Shiva e Shakti: conheça esta união e o que ela pode representar pra você!

Shiva e Shakti: conheça esta união e o que ela pode representar pra você!

O vínculo entre Shiva e Shakti é o símbolo do equilíbrio e da união ideal que deve acontecer dentro de nós. Conheça o significado desta união neste artigo!


Entenda o significado da união entre Shiva e Shakti!

Estátua de Shiva e Shakti em rio

A cultura, os rituais e os festivais hindus têm um grande significado. Eles estão todos ligados a uma certa força celestial. Para compreendermos adequadamente os atributos, características e bênçãos dessa força celestial, ela recebe um nome e uma forma.

Shiva é uma dessas forças, e é a principal. Ele é a personificação da consciência. Sua observação consciente regenera a semente para atualizar a pluralidade do Universo. A natureza, por sua vez, é Shakti. Ele cria uma vida dentro de si mesma.

Shiva é o observador e Shakti é a observada. Shiva é consciência e Shakti é energia. Quando Shiva a abraça, ela se transforma em uma Devi, ou Deusa, que, como uma mãe, fornece tudo o que a vida requer para sobreviver. Entenda mais sobre o significado da união entre Shiva e Shakti neste artigo!

Conhecendo mais sobre o Deus Shiva

Estátua de Shiva no pôr do sol

Ele tem pele azulada, tem um terceiro olho, é o pai de Ganesha e um dos deuses mais reverenciados do hinduísmo. Shiva é uma das divindades mais importantes do hinduísmo, adorada pela seita indiana Shahivist como a divindade suprema.

Ele é um dos deuses mais complexos da Índia, com características que parecem estar em oposição umas às outras. O grande mestre, o destruidor e restaurador, o grande asceta e emblema da sensualidade, o benigno pastor de almas e o colérico vingador são todos nomes dados a ele.

Nos parágrafos a seguir, você aprenderá mais sobre o deus hindu Shiva. Seus primórdios, história e expressão gráfica, entre outras coisas. Acompanhe.

Origem e história

Existem várias histórias diferentes do nascimento de Shiva, um dos deuses mais importantes e reverenciados do hinduísmo. Shiva, de acordo com a mitologia indiana, costumava vir à Terra na forma humana e, figurando um sábio, acabou servindo de exemplo para os futuros praticantes da yoga.

Sua sabedoria incomodou Ravana, Rei dos Demônios, o qual despachou uma cobra para assassiná-lo. Shiva a conteve e, depois de encantá-la, passou a usá-la como decoração para o pescoço, tornando-a uma de suas amigas mais leais.

Ravana decidiu lançar um novo ataque utilizando uma ameaça na forma de um tigre. Shiva, reconhecendo que não seria capaz de controlar a besta como fez com a cobra, matou o felino e começou a usar sua pele como roupa.

Características visuais

A representação mais comum de Shiva é a de um homem com quatro braços sentado em posição de lótus. Dois dos braços estão apoiados nas pernas, enquanto os outros dois carregam um significado simbólico: a bênção é representada pela mão direita, enquanto a mão esquerda empunha um tridente.

Os olhos semicerrados indicam que o ciclo do universo está em andamento. Um novo ciclo de criação começa quando ele abre completamente os olhos e, quando os fecha, o cosmos é destruído até que a próxima fase da criação comece.

Shiva é mostrado sorridente e calmo, vestido com uma pele de animal simples e em um ambiente austero. Seu corpo manchado de cinzas simboliza seu elemento transcendental na natureza, onde sua existência é superior à presença material.

O que o Deus Shiva representa?

Shiva é o terceiro deus do triunvirato hindu. O trabalho de Shiva é destruir o universo para que ele possa ser recriado. Os hindus acreditam que suas habilidades destrutivas e recreativas ainda são utilizadas para eliminar as ilusões e defeitos do mundo, abrindo caminho para desenvolvimentos positivos.

Essa destruição, de acordo com a religião hindu, não é arbitrária, mas benéfica. Como resultado, Shiva é reconhecido como a fonte do bem e do mal e como alguém que mistura muitas características opostas. Shiva pode ser conhecido por seu zelo insaciável, que o leva a ações irracionais; mas também pode ser comedido, negando a si mesmo todos os prazeres terrenos.

Símbolos

Shiva, está conectado com vários símbolos. A Lua Crescente (Ardha-Chandrama) representa o tempo e Shiva a usa na cabeça para mostrar que tem domínio total sobre ele.

O cabelo emaranhado (Jata) representa Shiva como o Senhor do Vento, que é respirado por todas as coisas vivas. O terceiro olho simboliza a negação do desejo; os adoradores de Shiva acreditam que ele é um símbolo para desenvolverem a visão do conhecimento.

Ganga é a divindade e o rio mais sagrado. De acordo com a lenda, ele se origina em Shiva e flui por Jata, sendo simbolizado pelo jato d'água que sai de sua cabeça e cai no chão.

O poder destrutivo e recreativo de Shiva sobre as criaturas do mundo é simbolizado pelo colar de cobra. Já sua onipresença, poder e prosperidade são simbolizados pelo Vibhuti, três linhas traçadas horizontalmente sobre sua testa – que também escondem seu poderoso terceiro olho.

As três funções do triunvirato hindu são representadas pelo tridente Trishul. Shiva também usa o colar Rudraksha com 108 contas produzidas em suas lágrimas as quais representam os componentes do mundo.

O Tambor, Damaru, significa o som cósmico que deu origem à gramática e à música. Outro adorno de Shiva é Kamandalu: um pote de água feito de abóbora seca que contém Amrit.

As Kundalas são os dois brincos usado por Shiva. Eles representam as naturezas duais de Shiva e Shakti, bem como a ideia de criação. Já Nandi, o Touro, é o veículo de Shiva e representa o poder e a estupidez

Conhecendo mais sobre a Deusa Shakti

Estátua da Deusa Shakti

Shakti é uma das deusas mais importantes do panteão hindu; ela possui um espírito cósmico celestial que retrata a energia feminina e as forças dinâmicas que se movem pelo universo. Ela é a deusa da criação e transformação e frequentemente intervém para extinguir as forças do mal e restaurar o equilíbrio.

Shakti tem várias formas e títulos, incluindo deusa-mãe, guerreira feroz e deusa negra da destruição. Cada Deus do hinduísmo possui uma Shakti, ou poder de energia. É uma das muitas razões pelas quais ela é reverenciada por milhões de indianos. Adiante, saiba mais sobre essa Deusa tão importante para a religião hindu.

Origem e história

Os vários nomes e encarnações de Shakti geraram uma série de contos. Uma das lendas mais populares é a de Kali, famosa por derrotar Raktavija, o líder de um exército de demônios.

Segundo a lenda, como Shakti não poderia machucar Raktavija com suas armas, ela o assassinou consumindo todo o seu sangue. Como resultado dessa narrativa, Kali é frequentemente mostrada com uma língua vermelha brilhante que se projeta para baixo em seu queixo.

Ela é mostrada como tendo quatro braços: em suas mãos esquerdas ela empunha uma espada e balança a cabeça de Raktavija pelos cabelos, enquanto suas mãos direitas estão levantadas em uma bênção. Além disso, Kali também tem um colar feito de crânios humanos em seu pescoço.

Características visuais

Shakti é venerada de muitas formas. Conheça agora algumas das principais manifestações desta Deusa.

• Kamakshi é a mãe universal;
• Parvati, é a companheira gentil de Shiva. Ela é associada ao prazer, amor, casamento, fertilidade e beleza feminina;
• Menakshi é a rainha de Shiva;
• Durga, que monta um tigre que ruge quando está para atacar, representa o triunfo do bem sobre o mal;
• Kali destrói e devora todos os demônios. Ela é a personificação do tempo e sua aparência etérea representa o futuro desconhecido;
• Sarasvati está associada ao aprendizado, música e artes. Ela é simbolizada vestindo branco e segurando um cisne ou um pavão;
• Gayatri é uma representação feminina de Brahma;
• Lakshmi é representada com quatro braços dourados distribuindo moedas de ouro;
• Radha é a Shakti de Krishna, conhecida como a Grande Deusa. A Realidade Absoluta é representada pelos dois juntos;
• Chamunda é uma das Sete Deusas Mães e uma das formas assustadoras de Shakti;
• Lalita, é considerada a mais bela de todos os mundos.

O que a Deusa Shakti representa?

Shakti é reverenciada por ser capaz de repelir ataques às comunidades, bem como tratar as doenças de seus residentes, pois ela incorpora todo o poder celestial. Suas principais atribuições são proteção, comunicação e feminilidade, além de poder e invenção. Além disso, a divindade também é frequentemente associada ao número seis e à flor de lótus.

Shakti se revela dentro de todos os seguidores do hinduísmo como uma representação da força divina. Como resultado, a energia permite demonstrações de inteligência, força de vontade, ação, clareza de comunicação e até mágica.

Símbolos

O número seis, amuletos mágicos e a lótus são alguns dos símbolos de Shakti. Quando estamos em perigo, Shakti não fica ociosa, Ela é uma força de mudança enérgica e gentil.

No hinduísmo, Yoni (“morada”, “fonte” ou “útero” em sânscrito) também é um símbolo de Shakti. No Shaivismo, parte do Hinduísmo dedicada à adoração da divindade Shiva, o Yoni é associado ao Lingam, emblema de Shiva.

Juntos, os dois símbolos refletem o processo perpétuo de criação e renovação, a união do masculino e feminino e a soma total de toda a existência.

Tara: a união entre Shiva e Shakti

Estátua do Deus Shiva

Tara é uma divindade feminina que representa a compaixão, a salvação da morte e do sofrimento. Seus seguidores a chamam para proteção, sabedoria e libertação de situações terríveis, e considera-se que ela nasceu da empatia pelo mundo sofredor.

A Deusa Tara também é considerada uma deusa protetora. Ela é uma manifestação da força feminina primordial conhecida como Shakti no hinduísmo.

Tara era originalmente uma divindade hindu que foi posteriormente aceita pelo budismo. Em certas tradições, ela também é chamada de Buda feminino. Tara é a divindade mais amplamente reverenciada no budismo tibetano hoje. Entenda a história sobre a união entre Shiva e Shakti a seguir.

História sobre a união entre Shiva e Shakti

Em união, Shiva e Shakti formam a meia-mulher conhecida como Ardhanarishvara. A imagem de Shiva-Shakti retrata a fusão de nossos componentes masculino e feminino, resultando em uma totalidade mística dentro de nós.

Shiva é a divindade iogue com cabelo embaraçado, uma serpente em volta do pescoço, peito nu e pernas fortes. Ele empunha um tridente e tem um comportamento calmo. Shakti tem cabelos longos e traços delicados, além de olhos enormes em formato de amêndoa. Ela está vestida com um robe de seda esvoaçante e dança com um dos pés levantado.

A obra de arte exala harmonia, felicidade e presença. Shiva-Shakt é a união mística da consciência masculina e feminina dentro de nós e através do Cosmos.

Shiva, a força sem limites da consciência pura

Shiva é a Realidade Absoluta que constitui o nosso cosmos. Ele é a fonte de tudo o que existe, o componente transcendente da consciência cósmica. Shiva é conhecido como o Senhor do Yoga, e sua consciência pode fornecer uma enorme força interior.

De acordo com o Shaivismo, Ele está eternamente unido a Shakti, sua cônjuge. A energia de Shiva é contínua, calma, serena, poderosa e completamente estacionária. Ele é calmo, controlado e compassivo. Podemos trazer as características notáveis de Shiva para dentro de nós, invocando sua presença pura por meio da meditação.

Nossos atributos masculinos incluem direção, propósito, liberdade e consciência. A energia masculina de Shiva está ciente de tudo o que acontece no universo.

Shakti, a energia primordial da criação

A energia Shakti tem um lado apaixonado, cru e expressivo. Enquanto a energia Shiva não tem forma, a de Shakti se manifesta em todas as coisas vivas. As coisas existentes são feitas de energia Shakti. Não podemos ter um sem o outro, pois essas duas energias divinas são poderes iguais e opostos.

Quando vemos Shakti, podemos sentir nossa energia Shiva e quando meditamos, cultivando uma presença e um propósito claros, estamos descansando em nossa natureza Shiva interior. Shiva reserva espaço para Shakti se mover e guia o fluxo energético de mudança de forma desta Deusa.

Qual o nosso papel nessa união?

Shiva e Shakti unem forças para criar o universo em todas as suas formas. Esta é a experiência imediata de métodos e conhecimentos qualificados, bem como uma união de forças masculinas e femininas.

Nosso Shiva e Shakti internos, quando equilibrados e unidos, experimentam a existência como uma totalidade dinâmica. Temos uma visão clara para o futuro, ficamos preparados para confiar e fluir com tudo o que a vida nos lança.

Nosso desejo de buscar o amor fora se desvanece à medida que nos tornamos mais íntegros. O prazer desta combinação de nosso masculino interno e feminino interno pode ser sentido e assim geramos relacionamentos mais harmoniosos.

Mantras Shiva Shakti

O Shiv Shakti Mantra é entoado por muitos devotos. Seu significado é profundo, pois invoca as energias de Shiva e de Shakti. Shiva é a consciência pura e Shakti é a força da criação, poder, energia e natureza.

Eles são parte de uma criação que se manifesta quando Shiv Shakti se combinam. O mantra Shiv Shakti é entoado para trazer benefícios, iluminar a alma e trazer bem-estar e prosperidade à vida dos devotos. Aprenda o Shiv Shakti Mantra:

“Oh, o casal divino Shiva Parvati! O! Vós, os protetores deste universo, Junto com os Senhores Brahma e Vishnu Nós oramos a Você por nosso bem-estar, prosperidade e a iluminação de nossas almas. Em seguida, deixe a água escorrer para o solo.”

A partir da união entre Shiva e Shakti, toda a criação flui eternamente!

Ilustração de Shiva e Shakti

Compreender as naturezas de Shiva e Shakti revelará nosso Divino interior. De acordo com o Shaivismo, cada um de nós carrega uma força masculina celestial na forma da divindade hindu Shiva e uma energia feminina divina na forma da deusa Shakti.

Tanto em homens quanto em mulheres, Shiva e Shakti estão presentes. Em nossa existência, todos nós temos o lado divino masculino (Shiva) e o lado divino feminino (Shakti). Acredita-se que nosso lado feminino deva estar do lado esquerdo de nosso corpo, enquanto o lado masculino está à direita.

Entretanto, o mais importante a se lembrar é que todos nós temos essas energias dentro de nós e, quando reunidas, elas proporcionam perfeita harmonia, alegria e presença ao nosso próprio ser.

Autor deste artigo

Jornalista, produtora de conteúdo e redatora.
Apaixonada por ler e escrever, sempre em busca de novas histórias para contar e conectar com o público. Com habilidades criativas e atenção aos detalhes, estou pronta para ajudar a transmitir qualquer mensagem de forma envolvente!

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.