As 5 linguagens do amor: saiba quais são, como praticar e mais!

As 5 linguagens do amor: saiba quais são, como praticar e mais!

A manutenção dos relacionamentos depende de posturas ativas por parte dos parceiros. Conheça as 5 linguagens do amor e renove sua relação!


Quais são as linguagens do amor?

Mulher fazendo coração com as mãos.

As 5 linguagens do amor compreendem a tese desenvolvida por Gary Chapman, pastor batista, conselheiro matrimonial e escritor, em que são agrupadas as 5 principais formas pelas quais os cônjuges dão e recebem amor entre si. Tratam-se de linguagens, códigos a partir dos quais se pretende demonstrar e perceber o afeto do parceiro.

Cada pessoa tem a sua linguagem do amor, ou linguagens, que podem ser mais de uma, e é importante entender que não necessariamente a linguagem de um bate com a do outro. Isso é importante porque é essa a causa de muitas divergências e separações, uma vez que as pessoas não se sentem amadas pois não identificam certas condutas nas ações do parceiro.

Neste artigo você vai conhecer as 5 linguagens do amor, que são “Palavras de afirmação”, “Atos de serviço”, “Tempo de qualidade”, “Toque físico”, e “Receber presentes”. Confira.

Como praticar “Palavras de afirmação”

Coração na mão.

A primeira das linguagens do amor a ser analisada é “Palavras de afirmação”. Essa linguagem se refere a necessidade que muitas pessoas possuem de serem reconhecidas explicitamente através de elogios, declarações e quaisquer outras formas que as palavras possam reforçar os sentimentos positivos para que elas sintam o amor.

A seguir você entenderá a linguagem do amor “Palavras de afirmação” em seus aspectos principais, como a necessidade de expressão frequente dos sentimentos, de autenticidade e até de pensar fora da caixa. Confira.

Expresse-os frequentemente

A necessidade de ouvir sobre os sentimentos e impressões do parceiro não significa necessariamente que a pessoa que possui por linguagem do amor “Palavras de afirmação” precise de afirmações constantes. Na verdade, é possível que essa pessoa apenas precise se sentir seguro por meio das palavras do parceiro, e por isso é necessário que isso ocorra frequentemente.

Aqui a necessidade principal é a da comunicação. Por isso, se esta é uma das suas linguagens do amor ou de seu parceiro, entenda que é necessário que vocês estejam sempre abertos à comunicação e principalmente ao reconhecimento positivo da sintonia que existe. A saúde do relacionamento depende dessa expressão constante.

Se for difícil dizer, escreva

Pode ser que expressar sentimentos, elogiar e reconhecer pontos positivos seja muito difícil para um dos parceiros, isso geralmente tem a ver com o ambiente familiar em que ele foi criado. Em algumas casas, a crítica vem sempre primeiro, e as pessoas realmente tem bloqueios para falar de seus sentimentos ou elogiar o parceiro.

Se for esse o seu caso ou de seu parceiro, saiba que escrever pode ser uma boa forma de iniciar esse processo tão importante. Deixa bilhetes, escrever cartas, ou até enviar mensagens de texto pelo celular são alternativas que ajudam a comunicar o que se sente. É importante entender que o parceiro precisa saber dos sentimentos positivos, e não apenas aquilo que pode estar errado.

Palavras são tudo

Não subestime o poder de uma declaração de amor, de gratidão. Expresse o que você sente sem medo dos julgamentos. Treine o uso das palavras para conseguir transmitir aquilo que verdadeiramente há dentro de si quando for a hora. As palavras podem construir ou destruir grandes coisas, use-as em seu favor.

Seja autenticamente você

Pode ser que no início leve um tempo para alinhar suas percepções e sua capacidade de expressão, mas mentir, aumentar ou iludir o parceiro sobre suas qualidades não deve ser uma opção. Essa linguagem serve para tornar real dentro da conexão aquilo que já é real internamente entre os parceiros, e só assim surtirá os efeitos desejados.

Saiba quais palavras ele ou ela mais gosta

Uma questão essencial sobre o uso das “Palavras de afirmação” é que você seja capaz de perceber qual tipo de afirmação o seu parceiro entende essencial para a segurança do relacionamento. Por causa de educações diferentes, às vezes as pessoas identificam questões diferentes como importantes, como a beleza ou a inteligência.

Exaltar algo que a pessoa não acha importante pode soar até como um insulto. Por isso, perceba quais são as qualidades mais importantes para o seu parceiro, e esteja certo de mostrar seu reconhecimento quando perceber que ele tem se dedicado e que tem sucesso naquilo.

Pense fora da caixa

Para muitos pode ser difícil iniciar esse processo de usar as “Palavras de afirmação”. Por falta de hábito, muitas vezes faltam palavras ou ideias, ainda que os sentimentos de admiração, respeito e carinho sejam verdadeiros. Neste caso, seja criativo.

Primeiro observe. Se essa é a linguagem do seu parceiro, provavelmente ele te elogia constantemente, pois ele entende isso como algo positivo. Se dedique para entender essa lógica e faça o mesmo. Entenda também que este bloqueio está em você, então em um primeiro momento você deve ser criativo e pensar fora da caixa para ser capaz de criar suas próprias afirmações.

Como praticar “Atos de Serviço”

Sinal de amor com as mãos.

A linguagem do amor “Atos de serviço” diz muito sobre o cuidado com o outro, da necessidade de promover o bem-estar do outro, e com isso demonstrar a afetividade. Assim, pode ser que uma pessoa não seja boa na comunicação, tenha bloqueios para o toque físico e demais linguagens, mas esteja sempre fazendo o possível, em silêncio, para que o parceiro se sinta confortável.

É disso que se trata a linguagem do amor “Atos de serviço”. A seguir você acompanha os aspectos dessa linguagem tão nobre e delicada de demonstrar o amor, como o detalhe das pequenas coisas, a atenção às necessidades do outro e mais. Confira.

Pequenas coisas

É preciso atenção para identificar a linguagem do amor “Atos de serviço”, pois muitas vezes a diferença está nas pequenas coisas. Um lanche que uma pessoa prepara, uma roupa que passa antes do trabalho do parceiro ou até uma carona de madrugada. Todos esses são exemplos de atos de serviço que demonstram cuidado e atenção.

Infelizmente, muitas vezes isso pode passar despercebido, por serem atitudes do dia-a-dia. Contudo, a verdade é que a pessoa que faz esse tipo de coisa faz porque se importa, porque poderia deixar que o outro resolvesse suas questões sozinho. Todas essas pequenas coisas são provas de que o bem-estar da outra pessoa é importante, porque a pessoa em si é importante.

Atenção ao que a pessoa não gosta

É preciso atenção, contudo para que os “Atos de serviço” representem apenas amor de fato. É bastante comum que a pessoa que goste de cuidar dessa forma tenha uma tendência a querer fazer tudo pela pessoa, inclusive o que ela não quer ou não precisa. É o típico caso da mãe que mima demais o filho, e ele cria uma espécie de raiva por não ter sua liberdade.

Assim, é essencial se certificar de que os “Atos de serviço” prestados realmente fazem sentido para a pessoa que está recebendo. Isso significa não fazer o que a pessoa não gosta. Também é importante tomar cuidado para não fazer tudo pela pessoa, criando responsabilidades demais para si e tornando a pessoa incapaz de cuidar de si mesma.

Atenção aos horários de ambos

O maior desafio de quem deseja demonstrar seu amor pela linguagem de “Atos de serviço”, e também pelas demais linguagens, de uma forma geral, é entender a necessidade de outro, para não tornar sua prática invasiva a liberdade do parceiro. Sendo assim, no caso de atos de serviço, é essencial desenvolver a capacidade de se atentar aos horários de ambos.

Isso significa que, para atender a necessidade de prestar assistência, não se deve nem se privar de suas necessidades, nem obrigar o outro a aceitar aquilo que não precisa. Deve-se sempre conseguir entender o que é necessário, sem que as pessoas deixem de fazer suas atividades para satisfazer um capricho de uma das partes. Com o tempo isso torna-se insustentável.

Utilize seus pontos fortes

Também não é necessário desenvolver mil habilidades apenas para satisfazer o parceiro. Em geral, o que mais surte efeito é disponibilizar ao parceiro um tempo para que as suas habilidades sejam direcionadas ao bem-estar dele. Assim, se você é cozinheiro, prepare uma refeição especial para aproveitar em casa, se é artesão, faça uma peça para o seu amor, entre outras coisas.

Isso também se aplica para quem não tem a linguagem “Atos de serviço” como sua principal linguagem do amor. Uma boa forma de introduzir esse mecanismo na sua vida é fazer o que você já faz bem especificamente para alimentar o seu relacionamento. Utilize seus pontos fortes e você verá o relacionamento florescer sem muito esforço de aprendizados.

Como praticar “Tempo de qualidade”

Pessoas fazendo letras com as mãos.

Muitas pessoas possuem a linguagem do amor “Tempo de qualidade”, que determina que, para se sentirem amados, basta que a pessoa especial esteja por perto, compartilhando momentos e que isso seja uma rotina agradável. Assim, se trata basicamente de conseguir dividir experiências e o tempo com o parceiro.

A seguir você confere as principais dicas para aumentar a frequência do tempo de qualidade no seu relacionamento, como usar habilidades de escuta ativa, eliminar tecnologia, planejar algo e muito mais.

Ingredientes e como preparar

Para que você consiga promover um “Tempo de qualidade” com o seu parceiro, é essencial que reúna os ingredientes necessários, que são disposição, interesse, empatia, cuidado e principalmente, muito amor para ser vivido a dois. A partir daí, você deve usar sua criatividade para fazer com que momentos especiais possam acontecer de verdade.

Faça contato com os olhos

A maior prova de que alguém está presente é o contato visual. Muitas vezes, é possível se estar em um mesmo ambiente e mesmo assim não haver interação nenhuma entre as pessoas. Ao manter contato com os olhos, há de fato uma presença, a constatação de se estar dividindo um momento.

Por isso, exercite sempre que possível o contato visual. Para muitas pessoas isso pode ser difícil, ou porque não tem hábito, ou porque se sentem constrangidos ao olhar de frente para pessoas e situações. Entenda que isso é absolutamente importante e demonstra a presença e atenção. Trabalhe o contato visual e você verá muitas mudanças na forma com que se relaciona.

Use habilidades de escuta ativa

Escutar ativamente significa processar profundamente as palavras do outro. Pode ser que com isso você identifique padrões ruins seus, e é por isso que a maioria evita essa prática. Contudo, para que as conversas, e a relação como um todo, evoluam, é necessário que ambos falem a mesma língua, e isso implica identificar as ideias do outro e trazer isso para sua vida de verdade.

Eliminar tecnologia

Assim, uma boa forma de promover o “Tempo de qualidade” é eliminar tecnologias durante o tempo que você e seu parceiro estiverem juntos. Isso vai desde deixar os celulares de lado e assistir um filme juntos ou até buscar formas realmente alternativas para interação, como uma boa conversa, passeios em parques e viagens, para que a única distração seja de fato o seu amor.

Foco na Qualidade

Passar tempo com o parceiro não significa necessariamente que se está aproveitando esse tempo com qualidade. Na verdade, muitos casais e família de fato estão sempre juntos, de corpo presente, mas esses momentos existem mais por comodidade ou necessidade do que por vontade mesmo de estarem juntos.

Para que haja uma representação de amor por meio do tempo de qualidade, é preciso que esse tempo seja realmente vivido com qualidade. Deve ser agradável estar junto com o parceiro, e isso requer esforços. Atente-se para os assuntos que irão conversar, ou para o que vão comer. Entenda que agir positivamente para criar momentos bons é uma atitude que só trará benefícios.

Planeje algo

Seguindo a lógica de que é possível, e necessário, agir positivamente para criar momentos de “Tempo de qualidade”, uma boa alternativa para isso é planejar experiências que você entende que serão agradáveis para viver junto de seu amor. Marque jantares, viagens, cozinhe algo especial, reserve um filme que ambos queiram ver.

Tenha cuidado apenas para não impor aquilo que seja bom apenas para você. É muito importante que ambos curtam esse tempo igualmente. De início, não ouse tanto, para evitar discórdia. Tente demonstrar que a principal intenção é apenas estar junto de uma forma agradável.

Desenvolva uma rotina

Uma vez que você conseguir executar seus primeiros planos para passar tempo de qualidade com seu amor, certifique-se de que isso se torne uma rotina. Não é necessário fazer disso algo exaustivo, mas é muito importante não permitir que os bons momentos deixem de acontecer após o entusiasmo inicial. É isso que vai alimentar o seu amor por um longo tempo.

Esteja presente

Dentro de um relacionamento, uma das principais questões é a presença do parceiro, pois ninguém escolhe estar em um relacionamento para se sentir sozinho. Por isso, ainda que você entenda que trabalha muito para garantir o sustento da família, nada substitui a presença, a sensação de estar por perto.

Convide ele ou ela para sua atividade

Se você é bastante envolvido com o seu trabalho, seja porque tem muita demanda, ou porque é verdadeiramente apaixonado pelo que faz, considere convidar o seu parceiro para participar desse seu mundo.

Apresente seus gostos a ele, deixe ele enxergar o porquê de aquilo te satisfazer tanto, e permita que ele também faça parte desse universo em que você se sente seguro e confortável.

Como praticar “Toque físico”

Casal de mãos dadas.

A linguagem do amor “Toque físico” determina a necessidade do contato direto entre os parceiros ou entre pessoas que se relacionam de uma forma geral. Para as pessoas que possuem essa linguagem como principal, é essencial conseguir sentir fisicamente a troca de energia para reconhecer o amor que existe naquele relacionamento.

Acompanhe a seguir as principais formas pelas quais o toque físico se revela uma linguagem do amor, como o beijo, as mãos dadas, o aconchego entre os parceiros e mais.

Beijo

O beijo se aplica para os relacionamentos amorosos entre parceiros, e é provavelmente a forma mais sublime de percepção do amor. É pelo beijo que os parceiros estabelecem contato e se conectam fisicamente desde o início do namoro. O beijo revela os sentimentos escondidos, sem que se precise falar sobre eles.

Por isso, em todos os relacionamentos é essencial que o casal continue se beijando profunda e intensamente mesmo com o passar do tempo. Para aqueles que possuem o “Toque físico” como linguagem do amor isso é ainda mais importante.

De mãos dadas

Permanecer de mãos dadas é uma forma de reafirmação do amor para aqueles que possuem como linguagem do amor o “Toque físico”. As mãos entrelaçadas, em público ou a sós, são uma segurança e um contato constante, e revelam um interesse permanente entre os parceiros.

Assim, manter as mãos dadas mesmo com o passar do tempo é uma forma de demonstrar que o amor ainda permanece, e que essa proximidade entre os parceiros é importante, por mais que o tempo de conquista já tenha passado.

Aconchego

A capacidade de se aconchegar no colo do parceiro, de abraçar e de estar perto sempre em contato, revela uma conexão profunda entre o casal, na medida em que eles se encaixam e se sentem confortáveis bem próximos um do outro.

Assim, é bastante importante trabalhar a habilidade de estar próximo do parceiro nos momentos mais comuns, como assistindo a um filme ou apenas descansando. Para aqueles que possuem “Toque físico” como linguagem do amor, isso é essencial e deve ser cultivado.

Toque pele a pele

A necessidade de sentir o parceiro pelo toque da pele é essencial para quem tem a linguagem do amor “Toque físico”. Esse contato direto estabelece uma conexão profunda, uma sensação de completude com o corpo do outro. Para aqueles que não têm o hábito de sentir o toque do parceiro, isso deve ser trabalhado.

Assim, desde um abraço até a relação sexual propriamente dita são formas de estabelecer esse contato, que faz com que as pessoas se sintam amadas e pertencentes a um relacionamento, a uma química de amor.

Como praticar “Receber presentes”

Coração dentro de duas mãos.

Muito disseminado pela história como uma demonstração de afeto, “Receber presentes” é a última das cinco linguagens do amor. Assim, ao receber algo material, que não precisa necessariamente ser caro, muitas pessoas se sentem amadas e prestigiadas.

A seguir você acompanha as questões envolvidas nessa linguagem do amor, como o valor sentimental que vem agregado, a determinação da linguagem do amor e como satisfazer o parceiro. Confira.

Valor sentimental

Por mais que o afeto esteja agregado a algo material no caso da linguagem do amor “Receber presentes”, o que importa nesse caso é o valor sentimental desta atitude. Assim, o presente representa muito mais a lembrança e a vontade de fazer o outro feliz com algo que ele goste, o que é recebido como uma demonstração de amor por quem recebe o presente.

Por isso, não precisa ser um presente caro para demonstrar amor, pode até ser uma flor colhida, uma roupa usada que a pessoa goste muito, entre outras coisas. A ideia nesse caso é demonstrar pela entrega de algo um sentimento de querer bem.

Determinando a linguagem dele ou dela

As linguagens do amor são algo muito pessoal, cada pessoa tem uma de acordo com a sua vivência e suas experiências anteriores com o amor. Por isso, não basta conhecer a sua linguagem do amor para trabalhar no relacionamento, é preciso conhecer também a linguagem do amor do seu parceiro.

Isso porque, se a sua linguagem do amor é “Receber presentes", por exemplo, você acha que está se declarando ao entregar um presente. No entanto, se o seu parceiro tiver outra linguagem do amor, ele não dará tanta importância ao seu presente, dificilmente te dará um presente, e com o tempo voce não sente reconhecimento dentro desse relacionamento.

Como satisfazer ele ou ela

Para satisfazer o parceiro pela linguagem do amor “Receber presentes” é muito importante entender o que a pessoa gosta, para que o presente seja tanto quanto possível uma demonstração de cuidado, carinho e atenção.

Entregar um presente que não é do gosto da pessoa pode soar como uma ofensa, como se você não fosse capaz de enxergar as necessidades dela. Além disso, pode parecer até um pouco egoísta, como se você quisesse que a pessoa gostasse daquilo que você gosta ou do que você quer que ela goste.

O melhor a fazer é procurar conhecer o parceiro e saber o que ele gostaria de ganhar.

Cada pessoa fala pelo menos uma das 5 linguagens do amor?

Coração desenhado no quadro negro.

Podem ser muitas as linguagens do amor, mas na essência, todas as pessoas possuem pelo menos uma das cinco linguagens do amor analisadas neste artigo. Muitas vezes, é possível que as pessoas tenham mais de uma, ou até se identifiquem com as cinco linguagens do amor, pois entendem que todas são demonstrações de amor que lhe tocam e reforçam os sentimentos.

Além disso, conhecer as 5 linguagens do amor também é uma ótima forma de entender que há mais de uma forma de demonstrar afeto, de dar e receber amor. Ao identificar essas linguagens e começar a praticá-las no dia-a-dia, é muito provável que você perceba que também se identifica com uma ou com todas elas.

Com o tempo, você aprenderá que é possível sentir o amor a partir da prática de todas elas, e que a maioria dos problemas de inseguranças nos relacionamentos podem ser sanados. As 5 linguagens do amor fortalecem os sentimentos e perpetuam a sensação deliciosa de descobertas do início dos relacionamentos, aumentando as chances de um amor duradouro.

Autor deste artigo

Graduada em direito, larguei a profissão para me dedicar ao que realmente me interessou em tudo isso: as palavras. Viajante e mais madura, começo a entrar no mundo mágico da espiritualidade com a fé de que o sobrenatural é o nosso guia na Terra para alcançar a iluminação. O conhecimento é a chave e a busca é o caminho. O Amor é a verdade.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado relacionamentos

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.