia. Não é recomendado para o consumo de gestantes.

Ingredientes

O chá de hibisco é feito a partir das flores secas da planta, mas diferente do que se pensa, não são as flores comumente vistas em jardins. Procure o tipo correto em lojas especializadas em ervas e plantas para infusão. Assim, para o preparo você vai precisar de 2 colheres (sopa) de flores secas de hibisco e um litro de água pré-aquecida.

Como fazer

Para iniciar a preparação, leve a água ao fogo e deixe até levantar fervura. Quando iniciar, apague o fogo e adicione sobre a agua as flores de hibisco secas. Será necessário tampar o recipiente para que a infusão ocorra. Deixe reservado por 10 minutos, depois disso coe, retirando as flores e sirva ainda morno. Pode ser armazenado em geladeira por 1 dia e consumido gelado e/ou pedras de gelo.

Chá Diurético com chapéu-de-couro

Chá diurético com chapéu-de-couro sendo servido em uma xícara branca

O chapéu-de-couro é uma planta que, dependendo da região do Brasil, pode ser encontrada com outros nomes (tais como: erva do brejo, chá mineiro, erva do brejo, etc.). Sua atuação diurética é bastante conhecida, sobretudo, por pessoas de mais idade, que já empregavam a planta em usos medicinais. Além disso, é também usada para melhoria de enfermidades, devido suas ações anti-inflamatórias.

Seu chá é preparado a partir das folhas já secas e é uma boa opção para quem não gosta de sentir gosto em infusões. Tem um sabor suave, mas, ainda assim, pode receber a adição de açúcar ou outras especiarias para compor bebidas aromatizadas. Conheça mais sobre a planta chapéu-de-couro e experimente o chá!

Propriedades

O chapéu-de-couro é uma planta reconhecida como herbácea de folhas grandes. Costuma nascer e se desenvolver em lugares úmidos como as margens dos rios, lagos e até de pântanos. No Brasil, é encontrada principalmente nas regiões de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso. Outros estados também têm a presença da planta, mas em menor incidência.

É uma planta que tem minerais em abundância e que carrega propriedades antioxidantes contribuindo para a saúde das células do corpo. Além disso, mantém propriedades anti-inflamatórias, laxativas e adstringitivas. Todas essas combinações auxiliam na desinflamação dos sistemas de linfos do corpo, permitindo a completa eliminação de possíveis líquidos retidos.

Indicações

Em sua versão chá, o chapéu-de-couro é indicado para pessoas que estão com inflamações das mais diversas. Desde inflamações na pele (como espinhas, e etc.) até inflamações relacionadas ao sistema digestivo. Diferente dos demais chás, este é totalmente indicado para pessoas que sofrem, por exemplo, de gastrite ou outras enfermidades crônicas estomacais.

Além do consumo por via oral, o chapéu-de-couro fervido também é usado em banhos e assento para auxiliar na melhoria e combate de inflamações como sífilis. Também para lavar o rosto e contribuir com a secagem de espinhas e alterações na pele.

Como curiosidade, em algumas regiões do Brasil, as folhas de chapéu-de-couro também são usadas em processos de coloração natural de cabelos e pelos, através de infusão e de maceração das folhas e o uso de álcool 70 por cento. Consulte informações com especialistas, e não utilize sem orientação específica para este fim.

Contraindicações

Já para pessoas com insuficiência cardiovascular, o chá de chapéu-de-couro deve ser evitado. Sua ingestão, em conjunto com remédios sintéticos para o tratamento de problemas renais também não é recomendada, uma vez que tem ativos que podem inibir a ação desses. A utilização deve ser acompanhada de especialista e corretamente orientada.

Ingredientes

As folhas secas da planta chapéu-de-couro e água são os únicos ingredientes necessários para a produção da infusão. Então, tenha em mãos duas colheres (sopa) bem fartas de folhas secas de chapéu-de-couro e meio litro de água para a preparação.

Como fazer

Inicie a preparação colocando a agua (1 litro) para ferver. Assim que levantar fervura, insira as folhas secas de chapéu-de-couro e reserve. Mantenha a panela de fervura tampada por um espaço de 10 minutos, sem abrir. Após, retire os resíduos restantes das folhas e sirva ainda morno. Se preferir, utilize adoçante de sua preferência.

Chá Diurético com chá verde

Chá verde sendo servido em uma xícara transparente. Ao fundo, o pó verde desse chá aparece em um recipiente.

Depois do chá de hibisco, o chá verde é um dos mais conhecidos e aplicados em dietas de emagrecimento e de redução de medidas. Isso acontece porque é um chá fonte para as ações diuréticas do corpo. Pode ainda, ser combinado com frutas, de igual valor diurético e que potencializam sua atuação.

Proveniente da China e de regiões da Índia, o chá verde é constituído a partir de folhas de uma planta chamada Camellia. É um chá versátil, que pode ser consumido quente, frio, em sua forma líquida ou ainda em cápsulas. A flexibilidade também de consumo é um diferencial. Conheça mais sobre esta infusão e faça hoje mesmo um delicioso chá verde.

Propriedades

As infusões com chá verde possuem, como singularidade, a presença de cafeína. Além de estimular o metabolismo contribuindo para a queima calórica, ela provoca reações de estímulo auxiliando em atividades de atenção e concentração. O chá verde também agrega ao corpo propriedades antioxidantes, vitaminas (B, E e C), minerais (cálcio, magnésio, zinco, ferro e potássio, entre outros).

Indicações

Ademais de sua indicação para dietas de controle de peso, por suas ações diuréticas, se combinado com frutas (exemplo: abacaxi) com igual valor, o chá verde auxilia no tratamento de doenças como a diabetes. Também é indicado, em sua versão quente ou morna, para melhorar a sensação de digestão.

A partir de suas propriedades antioxidantes, também é usado com o intuito de amenizar o envelhecimento precoce das células do organismo. Isso é promovido pois o chá verde combate os chamados radicais livres, contribuindo para a prevenção da flacidez, um dos principais fatores visuais do envelhecimento.

Contraindicações

A principal contraindicação para o consumo de chá verde está atrelada à presença de cafeína. É importante saber que não é recomendado a sua utilização por qualquer pessoa no período noturno, uma vez que tem propriedades estimulantes e pode causar insônia e ou agitações que interfiram no sono.

Além disso, deve ser evitado por pessoas com distúrbios nos rins ou ainda com doenças gástricas constantes. Por fim, é uma infusão não recomendada para gestantes.

Ingredientes

Dependendo da forma como o chá é preparado, pode apresentar amargor característico, por isso, a sugestão de receita indica a combinação com uma fruta: o abacaxi. Para fazer o chá, você vai precisar de: meio litro de água, 2 grandes rodelas de abacaxi e 1 e mais meia colher (sopa) de chá verde. Nesse caso, procure as folhas secas ou a versão em pó do chá.

Como fazer

Em uma panela, ferva o meio litro de água de uma vez. Após levantar fervura, adicione as duas rodelas grandes do abacaxi e aguarde novamente ferver.

Depois, adicione o chá em pó ou as folhas secas do chá (já higienizadas). Desligue o fogo e tampe a panela. Será necessário aguardar por 10 minutos. Retire os restos de folhas e do abacaxi, coe e sirva. Este chá também fica ótimo em sua versão gelada, saboreie com pedras de gelo.

Chá Diurético com funcho

Chá diurético de funcho em uma xícara transparente. Ao lado esquerdo da foto, há sementes da erva para decoração.

Constantemente confundida com a erva doce, por sua forma e aspecto, o funcho é uma planta que também apresenta propriedades diuréticas e condições aromáticas que permitem a criação de bebidas e infusões que beneficiam a saúde do corpo. Na boca, possui o gosto próximo ao anis, fazendo com que seu sabor seja bem aceito tanto para adultos quanto crianças.

Além de sua aplicação em chás, o funcho é usado pela farmácia para a produção de ativos usados em estética e beleza, sobretudo aqueles com a ação relaxante, como cremes para o corpo, pés e mãos. Entenda mais sobre o funcho e como usar ele em seu chá!

Propriedades

Em sua composição, o funcho conta com nutrientes, vitaminas e fibras que compõem seu o quadro alimentar. Além disso, a presença de minerais é rica: potássio, cálcio, ferro, fósforo, sódio e zinco. Muito usado para ações expectorantes, o funcho tem propriedades que auxiliam tanto no relaxamento interno (garganta, pulmões e vias aéreas) quanto externas (pele, tecidos e músculos).

Indicações

Pessoas com enfermidades relacionadas ao funcionamento da bexiga e com predisposição à pressão alta podem fazer uso do chá de funcho, pois sua ação diurética auxilia no aumento da produção de urina e condiciona à necessidade de eliminação de líquidos do corpo. Também é indicado para tratamento de gases e demais incômodos provenientes do sistema digestivo.

Aplicado à alimentação em outros formatos, como tempero ou adicionado a receitas de bolos e tortas, o funcho ajuda a combater a prisão de ventre e a diarreia. Também promove a diminuição da ansiedade e do stress e, como consequência, ajuda na melhoria do sono constante.

Contraindicações

O chá de funcho é contraindicado para epiléticos e também para pessoas com alergias ou sensibilidade às plantas e condimentos. O consumo deve ser avaliado por especialistas para a inclusão em dieta de forma moderada, sobretudo para crianças. Não é recomendado o consumo por mulheres grávidas, uma vez que altera as funções do útero.

Ingredientes

Nesta sugestão, a infusão com funcho é realizada a partir das sementes da planta, que podem ser encontradas em casas ou lojas especializadas em ervas e especiarias. Você vai precisar de uma colher (na medida chá) de sementes de funcho e também, uma xícara grande de água fervente.

Como fazer

O chá é preparado a partir da imersão das sementes em água fervente. Por isso, adicione as sementes primeiro na xícara e complete-a na sequência com a água bem quente. Use um pires para tampar a xícara e mantenha-a fechada por 10 minutos. Depois, retire as sementes e beba na sequência. Se fizer em maior quantidade, lembre-se que o chá dura até 3 dias, se armazenado em geladeira.

Chá Diurético com canela

Chá diurético de canela, em uma xícara transparente.

Não é comum utilizar a canela sozinha em chás. Normalmente, ela é adicionada para compor ou aromatizar uma bebida quente que contenha outros elementos. Mas saiba que a canela por si só é um ativo diurético e que, se consumido na forma e chá, pode ajudar a queimar calorias e acelerar as funcionalidades do corpo, assim como a eliminação de líquidos.

Possui um aroma forte e marcante. Pode ser consumido em qualquer horário, mas é uma boa escolha o consumo pela manhã, antes da realização de exercício, visto que a canela entrega ao organismo energia e força. Conheça mais sobre essa aplicação do uso da canela e faça agora mesmo um revigorante chá!

Propriedades

Por conta de substâncias presentes em sua concepção, a canela tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam a manter a juventude das células. Também é uma especiaria que contém flavonoides, que ajudam a combater células malignas que podem favorecer o aparecimento de doenças como o câncer e diabetes.

O composto cinamaldeído, presente na canela, é o responsável por acelerar o organismo e melhorar as condições mentais (atenção e concentração). Se combinada com outras bebidas com a presença de cafeína, a canela tem sua capacidade potencializada para a queima calórica.

Indicações

É totalmente indicado para pessoas que estão em dietas para redução de pesos e medidas, pois oferece energia e disposição para a realização de exercícios de alta performance e treinos intensos, o que auxilia na perda de gordura. Seu efeito termogênico, também auxilia na melhoria de enfermidades que, a partir do processo de transpiração, ficam mais brandas como a gripe e resfriados.

A ingestão de canela em forma de chá, ou ainda para temperar bebidas à base de leite (como vitaminas e iogurtes) ajuda no combate ao mau hálito (provocado pela gastrite) e na prevenção de doenças bucais como a cárie, a gengivite e outras inflamações desta região do corpo.

Contraindicações

A principal recomendação é que a canela não seja administrada juntamente com o consumo de medicamentos, uma vez que esta, por suas propriedades, pode interferir na ação dos ativos e reduzir a sua capacidade. Também, por sua ação termogênica, não deve ser consumida por gestantes e nem por mães em processo de amamentação.

Ingredientes

Combine a canela com alguns outros ingredientes para facilitar o consumo e aromatização da bebida. Para esta sugestão de chá de canela, você vai precisar de: 250 ml de água, um pedaço pequeno de gengibre, meia canela em pau e três rodelas grossas de limão com a casca.

Como fazer

Para fazer o chá, você vai precisar ferver a água em uma panela durante alguns minutos. Na sequência, adicione os pedaços pequenos gengibre e a canela em pau. Aguarde levantar nova fervura. Depois, retire todos os resíduos coando o líquido. Deixe a infusão descansar por mais alguns minutos e depois acrescente o limão. Consuma imediatamente para não amargar.

Chá Diurético com boldo

Chá diurético de boldo, em uma xícara alongada e transparente.

Apesar de ser uma planta aromática, o boldo é mais lembrado pelo seu amargor e sabor marcante, normalmente usado para enfermidades relacionadas ao estômago e fígado. Mas o chá de boldo também tem propriedades diuréticas e pode ser aproveitado para auxiliar na condução da eliminação de toxinas e líquidos retidos do corpo.

Seu poder de depuração de toxinas do organismo é grande e garante a eficácia do seu uso. Por isso, vale a pena conhecer os benefícios desta planta para incluí-la na alimentação de modo correto. Entenda mais sobre essa planta, suas indicações e contraindicações lendo a seguir. Aprenda também uma versão mais temperada de receita para o consumo.

Propriedades

A versão mais conhecida da planta boldo no Brasil é a de folhas verdes com características aveludadas. Essa versão possui propriedades estimulante do sistema digestivo, além de analgésico.

Essa capacidade também auxilia na eliminação de azia porque contém uma substância chamada forscolina, que ajuda a melhorar as funcionalidades do fígado. Por fim, tem a presença de cafeína, que auxilia na disposição e motivação do organismo.

Indicações

Especialistas e nutricionistas recomendam a utilização branda do chá de boldo para ajudar em dietas de perda de peso. Também é normalmente recomendado para auxiliar em tratamentos de enfermidades da vesícula. Para a melhoria da digestão, o chá de boldo pode ser administrado logo após as refeições. Como consequência, também trata benefícios para o funcionamento do intestino.

Mediante o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, para diminuir a sensação de ressaca e enjoos, a infusão de boldo é indicada para amenizar e pode ainda ser combinada com o consumo de algumas frutas que auxiliam a devolver as condições normais ao organismo. Após o consumo do chá, procure se alimentar com: melancia, kiwi ou abacaxi.

Contraindicações

Assim como qualquer outra infusão de ativos fortes, o chá de boldo deve ser consumido com parcimônia para evitar intoxicações no fígado ou ainda náuseas e reações adversas.

Além disso, deve se observar a possibilidade de gerar alergias em pessoas extremamente sensíveis aos consumos de plantas ou ervas que possuem cafeína em sua composição. Por agir diretamente nas funções do estômago, esse chá não é recomendado para gestantes.

Ingredientes

Para o chá de boldo, o ideal é colher as folhas da planta antecipadamente e deixa-las secar naturalmente. Uma vez secas, para o preparo do chá, você irá precisar de 1 litro de água fervente para cada 50 gramas de folhas. Não é recomendado adoçar, mas, se quiser, poderá acrescentar gotas de limão para aromatizar e diminuir o amargor.

Como fazer

Para preparar o chá, lembre-se de anteriormente secar naturalmente as folhas colhidas de boldo. Coloque-as em uma panela que possua tampa e despeje agua fervente por cima, tampando em seguida. A infusão deve ser mantida descansando tampada por cerca de cinco minutos.

Após amornar, coloque em uma xícara, e adicione à bebida gotas de limão. O consumo do chá deve acontecer em até dois dias para manter as propriedades.

Com que frequência posso tomar o chá diurético?

Fotografia com um chá diurético em uma xícara branca. A decoração bonita apresenta folhas e algumas plantas dente-de-leão ao seu redor.

Embora sejam bebidas que trazem conforto para diversas situações incomodas do organismo e ajudem na recuperação de energias e vitaminas necessárias para o dia a dia, o consumo de chás diuréticos deve ser observado com bastante atenção. O uso repetido do mesmo tipo de chá, de acordo com os elementos que o compõem, pode causar disfunções e alterações no organismo e na saúde do corpo.

Por isso, opte sempre por experimentar novas versões e conheça novas ervas, frutas e especiarias que podem ser transformadas em infusões e tragam os benefícios que você deseja. Além de conhecer todas as capacidades do chá escolhido, você deve também buscar orientação de especialistas e nutricionistas sobre a aplicação do chá em sua dieta e alimentação.

Lembre-se que as plantas medicinais têm ação diferente de organismo para organismo, e que por isso é importante que você conheça as suas próprias necessidades, quanto a vitaminas e nutrientes, para escolher a infusão correta.

A natureza proporciona várias opções. Então, cabe a você, por meio da busca de informações e orientações, eleger o que mais agrada em sabor e aroma, mas também quanto à aplicação e função. Assim, conheça cada vez mais e faça boas escolhas de chás diuréticos para o seu corpo!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.