Os filhos escolhem os pais antes de reencarnar? Como funciona e mais!

Os filhos escolhem os pais antes de reencarnar? Como funciona e mais!

Sabia que antes de reencarnar você deve ter escolhido os seus pais? Leia este artigo e descubra como!


Considerações gerais sobre como os filhos escolhem os pais antes de reencarnar

Mãos dos pais e dos bebês juntas

Quando uma mulher tem um filho, há ali muito mais que uma nova vida ou uma criança. Os filhos são para o espiritismo como um vaso vazio, nele são preenchidos com experiências, emoções e as vivências do dia a dia. Eles são considerados espíritos companheiros que são colocados em nossas vidas para nos fortalecer e ajudar em nossa evolução.

Logo, a finalidade desse relacionamento está em ajudar mutuamente os espíritos dos pais e dos filhos de maneira a partilhar suas experiências terrestres para alcançar a evolução da alma.

Assim, todo o processo de vivência entre os espíritos de uma família é de crescimento e aprendizado mútuos. Assim como os filhos aprendem com os pais, os pais também irão aprender com os seus filhos. Entenda como acontece essa combinação de almas antes da reencarnação dos filhos no texto que se segue.

Reencarnação, espíritos que encarnam na mesma família e planejamento

Filhos crianças com a mãe

Resumidamente, compreende-se que o plano espiritual trabalha com comprometimento, disciplina e sabedoria. O livre arbítrio ordena e acerta todas as nossas vontades, nada deve ser feito por acaso. Por isso, é importante termos consciência da consequência de nossas escolhas. Entenda como funciona a reencarnação no mundo espiritual a seguir.

Como funciona a reencarnação no mundo espiritual

No momento da reencarnação existem os guias que irão decidir quem serão os seus futuros pais na Terra. Enquanto isso, o reencarnante deve ser preparado para receber o novo corpo.

Se todas as pessoas que estão fazendo parte desse processo estiverem conectadas por laços de vidas passadas, elas irão dar continuidade a suas experiências herdadas por suas vivências passadas. Isto é, se você possui laços de afeição, por exemplo, a conexão entre almas facilitará o seu nascimento e vivência aqui na Terra.

Entretanto, se houver qualquer tipo de desentendimento ou emoções negativas como mágoa e rancor como herança de reencarnações anteriores, você precisará passar por vários encontros com esses espíritos para amenizar e até superar esses sentimentos corrosivos para alma.

Logo, a reencarnação no mundo espiritual funcionaria como um processo evolutivo de maneira a aliviar os pontos de tensão existentes em sua alma, seja superando desafios ou ajudando outros espíritos, pois todos que vêm a Terra chegam até aqui com um objetivo.

Quem são os espíritos que encarnam numa mesma família

Os espíritos encarnados numa mesma família são, normalmente, parentes próximos ou espíritos simpáticos. Muito provável que você tenha vivenciado diversas experiências em vidas passadas com cada membro da família e essa afinidade uniu você nesta encarnação.

Quem são os espíritos que não encarnam na mesma família

Pode acontecer desses espíritos encarnados nascerem em uma família diferente. Nesse sentido, você terá que cumprir com um propósito maior na vida. Muito possivelmente, vocês passarão por um processo de conhecimento mútuo, em que cada um ajudará o outro na sua medida.

Encontros de reconciliação no Plano Espiritual

O encontro de reconciliação é um acontecimento marcante do plano espiritual. Através dos monitores do processo reencarnatório são realizadas reuniões com os seus futuros pais. Eles comparecem em espírito após adormecerem no plano terrestre, nesse momento são realizados os encontros.

Toda a reconciliação é feita para garantir uma melhor eficiência no processo de evolução das almas. Os futuros pais já vivem na Terra e são guiados pelos guias espirituais de maneira a fortalecer a união dos seus pais e gerarem uma criança. Esses encontros ocorrem de maneira inconsciente, pois ao despertar, essas memórias são esquecidas.

Logo, ocorrerá uma série de eventos na vida dos seus pais que culminará no seu nascimento. As almas ali reunidas irão constituir a sua família e organizar toda uma séria de eventos para que você consiga reencarnar.

O planejamento reencarnatório

Tudo deve ser cuidadosamente planejado. Por isso, o planejamento reencarnatório acontece com antecedência. Enquanto os seus pais crescem e se unem, você já estará se preparando no plano espiritual para o momento da reencarnação. Primeiro, deve ser planejado o nascimento dos pais para assim planejar os dos filhos.

Ao chegar o tão aguardado dia de reencarnar na Terra seguem uma série de rituais, como a despedida do plano espiritual. Nela acontecerá o encontro com todos os espíritos que você se relacionou naquele ambiente, além de ser firmado um compromisso com os seus guias espirituais para que tudo ocorra da melhor maneira possível na sua estadia na Terra.

O dia da reencarnação

O dia definitivo da Reencarnação será o momento em que o espírito se ligará ao ventre de sua mãe. O seu corpo perispiritual deve ser substituído por um novo corpo no plano terrestre. Logo, você será orientado pelo seu guia até a sua reencarnação e você nascerá no plano terrestre para iniciar um novo ciclo em sua jornada.

Os laços de família e o grupo familiar no plano espiritual

Família reunida em uma conversa

Os laços familiares são extremamente fortes, mas saiba que há um grupo familiar ainda mais amplo que o sanguíneo, no qual esse laço é ainda mais significativo. Nesta seção, você saberá tudo sobre o grupo familiar no plano espiritual e como funciona o parentesco espiritual. Acompanhe!

Os verdadeiros laços de família

Para o espiritismo, os laços de família não são definidos pelo sangue, mas os verdadeiros laços de família são aqueles unidos pelos espíritos que vivenciaram juntos um processo evolutivo. Antes, durante e após a sua encarnação.

Nosso grupo familiar no Plano Espiritual

No plano espiritual também possuímos um grupo familiar, assim como na Terra. Nosso grupo familiar no plano espiritual vai muito além dos membros familiares, possuindo muitos mais laços afetivos que estão ligados ao espírito. Ele se preserva mesmo após você ter encarnado.

Assim como no plano terrestre, a sua ausência gerará saudades nos entes desencarnados que possuem laços contigo. Mas, todos têm a consciência de que a separação é momentânea e nada irá desfazer os laços de amor construídos por vocês.

Visão no parentesco corporal e espiritual no Evangelho segundo Kardec

É descrito no evangelho espírita de Allan Kardec uma nova visão de parentesco corporal e espiritual. Os espíritos podem encarnar numa mesma família com parentesco próximo, sendo associados a espíritos simpáticos. Além disso, também há casos de reencarnações em famílias distintas, ou seja, são espíritos desconhecidos.

Em ambos os casos, os encontros e reencontros visam o aprendizado e a sujeição a provas para a evolução. Lembre-se que os verdadeiros laços familiares são os espirituais, e não os sanguíneos. Assim, o amadurecimento de todos no parentesco espiritual é o objetivo das reencarnações.

Afinidade como um vínculo de outras encarnações

Entende-se que as relações que despertam afinidade são reflexo de vínculos criados em outras reencarnações. Talvez aquele seu amigo com quem tem uma afinidade inexplicável tenha sido um pai amoroso para você em uma vida passada.

Ou ainda, talvez sua irmã com quem nutre tanta intimidade já tenha cruzado com você em outras vidas e venha agora ter outros aprendizados como sua irmã. É normal também sentir esse sentimento com aqueles com quem possui uma relação familiar no plano espiritual.

Definição dos pais, compreensão da vida terrena e as conexões com vidas passadas

Mãos de uma família unida segurando um coração vermelho

Um dos temas que mais interessa quem começa a estudar o espiritismo é sobre a escolha dos pais. Afinal, nossos pais são escolhidos de forma aleatória ou há um significado por trás dessa escolha? Continue lendo para saber!

Como são definidos os pais antes da reencarnação

É durante o planejamento de reencarne que são escolhidas as famílias. Assim, existem basicamente dois motivos que nos levam a escolher nossos pais na reencarnação. O primeiro deles é o afeto e a afinidade, que pode nos levar a reencarnar novamente na mesma família.

O outro é o acerto de contas. Muitas vezes, precisamos resolver uma pendência com outro espírito que pode reencarnar como nossos pais ou filho, para que o nosso espírito possa evoluir e solucionar essas questões.

Afinal, a relação entre pais e filhos é extremamente forte e complexa, e essa vivência pode auxiliar os espíritos a evoluírem e até mesmo a se colocarem no papel do outro, ampliando as experiências de vidas passadas.

Os nossos filhos são os mesmos em todas as reencarnações?

Não. Apesar do amor imensurável que os pais sentem pelos seus filhos, é muito provável que esse vínculo não se repita nas próximas vidas. Isso não quer dizer que os espíritos que foram pais e filhos nessa vida não manterão uma afinidade, mas que eles precisam de outras experiências para poder evoluir.

Considere que o ciclo de evolução precisa trazer experiências e novas perspectivas, por isso, estamos sempre trocando de papéis ao reencarnar. Dessa forma, nossa empatia será ampliada, assim como compaixão pelos outros. Só nos colocando no lugar do outro é que poderemos cultivar esses sentimentos.

Compreendendo a vida terrena

A vida terrena é uma das várias passagens que temos de vivenciar, entretanto, o nosso verdadeiro lar é o plano espiritual. É comum muitos espíritos estarem anos esperando nesse plano em busca de uma oportunidade de encarnar para liquidar os seus débitos deixados pelas suas vidas passadas, sempre em busca da evolução.

Assim, entenda a vida terrena como uma etapa na grande escola espiritual. Nesse momento você tem a oportunidade de aprender e evoluir, então não desperdice. Aproveite também para ajudar os outros que cruzam os seus caminhos nas suas evoluções.

Porque meus filhos são meus filhos, na visão espírita

Entende-se que os filhos, na visão espírita, estão intimamente ligados aos seus pais. Na maioria das vezes, isso acontece devido à formação de laços que aconteceram em suas vidas passadas. Isso ocorre independente dos laços consanguíneos ou adotivos.

Esses laços podem ser tanto positivos e inspirarem a afinidade, como serem resultado de conflitos. No segundo caso, esses reencontros são causados para permitir o amadurecimento de ambos os espíritos. Assim, os seus filhos estão reencarnados neste papel para que vocês possam fazer o acerto de contas e evoluir.

A conexão em vidas passadas

Cruzamos com diversos espíritos durante as reencarnações. Cada um deles traz aprendizados, felicidades e tristezas. Contudo, alguns vínculos são mais fortes que outros e podem se perpetuar até mesmo nas próximas vidas.

Dessa forma, criam-se conexões através das reencarnações, onde os reencontros passam a acontecer para favorecer certos aprendizados. Por exemplo, caso uma mãe tenha agido de forma permissiva e seu filho tenha crescido arrogante, em uma próxima vida ela poderá vir como uma pessoa arrogante, a fim de aprender os impactos deste comportamento.

Ou ainda poderá reencarnar como mãe ou pai de uma criança cheia de culpa, onde ela precisará atuar para ajudar essa criança, aprendendo no processo. E dessa forma os espíritos vão aprendendo e evoluindo entre si, cada um trazendo suas bagagens em busca do amadurecimento espiritual.

Conflitos nas vidas passadas

Diversos conflitos podem surgir ao longo da vida e, alguns deles, são sentidos também nas próximas reencarnações. Os conflitos entre pais e filhos são especialmente mais intensos, devido a potência desse vínculo.

Assim, até mesmo os conflitos da vida presente podem ser impactos de problemas não solucionados nas vidas passadas. Em alguns casos os filhos são rejeitados pelos pais devido a relações conflitantes entre esses dois espíritos em vidas anteriores. Então, cabe a essas pessoas buscarem o amadurecimento e evolução espiritual para quebrar esse ciclo.

Causa do amor desproporcional, segundo o espiritismo

O amor materno não é um instinto natural, como muitos pensam. Ele é, na verdade, uma qualidade a ser conquistada através da evolução espiritual. Então, quando um espírito reencarna na forma de um pai ou mãe que ama verdadeiramente seus filhos é porque antes mesmo da reencarnação ele estava ciente do compromisso que estava por vir.

Dessa forma, esses espíritos estão prontos para se doar, amar ao invés de odiar, renunciar prazeres egoístas e fazer sacrifícios pelos seus filhos. Contudo, observa-se que o amor desmedido também pode trazer impactos negativos para ambas as partes. É preciso não confundir o amor materno com a posse, que pode atrapalhar a evolução dos pais e dos filhos.

A ingratidão dos filhos, segundo o espiritismo

Quando se trata da ingratidão dos filhos, é preciso primeiro lidar que os filhos não são dos pais, mas são espíritos livres que estão durante essa vida como seus filhos. Além disso, mantenha em mente que toda reencarnação é um processo de aprendizagem.

Ou seja, tanto seus filhos como você estão passando por diversas situações para poder compreender melhor seus erros e acertos passados e prosseguir com a evolução. Então, a ingratidão e rebeldia dos filhos é, na maioria das vezes, reflexo de atitudes dos próprios pais em vidas passadas.

Você está, nesse momento, tendo a oportunidade de fazer o acerto de contas dos seus erros. Desenvolva a qualidade do perdão, encha-se de amor e busque compreender aqueles que, nessa vida, são seus filhos. Tenha gratidão pela oportunidade de aprendizado que essa vida está te dando e assuma a necessidade de evolução.

Qual a maior lição desse laço entre mãe e filho?

A maior lição do laço maternal é que o amor deve estar sempre em primeiro lugar. Não deixe que o amor seja deixado de lado e dê lugar ao ódio, egoísmo e outros sentimentos negativos.

Tenha em mente que tanto você quanto os seus filhos são espíritos em evolução, e se ajudem nesse processo. Peça proteção aos seres celestiais e ore para que eles guiem essa jornada em família para que todos possam reencarnar com uma bagagem positiva.

Há filhos que escolhem os pais antes de reencarnar para resolver questões passadas?

Árvore repleta de luz solar

Sim! Apesar dos filhos não reencarnarem sempre na mesma família, muitas vezes o papel de pai e mãe é escolhido para os filhos que precisam solucionar questões pendentes de outras vidas.

O planejamento reencarnatório visa a evolução e o acerto de contas. Assim, saiba que nenhuma relação dessa vida é à toa, todas elas são essenciais para o aprendizado e evolução.

Sabendo disso, busque cultivar o amor em todas suas conexões, sejam familiares ou não. Entenda que todos estão passando pelo desafio do amadurecimento do espírito, por isso seja empático e tenha compaixão.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.