Mente humana: funcionamento, consciente, subconsciente e mais!

Mente humana: funcionamento, consciente, subconsciente e mais!

A mente humana é extremamente fascinantes. Apesar de todos os avanços da medicina, ainda existem coisas que permanecem sem explicação. Saiba mais neste artigo!


Como conhecer a mente humana?

Ilustração da mente humana

Antes de tudo, para compreender como a mente humana funciona e desvendar seus segredos, é necessário conceituar duas coisas, o que é mente e cérebro, quais as definições mais adequadas e a diferença entre eles.

Para começo de conversa, o cérebro é o órgão central do sistema nervoso e é algo tangível. Para ficar mais claro, é possível comparar o cérebro com a parte física de um computador pessoal. Outro conceito que precisa ser compreendido a fundo é a mente.

Ela é um estado de consciência ou subconsciência, que permite aos seres humanos a possibilidade de se expressar. É comparado a parte lógica de um computador e é intangível. Depois de esclarecer esses dois conceitos, é hora de aprofundar-se no tema. Saiba mais neste artigo!

Funcionamento da mente humana

Ilustração do cérebro

O cérebro e a mente humana são fascinantes, mas apesar de todos os avanços na medicina e na ciência, ainda não é possível explicar plenamente todos os segredos que essas duas coisas escondem. Saiba mais nos tópicos a seguir!

O que é cérebro

O cérebro é o órgão central do sistema nervoso. Ele pode ser comparado a um hardware, que é a parte física de um computador pessoal. Ele está localizado dentro da caixa craniana e é para ele que são levadas todas as informações que recebemos. Apesar do cérebro representar apenas 2% do nosso corpo, ele é um dos que mais consomem oxigênio.

Assim, ele é o responsável por controlar todos os nossos movimentos, por exemplo, movimentar os braços, pernas, entre outras coisas. Ele também é o responsável pela integração dos estímulos sensoriais e também pelas atividades neurológicas, como falar e memorizar algo.

O que é mente

É possível definir a mente como um estado de consciência ou subconsciência em que a expressão da natureza humana se torna viável. Este também é um conceito bastante usado para descrever algumas funções do cérebro humano, que estão relacionadas à capacidade cognitiva e ao comportamento.

De forma mais específica, as funções da mente são aquelas que tornam os seres humanos conscientes como, por exemplo, a capacidade de interpretar, os desejos, a criatividade e imaginação, os sentidos, entre outras coisas. O termo “mente” também pode se referir à personalidade e capacidades humanas.

Inconsciente

O inconsciente pode ser definido como um estado da mente que é responsável por manter o organismo humano funcionando perfeitamente, harmonizando todas as partes do corpo. A mente é capaz de controlar o sistema nervoso autônomo, o sistema imunológico e todas as demais funções vitais e automáticas que existem dentro do ser humano.

O ser humano já vem ao mundo reproduzindo uma série de funções de suma importância para a sua sobrevivência, sem precisar fazer isso voluntariamente. Isso só é possível graças à ação da mente, mais especificamente de forma inconsciente.

Consciente

A parte consciente da mente é a responsável pelas ações que tomamos de maneira voluntária. Ela também possui o domínio de 4 partes extremamente importantes que são: analítica, racional, a força de vontade e a memória a curto prazo. A parte analítica da mente é a responsável por analisar todas as coisas que ocorrem e tomar decisões.

Já a parte racional da mente é a responsável por justificar as ações e atribuir uma razão para determinadas atitudes. A força de vontade serve para motivar o indivíduo a fazer ou concluir algo, e a memória a curto prazo tem como função armazenar informações importantes e que você usa no seu cotidiano.

Subconsciente

O subconsciente pode ser definido como a parte da mente na qual se encontra a essência de cada um. Ele está dividido em 5 partes fundamentais, que são: a memória a longo prazo, os hábitos, as emoções, a autopreservação e a ociosidade. A memória a longo prazo é a responsável por guardar experiências vivenciadas no decorrer da vida, como uma espécie de banco de dados.

Os hábitos são uma competência da mente que serve para otimizar as tarefas do dia a dia, fazendo com que o corpo gaste menos energia. Eles são firmados a partir da repetição, o que torna alguns comportamentos até mesmo automáticos.

As emoções referem-se às questões emocionais. Ainda, a autopreservação é a capacidade da mente de nos alertar para o perigo e a ociosidade é uma espécie de alerta para o que vai trazer desconforto.

Fator crítico

O fator crítico funciona como uma espécie de fator de proteção ao subconsciente, pois ele é o responsável por filtrar as informações que entram no subconsciente ou não. Ao longo da vida, o ser humano recebe uma infinidade de informações, muitas vezes, elas não estão de acordo com a programação da mente do indivíduo.

O fator crítico é o mecanismo usado pela mente para decidir o que entra ou não no subconsciente. Então, aquilo que é aceito passa a ser parte da essência do ser humano e da sua personalidade.

Aspectos do inconsciente

Foto ilustrativa sobre os aspectos do inconsciente

As capacidades da parte inconsciente da mente humana são fascinantes. Ela é responsável por fazer a manutenção da vida, já que as funções vitais do organismo são mantidas pelo subconsciente. Saiba mais sobre alguns aspectos a seguir!

ID

O ID é um aspecto psicológico da mente. Ele tem a função de armazenar a energia psíquica, os impulsos mais primitivos e as propensões do indivíduo. Essa função da mente, o ID, é simplesmente guiada pelo prazer, não existe uma regra específica para o funcionamento dele, a única coisa que importa é a satisfação dos desejos, a ação e a expressão.

O ID se localiza no nível inconsciente do cérebro, e não reconhece os padrões sociais, isso quer dizer que para esse aspecto da mente, não existem classificações como certo ou errado, por exemplo. O ID também é o lugar onde estão localizados os impulsos sexuais, e está sempre buscando meios para realizar esses impulsos.

Ego

Entre ID, Ego e Superego, o Ego é o principal, de acordo com o renomado psicanalista Sigmund Freud. Ele possui elementos do subconsciente mas funciona a nível consciente. O Ego realiza suas funções com base no princípio da realidade. Uma das suas atribuições é limitar a capacidade do ID, quando julgar que alguns dos desejos dele são inadequados.

O Ego, principalmente a partir dos anos iniciais de vida, será o responsável por, em última análise, tomar as decisões. Um indivíduo que não possui um Ego bem desenvolvido, consequentemente não desenvolverá o Superego, que será abordado no próximo tópico. Como consequência disso, essa pessoa seria guiada por impulsos exclusivamente primitivos.

Superego

O Superego é uma competência da mente, tanto consciente quanto inconsciente. O seu desenvolvimento ocorre nos anos iniciais de vida, no momento em que o indivíduo, ainda criança, começa a entender os ensinamentos ministrados pelos pais, a escola, entre outras fontes de princípios.

Além disso, o superego possui uma função social, e é resultado de todas as experiências que esse indivíduo viveu na infância, como as imposições e os castigos. Ele pode ser entendido como algo que regula as ações, com base na censura, na culpa e no medo das consequências. Conceitos como a moral, a ética e a separação entre o certo e o errado estão no Superego.

Partes do consciente

Imagem ilustrativa sobre as camadas do consciente

Como já foi abordado durante este artigo, a mente é dividida em algumas partes, que são o consciente, o subconsciente, o inconsciente e o fator crítico. O consciente também possui algumas divisões, que você poderá conferir com mais detalhes nos tópicos a seguir!

Analítica

A parte analítica do consciente da mente é responsável por fazer uma análise de tudo o que acontece em volta do indivíduo. Ela serve para que a pessoa pense antes de tomar decisões em seu cotidiano. A análise de tudo aquilo que o cerca é uma competência da parte analítica de sua mente.

Dessa forma, a realização de cálculos, a separação daquilo que é moralmente correto ou errado, a resolução de um problema ou, até mesmo, as escolhas mais simples que são feitas no dia a dia partem a parte analítica da mente, por exemplo.

Racional

A parte racional da mente consciente, como o próprio nome já diz, é responsável por dar razões e justificativas para todas as decisões que são tomadas pelo indivíduo. Em dados momentos, essas motivações são concretas e verdadeiras, em outros, são criadas apenas para fortalecer a vontade de fazer algo que não deveria ser feito.

Em outros casos, as razões e justificativas criadas pela parte racional da mente são apenas para encobrir as reais motivações que levaram a uma determinada ação. Esse é um dos fatos que torna a mente algo tão curioso.

Força de vontade

A força de vontade é a parte da mente consciente que serve para te impulsionar a tomar determinada decisão ou fazer algo, seja para começar ou terminar alguma coisa. Contudo, uma das fraquezas dessa competência da mente consciente é que ela funciona como uma espécie de bateria, que perde a energia com o passar do tempo.

Inicialmente, a força de vontade pode impulsionar o indivíduo com toda a força, mas conforme o tempo vai passando, isso diminui gradativamente. Um exemplo de como funciona a força de vontade é o de pessoas que iniciam um tratamento contra uma determinada doença, mas desistem no meio do processo.

Memória de curto prazo

A memória de curto prazo é responsável por armazenar as informações que você geralmente utiliza no seu cotidiano. Lembranças como, por exemplo, o que você comeu a 7 dias atrás não são armazenadas pela memória de curto prazo, pois isso não é algo essencial para o seu dia a dia.

Contudo, informações como o seu endereço, o número do celular, a senha do cartão de crédito ou débito, seus dados como o CPF, o RG, o CEP, entre outras coisas importantes, são armazenadas na memória de curto prazo, pois são informações relevantes para o seu dia a dia e sua mente precisa ter fácil acesso a elas.

Partes do subconsciente

Ilustração das engrenagens do cérebro

O subconsciente da mente humana é onde habita a essência do ser humano, ou seja, tudo o que ele é e toda a programação que foi inserida nele está presente no subconsciente. Assim como o consciente, ele também é dividido em partes que você conhecerá com mais detalhes a seguir!

Memória de longo prazo

Tudo aquilo que é vivenciado ao longo da vida fica gravado permanentemente em um banco de dados da mente subconsciente do indivíduo. Principalmente os momentos que você vivenciou e que passaram despercebidos por você. Assim, a memória de longo prazo pode ser comparada com uma pequena caixa onde você guarda fotos antigas.

Essa comparação pode ser feita devido ao fato de que você não consegue acessar essas memórias, nem vê-las, contudo, elas estão bem guardadas no seu subconsciente. Por isso, a memória de longo prazo é realmente fascinante.

Hábitos

A mente humana, como um mecanismo de sobrevivência, tem como uma de suas propriedades intrínsecas, a capacidade de encontrar meios de economizar o máximo de energia corporal possível. Ela também faz isso através de alguns atalhos mentais, que são os hábitos.

Eles são mecanismos da mente que são fortalecidos por meio da repetição contínua, às vezes, até mesmo, automático. Logo, quanto mais alguém repete uma tarefa, mais ela se torna automatizada na mente do indivíduo. Atividades como escovar os dentes, amarrar os sapatos e dirigir, são exemplos de hábitos.

Emoções

O subconsciente é o depositário de todas as nossas emoções e sentimentos. É nele em que elas estão armazenadas. As memórias a longo prazo também estão diretamente relacionadas às emoções, pois elas são carregadas de um peso emocional muito forte, por isso, vão parar no subconsciente do indivíduo.

As emoções que são sentidas por uma determinada pessoa são capazes de determinar que tipo de programação emocional ela terá no subconsciente. Por isso, é de suma importância preservar a mente de emoções negativas, por mais que às vezes elas sejam inevitáveis.

Autopreservação

A autopreservação é uma função do subconsciente, que visa manter o ser humano protegido de qualquer coisa que ofereça perigo. O filtro que é feito pela mente com relação aquilo que pode ser perigoso ou não é realizado com base nas experiências prévias que o indivíduo possui e nas suas programações emocionais.

A capacidade de autopreservação do ser humano pode fornecer um alerta para um perigo real ou ilusório, algo que só existe na sua mente. Seja lá qual for a natureza desse perigo, se isso for considerado um risco pelo subconsciente, ele certamente evitará.

Ociosidade

A ociosidade é uma competência do subconsciente, que alerta para os riscos e também para situações que podem gerar desconfortos. Uma das medidas do subconsciente para proteger disso é evitar ao máximo as mudanças, pois ele não quer que você se frustre tentando fazer algo novo.

Nesse caso, a mente subconsciente acaba achando muito mais seguro e melhor manter o indivíduo dentro da zona de segurança, já que ela é repleta de coisas que são familiares para você e a possibilidade de fracasso e decepção é muito menor.

O funcionamento do inconsciente coletivo

O inconsciente coletivo pode ser definido como uma série de imagens latentes, que são chamadas de arquétipos. Elas são herdadas dos ancestrais de cada pessoa. O indivíduo não se lembra dessas imagens de forma consciente, porém herda uma predisposição para agir diante das situações conforme os seus ancestrais faziam.

Com isso, a teoria do inconsciente coletivo afirma que o ser humano nasce com uma série de predisposições de pensamento, compreensão e ação. Por exemplo, o medo de altura pode ser transmitido por meio do inconsciente coletivo, criando no indivíduo uma certa predisposição a essa fobia.

Como cuidar da saúde da mente

Foto sobre a importância do cuidado com a saúde mental, com quebra-cabeças representando os problemas a serem resolvidos

Existem diversas medidas que visam preservar a saúde da mente. Como o ser humano é holístico, ou seja, tudo aquilo que afeta a mente pode afetar o organismo em si, alguns cuidados com o corpo podem interferir diretamente na saúde da mente. Saiba mais a seguir!

Cuide da alimentação

Muita gente pensa que não, mas o cuidado com a alimentação é fundamental para se ter uma mente saudável. Então, é importante sempre ter em mente que o fato de você comer bem não interfere somente na sua forma física ou no seu corpo, mas possui resultados diretos na sua mente.

O seu bem-estar geral tem que ver com a forma como você se alimenta, por isso, é fundamental que você opte por um cardápio bastante variado e também equilibrado. Prefira alimentos naturais e ricos em nutrientes.

Pratique atividades físicas

Colocar o corpo para se movimentar é de extrema importância para a mente das pessoas. O bem-estar emocional está diretamente atrelado à prática de exercícios físicos. Se você ainda não tem o hábito de se exercitar, procure começar lentamente, de preferência sob a orientação de um profissional de educação física.

As caminhadas também geram uma sensação de prazer, assim como os exercícios físicos. Esse sentimento de realização após uma atividade física é importante para o bem-estar mental das pessoas. Por isso, sempre que puder, pratique exercícios físicos regularmente.

Priorize o sono

Dormir as 8 horas de sono recomendadas é um hábito fundamental para a saúde como um todo, não só da mente. É de suma importância dormir bem, por isso, procure ter uma boa rotina de sono. Noites mal dormidas são um fator impulsionador para o surgimento de uma série de transtornos mentais e emocionais.

Em meio a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam negligenciando as horas adequadas de sono. Por conta disso, com o passar do tempo e o acúmulo de noites mal dormidas, elas acabam desenvolvendo alguns quadros patológicos.

Tempo com pessoas queridas

Passar tempo com pessoas queridas gera uma sensação de prazer e felicidade indescritíveis. Por isso, procure reservar tempo na sua agenda para passar com as pessoas que te fazem feliz. Fazer isso regularmente é garantia de que sua saúde mental irá melhorar consideravelmente.

Infelizmente, muitas pessoas consideram esse fator como algo de pouca relevância. Mal sabem elas que esse simples hábito poderia evitar uma série de problemas psicológicos. Use seu tempo com qualidade e a favor da sua saúde mental.

Tempo para o lazer

Realizar atividades que te geram bem-estar é algo extremamente importante na sua vida. Seja lá qual for o seu passatempo preferido, procure fazê-lo sempre que tiver tempo. Tire tempo para ler, dançar, desenhar, jogar um jogo, e o que mais você gostar de fazer, deve ser feito no momento oportuno.

Os momentos de lazer servem para que você escape da rotina estressante do dia a dia e para que você não fique preocupado com suas obrigações cotidianas. Isso traz um alívio indescritível para a mente.

Contato com a natureza

Apesar de muitas pessoas desprezarem isso, o contato com a natureza é fundamental para o bem-estar da mente. Essa aproximação do ambiente natural faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. Respirar o ar puro, estar a céu aberto, conectar-se com o meio ambiente e fugir da cidade é bom para a saúde.

Procure fugir um pouco da rotina frenética das cidades e vá para o campo ou algum ambiente que te forneça um pouco mais de contato com a natureza, você verá a diferença que faz respirar o ar puro e contemplar as maravilhas naturais.

Desenvolva sua fé

Para começo de conversa, o conselho é para que você desenvolva a sua fé, independente da pluralidade de religiões e crenças que existe no mundo. A fé é um atributo que está ligado à forma como o indivíduo se relaciona com o mundo e também com as pessoas.

Ela traz esperança e otimismo em meio a tempos difíceis, demonstrando a capacidade de crer, produz esperança e a crença de tempos melhores. Por isso, acredite na vida e em algo que possua significado para você, seja um objetivo pessoal, alguém, ou alguma outra coisa.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma das competências mais importantes para se desenvolver na vida. É por meio dela que você consegue descobrir quais são os seus próprios limites, pontos fortes e também fracos. Existem diversos meios para alcançar o autoconhecimento, entre eles a terapia.

Contudo, a terapia não é o único meio de se conhecer, existe também a meditação, o teatro, as atividades lúdicas, entre outras. Seja lá qual for a sua escolha, faça aquilo que te faz sentir bem.

Permita-se sentir

É fundamental que você compreenda os seus sentimentos e também as causas dele, sejam eles bons ou ruins. A cultura como um todo impõe ao ser humano que alguns sentimentos são destrutivos, isso faz com que as pessoas reprimam com todas as forças aquelas emoções que são consideradas negativas.

Contudo, todos os sentimentos são importantes para que as pessoas possam ficar fortes e valorizem seus próprios sentimentos. O amor, a alegria, a realização e outros sentimentos, são igualmente importantes porque caracterizam a pessoa.

Qual a vantagem de cuidar da mente?

Mulher meditando

As vantagens de adotar cuidados com a mente são inúmeras, a começar pelo fato de que ter uma mente saudável vai te ajudar em diversos aspectos da sua vida. A saúde também é um fator primordial, pois ninguém quer sofrer com patologias relacionadas à mente, como a ansiedade, a depressão, entre outras doenças.

A qualidade de vida do indivíduo melhora consideravelmente a partir do momento em que ele começa a cuidar da mente. A rotina fica mais leve, os momentos alegres se multiplicam e a saúde como um todo é beneficiada. Contudo, é preciso pagar um preço para isso, é necessário ter disciplina e força de vontade para cuidar de si mesmo.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.