O que é o temperamento melancólico? Características, tipos e mais!

O que é o temperamento melancólico? Características, tipos e mais!

Conhecidos por serem mais tristes que a maioria, os melancólicos são dotados de várias qualidades, como a capacidade de se concentrar por mais tempo. Confira!


Considerações gerais sobre o temperamento

Fotografia ilustrativa de uma mulher deitada sob a mesa com uma rosa vermelha ao seu lado. Ela está com os olhos fechados.

O temperamento conhecido como melancólico é muito sensível aos estímulos emocionais, se mostrando emotivo e, por vezes, depressivo. A maneira como eles entendem e vivem no mundo é muito mais profunda e eles costumam literalizar e romantizar experiências reais, podendo ser ótimos escritores e atores, caso superem a timidez.

Eles tendem a ser socialmente distantes e preferem se isolar em algumas ocasiões. Embora sintam tudo com uma intensidade absurda, têm muita dificuldade em expor o que sente e até preferem que não sejam vistos ou acessados. São desconfiados e, quando gostam de algo, se esforçam muito para mantê-lo em suas vidas.

Temperamento melancólico, na infância e em relacionamentos

Menina na parte interna de uma casa com uma mão na cabeça e olhar melancólico, sendo vista pela janela.

Como o tipo de comportamento dos melancólicos é ímpar, costumam se destacar nas mais diversas situações. Quando você os conquista, descobre todo um universo guardado por eles.

Embora pareçam muito bem sozinhos, esse tipo de personalidade requer atenção e cuidado dos demais, sempre respeitando seus limites, claro. Confira agora como os melancólicos se comportam nos relacionamentos e na infância e como identificá-los!

O melancólico

Os melancólicos são pessoas tímidas, introvertidas e muito interessantes quando se consegue alguma proximidade. São extremamente detalhistas, já que passam muito tempo observando o mundo e não ficam opinando sobre ele. Costumam ter um gosto muito refinado e ímpar, principalmente falando sobre o consumo de cultura.

São exigentes com tudo que produzem, porém possuem uma dificuldade muito grande para expressar o descontentamento com o trabalho insatisfatório de outrem. Além disso, prezam pela educação e bons modos. Quanto menos forem vistos, melhor. São inteligentes e ensaiam todos os seus passos.

O elemento representante do comportamento melancólico

O elemento que representa o melancólico é a terra. Isso porque ele é muito preso ao mundo, com raízes firmes e fortes. A terra, mesmo em silêncio, faz a manutenção de tudo que temos. É grandiosa, embora o que se destaque é o que nasce sobre ela.

Além disso, são frutíferos como esse elemento, sendo criativos e extremamente inspirados quando falamos sobre produção de arte de modo geral. Logo, a terra precisa de chuva para florescer e o melancólico precisa de espaço para mostrar suas flores ao mundo.

O tipo de reação dos melancólicos

Como têm muita dificuldade de exteriorizar o que realmente sentem, o melancólico reage com uma frieza e um silêncio ensurdecedor, ainda que estejam profundamente magoados. Chorar muito faz parte de sua personalidade, porém preferem fazê-lo sozinhos ou na companhia de quem realmente confiam.

Costumam demorar muito para expressar seu descontentamento, sendo lidos como pessoas dóceis. Porém, não é bem assim; já que quando eles chegam ao seu limite, a explosão pode ser maior que a de um sanguíneo. Então, dê espaço a eles.

Melancólicos na infância

Na infância, o melancólico pode ter um comportamento muito discrepante se comparado com outra criança. Eles são mais distantes, preferindo brincadeiras solitárias com bonecas ou carrinhos. Têm dificuldade de fazer amigos e sempre precisam da ajuda de um adulto nos espaços que vai.

Quando precisam socializar, normalmente escondem-se atrás dos pais e não falam com ninguém. Por toda essa estrutura de comportamento, costumam ser bem egoístas com suas coisas, já que as valoriza mais que o contato social. Além disso, são espertos e aprendem melhor sozinhos.

Melancólicos e relacionamentos

Ao contrário do que possa parecer, dentro dos relacionamentos, o melancólico é atencioso e gentil, sendo um ótimo ouvinte, com uma lealdade muito grande. Se um melancólico te chamou de amigo, saiba que você o terá para sempre.

A grande dificuldade é fazê-los ganhar segurança e confiança, pois são ariscos e pode ser um desafio compartilhar uma vida a dois, já que a base de um relacionamento é o diálogo e a clareza dos sentimentos. O mais indicado é não pressionar e fazer toda a aproximação seguindo a cartilha deles.

Características de quem possui o temperamento melancólico

Três amigos pousando para uma selfie

Dentro desse tipo de temperamento, existem algumas características que chamam a atenção, como o fato de serem amigos leais e pessoas ponderadas e fiéis. Toda personalidade tem coisas louváveis e coisas que não são tão louváveis assim. Confira as principais características dos melancólicos e como elas influenciam na vida de quem a possui!

Amigos leais

Como eles têm muita dificuldade em fazer amigos, eles estimam muito os que têm. O intuito é preservar por toda a vida. Dessa forma, uma pessoa melancólica é alguém que você sempre pode contar, seja nas horas boas ou nas ruins.

O melancólico tende a ser aquele amigo que te acompanha em consultas médicas, que guarda seus segredos mais íntimos e que, quando estão juntos, o tempo tem uma qualidade muito grande. Ele busca compreender a totalidade de seus amigos, além de ser um ótimo conselheiro, já que é muito observador e sensível.

Ponderados

Como são pessoas analíticas, eles têm um senso de justiça excelente, principalmente quando é para analisar as coisas de maneira holística, já que normalmente se excluem da maior parte das situações. Eles tem uma calmaria que pode até ser entendida como frieza na hora de tomar um partido.

Eles são ótimos quando precisa-se de conselhos sobre um novo projeto ou abertura de uma empresa, por exemplo, porque eles estudam os dados, as circunstâncias e se realmente é viável. Além disso, podem ser muito compreensivos caso você precise desmarcar um compromisso com eles.

Criativos

Melancólicos são muito criativos porque observam muito. Dessa forma, eles unem técnicas que aprenderam e usam para criar coisas maiores. Assim, podem ser ótimos nas áreas de criação, como publicidade e, até mesmo, como escritores, já que são sensíveis e costumam ter um olhar muito apurado para entender sobre sentimentos.

Normalmente, são mais presos ao tradicional, porém, fazem o tradicional de uma forma mais estilizada e única. O aprendizado deles se dá mais pela observação e audição, então tendem a desenvolver habilidades musicais também, podendo falar até mais de uma linguagem da arte.

Introvertidos

O princípio básico da personalidade dos melancólicos é a introversão. Eles são tímidos e essa timidez os inibe de vários contatos e experiências sociais que são corriqueiras para as pessoas que têm outros tipos de temperamento.

Porém, engana-se quem acha que essas pessoas são introvertidas o tempo todo. Quando estão extremamente felizes, eles podem agir de forma extrovertida sim. E, normalmente, eles assumem essa postura quando estão juntos com as pessoas ao seu redor, confundindo muito alguns. Eles são extrovertidos quando confiam nas pessoas que os cercam no momento.

Analistas eficientes

A capacidade de análise dos melancólicos é impecável, inclusive, eles amam que as pessoas peçam seus conselhos e análises nesse sentido. Eles te provam com planilhas, dados e fontes as melhores maneiras de fazer o que tiver em mente.

São ótimos planejadores e, normalmente, são organizados dentro desses processos. Eles gostam de organizar toda a situação para que consigam visualizar com mais clareza. Sua linha de pensamento é desenrolada e eles conseguem provar que estão certos, porque a palavra nunca é a única base de suas opiniões.

Depressivos

Os melancólicos sentem as coisas muito profundamente e, mais sério que isso, eles não conseguem se abrir com facilidade. Eles acumulam seus problemas e, quase sempre, estão empenhando-se em resolver os problemas de seus amigos e familiares, o que o afasta ainda mais de seus sentimentos.

Dessa forma, é normal que eles tenham ondas de tristeza profunda ou, até mesmo, o surgimento de distúrbios psíquicos, como a depressão e a ansiedade. Logo, é de extrema importância tentar conversar com pessoas melancólicas sobre elas. Normalmente, eles tentam se esquivar, mas é algo que eles também precisam, mas não sabem como pedir essa ajuda.

Temperamentos melancólicos primários

A sensibilidade de uma pessoa melancólica representada em uma foto por uma borboleta pousando na flor dente-de-leão

Ninguém é uma construção sólida de temperamento, sendo uma mescla de, pelo menos, dois deles. Sendo assim, entender as misturas de temperamentos é fundamental para entender como se deve lidar com os próximos sentimentos e, principalmente, como lidar com os sentimentos dos outros. Confira agora o temperamento melancólico combinado com os outros 3 e como ele se comporta!

O que são

Os melancólicos combinados com os outros temperamentos podem ser bem interessantes, pois esse temperamento agrega uma passividade e inteligência ímpar para o que o possui. Essas combinações, ao total, formam 12 novos arranjos de personalidades, que são mesclados entre as pessoas.

Embora não tenha uma comprovação, os 12 temperamentos mesclados parecem um paralelo dos signos do zodíaco ocidental. É interessante faz um teste de personalidade para saber quais são os seus e, depois disso, tentar traçar um paralelo com seu signo.

Melancólico-sanguíneo

Ambos os temperamentos são sensíveis e muito intensos. Dessa forma, quando falamos de alguém que tem o temperamento melancólico combinado com o sanguíneo, estamos falando praticamente de um artista.

Essa pessoa é muito sensível nos ambientes, observando o mundo em uma ótica muito mais lírica e poética. Eles são fantasiosos e seus temperamentos, principalmente quando estão em processo criativo, pode se tornar muito explosivo e rude.

Melancólico-colérico

Um melancólico que tem como complemento o temperamento colérico é alguém que tem um potencial muito grande para liderar, ainda que tenha dificuldade em criar conexão com as pessoas. Sua sensibilidade faz com que seja um líder compreensivo e auxiliador.

Como um traço colérico, esse líder, porém, é muito perfeccionista e, até mesmo, chato quando falamos de trabalho e produções que faz, pois se cobra muito e exige um padrão alto de quem está trabalhando com ele. Mas, quando cobra, ele normalmente tenta ser o mais educado e sensível possível. A ideia é sempre incentivar que as pessoas continuem fazendo o que gostam.

Melancólico-fleumático

Melancólicos com tendências fleumáticas são pessoas extremamente resilientes, mas tendem a se sabotar e a duvidar de suas potencialidades. No cerne de tudo, sabem que são habilidosos, podendo ser ótimos escritores e até mesmo matemáticos, mas têm uma autoestima muito flutuante.

Além disso, eles priorizam o contato com a terra, com as plantas e flores. Amam a solitude da noite e usam esse tempo sozinho para fortalecer sua espiritualidade. Dão ótimos conselhos e sempre levam tudo para um lado mais filosófico. Conseguem debater sobre as coisas mais bobas e também as mais complexas.

Temperamentos melancólicos secundários

Imagem representando uma mulher introvertida. Em preto e branco, o foco está no perfil do seu rosto e seus cabelos que estão espalhados delicadamente sob seu rosto.

Pensando sobre a construção isolada de cada temperamento, não podemos definir uma pessoa. Isso porque cada temperamento é uma versão muito aumentada de cada um dos elementos. Essa mescla de temperamentos deixa as pessoas mais reais, mais humanas.

Confira os temperamentos que, com a mescla do temperamento melancólico, se tornam mais sensíveis e gentis!

O que são

O temperamento predominante sempre traz mais características para a pessoa que o possui, mas o segundo, que serve como uma espécie de ‘ascendente’, também tem um papel decisivo na organização pessoal de cada pessoa.

O melancólico como segundo elemento na composição de uma personalidade, normalmente, traz uma sensibilidade e uma sutileza em lidar com o outro e também consigo mesmo. Além disso, trazem uma veia artística forte, que é sempre muito diferente e curiosa.

Sanguíneo-melancólico

Uma pessoa sanguínea que tem como complemento o temperamento melancólico é alguém que traz as emoções na última potência, podendo estar rindo em um minuto e, no seguinte, estar aos prantos. E não precisa ninguém ter feito nada. Isso é algo característico eles.

São sonhadores, mas prezam por segurança, então vivem um grande dilema moral de saber quando deve-se deixar de sonhar e firmar-se na realidade. Esse, inclusive, é o maior dilema que os envolve, já que sempre pensam e repensam os planos e sonhos, mas não sabem como seguir.

Colérico-melancólico

Quando uma pessoa colérica traz características do temperamento melancólico, espera-se que ela seja alguém com um pensamento rápido e uma frieza muito grande em resolver coisas práticas. Embora sinta muito, guarda para si, mas também exige que os outros guardem para eles.

Dentro de relacionamentos, ele pode ser bem autoritário e alguém que decide pelos dois. Guarda rancor, mas não admite que as pessoas digam que estão magoadas por algo que fizeram. É uma pessoa sarcástica e usa do humor inteligente como principal arma de defesa.

Fleumático-melancólico

O fleumático-melancólico é, com toda certeza, a combinação mais pacífica de todos os 12 tipos de temperamentos combinados. São calmos, quietos e estão sempre dispostos a ajudar. Eles costumam ser bem solitários internamente, mas, de forma geral, estão sempre acompanhados de amigos e familiares.

São organizados e se ocupam de fazer da vida de todos ao redor mais agradável. Trabalham muito bem sob pressão, já que é bem complicado deixá-los irritados ou angustiados com algo externo. Além disso, não gostam de tomar grandes decisões e optam sempre por silenciar ao invés de discutir.

Diferentes temperamentos e personalidade

O melancólico como líder: foto de uma pessoa apresentando um projeto para os colegas de trabalho.

Personalidade não é algo sólido ou padronizado. É importante ter isso em mente quando falamos sobre os temperamentos e em como podem ser isoladamente. Porém, é importante entender sobre todos eles para saber qual é o seu e, principalmente, para saber lidar com as mais diversas pessoas.

Confira agora algumas informações sobre os outros 3 temperamentos e suas particularidades e curiosidades!

Os diferentes temperamentos

Existem outros 3 tipos de personalidades, exceto o melancólico, que são os coléricos, os fleumáticos e os sanguíneos. Elas são contrapostas entre si e, isoladamente, podem trazer bastante exagero e até alguns estereótipos.

Porém, ninguém tem apenas um temperamento, sendo mais voltados para a realidade e trazendo qualidades de defeitos de cada uma delas. É importante dizer que, mesmo pessoas com as mesmas duas combinações de temperamentos, podem ser diferentes, já que humanos não podem ser padronizados e esses temperamentos não são regras absolutas.

Coléricos, fleumáticos e sanguíneos

Pessoas coléricas são líderes natos. Eles são comunicativos e querem alcançar seus objetivos, não importa o que aconteça. Gesticulam muito e parecem invencíveis. Gostam de atenção e, quando se zangam, podem ser explosivos e até mesmo violentos.

Muito diferente dos fleumáticos, que são calmos, pacíficos e tranquilos, são muito educados e sempre estão cuidando de todos ao seu redor. São falantes, mas também são ótimos ouvintes. Trabalham bem sob pressão e não costumam deixar as coisas os abalar.

Por fim, há o temperamento sanguíneo. Esse tipo de personalidade é muito intensa e sentimental, fazendo de tudo um grande espetáculo. Além disso, são falantes e exagerados, buscando sempre por atenção e afeto. São briguentos e emocionados, mas são leais aos amigos e comprometidos.

Temperamento e personalidade

As personalidades de cada temperamento, em alguns pontos, são bem contrapostas, principalmente quando falamos sobre o colérico e o melancólico ou entre o sanguíneo e o fleumático. Porém, quando unem-se em duplas, costumam ser complementares.

Dessa forma, o temperamento do colérico pode ser mais explosivo e expansivo, assim como do sanguíneo. Porém, o sanguíneo pode ser mais sentimental, como o melancólico, que, por sua vez, é calmo como o fleumático, que é tão organizado e metódico quanto o colérico. Eles, de modo geral, formam um círculo perfeito que formam todos nós.

Por que é importante compreender o temperamento das pessoas?

Fotografia de uma criança segurando um cartão com o desenho de um sorriso na frente da sua boca. Em outra mão, segura um cartão com uma boca desenhada, representando a tristeza.

Entender o temperamento das pessoas é um passo fundamental para saber lidar com elas. E, sabendo lidar com as pessoas, conseguimos conviver respeitando-as e sem passar o limite básico do respeito, que deve estar presente em toda relação.

Não somos obrigados a passar por todas as dores, mas somos obrigados a entender como doem e tratar de quem as sofre. Além disso, compreender o temperamento das pessoas ao redor pode ser muito proveitoso, já que, falando do modo certo, podemos conseguir muito mais.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


relacionamentos autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.